sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

SARNEY & EU*
Algumas semanas atrás recebi um email sobre uma manifestação na frente do Congresso Nacional pedindo “Fora Sarney”, na hora fiquei bastante animado, encaminhei o email para toda a minha lista de contatos e pensei que finalmente as pessoas iriam se indignar e reagir à tanta sujeira.
No dia da manifestação me bateu uma preguiça... Após um longo dia de trabalho o cansaço me venceu, e afinal, quem iria sentir a minha falta?
No dia seguinte eu procurei eufórico nos sites de jornalismo sobre a tão falada manifestação que foi toda planejada em comunidades virtuais e bastante divulgada pelo twitter. Para a minha surpresa não existia nenhuma manchete, nem ao menos uma nota de rodapé . Resolvi entrar em uma das comunidades do orkut que organizaram a manifestação, e para a surpresa de todos, apenas cinqüenta pessoas se dispuseram a ir para a frente do Congresso.
Apenas 50 pessoas? Sendo que eu sozinho divulguei para mais de 1000? Que povo mais acomodado, pensei indignado, porque será que eles não foram??.... Não demorou muito para a ficha cair. Eles não foram pelo mesmo motivo que eu não fui. Eu esperava que “alguém” iria no meu lugar.
Recostei-me na poltrona em frente à televisão e olhei para a janela do meu apartamento, que refletia a minha imagem. Fiquei olhando para mim e para a minha confortável inércia. Foi quando de súbito, eu tive a arrebatadora visão daquilo que sempre procurei e nunca encontrei, o meu verdadeiro papel na sociedade.
“Que bunda- mole!!!”.
Finalmente, depois de tantos anos de crise existencial, pude perceber que eu era uma peça importante na sociedade, um legítimo Bunda-mole brasiliense(ou BMB). Existem bunda- moles municipais e estaduais, mas eu tenho orgulho de dizer que sou um bunda-mole federal!!
Nas minhas viagens de férias sempre algum engraçadinho vinha falar: “De Brasília né....já tem conta na Suíça?”. Eu ficava indignado, falando que eu era um funcionário público concursado, que pagava os meus impostos, enquanto o povo que roubava vinha de fora e blá blá blá.
Mas agora eu vejo com nitidez que eu tenho um papel importante nesse cenário. Eu como um legítimo BMB ajudei a criar esta barreira de proteção que mantém os verdadeiros FDP livres para fazerem o que bem entenderem. Eu acho que as coisas estão bem do jeito que estão. Tenho dinheiro todo mês para pagar a prestação do meu carro 1.0 e do meu apartamento de dois quartos, freqüento uma academia para queimar o meu excesso de ociosidade, tenho meu smart phone comprado na feira do Paraguai, e no final do ano ainda vou ficar um mês em uma casa de praia alugada junto com a minha família para a incrível experiência de assarmos como batatas na areia... Mais BMB impossível!!
Nas sextas-feiras, eu me sento com os meus amigos em um barzinho e depois do terceiro copo de cerveja soltamos toda a nossa indignação contra a patifaria que rola solta em Brasília, cada um conta um caso de um amigo próximo que enriqueceu da noite para o dia às custas do dinheiro público ( o difícil é disfarçar aquela pontinha de admiração pelo “ixperto”). Depois traçamos os planos para endireitar o país. Planos que vão embora pelo ralo do mictório antes de pagar a conta. BMB de carteirinha!!
Os anos passam e as conversas vão mudando: PC Farias, anões do orçamento, precatórios, privatizações, dólar na cueca, mensalão, sanguessugas, vampiros, Lulinha Gamecorp, Daniel Dantas, o dono do castelo, Petrobrás, e agora a cereja do bolo, ele, o único, o inigualável Sarney!!
Sarney é como um ícone do atraso nacional (clientelismo, fisiologismo, nepotismo, coronelismo, apropriação da máquina pública, desvio de verbas públicas etc), mas o que seria do Sarney sem a legitimidade dos BMB´s? O que seria da ilha da fantasia, dos cabides de emprego, dos lobistas, do QI (quem indicou), dos cargos de confiança, dos funcionários fantasmas, dos atos secretos sem a nossa apática presença? Imaginem se no nosso lugar estivessem aqueles sul-coreanos malucos que iam para a rua protestar partindo pra cima da polícia, ou aqueles jovens em Seattle que furavam um forte esquema de segurança da OMC para protestarem contra a globalização.
O BMB precisa ter o seu papel reconhecido, somos nós que deixamos tudo correr frouxo, somos nós que damos uma cara de democracia a este coronelismo em que vivemos. O nosso poder aquisitivo acima da média nacional protege o Congresso e os palácios da miséria e da violência que fervilham em nosso entorno. Bunda-moles!!Vamos exigir os nossos direitos!! Precisamos finalmente mostrar a nossa cara. Nunca antes na história deste país o bundamolismo foi tão grande. Seja ele de centro, de esquerda ou de direita. Bundamolismo no movimento estudantil chapa-branca, nos sindicatos que só vão para a frente do Congresso para pedir aumento e nos artistas que se acomodaram no conforto dos patrocínios oficiais.
Vamos exigir que se crie em Brasília o museu do bundamolismo nacional na esplanada dos ministérios, uma enorme bunda branca de concreto, que irá combinar muito bem com a arquitetura de Niemeyer.
Assistimos de nossas poltronas o Brasil tomar o rumo da mediocridade, sem um projeto à altura do seu papel de grande potência ambiental do planeta, que pode liderar a nova economia limpa e inclusiva que irá gerar milhões de empregos. Mas que faz o contrário, age como a eterna colônia de exportação de matéria-primas, fazendo vista grossa para o colosso chinês que irá nos engolir com a sua máquina movida à destruição ambiental e desrespeito aos direitos humanos, para criar uma efêmera ilusão de prosperidade às custas de nossa biodiversidade e da nossa água doce (estes sim os nossos bens mais valiosos). Somos testemunhas do surgimento de uma geração despreparada, tanto para a cooperação quanto para a competição, sem espírito empreendedor, fadada à eterna submissão ao “salvador da pátria” de plantão.
Assistimos de nossos computadores, quando estamos fazendo cera no trabalho, ao maior atentado à democracia desde o golpe de 64, mas desta vez o golpe não está sendo feito com armas. Está sendo feita com a ridicularização das instituições, com a banalização dos escândalos, com a desmoralização da ética e com a idiotização do contribuinte.
A bundamolização é muito mais eficaz do que o autoritarismo, ela pode ser eletrônica, através de novelas, videocassetadas, big brotheres e cultos picaretas. Pode ser química, com cerveja, maconha ou anti-depressivos. E também pode ser ideológica, com receitas milagrosas, e debates calorosos que sempre desaparecem em um clicar de mouse. Vivemos em uma sociedade anestesiada e chapada, sem rumo, imersa em ilusões baratas.
O bundamolismo nos une, não segrega ninguém, é a democracia verdadeira, que brilha por debaixo de uma crosta de hipocrisia e ignorância. E como toda ideologia que se preze, nós temos o nosso avatar, o nosso guru. Aquele que nos trás para a realidade e mostra quem realmente somos, revela o nosso eu profundo, a nossa essência. Obrigado Sarney, só você para tirar as minhas dúvidas e me mostrar o mundo real por trás das ilusões. Sarney, nós somos duas faces da mesma moeda. Somos Yin e Yang. Nós somos os pilares deste país, um não existiria sem o outro. A sua cara de pau só existe porque do outro lado está a minha babaquice.Bunda-moles de todo o país uni-vos!! Vamos celebrar a nossa mediocridade, vamos sair às ruas gritando: Viva Sarney!! Viva Collor!! Viva Maluf!! Viva Roriz!! Viva Gim Argello!! Viva Renan Calheiros!! Viva Romero Jucá!!Viva o presidente que não viu nada!! Viva a República das bananas do Brasil!!! Mas isso é pedir demais para um bunda-mole, vou voltar para a minha poltrona porque o jornal nacional já vai começar.

*Por Adelécio Freitas (um BMB legítimo)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

PV PREPARA FESTA PARA
RECEBER MARINA SILVA

O PV programa para o dia 30, em São Paulo (SP), a oficialização do ingresso da senadora Marina Silva (AC) nos quadros do partido. O vice-presidente Alfredo Sirkis publicou na página do PV na internet que uma convenção nacional “festiva” vai oficializar a filiação da senadora, primeiro passo para uma eventual candidatura presidencial em 2010. De acordo com o dirigente, ficou acertado com a senadora, que anunciou quara-feira (19) a sua desfiliação do PT, a indicação de nove pessoas de sua confiança para integrar a Executiva Nacional do PV. Sirkis afirmou que, juntamente com os 11 membros do colegiado, estas pessoas serão responsáveis pela elaboração do texto base que norteará o novo programa partidário e de governo, além da campanha presidencial.
Sobre a eventual candidatura de Marina Silva à Presidência, Alfredo Sirkis ressaltou que “a decisão de Marina não é automática à filiação, será tomada em momento posterior”. O dirigente destacou ainda que a campanha Brasil no Clima, já em execução pelo PV, será relançada com a participação da senadora em 27 de setembro, no Rio de Janeiro.
O objetivo desta campanha é conscientizar a sociedade da necessidade de o governo brasileiro assumir “metas audazes” na Conferência de Copenhague, quando lideranças mundiais rediscutirão as medidas adotadas para reduzir a emissão de gases poluentes causadores do aquecimento global. O PV defende, por exemplo, a adoção pelo governo de medidas que passam por um controle maior das queimadas na Amazônia e por um aproveitamento racional das fontes de energia.
Segundo o deputado Fernando Gabeira, os programas de partido e de governo do PV foram elaborados antes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Na ocasião, líderes mundiais comprometeram-se a reduzir gradativamente a emissão de carbono na atmosfera para conter os efeitos do aquecimento global.
O deputado disse que a reestruturação do PV deve passar pela adoção de providências que evitem o uso da legenda para interesses específicos dos candidatos, nos estados e municípios, em detrimento dos compromissos partidários. A expectativa do PV, segundo Fernando Gabeira, é que o partido inicie 2010 já com novas propostas consolidadas o que dará à senadora Marina Silva condições para apresentar à sociedade uma nova alternativa de desenvolvimento social e econômico numa eventual candidatura à Presidência da República.

MERITI NÃO ACEITA
NOVOS VEREADORES

A Baixada vem surpreendendo positivamente a opinião pública do País com medidas heróicas e inovadoras em matéria de administração pública. Em fevereiro, a Câmara Municipal de Belford Roxo decidiu reduzir seus próprios subsídios. Ao invés dos R$ 7.430 aprovados pelos antigos edis em final de mandato, os eleitos em outubro estão recebendo apenas R$ 5.400. O autor dessa façanha, que conseguiu o apoio de 17 dos 19 colegas, foi o vereador Wagner dos Santos Carneiro (PRTB), funcionário do legislativo, onde entrou com o pomposo cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, ou seja, servente. E ele justificou a inusitada iniciativa lembrando que vivemos em uma cidade cheia de problemas nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e social,. “Nossa realidade é difícil. Durante a campanha eleitoral, por exemplo, encontrei famílias que de manhã não tinham dinheiro nem para comprar pão e café” Segundo testemunha o vereador Carneiro, para matar a fome, “as crianças tomam água com açúcar”.
Agora foi a vez da Câmara de São João de Meriti, que está comemorando nesta sexta-feira (21) seu 64º aniversário de emancipação. Ela surpreendeu o País, ao liderar a Frente Contra a PEC 333/04, que está no Congresso Nacional e pretende recriar as mais de sete mil vagas de vereador extintas pelo Tribunal Superior Eleitoral às vésperas das eleições de 2008. A campanha deflagrada pelo presidente da Câmara meritiense, o vereador Antonio Carlos Titinho (PR), já conta com a adesão de 40 legislativos do Estado do Rio, inclusive Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Guapimirim, Magé, Queimados, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cordeiro, Casemiro de Abreu e Rio Bonito, entre outros. E Titinho acaba de conquistar o apoio do deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT), que, em recente encontro, prometeu lutar em Brasília pela derrubada da PEC 333/04, que foi desdobrada em duas: PEC 336/09 e PEC 379/09. Ocorre que os deputados e senadores resolveram fazer uma barretada com o chapéu alheio. Com a recriação das mais de sete mil vagas, eles conquistariam novos cabos eleitorais. Com medo da reação do eleitor, eles reduziram, porém, o repasse de verbas do Orçamento do Município para as Câmaras. Com mais vereadores e menos recursos, o que vai sobrar para os subsídios dos edis será uma merreca.

RÁPIDAS

• Washington Reis anda bem de companhia. Num dos processos por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público, o ex-prefeito tem como co-réus dois jornalões do Rio de Janeiro, que recebiam polpudas verbas para apoiar a campanha à reeleição do ex-prefeito.
• Outro que está às voltas com a Justiça é o ex-vereador Marquinhos Pessanha. Ele é acusado pelo MP de incorporar ao seu salário de engenheiro da Prefeitura gratificações que o Parquet considera inconstitucionais, embora aprovados pela Câmara. Trata-se da Emenda à Lei Orgânica número 026/2006
• O processo (N o 2007.021.021612-0) está na 4ª Vara Cível (Fazenda Pública) e a justiça já decretou, inclusive, a quebra do sigilo fiscal do ex-vereador, que no ano passado substituiu a professora Dalva Lazaroni na Secretaria de Cultura.
• O INSS mudou o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez. Agora o cálculo levará em conta a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994. Pela fórmula anterior, quando o segurado tinha menos de 60% das contribuições exigidas como carência para a aposentadoria, o cálculo era feito pela média aritmética simples de todos os salários de contribuição desde julho de 1994. A mudança vai beneficiar quem teve variações de salário, segundo o Ministério da Previdência.
• O cálculo foi alterado para seguir a mesma regra aplicada a outros benefícios concedidos pelo INSS. Em alguns casos, havia ações na Justiça em decorrência da diferença, e o órgão era quem perdia, de acordo com o ministério.
• A juíza Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, indeferiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) de retirada de símbolos religiosos de prédios públicos. O Ministério Público fez a denúncia após representação do engenheiro Daniel Sottomaior Pereira, de 37 anos, que se sentiu ofendido com a presença de um crucifixo em um órgão público. Pereira é presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) e participa do movimento Brasil para Todos, uma iniciativa de democratização dos espaços e dos serviços públicos brasileiros.
• Segundo nota da Justiça Federal, a juíza Maria Lúcia considerou natural, em um país de formação histórico-cultural cristã como o Brasil, a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos. “Sem qualquer ofensa à liberdade de crença, garantia constitucional, eis que, para os agnósticos, ou que professam crença diferenciada, aquele símbolo nada representa, assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativos”, disse Maria Lúcia.
• O Site da Baixada está comemorando uma data histórica: três mil notícias divulgadas desde a sua fundação. O número invejável é o de comentários postados: 1,221 até ontem (20). O moderador do Site, Wesley Brasil, está eufórico e com justa razão. Afinal, um conhecido político da região declarou a uma rede de TV que a Baixada não tem Imprensa.
• Este blog também está comemorando o número de 364.746 acessos até às 20h:40 desta quinta-feira. E conseguimos tal façanha sem publicar fotos de “gatinhas”, ou fofocas de celebridade ou políticos.

• O pastor pentecostal Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, mandou um duro recado para o Bispo Edir Macedo: “Como é que uma igreja investe milhões numa TV só pra ganhar audiência? Todo tipo de imoralidade numa TV bancada com dinheiro de oferta e de dízimo?”
• Nesta sexta-feira (21), às 10h, o Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias, que funciona na Unigranrio, realiza exposição inédita sobre “O mundo da Bíblia”, na Biblioteca Euclides da Cunha. Como destaque desse evento, a Sociedade Bíblica do Brasil (fundada em 1948) entregará à Unigranrio uma Bíblia completa em braile, permitindo que todos aqueles com deficiência visual, moradores da Baixada Fluminense, tenham acesso ao livro mais lido de todos os tempos.
• Um dos convidados para essa leitura, durante a inauguração, é o professor de matemática da Unigranrio Krilof Ivan de Souza Silva, que ficou feliz ao saber dessa novidade: O deficiente visual enfrenta inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade, principalmente aos meios de informação, educação, cultura e ao mercado de trabalho. “Sou deficiente visual, mas sou reconhecido em minha profissão, aqui nessa universidade. Quero ser o primeiro a ler trechos dessa maravilhosa obra de Deus”, declara Krilof.
• Outra boa notícia na área cultural é a Vakinha Eletrônioca, promovida pela Biblioteca Comunitária Solano Trindade, do Parque Bom Retiro, no segundo distrito. É um sistema de coleta de financeira através da internet, com a intermediação de uma empresa especializada em transações pela WEB. Quem quizar ajudar a Biblioteca a ampliar o seu acervo pode entrar em contado com o site a entidade e fazer a sua doação diretamente na conta corrente da Solano Trindade.
• O vakinha.com.br é um portal destinado à criação e gerenciamento de vaquinhas online.
Acesse http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=4697&pwd=%Password% e contribua com sua ajuda.

VILA SÃO LUIZ GANHA
FEIRA EVANGÉLICA

Hoje (21) e amanhã (22), será realizado na Vila São Luiz, em Duque de Caxias, um grande espetáculo de Fé e Solidariedade. Será a 1ª Feira da Comunidade Cristã, idealizada e apresentada pelo Projeto Amigo, que trará a Banda Novo Som, na abertura, a partir das 19h,, e Irmão Lázaro, no sábado A expectativa dos organizadores do evento é atrair 40 mil pessoas por dia.
O palco será montado na Praça da Apoteose e contará com a participação de dezenas de Igrejas Cristãs. No local serão instaladas cerca de 100 barracas, que foram cedidas gratuitamente às Igrejas, para arrecadação de fundos para evangelização no município e ajudar obras sociais mantidas pelas instituições religiosas. Quanto às atrações musicais, Irmão Lázaro, é a nova voz gospel, que vem arrastando multidões para os seus shows de fé e superação; enquanto que a Banda Novo Som, segue a trilha de sucesso de outros grupos gospel, demonstrando que a fé em mensagens musicais tem um poder de atração muito grande diante do desencanto e das atribulações do dia a dia.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

SUBSERVIÊNCIA DO PT
ENVERGONHA SENADOR

O arquivamento de todas as 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) no Conselho de Ética, com o apoio dos senadores do PT, provocou um racha na bancada do partido. Um dos três petistas que votaram a favor do arquivamento das acusações contra Sarney, o senador Decidiu Amaral (PT-MS) criticou a postura do líder Aloizio Mercadante (SP) e se disse abandonado e desamparado durante a votação.
Delcídio afirmou que a postura dos senadores do PT no conselho foi decidida pela Executiva Nacional. “Política é assim: tem seus ônus e seus bônus. Não venho aqui para o Senado posar de bacana quando sou governo, quando também tenho que defender posições que o partido me orienta e que são importantes para o governo”, argumentou Delcídio.
Outro petista, Flávio Arns (PR), disse que se sentia envergonhado por pertencer ao PT. “Posso dizer que me envergonho de estar no Partido dos Trabalhadores. Quero dizer isso de forma bem clara aos meus eleitores. Infelizmente, me equivoquei, me enganei. Achei que [o partido] fosse algo sério, ético. É uma pena, uma vergonha a forma como os senadores do partido votaram no Conselho de Ética. Peço que esses senadores prestem contas nos seus estados para se posicionar dessa maneira”, disse Arns, que pode deixar o partido ainda hoje.
Antes da votação do arquivamento das denúncias contra Sarney, o senador João Pedro (PT-AM) leu uma nota enviada pelo presidente da sigla, Ricardo Berzoini. Na carta, Berzoini afirmava que a posturas dos petistas no colegiado não seria individual, mas partidária e “de cima para baixo”.
“Cumprimos exatamente aquilo que foi acordado. Infelizmente, não foram todos que cumpriram o que acordamos. Fomos para o sacrifício sim, mas estamos de acordo com isso”, reforçou Delcídio.
Após o arquivamento das ações contra Sarney, Mercadante e a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), saíram do conselho pelos fundos e evitaram falar com a imprensa. (ABr)


Enquanto a bancada do PT garantia a impunidade de Sarney, estudantes de Brasília fizeram uma ruidosa manifestação em frente ao Congresso. (Foto: Wilson Dias/ABr)

AS BARCAS PROMETIDAS

Uma amiga do blog nos enviou a seguinte notícia, postada no blog do deputado estadual André Lazaroni, que, à época (2007) se apresentava como André do PV:
“Mais de 65 mil pessoas ganharão mais qualidade de vida com implantação de uma linha de barcas ou catamarãs ligando o Rio a Duque de Caxias. A Assembléia Legislativa aprovou no dia 11 de outubro o projeto de lei 1960/2004 do deputado André do PV. Denominado "Linha Rio-Duque de Caxias", esta iniciativa trará benefícios para os moradores da Baixada Fluminense, reduzindo o tempo de viagem em até uma hora. De acordo com a Prefeitura de Duque de Caxias, dos 800 mil moradores do Município, 500 mil são eleitores e cerca de 13% deste total trabalha no Rio. Com a implantação do serviço de Barcas, os moradores de Caxias vão ganhar tempo e não gastarão diariamente os R$ 13,00 de passagens para ida e volta do Rio. Uma passagem de barca Rio Niterói custa atualmente cerca de R$ 6,50. "A ligação por barca é uma grande alternativa de transporte seguro, confortável e econômico. A criação dessa nova linha vai desafogar as vias de transporte terrestres entre os municípios, diminuindo, assim, o desconforto e o tempo de locomoção dos moradores e trabalhadores das localidades envolvidas", afirma André do PV acrescentando ainda que o roteiro a Praça XV, com uma parada na Ilha do Governador e o ponto final em Duque de Caxias, numa área próximo a um manguezal. Por isso a Comissão de Defesa do Meio Ambiente está fazendo um estudo de viabilidade técnica para a sugestão da escolha exata do local”.
Como se depreende do texto postado pelo parlamentar, filho da ex-vereadora Dalva Lazaroni, no próximo dia 11 de outubro a referida lei completará dois anos de vigência. Até hoje, nada de prático foi feito, quer pelo Secretário de Transportes, Julio Lopes, quer pelo autor da Lei para que ela “pegasse”. Será que o poder de sedução da Oportrans, da Supervia e da Fetranspor é tal que paralisa até as boas iniciativas políticas, quando elas são a favor do Povo?


Em 2007, uma lei aprovada pela Assembléia Legislativa autorizava a criação de uma nova linha de transporte, ligando a Praça XV de Novembro a Duque de Caxias e beneficiando mais de 65 mil pessoas. Até hoje as barcas não chegaram!

RÁPIDAS

• A senadora Marina Silva anunciou nesta quarta-feira (19) o seu desligamento do Partido dos Trabalhadores (PT). O anúncio foi feito na Comissão de Meio Ambiente do Senado e a ex-ministra do Meio Ambiente garantiu que isso não significa um rompimento com o partido, ao qual foi filiada por 30 anos.
• Ela diz que, a partir de agora, se sente livre para conduzir as conversas de filiação com o Partido Verde (PV). Neste momento, segundo a parlamentar,
ela faz uma “revisão programática” para adoção de um modelo sustentável como o do PV. O PV já anunciou em outro momento que gostaria de tê-la como candidata às eleições de 2010.
• Assim que foi divulgado o afastamento da ex-seringalista do PT, o também ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que ocupou o cargo como representante dos Verdes, declarou-se à disposição do partido para figurar na chapa de Marina Silva como
seu vice.
• Será na próxima quinta-feira (27), a partir das 17h:30 a VIII Edição do Prêmio Baixada 2009. promovida pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense. Desta vez, o encontro dos pesquisadores, artistas e animadores culturais da Baixada será em Seropédica, ex-distrito de Nova Iguaçu. Será o encerramento das festividades do “Dia da Baixada” de 2009, que começou em 30 de abril.
• A vereadora Margarete da Conceição Cardoso, também conhecida como Gaete, sofreu a sua primeira derrota no Tribunal de Justiça. A Quarta Câmara Criminal negou, por unanimidade, o recurso da defesa contra a sentença de Pronúncia, em que o Juiz da 4ª Vara Criminal mandou a Júri a vereadora. Como os desembargadores refutaram a insuficiência de provas alegada pela defesa, tudo indica que a apelação, baseada nos mesmos termos, também será rejeitada.
• Sorteada para apreciar o primeiro recurso do processo, a Quarta Câmara do Tribunal de Justiça cuidará do caso até sentença final. Por isso, a vereadora terá muita sorte se o TJ mantiver a sentença dada pelo Júri.
• A vereadora, que é enfermeira, foi condenada à pena de um ano e quatro meses pela prática de aborto em uma adolescente, com menos de 18 anos. Enquanto o MP pede pena maior, a defesa quer a absolvição por insuficiência de provas, mesmo a menor tendo reafirmado em depoimento na Justiça que pagou R$ 150 reais pelos “serviços”. Por ser primária, o juiz concedeu a suspensão da pena por dois anos.
• Uma indignada moradora da Rua João Gonçalves Pereira, em Xerém, está fazendo um dramático apelo às autoridades: SALVEM XERÉM!
• Ela revela que de nada valeram até agora os seguidos apelos feitos à Prefeitura nos últimos anos contra o surgimento e crescimento de um vazadouro de lixo próximo à sua casa.
• Ela reclama, também, da existência de uma criação de porcos que, além de sofrerem com o mau cheiro exalado dos chiqueiros, os vizinhos ainda têm de conviver com o lançamento de excrementos dos animais no rio que passa pelo local, agravando a poluição em Xerém, que ainda ajuda a abastecer de água potável diversos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro (as famosas e quase esquecidas “Linhas Pretas”) e parte de Duque de Caxias, principalmente Jardim Primavera, sede da Prefeitura.
• Há poucos dias, Xerém esteve no centro do Mapa ao realizar, em dois fins de semanas consecutivos, eventos religiosos que reuniram representantes da Igreja Metodista Wesleyana de todo o Mundo e de diversas denominações instaladas no país.
• Nessas duas oportunidades, centenas de pessoas, que atenderam ao convite dos organizadores dos eventos, tiveram que se hospedar em Petrópolis, pois Duque de Caxias não possui hotéis capazes de receber famílias de respeito,
• O Município dispõe, há mais de 10 anos, de um Departamento de Turismo, que deveria justamente participar de um esforço de atração de empresas interessadas em oferecer hospedagens aos nossos visitantes.
• Afinal, o município conta com um Pólo Gás-Químico que reúne empresas de todo o mundo e precisamos investir em instalações para receber os técnicos contratados no exterior, por prazos curtos de um ou dois anos. É esse pessoal que ajuda a transferir novas tecnologias, que darão às nossas empresas um ganho de escala capaz de posicioná-las no mercado externo.
• Até quando nossos hotéis serão apenas ponto de parada de casais fortuitos, formados na esquina mais próxima?
• O professor Flávio Ferreira Lopes, formado no Curso de História da Baixada pela FEUDUC, está transformando em quadrinhos um do lances mais escabrosos da História do Brasil, em que Magé foi bombardeada pela Marinha imperial. Motivo de um trabalho do pesquisador Eugênio Sciammarella, “Horrores de Magé” foi publicado na seção “Pedaços da Nossa História” postado no dia 12 de maio de 2008 e pode ser visto no endereço
(
http://pedacosdanossahistoria.blogspot.com/2008/05/pedaos-da-nossa-histria.html
• Diferente do que ocorreu em 2008 – quando teve 16.513 casos e foi o segundo município do estado em número de mortes (26 no total) –, este ano Duque de Caxias registrou até o final de julho apenas oito casos, sendo um deles fatal. Além disso, o índice de infestação de dengue na cidade caiu de 2,8% para 1,5%, aproximando-se do limite aceitável pelo Ministério da Saúde (1%).
• De acordo com o coordenador municipal de Vigilância Ambiental, Juscelino de Paula Dias, a queda no número de vítimas da dengue ocorreu principalmente devido à melhor qualificação e maior apoio da Secretaria de Saúde.
• Duque de Caxias é a primeira cidade do estado a implantar o uso do diflobenzaron, o novo inseticida recomendado pelo Ministério da Saúde na eliminação da larva do mosquito Aedes Aegypti. Em uma semana, a Secretaria de Saúde treinou todos os 723 agentes de combate a endemias do município, capacitando-os para lidar com o novo inseticida.
“O diflobenzuron é 100% biológico, dando maior margem de segurança, tanto ao agente que manuseia o inseticida quanto aos moradores do local onde ele é aplicado. Além disso, contra ele o Aedes aegypti não possui resistência”, declarou o coordenador.
• Outra novidade no combate a dengue, em Duque de Caxias, foi a ação de bloqueio de possíveis focos da doença. “Não esperamos nem a confirmação. Basta o caso ser suspeito de dengue. Os agentes vão ao local e colocam larvicida e usam o fumacê em uma área de até 300m em torno da casa do paciente. Esse tipo de ação, que não existia em Caxias, certamente foi um dos fatores responsáveis pela redução do índice de infestação na cidade”, ressaltou Juscelino.
• O município conta também com um telefone gratuito para os moradores pedirem a presença de agentes para tratar de possíveis focos de dengue, de ratos ou morcegos, além de servir também para denunciar maus-tratos a animais: 0800-282-7788. (Foto: Everton Barsan/PMDC).
• A circulação de trens no ramal de Saracuruna foi interrompido na tarde desta quarta-feira em virtude de um coque entre uma composição de passageiros e um veículo, que enguiçara na passagem de nível de Gramacho. Segundo a Supervia, o veículo se desgovernara e atingira a composição. Ninguém ficou ferido e os trens voltaram a circular tão logo o veiculo foi retirado do local

A PRIMEIRA FEIRA
CRISTÃ DE CAXIAS

Será realizada neste fim de semana (amanhã e sábado) na Praça da Apoteose, na Vila São Luiz, a 1ª Feira da Comunidade Cristã de Duque de Caxias, reunindo as diversas denominações num projeto comum: a arrecadar fundos para o trabalho de evangelização e assistência social desenvolvido por todas as Igrejas Cristãs do Município.
A realização da Feira, desenvolvida pelo “Projeto Amigo” e apoiada desde a p
rimeira hora pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mazinho, espera reunir 40 mil pessoas por noite contando, para isso, com os shows do Irmão Lázaro, o novo fenômeno gospel, que vem se destacando em apresentações para grandes públicos da música de teor evangélico, e o conjunto “Novo Som”.
As 100 barracas instaladas na Praça da Apoteose serão ocupadas, gratuitamente, pelas Igrejas que aderiram ao projeto, com renda revertendo para os projetos sociais e de evangelização dessas Igrejas.
Os organizadores da Feira prometem que, nesta sexta e sábado, a melhor música gospel do momento, ao lado de louvores a serem conduzidos por pastores e missionários representando as denominações participantes.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

LINA CONFIRMA ENCONTRO E
ACEITA ACAREAÇÃO COM DILMA


A ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, confirmou há pouco o suposto encontro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que teria ocorrido no fim do ano passado. A ministra pediu, segundo Lina, para agilizar investigações sobre o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMBD-AP). Ela acrescentou que as declarações feitas ao jornal Folha de S.Paulo não ocorreram por iniciativa sua, mas por ter sido procurada para que confirmasse os fatos.
“O jornal sabia dos fatos e desejava que eu confirmasse fatos. Confirmei ao jornal e volto a confirmar aqui, porque não haveria de faltar com a verdade”, disse ela. Lina Vieira acrescentou que não saiu do governo guardando qualquer “mágoa” e que não tem interesse de concorrer a nenhum cargo político.
Lina Vieira também colocou-se à disposição para uma “confrontação da verdade com a ministra”.
Segundo ela, o encontro com Dilma Rousseff foi muito rápido, menos de dez minutos. “Cheguei pela garagem”. Ela afirmou que foi identificada por um segurança na entrada da garagem e passou por um detector de metais.
Do suposto pedido da ministra, a ex-secretária disse que entendeu que fosse dada celeridade. Lina disse que em nenhum momento se sentiu pressionada. “Eu interpretei como um pedido para encerrar e concluir a investigação.” Lina Vieira disse, ainda, que “não precisa de agenda para lembrar da verdade”.
Acrescentou que não deu conhecimento ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o assunto e, tampouco, deu retorno a Dilma Rousseff uma vez que a investigação transcorria em segredo de Justiça. (ABr)

ACEITA UM REFRIGERANTE
À BASE DE BENZENO ?

Milhares de brasileiros que consomem refrigerantes podem, sem saber, estar ingerindo benzeno, uma substância comprovadamente cancerígena. Apesar de a associação de defesa dos consumidores Pro Teste ter feito o alerta no início de maio, até o momento nenhuma providência foi adotada nem pelos órgãos competentes, nem pelas empresas. Eles não negam a denúncia e alegam que cumprem os requisitos contidos na legislação brasileira. De acordo com o Ministério da Agricultura, “não há limite estabelecido oficialmente para o benzeno em refrigerantes”.
Segundo a coordenadora institucional da Pro Teste, a advogada Maria Inês Dolci, o objetivo inicial da entidade era apenas analisar a higiene e o valor nutricional das bebidas. Para surpresa dos pesquisadores, sete das 24 amostras de diferentes marcas submetidas a testes revelaram indícios de benzeno: Fanta Laranja; Fanta Laranja light; Sukita; Sukita Zero; Sprite Zero; Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.
Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo controle e fiscalização dos produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, não estabelece limites para a presença da substância em refrigerantes, os pesquisadores se basearam nos parâmetros legais sobre a existência do benzeno na água para definir um referencial “considerado aceitável” à saúde humana. Mesmo por esse critério - que o próprio Ministério da Agricultura considera “inadequado” -, a Fanta Laranja light e a Sukita Zero foram reprovadas. No caso da Sukita Zero, a concentração da substância excedia em quatro vezes o valor de referência.
Em resposta enviada à Pro Teste, a Coordenadoria-Geral de Vinhos e Bebidas do ministério disse estar levantando informações com os fabricantes sobre quais deles usam a combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, “que podem causar a formação do benzeno”.
O ministério garantiu que está adotando “as medidas necessárias para desenvolver uma metodologia capaz de detectar a presença do benzeno em bebidas”.
A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes (Abir) informou que seus associados não tiveram acesso à pesquisa, não podendo comentá-la. A entidade informou também que os produtos citados são registrados “e seus componentes e fórmulas obedecem a todos os requisitos da legislação brasileira de saúde”.

RÁPIDAS

• Foi amor à primeira vista. A bailarina e coreógrafa Deborah Colker, que encerrou nesta terça-feira uma série de ensaios no Teatro Municipal Raul Cortes, na Praça do Pacificador, ficou encantada com as instalações do mais novo teatro da Baixada e resolveu dar um presente a Duque de Caxias: nos dias 3 e 4 de outubro, ela fará duas apresentações do espetáculo 4 x 4 no teatro do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
• Nas próximas semanas, a Cia. de Deborah Colker estará se apresentando em S. Paulo. Depois dos dois espetáculos em Duque de Caixas, o grupo começará por Nova York uma nova turnê pelos Estados Unidos, de onde segue para a Europa.
• O prefeito Zito estará nesta quinta-feira (20) em Saracuruna para anunciar o começo da obras de reforma do campo localizado na Praça do Rosário. Na reforma será trocada a grama sintética que cobre o campo e uma nova grade irá envolvê-lo. O anúncio será feito na própria Praça do Rosário, às 19h.
• Prefeitos, deputados federais, estaduais e vereadores da Baixada Fluminense estarão reunidos, nesta quinta-feira 20), às 19h, na Rio Sampa, em Nova Iguaçu, quando farão uma homenagem ao deputado Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa.
• Já confirmaram presença os prefeitos de Duque de Caxias (Zito), Guapimirim (Junior do Posto), São João de Meriti (Sandro Matos), Nilópolis (Sérgio Simão), Belrford Roxo (Alcides Rolim(, Mesquita (Arthur Messias), Queimados (Max Lemos), Japeri (Timor), Paracambi (Tarciso Pessoa) e Seropédica (Darci dos Anjos).
• O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu entrar na Procuradoria-Geral da República com representação propondo que deputados e senadores acusados de mau uso de recursos públicos sejam responsabilizados penalmente por seus atos. A decisão foi tomada ontem (18), durante reunião do Pleno do Conselho Federal da OAB.
• Em manifesto divulgado no início da tarde, o conselho se diz perplexo com a sucessão de “escândalos” em que o Congresso Nacional se viu envolvido ao longo dos últimos meses, sendo o próprio presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o principal alvo das denúncias.
• “Os múltiplos atos de improbidade administrativa – nepotismo direto ou indireto, desvio e malversação de recursos públicos, tráfico de influência, gestão clandestina e outras ações de nítida inspiração delituosa – envolvem diversos parlamentares, de diversos partidos, e expõem ao desgaste extremo o Poder Legislativo, pilar do sistema representativo, pondo em risco a própria democracia”, sustenta o manifesto de repúdio à situação.
• A representação é mais incisiva quanto à necessidade de responsabilizar penalmente os envolvidos com o uso irregular de passagens aéreas. O conselho defende punições tanto para os parlamentares que usaram parte de suas cotas para alugar jatos particulares quanto para os que negociaram indevidamente com agências de turismo ou que, de outra forma, tiraram proveito pessoal do benefício valendo-se de brechas regimentais. De acordo com o conselho, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal “incidem com a mesma intensidade” nesse tipo de “ilícito”.
• Em manifesto, a OAB afirma, no entanto, que o mais grave de todos os delitos até agora revelados é a existência de atos administrativos secretos. “Não é suficiente anulá-los, como somente agora se está fazendo, e ainda assim parcialmente.”
• A OAB defende que se descubra a origem de tais atos e se responsabilizem, “nos termos do que estabelece o Direito Administrativo – particularmente quanto aos deveres do agente público superior em relação à conduta dos funcionários subordinados – quantos presidentes e membros de mesas diretoras do Senado em cuja gestão aqueles atos foram praticados”.
• Para a instituição, é preciso ainda apurar com rigor denúncias relacionadas ao excesso de diretorias no Senado. “Muitas foram criadas por atos secretos com o claro propósito de acolher apadrinhados políticos, em afronta aos mais elementares princípios éticos da administração pública.”
• Segunda-feira, Jair Paulo passava pela rua Gastão Reis, a principal do bairro Paulicéia, a menos de um quilômetro do quartel do 15º BPM, quando foi cercado por vários elementos fortemente armados, que queriam levar seu automóvel. Jair tentou se fugir da ação dos assaltantes, sendo atingido por vários disparos nas costas, perna e cabeça. Os assaltantes fugiram sem nada levar e a vítima foi socorrida por um vizinho e levada para o Hospital Moacyr do Carmo, onde foi medicada e internada.
• No mesmo dia, na esquina das ruas Barão de Tefé e Barão do Triunfo, atraz da Unigranrio e a poucos metros de uma cabine da PM, no bairro 25 de agosto, dois ladrões levaram o carro de uma mulher quando ela reduziu a velocidade naquela esquina. A rua Barão de Tefé é onde fica o Hospital Mario Lioni e conhecida como a “Barão dos Ladrões”, que agem livremente a qualquer hora do dia.
• Em relação ao arrastão da tarde de domingo, a Polícia Civil suspeita que a ação foi comandada por bandidos homiziados na Favela Mangueirinha, no Centenário. Eles são oriundos do Complexo do Alemão e tomaram o local dos antigos traficantes. Foi dali que partiram os tiros que feriram um motoqueiro no viaduto do Centenário e um funcionário de um supermercado, vizinho ao quartel da PM.

JOBIM DEFENDE PODER DE
POLÍCIA PARA MILITARES


Até sexta-feira (21), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, pretende apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva propostas para alterar o modo de atuação e organização das Forças Armadas e do próprio ministério. Jobim quer que seja outorgado à Aeronáutica e à Marinha poder de polícia complementar, para que ambas possam efetuar prisões e revistas, quando a Polícia Federal não estiver perto do local da ocorrência. Segundo Jobim, recentemente, um pequeno avião estrangeiro invadiu o espaço aéreo nacional e pousou em uma pista depois que um caça Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) fez disparos de advertência. A prisão dos responsáveis pela aeronave, entretanto, só ocorreu quando a Polícia Federal chegou ao local. Enquanto isso, o Tucano ficou sobrevoando a área para que o avião invasor não decolasse.
De acordo com o ministro, a Lei do Abate, que estabelece procedimentos em caso de invasão do espaço aéreo, fez com que o tráfico de drogas passasse a ser feito pelos rios que cortam as áreas de fronteira entre o Brasil e os países vizinhos. Para ele, a mudança na rota do narcotráfico exige que a Marinha também tenha poder de polícia para efetuar prisões em embarcações. Além do poder de polícia para a Marinha e a Aeronáutica, Jobim vai propor alterações na organização do Ministério da Defesa, na estrutura militar de defesa, hoje chamada de “estrutura militar de guerra”, e na organização, articulação, emprego e preparo das forças em caso de guerra ou conflito.
Jobim disse que, com a mudança, Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão de forma conjunta. “A doutrina muda. Vamos sair do modelo de ação combinada para o modelo de ações conjuntas. Isso tudo acarreta uma mudança substancial embaixo, porque hoje as ações, em geral, são singulares.”. Para ele, a mudança poderá criar uma força conjunta responsável pela operação. (ABr)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

SARNEY VOLTA A ACUSAR A
IMPRENSA DE PERSEGUIÇÃO

O senador José Sarney (PMDB-AP), voltou a ocupar a tribuna para se defender da denúncia de que teria ligações irregulares com empreiteiras do setor elétrico e inclusive se hospedaria, em São Paulo, em um imóvel pertencente à construtora Holdenn Construções, Assessoria e Consultora Ltda. Sarney afirmou que o imóvel foi comprado há 30 anos e que a denúncia faz parte de uma campanha do jornal O Estado de S. Paulo contra ele.
Matéria publicada ontem (17) pelo jornal afirma que senadores querem investigar a “conexão da família de Sarney com a construtora Holdenn, cujo principal nicho de negócios é o setor elétrico, área em que o senador exerce influência”. A reportagem mostra que dois dos três apartamentos ocupados pela família na Alameda Franca, na região dos Jardins, em São Paulo, estão em nome da empresa, antes batizada de Aracati Construções, Assessoria e Consultoria Ltda.
“Há mais de 30 anos uso esse imóvel”, defendeu-se Sarney. O presidente do Senado disse que comprou o imóvel, ainda em construção, para que seus filhos pudessem ficar na época em que eles fazia faculdade em São Paulo. “Não tenho nada. Meus filhos se defenderão por eles mesmos”, acrescentou o peemedebista. Ele informou ainda que um dos seus filhos comprou outro apartamento no mesmo prédio, com a finalidade de hospedar os netos que estudam no estado.
“O Estado de S. Paulo se transformou de um jornal para um tablóide londrino, que busca escândalos para vender. A minha impressão é de quando vejo o jornal é de um velho de fraque e de brincos. É de uma irresponsabilidade de tamanha grandeza que não possa acreditar que um jornal posso dizer isso”, afirmou Sarney.
Em seu discurso, o presidente do Senado afirmou que O Estado de S. Paulo age contra ele de forma nazista. “Uma campanha contra mim, uma prática nazista de denegrir a honra e a dignidade foram levados os judeus às câmaras de gás.”

ALERJ VAI DEBATER O ABUSO
NOS AUTOS DE RESISTÊNCIA

Pouco mais de um mês após a realização da primeira audiência sobre autos de resistência, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Freixo (PSol), convocou um novo debate sobre o assunto. A reunião será nesta terça-feira (18), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes.
Autoridades já estão convidadas a prestar esclarecimentos sobre as razões que sustentam uma média de três homicídios por dia no estado em circunstâncias, descritas pela polícia, como mortes em confronto”, frisou o parlamentar. Na primeira audiência, a comissão ouviu as justificativas dos representantes da Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.
Desta vez, o deputado pretende também ouvir o Ministério Público Estadual. “Pediremos aos promotores que expliquem os motivos da dificuldade dos autos de resistência se tornarem objetos de processos judiciais, sem passar da fase de inquérito. Há a suspeita de que os autos de resistência possam servir para maquiar execuções sumárias praticadas por policiais em ações nas favelas do Rio de Janeiro”, alertou Freixo.

RÁPIDAS
• Enquanto bandidos faziam arrastões nas rodovias Presidente Dutra e Washington Luiz e matam policiais, o governador Sérgio Cabral aproveitava o fim de semana para passear em Berlim, onde foi realizado o Campeonato Mundial de Atletismo, a pretexto de defender a candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016. Ele só retornou ao Rio para participar de um congresso de hotéis (sua especialidade) e acompanhar Lula na visita a Nova Iguaçu, terra do seu adversário Lindberg Farias.
• A situação política da Baixada vai esquentar nesta terça-feira (18), quando o presidente Lula deverá visitar Nova Iguaçu para ver o andamento de algumas obras do PAC. Diante da resistência do prefeito Lindberg Farias de renunciar a uma possível candidatura a governador, aliados do governador estão espalhando boatos de que grupos contratados pelo prefeito iguaçuano irão vaiar Lula e Cabral.
• O ex-Cara Pintada já disse que não aceita a barganha proposta pelo governador – disputar uma das duas vagas de senador – para tira-lo do páreo sucessório no Estado. Para impedir que o PT o expulse como fez com outros dissidentes, Lindberg Farias insiste na tese de que a ministra chefe da Casa Civil deve e pode ter três palanques no Estado do Rio.
• A tese do prefeito iguaçuano considera a hipótese de Garotinho e Sérgio Cabral, além do próprio Lindberg, oferecerem seus palanques à Ministra, que poderia chegar a quatro se o deputado Fernando Gabeira aceitar ser candidato a governador sem que o PV saia da base governista.
• O problema é que o Partido Verde, tal e qual os demais partidos, tem correntes contra e pró Dilma Rousseff. O grupo que resiste aos encantos de Lula aposta agora na candidatura da senadora Marina Silva, que poderá trocar o PT pelo PV ainda esta semana.
• Se isso ocorrer, o palanque de Fernando Gabeira será dividido entre Marina e José Serra, o que poderá dar um nó na cabeça dos eleitores fluminenses.
• Os deputados Comte Bittencourt, do PPS, e João Pedro, do DEM, resolveram lutar contra a correnteza. Em plena pandemia da gripe Influenza A eles querem revogar a exigência da Carteira de Vacinação para a matricula das crianças em creches, escolas maternais, jardins de infância e no pré-escolar da rede pública ou particular. O polêmico projeto vai a discussão nesta terça-feira (05)
• Para os parlamentares, a regra fere a Constituição Federal. “Apesar da iniciativa louvável em seu mérito pela preocupação com a saúde das crianças, a Constituição Federal define a educação como dever do Estado, mediante a garantia de: ‘ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria’, sem impor nenhuma condição para o acesso ao mesmo”, diz a justificativa assinada pelos parlamentares.
• A dupla se alinha com aquela corrente de educadores que condenam a apreensão de crianças e jovens, que se encontram em condições de risco ou usuários de drogas. Para essa corrente, crianças e adolescentes tem o direito de se negar a viver em abrigos ou serem internados em clínicas especializadas para tratamento da dependência química. Talvez a penitenciária num futuro próximo seja um destino mais saudável para essas crianças e jovens na visão desses educadores. Ou por baixo de sete palmos de terra!

• A Câmara de Duque de Caxias realiza nesta terça-feira (18), a partir das 18h, sessão especial em homenagem ao “Dia do Maçon”, para registrar o papel fundamental da Maçonaria na construção do Brasil como nação livre desde a época do Império.
• As ladeiras das ruas Tarce Freitas Lima, antiga Piauí, Mariz e Barros, Minas Gerais e Cardoso Bessa, na divisa dos bairros 25 de Agosto e Paulicéia, foram
palco neste domingo da 5ª Etapa do “Speed Dowhil 2009, reunindo 17 atletas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento teve a parceria da Prefeitura e foi um show de acrobacia e perícia.
• Para a realização da competição, a Prefeitura de Duque de Caxias fechou o trânsito e colocou quatro mil garrafas pets transformadas em 100 blocos para proteção dos atletas. O que se viu foi um espetáculo de velocidade, ultrapassagens e quedas sensacionais. O campeão do evento, na categoria amador, foi Diego Ribeiro. Ele venceu todas as baterias. O campeão na categoria iniciante foi Allan.
• No final do evento, uma grande confraternização reunindo os atletas e organizadores, na Praça João Lazaroni, marcou o fim da competição, com a entrega dos troféus, prêmios e participação da banda “Don´t this rider”
(Foto: George Fant/PMDC).
• A 2ª Subseção da OAB/Caxias promoveu na última quarta-feira (12) em sua sede uma palestra da Delegada Márcia Noeli,
titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias. O tema foi a violência doméstica, que a Lei Maria da Penha pretendia combater. Ocorre que muitas mulheres vêem no marido ou companheiro a figura do pai provedor, que garante o teto, a segurança e a comida da família, resistindo até o último instante a denunciar a violência contra si ou contra os próprios filhos.
• O tema levou ao auditório dezenas de advogadas militantes no município, além do presidente da Subseção, Geraldo Menezes, e a vice-presidente, a advogada Marta Dantas e a vereadora Fátima Pereira, as duas ferrenhas defensoras dos direitos da mulher.

GOVERNO APOIA AS FRAUDES
EM AUTOS DE RESISTÊNCIA
Violando a Constituição Federal que jurou, perante a Assembleia Legislativa, cumprir e fazer cumprir, o governador Sérgio Cabral acaba de baixa um ato secreto, alterando as normas do Código Penal quanto à gradação das penas por delitos praticados por Policiais Militares. Segundo denúncia em seu blog o ex-governador Anthony Garotinho, o novo comandante da PM, Coronel Mario Sérgio, que, como major, estava cedido ao prefeito César Maia, mudou as tipificação dos crimes praticados por PMs no exercício da função.
Pelo novo regulamento, é considerada falta leve, passível apenas de advertência, faltar com a verdade, omitir nas ocorrências dados indispensáveis ao esclarecimento do fato. Em outras palavras: adulterar um Boletim de Ocorrência, omitindo fatos essenciais, vale apenas um leve puxão de orelhas.
A falta média, passível de repreensão, será caracterizada sempre que o PM “disparar arma por negligência ou imprudência; soltar preso ou detido sem autorização; usar de violência desnecessária para efetuar uma prisão”. Assim, o PM que deixar o “preso evadir-se”, ou matar um inocente numa viela de favela, terá como pena uma simples repreensão.
No entanto, o novo regulamento considera falta grave, passível até de expulsão, “ofender ou desafiar seus superiores e desconsiderar ou desrespeitar uma autoridade civil”. Esse artigo serve como uma luva para todo o policial que chamar o governador de mentiroso, ou postar fotos de Sérgio Cabral com nariz de Pinóquio, como fez o blog “Militar Legal”. Como se vê, Hitler perde em desfaçatez!

domingo, 16 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE - especial

QUADRILHA PROMOVE ARRASTÃO
NA RODOVIA WASHINGTON LUIZ


Um grupo de motociclistas que retornava de um evento em Teresópolis foi surpreendido na tarde deste domingo por uma quadrilha, que promovia um arrastão na Rodovia Washington Luiz, nas proximidades da Linha Vermelha, de um quartel da Marinha e de uma das mais movimentadas entradas de Duque de Caxias, no Parque Duque. Na sexta-feira, um outro arrastão fora promovido na Rodovia Presidente Dutra, no trecho que corta São João de Meriti. Segundo as primeiras informações, um policial estava entre os motoristas e motociclistas cercados pelos bandidos. Ele teria sido reconhecido e friamente assassinado pelo bando. Algumas vítimas do arrastão desse domingo registraram queixa na 59ª DP/Caxias
A ação dos bandidos deste domingo repetiu o que fora feito há 15 dias, quando um bando assaltou o motorista de uma carreta e invadiu o depósito de um supermercado, na mesma rodovia, de onde levaram dois caminhões lotados de eletrodomésticos. Na Rodovia Washington Luiz, cujo policiamento é feito tanto pela Polícia Rodoviária Federal, quanto pela PM, a ação criminosa ocorreu a poucos metros da Secretaria de Segurança Municipal, que fica na Rua Silva Fernandes, na entrada do município, e de vários quartéis pertencentes ao Corpo de Fuzileiros Navais. Há poucos dias, um motoqueiro foi atingido na cabeça por um tiro de fuzil quando passava pelo Viaduto do Centenário, ao lado do quartel do 15º Batalhão da PM. Segundo a Polícia (foto), o tiro teria partido da favela da Mangueirinha, no final da Av. Dr. Manoel Reis, onde fica o viaduto. O motoqueiro escapou com vida porque estava de capacete, o que reduziu a velocidade e o impacto da bala. No incidente, o funcionário de um supermercado ao lado do quartel também foi atingido por um tiro na perna, mas sem gravidade.

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA CONDENA MONTADORA
POR EXPLOSÃO DE AUTOMÓVEL


Por dois votos a um, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) condenou a General Motors (GM) e a ACE Seguradoras S/A a pagarem R$ 2,5 milhões por danos morais a 12 pessoas, parentes das quatro vítimas da explosão do automóvel Vectra, na BR-070, próximo a Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), em 17 agosto de 1999. O advogado de defesa das vítimas, André Paiva, disse que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal solicitando o valor de indenização de R$ 6 milhões, o qual a GM já havia sido sentenciada pela juíza Amini Haddad Campos, da 9ª Vara Cível de Cuiabá, há oito anos. Também vai protocolar uma ação no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Na instituição, já existe um Procedimento Administrativo apurando a recusa da montadora de realizar o recall, pois o advogado encontrou vários casos semelhantes em outras partes do país.
O Vectra modelo GLS, ano 1998/1999, explodiu provocando a morte de quatro pessoas. As vítimas viajavam de Cuiabá para Barra do Garças (MT), quando na altura do km 20 de General Carneiro, por volta das 15h, o veículo explodiu e rapidamente foi consumido pelas chamas. O acidente foi presenciado por uma das filhas das vítimas, que seguia atrás, em outro veículo. Na época do acidente, o veículo tinha apenas sete meses de uso. Para o advogado dos familiares das vítimas, Andre de Paiva Pinto, apesar de ter sido mantida a condenação da GM, com o reconhecimento do defeito do veículo, a redução do valor da condenação representa o desrespeito da grande indústria ao consumidor brasileiro.
“É muito mais barato para a empresa assumir os riscos do processo do que efetuar o recall, assumindo o erro e protegendo o consumidor do produto perigoso e defeituoso. Já temos catalogados 50 casos de veículos modelo Vectra que se incendiaram ou explodiram no Brasil. Pelo menos 80% deles, nos últimos quatro anos, inclusive com modelos novos 2008/2009″, conta o advogado de defesa dos familiares das vítimas.
Andre Paiva Pinto comenta que tem catalogado um veículo modelo Vectra GTX com dez dias de registro que se incendiou e que houve no dia 8 de maio deste ano um incêndio com um veículo Vectra ano 1996/1997, no Espírito Santo, que deixou sequelas em cinco rapazes, sendo que um ainda permanece na UTI.
Fote: Estradas.com.br

LINDBERG NÃO ABRE MÃO DA
CANDIDATURA A GOVERNADOR
O prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias (PT), disse sábado (15) que não abre mão de se candidatar ao governo fluminense e que a única motivação que o levaria a repensar a decisão seria se ela prejudicar a futura candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Lindberg tem um encontro marcado com o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral nesta terça-feira (18), durante inauguração de obras do PAC em Nova Iguaçu. As declarações foram dadas à Agência Brasil, do Governo Federal, durante a inspeção do prefeito às obras do PAC no bairro de Cabuçu, onde será realizada a visita de Lula. Lindberg negou que esteja sendo “enquadrado” por Lula e Cabral, que deverá concorrer à reeleição ao governo do estado.
“Não tem isso, não. Eu conheço o presidente Lula desde que eu era garoto. Viajei o Brasil ao lado dele, durante as passeatas do impeachment [do então presidente Fernando Collor]. Ele deve estar, intimamente, muito satisfeito com o crescimento nosso na política do estado. O governador é que está insistindo. Toda vez que encontra o Lula, [Cabral] pede para ele falar comigo. O governador do estado tem que se garantir. O Lula já ajudou ele muito aqui. Pedir para o Lula que o PT não tenha candidato, é prejudicar muito a bancada de deputados do partido. Pedir para cortar as asas do PT, é pedir demais ao presidente”, afirmou.
O prefeito de Nova Iguaçu negou que tenha intenção de sair candidato ao Senado e disse que seu desejo é mesmo concorrer ao governo do estado. “Minha vontade é muito grande de ser candidato. Tento me espelhar no que é o Lula nacionalmente, no que foi o [ex-governador Leonel] Brizola. Quero unificar a Baixada Fluminense, que tem quatro milhões de habitantes, e aí nós vamos ter uma candidatura muito forte. Acabou essa história de intervenção no PT”, disse.

RÁPIDAS

• O Instituto Vital Brazil, laboratório público estadual do Rio de Janeiro, já começou a produzir uma versão infantil do osetalmivir (Tamiflu), remédio usado para tratar a influenza A (H1N1) - a gripe suína. A nova versão do medicamento é líquida, diferente da versão original, em cápsula.
• O Instituto Vital Brazil informou que os 400 primeiros frascos serão entregues amanhã (17) para a Secretaria Estadual de Saúde, que ficará responsável pela distribuição do medicamento. O Vital Brazil poderá produzir até 14 mil frascos do remédio, e cada paciente é tratado com um frasco.
• Para produzir o osetalmivir líquido, o Instituto Vital Brazil está usando uma carga de pó de fosfato de osetalmivir, enviada pelo Ministério da Saúde, na semana passada. Segundo o laboratório, a nova versão do remédio foi criada por causa das dificuldades das crianças em ingerir as cápsulas do Tamiflu.
• A senadora Marina Silva (PT-AC) considera que não há como separar a crise econômica da ambiental. A avaliação foi feita no sábado (15) em debate sobre clima e meio ambiente, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Os trabalhadores rurais estão acampados em Brasília desde a última segunda-feira (10).
• “A crise econômica é grave e precisa ser enfrentada e resolvida e a crise ambiental também. Uma não é em oposição a outra. As coisas têm que ser integradas. Não que há se por em oposição desenvolvimento e preservação. É parte da mesma equação”, disse.
• Segundo a senadora, o Brasil tem condições para iniciar um processo de desenvolvimento sustentável e que é uma mudança de “envergadura civilizatória”. “Estamos diante de uma esquina ética. O nosso compromisso com as gerações futuras nos levará a duas decisões: ou não nos importamos com a possibilidade de inviabilizar a vida na Terra, ou nos importamos e começamos a fazer as mudanças que nós queremos ver no futuro”.
• Na primeira pesquisa de intenção de voto após a revelação do convite do PV para que a ex-ministra Marina Silva dispute a Presidência da República, ela aparece com 3%, enquanto José Serra lidera com 36%, seguido pela ministra Dilma Rousseff, com 16%.
• A pesquisa foi divulgada no sábado, pelo Jornal da Band, revelando que há espaço para o crescimento da candidatura da ex-seringalista, que se sente sem espaço no PT desde que deixou o Ministério do Meio Ambiente em atrito com colegas de outros ministérios, principalmente da Agricultura, Reinhold Stefanes, que se transformou no portavoz dos ruralistas dentro e fora do Governo Lula.
• O presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, deputado Glauco Lopes (PSDB), participará nesta segunda-feira (17), de uma reunião para discutir a política energética nacional relativa ao gás natural. O encontro acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado no Centro do Rio.
• De acordo com Lopes, políticas estaduais para a garantia do fornecimento de energia e incentivos a pesquisas sobre geração e distribuição de energias alternativas e sustentáveis estarão entre os temas debatidos.
• “Esta parceria com a Firjan fará com que possamos entender o gás natural e sua utilização dentro das necessidades do estado do Rio. O gás é uma riqueza que pode ser utilizada no abastecimento de veículos, indústrias e residências. É nosso dever fazer com que estes benefícios cheguem à população fluminense”, declarou o parlamentar.
• Pouco mais de um mês após a primeira audiência sobre autos de resistência, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Freixo (PSol), convocou um novo debate sobre o assunto. A reunião será nesta terça-feira (18), às 10h. “Autoridades já estão convidadas a prestar esclarecimentos sobre as razões que sustentam uma média de três homicídios por dia no estado em circunstâncias, descritas pela polícia, como mortes em confronto”, frisou o parlamentar. Na primeira audiência, a comissão ouviu as justificativas dos representantes da Segurança Pública e das polícias Civil e Militar.
• Desta vez, o deputado pretende também ouvir o Ministério Público Estadual. “Pediremos aos promotores que expliquem os motivos da dificuldade dos autos de resistência se tornarem objetos de processos judiciais, sem passar da fase de inquérito. Há a suspeita de que os autos de resistência possam servir para maquiar execuções sumárias praticadas por policiais em ações nas favelas do Rio de Janeiro”, alertou Freixo.
• O Ministério Público da Infância promoveu na última quinta-feira uma reunião para discutir medidas de proteção a crianças e adolescentes dependentes de álcool e drogas. Do encontro participaram representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Segurança Municipal e Assistência Social. A reunião foi conduzida pela primeira promotora da Infância e da Juventude de Duque de Caxias, Andréa Amin, que falou da importância de buscar formas de tratamento dos dependentes e evitar o aumento do número de consumidores.
• Ficou decidida a construção de dois Centros de Atenção Psicológica para usuários de Álcool e outras Drogas (Capsi-AD), que possibilitará o tratamento de pessoas de todas as idades. “Este novo centro será importante porque vai dar mais agilidade aos trabalhos desenvolvidos no Centro de Atenção Total ao Adolescente (Ceata)”, destacou Elisabete Lousão, diretora do primeiro centro de atendimento aos dependentes químicos da Baixada, criados no Governo José Carlos Lacerda, pelo então Secretário de Ação Social, jornalista Ruyter Poubel, com apoio da CEBIA, hoje extinta.

GOVERNADOR MANDA COMANDO
EXPULSAR TENENTE BLOGUEIRO


No Boletim Reservado da PMERJ, de 04 de agosto de 2009, O Coronel Mário Sérgio, comandante-Geral da PMERJ determinou a expulsão da Corporação do Presidente da Amae -Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas, o Tenente Melquisedec Nascimento, pelo fato de ter chamado o Governador do estado do RJ, Sérgio Cabral Filho, de PINÓQUIO. O motivo da determinação do comando foi uma nota publicada pelo tenente no blog Militar Legal, com uma charge em que o governador ganhou um nariz de Pinóquio. Segundo Melquisedec, desde que assumiu o Governo do Estado, Sérgio Cabral deixou de cumprir as promessas de campanha, inclusive a implantação de uma nova política salarial para os servidores, principalmente os policiais civis, militares e bombeiros. Como nada disse se concretizou, o Tenente tomou a lendária figura do Pinóquio para representar o governador que não honra as próprias promessas. O Tenente Melquisedec só possui em sua ficha disciplinar uma punição de 15 dias de prisão, pelo fato de ter ido à Câmara dos Deputados em 2005 pedir a abertura de uma CPI para se apurar a razão do elevado número de policias mortos no RJ superar o total de mortos na Colômbia, que enfrenta o tráfico de drogas.