quarta-feira, 9 de julho de 2014

PESQUISA APONTA VITÓRIA
DE ALCKMIN EM S. PAULO 
Pesquisa feita pelo Instituto Veritá, em parceria com o diário eletrônico Brasil/247, sobre a sucessão estadual em São Paulo, confirma o favoritismo do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, que concorre à reeleição; se as eleições fossem hoje, ele teria 56,4% dos votos, contra 17% de Paulo Skaf, do PMDB, e 4,5% de Alexandre Padilha, do PT; "há uma tendência de crescimento de Paulo Skaf, com o início da propaganda eleitoral, mas ele ainda é um nome bem menos conhecido do que o do governador", diz Adriano Silvoni, diretor do Instituto, porque os votos que eram de Gilberto Kassab migraram para o tucano
A primeira pesquisa sobre a sucessão para governador de São Paulo feita após o início da campanha eleitoral aponta amplo favoritismo do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, que concorre à reeleição. Ela foi feita pelo Instituto Veritá, em parceria com o 247, e revela que, se as eleições fossem hoje, Alckmin teria 56,4% dos votos, contra 17% de Paulo Skaf, do PMDB, e 4,5% de Alexandre Padilha, do PT. Ao todo, foram realizadas 2.208 entrevistas em todo o estado de São Paulo, com trabalho de campo entre os dias 1 e 5 de julho.
De acordo com Adriano Silvoni, diretor do Instituto Veritá, a pesquisa demonstra que, a despeito da aliança entre o PSD, de Gilberto Kassab, e o PMDB, de Paulo Skaf, os votos migraram para o PSDB. "O eleitor de Kassab se identifica mais com o PSDB", diz ele. "No entanto, Skaf tem muito espaço para crescer assim que começar o horário eleitoral e ficarem claras suas alianças".
Com apoio de partidos como o PP e o PSD, Skaf terá mais de sete minutos diários no horário eleitoral gratuito, contra pouco mais de cinco minutos de Alckmin. "Assim, poderá se tornar mais conhecido", avalia Silvoni.
A pesquisa também captou a avaliação do eleitor paulista a respeito do governo Dilma. Segundo o levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, 4,4% avaliam seu governo como ótimo, 21,3% como bom, 20,2% como regular positivo, 17,8% como regular negativo, 13,5% como ruim e 22,9% como péssimo.
Para o diretor do Instituto Veritá, Adriano Silvoni, os números mostram uma disputa equilibrada em São Paulo. Na sua visão, os resultados ainda estão abaixo da expectativa do PSDB, que gostaria de abrir uma distância maior no estado. No entanto, indicariam acerto na estratégia de buscar um vice paulista, como foi feito com o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
Tucano José Serra também lidera a disputa pelo Senado pelo Estado de São Paulo, segundo pesquisa feita pelo Instituto Veritá, em parceria com o 247. Se as eleições fossem hoje, o ex-governador teria 34,4% dos votos, contra 24,7% do senador Eduardo Suplicy, do PT, e 7,9%, do ex-prefeito Gilberto Kassab, do PSD, que,
na última hora, decidiu entrar na briga, ameaçando tirar vaga de Suplicy, há 24 anos na câmara alta

Nenhum comentário: