domingo, 8 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

NOSSO DINHEIRO DESAPARECE
ENTRE OS TRILHOS DA SUPERVIA


Parte dos R$ 62 milhões que o Estado e a Prefeitura estão investindo na reforma da estação ferroviária de Duque de Caxias, foi utilizado na construção de uma escadaria que liga o nada a coisa alguma. Os passageiros da Supervia, que embarcam e desembarcam no local, não entendem aonde vai terminar a escadaria, que começa na passagem subterrânea, pois não existe plataforma de embarque no trecho final da tal escada. Quanto à transformação da Av. Presidente Vargas em rua de pedestre, era apenas o sonho de uma (mal dormida) noite de verão do ex-prefeito, cuja alucinação permanente era construir um hotel 5 estrelas atrás da “Cidade dos Meninos”, a exemplo do que fez aquele deputado mineiro, com um “castelo” que está se desmanchando no ar...

GOVERNO DECIDE DAR CARTÃO
VERMELHO PARA A CULTURA

Ao contrário do que diz a sabedoria popular, depois da tempestade nem sempre vem a bonança. Quando se trata de Cultura que não seja da cana de açúcar, então, a coisa se inverte. Depois que a nova Mesa da Câmara, comandada pelo empresário Mazinho, resolveu despejar a Biblioteca Dr. Moacyr do Carmo, sem explicar o desaparecimento de cerca de 22 mil volumes do seu acervo, o Subsecretário de Cultura do município resolveu sair da sombra com um ato que ele talvez ache heróico: despejou das dependências do Teatro Municipal Armando Melo, o corajoso TEMAM, o premiadíssimo grupo CPT-Centro de Pesquisas Teatrais – que existe há 17 anos. Com isso, os 200 alunos inscritos para o novo curso de teatro, que começaria em março, ficaram sem local para as aulas e os ensaios.
O mais curioso é que o ato não foi assumido pela Secretária Ana Jansen, mas pelo sub, João Carlos Barreto, que é membro da Academia de Letras e Artes de Duque de Caxias, além de ser ligado à Escola de Samba Grande Rio, isto é, uma pessoa envolvida com a Cultura. E tudo isso ocorre no momento em que o CPT acreditava que estava salvo o TEMAM, que o ex-prefeito Washington Reis queira implodir, juntamente com o Shopping Center, onde fica o primeiro teatro público de Duque de Caxias, inaugurado em 1967 pelo prefeito Moacyr do Carmo, que passou a ser uma escola de formação de artistas, técnicos e de platéia para as artes cênicas. Não podemos esquecer que o “Forró na Feira”, criado no primeiro Governo Zito, através de lei de iniciativa de Laury Villar, está ameaçada de exílio pois o prefeito não quer mais ver a Praça Governador Roberto Silveira ocupada por barraquinhas de churrasco de carne de sol ou de buxada de bode. E olhe que o prefeito é pernambucano!
A Cultura em Duque de Caxias está se transformando em caso de polícia


RÁPIDAS
• O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou sexta-feira (6) que a agenda brasileira para a Amazônia não pode ser aquela de “preservação absoluta”, sem exploração econômica. Segundo ele, esse tipo de modelo é uma agenda que transforma a Amazônia num simples “jardim para deleite estrangeiro”.
• Segundo Jobin, o desenvolvimento sustentável da Amazônia tem que prever atividades econômicas para a região, onde vivem 20 milhões de pessoas. “Se não dermos solução econômica para essas pessoas, elas vão encontrar formas mais fáceis e menos onerosas de se desenvolver. E qual é a forma mais fácil? Vender madeira”, disse.
• A operação Pente Fino realizada pela Prefeitura na noite de quinta-feira (5) reunindo a Polícia Rodoviária Federal, a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), a Guarda Municipal, a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), o 15º Batalhão da PM e as 4 delegacias do município, apreendeu 20 motos e deteve um motociclistas com crack, cocaína e maconha. Os veículos foram encaminhados para o depósito de Detran, em Santa Cruz da Serra, e o motoqueiro foi levado para a 59º DP.
• A operação teve como objetivo reduzir os altos índices de violência na cidade. O comboio, de cerca de 20 carros, percorreu os principais pontos de violência do município. A ação foi planejada após uma reunião do prefeito José Camilo Zito (PSDB), em seu gabinete, dia 27, com a cúpula da segurança da Baixada. Duque de Caxias lidera o ranking de roubos e furtos de automóveis no Estado do Rio de Janeiro.
• Em dezembro de 2008, 403 pessoas foram roubadas em Duque de Caxias, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Segurança. No mesmo período, 82 veículos foram furtados e o roubo de carros chegou a 242. “A operação busca baixar os altos índices de violência e inibir a ação dos marginais, com uma presença forte nas ruas e integrada com os órgãos de segurança”, ressaltou o secretário de Segurança do Município, o Delegado Zaqueu Teixeira.
• A partir desta segunda-feira (9), os usuários de telefonia fixa e móvel do Estado do Rio vão poder trocar de operadora sem mudar o número do telefone. Com isso, a portabilidade numérica estará disponível para 146,5 milhões de pessoas nas localidades atendidas pelos 60 DDDs em que o serviço já chegou. O Rio de Janeiro terá a portabilidade implantada nos três DDDs (21, 22 e 24), que abrangem os 92 municípios do estado
• De acordo com a ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil, desde o dia 1º de setembro de 2008, 345,9 mil usuários de telefonia já solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desses, 223,3 mil usuários tiveram seus pedidos atendidos. A portabilidade numérica vai estar disponível para todo o país até a primeira semana de março, quando o cronograma de implantação será completado.
• Enquanto o jornal “Correio da Lavoura”, de Nova Iguaçu, agoniza, depois de 80 anos de circulação ininterrupta, outros veículos chegam para disputar a preferência dos moradores da Baixada. Com a expansão da internet e a massificação da banda larga, apesar das resistências da monopolistas “OI”, novos canais de comunicação estão surgindo.
• O mais novo blog é “O RATO QUE RUGE”,
(
http://oratoruge.blogspot.com/) que pretende descobrir quem tem telhado de vidro na política da região. E já surgiu denunciando a situação do velho “Correio”, que está se vergando diante do descaso do prefeito Lindberg Farias, que, durante a campanha, usou e abusou da propaganda nas páginas do jornal e, reeleito, não quitou a sua dívida.
• Lamentavelmente, esse quadro de esmagamento da Imprensa da Baixada vem se generalizando, com os prefeitos abandonando os veículos locais e, em alguns casos, lançando jornais para concorrerem com os tradicionais veículos da região, como foi a aventura do ex-prefeito Washington Reis, que durou poucas semanas.
• No segundo governo Zito, houve também uma tentativa de transformou um tradicional diário carioca, que passava por dificuldades, em órgão oficial da prefeitura de Duque de Caxias.
Apesar da insistência de alguns governantes em manipular a imprensa local, continua valendo o velho adágio: não vá o sapateiro além da sovela.
• Outra grave denúncia do “Rato” é sobre o despejo do grupo teatral CPT, aquele que o ex-prefeito Washington Reis enrolou por quase um ano para pagar os prêmios prometidos aos grupos que participaram do Festival de Teatro. Na ocasião, a Prefeitura pagou cachê ao ator que interpreta o pasteleiro “Beiçola” de “A Grande Família”, mas se esqueceu de pagar os R$ 1.5 mil de prêmios aos ganhadores do festival.
• Curiosamente, o responsável pelo CPT foi assaltado na saída da agência bancária onde fora receber o cheque da Prefeitura. O dinheiro foi tão “chorado” pelo prefeito que acabou nas mãos da bandidagem.

Nenhum comentário: