sexta-feira, 1 de outubro de 2010

BAIXADA ESPECIAL - ELEIÇÕES 2010

SUPREMO MANDA TÍTULO
DE ELEITOR PARA O MUSEU
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (30) que o cidadão que estiver portando apenas o título de eleitor não poderá votar. Foi como ele explicou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a exigência de dois documentos - título de eleitor e documento com foto – para o eleitor votar no próximo domingo (3).
O STF decidiu que os dois documentos são obrigatórios, mas que o eleitor pode votar com qualquer documento oficial de identidade, que tenha sua foto, se não estiver portando o título. Ao ser perguntado se na prática isso não derruba a utilidade do título, Lewandowski afirmou que o documento “não perde sua utilidade, mas que a médio prazo, com o advento da urna biométrica, ele será obsoleto”. Neste ano, mais de 1 milhão de pessoas votarão pelo sistema de identificação de digital.
Sobre a possibilidade dessa decisão causar confusão no eleitor, Lewandowski afirmou que o STF apenas desobrigou a apresentação de um dos documentos. “A grande maioria dos eleitores já estava informada que precisaria levar os dois documentos, o que não é afetado com a decisão de hoje”, disse. O presidente ainda afirmou que o TSE já está colocando no rádio e na TV uma campanha para explicar a decisão.

INDECISOS EM CAXIAS
CHEGAM PERTO DOS 50%
Pesquisa exclusiva com as intenções de votos dos eleitores de Duque de Caxias o jornal CAPITAL, Mercado & Negócios, o mais novo semanário da Baixada em sua edição especial sobre as eleições que foi paras bancas nesta sexta-feira (01), encomendou pesquisa ao Instituto Gerp, para identificar a intenção de voto para Deputado Federal, Estadual, além de Presidente da República, Governador e Senador. Foram ouvidos 508 homens e mulheres maiores de 16 anos que residem no município. As entrevistas foram realizadas pessoalmente, entre os dias 24 e 28 de setembro. A pesquisa foi registrada no TRE/RJ sob o número 83.173/2010. A pesquisa tem um nível de confiança de 95,55% e a margem de erro para projeções dos dados é estimada em 4,44 pontos percentuais, nos casos limites em que as variáveis assumam o percentual de 50%, segundo o Instituto.
Na eleição presidencial, Dilma seria eleita no 1º turno, com 69% dos votos válidos; Para governador, Sérgio Cabral também seria eleito no domingo, com 77% dos votos válidos; Para o senado, Crivella e Lindberg Farias seriam eleitos para as duas vagas com 55% dos votos válidos; Para deputado federal, os mais votados seriam Washington Reis (28%) e Andréia Zito (17%), seguidos de Alexandre Cardoso (14%), o ex-governador Antony Garotinho (8%), e Romário em 5º, com 4%; Para a Assembléia Legislativa, na indicação espontânea do eleitor, estariam empatados com 13% Rosenverg Reis e Claise Maria Zito,. Dica em quarto, com 9%, Laury Villar em quinto (6%), Geraldo Moreira em sétimo, Gilberto Silva em oitavo, Samuquinha em nono e Feital em décimo, os quatro com 3% cada.

A CAMINHO DA JAQUEIRA?
Nos anos 60, quando o Fórum de Duque de Caxias era na Praça Roberto Silveira, onde era centralizada a contagem de votos, era comum os candidatos ficarem à sombra de uma enorme jaqueira, em frente à 59ª DP/Caxias e onde foi erguido o Ed. Pariz, aguardando os resultados de cada seção. Por isso, quando aparecia um eleitor pedindo informações sobre a real situação da apuração naquele momento, ele era informado que o seu candidato estava “na jaqueira”. Daí por diante, a “Jaqueira” passou a significar o local em que morriam todas as esperanças dos candidatos.
Por isso, um internauta achou curioso que, nesta campanha, alguns candidatos pendurassem seus cartazes à sombra de uma jaqueira. O fato tanto pode representar um pequeno e perigoso descuido, como também significar que o candidato já entregou os pontos, isto é, já foi para a jaqueira.

BAIRRO LOTE XV TEM
ESGOTO A CÉU ABERTO
No encerramento da campanha eleitoral, Fernando Gabeira deu uma chegada ao bairro de Lote XV, na divisa de Belford Roxo com Duque de Caxias. E o panorama do local é o mesmo que se encontra no Gramacho, na Vila Nova ou em Imbariê, todos em Duque de Caxias: esgotos a céu aberto, muito embora a Cedae tenha a concessão dos serviços de água e esgotos do município desde os anos 50. Além de não concluir a rede coletora que levaria os esgotos para a estação de tratamento de Vigário Geral, concluída no Governo Marcello Alencar, a Cedae ainda deixou como herança maldita uma lagoa de dejetos ao lado da Linha Vermelha, bem na entrada de Duque de Caxias.
Neste domingo, na hora de votar, o eleitor deve refletir sobre as promessas feitas candidato Sérgio Cabral em 2006, ao lado dos ex governadores Anthony e Rosinha Garotinho, que hoje ele renega. Quem passa pelo Lote XV também sofre com as obras de duplicação da Av. Presidente Kennedy, entre o Viaduto do Centenário e Campos Elíseos, um antigo trecho da Rio-Petrópolis, obra iniciada em 2004 por Rosinha Garotinho para ajudar na eleição de Washington Reis como prefeito do município.

RÁPIDAS

• As eleições do próximo domingo terão uma novidade. Devido ao fato do eleitor ter de votar seis vezes, começando por deputado estadual para concluir votando
para Presidente, o Superior Tribunal Eleitoral decidiu fornecer uma “cola”, em que o cidadão pode treinar em casa como irá fazer quando estiver na frente da urna eletrônica.
• A “cola” tem os seis passos, com a reprodução da tela em cada um dos seis votos. Em cada quadrinhos, o eleitor colocará um algarismo, sendo os dois primeiros de identificação do partido.
Para deputado estadual, serão cinco algarismos, pois cada centena final representará um candidato. No caso do federal, serão quatro, com os dois primeiros correspondendo ao partido, e, os outros dois ao candidato escolhido. • Assim que aparecer o nome e a foto do escolhido, o eleitor ainda terá a chance de mudar de idéia, apertando a tecla laranja, que significa, CORRIGIR. A cada voto, o eleitor apertará a tecla “VERDE”, para que o sistema libere a tela para o próximo voto, até chegar a vez do candidato a Presidente.
• A campanha nacional pelo voto responsável, coordenada pela Instituto Àgora em parceria com mais sete entidades, manterá suas ações após o período eleitoral, na fiscalização dos eleitos – presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O diretor do instituto, Gilberto Palma, explicou à Agência Brasil que o objetivo é cobrar desses políticos o cumprimento das promessas de campanha e acompanhar a atuação de cada um, no Legislativo (nacional e estaduais), na Presidência da República e nos governos estaduais.
• Entre os parceiros do Àgora, nesta campanha, estão a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Instituto Vladimir Herzog e a Associação Nacional do Ministério Público Criminal. Hoje será promovido em Sorocaba (SP) um encontro com 100 jovens de 16 anos, que moram em comunidades carentes, para explicar a importância do primeiro voto e a análise mais profunda da vida dos candidatos que pretendem eleger.
• “Na verdade, começaremos nosso trabalho após 1º de janeiro, quando governadores e o novo presidente tomarem posse”, disse Gilberto Palma.
Senadores eleitos terão oito anos de mandato para cumprirem a concretização das políticas públicas prometidas em campanha. Os deputados, por sua vez, terão um mandato de quatro anos. Ambos tomam posse em 1º de fevereiro.
• As parcerias, de acordo com o diretor da Àgora, foram estabelecidas com a finalidade de dar abrangência nacional à fiscalização dos eleitos, uma vez que a entidade “não tem pernas” para cumprir esta meta. Atualmente o instituto atua no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os dados colhidos, por sua vez, são repassados a organizações não governamentais (ONG) que atuam em diferentes regiões do país para que possam se mobilizar e cobrar de seus candidatos as promessas feitas no período eleitoral.
• Gilberto Palma frisou que o instituto não repassa informações para partidos políticos, igrejas ou entidades com fins lucrativos. “Para ter acesso aos nossos dados é fundamental que as instituições não tenham qualquer caráter político, religioso ou de fins lucrativos e as ONGs atendidas terão que ser certificadas”, acrescentou o diretor do Àgora.
Desde o início da semana, a campanha é veiculada em inserções no rádio e na televisão e, também, em propaganda em jornais e revistas.
• O Tribunal Superior Eleitoral negou cinco pedidos da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, para responder afirmações feitas pelo candidato do PSDB, José Serra, em sua propaganda política.
• Três deles pediam direito de resposta contra a propaganda em que Serra afirmou que Dilma não “daria conta” de escolher seus ministros, caso seja eleita. O quarto direito de resposta contestava alegação de Serra de que a candidata petista foi a que mais aumentou a conta de luz dos brasileiros nos últimos oito anos.
• Ao negar os recursos, os ministros entenderam que os argumentos de Serra são apenas uma crítica política e que não há requisitos para conceder o direito de resposta.
• No quinto recurso negado, Dilma pedia direito de resposta por conta da propaganda de José Serra que mostrou matéria da revista Veja falando sobre suposto tráfico de influência na Casa Civil. Segundo o ministro-relator, Henrique Neves, há jurisprudência do TSE que admite o uso crítico na propaganda eleitoral de notícias publicadas na imprensa.
• A CGU (Controladoria-Geral da União) finalizou nesta quinta-feira quatro das
nove auditorias sobre os contratos citados nos casos de tráfico de influência que envolveram familiares da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. Segundo a auditoria do governo, a atuação do irmão de Erenice na Universidade de Brasília tem indícios de irregularidade em contratos de R$ 2 milhões. Conforme a Folha mostrou, José Euricélio era coordenador-executivo de projetos na editora da UnB que, segundo o próprio governo e a UnB, não houve comprovação de que o serviço foi feito.
• A análise dos contratos que passaram por José Euricélio, contudo, ainda não foi concluída. “A auditoria da CGU, embora ainda não esteja concluída, encontrou indícios de irregularidades relacionadas, sobretudo, à escolha da instituição para a realização dos serviços e ao pagamento de R$ 2,1 milhões por produto que aparentemente não atendeu à demanda estabelecida pelo Ministério das Cidades”.
• O soldado da Polícia Militar do Rio Rodrigo Luiz Santos, 28 anos, lotado no Quartel General da PM, e que fazia a segurança dos filhos do comandante da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte, foi morto a tiros por assaltantes na madrugada desta sexta-feira (1) na Rua Alfredo Backer, no bairro do Mutondo, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A informação é de policiais da 74ª DP (Alcântara), onde a ocorrência foi registrada, e que confirmaram que os dois assaltantes morreram durante a ação.
• Ainda de acordo com a Polícia Civil, Rodrigo estava de folga, tinha passado a noite numa casa noturna da região e caminhava para pegar seu carro, estacionado num posto de gasolina nas proximidades. Um homem que acompanhava o PM demorou a entrar no carro e os bandidos se aproveitaram para abordar Rodrigo.
• O policial reagiu à abordagem e trocou tiros com os assaltantes. No fim do tiroteio os dois assaltantes estavam mortos e Rodrigo, ferido, ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo os policiais, os homens queriam levar o carro de Rodrigo, um Honda Civic. Os assaltantes mortos foram identificados como Renato Carlos Lima dos Santos, de 22, e seu comparsa, Júlio César.
• Em Duque de Caxias, os bandidos transformaram a área dos reservatórios da Cedae, na esquina das ruas Francisca Tomé e Leopoldina Tomes, local conheço como Morro das Cabras, no bairro do Centenário, em oficina de desmanche de carros roubados. A oficina dos bandidos fica distante apenas um quarteirão da sede do 15º Batalhão da PM, que fica na rua Pedro Correia, ao lado do viaduto do Centenário. Esta semana, os bandidos atearam fogo num carro roubado, que desceu ladeira abaixo, em direção à Av. Presidente Kennedy. O veículo em chamas só parou quando se chocou com o muro de uma casa na Rua Francisca Tomé. (Mapa Google)

BANDIDOS TROCAM TIROS COM
MOTOQUEIRO NO 25 DE AGOSTO

Uma tentativa de assalto em plena tarde (14:00) desta quinta-feira (30) deixou dois feridos, mas os bandidos fugiram sem nada levar. Segundo testemunhas, foram mais de 15 tiros entre o motoqueiro, que seria um policial, e os ocupantes de um carro de cor prata. A troca de tiros durou cerca de cinco minutos e os bandidos conseguiram fugir, deixando os feridos para traz, sem levarem nada, segundo informações de um morador da Rua Elias Francisco Pariz, esquina com Professor José de Souza Herdy, onde ocorreu o fato. O local fica a dois quarteirões da Praça Humaitá, a principal do bairro 25 de Agosto e ao lado da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
De acordo com vizinhos da loja de motopeças, o proprietário de uma motocicleta foi abordado por elementos em um auto de cor prata de quatro portas, assim que estacionou em frente a uma loja de peças de motos. Ao perceber a tentativa de assalto, o motoqueiro saiu correndo e sacou da arma, quando trocou tiros com os ocupantes do veículo. Foram mais de 15 tiros no total. No tiroteio ficaram feridos o dono da moto e o cabista de uma operadora de telefonia.
A Policia só apareceu na hora de fazer o boletim de ocorrência (Foto: By Caxias Digital)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA PROÍBE PLANOS DE
SAÚDE DE EXPULSAREM IDOSOS

Os planos de saúde não podem rescindir o contrato de idosos por causa do risco relacionado à idade dos segurados. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no processo envolvendo membros da Associação Paulista de Medicina (APM) e a operadora de planos de saúde Sul América.
Na ação, o grupo de associados da APM diz ter sido informado pela Sul América que o contrato não seria renovado “por causa da alta sinistralidade do grupo, decorrente de maior concentração dos segurados nas faixas etárias mais avançadas”, o que provocaria, segundo a empresa, desequilíbrio econômico-financeiro relacionado ao alto uso do plano. A Sul América, segundo a APM, disse ainda que os clientes deveriam aderir a uma nova apólice, com mensalidades mais caras. Por isso, os segurados acionaram a justiça para evitar o reajuste.
O pedido da APM foi negado por um juiz de primeira instância e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que entenderam que o contrato pode ser rescindido e a mensalidade reajustada em caso de uso elevado. No recurso ao STJ, os associados pediram a anulação da decisão do tribunal paulista e a manutenção dos serviços pela operadora.
A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, entendeu que o plano de saúde não pode reajustar as mensalidades do segurados com mais de 60 anos de idade por conta dos riscos decorrentes da faixa etária, proibição prevista no Estatuto do Idoso. A seguradora ainda pode recorrer.

PESQUISA DATAFOLHA NÃO
DESCARTA O 2º TURNO


O Instituto Datafolha divulgou na madrugada desta quinta (30) uma nova pesquisa sobre intenção de voto para a eleição presidencial do próximo domingo (3). De acordo com o levantamento, Dilma Rousseff (PT) tem 52% dos votos válidos, contra 31% de José Serra (PSDB) e 15% de Marina Silva (PV). A soma das intenções de voto dos adversários de Dilma é de 48%. Nesse cenário, a petista estaria eleita no primeiro turno, pois precisa de 50% dos votos válidos mais um. A margem de erro amostral da pesquisa, no entanto, não permite assegurar nenhum prognóstico. Segundo cálculo do Datafolha, as intenções de voto podem variar 2 pontos percentuais.
Na pesquisa estimulada, Dilma tem 47% das intenções de voto, José Serra, 28%, e Marina, 14%. Plínio Sampaio (P-SOL) teve 1% das intenções de voto, e os demais cinco candidatos não atingiram juntos 1%. O percentual de indecisos é de 6%, e outros 3% declararam que votarão em branco ou nulo.
Ao comparar os dados da pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira (28), Dilma cresceu 1 ponto percentual. Serra e Marina mantiveram o mesmo índice de intenção de voto na pesquisa estimulada – 28% e 14%, respectivamente. O levantamento foi encomendado pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo e feito entre os dias 28 e 29. Foram ouvidas 13.195 pessoas em 480 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 33.119/2010.

RÁPIDAS

• Os aluguéis residenciais em andamento com reajuste anual atrelado ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e aniversário no mês de outubro serão reajustados em 7,77%. Essa é a variação acumulada do indicador nos últimos 12 meses (outubro de 2009 a setembro de 2010), após a divulgação, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do IGP-M de setembro, que registrou alta de 1,15% no mês.
• Uma forma simples de realizar o cálculo é a utilização do fator de reajuste, que, multiplicado pelo valor de locação vigente até setembro, indicará o novo aluguel. Esse fator é de 1,0777 para os contratos que aniversariam em outubro. Assim, se a locação antes do reajuste era de R$ 800,00, o novo valor será de 800,00 x 1,0777, isto é, R$ 862,16.
• Apesar do índice oficial de reajuste, locador e locatário às vezes recorrem à negociação. Hilton Pecorari Baptista, diretor de Locação Residencial do Secovi-SP, explica que o histórico do inquilino conta muito ponto nas imobiliárias. Assim, um locatário que nunca atrasa o pagamento e que cuida bem do imóvel pode até ter seu aluguel mantido por alguns meses, à época do aniversário do contrato.
• O TRE fechou mais três centros sociais na Zona Norte do Rio por
determinação do juiz responsável pela fiscalização de propaganda, Paulo César Vieira de Carvalho Filho. Os estabelecimentos podem estar vinculados ao deputado estadual Dionísio Lins (PP), candidato à reeleição.
• No Instituto Beneficente Betel, os fiscais encontraram placas de propaganda compartilhadas de Jorge Picciani, candidato ao senado (PMDB), Leonardo Picciani (PMDB), que disputa uma vaga de deputado federal, e Dionísio Lins. Além disso, foram recolhidos 40 colchonetes do projeto “Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida”, da Prefeitura.
• O estabelecimento, situado na Rua Eurípedes, 46, Madureira, já foi visitado pelo TRE no início deste ano. Na ocasião, além de placas de Dionísio Lins, os fiscais encontraram o nome do candidato pintado nas paredes. À época, Dionísio Lins foi notificado para que retirasse a propaganda. Os fiscais apuraram que no local vinha funcionando um templo evangélico.
• O segundo centro fechado, o “Serviço de Assistência Social Luis Carlos Leite de Aguiar”, funcionava na Rua Cordovil, 9175, no bairro do mesmo nome. Apesar de uma placa conter o aviso de que seria reaberto apenas depois das eleições, os fiscais descobriram que estava em pleno funcionamento. Apreenderam, entre outros documentos, cópias de título de eleitor e fichas de atendimento médico em várias especialidades.
• O terceiro estabelecimento assistencialista lacrado pela fiscalização do TRE foi o “Centro de Convivência e Reabilitação Por Amor ao Próximo”, na Estrada Vicente de Carvalho, 240. No lugar, em meio a outros documentos, recolheram um prontuário com o nome “Fundação Dionísio Lins. Um voto de solidariedade por amor ao próximo”.
• O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim criticou a situação atual das tarifas cobradas pelo consumo de energia elétrica no Brasil. Segundo o executivo, com os altos impostos, o país perde competitividade além de fazer com que os consumidores não se beneficiem do sistema de leilão por modicidade tarifária, quando uma pessoa jurídica ou consórcio ganha concessão de uma usina ao oferecer a menor tarifa para o consumidor final.
• Além disso, Tolmasquim, que participou nesta quarta-feira (29) do 7º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), citou a Europa como exemplo. Segundo ele, neste continente, a incisão de impostos sobre a energia é quase nula, enquanto no Brasil temos uma carga bastante pesada de encargos setoriais. No Rio de Janeiro, o ICMS sobre a energia residencial é de 18%, uma das mais altas do País.
• Entretanto, o presidente da EPE ressaltou que essa é uma situação muito difícil de reverter, pois, no caso do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a alíquota muda de acordo com o estado em que a energia é consumida. Por isso, Tolmasquim sugeriu que haja uma discussão forte acerca do assunto no Congresso Nacional.
• Atualmente, além do ICMS, o consumidor final de energia no Brasil paga encargos setoriais para manter o fornecimento pleno no país; para incentivar as fontes alternativas; para compensar os municípios e estados pela utilização de recursos hídricos; para incentivar pesquisas tecnológicas; para uma reserva financeira que cubra indenizações de concessões e para subsidiar a energia consumida no Norte do país.
• Além de perder os “royalties” do Petróleo, o Estado do Rio de Janeiro ainda é penalizado pela Petrobrás na fixação do preço co gás natural, o conhecido GNV. Até agora, a ex ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, não explicou porque o gás da Bolívia é mais barato para as empresas paulistas do que o gás de Campos, quando consumido por empresas e moradores do Rio de Janeiro.
• Nas suas andanças pelo município em busca de votos para a filha Andréia (federal) e a esposa Claise Maria) (estadual), o prefeito Zito se deparou na
ultima sexta feira (24) com um insólito pedido de uma eleitora. Ela queria que o prefeito mandasse remover o lixo do quintal de um vizinho, problema que ela vinha enfrentando há 20 anos.
• Só quando chegou na casa de Da. Magali Costa, de 54 anos, na Estrada do Azulão, em Santa Cruz da Serra, segundo Distrito de Duque de Caxias, o prefeito se deu conta do tamanho do problema: uma montanha de lixo.
• Uma equipe de técnicos, com o apoio de 5 caminhões e um retro escavadeiras da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos, retiraram nada menos do que 40 toneladas de lixo, acumulado nesses 20 anos, esteve no local e limparam completamente o terreno. “Já não acreditava mais que limpariam isso aqui”, disse a dona de casa, aliviada.
• Segundo Da. Magaly Gosta, o problema não se restringia ao mau cheiro. “Minha casa vive infestada de mosquitos, baratas e ratos. Principalmente ratos, que sobem pelos meus móveis, dormem comigo na minha cama. É um risco constante de se pegar doenças perigosas”, reclamava Magali (Foto: Edmilson Muniz);
• Diretoras e professores lotados em escolas da rede estadual em Duque de Caxias estão apreensivos. Nos últimos dias, aumentou a pressão da coordenadora da V Coordenadoria de Ensino, Marise Moreira, para que todos trabalhem pela eleição do seu filho, Áureo, candidato a deputado federal, em dobradinha com o deputado Dica, primo de Marise. Ela prometeu afastar todos os “infiéis” de seus cargos a partir da próxima segunda feira (4) se os dois primos não se elegerem.
• Outra queixa de professores recebida elo blog se refere à falta de segurança na Escola Municipal Roberto Weguelim, em Imbariê Segundo a denúncia, a escola está sendo atacada por bandidos da localidade que já assaltaram e roubaram os carros de diversos professores e passeiam livremente pelos corredores da escola amedrontando a todos. Vários professores estão abandonando a escola apavorados com a ousadia dos bandidos de Imbariê.
• Além serem vítimas de roubos, os motoristas de Duque de Caxias ainda tem que conviver com o deboche dos bandidos. Uma das vítimas, dona do pálio azul, placa LOD 5796, roubado há quase três anos, está recebendo pelo correio as multas aplicadas pela política por diversas infrações.
• Pelo visto, a Polícia fluminense só deverá voltar a trabalhar depois da próxima segunda feira (4), pois, até lá, delegados e PMs estão às voltas com a segurança dos candidatos. Tem candidato que comparece a festas de aniversário escoltados por grupos de 6 a 10 policiais civis ou militares. Enquanto isso, os bandidos
promovem “arrastões” em plena luz do dia nas principais rodovias da Baixada.

CARESTIA DOS ALIMENTOS
ELEVA OS ALUGUÉIS EM 7,7%

A alta nos preços dos produtos alimentícios e das matérias-primas agropecuárias pressionou, em setembro, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M). O índice registrou variação de 1,15% este mês, ante 0,77% de agosto. Um aumento que pode chegar ao consumidor final, segundo expectativa dos técnicos da Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-M é utilizado para reajustar os aluguéis e atingiu esse mês 7,7%. O aumento de 0,38 ponto percentual foi, em grande parte, influenciado pela aceleração do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), um dos que compõem o IGP-M e que mede justamente a variação de preços das matérias-primas. Em setembro, o IPA teve a maior variação desde julho de 2008, fechando em 1,6%, contra 1,24% registrado no mês passado.
De acordo com relatório divulgado nesta quarta (29) pela FGV, dentre os itens do IPA, só os de origem agropecuária (carne e laticínios) subiram 4,56% em setembro ante 1,15% em agosto. Com o aumento, as matérias-primas brutas do setor superaram o patamar de preço atingido antes da crise econômica mundial, há cerca de dois anos.
Para o coordenador do IGP-M, Salomão Quadros, “os produtos agropecuários ultrapassaram o pico de preços de antes da crise, mesmo com a economia menos aquecida que naquela época”.
Parte do aumento de preços dos produtos agrícolas, segundo Quadros, também influenciou a alta dos produtos alimentícios vendidos para o consumidor, como pão, leite, queijo e carne. No Índice de Preços ao Consumidor, que também compõe o IGP-M, o grupo alimentação teve alta de 0,56%, contra deflação de 1,28% em agosto.
“Os preços ao consumidor podem aumentar ainda mais”, complementou Quadros. “A alta das matérias-primas ainda deve chegar aos consumidores”. Quadros, entretanto, não acredita numa aceleração ainda maior do IGP-M. Para ele, os preços das matérias-primas já atingiram um nível alto demais para a atual situação econômica e tendem a cair nos próximos meses. Com isso, o IGP-M deve desacelerar.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA BLOQUEIA OS
BENS DE VEREADORES


O Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Angra dos Reis - na Costa Verde fluminense - deferiu liminar requerida pelo Ministério Público do Rio em ação civil pública por atos de improbidade administrativa e decretou a indisponibilidade de todos os bens e a quebra dos sigilos bancários da Presidente da Câmara de Vereadores dsa cidade, Vilma Teixeira Ferreira dos
Santos, e do Diretor de Administração da Casa, Gideone de Oliveira. Na ação, ajuizada pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Angra, o MP propõe a condenação dos responsáveis pela contratação do serviço de implantação de um software de Gestão de Processo Legislativo. Segundo o MP, a Câmara de Angra realizou licitação, na modalidade pregão presencial, para, por requerimento de Gideone de Oliveira, contratar uma empresa para a implantação do software. A vencedora da licitação foi a empresa A.L.A da Silveira-Consultoria em Informática, que fechou contrato com a Casa Legislativa Municipal, em dezembro de 2009, no valor de R$ 950 mil.
Para o MP, além da contratação ser desnecessária, pois a Câmara de Vereadores já possuía um programa instalado em 2007, quando pagou valor estimado de R$ 15 mil, houve fraude na licitação, no contrato e em seu cumprimento.
Anteriormente, a Justiça já havia decretado a indisponibilidade dos bens da A.L.A e de seu proprietário, André Luiz Almeida da Silveira, em ação cautelar que está apensada à ação principal.

VOTOS EM FICHA-SUJA SERÃO
ANULADOS ATÉ DECISÃO DO STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse hoje (29) que os candidatos que atualmente estão barrados pela Lei da Ficha Limpa podem ser votados, mas que o voto será considerado nulo até
que uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reverta a inelegibilidade.
“O que nossas máquinas estão programadas é para que os candidatos que não obtiverem registro até o momento da eleição, vai aparecer simplesmente um zero [na contagem dos votos]. Esses votos irão para um arquivo separado e futuramente o tribunal decidirá como vai computar esses votos, pois pode haver uma reversão no STF [sobre a inelegibilidade do candidato]”, disse Lewandowski.
No fim do ano passado, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional incluiu um artigo na Lei das Eleições que afirma que o candidato com registro pendente de análise judicial pode participar normalmente do processo eleitoral e, inclusive, ser votado enquanto estiver sob essa condição, “ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior”.
Um dos pontos que também não ficou definido com a lei é a situação dos puxadores de votos que tiverem seus registros negados em definitivo: se os votos vão para a legenda ou são totalmente anulados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá analisar os efeitos da lei antes do dia 17 de dezembro, data da diplomação dos eleitos.
Questionado sobre a possibilidade de um político obter o diploma caso a situação dele ainda esteja sub judice no dia agendado para a diplomação, o ministro Marco Aurélio Mello, que também é do TSE, disse que “parece uma incoerência diplomar um candidato que não teve seu registro liberado”, mesmo que o recurso sobre o registro esteja pendente de análise judicial.

RÁPIDAS

• O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta (29), por 6 votos a 4, arquivar o recurso que pedia a confirmação do registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal. Para os ministros, o arquivamento gera a impossibilidade de julgar a validade da Lei da Ficha Limpa, que deverá ser analisada em outro caso. O recurso foi arquivado a pedido dos próprios advogados de Roriz, que desistiu de se candidatar diante da insegurança jurídica provocada pela indefinição em torno da aplicação da lei.
• Com a decisão, os candidatos que tiveram seu registro negado podem concorrer nas eleições de domingo enquanto o Supremo não tomar uma posição sobre a validade da lei. Por enquanto, prevalece o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que a Lei da Ficha Limpa vale para este ano e que retroage para atingir casos anteriores à sua edição. Assim, candidatos impugnados pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, apesar de poderem disputar a eleição amparados em recursos jurídicos, não poderão ser diplomados no cargo caso sejam eleitos.
• Na prática, a decisão desta quarta invalida todo o julgamento da semana passada. Em caso de novo recurso contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, os ministros terão que votar novamente.
• O Ministério Público Eleitoral do Distrito Federal (MPE-DF) pediu à Justiça Eleitoral que não libere a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo local. Ela protocolou pedido de candidatura no último sábado (25), assumindo o lugar do marido, o ex-governador Joaquim Roriz. Para o MPE, a substituição de Roriz por Weslian ocorreu fora do prazo.
• O ex-governador desistiu de ser candidato diante do empate em 5 a 5 do julgamento de ação sobre a validade da Lei da Ficha Limpa, no Supremo Tribunal Federal (STF), para as eleições deste ano. Roriz foi enquadrado na lei por ter renunciado ao cargo de senador para não ser cassado e recorreu à Corte contestando o texto aprovado pelo Congresso.
• Como o resultado da análise do caso não foi proclamado pelo STF, o ex-governador saiu de disputa e indicou Weslian para substitui-lo.
• O registro de Weslian será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) no próximo sábado (2). O parecer do MPE é levado em consideração pelos ministros antes de decidirem. O parecer é assinado pelo procurador regional Eleitoral, Renato Brill, e pelo procurador regional substituto, José Osterno Campos de Araújo.
• Para o Ministério Público, o pedido de substituição ocorreu fora do prazo, porque o motivo que impediria Roriz de ser candidato foi a decisão do TRE-DF do dia 4 de agosto, que negou o seu registro. Segundo a legislação eleitoral, o pedido de substituição deve ocorrer até 10 dias após o motivo que causou a desistência.
• O Ministério Público ainda afirma que é notório o fato de que Weslian seria apenas uma “representante” de Roriz, o que viola o princípio constitucional da representatividade. “O candidato Joaquim Domingos Roriz não pode ser um representante eleito pelo povo, pois já teve o seu pedido de registro indeferido duas vezes, tanto pelo TRE-DF, quanto pelo TSE. Se não pode ser eleito, como pretende governar ‘por intermédio’ de sua esposa, sem que tal fato ofenda o princípio da representatividade?”, diz o parecer.
• Por fim, o documento destaca “o efeito cascata que uma decisão favorável ao registro de candidatura de Weslian Roriz causaria no restante do país, legitimando diversas “candidaturas laranjas”’.
• Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta quarta (29), mostra que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47,5% das intenções de voto. José Serra, do PSDB, aparece com 25,6% e Marina Serra (PV), com 11,6%.
• Considerando os votos válidos, a candidata petista tem 54,7% do total. Em seguida, vêm Serra, com 29,5% dos votos válidos, e Marina, com 13,7%. Caso esses números se confirmem nas urnas, Dilma Rousseff será eleita em primeiro turno.
• Na pesquisa espontânea, a petista também aparece em primeiro lugar, com 42,9% das intenções de votos, enquanto Serra tem 23,2% e Marina, 10,5%.
• O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, em 136 municípios, com 2 mil eleitores. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 33.103/2010.
• O Ibope também ouviu eleitores sobre o desempenho do governo federal. Segundo a pesquisa, o governo tem aprovação recorde: 79,4% o consideram positivo; 15,9% acham que é regular e 4% o avaliaram de forma negativa.
Em relação ao desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 35,9% dos entrevistados o consideram ótimo; 43,6%, bom; 15,9%, regular; 2,1%, ruim; e 1,9%, péssimo.
• No seu programa da TV Cultura, Rolando Boldrin apresentou um poema da poetisa Cleide Canton, que tem como tema um famoso discurso de Ruy Barbosa. A consagrada poetisa e professora mineira faz um sincero “Mea Culpa”, que poderá ajudar o eleitor em dúvida na hora de escolher o seu candidato no próximo domingo.
• Já publicamos o Poema, mas, considerando o momento político que o Pais atravessa, decidimos convocar o internauta a ouvir essa confisão, que, muito apropriadamente, Cleide Canto intitulou “Tenho Vergonha de Mim”. A performance do consagrado compositor e apresentador Rolando Boldrin poderá ser conferido no link
http://www.youtube.com/watch?v=ERTmvOll87s
• Ainda para reflexão do internauta, temos um videoclip com fotos da dura realidade que nos cercam, tendo “Admirável Gado Novo” como fundo musical. As cenas são fortes, marcantes, mas ilustram bem os contrastes de um Brasil que continua como um País emergente, enquanto suas lideranças políticas disputam a partilha do Poder em proveito próprio, nas várias instancias do Poder.
http://www.youtube.com/watch?v=JLMwCgE2qug&feature=related
• Bancários de 24 estados e do Distrito Federal iniciaram ontem (29) uma
greve por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada na noite anterior (28), em assembleias da categoria realizadas em todo o país para avaliar. a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para deliberar sobre os rumos da Campanha Nacional dos Bancários 2010.
• A proposta de reajuste que contempla a reposição da inflação (4,29%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC) foi rejeitada por unanimidade. No Paraná, apenas o sindicato de Arapoti e região não votou pela paralisação, mas os trabalhadores decidiram permanecer estado de greve.
• Neste ano, a categoria busca conquistar um reajuste recorde de 11% (7% de aumento real, mais 4,29% de reposição da inflação medida pelo INPC). As reivindicações dos bancários também incluem um piso salarial de R$ 1,51 mil para portaria, R$ 2,15 mil para escriturário, R$ 2,91 mil para caixas, R$ 3,64 mil para primeiro-comissionado e R$ 4,85 mil para primeiro-gerente.
• Os bancários pedem ainda Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil fixos, aumento para um salário mínimo do valor do auxílio-refeição, mais contratações, medidas de proteção à saúde do trabalhador e ao emprego, entre outras reivindicações.

POLICIAIS PRESOS QUANDO IAM
ARROMBAR BANCO EM MERITI


Três homens, entre eles dois PMa, foram presos em flagrante na madrugada desta quarta-feira (29), tentando roubar dinheiro de caixas eletrônicos de um banco em São João de Meriti. Os suspeitos foram presos por volta de 1h da madrugada numa agência em Vilar dos Teles. Policias militares que passavam na hora pelo local perceberam uma movimentação estranha e viram fumaça saindo do interior do banco.
Segundo uma fonte da polícia, um dos suspeitos ficou dentro da agência, com um maçarico, cortando os caixas. Os outros dois se posicionaram do lado de fora, dando cobertura à ação. Ao serem abordados, eles tiveram que apresentar os documentos, e veio a surpresa: os dois “seguranças” são policias militares, e prestam serviços no 13º BPM (Praça Tiradentes).
Os PMs e o terceiro envolvido , foram levados para a delegacia e deles chegou a oferecer R$ 5 mil “que de imediato foi repudiado”, afirmou o tenente Gian Santos, do 21º BPM (São João de Meriti). Com o grupo, a polícia apreendeu ferramentas, maçarico, armas e um rádio portátil de uso exclusivo em viaturas da Polícia Militar.
Na delegacia, um dos PMs confessou a participação no roubo e a tentativa de suborno aos policiais que fizeram a prisão. O outro PM negou todas as acusações.
Em Itaboraí, também na região metropolitanda do Rio de Janeiro, dois policiais militares, lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Andaraí, na Zona Norte do Rio, foram presos sob suspeita de porte ilegal de arma. As informações são da assessoria de imprensa da Polícia Militar. A prisão ocorreu na noite de segunda-feira (27), quando policiais do 35º BPM (Itaboraí) faziam um patrulhamento de rotina na região e abordaram dois veículos, onde estavam três pessoas em atitude suspeita, entre elas, os policiais da UPP.
Os suspeitos foram encaminhados para 71ª DP (Itaboraí), onde um deles foi reconhecido por um casal, que registrava queixa de roubo de veículo. Ainda de acordo com a polícia, no veículo foram encontradas três pistolas e um revólver.
Eles foram autuados pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e segundo o comandante da UPP, coronel Robson Rodrigues, podem ser excluídos da corporação.

BAIXADA ESPECIAL

BANCÁRIOS RECUSAM ESMOLA
DE 4,29 E GREVE COMEÇA HOJE

Em assembléias realizadas na noite desta terça (28), os bancários rejeitaram a proposta de reajuste de 4,29% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deflagraram greve nacional por tempo indeterminado. A paralisação terá nesta amanhã (29). Os bancários pleiteiam aumento de 11%, elevação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), aprovaram a greve mais de 50 municípios, entre os quais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis, Campinas (SP), Juiz de Fora (MG) e Jundiaí (SP).
“Com os lucros de R$ 21,3 bilhões obtidos somente por cinco bancos no primeiro semestre deste ano, é possível o atendimento das demandas da categoria e garantir melhor qualidade de vida”, afirmou, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.
A Fenaban afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que espera uma contraproposta dos bancários e que já propôs reajuste “partindo” da reposição de 4,29% [inflação do período]. Os bancos afirmam que os trabalhadores do setor tem uma das maiores médias salariais do país, de R$ 4.111, jornada de trabalho reduzida, de seis horas diárias (30 horas semanais), com semana de cinco dias, enquanto a jornada legal para outras categorias é de 44 horas semanais.
O presidente do Sindicato dos Bancários do município do Rio, Almir Aguiar, disse que a proposta dos banqueiros é insuficiente para a categoria, porque o lucro dos bancos no primeiro semestre deste ano foi de R$ 22 bilhões de reais.
Aguiar informou ainda que haverá comitês de convencimento na porta das agências para que os bancários não compareçam ao trabalho.
Ele disse também que os guichês de autoatendimento e os caixas eletrônicos das agências estarão funcionando normalmente para que a população não seja prejudicada.
Só as caixas de autoatendimento funcionarão durante a greve

MP ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO
DE CANDIDATURA DE COLLOR

A Procuradoria Regional Eleitoral de Alagoas (PRE-AL) pediu hoje (28) a cassação das candidaturas de Fernando Collor de Mello e de seu
vice, Galba Novais, ao governo do estado. Segundo a PRE-AL, eles fraudaram resultado de pesquisa eleitoral feita na segunda quinzena de agosto em Alagoas. Para a Procuradoria Regional Eleitoral, os dois candidatos praticaram abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação para se beneficiar em relação aos outros concorrentes.
A ação investiga a diferença entre os resultados das pesquisas feitas pelo Instituto Gazeta Pesquisa (Gape), de propriedade do Jornal Gazeta, da qual Collor é sócio, e pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Os dois levantamentos foram divulgados no dia 24 de agosto último. O Gape apontou que Collor tinha 38% das intenções de voto; Ronaldo Lessa, 23%, e Teotonio Vilela Filho, 16%, Já a pesquisa Ibope teve os seguintes resultados: Collor com 28% de preferência do eleitorado, Lessa com 29% e Teotonio com 24%.
De acordo com a PRE-AL, o Gape não informou corretamente o eleitorado alagoano. O órgão examinou 1.055 formulários preenchidos pelo Gape com o resultado das entrevistas feitas durante a pesquisa, Ao compilar os dados, constatou a existência de fraude para beneficiar Collor.
Ainda segundo a PRE, a faixa da população mais atingida pela fraude foi a que ganha até um salário mínimo. Nas pesquisas, essa parte do eleitorado tem maior peso no levantamento e nela o candidato tem excelente desempenho, com 41% de preferência.
Na ação, a PRE requer a cassação do registro de Collor e a sua inelegibilidade por oito anos pela prática de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

TSE ADIA DECISÃO SOBRE
CANDIDATURA DE LESSA

O julgamento sobre o registro da candidatura de Ronaldo Lessa (PDT) ao governo de Alagoas foi suspenso nesta noite (28) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Aldir Passarinho Junior interrompeu a votação para analisar melhor o caso.
Lessa entrou com um recurso no TSE contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), que negou seu pedido de registro de candidatura. Antes do pedido de vista, o ministro Hamilton Carvalhido já havia opinado pela liberação do registro.
O ex-governador foi condenado pelo TRE-AL, em 2004, por abuso do poder político, o que foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a decisão, Lessa foi considerado inelegível por três anos. Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, a pena inicial de Lessa aumentou e ele ficou impossibilitado de disputar cargos públicos por oito anos.
Para o ministro Carvalhido, Lessa cumpriu a sanção da inelegibilidade em outubro de 2007 e não cabe aumento do período a partir da nova lei.

TSE MANTÉM CANDIDATURA
DE HELOÍSA HELENA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta terça (28), por unanimidade, recurso que tentava barrar a candidatura de Heloísa Helena (P-SOL-AL), que c
oncorre a uma vaga ao Senado. Os ministros entenderam que o pedido de impugnação do registro foi feito fora do prazo.
O autor do pedido era o também candidato a senador Ildelfonso Lacerda (PRTB-AL). Ele alegou que Heloísa Helena foi condenada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por uma suposta sonegação de imposto de renda e rendimentos tributáveis recebidos quando era deputada estadual.
“Teria havido uma decisão do Superior Tribunal de Justiça no campo processual tributário e, evidentemente, enquadrar como crime uma possível sonegação e, levando em conta processo civil tributário, é muito difícil”, disse o ministro Marco Aurélio, relator do recurso.

RIO TERÁ ELEIÇÕES
DE COPO CHEIO

Em reunião na tarde de hoje (28), representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Tribunal Regional Eleitoral decidiram que não
haverá Lei Seca no estado durante as eleições do próximo domingo (3).
Para garantir o conforto dos eleitores idosos ou com dificuldade de locomoção, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Nametala Jorge, recomendou aos juízes das 249 zonas eleitorais fluminenses que tenham cadeiras vazias disponíveis em todos os locais de votação.
Quando houver necessidade, os mesários das seções eleitorais estão orientados a colocar cadeira na cabine de votação para permitir que esse eleitor vote sentado.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

A CINCO DIAS DA ELEIÇÃO,
DILMA PERDE TRÊS PONTOS


Resultados da pesquisa de opinião do Instituto Datafolha revelam que a candidata Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República tem 51% dos votos válidos, José Serra (PSDB), 32%, e Marina Silva (PV), 16%. Na pesquisa estimulada, a candidata registra 46% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB), 28%, e Marina Silva (PV) continua com 14%. O levantamento, realizado nesta segunda-feira (27), mostra no entanto queda de Dilma a seis dias da eleição. Na comparação com a pesquisa anterior (ocorrida nos dias 21 e 22), a candidata petista caiu três pontos percentuais; o tucano José Serra cresceu um ponto percentual; enquanto a verde Marina Silva ganhou dois pontos. Para ser eleita em primeiro turno Dilma precisa ter 50% mais um dos votos válidos (resultado descontado os votos brancos e nulos).
Mantida a tendência de queda de Dilma Rousseff, poderá haver segundo turno para eleição presidencial, marcado para 31 de outubro. Conforme o Instituto Datafolha, a margem de erro amostral da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Essa margem de erro torna mais difícil o prognóstico dos resultados da eleição de domingo (3), uma vez que Dilma Rousseff poderá ter entre 49% e 53% dos votos válidos.
Segundo o levantamento, os demais candidatos à Presidência da República – Ivan Pinheiro (PCB), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelis (PRTB), Plínio Sampaio (P-SOL) e Rui Pimenta (PCO) – não alcançaram 1% das intenções de voto. O percentual de indecisos é de 7%; e 3% declararam votar nulo ou em branco.
A pesquisa foi feita em 202 municípios e entrevistou 3.180 pessoas. O Datafolha registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 32913/2010.

DEPUTADO USAVA POSTO
DE SAÚDE COMO COMITÊ


Por determinação da Juiza Ana Helena Mota Lima Valle, responsável pela fiscalização da propaganda em São João de Meriti, fiscais da 186ª Zona Eleitoral foram ao Posto de Atendimento Médico (PAM) em Villar dos Teles, onde também funciona a Secretaria Municipal de Saúde.
Os fiscais foram averiguar denúncias da realização de encaminhamentos médicos para políticos com apoio do candidato a deputado estadual Iranildo Campos (FOTO). Segundo a juíza Ana Helena, todo material recolhido foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para análise.
Na operação, foram encontrados adesivos com nomes de vários candidatos, entre eles, o próprio Iranildo Campos e Marcelo Matos, que concorre ao cargo de deputado federal. Também foram apreendidas folhas de encaminhamentos para exames médicos e materiais de propaganda.
A denúncia narrava ainda o constrangimento a funcionários da Secretaria de Saúde. Sob ameaça de perder o emprego, eles seriam obrigados a participar das irregularidades e a votar em Iranildo Campos. Ex-secretário da Saúde, Iranildo foi sucedido no cargo por seu filho.

RÁPIDAS

• O jornalista Ivo Patarra levou a duas editoras o seu livro “O Chefe”, que aborda os bastidores do Governo Lula, Ambas recusaram a publicação. Publicado, a dificuldade era encontrar livrarias que quisessem vendê-lo. Por isso, Ivo Patarra decidiu disponibilizá-lo, gratuitamente, na Internet.
• Quem quiser ver por dentro o que foram os oito anos do Governo que desaguou no mensalão, que produziu e comrou dossiês fajutos, dos dólares na cueca e até em sacolas, dos envelopes com R$ 200 mil em espécie “deixado” em gaveta de subordinado da ex Ministra da Casa Civil Erenice Guerra, cujos filhos agora são procurados pela Polícia Federal. Para baixar e ler o livro, basta acessar ao link www.escandalodomensalao.com.br
• Finalmente apareceu alguém que conhece a candidata Dilma Rousseff de perto. Numa entrevista publicada pelo jornal gaúcho “Zero Hora” do último dia 19, um dos seus ex-maridos, o ex deputado Carlos Araújo, contou como ele e Dilma assaltaram um cofre que seria do ex governador paulista Ademar de Barros, conhecido pelo slogan “Ele rouba, mas faz!”.
• Quem contou os detalhes do assalto foi o próprio ex-deputado Carlos Araúhjo, que na época liderava com Dilma Roussef a organização terrorista VAR Palmares, já na época aliada estratégica da VPR, grupo liderado pelo ex-capitão Carlos Lamarca. Está tudo no jornal Zero Hora. São 5 páginas recheadas de detalhes colhidos pelos repórteres Luiz Antonio Araújo e Mariana Bertolucci, ao longo de oito horas de gravações.
• Na reportagem, Carlos Araújo conta que roubaram o cofre com tudo dentro, usando um sistema de roldanas. Depois ele foi aberto com a ajuda de maçaricos. Dentro dele estavam US$ 2,16 milhões. Onde foi parar o dinheiro ? Conta Carlos Araújo:
• “ Demos US$ 1 milhão ao embaixador da Argélia, para ajudar exilados brasileiros em Argel. O restante foi usado na luta armada” – garantiu o ex marido de Dilma Rousseff. O assalto acabou provocando um racha entre Araújo-Dilma com o grupo de Carlos Lamarca.
• Os reservatórios da Cedae, no Morro das Cabras, ma esquina das ruas Leopoldina Tomé e Francisca Tomé, no bairro do Centenário, em Duque de Caxias, virou covil de bandidos. É lá que eles desmancham os veículos roubados no 25 de Agosto, na Paulicéia e no Parque Lafaiete. Além de ser uma propriedade do Governo do Estado, a área fica a pouco mais de 300 metros do quartel do 15º Batalhão da PM, que dispõe de cerca de 500 homens para garantir a segurança de um município com uma área de 464 km2 e um milhão de habitantes.
• Esta semana, a bandidagem se superou. Ateou fogo a um veículo, que desceu a rua Francisca Tomê, em direção à aV. Presidente Kennedy, só
parando ao bater contra o muro de uma residência. O fato foi fotografado por um morador, que enviou a denúncia para a jornalista Berenice Seara, que publicou a denúncia na sua coluna do “Extra Online”;
• O fato reforça os boatos de que a implantação das UPPs resulta de negociações entre o Governo do Estado e os traficantes, que abandonam os seus guetos sem qualquer tipo de resistência, antes da instalação das UPPs. E a falta de reação do comando da PM à invasão de uma área pertencente à Cedae, vizinha a um batalhão, reforçam o temor da população de um banho de sangue depois das próximas eleições, quando as diversas facções criminosas terão de disputar, num confronto final, quem “manda no pedaço!”
• Após queda na primeira semana de setembro de 0,65%, a cesta de compras do carioca voltou a subir na segunda semana: MAIS 0,74%. Com essa alta, o valor da cesta chegou a R$ 397,97, de acordo com pesquisa divvulgada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).
• Os principais vilões da pesquisa são a alta da banana prata (6,72%), carne bovina de primeira (2,68), laranja-pera (2,25%) e a carne bovina de segunda (2,12%). Já os produtos que registraram as maiores quedas foram cenoura (-5,83%) e batata-inglesa (-5,37%).
• Tanto as famílias com rendimento até oito salários mínimos, quanto as que ganham mais que isso, sentiram o aumento. Para o primeiro grupo, o aumento foi de 0,64%, para o segundo, os preços subiram 0,81%. Entre 17 de agosto e 16 de setembro, a cesta de compras teve aumento de 0,55%. No ano, os preços acumularam alta de 1,74%. Porém, nos últimos 12 meses, os gastos foram reajustados em 2,45%.
• A pesquisa feita no Rio de Janeiro reflete as variações de 6.680 preços, coletados em 200 locais, referentes a 39 itens (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza), de maior peso no orçamento, consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.
• Como o Ministério da Agricultur
a nos oito anos do Governo Lula sempre foi controlado pelo agronegócio, o Governo não dispõe de estoques reguladores para enfrentar a entressafra, como agora ocorre com relação ao leite e à carne bovina, que já está por R$ 15,00 a de primeira, o que acaba puxando para cima os substitutos naturais carne vermelha, como é o caso do porco, do frango e até do peixe, que ganhou um Ministéiro, mas deixou o pescado nas mão dos atravessadores.
• Com o pasto seco, o gado emagrece e dá menos leite, no caso das vacas, e menos carne, no caso dos bois. Como o custo de manutenção do rebanho aumenta, os produtores pedem mais dinheiro pela arroba do boi em pé, o que resultará no encarecimento não só do filé e da picanha, como até do mocotó e do bucho, pratos muito consumidos pela população de baixa renda. • Sem falarmos nos estragos produzidos pelas invasões promovidas pelo MST em fazendas produtivas e até órgãos do Governo, sem qualquer reação de Lula e dos seus ministros. A destruição de plantações e a matança do gado nos casos de invasões de fazenda, reduz a oferta de carne, leite e seus derivados. Por isso o queimo minas já bateu nos R$ 15,OO e está difícil para o pobre comprar até a asa de frango, a parte menos nobre da ave.
• Estudantes, professores e curiosos tem um bom programa para este sábado, véspera das eleições. Será o projeto “ VILA DE IGUASSÚ - UM NOVO OLHAR”, iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores das coisas da Baixada Fluminense programaram para divulgar a importância histórica, política e econômica desse pedaço do Estado do Rio tão maltratado pelos ocupantes dos Palácios Guanabara e do Planalto.
• O convite custa R$ 30,00 por cabeça pensante e dará direito ao transporte e até lanche. As reservas ainda podem ser feitas pela Internet, através do site amigosdopatrimonio@gmail.com ou pelo telefone (98623036 (Edson) 97656038 (Paulo Clarindo). A saída será às 8:30hs, em frente ao Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu (ao lado do SESC) – Bairro Moquetá

UNESCO DIZ QUE COMBATER A
POBREZA SÓ COM EDUCAÇÃO


A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, afirmou que a educação é a melhor maneira de combater a pobreza. O assunto é tema da Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação Infantil, em Moscou, na Rússia, onde estão reunidos representantes de 65 países. A ideia é fazer um balanço das ações em curso e definir o que deve ser feito para avançar até 2015.
Irina afirmou que a meta é fixar a atenção nos cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais pobres. De acordo com a Unesco, a primeira infância vai do nascimento até os 8 anos de idade. É nessa fase da vida em que há o desenvolvimento do cérebro, segundo especialistas.
Até quinta-feira (29), os representantes dos 65 países participam de uma série de discussões sobre políticas de desenvolvimento, custos e financiamento, legislação, experiências regionais, qualidade e capacidade de resposta, exclusão e marginalização, além de monitoramento e avaliação.
“A educação é a melhor garantia para combater a pobreza. Não há espaço melhor para definir o desenvolvimento de uma pessoa do que os primeiros anos de vida de uma criança”, afirmou a diretora-geral da Unesco. “Esse é provavelmente um dos fatos menos divulgados na arena de decisão política e desenvolvimento.”
As informações são da Unesco. Irina alertou que os programas de educação destinados às crianças até 8 anos poderiam reduzir vários problemas futuros. Segundo ela, uma das principais preocupações é com as crianças ciganas, pois mais da metade delas está fora das escolas.
A diretora-geral disse que também há baixos percentuais de crianças matriculadas em várias regiões do mundo. Como exemplo, ela citou que, na África, apenas 15% das crianças estão na primeira etapa do ensino. Nos países árabes, o percentual sobe para 19%. Na Ásia Central, há 28% de crianças com menos de 8 anos em salas de aula e na Ásia o percentual é de 36%.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA SUSPENDE CENSURA
À IMPRENSA DE TOCANTINS


Em decisão tomada nesta segunda (27), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins cassou, por 4 votos a 2, a liminar que proibia veículos de comunicação de publicarem informações relacionando o governador do estado, Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição, com um suposto esquema de fraudes em licitações investigado pelo Ministério Público de São Paulo.
A liminar havia sido concedida pelo desembargador Liberato Póvoa, que entendeu que a investigação corria sob sigilo e que as informações foram obtidas ilegalmente. Segundo os advogados de Gaguim, seus adversários políticos estavam usando reportagem da TV Anhanguera, afiliada da TV Globo na região, a respeito da investigação, para atacá-lo durante a campanha eleitoral.
Além da TV Anhanguera, outros 83 veículos de comunicação foram atingidos pela decisão: oito jornais, dez emissoras de TV, 20 rádios comerciais, 40 rádios comunitárias e cinco sítios de internet. O desembargador fixou multa de R$ 10 mil por dia em caso de desobediência.
Ontem pela manhã, o advogado da coligação, Sérgio do Vale, entrou com um novo pedido na justiça eleitoral do Tocantins. Além de pedir a revogação da liminar concedida pelo desembargador Póvoa, “uma vez que o dano causado já se tornou irreparável”, também pede que a proibição atinja somente o uso das informações sobre Gaguim na propaganda eleitoral de seus adversários (carros de som, propagandas em rede e inserções na televisão e rádio). O novo pedido ainda será julgado pelo TRE-TO.

TSE ALERTA PARA FALSAS
MENSAGENS PELA INTERNET

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu neste sábado (25) que não faz comunicado aos eleitores por meio de e-mails. Segundo o tribunal, circula na internet uma nova mensagem falsa em nome do tribunal. A mensagem diz que o eleitor estaria com pendências na Justiça Eleitoral e que seu título de eleitor pode ser cancelado.
Segundo o TSE, a mensagem, que utiliza de forma ilegal o brasão da República, o nome de um programa de computador da corte, o Filiaweb, e um banner do calendário eleitoral, orienta o internauta a clicar sobre um link para atualizar suas informações que constam na Justiça Eleitoral.
Trata-se de um vírus que pode danificar o computador. “Portanto, caso [a] receba, apague a mensagem”, alerta o TSE.
“O TSE reitera que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendências ou cancelamento de títulos. A corte eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo”, comunica o tribunal.
Com relação à possibilidade de “hackers” invadirem o sistema eletrônico da Justiça Eleitoral e adulterar os resultados das urnas nas eleições do próximo domingo – numa reedição do escândalo da Proconsult/Racimec em 1982, para impedir a eleição de Leonel Brizola – o TSE mantém o mais absoluto silêncio.

RÁPIDAS

• Em protesto contra o cerceamento à imprensa, a Rede Bandeirantes substituiu uma reportagem sobre denúncias de suposto envolvimento do governador e candidato a reeleição, Carlos Gaguim (PMDB) com lobistas presos em Campinas (SP), após investigações do Ministério Público de São Paulo, por uma receita de bolo de cenoura. A ação do jornalista Fernando Hessel, diretor de programação e jornalismo da Band Tocantins, aconteceu durante o plantão Notícias da Redação..
• Hessel afirmou que “publicar receitas de culinária era uma prática obrigatória durante o regime militar no Brasil. Este passado opressor deve ser lembrando diante desta censura imposta aos veículos de conunicação. Infelizmente, resgataram o gene do AI 5 no Tocantins.”
• Para Hessel, os motivos que geraram a proibição foram mal embasados. “A Justiça brasileira deve reconsiderar o mais rápido possível a liberdade de imprensa no Tocantins”, declarou, acrescentando que vai comer um pedaço do bolo no ar para comemorar o fim da “censura” às reportagens.
• Fortalecer os programas de saúde relacionados à mulher, principalmente durante a maternidade, é uma das propostas do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que participou ontem (27) de um almoço promovido pelo Movimento Nacional de Mobilização Mulheres, o “ Vamos Lá!”
• “O Brasil andou para trás nesses últimos anos na saúde da mulher. Temos que recuperar [isso], criando o projeto Mãe Brasileira, que acompanha a mulher desde o primeiro dia de gravidez até o parto, com seis exames [pré-natais] e atenção durante um ano, depois de a criança nascer”, disse.
• Segundo Serra, também é importante fazer mutirões preventivos, com a realização de exames de mamografia e de diagnóstico de câncer do colo de útero. “Tem que antecipar, tem que fazer prevenção para evitar que essas doenças aconteçam”, afirmou.
• O candidato do PSDB criticou a Justiça do Tocantins que proibiu a divulgação de um suposto esquema de licitações fraudulentas que pode envolver o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição no estado. Para Serra, essa foi uma “decisão equivocada de um juiz equivocado”.
• “É uma aberração completa. Na semana da eleição, num escândalo daquele tamanho, de roubalheira do dinheiro público e eles conseguem que seja proibido para os jornais e para a imprensa divulgar o que está acontecendo. Isso é um grande estelionato eleitoral”, disse.
• Marina Silva, afirmou nesta segunda (27) que irá privilegiar, na reta final
de campanha, a divulgação de suas propostas, e não entrará no “vale-tudo” eleitoral. Entre os temas que Marina pretende destacar, estão a educação e a segurança pública.
• “Vamos manter as conquistas na área econômica, social, mas vamos encarar como prioridade a educação, a segurança pública, o saneamento básico, a infraestrutura, e o cuidado com as cidades e com a população mais sofrida do nosso país. Mantendo os ganhos sociais e, ao mesmo tempo, buscando uma nova forma de fazer política”, disse, durante caminhada no calçadão no centro da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
• Marina afirmou ainda que o Brasil vai se surpreender com o resultado das eleições. Segundo ela, o apoio dado a sua candidatura, percebido nas ruas, é maior do que o apurado nas pesquisas. “O que está nas ruas é a população dizendo que quer um segundo turno com Marina. Eu sou a única que precisa da mobilização do idoso, dos jovens, dos empresários, do trabalhador e de toda a sociedade para poder ter uma chance de, com tempo igual [na campanha eleitoral do segundo turno], debater o Brasil que nós queremos”, disse.
• Diversos setores da indústria nacional vem sendo prejudicados pela concorrência com os produtos importados, afirmou nesta segunda (27) o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Roberto Gianetti da Fonseca. Economista e empresário, Giannetti disse que, ao permitir a valorização do real frente ao dólar - barateando as importações de produtos manufaturados - o país está deixando de aproveitar o crescimento do mercado consumidor interno para aumentar a produção local e fortalecer o parque industrial brasileiro.
• De acordo com Giannetti, além de o crescimento da indústria brasileira estar aquém da ampliação do mercado interno, as exportações de manufaturados têm diminuído ano a ano. Resultado, segundo ele, da perda de competitividade em consequência não apenas da taxa de câmbio desfavorável para os exportadores, mas também pela alta carga tributária e pelas deficiências de infraestrutura e de logística que elevam os custos das exportações nacionais.
• “Nossa proposta não é que o governo restrinja as importações, o que significaria um retrocesso. De forma geral, as importações são bem-vindas, pois trazem competitividade à economia, mas elas têm que ser uma concorrência honesta. O que o país não pode aceitar é o dumping, o subfaturamento, a pirataria e outras práticas desleais de concorrência”, disse Giannetti, que participou do seminário O Papel da Indústria no Crescimento do Brasil, promovido pela revista Conjuntura Econômica, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
• No mesmo evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o país esteja vivendo um processo de desindustrialização e anunciou que pretende retomar, ainda este ano, as discussões em torno da reforma tributária. Segundo o ministro, é possível negociar com os governadores, até o fim do ano, medidas para acabar com a chamada guerra fiscal entre os estados.
• “Pretendo retomar esta questão logo após as eleições. É possível fazermos esta parte da reforma tributária até o final do governo Lula. Falta apenas conversarmos com os estados para definirmos uma alíquota única homogeneizando a legislação. E a União está disposta a fazer sua parte, compensando os estados que eventualmente tiverem algum prejuízo”, concluiu o ministro.
• O consumo de energia elétrica em agosto somou 35.006 gigawatts-hora (GWh), situando-se 7,1% acima do verificado no mesmo mês de 2009, informou nesta segunda-feira (27) a EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Decorridos oito meses do ano, o consumo nacional consolida expansão de 9,2% ante igual período o ano passado. O resultado continua sendo puxado pelo consumo industrial, cujo desempenho (9,5%) explicou 4,2 pontos percentuais da taxa global.
• Segundo as informações da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica relativa ao mês de agosto de 2010, divulgada pela EPE, a demanda das indústrias por eletricidade totalizou 15.852 GWh no mês passado. O Rio de Janeiro foi o estado onde o setor industrial mais cresceu (23,8%).
• É a primeira vez no ano que se verifica taxa inferior a 10% na base de comparação mensal, o que pode ser explicado pelo fato de que em agosto de 2009 já se verificavam sinais de retomada do consumo industrial. No acumulado no ano e nos 12 meses findos em agosto o crescimento se manteve em patamar elevado: 12,9% e 7,5% respectivamente.
• A região Sudeste segue em posição de destaque, expandindo 12% e com crescimento generalizado entre os estados. O Rio de Janeiro apresentou o maior crescimento percentual do país (23,8%), para o que contribuiu o fato de um grande consumidor, que habitualmente utiliza geração própria, estar utilizando energia da rede.
• O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou que o Estado do Rio de Janeiro tem hoje nove cidades em nível de alto desenvolvimento – Macaé, Porto Real, Niterói, Volta Redonda, Piraí, Rio de Janeiro, Resende, Itaguaí e Rio das Ostras, que concentram 47,5% da população. As quatro primeiras estão entre as 100 melhores do País.
• O estado como um todo permanece em terceiro no ranking nacional, embora tenha recuado de 0,8035 para 0,7985, deixando a zona considerada de alto desenvolvimento, uma queda devida ao desempenho em Educação. A cidade do Rio ficou em quinto na lista do estado e em sexto no ranking das capitais nacionais, com IFDM de 0,8295.
• Entre as variáveis que compõem o índice, o estado se destacou principalmente em Emprego & Renda, item no qual lidera no Brasil. Pelo lado negativo, Silva Jardim, Guapimirim e Japeri são as cidades de menor IFDM no estado,todas com desempenho muito baixo justamente em Emprego & Renda. Os dados considerados são de 2007.
• A média brasileira do IFDM foi de 0,7478, superior aos 0,7376 de 2006(alta de 1,4%). O IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento humano. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado(de 0,6001 a0,8) e alto (0,8001 a1) desenvolvimento humano.
• Na lista dos municípios fluminenses apenas Queimados, Silva Jardim, Guapimirim e Japeri figuraram no quadrante vermelho em 2007 por terem apresentado recuo do IFDM, principalmente pelas áreas de emprego e renda e saúde. Com isso, posicionaram-se com desenvolvimento regular (abaixo de 0,6 pontos). Em 2006, apenas Japeri encontrava-se nessa situação de piora do indicador abaixo da linha de 0,6 pontos.
• Duque de Caxias, que no início da década chegou a ser o Segundo PIB do Estado e um dos dez maiores do País, não figura na nova lista da Firjan.
• O estudante Miguel de Souza, 26 anos, aprovado para uma Faculdade de Medicina e filho do jornalista Edelmar de Souza, que estava preso em um quartel do da PE (Polícia do Exército), sem o devido processo legal, desde o dia 02, foi posto em liberdade nesta segunda (27).
• A prisão ocorreu quando Miguel compareceu a uma unidade do Exército para regularizar a sua situação, pois se alistara no prazo legal, mas deixara de se apresentar para seleção de acordo com o calendário do Ministério da Defesa, para o Serviço Militar Obrigatório.

EM 2011 SUS TERÁ REMÉDIO
PARA O MAL DE ALZHEIMER



Só em 20101 os brasileiros poderão contar com a distribuição gratuita do medicamento genérico Rivastigmina, para combate ao mal de Alzheimer. O remédio será produzido pelo Instituto Vital Brasil (IVB), de Niterói, e estará disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento em cápsula já está em fase de testes e, até abril do ano que vem, começa a ser produzido para o Ministério da Saúde em uma parceria entre o IVB e a Laborvida, empresa que venceu a licitação pública.
A gerente de Desenvolvimento de Produção de Medicamentos do IVB, Tereza Lowen, informou nesta sexta-feira (24) que o medicamento na forma de solução oral terá um lote piloto em outubro deste ano. Mas, somente após os testes de equivalência farmacêutica, estará apto para se credenciar ao registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Lowen acredita que a produção da solução oral do Rivastigmina chegará ao mercado no segundo semestre de 2011.
O IVB será o único laboratório oficial a produzir esse medicamento para o governo federal. Atualmente, o Ministério da Saúde compra o remédio de uma empresa privada. Com a produção pelo IVB, haverá economia para o ministério.
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, ainda sem cura, que age de maneira silenciosa. Se caracteriza pela perturbação de várias funções cognitivas (relacionadas ao cérebro), entre as quais memória, atenção, aprendizado, orientação e linguagem. Os sintomas, em geral, são acompanhados por deterioração da parte emocional, da motivação e do comportamento social. A incidência da doença de Alzheimer é grande no Brasil. Ela prevalece entre 4% e 5% das pessoas com idade acima de 65 anos.

domingo, 26 de setembro de 2010

BAIXADA URGENTE

LULA RECUA E ELOGIA
0 PAPEL DA IMPRENSA

Diante da reação de diversas entidades contra a campanha dirigida e incentiva por Lula contra a Imprensa, acusada de preparar um golpe para impedir a eleição de Dilma Rousseff no primeiro turno, o Governo amenizou as críticas e recomendou aos dirigentes sindicais, que convocaram o povão para uma grande manifestação em S. Paulo, que se afastassem do evento. O resultado é que a grande manifestação, que pretendia ser uma reedição paulistana ao grande comício de 13 de março de 1964, na Central do Brasil, acabou se revelando um tremendo fiasco e sendo realizado no auditório do Sindicato dos Jornalistas de S. Paulo, onde só cabem 120 pessoas sentadas.
Quanto ao Governo, Lula acabou reconhecendo, em discurso em Porto Alegre, em companhia de Dilma Rousseff realizado na noite de seta-feira (23), que a mídia é muito importante para a democracia. Segundo o presidente da República, “a gente precisa ter humildade e não fiar zangado quando [a Imprensa] fala mal ou só feliz quando fala bem”.
Democracia é isso: cada um fala o que quer, escreve o que quer, transmite o que quer, e o povo faz o julgamento, balizando as opiniões” foi o recado de Lula às suas legiões.
Resta esperar qual o verdadeiro Lula, se o que acusou a mídia de forjar um golpe contra Dilma, o Lula do comício de Porto Alegre.

BANCÁRIOS PODEM PARAR
O PAÍS NA QUARTA-FEIRA


Os bancários podem entrar greve por tempo indeterminado em todo o país a partir desta quarta-feira (29) caso não haja um acordo com os patrões. A orientação do comando nacional de greve da categoria é a realização de assembleias, nesta terça-feira (28), a fim de discutir a viabilidade da paralisação já no dia seguinte. Ontem (23), as negociações com os bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, não avançaram.
Os bancários reivindicam reposição salarial de 11%, melhoria na participação nos lucros e resultados, valorização dos pisos salariais e elevação dos auxílios refeição e alimentação.
De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Bancário do Distrito Federal, os seis maiores bancos que operam no país (Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) apresentaram R$ 21,7 bilhões de lucro líquido nos seis primeiros meses do ano. O ganho é 32% superior ao lucro do mesmo período de 2009 e a rentabilidade média sobre o patrimônio líquido é de 25%.

RÁPIDAS

• A menos de uma semana das eleições, o PT tentou, sem sucesso até agora, censurar alguns vídeos em exibição no “You Tube”, que criticam a candidata Dilma Rousseff, cuja autoria o partido de Dilma atribui aos tucanos. Copie os links abaixo e veja os filmes disponíveis no “You Tube” antes que a censura torne o assunto proibido para menores de 14 e maiores de 70 anos, principalmente os que sobreviveram aos anos de chumbo da ditadura de 64 e se lembram como agiam os chamados órgãos de segurança com quem dizia ou fazia alguma coisa que desagradava ao cabo ali da esquina.
• Outro nicho de resistência à tosca mas eficiente ditadura do proletariado, da qual Dilma Rousseff será a herdeira “in totum” pode ser vista no site A VERDADE SUFOCADA, através do endereço: http://www.averdadesufocada.com/
Os filmes sobre a desastrada, mas rendosa carreira de Dilma Rousseff podem ser vistos através dos link:

http://www.youtube.com/watch?v=j_HWHFrrkxg
http://www.youtube.com/watch?v=n3xRnW22TVU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xhtuhKC6C1k&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=lHQMk5AA6ys&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=T5wGei7liCU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EapA0XHKOPk&feature=related
• O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral defendeu hoje que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida, já na próxima semana, se a inelegibilidade de políticos fichas sujas – condenados em primeira instância – valerá ou não para as eleições deste ano.
• A entidade, que reúne 47 organizações da sociedade civil, reuniu-se na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para analisar os impactos na legislação do resultado de recurso apresentado pelo candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSC, Joaquim Roriz.
• Os ministros se dividiram sobre a validade da lei para estas eleições com 5 votos contra e 5 a favor. Para o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Daniel Seidel, o resultado foi uma vitória da sociedade, uma vez que o STF a declarou constitucional e acabou com argumentos usuais por parte de políticos ficha suja como o não reconhecimento de crimes cometidos antes da promulgação da lei.
• Outra frente de atuação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral é o esclarecimento ao eleitor. “O razoável é que o STF, no começo da semana, dê logo uma decisão. Se não o fizer é preciso que eleitor preste atenção nas pessoas que não querem [Lei da] Ficha Limpa e utilizem esse critério para definir seu voto”, afirmou Seidel.
• O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Ricardo Lewandowski, declarou que a Lei da Ficha Limpa valerá normalmente para as eleições deste ano, apesar do Supremo Tribunal Federal (STF) não ter se decidido sobre a validade da nova lei. A votação no Supremo terminou em 5 a 5 e a Corte decidiu adiar a decisão final.
• “O TSE vai continuar aplicando a sua jurisprudência no sentido de que a Lei da Ficha Limpa se aplica para estas eleições”, declarou Lewandowski. O ministro defende que a Lei Complementar (LC) 135/2010 “não sofreu nenhuma alteração, continua em pleno vigor, hígida e será aplicada com o rigor de sempre pela Justiça Eleitoral, sobretudo pelo TSE”.
• O STF julgou o recurso de Joaquim Roriz contra decisão do TSE que manteve o indeferimento do registro de candidatura dele, mas o julgamento foi interrompido após um empate por cinco votos a cinco. Na avaliação do ministro Lewandowski, “para derrubar a lei seriam necessários seis votos contrários, conforme determina a Constituição”.
No entendimento do ministro, o empate faz prevalecer o acórdão proferido pelo Tribunal Superior Eleitoral, uma vez que a lei não foi declarada inconstitucional. O presidente do TSE explicou que a nova lei “atinge fatos pretéritos e que as hipóteses nela previstas não constituem sanções, mas sim condições que os candidatos precisam preencher para que possam ter o registro de suas candidaturas”.
• O gerente do supermercado Rede Economia, em Magé, foi detido e conduzido à 66ª DP neste sábado (25) pelos fiscais da 148ª Zona Eleitoral. Também foram presas duas mulheres que entregavam panfletos do
deputado estadual e candidato à reeleição Geraldo Moreira (foto) dentro do estabelecimento, que pertenceria à família do candidato.
• Os fiscais flagraram a propaganda sendo realizada durante a festa de comemoração do aniversário do supermercado, com farta distribuição de pães, bolo, café e suco. O irmão do candidato, João Moreira, estava no local. Ele fez ameaça aos fiscais, que reagiram com voz de prisão, mas Moreira conseguiu escapar.
• Por volta das 12h, os fiscais chegaram ao local, constataram a irregularidade e logo foram abordados por João Moreira.
“Essa fiscalização é da Núbia Cozzolino. As eleições vão passar, eu moro aqui e vocês também”, disse o irmão do candidato Geraldo Moreira. “Nós vamos nos encontrar depois da eleição”, ameaçou João Moreira, antes de fugir.
• O artigo 37 da Lei 9504/97, a Lei das Eleições, proíbe a veiculação de propaganda eleitoral em bens de uso comum, como supermercados, e também em todos aqueles que dependam de cessão ou permissão do Poder Público. Nestes casos, os infratores estão sujeitos a multa no valor de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
• O inquérito policial também foi instaurado com base no artigo 299 do Código Eleitoral, que impede a oferta ou promessa de vantagem ao eleitor em troca do voto. A punição é de reclusão até quatro anos e pagamento de multa. Após a conclusão, o inquérito vai ser encaminhado para o exame do Ministério Público Eleitoral.
• Em outra diligência, da propaganda eleitoral em Magé conduziram à delegacia três funcionárias do Posto de Saúde da Família (PSF) Beco do Saci para prestar esclarecimentos. Elas estariam queimando documentos de eleitores, segundo denúncia anônima recebida pela 148ª ZE receber. Na véspera, a equipe da fiscalização havia cumprido 15 mandados de busca e apreensão em PSFs do município. Ainda segundo a denúncia, os servidores do posto estariam tentando se desfazer de provas de crimes eleitorais.
• Ao chegarem no PSF Beco do Saci, os fiscais da 148ª ZE encontraram uma fogueira no pátio da unidade com fichas médicas e autorizações semi-queimadas para colocação de placas do candidato a deputado federal Genivaldo Ferreira dos Santos (PPS), o Batata. Por determinação da juíza da fiscalização em Magé, Luciana Mocco Moreira Lima, a unidade foi revistada, quando também foram encontrados medicamentos vencidos, cópias de títulos de eleitor e formulários médicos com número do título, zona e seção do paciente.
• A ameaça do PT do Paraná de processar o pastor Paschoal Piragini Jr., por recomendar aos fieis da I Igreja Batista de Curitiba que não votem nos candidatos do PT, a começar por Dilma Rousseff, provocou uma irada reação de diversos setores evangélicos.
• A Ordem dos Pastores Batista do Brasil, do qual Pirangini Jr. foi presidente, distribuiu uma nota protestando em defesa da posição do pastor e reconhecendo seu direito de posicionar-se a respeito de questões tão importantes para o povo brasileiro, como as que motivaram seu pronunciamento, cujo vídeo tem atraído acessos de milhares de pessoas. • Para os dirigentes da OPBB, o Pastor Pascoal foi corajoso, oportuno e profundamente responsável ao posicionar-se sobre questões que militam contra a vida criada por Deus. “Seu pronunciamento serviu de despertamento para todos nós que, no exercício da liderança do povo de Deus, temos o dever de chamar nossas ovelhas à reflexão sempre que perigos as ameacem”.
• A nota reafirma sua posição contra projetos como o PNDH-3, aprovado pelo Governo Federal e a PL 122, ambos de discutível constitucionalidade, que defendem a legalização do aborto, a aprovação de casamento entre pessoas do mesmo sexo, a regulamentação da prostituição, entre outros erros, atentam contra princípios e valores cristãos fundados nas Sagradas Escrituras.
• “Reafirmamos a necessidade de avaliarmos bem o posicionamento de cada candidato e de seus respectivos partidos com relação a esses temas. A história e a Bíblia demonstram que as práticas pervertidas de uma sociedade ofendem a Deu
s, mas a institucionalização da iniqüidade cria o ambiente propício para o surgimento de líderes políticos capazes de impor à própria sociedade horrendos sofrimentos” – diz a nota assinada pelos pastores Lécio Dornas, presidente, e Juracy Carlos Bahia, diretor executivo da OPBB.
• Outro pastor que se levantou contra a censura pretendida pelo PT foi Silas Malafaia (foto). Ele defendeu a posição do Pastor Pirangini Jr. em seus programas de rádio e TV e ainda desafiou os lulistas a processá-lo também.
• Pelo visto, a reação aos projetos defendidos pelo PT de ampliar a possibilidade do aborto legal, com também defende o Ministro da Saúde, indicado por Sérgio Cabral, bem como o casamento gay estão provocando uma campanha espontânea dos evangélicos contra Dilma Rousseff e seus seguidores nos estados,
No Rio de Janeiro, por exemplo, o governador Sérgio Cabral resolveu comandar uma cruzada contra a reeleição do senador Marcello Crivella, sobrinho de Edir Macedo, comandante da Rede Record e da Igreja Universal. Para derrotar Crivella, Cabral está fazendo acordo tanto como Deus como com o Diabo O problema se tornará insolúvel quando o Diabo apresentar a conta. . .
• A uma semana da eleição, o candidato a deputado estadual Laury Villar (PSDB) passou a manhã de ontem (26) fazendo corpo a corpo nas feiras de Saracuruna, Jardim Primavera e do 25 de Agosto, no centro da cidade. Nesta última, Laury contou com reforço do candidato ao senado César Maia, que veio a Caxias percorrer a feira ao seu lado e, também do deputado Alexandre Cardoso, que disputa a reeleição pelo PSB e fez questão de participar do movimento, que chamou de frente democrática por Caxias.
• A presença de César M
aia na feira de Caxias provocou muita curiosidade de feirantes e frequentadores. “É ele mesmo! Eu acompanho o seu trabalho e te acho uma pessoa muito inteligente”, comentou a assistente administrativo, Gislaine Nascimento, 26 anos, ao ver César Maia.
• Laury aproveitou para criticar o descaso da Prefeitura para com as feiras da cidade. “Essa feira é um total desrespeito com a população e com os feirantes. Não tem sequer um banheiro químico aqui, César Maia. O senhor fez a feira que representa o povo nordestino e colocou lá toda infra-estrutura. É por isso que estamos juntos, porque queremos o melhor para Duque de Caxias e para o nosso estado. Enquanto fui secretário de Esportes trouxe a Vila Olímpica para Duque de Caxias e precisamos, com a Copa do Mundo e Olimpíadas, trazer investimentos para a Baixada Fluminense”.
• Laury lembrou a César Maia que, hoje, o maior problema de Duque de Caxias é a água. Peço, meu amigo César Maia, que me ajude a criar a Companhia Municipal de Abastecimento. Nossa cidade precisa de água, Educação, Saúde e Cidadania, mas não precisa de calçadas em que trocam pedras portuguesas por bloquetes” – ressaltou Laury.
• César Maia retrucou que a cidade de Duque de Caxias possui uma receita tributária, por número de habitantes, maior que a do Rio. “Peguem os valores (R$ 1,45 bilhão) e dividam pelo número de habitantes (950 mil, segundo o IBGE) e verão que o que falta é competência. Precisamos de políticos com boas idéias, compromisso e que saibam transformar essas idéias em realizações".
• O ex companheiro de exílio de José Serra no Chile lembrou que o rio Meriti divide Duque de Caxias e Vigário Geral. Vá a Vigário Geral, o mesmo rio que passa lá passa aqui, mas naquele bairro do subúrbio da Leopoldina não enche porque há dragagem. A política de segurança olha apenas para uma região da capital. Por isso eu reafirmo: falta competência! Hoje Laury é o mais preparado para representar essa cidade e quem tem mais consciência e informação será um multiplicador de votos nessa reta final, quando mais da metade dos eleitores sofre com a indecisão”, destacou o candidato.
• Para César Maia, a Educação de Duque de Caxias aparece em penúltimo lugar. Na frente, apenas de Japeri e Belford Roxo. A Saúde aparece na 66ª posição. Isso é uma vergonha!
• Como começava a chover, o candidato ao senado pelo DEM aproveitou para comentar que essa chuva era para lavar a vergonha do Município ser a 2º economia do estado e a penúltima colocada quando o quesito é Educação. “É por isso que hoje, eu, Laury Villar e César Maia estamos aqui pedindo o seu voto de confiança, porque acreditamos que podemos construir uma Duque de Caxias, uma Baixada Fluminense e um Estado melhor”, finalizou Alexandre Cardoso.

DER TAPA BURACO DEPOIS
DE DENÚNCIA DE GABEIRA


O DER, que no Governo Rosinha Garotinho construiu um estádio para 4.000 torcedores em Xerém, para servir de sede para o Duque de Caxias FC, que disputa a Série B do campeonato brasileiro, continua mais lerdo do que nunca. Iniciadas em 2004, último ano do Governo Rosinha Garotinho para ajudar a eleição do prefeito Washington Reis, as obras de duplicação de cerca de 15 km da antiga Estrada Rio-Petrópolis, entre o viaduto do Centenário e a rodovia Washington Luis, na altura de Campos Elíseos, logo depois da Reduc, continuam se arrastando e sem previsão de conclusão. Enquanto isso, os motoristas que precisam trafegar pela RJ-115, que liga Nova Iguaçu a Seropédica, uma alternativa à rodovia Presidente Dutra e sem pagamento de pedágio, reclamam da falta de conservação da estrada. Cheia de buracos, a RJ-115 é um risco para motoristas e pedestres. Bastou, porém, que Fernando Gabeira fosse até lá e mostrasse na TV o abandono daquela estrada estadual para o DER se mexer e começar a operação “tapa buracos”, flagrada pelo candidato do PV na última sexta-feira, quando voltou à Nova Iguaçu na reta final da campanha para governador.