quinta-feira, 6 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

PROFESSORES DECIDEM
SE A GREVE CONTINUA

De braços cruzados desde quarta feira (5), os professores da rede de ensino do município tem uma assembléia marcada para às 14:00 horas desta seta (7), para ouvir detalhes sobre as negociações entre o Sepe e o Governo. Nesta sexta, está marcada mais um encontro entre a
direção do Sindicato e o Secretário de Fazenda, Raslan Abbas, para tentar melhorar a proposta do Governo, de um reajuste de 5,17% para todos os servidores, além de um adicional de 1%, que deveria ter sido pago no ano passado. Outro item na pauta de reivindicações da categoria é a incorporação parcial da gratificação do Fundeb. Os professores reivindicam a incorporação imediata de 30%, enquanto o prefeito só aceita 20%, a ser pago a partir 1º de outubro.
Nesta quinta, a Secretária de Educação, Maria de Lourdes Henriques, distribuiu uma nota oficial, em que confirma a proposta de 6,17 de imediato e a incorporação de outros 20% da gratificação do Fundeb, mas lamenta a greve, que estaria prejudicando os cerca de 90 mil alunos das 168 escolas da rede municipal.
“Lamento que o movimento tenha tomado essa decisão dentro do período de negociação, uma vez que o governo está cumprindo a sua parte”, ressaltou a secretária de Educação, Maria de Lourdes Henriques


DISCURSO DE ZITO IRRITA
CHIQUINHO GRANDÃO

Na sessão solene desta quarta feira convocada para homenagear todos os vereadores eleitos desde 1947, o discurso do prefeito Zito, como ex presidente do Legislativo, acabou provocando grande irritação do vereador Chiquinho Grandão. Em seu discurso, como homenageado na festa realizada no plenário da Câmara, Zito lembrou que começou a carreira política como vereador, tendo oportunidade de conviver com alguns dos presentes, como Armando Maia, Gilberto Silva, Laury Villar e Luis Brás de Luna, além de Dica e Geraldo Moreira, hoje deputados. Zito disse que, na sua passagem pela Câmara, aprendeu muito não só os ex colegas presentes, mas com outros de saudosa memória, como José Calado e José Carlos Theodoro. Enfatizando a qualidade dos antigos vereadores, Zito acabou irritando Chiquinho Grandão que protestou contra a comparação entre as antigas e a atual Legislatura, o que, para o vereador do Parque Fluminense, deixava a tual composição da Câmara em um patamar mais baixo em termos de qualidade do trabalho realizado.
Logo a seguir, Zito pegou o microfone para esclarecer o que afirmara antes, frisando que Chiquinho Grandão é que não entendera nada do que ouvira, o que irritou ainda mais o polêmico presidente da Comissão de Transportes da Câmara.


Os ex vereadores Walderino Nascimento, o deputado Geraldo Moreira e Mazinho ladeando o também ex vereador Alvarenga Freire, eleito em 1950

RAPIDAS

• O princípio de bate boca entre Zito e Chiquinho Grandão mostrou que o representante do Parque Fluminense está disposto a disputar uma cadeira de deputado estadual, desafiando o prefeito, que aposta na eleição da primeira dama, Claise Zito, e em Laury Villar, bem como na reeleição de Marco Figueiredo, que estavam presentes.
• No lançamento, semana passada, de sua pré candidatura a deputado estadual pelo PSDB, o ex vereador Laury Vilar reuniu cerca de 2 mil pessoas num colégio particular na Rua Albino Imparato, antiga Trairaponga, no Parque Felicidade, onde o candidato viveu por mais de 25 anos.
• Nomes conhecidos da política prestigiaram a festa, como o deputado estadual Luiz Paulo, a deputada federal Andreia Zito e o prefeito Zito, além dos vereadores Mazinho e Ademir Martins, presidente e vice-presidente da Câmara.
• Em clima de festa, Laury fez questão de frisar que seu mandato será de Duque de Caxias e do povo. Um vídeo motivacional, com mensagens e cenas do filme “O Gladiador” foi exibido, lembrando que cada indivíduo tem o poder de mudar o rumo de sua história e convocando o grupo a se engajar ativamente no projeto político Laury Villar.
• Um dos maiores incentivadores da campanha de Laury Villar, o vereador e presidente da Câmara de vereadores, Mazinho, foi o primeiro a falar. “Esse lugar me dá muita sorte. Aqui lancei minha campanha para vereador eleito e deputado estadual, quando obtive 17 mil votos. Muita gente me pergunta se não era a minha vez e eu respondo que em política se pensa pelo coletivo, nunca individualmente. Nosso grupo político achou melhor o Mazinho continuar no comando da Câmara, auxiliando o prefeito Zito e intermediando conflitos para fazer o melhor para a população, porque política se pensa em grupo, em equipe. A escolha do nome de Laury foi perfeita. Amigo de muitos anos ele me surpreende, a cada dia, com sua humildade, amizade, ombridade e ética”, destacou Mazinho.


• O deputado estadual Luiz Paulo falou que será uma honra completar a sequência de ser deputado ao lado de Laury Villar, completando a trilogia de políticos éticos que passaram pela Alerj citando Zito, Andreia e, agora, Laury. • “Todos os dias me pergunto o que estou fazendo na política? Essa pergunta deveria fazer parte do cotidiano de todos os políticos, porque se a resposta for vencer a corrupção, para que a sociedade avance, para fazer o melhor pela população... mas se vier em nossa mente outro pensamento está na hora de deixarmos a política. Laury possui garra e competência para vencer com dignidade e será um grande político para a cidade de Duque de Caxias”, declarou.
• Moradores do conjunto do Parque Beira Mar, conhecido como “Carandiru”,
tem uma reunião marcada para esta sexta, às 10 horas, na Superintendência da Caixas Econômica Federal, na Praça Roberto Silveira, no centro. Será o primeiro passo para tentar regularizar a situação dos atuais moradores do conjunto, construído por uma suposta Cooperativa dos Servidores Civis do Ministério da Aeronáutica, que acabou invadido por sem tetos e promitentes compradores.
• Em 2003, invasores e compradores dos apartamentos daquele conjunto tentaram um acordo com a Caixa, no sentido de levantarem um financiamento de cerca de R$ 5 milhões, necessários à conclusão das obras, mas não tiveram sucesso. No dia 29 de dezembro de 2008, às vésperas de deixar o governo, o então prefeito Washington Reis decidiu desapropriar o conjunto, tendo inclusive entregue à Caixa Econômica Federal um cheque, no valor de R$ 4,8 milhões.
• Em função do feriado bancário, o cheque não foi compensado e, em seu primeiro dia como novo prefeito, Zito sustou o pagamento do cheque, tornando sem efeito a desapropriação. Com a decisão da Justiça, determinando à Caixas que dê prioridade para compra, pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”, dos atuais moradores do conjunto, invasores ou promitentes compradores.
• Duque de Caxias será o primeiro município da Baixada a aderir à campanha nacional de vacinação de animais bovinos contra a febre aftosa. Desde segunda-feira (3) já foram vacinados 815 animais e a meta, pelo segundo ano consecutivo, é imunizar 100% do gado do município, somando um total de 15 mil cabeças. A campanha tem duração de um mês e vai até o dia 3 de Junho.
• Para Messias Ribeiro, dono da Fazenda Santo Antônio – que possui 127 cabeças de gado, produz 140 litros de leite e 30 peças de queijo por dia – a vacinação de seu gado ajuda a garantir a qualidade de seus produtos.
“Tenho de proteger meus animais. Eles precisam de boa saúde para produzir cada vez mais”, afirmou Messias.

• Apesar de ser uma potência tanto no ramo industrial, como no de serviços, Duque de Caxias ainda surpreende muitos visitantes pelo seu potencial em termos de agricultura e pecuária. Na exposição promovida pelo Departamento de Turismo da Prefeitura, no Caxias Shopping, inaugurada no último sábado, o fotógrafo Márcio Leandro mostra um outro olhar para o lado rural da antiga Vila Meriti, que no início do Século XX era, como integrante do Município de Iguaçu, um grande produtor de laranja.

Numa fazenda no bairro Capivari, no Segundo Distrito, que se dedica à criação de cavalos Manga Larga e gado Nelore, o fotógrafo Márcio Leandro flagrou uma luta entre dois garanhões, um admirável corpo a corpo entre dois cavalos impetuosos e elegantes (foto), cujo objetivo era conquistar uma équa que pastava a poucos metros dos “brigões”.
• A foto chamou a atenção para
o momento em que os dois garanhões, com pose de pesos pesados do Boxe mundial, disputavam a atenção de uma frivola égua.
A exposição vai até o dia 20 e a visita é gratuita e muito interessante, pois mostra Duque de Caxias da época da colonização, com suas igrejas seculares e até o que resta delas, que não merecem a menor atenção por parte do Governo.
• O Movimento pela Valorização do Professor de Educação Física (Movapef) lotou nesta quinta (6), o auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, para protestar contra o Artigo 90-E do projeto de lei que altera a Lei Pelé. O artigo cria o cargo de monitor de esportes, que poderá ser exercido por qualquer atleta que seja federado por três anos consecutivos, ou cinco intercalados, sem a necessidade de ser formado em
educação física. Em Brasília, profissionais de educação física fizeram um protesto em frente ao Congresso Nacional.
• Estiveram presentes o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), autor da proposta de emenda de retirada do artigo, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira (PMDB), o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) e a deputada federal Solange Amaral (DEM-RJ), além dos esportistas Georgette Vidor e Robson Gracie e de representantes da categoria. A grande maioria dos manifestantes era de estudantes de educação física.
• Para o senador Marcelo Crivella, “há uma pressão do governo para aprovar a lei como está, para gerar mais empregos”. Os representantes do sindicato consideram o Artigo 90-E inconstitucional e eleitoreiro e acreditam que ele pode ser aprovado por causa da influência de ex-atletas ilustres.
• Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (Cref-1), Écio Madeira Nogueira, a criação dos monitores de esportes vai de encontro com a qualidade dos exercícios físicos oferecidos à sociedade, apresentando risco à saúde e à vida dos cidadãos.


OLIMPIADA VAI REUNIR
ATLETAS DE 13 MUNICÍPIOS



Começa neste sábado (8), às 9h, a abertura 13º edição das Olimpíadas da Baixada, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, no bairro 25 de Agosto. Cerca de 3 mil jovens, dos 13 municípios da região, vão disputar oito modalidades: atletismo, natação, xadrez, basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei. A competição será disputada nas categorias sub-17 escolar e sub-20 livre. No ano passado, Duque de Caxias venceu o torneio e somou seis conquistas. Esta 13º edição promete muita emoção tanto para os atletas quanto para os torcedores caxienses. O município disputará todas as modalidades da competição, nas categorias masculino e feminino.
Segundo Ânzelo Fernando, secretário Municipal de Esporte e Lazer, a missão da Olimpíada da Baixada é transformar vidas através do esporte, revelar novos atletas promissores e criar expectativas para os jovens. “A competição é a oportunidade de reunir todos os municípios para mostrar a força da Baixada dentro do esporte”, exaltou Fernando.A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) disponibilizará camisas e lanches para os atletas e ajuda de custo para os treinadores. O torneio acontecerá nos fins de semana até o dia 19 de Junho e o encerramento será em São João de Meriti. (Foto: George Fant)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

SEPE RECUSA 5,17% E DECRETA
GREVE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


O Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino recusou a proposta de aumento oferecida pelo prefeito Zito e decretou uma greve de advertência até esta sexta-feira, quando será feita uma assembléia de avaliação no salão paroquial da Catedral de Santo Antonio, a partir das 14;00 horas. Na audiência com o prefeito na tarde de segunda (3), quando recebeu a proposta oficial do Governo, de 5,17% (IPCA) para todos os servidões, inclusive da Câmara, do IPMDC e da Fundec No caso do magistério, haverá um adicional de 1%, que Zito ficou devendo no ano passado.
Na sexga, o SEPE vai se reunir com o Secretário de Fazenda, Raslan Abbas, para discutir a incorporação da gratificação referente ao FUNDEB. O prefeito propôs 20%, que seria incluído nos contracheques a partir de outubro, enquanto o Sindicato propõe que a incorporação seja de 30% e a partir de junho.

DEPUTADOS QUEREM VER O
SENADO VOTANDO OS 7,72%

Os representantes dos aposentados e parlamentares, entre eles o senador Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta que acaba com o fator previdenciário, pediram ao Senador José Sarney, que coloque em pauta, na semana que vem, a medida provisória que concede reajuste de 7,72% às aposentadorias que recebem acima de um salário mínimo e prevê o fim do fator previdenciário.
A proposta foi aprovada na noite de terça (4) pela Câmara dos Deputados.
Eles temem que uma eventual demora na tramitação da MP faça com que ela perca a validade, pois precisa ser votada até 1º de junho. “Reivindicamos ao presidente [do Senado], [José] Sarney, que vote na próxima terça-feira (11). A medida provisória deve chegar [ao Senado] nessa semana e estamos pedindo urgência na votação”, afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP).
Segundo o parlamentar, Sarney informou que há duas MPs trancando a pauta da Casa e que elas precisam ser votadas antes da medida provisória que trata dos aposentados, mas sugeriu “que os líderes façam um requerimento de preferência de votação e passe na frente essa medida provisória [MP dos Aposentados] que virá da Câmara para que possamos, definitivamente, resolver essa questão dos aposentados”.
O senador Paulo Paim acredita que a votação da matéria pode ser levada ao plenário do Senado na próxima terça-feira. “Mediante um acordo de líderes, dá para votar na semana que vem”, afirmou.
Paim avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem motivos para vetar o reajuste de 7,72% e nem o fim do fator previdenciário. “A votação do fim do fator previdenciário e o reajuste [de 7,72%] são boas para o presidente Lula, boas para o país, para a democracia e para o Congresso. Não há motivo nenhum para vetar a matéria”, disse Paim.

RAPIDAS

• O vereador Mazinho, presidente da Câmara, surpreendeu a todos os presentes ao abrir a
sessão solene desta quarta (5), quando foram homenageados todos os vereadores eleitos desde 1947. Ele pediu apoio político e financeiro do prefeito para construir uma nova sede para o Legislativo.
• Lembrando que a Lei Orgânica do Município determina que a sede dos poderes municipais deve ficar em Jardim Primavera, Mazinho anunciou que esse fora o local escolhido para a nova Câmara. Já o prédio da Rua Paulo Lins, seria transformada em sede do Museu da História de Duque de Caxias, um local mais do que adequado para abrigar, em definitivo e amplo espaço, o acanhado Instituto Histórico Vereador Thomé Barreto.
• Um dos mais aplaudidos ex presidentes da Câmara foi Armando Maia (85), a quem Mazinho entregou a presidência da sessão solene. Já um dos mais emocionados, que confessou ter sido proibido por seu médico de discursar, foi Luis Brás de Luna (87).
• A Mesa foi composta por ex presidentes e lá estavam Gilberto Silva, Zito, Jorge Amorelli, Dica, Geraldo Moreira, Walderino de Souza Nascimento, Adilson Veillard, Laury Vilar, mas no plenário estavam figuras impotantes da vida política caxiense, como José Wagner, Elias Peçanha, Zé Kito, Alvarenga Freire, Dalva Lazzaroni (a primeira mulher eleita para a câmara local), Magaly Machado, Antonio Monteiro Lopes, José Zumba e muitos outros.
• O Ministério Público Eleitoral encaminhou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a aplicação de multa e a cassação do direito de transmissão do programa partidário do PT no primeiro semestre deste ano. A representação foi feita pelo DEM e o PSDB.
• Os dois partidos alegam que o PT teria utilizado a propaganda partidária de 10 de dezembro de 2009, veiculada em cadeia nacional de rádio e televisão, para promover a candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à Presidência da República.
• O DEM e o PSDB sustentam no pedido que “o PT divulgou sua posição em relação a temas político-comunitários de forma abusiva e ilegal”. Alegam ainda que durante a veiculação da propaganda partidária, o PT não se limitou à discussão de temas de interesse político-comunitários, “mas à ilegal comparação entre as atuações de governos sob a direção de agremiações adversárias”, o que, no entendimento dos dois partidos, configuraria “propaganda eleitoral subliminar e fora do período autorizado em lei.”
• O MPE afirma em seu parecer ao TSE que o programa partidário do PT ultrapassou os limites previstos na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), “sendo evidente a promoção pessoal de Dilma Rousseff, notória candidata à Presidência da República”.
• Diz ainda que a propaganda procurou fazer uma comparação entre o governo federal atual e o anterior, de modo a macular o governo passado. Ressalta também que “o TSE já teria decidido, em caso similiar, que a comparação entre administrações de partidos adversários, com o objetivo de exaltar uma delas e manchar a imagem da outra, configura propaganda eleitoral subliminar.”
• De acordo com o parecer, a propaganda afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “construiu uma grande ponte para o futuro”, com programas como o Minha Casa, Minha Vida, Pré-Sal e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a responsabilidade pela implementação destes foi atribuída à Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, a quem foram dirigidos vários elogios.
• O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e Dilma Rousseff afirmam em sua defesa que o conteúdo do programa não ultrapassou os limites de propaganda partidária, e que a comparação entre duas gestões ressalta que é “método importante de fomento da discussão política no seio da sociedade, permitindo-se antever o posicionamento da legenda acerca de assuntos de interesse político-comunitário”.
• A representação será analisada pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior.
• A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem (4), projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que permite aos estados e ao Distrito Federal (DF) contraírem novos empréstimos, mesmo que os limites de endividamento tenham sido ultrapassados, desde que os recursos sejam empregados na modernização da máquina pública e na redução de despesas. • A aprovação do projeto coincide com o aniversário de dez anos de implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), criada para limitar os gastos públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. “A mudança não significa, porém, nenhum afrouxamento da lei”, enfatizou o senador Tasso em defesa da proposta. Ele disse que o objetivo da medida é estender aos estados e ao DF o mesmo tratamento dado pela LRF aos municípios para iniciativas que levem à modernização da gestão pública.
• Segundo o autor da proposta, o objetivo da alteração “é o aperfeiçoamento da lei”, sem alterar a sua aplicação, uma vez que as operações continuam submetidas aos demais limites e condições impostas pela LRF. Ele acrescentou que os financiamentos serão contraídos via instituições federais ou organismos financeiras multilaterais, com aval da União.
Como o projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi aprovada no início do mês passado, a matéria será encaminhada agora para o plenário do Senado.
• A partir do próximo dia 27, prefeituras e câmaras de vereadores estarão obrigados a divulgar pela internet tanto a receita como a despesa, neste caso indicando o número do processo e da licitação, bem como o produto ou sérvio fornecido e o valor da operação. É o que determina uma alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal que entrou em vigor em 24 de maio de 2009.
• O Tribunal Regional Eleitoral julga nesta quinta (6) uma representação do PMDB, pedindo a devolução do mandato do vereador Samuquinha, que trocou o partido de Sérgio Cabral pelo PR do ex governador Garotinho
• Um advogado caxiense, com longa experiência em legislação eleitoral, garantia ontem, numa roda na Câmara, pouco antes da sessão solene, que o vereador não perderá o mandato, pois o PMDB, presidindo por um irmão do ex prefeito Washington Reis, perdeu o prazo para contestar a troca de partido. Pelo visto, o suplente de Samuquinha, Cananéia, terá de esperar mais um pouco antes de assumir a cadeira de vereador.
• Dezenas de amigos e ex colegas do jornalista Raimundo Vieira foram na manhã desta quarta (5) ao Cemitério do Corte Oito para levar o seu último adeus ao ex fotógrafo do “Diário de Notícias” e da Assessorai de Comunicação da Prefeitura, onde ele havia se aposentado em fevereiro, por haver atingido a idade limite de 70 anos.
• Raimundo Vieira morreu no Hospital dos Servidores do Estado na noite de terça, em conseqüência de complicações decorrentes da Diabete, que já havia lhe custado a amputação de uma das pernas.

PANE NA CAIXA DEIXOU
SERVIDORES SEM GRANA


Os funcionários da Prefeitura de Duque de Caxias, com final de matrícula entre 7 e 9, que deveriam receber seus vencimentos nesta quarta (5) foram surprendidos com uma pane nos
caixas automáticos da instituição. Quem procurou a agência da Praça Roberto Silveira, a maior da cidade, encontrou o setor de atendimento eletrônico fechado. Quem tentou alternativa nas caixas do Banco 24 Horas, não teve melhor sorte. Alguns ainda conseguiram pegar o saldo, o que revela que a Prefeitura e o IPMDC depositaram no prazo vencimentos, aposentadorias e pensões, mas saíram de mãos vazias, pois os caixas do Banco 24 Horas não estavam fazendo pagamento em função da queda do sistema que interliga as agências a Caixa. Na Praça Roberto Silveira, é comum metade dos caixas não efetuarem pagamento, por problemas técnicos ou porque as máquinas, muito antigas, estão quase sempre” em manutenção”.

terça-feira, 4 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

MP INVESTIGARÁ TORRE QUE
AMEAÇA A IGREJA DO PILAR

O Ministério Público estadual decidiu abrir um Inquérito para investigar denúncias sobre o risco de desabamento de uma torre de transmissão de Furnas, localizada numa elevação por trás da Igreja do Plilar. O perigo foi agravado com as últimas chuvas, que provocaram a queda de um barranco entre a torre e o Cemitério do Pilar, situado nos fundos da secular igreja, tombada pelo
Patrimônio Histórico da União. A velha igreja já era ameaçada pelas obras de duplicação da antiga Estrada Rio Petrópolis, atual Avenida Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, devido ao intenso tráfego de caminhões procedentes da Rodovia Presidente Dutra com destino à Reduc ou no sentido contrário, a partir da Rodovia BR-040 em direção a Belford Roxo e Nova Iguaçu, através da AV. Joaquim da Costa Lima, antiga Automóvel Clube.
O MP já abriu uma Ação Civil para investigar uma outra torre de Furnas, que leva energia elétrica para o Espírito Santo . É que uma das torres, na Vila Canaã, em Xerém (foto), está cercada por barracos, já que a área de servidão, que pertence a Furnas Centras Elétricas, foi invadida por grileiros e loteada. Para construir as casas, os invasores fizeram escavações na base da torre, o que poderá provocar a sua queda e, com isso, provocar um apagão no Espírito Santo.

CAMARA HOMENAGEIA TODOS
OS VEREADORES DE CAXIAS

A Câmara de Duque de Caxias promove nesta quarta (5), com início às 18:00 horas, uma sessão
solene para inaugurar a Galeria de Legislaturas, uma série de painéis reunindo fotos de todos os vereadores que passaram pelo Legislativo do município desde 1947, quando da instalação da Primeira Legislatura, na primeira eleição após a queda do Estado Novo, regime que tanta saudade provoca em conhecidos políticos do Brasil de Lula.
A mesa da sessão solene reunirá ex presidentes da Câmara e ex prefeitos. Assim, estarão ao lado do presidente Mazinho os ex vereadores Luis Brás de Luna, o mais longevo dos convidados (87 anos), Francisco Estácio da Silva, Armandp Maia, Gilberto Silva, Zito, Junior Reis, Laury Villar Filho e os ex prefeitos Hidekel Freitas, Américo de Barros, Juberland de Oliveira e Washington Reis. Depois da inauguração da galeria de fotos dos ex vereadores, serão entregues títulos em homenagem a trabalhadores que mais se destacaram este ao

RAPIDAS

• Entre os homenageados pela Câmara, dois nomes merecem destaque. Foram os vereadores Elyseu Adail Alvarenga Freire (1951-1955) e Ubaldo de Araújo Correa (1955-1959). Alvarenga
Freire (na foto, ao lado do historiador Rogério Torres) é filho do Dr. José de Alvarenga, que dá nome a uma das ruas que integram o calçadão da Av. Nilo Peçanha e participou da campanha pela emancipação da antiga Vila Meriti.
• O segundo destaque é Ubaldo Correa, natural de Alagoas e primo do deputado Tenório Cavalcante. É que ele integrou a FEB – Força Expedicionária Brasileira – na II Guerra Mundial, com participação na campanha pela conquista do Monte Castelo, que durou cerca de um ano.
• Nascido e criado no Nordeste, acostumado ao calor, Ubaldo teve que enfrentar temperaturas abaixo de Zero no rigoroso inverno europeu. Em dado momento da campanha, ele se perdeu dos companheiros, fiando desaparecido por 10 dias. A sua família, inclusive, recebeu um telegrama do Governo, informado que Ubaldo estava desaparecido. Era o meio utilizado para preparar o espírito dos parentes para um possível óbito.
• Confirmando a declaração do jornalista e escritor Euclides da Cunha, de que o Nordestino é, antes de tudo, um forte”, Ubaldo Correa enfrentou a neve e, depois de uma semana, foi resgatado por uma patrulha inglesa e devolvido, são e salvo, ao comando da FEB. E a homenagem da Câmara coincide com as festividades pelo fim da II Guerra Mundial, que causou a morte em combate de quase 500 brasileiros.
• Outros dois fatos tornam esse encontro histórico. O ex prefeito Hidekel Freitas (foto), por exemplo,
foi o último interventou no município, de 13/05/82 a 31/12/85, tendo renunciado ao mandato de deputado federal com a promessa do Presidente João Batista Figueiredo de excluir Duque de Caxias da área de segurança nacional. O primeiro prefeito eleito foi o professor Juberland de Oliveira, que exerceu o mandato até 31/12/93. Assim, o ex senador estará na cerimônia como ex prefeito nomeado, no primeiro caso, e eleito, no segundo.
• O segundo fato curioso é que o único ex presidente da Câmara que ocupou também a Prefeitura foi Francisco Estácio da Silva. Eleito presidente da Câmara em 31 de janeiro de 1971, ele assumiu o cargo de prefeito interino com o fim do mandato do prefeito Moacyr do Carmo. É que entrara em vigor a Lei que criou as áreas de segurança nacional, em que os municípo perdiam a autonomia. No antigo Estado do Rio, duas cidades foram incluídas nessa lei: Duque de Caxias, por sediar a Reduc, e Santo Antonio de Pádua, por ser uma cidade turística.
• Como a nomeação era feita pelo Governador do Estado por recomendação e escolha do Presidente da República, o então governador Raimundo Padilha demorou a fechar acordo para a noemação do priemiro interventor em Duque de Caxias, O escolhido acabou sendo o General da Reserva Carlos Marciano de Medeiros, que só tomou posse perante a câmara de Vereadores no dia 19 de julho de 1971. Embora contasse com apoio do Governo Federal, o primeiro interventor acabou entrando para a História por ter sido o autor da idéia de transformar em concessão a administração e os serviços funerários, que resultou na Funerária Duque de Caxias, extinta pela Justiça no ano passado.
• O TRE marcou para esta quinta (6) o julgamento do vereador Samuquinha, que trocou PMDB
pelo PR, em sessão marcada para as 16 horas. O Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação do mandato, que deverá ser devolvido ao PMDB, partido pelo qual se elegeu em 2008. Além da punição pela troca de partido fora das normas do TSE, o polêmico vereador ainda responderá a processo criminal por falsificação da assinatura do presidente do diretóro municipal do PMDB, Rosenwerg Reis, irmão do ex prefeito Washington Reis.
• O vereador, que fazia parte da base do Governo anterior, trocou de partido aconselhado pelo prefeito Zito, que prometera apoio para Samuquinha disputar uma cadeira de deputado federal pelo novo partido, controlado hoje por Garotinho. Nesse caso, o vereador trânsfuga iria enfrentar Washington Reis, candidato a deputado federal pelo PMDB. Com a perda do mandato, Samuquinha ficará inelegível e não disputará as eleições deste ano.
• O pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) e o deputado federal Geraldo Roberto Siqueira de Souza, o Geraldo Pudim (PR), foram multados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio no valor de R$ 5 mil pela divulgação de propaganda antecipada feita por meio do site Volta Garotinho, no primeiro semestre de 2009. A decisão foi tomada em plenário na segunda (3).
• Segundo o TRE-RJ, o deputado federal Geraldo Pudim foi punido por ser o idealizador do site. Tanto o deputado, quanto Garotinho tem três dias após a publicação do acórdão em Diário Oficial, para recorrer da sentença junto ao TRE-RJ ou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
• Agentes da 61ªDP/Xerém prenderam em flagrante na noite do último sábado, em pleno feriado de 1º de maio, após seis meses de investigações, o traficante Waldyr Duarte Lisboa, de 65 anos, acusado de manter um ponto de venda de drogas na Cachoeira da Mata, em Xerém.
• De acordo com os agentes, o preso cumprira 22 anos de reclusão no Rio de Janeiro, tendo ainda diversas passagens pela polícia, por homicídio, roubo a banco, seqüestro relâmpago e tráfico de entorpecentes, além de ser foragido do sistema penal de Vitória, no Espírito Santos. Ele também é considerado um dos maiores traficantes da Baixada..
• Segundo os policiais, após o cumprimento de sua pena, o criminoso abriu um bar naquele bairro do 4º Distrito, onde criou uma feira de drogas. Ele foi preso em flagrante com diversos papelotes de cocaína, sacolés de maconha e pedras de crack, além de uma caixa onde havia relógios, jóias e outros objetos, que seriam provenientes da venda de drogas.
De acordo com os agentes, alguns usuários encaminhados à distrital, mas foram liberados em seguida.
• Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas prenderam, nesta segunda-feira, José Salvador da Silva Filho, 32 anos, na localidade conhecida como Beco da Itaipava, no Parque das Missões, ao lado da Linha Vermelha, em Duque de Caxias,. Contra ele havia três mandados de prisão pelo crime de roubo.
• No mesmo local, os agentes prenderam também Carlos Batista Pinheiro, 32 anos, Rodrigo Batista Mineiro, 26 anos e Glauco Vinícius Batista da Silva, 21 anos. De acordo com os policiais, o trio faz parte do tráfico de drogas daquela localidade.Com os criminosos os agentes apreendera uma pistola calibre 40, uma submetralhadora calibre 9mm, além de grande quantidade de cocaína, maconha e crack.

BALA DE FUZIL ATINGE LOJA
NA ENTRADA DE HOSPITAL


Na manhã desta segunda (3), a dona de uma casa de lanches na rua Barão de Tefé, no bairro 25 de Agosto, um dos metros quadrados mais caros de Duque de Caxias, levou um susto ao abrir o
estabelecimento e encontrar, no chão, uma bala de fuzil AR-15. O local é muito freqüentado por médicos, enfermeiros e propagandistas de laboratórios, pois do outro lado da fuá fica o Hospital Mario Leoni, que tem por vizinha uma cabine da PM, que fica na Praça da Maçonaria.
A suspeita é de que o projétil tenha partido ou no Complexo da Mangueirinha, no Centenário, ou da Vila Operária, na vizinhança do 25 de Agosto, ou da Favela de Parada de Lucas, ao lado do rio Meriti, divisa do município com a capital
O fato revela a urgência da instalação de uma UPP no Centenário e outra na Vila Nova, antiga favela do Lixão, próximo à Linha Vermelha.Devido ao inusitado acontecimento, a lanchonete virou local de visitas constantes de parentes de pacientes internados no hospital, que nunca poderiam imaginar que o próprio hospital poderia ser atingido por uma bala perdida, já que ninguém tem condições de descobrir a origem do disparo. Essa é uma prova do descaso das autoridades da Secretaria de Segurança com a população do antigo Estado do Rio, pois todas as atenções do Governo estão focados para a Zona Sul e a Barra, como se o resto do Estado fosse apenas isso: resto!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

NA DISPUTA ENTRE FICHA
LIMPA E MACONHA DEU 0 x 0


A vida política no Estado do Rio foi asfixiada pelo oportunismo e a cooptação, mediante “incentivos fiscais” distribuisdo entre os chamados formadores de opinião e a grande mídia. Liderada pelo deputado Carlos Minc, a antes badalada “Marcha da Maconha”, realizada no sábado, 1º de Maio, em defesa da descriminação do uso da droga, teve algumas centenas de pessoas. Esse também teria sido o número de participantes na passeata em favor da aprovação da Lei que proibiria pessoas com fichas penais disputarem mandatos eletivos, como hoje ocorre. O projeto original, (in)devidamente desidratado pelas Comissões da Câmara, teve o apoio de mais de 1,6 milhão de assinaturas de apoio, mas a passeata neste domingo não reuniu mais do que 400 pessoas, apesar do grande número de artistas presentes, segundo a insuspeita Agência Brasil.
Como boa parte do Congresso ficaria de fora das próximas eleições se o projeto popular fosse aprovado como no texto original, seria pedir muito que tal projeto fosse aprovado por deputados e senadores que mantém currais eleitorais, usam recursos públicos em suas campanhas, como Lula demonstrou na festa do 1º de Maio em S. Paulo, patrocinando com recursos até da falida Infraero as centras sindicais. Por que razão figuras notórias como Jader Barbalho, Jose Sarney, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Fernando Collor, José Genoino, Antonio Palocci, Sandro Mabel e Joaquim Roriz, entre outros menos votados.

CAMINHONEIROS PERDEM UM
DOS SEUS LEGÍTIMOS LÍDERES

Um infarto fulminante matou na manhã de sábado um dos principais líderes dos caminhoneiros, o advogado Hercules Pereira, presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos em Geral do Estado do Rio de Janeiro (FECAM-RJ), filiada à CNT. Nascido e criado no bairro Figueira, em Duque de Caxias, onde ainda vive boa parte dos seus familiares, o Dr. Hercules foi um dos fundadores da Cooperativa Brasileira dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens Ltda. (COBRASCAM), em 15 de janeiro de 1988. Ele também desempenhou papel importante na fundação do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), e atualmente estava empenhado em fazer valer os direitos da classe.
Na segunda (26) ele viajou para Brasília para uma audiência pública no Senado onde foi discutida a aprovação do Estatuto do Motorista Transportador, inclusive sendo recebido pelo relator do projeto, o senador Paulo Paim. Seu sepultamento, no Cemitério Jardim da Saudade, em Edson Passos, na tarde deste domingo, teve a presença de dezenas de líderes caminhoneiros, ligados a diversas organizações sindicais, como ABCAM, UNICAM, FENACAM, FETRABENS, FECAM-RS, FECAM-SC, FECAM-MG, FECAM-NORDESTE E FECAM-NORTE. O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e ABCAM (Associação Brasileira de Caminhoneiros), José da Fonseca Lopes, fez um discurso emocionado sobre a vida do Hércules. O advogado da federação, Dr. Claudio Felix, também discursou impactado pela perda, lembrando dos mais de 20 anos de trabalho junto com o Hércules.

RAPIDAS

• No dia 12 haverá uma reunião com todos os sindicatos do Rio de Janeiro na sede da Federação dos Caminhoneiros do Estado do Rio, na Rua Montevidéu, 1122, no bairro da Penha, para decidir sobre o substituto do Dr. Hercules. O presidente da CNT e ABCAM, José da Fonseca é quem presidirá a reunião.
• A Fiscais de Serviços Públicos iniciam na próxima semana uma operação “pente-fino” nas feiras
livres da cidade como forma de reprimir mercadorias comercializadas sem licença da Prefeitura, inclusive DVDs e CDs piratas. A medida foi anunciada pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB) na reunião com os feirantes nesta segunda-feira, (3), no Teatro Raul Cortez. Para facilitar a regularização dos feirantes, que estejam em dívida com o município, Zito determinou que seja instalado em cada feira um posto de atendimento para orientar os comerciantes, já nesta terça-feira (4).
• Esta foi a segunda reunião com os feirantes, que lotaram o teatro, na qual Zito busca uma solução para acabar com a desordem nas feiras livres. Ele reconheceu que houve falha no aumento da taxa cobrada pelo município, que subiu de R$ 64 no ano passado para R$ 540 em 2010. “Foi uma falha que estamos trabalhando para corrigir, pois acaba penalizando aqueles que pagam em dia seus tributos”, observou o prefeito, que prometeu estudar uma forma jurídica de anular a cobrança. (Foto: George Fant/PMDC)
• “Vocês têm esta semana para trabalhar normalmente, enquanto buscam a regularização de seus negócios. Mas na próxima semana vai ser a vera. Quem não estiver legal, não poderá trabalhar”, afirmou Zito, informando que as taxas referentes a este ano não precisam ser pagas. “Se vocês fizerem as contas, a cobrança não é elevada, pois R$ 500 por ano dividido por 12 é igual a R$ 40 por mês o que vai dar cerca de R$12 por cada dia de feira”, observou.
• Na exposição de fotos de sítios históricos do municípo inaugurada no sábado, no Caxias Shopping, chamou a atenção de todos a ausência das principais figuras da Secretaria de Cultura, a exceção da titular, Ana Jensen. Só os funcionários ligados diretamente ao Departamento de Turismo estavam lá para recepcionar os visitantes e convidados, inclusive o prefeito Zito e a primeira dama, Claise Maria Zito. Ficou claro que há um fosso entre o comando da Secretaria e o diretor de Turismo, o Dr. Daniel Eugênio Figueiredo, um dos poucos caxienses de berço a participar do Governo Zito.
• Está na hora do prefeito criar, como prometeu na campanha eleitoral, a Secretaria de Turismo para implantar um projeto de valorização do patrimônio artístico e cultural da cidade, boa parte revelado pelas lentes do criativo e observador Marcelo Leandro, um autêntico caxiense por adoção, embora não tenha nascido nas terras da antiga Vila Meriti.
• Só com um órgão voltado para a valorização da participação do município na História da Baixada e do Brasil Duque de Caxias deixará o estigma de ser uma cidade onde “as galinhas ciscam p’rá frente”, como dizia ao microfone de uma rádio do Rio de Janeiro um ex deputado pelo município.
• Com a criação da Secretaria, seria possível o tombamento de prédios importantes para a nossa história, que hoje estão ameaçados pelo mercado imobiliário, associado ao desinteresse pela sua manutenção por parte de seus proprietários. Estão nesta lista, entre outros, a antiga fábrica de fogões Rei, em S. Bento, a antiga residência do deputado Tenório Cavalcante, o Hotel Municipal, que, como residência do deputado Tupynambá de Castro, serviu de sede para a instalação da Prefeitura, em 31 de dezembro de 1943.
• Seria possível, inclusive, a conclusão das obras de restauração da Igreja do Pilar, cujo altar, parcialmente restaurado, foi objeto de admiração de muita gente na abertura da Exposição. Aliás, a velha Igreja do Pilar está ameaçada por uma torre de transmissão de energia elétrica, pertencente a Furnas, localizada a menos de 10 metros de um barranco, nos fundos da velha igreja. Se a torre cair, a Igreja se transformará em cacos, como ocorreu com uma Igreja do interiro de S. Paulo, destruída por uma enchente no início do ano.
• O Projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas com condenação pela Justiça, pode
ser questionada no Supremo Tribunal Federal. “O fato é que o projeto atenta contra a Constituição. Você não pode cassar o direito das pessoas até que se esgotem todas as instâncias. E isso é uma declaração de falência do Judiciário. Por mais que eu seja simpático à ideia, ela não tem chance de prosperar”, disse o cientista político da Universidade de Brasília (unB) Leonardo Barreto.
• A Lei Complementar 64/90 estabelece as hipóteses de inelegibilidade como forma de proteger a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato com base na análise da vida pregressa do candidato. Para o cientista político, bastaria que a Lei de Inelegibilidade fosse cumprida para que o impasse estivesse resolvido. “Essa história toda revela que o Judiciário não cumpre seu papel, não julga ninguém e, em um ato quase que desesperado, a sociedade tenta mudar a lei.”
• O assessor jurídico da Mesa Diretora da Câmara Fábio Ramos concorda que o assunto pode parar no STF. Mas, para ele, tem havido uma relativização da matéria julgada, que pode alterar a interpretação do projeto. “O Supremo tem feito uma dosagem dos princípios da presunção de inocência até o trânsito em julgado porque, às vezes, um princípio invade outro princípio constitucional, que é o da representatividade do povo. E esse é o dilema da sociedade: permitir que essas pessoas assumam como representares do povo, permitir que concorram tendo uma ficha limpa ou não.”
• Nesta terça (4), a Câmara deve analisar o pedido de urgência para o projeto. Com isso, as 28 emendas apresentadas ao texto serão votadas diretamente no plenário. Em seguida, o mérito do projeto será decidido em dois turnos de votação com aprovação de maioria absoluta da Casa.
• A proposta é fruto de iniciativa popular. Comandado por movimentos contra a corrupção eleitoral e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram recolhidas mais de 1,6 milhão de assinaturas de apoio ao projeto. Inicialmente, o projeto proibia a candidatura de pessoas com qualquer condenação criminal em primeira instância, mas, grupo de trabalho criado para analisar a proposta alterou o texto. Se aprovado, ficarão impedidos de se candidatar os políticos que tenham tido condenações por órgão colegiado.

PATRIMÕNIO NÃO GARANTE
PRESERVAÇÃO DE IGREJAS


Inaugurada em 22 de janeiro de 1645, sendo portanto a mais antiga igreja do Município, a Igreja de Santa Terezinha, localizada no atual bairro de Parque Lafaiete, foi consagrada, inicialmente, a São João Batista de Trairaponga, primeiro nome de Duque de Caxias. No final Século XIX, a igreja perdeu prestígio e uma nova, essa dedicada a São João de Meriti, foi erguida mais adiante, próximo ao Rio Pavuna, área hoje sede do município de São João de Meriti. Por volta de 1930, um grupo de moradores do Parque Lafaiete, irritados com o abandono da antiga Igreja de São João Batista de Trairaponga, realizaram a recuperação do templo, que passou a ser dedicado a Santa Terezinha do Menino Jesus. A reforma descaracterizou o antigo templo, que hoje não guarda nenhuma semelhança com o projeto original, o que demonstra o descaso das autoridades tanto da Igreja, como do Patrimônio Nacional com relação à conservação e manutenção de prédios históricos, como o da igreja do Parque Lafaiete. Apesar de descaracterizada, a velha igreja é muito visitada por moradores de outras regiões é a sua foto é uma das mais visitadas na exposição no Caxias Shopping, que irá até o dia 20.(Foto: Marcelo Leandro/Departamento de Turismo da PMDC).

domingo, 2 de maio de 2010

BAIXADA URGENTE

MORADORES DO CENTENARIO E
OLAVO BILAC PEDEM SOCORRO


Desde a primeira postagem, em julho de 2006, como versão eletrônica da coluna “Caxias em 3x4” no jornal “O Municipal”, sempre mantivemos a plena liberdade dos linternautas de, em seus comentários, fazerem críticas ou observações pertinente, inclusive com o uso do anonimato. O e-mail de um morador do Centenário, por ser um fiel retrato do sentimento de moradores de bairros inteiros sob o domínio de milícias e traficantes, como Vila Ideal, Santa Lúcia, Morro do Sossego e Jardim Gramacho, entre outros, resolvemos postar esse desesperado apelo.
“Sei que a bandidagem reina em todo lugar, mas hoje está insuportável viver próximo às comunidades do Complexo da Mangueirinha e Morro do Sapo, em Duque de Caxias.
Estamos vivendo com medo e presos em nossas próprias casas, diversas barricadas fecham o direito de ir e vir dos moradores das ruas Guilherme Studart, Silva Lisboa, Marechal Bittencourt, Rua Fr. Alemão. Em Olavo Bilac, bandidos desfilam em motos e carros roubados e armados a qualquer hora do dia, tiros são dados sem hora marcada a qualquer hora do dia.
Sabemos que o principal fator de criminalidade é a droga e pedimos uma solução para o nosso problema para que não venha afetar mais pessoas inocentes não somente quem vive próximo à esta localidade, mas todo o Município em geral que sofre com a violência desencadeada a partir do Complexo da Mangueirinha e Morro do Sapo.
Alguns comentários estão surgindo que estão para chegar até o final do Mês no Complexo da Manguerinha e Morro do Sapo, quase 100 marginais das localidades da Penha - Vila Cruzeiro e adjacências para fortalecer o tráfico nessas comunidades.
Senhores, pedimos a Urgência da UPP - no Complexo da Mangueirinha e Morro do Sapo em Duque de Caxias para que acabe com essa violência. Somente desse jeito estaremos certo de que a paz pode acontecer algum dia.
Peço uma resposta positiva para o fato aqui relatado que é de grande urgência.”

MP CONVOCA O CONSELHO
MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE



Para instaurar um pouco de ordem na atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente foi convocado para uma reunião extraordinária no próximo dia 6, quinta feira. Essa reunião não será realizada nas dependências da Secretaria, em S. Bento ou em outra dependência da Prefeitura, mas num dos gabinetes do Ministério Público, ao lado do novo fórum de Duque Caxias.
O MP está investigando as denúncias de fraudes que teriam sido cometidas no âmbito do Conselho, a partir de reuniões que contaram com a participação exclusiva dos representantes da Prefeitura, já que os representantes da Sociedade Civil não foram convocados, como determina a lei que criou tais colegiados. Embora eleitos e empossados esses conselheiros não foram chamados para discutir o plano de trabalho da Secretaria, como por exemplo fiscalizar os areais(foto), os lixões clandestinos, a criação de animais em área urbana e em péssimas condições sanitárias, o desmonte de morros e aterros clandestinos, como vem ocorrendo em áreas do antigo Núcleo Colonial de S, Bento, justamente onde funciona a Secretaria.
Ao final da reunião, o Secretário Samuel Maia deverá assinar um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – se obrigando a cumprir a lei, a partir de uma reunião com a participação de todos os conselheiros e a revogação de todos os atos praticados até hoje, considerados irregulares na análise do MP.

RAPIDAS

• O clima nos bastidores da campanha de Dilma Rousseff anda mais perturbado do que quando Lula lançou a ex guerrilheira como candidata à sua sucessão, sem dar a mínima para a opinIão do PT. A última trapalhada foi a decisão de Lula de abandonar o senador Marcelo Crivella, que pretendia disputar a reeleição na chapa PT/PMDB. A decisão de Lula é um afago ao desesperado governador fluminense, que vê as suas chances de reeleição minguarem a cada desastre ambiental ou denúncia de corrupção no seu governo.
• A última baixa no “staff” de Sérgio Cabral foi Cesar Romero Viana Júnior e, por incrível que possa parecer, provocada por Anthony Garotinho e resultou na demissão do Subsecretário de Saúde e cunhado do secretário Sérgio Cortes. O até então braço direito do Secretário de Saúde era o responsável pela escolha dos fornecedores, como a TOESA, que faz a manutenção dos veículos da Defesa Civil. Se Garotinho investigar os contratos de locação para as UPAs 24 H, verá as pegadas de César Romero, o que pode complicar ainda mais a vida e a campanha de Sérgio Cabral.
• O deputado Iranildo Campos, que deverá ser o novo líder do PR na Assembléia Legislativa, começou a recolher assinaturas no pedido de uma CPI para investigar as denúncias de superfaturamento em contratos assinados pela Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil. Foi por conta desse escândalo que o subsecretário-executivo César Romero Viana foi exonerado semana passada..
• O parlamentar, homem de confiança de Garotinho, também pediu à Comissão de Saúde da Assembleia que convide para depor o tenente-coronel José Carlos da Cunha, do Corpo de Bombeiros, autor das denúncias, que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual e pelo Federal. Foi o coronel Cunha que reunir as provas e denunciou p desvio de recursos da Polícia Civil através de compras superfaturas
• O Ministério Público abriu uma investigação sobre o patrimônio do vereador Chiquinho Grandão, a partir de denúncias de enriquecimento ilícito. Um dos pontos de partida da investigação foi a denúncia de que uma irmã do presidente da Comissão de Transportes da Câmara adquiriu um carro no valor de R$ 120 mil, embora tenha um salário em torno de R$ 2 mil por mês. Há outros edis na mira do MP!
• Criado no Centenário, onde mantém um Centro Social, Gilberto Silva é conterrâneo do também
ex vereador Luis Brás de Luna, de Paulista, em Pernambuco, Gilberto Silva, que veio para Duque de Caxias com apenas 3 anos, foi presidente da Câmara Municipal e, nessa condição, deverá participar da Mesa da sessão especial de quarta feira (5), ao lado de outros ex presidentes do Legislativo municipal.
• Derrotado na última eleição municipal, como vice de Washington Reis, o professor e ex deputado estadual Gilberto Silva sai na frente ao lançar um blog para alavancar a sua campanha pelo PPS para voltar a ocupar uma das 70 cadeiras da Assembléia Legislativa. Quem quiser visitar o novo blogueiro, pode clicar em
http://www.gilbertosilva.blog.br/
• A pauta das reuniões conjuntas das Controladorias Gerais do Município e da Câmara, com a participação de representantes da Secretaria de Fazenda, está repleta de “pepinos”. Tudo por conta da nova Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que Prefeituras e Câmaras de cidades com mais de 100 mil habitantes publiquem, on line, a entrada e saída de dinheiro em seus cofres. • No boletim diário que será divulgado via internet, para conhecimento de todos os cidadãos, tanto o prefeito quanto o presidente da Mesa Diretora do legislativo deverão indicar, ao lado da receita ou repasse recebido, o número do processo de pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, com indicação da modalidade de licitação, produto ou serviço contratado e valor do pagamento.
• Mesmo depois da publicação da Lei de Responsabilidade há 10 anos, mesmo com a objeção do PT, que votou contra, o eleitor, que é contribuinte, só tomava conhecimento de com o Governo gastou o dinheiro dos impostos no ano seguinte, quando era enviada a prestação de contas para exame do Tribunal de Contas do Estado. Como, por esperteza ou sagacidade da classe política, em todos os níveis de governo, essa prestação de contas figurava na “Caixa Preta” das contas públicas, o cidadão comum só sabia que o governo usara na construção de um estádio de futebol o dinheiro destinado à Saúde no ano seguinte, se algum jornalista descobrisse o fato e tivesse oportunidade de denunciá-lo.
• Além de explicar, tim tim por tim tim, o que fazem com o dinheiro do contribuinte, nosso governantes terão de publicar na internet as propostas de orçamentos,antes de enviá-las ao Legislativo, permitindo que o morador de uma esburacada rua do bairro de Barro Branco, no terceiro distrito, decida se é melhor pavimentar a sua rua ou comprar uma viatura para a Guarda Municipal, com tração nas quatro rodas, bancos em couro legítimo e ar condicionado, como fez o governador do Ceará, Cid Gomes, na compra de viaturas para a Polícia Militar do estado.
• Sábado, 1º de maio, foi entregue pelo prefeito Zito aos moradores de Xerém a Unidade Pré-Hospitalar José Evangelista de Souza, uma homenagem ao líder comunitário Catita,. Além do ambulatório, todas as instalações do antigo posto de saúde foram reformadas com o objtivo de reduzir o tempo de espera e tornar mais humana a relação médico-paciente. Essa foi a segunda UPH inaugurada por Zito. A primeira, no Parque Equitativa, foi entregue no final do ano passado. • A nova UPH de Xerém, que funcionará de segunda à sexta feira, das 7h às 19h, conta com ar-condicionado nos 13 consultórios médicos para atendimentos com clinica medica, pediatria, psicologia, ginecologia, cardiologia, odontologia, geriatria, psiquiatria, endocrinologia, pneumologia, etc. A expectativa e realizar cerca de 400 assistências por dia.
• A emergência funcionará com três clínicos, três pediatras, Raios-X e laboratório 24 horas, além de assistência farmacêutica e entrega de medicamentos. Há também o serviço de transporte para casos de maior gravidade. O ambulatório facilita o acesso dos usuários aos serviços de saúde através do acolhimento com classificação de risco que é um dispositivo da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde
• A Secretaria estadual de Cultura estará no Centro Cultural Meritiense, na Rua Panamense, em frente a Praça da Prefeitura. nesta terça (4) a partir das 10 horas, com o intuito de nos ouvir e coletar dados para a formulação do Plano Estadual de Cultura.
• Quarta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi formada a executiva do Fórum Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico da Baixada
Fluminense, ocasião em que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Paulo Noyma, foi eleito primeiro presidente. A vice-presidência ficou com o Secretário de São João de Meriti, Sérgio Neto Claro, e a secretaria geral com o representante de Belford Roxo, Maurício Ramos Figueiredo.
• A atuação do fórum estará voltada para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável, através de projetos e programas de atividades de cooperação intermunicipal. Nesse contexto, como a primeira articulação do fórum, está sendo discutido o lançamento do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável da Baixada Fluminense, cujo objetivo é criar um instrumento de captação de recursos para a região, ampliando as possibilidades de crescimento sócio-econômico da região.
• Segundo Pedro Paulo Noyma, o fórum representa a unidade da Baixada Fluminense, tanto no âmbito populacional quanto territorial. “A nossa participação é fundamental porque estamos na busca de uma unidade consolidada para promover desenvolvimento em todos os sentidos”, ressaltou Noyma.
• O consórcio permitirá um avanço socioeconômico para cerca de 4 milhões de habitantes, o que abrange os 13 municípios da Baixada Fluminense. O próximo passo é a instituição do protocolo de intenções do consórcio, a previsão é que até o dia 25 de Maio esteja instituído o protocolo de intenções.
• A van da Comissão de Habitação da Assembleia Legislativa estará, segunda (3) e terça (4), na Praça dos Três Poderes, em frente ao Fórum de Vilar do Teles, distrito de São João de Meriti,. O atendimento aos interessados e participar do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, será realizado entre 9h30 e 17h.
• “A procura tem sido muito alta, demonstra que acertamos na ideia de levar este benefício para as ruas. Queremos facilitar o acesso de todos, criando oportunidades para que a casa própria se torne uma realidade”, afirma o presidente da comissão, deputado Alessandro Calazans (PMN). Os interessados em entrar em contato com a comissão também podem fazê-lo pelo Disque Habitação (0800 282 8891).
• O atendimento telefônico também está recebendo denúncias sobre pessoas que tentam enganar quem quer se cadastrar. O “Minha Casa, Minha Vida” é uma iniciativa do Ministério das Cidades e tem como meta a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até dez salários mínimos. Informações também podem ser obtidas pelo site
www.alerj.rj.gov.br/habitacao.
• Policiais da 59ª DP/Caxias prenderam na última terça-feira (27), Adriano Ferreira de Lima, de 32 anos e Ânderson Marques da Silva, 23 anos. Eles foram localizados em uma oficina de desmanche de veículos roubados localizada na Rua Albino Imparato, na divisa entre os bairros Paulicéia e Parque Felicidade, no primeiro distrito dem Duque de Caxias,
• De acordo com o delegado Antônio Silvino, agentes de sua equipe chegaram ao local após investigações sobre quadrilhas que furtam carros no município. No local, foram apreendidos sete veículos furtados nos meses de março e abril, em Vicente de Carvalho, Madureira, e Honório Gurgel.• Entre os bandos investigados, está o grupo chefiado por Luis Carlos Nesse José, o “Di Vidro”, de 33 anos, que atua há mais de dez anos, na cidade e nas vias de ligação aos municípios vizinhos da Baixada Fluminense. Em março “Di Vidro” comandou um bonde que teria roubado 20 veículos em um único fim de semana
.


CAXIAS ILHADA POR
TONELADAS DE LIXO


Apesar da Prefeitura dispor de um lixão oficial no Jardim Gramacho e haver contratado duas empresas – Delta e Locanty – para recolher o lixo em todos os distritos, Duque de Caxias é uma cidade ilhada por detritos. No Centro, nos bairros próximos, como Engenho do Porto (foto), ou em Xerém e Parada Angélica, os extremos do município, Duque de Caxias é uma grande lixeira. Em recentes discursos, o prefeito vem insistindo que a população seria responsável pela sujeira, por não colocar o lixo em recipientes próprios e só coloca-lo na rua no horário da coleta, além da falta de educação, que deveria começar na sala de aula, falta fiscalizção nas ruas e no próprio ato de varrer as ruas e praças, quando os ralos são utilizados pelos garis como “peneira” para reduzir o peso do lixo recolhido em carrinhos de mão, sem falar numa fiscalização eficiente e correta sobre os serviços prestados por ambas as contratadas.