sexta-feira, 12 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A VAIA É NOSSA!Os sorrisos para os fotógrafos não escondiam o constrangimento da ex-prefeita de Magé, Narriman Zito, e de Washington Reis, ex-vice de seu marido Zito, mesmo separados pelo senador Marcelo Crivella e a vereadora Leide, do PRB. (Foto: Poliana Cmpos/CMDC/Divulgação)

O senador Marcelo Crivella reuniu as lideranças do PRB, ex-PL, na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias na noite desta quarta-feira, com o objetivo de discutir as possíveis coligações para as eleições de 2008. O bispo da Igreja Universal e sobrinho de Edir Macedo esperava conseguir apoio ao nome do prefeito Washington Reis, de cujo governo o PRB participa ocupando a inexpressiva e amorfa Secretaria de Habitação, que não conseguiu construir uma só casa no atual governo. A festa foi organizada pela vereadora Leide, que pertence à Igreja Universal e tem muitos “irmãos” em postos chaves da Prefeitura, mas havia mais gente ligada a Zito do que seria recomendável ao projeto de demonstração de poder do Bispo Crivella, como o ex-vereador Marquinhos Pessanha, que integra o PRB no município, e a ex-prefeita de Magé, Narriman Zito, além do deputado federal Sandro Mattos, candidato a prefeito de São João de Meriti e que tem protegidos na Prefeitura caxiense. No seu blog (
www.militarlegal.blogspot.com/), o tenente Melquisedec Nascimento, presidente da Amae, associação de PMs e bombeiros, revelou que o “tempo fechou” quando o senador anunciou a presença do atual prefeito, que foi recebido por um estrepitosa vaia, o que frustrou o plano imediato do senador, que era conquistar mais uma secretaria, de preferência Educação ou Saúde, para reforçar a presença da Universal no governo Washington Reis. Com a rebelião do rebanho, o pastor Crivella voltou para casa sem saber o que fazer: apoiar Zito e perder os poucos cargos que tem no atual Governo, ou liberar Marquinhos Pessanha para ser o vice de Zito e se arriscar a levar um pedaço maior do próximo Governo?

A ESCOLHA DE SOFIA DA PERIFERIA:
ABORTAR OU JOGAR O BEBÊ NO RIO

Neste “Dia da Criança”, seria bom se cada brasileiro refletisse sobre a nossa dura realidade. A cada três crianças nascidas vivas no país, existe um aborto induzido, aponta o estudo Magnitude do Aborto no Brasil, da Organização Não-Governamental Ipas Brasil. A pesquisa mostra que, embora a incidência do aborto tenha diminuído entre 1992 e 2005, ainda é considerada alta para os padrões de saúde pública. Estima-se quem em 2005 foram feitos mais de um milhão de abortos inseguros no país. Os dados foram calculados com base no número de internações por aborto registradas pelo Ministério da Saúde e no número de nascimentos estimado pela Taxa Bruta de Natalidade, divulgado pelo IBGE.
“O aborto é amplamente praticado através de meios inadequados que podem causar danos e provocar a morte da mulher”, diz o estudo da Ipas Brasil, divulgado no mês passado. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o primeiro levantamento feito no país sobre o número de interrupções voluntárias de gravidez de forma ilegal. O Código Penal brasileiro prevê o aborto apenas em duas situações: estupro e riscos à vida da mulher. O estudo mostra também que o aborto é uma das principais causas da mortalidade materna. E afirma que as regiões que mais sofrem com o problema são o Norte e o Nordeste. De acordo com o Ipas, de 2000 a 2004, ocorreram 697 mortes em conseqüência de gravidez que termina em aborto, principalmente de mulheres com idade entre 20 e 29 anos (323 óbitos no período). A situação chegou a tal ponto que a Igreja Universal e a rede de TV Record abriram espaço para que a população possa debater programas de controle da natalidade, que impeçam a gravidez indesejada, que acabará fatalmente em aborto ou, o que é pior, com o nascituro sendo jogado no lixo ou nos rios.

• O primeiro Secretário de Habitação do atual prefeito, indicação do então PL, foi o ex-deputado Eraldo Macedo, irmão de Edir, tio de Crivella e demitido quando estava em coma, na UTI de um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.
• A Secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, trocou o PV pelo PSB de Alexandre Cardoso e vai tentar uma cadeira de vereadora no Rio de Janeiro, onde mora.
• Quem está sem partido e ameaçado de perder o mandato é o vereador Chiquinho Grandão. Nas últimas horas do prazo para a troca de partido, ele deixou o PV em direção ao PT, partido cheio de alas e “estrelas”, mas acabou recusado pela direção nacional em decisão tomada no domingo, 48 horas depois do prazo fatal. Sem partido, ele não poderá disputar a reeleição em 2008.
• Segundo o blog dos amigos do prefeito, que ressurgiu das cinzas, neste sábado tem cineminha no galpão do Zito, no bairro Doutor Laureano. O filme, que o blog acusa de ser versão pirata, é o “Motoqueiro Fantasma”. É de graça!
• O clima anda tenso na Prefeitura em virtude do atraso no pagamento do pessoal terceirizado e que faz a máquina administrativa andar, pois há anos a Prefeitura não faz concurso para o pessoal de apoio, preferindo contratá-los através de empresas do tipo WKR, que, por mais de 10 anos, monopolizou esse tipo de serviço.
• Esse pessoal é indicado por políticos ligados ao prefeito. Se o político rompe com o governo, seus protegidos são postos no olho da rua, sem o pagamento dos seus direitos trabalhistas, pois a Prefeitura não fiscaliza, como manda a lei, o correto recolhimento das contribuições ao INSS, do FGTS e do Imposto de Renda Retido na fonte.
• Desde janeiro de 2006, com a posse do novo governo, a WKR perdeu o monopólio da terceirização, hoje dividido entre a “Service Clean”, a Delta e a Fundec, esta última dirigida pelo cunhado do prefeito. Todo o pessoal terceirizado tem excelente Q.I (Quem Indica).
• Não será surpresa se o pessoal de apoio das Secretarias de Saúde, que trabalha nos hospitais e postos de saúde, e de Educação, que cuida de mais de 100 escolas, cruzarem os braços na terça-feira. Nem o vale-transporte está sendo pago pelas terceirizadas.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE

ELE RECUPEROU A LIBERDADE!
Depois de alguns dias retido em Barbacena, Minas Gerais, apreendido pela Polícia Rodoviária Federal por falta de documentação, o ônibus da Secretaria de Cultura reapareceu na cidade, devidamente repintado para “apagar” as marcas do Governo Zito, quando foi comprado. Agora, só falta a Secretaria de Cultura explicar à Câmara, como pediu o vereador Ito, quem autorizou a “excursão” a Minas Gerais, com alunos da rede municipal de Xerém, quais os documentos apresentados pela Secretaria de Transportes do Município para a liberação do veículo, bem como a identidade do condutor e, principalmente, se o motorista é dos quadros do Município ou é uma um servidor contratado e cedido pela Fundec ou pela Service Clean, que substituiu a WKR na contratação de pessoal sem concurso, mas com elevado Q.I (Quem Indica). (Foto: Beto Dias)

SÓ O INTERESSE POR VERBAS E CARGOS
EXPLICA O TROCA-TROCA DE PARTIDOS


O constante troca-troca de partidos entre parlamentares, logos após as eleições, é um fato conhecido dos eleitores. Após as últimas eleições, cerca de 10% dos parlamentares da Câmara - 54 de um total de 513 deputados - trocaram de partido. Para o cientista político Lúcio Rennó, uma das explicações para tanta mudança é o interesse dos parlamentares em se aproximarem do governo, buscando partidos da base aliada. “Um padrão clássico é se aproximar mais do governo para ter um pouco mais de acesso a cargos e recursos orçamentários que o governo controla”. Lúcio Rennó afirma que outro motivo para o troca-troca é que o sistema partidário brasileiro ainda é relativamente jovem. “Onde você tem partidos menos consolidados, mais fracos, o custo da mudança, é menor do que em sistemas onde esses partidos já têm reputações claras, bem estabelecidas”.
Ele destaca também que, no Brasil, o partido não tem tanto peso quando os eleitores fazem a escolha por um candidato. “O voto no Brasil é muito pessoa, no candidato, muito menos partidário do que, por exemplo, no caso americano”. A opinião de Lúcio Rennó é compartilhada pelo deputado Paulo César (PR-RJ), que antes era do PTB. “O parlamentar é que faz a política de base, ele que faz sua campanha, investido apenas de uma sigla. Não é a sigla que leva o candidato, é o contrário, é o candidato que leva a sigla nas costas e, muitas vezes, dependendo do peso dessa sigla, ele pode sair prejudicado nas eleições”


• O TSE publica dia 16 uma Resolução, fixando os parâmetros para o julgamento dos parlamentares que trocaram de partido e forem denunciados por suas antigas legendas. A idéia é fixar um prazo máximo de 60 dias para a tramitação, de forma que a cassação dos mandatos, se deferidas, seja uma media eficaz, capaz de interromper o funcionamento dos partidos de aluguel e barganha entre o Governo e partidos menores.
• Em plena campanha pela reeleição, o prefeito Washington Reis promete um pacotaço para agradar os servidores municipais. Além do anúncio de criação de uma colônia de férias, com direito a piscina e campo de futebol soçaite em 10 mil metros quadrados de terreno, em Jardim Primavera, que será administrado pela Associação dos Aposentados do Município, na mensagem que vai enviar aos servidores nas comemorações pela passagem do “Dia do Servidor Público”, o prefeito pretende anunciar que, a partir de 1º de maio de 2008, o piso salarial da Prefeitura será de R$ 1 mil reais, enquanto para o magistério será de R$ 2 mil reis. Antes, ele pretende zerar o programa de incorporação dos abonos, com a incorporação dos 25% remanescente do magistério e os 50% do pessoal de apoio das diversas secretarias.
• Considerada uma doença crônica, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quatro milhões de pessoas morrem todo ano devido a problemas causados pelos derivados do fumo. No Brasil, o número de mortes chega a duzentas mil por ano. Outro dado alarmante: os cigarros contêm até 4.700 substâncias tóxicas, que causam, entre outros males, enfisema pulmonar, cardiopatias e câncer.
• Segundo a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Mariza Grimmer, o fumante passivo tem 30% mais chances de ter câncer do que as pessoas que não respiram a fumaça lançada no ambiente. “A única estratégia eficaz para proteger o não-fumante é um ambiente 100% livre do tabaco”. Ela diz que pesquisas mostram que 80% dos fumantes querem parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sem ajuda especializada.
• A CPI da Ampla da Alerj resolveu endurecer com a distribuidora de energia elétrica, que se negou a substituir os chips, como fora recomendado pela Comissão, que investiga denúncias de irregularidades nos novos medidores de energia, proibidos até pelo Inmetro. Agora, a CPI vai solicitar a intervenção do Ministério Público do Estado para exigir a substituição dos 290 mil chips eletrônicos de medição da concessionária instalados em cinco municípios fluminenses, inclusive Duque de Caxias (parte), Magé, São Gonçalo e Niterói.
• O anúncio foi feito terça-feira (09/10), em Brasília, durante audiência realizada pela CPI da Alerj, na sala da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, para ouvir os depoimentos do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, e dos superintendentes da Aneel Ricardo Vidinich e Paulo Henrique Silvestri Lopes.
• Para o relator da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT), a Aneel tem agido no sentido de proteger a concessionária de energia. “Vamos convidar o promotor da área de defesa do consumidor, Rodrigo Terra, para participar de uma audiência da CPI a fim de que possamos solicitar a suspensão dos chips que já funcionam, ou, pelo menos, a reavaliação dos mesmos, para que os consumidores lesados sejam ressarcidos. Resolvemos chamar uma autoridade para acabar de uma vez por todas com essa cobrança indevida. São 26 mil e 700 clientes comprovadamente lesados até o momento e o diretor da Aneel nos disse que esse é um universo muito pequeno! Já está mais do que na hora de colocarmos um ponto final nesse problema”, testemunhou Ramos.
• O pedetista revelou ainda que, no depoimento desta terça, Kelman usou um relatório contratado da Universidade de Itajubá (sul de Minas Gerais) para referendar a idoneidade dos chips eletrônicos instalados pela Ampla e para abalizar a decisão da Aneel de autorizar o uso dos aparelhos. “Vamos analisar se ele (o diretor-geral) poderia ter feito isso, ignorando os documentos do Inmetro, de maio de 2007, que demonstravam a falta de confiabilidade nesses equipamentos. Ele poderá ser responsabilizado por isso, se essa ação não tiver embasamento legal. Além do mais, fizemos perguntas básicas que ele não soube responder. Ele foi conivente com os desmandos que aconteceram na gestão da Ampla”, afirmou Ramos.
• O deputado lembrou ainda que, até a semana passada, quando o Inmetro resolveu proibir, a partir de 1º de outubro, a aferição de energia por medidores eletrônicos, não havia sequer um documento que regulamentasse a utilização dos chips no País. “O Inmetro só tomou essa decisão porque foi pressionado pela CPI no dia 12 de setembro. Agora que a situação se complicou, eles resolveram pelo fim da instalação dos chips. O Inmetro tem poder de polícia e não estava exercendo a posição devida”, lembrou.
• Até o deputado Altineu Cortês, do PT e vice-presidente da comissão, que também esteve na audiência, em Brasília, concordou com a opinião de Ramos. “A vinda da CPI a Brasília foi muito positiva. Após ouvir o depoimento dos representantes da Aneel, a impressão que tivemos foi a de que existe uma proteção por parte da agência com relação à Ampla”.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PIRATEARAM ATÉ SÃO JORGE!

A indústria da contrafração, que ganhou um novo nome, pirataria, chegou até a religião. Para fazer alarde da aprovação do seu projeto, considerando como feriado municipal o dia 23 de abril, o festeiro vereador Samuquinha resolveu inundar a cidade com enormes “out doors”, anunciando que, a partir de agora, São Jorge é caxiense. Afastado do primeiro time de santos da Igreja para a entrada de novos beatos, o festejado santo nascido na Capadócia acaba de ganhar, sem mesmo reivindicar, a cidadania brasileira e caxiense. Depois disso, o Ministério da Educação terá que mandar refazer os nossos livros de História do Brasil, que ainda ensinam (alguns deles) que Duque de Caxias surgiu logo depois da expulsão dos franceses e a criação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, pois os gajos que acompanhavam Estácio de Sá, que certamente não eram do PT, mas adoravam uma “boquinha”, confundiram a Baía de Guanabara com um grande rio. (Foto: Beto Dias)

AMPLA DESAFIA A ALERJ E NÃO
VAI SUSPENDER O USO DOS CHIPS

O novo presidente da Ampla, Cristian Sierro, revelou, em depoimento à CPI da Alerj que investiga denúncias de irregularidades nos medidores digitais da empresa, que não há motivo para suspender a instalação dos chips. “Nós assumimos o compromisso de refaturarmos o consumo dos usuários que tenha subido muito mais do que o normal e, por isso, não vejo motivo para suspensão da instalação dos medidores digitais”, garantiu Sierro. De acordo com o presidente da CPI, deputado Marco Figueiredo (PSC), uma nova reunião está marcada para o dia 24 para que representantes do corpo técnico da Ampla possam esclarecer alguns questionamentos específicos feitos pelos parlamentares. A empresa também lançou suspeitas sobe os laudos do Inmetro, que apontam falhas nos chips: “Eles (os laudos) não são confiáveis”, afirmou o ex-presidente da Ampla, Marcelo Reboledo.
Apesar da declaração espalhafatosa do presidente da Ampla, o Inmetro proibiu, a partir do ultimo dia 1º, que a empresa continue usando esse equipamento. O Inmetro vai fazer uma reavaliação de todos os chips instalados ou em poder da empresa, antes de dar um laudo definitivo. Segundo funcionários do órgão revelaram à CPI, o Inmetro autorizou o uso experimental do dispositivo eletrônico, apenas para uma “aferição de campo”, mas a Ampla se aproveitou desse fato para instalar mais de 200 mil chips na sua área de concessão. Só numa padaria em Saracuruna, segundo distrito de Duque de Caxias, o chip acusou uma diferença, para mais, de 58% em reação ao que foi registrado, no mesmo período, pelo antigo medidor da empresa, do tipo analógico.

• O que ninguém consegue entender é por que a CPI da Alerj só investiga os chips da Ampla, controlada por capitais portugueses e espanhóis, deixando de fora a Light, agora pertencente à mineira CEMIG. A Será para não desagradar ao governador Aécio Neves?
• Segundo informou o jornalista Jorge Serrão em seu blog ‘Alerta Total’, finalmente está disponível a cópia integral do livro "Fraudes e Defesas no Voto Eletrônico". Quem quiser conhecer os pontos fracos da urna eletrônica utilizada no Brasil, basta acessar:
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/livros/F&D-texto.pdf. Está no plano dos seus autores fazer uma versão atualizada para a eleição de 2008, onde serão incluídas avaliações da fiscalização e da confiabilidade das eleições eletrônicas de 2006 e das novas resoluções do TSE para as eleições de 2008 (que deverão ser publicadas em março).
• O ônibus de atendimento itinerante ao consumidor, da Alerj, estará até amanhã, quinta-feira (11/10) em Magé. O veículo ficará estacionado na rua Dr. Siqueira, na altura do número 342, no Centro da cidade. A equipe, composta por um advogado e dois estagiários, atenderá aos consumidores e receberá denúncias das 9h às 17h.
• Os empresários de Duque de Caxias, que já gastam uma fortuna com segurança particular, resolveram meter a mão no bolo mais uma vez e vão financiar as obras da 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elíseos), que será reconstruída dentro do programa Delegacia Legal. O Conselho Empresarial da Representação Regional da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) no município e a Associação de Empresas de Campos Elíseos (Assecamp) fizeram a proposta nesta terça-feira, (09/10), ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
• O convênio prevê que a Prefeitura disponibilize um terreno, já que a intenção é tirar a delegacia do centro do bairro e levá-la para a Avenida Silésia, onde há mais ocorrências. O custo das obras físicas está estimado entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, e seria integralmente coberto pelos empresários. A Secretaria de Segurança entraria com equipamento e pessoal.
• O secretário José Beltrame aprovou a idéia e prometeu iniciar o convênio prontamente. “Nunca me constrange pedir a participação da iniciativa privada. Temos delegacias em que as pessoas não têm coragem de entrar, e isso precisa mudar. Estamos fazendo o mesmo tipo de parceria em Queimados, Seropédica e Angra dos Reis”, afirmou. Beltrame esteve na Representação da Firjan para dar uma palestra sobre a conjuntura atual da segurança.
• O presidente da regional, Antônio Berdge Kessedjian, lembrou que há outras parcerias da iniciativa privada com o poder público na região, como o financiamento de parte da construção do anel viário de Campos Elíseos, e elogiou o secretário: “O Governo do estado tem uma pessoa de qualidade e que conhece o assunto da segurança, e isso nos deixa mais tranqüilos. Estamos sempre abertos a conversar sobre as necessidades e os caminhos para resolver os problemas”.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CONFISSÃO DO DER-RJ

Esta é a reprodução do noticiário distribuído pela Assessoria de Comunicações do DERJ/RJ aos jornais ao Meio Dia de quarta-feira (03/10), confessando a responsabilidade pela construção do Centro Esportivo Romário, que o prefeito e o governador inauguraram em Xerém na noite de quinta-feira, mesmo sem presença do “Baixinho”, especialista em dar “bolos” naqueles que querem fazer sucesso às custas do nome e do prestígio do craque do Vasco da Gama. E a frustrada homenagem ao “Baixinho” teve péssima repercussão também entre os verdadeiros desportistas com reais serviços prestados ao esporte no Município antes da “Era do Gelo” que hoje vivemos. A lista, feita por um dos insatisfeitos, é liderada pelo ex-goleiro, ex-juiz e ex-presidente da Liga de Desportos, Jayme de Azevedo Reis, seguido pelos ex-vereadores e também ex-presidentes da Liga José da Silva Barros, o popular “Zuca”, que foi deputado federal, e Laury Villar, o pai, que também foi presidente da Câmara de Vereadores, uma dupla que muito lutou pela construção do estádio de futebol do 25 de Agosto. Outro nome lembrado foi o de Jurema, esposa do craque Roberto Dinamite e cujo sepultamento parou Duque de Caxias, tal o prestígio que ela gozava entre os fãs do filho do Sr. José Maia, que despontou para o futebol vestindo a camisa da escolinha do S. Bento, bairro do segundo distrito onde a família Maia morava e que disputava o Campeonato das Indústrias promovido pelo SESI/Caxias.

O NOVO CLUBE DAS MULHERES


O mais novo empresário na área, digamos, do lazer erótico, é o vereador Mazinho, dono da casa de shows “Tribunal do Chope", no cento de Caxias. Às quintas-feiras, o edil está promovendo shows de "strip-teaser” para mulheres desacompanhadas, numa promoção que se convencionou chamar de “Cube das Mulheres”. A propaganda é feita por jovens empunhando placas de publicidades nos principais cruzamentos da cidade. .(Foto: Beto Dias) A casa abre às 19.30 horas só para elas, pois os marmanjos só podem ter acesso depois das 21,30 horas

• Tantas trapalhadas vêm cometendo o senador Renan Calheiros que até o presidente do PMDB, o sempre discreto e ponderado deputado Michel Temer
perdeu a paciência e resolveu comandar uma frente anti-Renan depois que o amestrado líder do partido no Senado, Valdir Raupp, resolveu excluir os senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon, fundadores do partido, da vetusta Comissão de Constituição e Justiça da chamada Câmara Alta.
• E Renan ainda corre o risco de uma nova denúncia, desta vez por tentar montar um “dossiê” contra os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Marconi Perilo (PSDB), no melhor estilo “Caiman”, para constranger os dois senadores e obrigá-los a baixar o tom das críticas que fazem diariamente à falta de ética do ainda presidente do Senado.
• Se o presidente da Câmara não decidir o contrário, o vereador Ito promete apresentar na sessão desta terça-feira um extenso dossiê sobre irregularidades que teriam sido praticadas pela direção da Unigranrio-AFE, além da falta de um hospital próprio para treinamento dos alunos da sua Faculdade de Medicina. Com o dossiê, Ito pretende pedir, também, uma investigação sobre a Unigranrio. Será nitroglicerina pura!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CONTINUA EM ALTA O INDICE DE
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
O número de mulheres em idade reprodutiva (15 a 49 anos) que tiveram filhos se manteve praticamente estável (63%) nos últimos dez anos, mas houve aumento na proporção de adolescentes grávidas que concluíram a gestação. Entre os anos de 1996 e 2006, a média entre as meninas de 15 a 17 anos subiu de 6,9% para 7,6%. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, recém-divulgada pelo IBGE, o maior aumento desses casos foi verificado na Região Nordeste (1,2 ponto percentual), enquanto o Sudeste se manteve com os menores resultados. Nessa região, a proporção de adolescentes grávidas é 5,6%, metade do maior percentual, na Região Norte (11,2%). Por outro lado, entre as jovens de 18 a 24 anos de idade houve queda nos níveis de maternidade em 3,1 pontos percentuais, passando de 38% para 34,9%. O maior recuo neste indicador foi verificado na Região Sul (7,5 pontos percentuais) e a Nordeste foi a única que teve aumento nesta proporção (2,8 pontos percentuais). Essa região também apresentou o maior percentual de mulheres com filhos nesta faixa etária (49,3%). A Síntese de Indicadores Sociais traça uma radiografia social brasileira a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006
Pesquisas mostram aumento de gravidez na adolescência, principalmente entre jovens que vivem na periferia das grandes cidades. Aos 19 anos, Mailane Lima Barbosa segura o segundo filho, Victor. Ela mora na Estrutural, bairro com a maior população negra do Distrito Federal, em termos proporcionais (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

DER ABANDONA ESTRADAS PARA
CONSTRUIR CAMPOS DE FUTEBOL

Recentemente, uma Comissão da Alerj descobriu que o DER/RJ, durante o Governo de Rosinha Garotinho, usou recursos do SUS, destinados exclusivamente para ações de saúde, na compra de asfalto para “pavimentar” a carreira política de figuras ligadas ao casal Garotinho. Agora, é o próprio DER que confessa o desvio de conduta, ao anunciar a conclusão das obras de construção de um moderno centro esportivo em Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias, ocupando uma área de 25 mil metros quadrados de área. O complexo esportivo, que custou R$ 4 milhões à autarquia estadual, segundo nota divulgada pelo próprio DER, é dotado de campos de futebol, creche, instalações para cursos profissionalizantes, escola do ensino médio e de educação física, além de um ginásio olímpico coberto, academia ao ar livre, quadras poliesportivas com grama sintética, praça com playground e um estádio de futebol com capacidade para quatro mil pessoas. Ocorre que na quarta-feira (03/10), pela manhã, o DER distribuiu um comunicado aos jornais, informando que o Centro de Esportes de Xerém já estava pronto e seria inaugurado nos próximos dias. No final da tarde da nesna quarta-feira, era a Assessoria de Imprensa da Prefeitura que anunciava para a tarde do dia seguinte, quinta-feira, a inauguração do Centro Esportivo Romário. Isto quer dizer que, enquanto o DER gastava os recursos, que faltam na manutenção das rodovias estaduais, numa obra fora do seu campo de trabalho, a Prefeitura se assenhoreava da obra e anunciava a grande festa de inauguração, inclusive com uma partida amistosa entre uma equipe do Vasco da Gama e o Duque de Caxias, um clube da 3ª Divisão bancado pela prefeitura. As obras de duplicação da Av. Presidente Kennedy, reiniciadas no Governo de Rosinha Garotinho, prosseguem em ritmo lento, apesar da obra ser o carro-chefe da campanha de reeleição do prefeito Washington Reis.

• No primeiro governo Brizola, o DER também foi parar nas manchetes de jornais e revistas depois de asfaltar uma estrada vicinal de acesso exclusivo a uma fazenda do todo poderosos Cibilis Vianna, no interior do Estado, que logo ficou conhecida como a estrada trans-cibiliana.
• Nas obras da Kennedy, os trechos não têm qualquer ligação entre si e o motorista precisa ter muito sangue frio para driblar os buracos, antigos e novos, que surgem a cada curva, pois não há continuidade na obra. É tudo como se fosse uma estrada internacional, em que cada trecho pertencesse a um País.
• E dizer que são apenas 15 Km de uma estrada que, em 1927/8, quando a movimentação de aterro era feita em carroças puxadas por burros, demorou menos de dois anos para ser construída e inaugurada pelo então presidente Washington Luis.
• Depois da “era dos hotéis”, que ocupavam as ruas centras de Duque de Caxias logo depois da emancipação (ainda restam alguns, como o Municipal, que foi a primeira sede da Prefeitura, em 1943), temos agora a proliferação de inferninhos, que anunciam mulheres a R$ 9,99, alem de shows de “strip-tease” só para mulheres desacompanhadas. Nesses antros, homens só entram depois das 21:30 horas.
• Circula na internet um e-mail, postado no Japão (?) com uma definição implacável e curiosa do que seria o verdadeiro PT. ”É um partido orientado por intelectuais que estudam e não trabalham, formado por militantes que trabalham e não estudam, comandado por sindicalistas que não estudam nem trabalham e suportados por eleitores idiotas que trabalham pra burro e não têm dinheiro pra estudar.”