domingo, 10 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

CRISTO REDENTOR PODE
VOLTAR A SER PROIBIDO


No carnaval de 1986, a Igreja Católica foi à Justiça para proibiu o desfile de uma alegoria da Beija Flor que fazia alusão ao monumento do Corcovado, hoje considerado uma das 7 novas maravilhas do mundo, Agora é o Governo Lula que ameaça não só a existência, como a exibição desse monumento, um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro.. E essa ameaça é uma incompreensível agressão por parte do atual Governo., que sempre teve o apoio da Igreja, principalmente por parte das Comunidades Eclesiais de Base, berço do PT, que quer proibir a exibição de imagens em locais públicos.
A proibição faz parte do decreto sobre direitos humanos, que mereceu uma séria advertência do Secretário Geral da CNBB, D. Dimas Lara Barbosa, que considerou o decreto estabelecendo uma nova Política de Direitos Humanos uma demonstração de intolerância religiosa ao proibir a exibição de símbolos religiosos, como crucifixo em locais públicos. Recentemente, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Zeiter, determinou a regirada de símbolos religiosos das dependências da Justiça fluminense, a pretexto de evitar uma guerra religiosa e não encontrou reação nas principais lideranças religiosas do Estado.
Será que caminhamoss a largos passos para um Estado Novo no melhor (ou pior) estilo bolivariano de Hugo Chaves?

LINDBERG EXIGE VAGA
NA CHAPA DE CABRAL


O prefeito de Nova Iguaçu resolveu cobrar do Presidente Lula uma definição de quem representará o PT na chapa do governador Sérgio Cabral. A decisão foi tomada depois que Lindberg Faria leu uma entrevista do novo presidente do partido, o deputado Luiz Sérgio, de que o acordo feito pelo prefeito com o governador, em que desistia da candidatura a governador em troca de uma vaga na chapa de candidatos ao senado, não era uma decisão do PT. Lindberg Farias voltou a declarar que disputará a indicação a governador pelo PT se não tiver a garantia do próprio Lula de que a segunda vaga na chapa do PMDB (um é do presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani) será reservada para ele.
Dentro do PT, o grupo ligada ao deputado Luiz Sérgio e que apóia a coligação com o PMDB reivindica a vaga de senador para Benedita da Silva, que aproveitou a situação caótica da Baixada para se apresentar como representante de Sérgio Cabral, de quem é Secretária de Assistência Social, para angariar apoios extrapartidários, como o do prefeito Zito e da primeira dama, Claise Zito, que concorrerá a uma cadeira de deputada estadual (Ricardo Stuckert/ABr)

RÁPIDAS

· Acompanhada da secretária de Assistência Social do município, Claise Maria Zito, a secretária de estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Bendita
da Silva, visitou quinta-feira (7) vários bairros de Duque de Caxias que foram castigados pelas chuvas que atingiram a Baixada Fluminense na virada do ano (Fotos: Everton Barsan)
· Na oportunidade, Benedita entregou 1,5 tonelada de alimentos, uma bobina grande para a confecção de fraldas descartáveis e centenas de peças de roupas e calçados, masculinos e femininos, para serem doados às vítimas das enchentes na cidade.
· Benedita esteve, também, no bairro Pilar, um dos mais afetados pelas inundações do fim de ano. Ela pode ver de perto os estragos feitos pela enchente no abrigo Tiago Félix, que mantinha 46 idosos e está sem condições de funcionar. A secretária se comprometeu a conseguir uma das instituições do estado para abrigar os idosos, que estão distribuídos em abrigos localizados nos bairros Capivari e 25 de Agosto.
· Benedita disse que não vai poupar esforços para ajudar as famílias vítimas das enchentes em Duque de Caxias. “Tenho certeza que o governador Sérgio Cabral compartilha das mesmas preocupações e vai trabalhar com o governo federal por verbas para ajudar a estas famílias”, disse a secretária.
· O grupo, que incluía também o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, e o coordenador de Defesa Civil, Ronaldo Reis, esteve também na localidade do Alto Primavera, uma área de risco onde estava sendo erguida uma comunidade.
· “Esta região é imprópria para construções e mesmo assim estavam negociando lotes clandestinos”, informou Reis, acrescentando que as construções foram interditadas. Segundo Samuel Maia, depois que os imóveis forem demolidos, a área vai ser reflorestada com espécies nativas.
· A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público em Angra dos Reis abriu três inquéritos civis para investigar os deslizamentos de terra que mataram pelo menos 52 pessoas no município, no dia 1º de janeiro. Os inquéritos serão voltados para a ocupação desordenada do solo em Angra e possíveis responsabilidades por isso, além da fiscalização dos recursos emergenciais que estão sendo destinados à cidade.
· Um dos inquéritos será destinado a verificar as políticas públicas de planejamento urbano municipais, em que serão analisadas informações sobre programas habitacionais, mapeamento de áreas de risco e execução de medidas de regularização da ocupação desordenada de Angra.
· Outro inquérito vai investigar a responsabilidade de agentes públicos ou de outras pessoas pelas tragédias na Enseada do Bananal, em Ilha Grande, e no Morro da Carioca, no centro da cidade. Será analisado se houve ilegalidade na concessão de licenças de construção ou falta de fiscalização.,Um terceiro inquérito será destinado especificamente à fiscalização das verbas emergenciais que estão sendo repassadas pelo estado e o governo federal para a reestruturação do município.
· Para prevenir os problemas provocados pelas chuvas o remédio continua a ser o planejamento. Em entrevista à Agência Brasil, o geólogo, pesquisador e diretor adjunto do Instituto Geológico (IG), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Paulo César Fernandes da Silva, ressaltou que “uma ação contínua de planejamento e de ordenamento territorial”, apesar das falhas históricas, poderia prevenir algumas das tragédias ocorridas neste verão brasileiro.
· “Os municípios tem que tomar conta do uso de seu solo e da ordenação do seu território”, disse Silva. Esse planejamento, segundo ele, passaria pelas cartas geotécnicas e pelo mapeamento das regiões, com a especificação do tipo de solo e de ocupação.
· Silva reconhece que a culpa pela falta de planejamento não pode ser creditada apenas aos governos atuais. “Não é que faltou planejamento em São Luiz do Paraitinga [cidade paulista que sofreu com o problema das chuvas e viu muito de seu patrimônio histórico ser perdido por causa das enchentes]. A ausência de planejamento é cultural. O que estamos vendo é que, onde há o evento, a circunstância instalada, a falta de planejamento fica mais evidente”, afirmou.
· “Ao que tudo indica, os fenômenos atmosféricos estão recrudescendo, ou seja, estão ficando mais severos”, afirmou. De acordo com Silva, ainda não é possível dizer com certeza o que pode estar motivando a natureza, mas uma série de fatores deve ser considerado como o aumento da emissão de gás carbônico e de outros gases decorrentes da industrialização e o abatimento de vegetações.
· O maior risco do patrimônio histórico brasileiro é perder a relevância para a sociedade, na opinião do presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. Em entrevista à Agência Brasil, ele afirmou que para ser preservado, “o patrimônio deve permanecer socialmente importante, simbolicamente importante”.
· Na mesma linha de raciocínio, a pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, Maria Tereza Paes, complementa: “O patrimônio só faz sentido se tem ressonância para a população. Se ele não tiver valor para população ele não merece nem ser tombado. Porque não é uma ferramenta política que vai dar ao bem algum valor cultural, ele tem que ter valorizado pela própria população”, avaliou.
· O coordenador de projetos da Defesa Civil do Patrimônio Histórico (Defender), Telmo Padilha, destaca que é fundamental haver conscientização da importância das raízes históricas para que haja interesse em manter os símbolos materiais do passado . “Enquanto nós não tivermos como matéria transversal a Educação Patrimonial, não vamos conseguir fazer com que o cidadão entenda o valor do patrimônio”.
· Segundo Padilha, essa importância vai além das construções. “Conservar o patrimônio traz um retorno muito grande para a sociedade. Traz conhecimento, auto-estima e respeito pela história, não tem preço”, disse.
· A recuperação de edificações com valor histórico depende da existência de registros documentais e fotográficos dos diversos aspectos da estrutura e estética do imóvel, o chamado levantamento cadastral. Em caso de acidentes, são essas informações que vão guiar os trabalhos de restauração ou até a reconstrução do patrimônio.
· Entretanto, segundo coordenador geral de projetos da Defesa Civil do Patrimônio Histórico (Defender), Telmo Padilha, 90% do patrimônio histórico do país não dispõem desse levantamento. Caso essas edificações sejam destruídas por incêndios ou enchentes, estarão completamente perdidas.
· Seis homens armados com fuzis fizeram um arrastão na pista sentido Rio da Rodovia Presidente Dutra, altura do Distrito de Agostinho Porto, em São João de Meriti, na noite de sábado (9), quando roubaram carteiras, celulares e relógios, e fugiram em seguida. Alguns motoristas chegaram a abandonar os veículos e o caso foi registrado na 64ª DP/Vilar dos Teles.
· A radiologista Carla Fares, de 33 anos, morreu no sábado (9) depois de fazer uma hidrolipo em um consultório em Duque de Caxias. A família denunciou que Carla Fares, ficou em coma por três dias e ter morte cerebral declarada por volta de 18h30 de sexta-feira (8). Ela foi parar no hospital na Zona Note do Rio por causa de complicações em uma clínica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde se submetia a uma hidrolipo na região das costas.
· Segundo sua irmã, da radiologistas, ela já tinha feito uma lipo na barriga, bem sucedida, na mesma clínica, três meses antes de sua morte.No sábado, o médico responsável pela cirurgia procurou a família, acompanhado de um advogado. “Ele disse que estava bem amparado e nada ia acontecer com ele, mas nós queremos justiça”.

CAXIAS CHAMA PROFESSORES
CONCURSADOS EM 2005

A Prefeitura está convocando mais de 600 candidatos aprovados no último concurso público para o magistério, realizado em 2005. Os professores convocados deverão se apresentar, conforme cronograma elaborado pela Secretaria de Administração do município,. para admissão e lotação nas vagas oferecidas pela Secretaria de Educação. Estão sendo convocados os aprovados para a função de professor I e para a de professor II, nas disciplinas ciências, matemática, língua portuguesa, educação artística e história, entre outras.
Os convocados deverão apresentar original e xerox autenticada da carteira de identidade, da declaração de imposto de renda de 2008, CPF, título de eleitor, cartão do PIS/PASEP, comprovante de residência, certificado de reservista (para homens) e diploma. Apresentar, também, três fotos 3x4 (em preto e branco), exame de vídeo estrobolaringoscopia - gravado em fita VHS com imagem colorida e som - exame de eletrocardiograma para quem tem idade igual ou superior a 40 anos. O candidato será submetido ao exame de análise perceptiva acústica da voz pela equipe de profissionais responsáveis da Secretaria de Saúde. Caso a convocada seja gestante, deverá apresentar laudo médico informando o mês de gestação e se a mesma se encontra em condições de assumir a função. O período de apresentação à SMA será de 14 a 25 de janeiro, das 9h às 17h. Informações no site
www.duquedecaxias.rj.gov.br.

Nenhum comentário: