terça-feira, 14 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

CALA A BOCA, DILMA!!!!!!!!!

A Campanha eleitoral da candidata de Lula está enveredando perigosamente para o caminho da galhofa. Depois de reiterar que não tem nada a ver com as trapalhadas em que se meteu o filho de Erenice Guerra, que foi seu braço direito na Chefia da Casa Civil e que acabou ficando com o seu cargo, Dilma Rousseff, por aconselhamento dos seus marqueteiros e mentores políticos, resolveu adotar a mais moderna tecnologia para não ser apanhada em situação constrangedora quando obrigada a falar em público de improviso, sem a ajuda do “telepronter”, um aparelhinho que os apresentadores de telejornais utilizam para aparecer sempre olhando para o telespectador, sem precisar ler o “script” que está sobre a sua mesa. Trata-se do “ponto eletrônico”, um avanço em relação ao célebre ponto, figura fundamental no teatro, pois cabe a ele acompanhar o texto que está sendo interpretado no palco, socorrendo os atores e atrizes que esquecem o texto na “Hora H!”.
Um assessor, estrategicamente postado próximo à candidata, usa um microfone de lapela para “soprar” as respostas que Dilma deverá dar, na forma mais espontânea que ela conseguir. Como não é atriz, não tem jogo de cintura para sair de situações embaraçosas, o “ponto eletrônico”, que é colocado junto ao ouvido, como se fosse um aparelho para surdez, é a sua salvação. O risco é, de repente, Lula se irritar com algum deslize da candidata e usar o engraçado bordão de Caco Antibes, de Miguel Falabella, no “Sai de Baixo”:
Cala a boca, Dilma!!!!!!!!!!!!!

PARA PLINIO, NOVA LEI
NÃO BARRA BANDIDOS


O candidato à Presidência, Plínio Sampaio (P-SOL), reconheceu ontem (14) que a lei não pode impedir a candidatura de políticos com ficha suja. “É muito difícil evitar isso. Somos advogados, lidamos com a lei, mas a lei tem limites. Não é possível que a lei consiga impedir esse tipo de situação”, disse ao participar de sabatina na Ordem dos Advogados do Brasil.
Plínio disse acreditar pouco na lei, quando se trata de política. “Acredito em consciência, em opinião pública. Todas as outras coisas terão brechas, que serão utilizadas”, disse. “Os nossos partidos sempre foram condomínios de caciques políticos”, completou dizendo, sem citar nomes, que há “notórios candidatos corruptos circulando por aí”.
Na sabatina, Plínio defendeu, como forma de evitar a corrupção eleitoral, o financiamento público de campanha “e a punição para o candidato que não usar esse sistema”. Para implementar o financiamento público, Plínio sugeriu que os recursos de campanha não sejam enviados diretamente ao candidato, mas ao Tribunal Regional Eleitoral, que administraria os recursos. “Se o assunto ficar entre os políticos, a reforma política não vai sair nunca”, acrescentou.
Na opinião do candidato do P-SOL, os principais problemas do país estão no cerceamento do debate político, no monopólio da mídia, na criminalização dos movimentos sociais e na reforma política.
O candidato ainda lamentou que as denúncias de violação de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e as acusações de irregularidades envolvendo integrantes da Casa Civil estejam restringindo o debate eleitoral. “Quando os partidos recorrem ao vale tudo, a ideologia e a ética vão para o buraco. Desvia o debate daquilo que o povo brasileiro quer”, disse ao chegar para sabatina na Ordem dos Advogados do Brasil.

RÁPIDAS

• Empolgado com a reportagem de um jornal carioca, que o citou como um dos prováveis puxadores de votos do PSDB para a Assembléia Legislativa, Laury Villar aproveitou o fim de semana de sol para fazer corpo a corpo nos Distritos. E surpreendeu seus eleitores ao aparecer, na manhã de sábado, ao lado do deputado federal Alexandre Cardoso, do PSB (foto), que tenta uma nova reeleição.
• Liderada pelo vereador Mazinho, presidente da Câmara, e integrada por diversas lideranças políticas, a carreta teve concentração em frente à Rua Gastão Reis, na Paulicéia, seguindo pelas Avenidas Presidente Kennedy, Duque de Caxias e Plínio Casado, passando pela Rodoviária e seguindo até a Praça do Pacificador.
• Os dois candidatos se uniram – no que chamaram de “união de trabalho, ideais por Caxias e compromisso com a população” – para pedir o fim de 14 anos de imperialismo na cidade de Duque de Caxias.
• Mazinho justificou a dobradinha Laury-Alexandre Cardoso afirmando que “foi preciso muita coragem e independência para escolher Laury e Alexandre, mas optamos por uma união de ideais e competências e que, graças a Deus está sendo reconhecida pela população”, destacou o vereador Mazinho em nome das lideranças políticas presentes.
• Segundo o deputado federal Alexandre Cardoso o povo precisa eleger representantes que falem por eles. “Gente, chega de eleger candidatos que toda hora aparecem nos jornais por improbidade administrativa. Temos que aparecer nos veículos de comunicação por ter a melhor educação, por investir em ciência e tecnologia e por sermos engenheiros na construção de um novo modelo de escola que muda a vida”.
• Para o Alexandre Cardoso, “a tecnologia não pode separar aquele que tem do que não tem. Ao contrário, tem que agregar e diminuir as desigualdades. Laury é preparado, competente e tem vontade própria. Laury não é um fantoche que quando precisar votar uma lei importante na Assembléia pegará o telefone para pedir opinião ao rei que está do outro lado da linha. Chega! Vamos acabar com o imperialismo e anunciar a Proclamação da República de Caxias”, destacou Alexandre.
• O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou hoje (13), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, um requerimento de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Dias quer que a ministra compareça para prestar esclarecimentos sobre denúncia da revista Veja de que seu filho, Israel Guerra, teria intermediado interesses de companhias aéreas privadas junto ao governo, mediante pagamento de propina.
• Com o Senado em recesso branco e os senadores envolvidos nas campanhas eleitorais nos estados, o senador admitiu que provavelmente o requerimento somente venha a ser votado depois das eleições. “Não importa quando seja. Mesmo que seja depois das eleições, precisamos ouvir a ministra. O nosso interesse não é eleitoral, então não importa se será antes ou depois das eleições”, justificou Álvaro Dias.
• Ele explicou ainda que entrou com pedido de convocação de Erenice Guerra por considerar que o assunto é “grave” e que não deverá aceitar acordos com o governo para que o pedido seja mudado para um convite.
• A diferença entre os dois tipos de requerimento é que a convocação não pode ser recusada. Em geral, nessas situações, os líderes do governo na casa negociam para que os ministros sejam apenas convidados, de modo que eles escolham a data em que irão comparecer, assim evitando constrangimentos.
• A vantagem da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, cresceu ainda mais para José Serra, candidato do PSDB. Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (14) a petista surge na liderança com 50,5%, na sondagem estimulada. Serra vem em segundo com 26,4%. Marina Silva, do PV, 8,9%.
• Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, e Zé Maria, do PSTU, vêm empatados com 6% da preferência do eleitorado. José Maria Eymael (PSDC) teria 2% dos votos e Rui Costa Pimenta (PCO), 1%. Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não teriam nem 1%.
• Na pesquisa anterior, de agosto, Dilma tinha 46% contra 28,1% de Serra. Em julho, Dilma tinha 41,6% contra 31,6% de José Serra. Marina Silva passou de 8,5% em julho e depois para 81% no mês passado, mantendo o mesmo índice em setembro. Já em um possível segundo turno, Dilma Rousseff seria eleita com 55,5% dos votos contra 32,9% de José Serra.
• A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro. Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 136 municípios do Brasil, distribuídos em 24 Estados. A margem de erro é de 2,2%.
• A funcionária Ana Maria Rodrigues Caroto Cano, acusada de obter procurações para justificar a quebra de sigilo fiscal de contribuintes, não trabalha mais na agência da Receita Federal em Mauá (SP). A Receita pediu o retorno dela ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), órgão ao qual é vinculada.
• Na sexta-feira (10), Ana Maria e o marido, o contador José Carlos Cano Larios, prestaram depoimento à Polícia Civil de São Paulo. De acordo com a Delegacia de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, a servidora admitiu ter sido responsável pela quebra de sigilo fiscal de contribuintes e afirmou que usava procurações para justificar o acesso aos dados. Ela e o marido chegaram a ser detidos, mas foram liberados em seguida.
• Segundo a polícia paulista, Ana Maria disse ter acessado os dados fiscais a pedido de “amigos e parentes”. No depoimento, ela contou ter sido orientada pela corregedoria da Receita a procurar os donos das declarações violadas e conseguir procurações autorizando as consultas.
• Ana Maria e o marido foram levados à delegacia após a polícia ter apreendido pedidos de autorização para acesso à declaração do Imposto de Renda de 23 contribuintes. Os documentos foram encontrados no escritório de contabilidade pertencente a José Carlos. A funcionária também é acusada de participar da quebra de sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e mais três pessoas ligadas ao partido.
• A Corregedoria do TRE enviou reforço para a 148ª Zona Eleitoral de Magé - Região Metropolitana do Rio. Três servidores vão permanecer no cartório eleitoral até o dia 23, para auxiliar na expedição de segunda via para os eleitores da cidade.
• A juíza Luciana Mocco Moreira Lima realiza uma intensa campanha do mutirão da Justiça Eleitoral para retirada de segunda via e reimpressão de título. O empenho da juíza decorre da experiência de os eleitores da cidade votarem usualmente apenas com o documento de identidade, o que vai ser impedido nestas eleições.
• Este ano, a apresentação dos dois documentos é obrigatória. Até o momento, a Justiça Eleitoral emitiu uma quantidade de segunda via ou reimpressão de títulos equivalente a 1% do eleitorado. A 10 dias do prazo de encerramento das emissões, em 23 de setembro, 1.250.000 títulos foram expedidos em todo o país.
• No Rio de Janeiro, porém, o corregedor regional eleitoral, juiz Luiz de Mello Serra, julga que o movimento nos cartórios do Estado ainda está abaixo das expectativas, o que pode gerar filas. “As 249 ZEs do Rio vão prestar o melhor atendimento ao eleitor, mas tudo depende da sua participação”, disse. “É preciso que ele não deixe para a última hora”, convocou.
• A 15 dias das eleições, ainda não está definida a disputa pelas duas vagas ao Senado. De acordo com as últimas pesquisas, Marcelo Crivella (PRB), que tenta a reeleição, César Maia (DEM), Lindberg Farias (PT) e Jorge Picciani (PMDB) estão mais próximos do páreo.
• Na última pesquisa, divulgada no sábado (11) pelo Datafolha, Lindberg Farias aparece pela primeira vez à frente de César Maia, com 36% contra 29%. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato petista está tecnicamente empatado com o primeiro colocado, Marcelo Crivella, que detém 40% das intenções de voto. O quarto lugar ficou para o candidato Jorge Picciani, apoiado pelo governador Sérgio Cabral, que possui 22%.
• Logo após, aparecem Waguinho (PtdoB) com 7%, Marcelo Cerqueira (PPS) com 6%, Milton Temer (PSOL) com 4%. Carlos Dias (PTdoB) 2%. Wladimir Mutt (PCB), Claiton (PSTU) e Heitor (PSTU) marcam 1% cada. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e ouviu 1282 eleitores.

MENINO BALEADO DENTRO DO
CENTRO DE SAÚDE EM CAXIAS
Um menino de 13 anos morreu segunda feira (13) na emergência do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, no Parque Beira Mar, depois de ser atingido por uma bala perdida quando acompanhava sua avó para uma consulta no Centro de Saúde do Município, ao lado do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, no centro de Duque de Caxias. O Centro de Saúde, construído durante o Governo Geremias de Mattos Fontes em terreno doado pelo então prefeito Moacyr do Carmo, foi repassado para o Município, juntamente com 7 postos de saúde nos distritos, e está localizado ao lado do Hospital Infantil, construído também no primeiro Governo Moacyr do Carmo.
O Centro de Saúde, que fica em frente à favela do Lixão e não tem UPP, também não tem emergência, pois é um ambulatório de grande porte, responsável pela Política de Prevenção e controle de doenças endêmicas, como fito, paralisia infantil e tuberculose, atuando principalmente na distribuição de medicamentos e aplicação de vacinas obrigatórias;
Segundo fonte da Secretaria Municipal de Saúde, logo foi constatado o ferimento por bala o menino foi levado, para o Hospital Moacyr do Carmo, mas não resistiu e faleceu pouco depois de dar entrada na emergência. Esse hospital foi inaugurado em setembro de 2008, às vésperas da eleição municipal, pelo governador Sérgio Cabral e pelo presidente Lula, que garantiu, durante o discurso, que estava entregando à população de Duque de Caxias um dos melhores e mais bem equipados hospitais do País, com atendimento do mesmo padrão do que é feito pelo Sírio e Libanês, em São Paulo, mas que, dois anos depois, ainda está em obras.

Nenhum comentário: