sábado, 28 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

GAROTINHO ACUSA CORONEL
DE CHEFIAR LEVANTE NA PM

O ex-governador Antony Garotinho, vendo que seu espaço no PMDB está se estreitando a cada dia diante do apoio explícito de Sérgio Cabral a Lula, vem aumentando o tom de suas críticas ao governador, que ele apoio como candidato mas que vem se afastando de sua liderança. O mais novo alvo da campanha de Garotinho é o Coronel Ubiratan Ângelo, Comandante Geral da PM e que assumiu o comando das negociações em torno da campanha salarial de
policiais militares e bombeiros, sob o lema da equiparação salarial entre a PM, os bombeiros e a Policia Civil, já tendo promovido reuniões no QG da PM, na Rua Evaristo da Veiga, na Cinelândia. O mais novo ataque foi feito no blog de Garotinho, na quinta-feira (26/07), em que o Coronel é taxado de insurreto, tal e qual Tiradentes, por defender uma legítima (mesmo que inoportuna, para o Governo) reivindicação salarial para a categoria que comanda. O tom belicoso do texto mostra que o ex-governador apóia a “liha dura”, que defende salários baixos para PMs e Bombeiros para que eles, nas horas de folga, aceitem bicos em empresas (ilegais) de segurança, com salários também muito baixos.


● Garotinho afirmou que o Coronel Ubiratan só “não disse aos oficiais (na reunião no QG) qual é o seu verdadeiro objetivo. De antemão, sabe que o governador Sérgio Cabral jamais vai aceitar as duas reivindicações da corporação, até porque com a arrecadação do estado em baixa, não tem dinheiro para pagar. No máximo sairá um cala-boca para a Polícia Militar, que o governador Sérgio Cabral quer pagar a partir do ano que vem, em parcelas a perder de vista.”
● O ex-governador não respondeu, porém, às acusações da CPI da Arrecadação da ALERJ, que constatou a sonegação de quase R$ 1 bilhão por parte da Refinaria de Manguinhos e duas distribuidoras de combustíveis a ela ligados, autorizadas por Rosinha a recolher o ICMS no Rio Grande do Sul, onde as três compravam o combustível distribuído no Rio de Janeiro.
● Garotinho garante, também, que toda a cúpula da Segurança Pública “vai cair” nesta segunda-feira, em conseqüência do encerramento do Pan, pois Sérgio Cabral, mesmo insatisfeito com o desempenho do Secretário de Segurança, teria medo de demiti-lo e correr o risco de enfrentar um novo “caos na Segurança Pública” com tantos turistas e delegações de mais de 40 países que participam dos jogos.
● Em resposta ao ex-governador, a AMAE, associação que congrega Policiais e Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, divulgou uma nota, levantando suspeitas de que Garotinho estria temeroso de perde a cobertura de policiais militares, colocados à disposição da ALERJ mas que fazem, de forma irregular, a sua segurança pessoal e de sua família, muito embora não ocupe nenhum cargo público.
● Na nota, assinada por seu presidente, o Tenente Melquisedeque Nascimento, a AMAE, acusa o ex-governador de, durante os oito anos em que ocupou o Governo do Estado, “comprar consciências mediante gratificações e promessas de cargos comissionados”.
● A AMAE (www.militarlegal.blogspot.com/) também acusa o ex-governador de estar sendo assessorado pela chamada "Linha Dura" da PMERJ, que, sob a argumentação de "Hierarquia e Disciplina", “sempre mantiveram os Policiais Militares com baixos salários, para poderem utilizá-los em serviços de segurança privada, prejudicando a qualidade do serviço prestado à população, pois um policial submetido a uma dupla carga horária, jamais prestará um serviço satisfatório à sociedade, pois o cansaço e o estresse estarão sempre ao seu lado”
● O 15º BPM, responsável pela segurança em Duque de Caxias, recebeu cinco viaturas novas, aquelas com cor alaranjada, somada às cores tradicionais da PM. Segundo denúncia da AMAE, essas viaturas foram podem sair do Município a partir desta segunda-feira, pois elas fariam parte do dispositivo de segurança montado pelo Governo Federal para a realização dos Jogos Panamericanos, que terminam neste domingo
.

Nenhum comentário: