domingo, 2 de novembro de 2014

PREFEITURA DE CAXIAS CONCLUI UPA 24H DO PARQUE BEIRA MAR 
Uma UPA, devidamente equipada para prestar atendimento de urgência e emergência a pacientes com problemas cardíacos, será inaugurada pela Prefeitura de Duque de Caxias na próxima semana, possivelmente no dia 11. Com equipamentos de última geração para a realização de exames, inclusive de ultrassonografia, a UPA construída ao lado do Hospital Moacyr do Carmo é mais um passo da nova política municipal de saúde, que visa racionalizar o atendimento aos paciente nos postos de saúde e hospitais.
A nova UPA também vai ajudar a
desafogar  o Hospital Moacyr do Carmo
A exemplo do que foi feito no Hospital Infantil, com a inauguração da UPA 24 Horas, que passou a concentrar os atendimentos de urgência e emergência, a Secretaria de Saúde pretende construir outras UPAS 24 Horas, para absorver os atendimentos de urgência e emergência, acabando com as enormes filas na porta dos hospitais onde pessoas com problemas crônicos ficavam misturados a pacientes com problemas súbitos, que exigem atendimento imediato.
A nova HPA recebeu o nome de UPA do Parque Beira Mar, por decisão do prefeito Alexandre Cardoso, que reconhece que os moradores de bairro, vizinho ao Hospital Moacyr do Carmo, vinham sofrendo o estigma de ver o nome do bairro ligado às atividades criminosas de um traficante, que nasceu numa comunidade vizinha ao Parque Beira Mar, mas que a mídia transformou no perigoso “Fernandinho Beira Mar”.
A nova UPA seguirá o padrão
da UPA Infantil
A UPA do Parque Beira Mar está devidamente equipada para os primeiros socorros, inclusive centro cirúrgico e sala de reanimação, para atender ás vítimas de problemas circulatórios e cardíacos – o número de pacientes atendidos no Moacir do Carmo, em consequência de AVC e infartos, é muito alto – com equipes médicas especializada na área da cardiologia e atendimentos conexos.
A reformulação do Programa de Saúde do Município ganhará mais eficiência, melhorando o grau de conforto e atendimento humanizado dos pacientes, com a implantação gradativa de UPAS 24 Horas para os atendimentos de urgência e emergência.
Por outro lado, com a inauguração da Policlínica Duque de Caxias, no prédio do antigo Hospital Duque de Caxias, no Parque Senhor do Bonfim, cujo atendimento diário já supera a casa dos 2,300 pacientes por dia, o sistema de saúde de Duque de Caxias retoma o seu papel de principal sistema de saúde da Baixada, pois mais de 46 dos atendimentos no novo Duque são de pessoas residentes na Zona Norte da Capital, de São João de Meriti e de Belford Roxo, índice semelhante ao da UPA do Pilar, bairro mais próximo de Belford Roxo. A existência de várias linhas de ônibus ligando Duque de Caxias aos municípios vizinhos também facilitam a chegada de pacientes da Zona da Leopoldina, de São João de Meriti e de Belford Roxo.

Nenhum comentário: