quinta-feira, 12 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

WASHINGTON REIS ESTRÉA EM NOVO
CARGO INAUGURANDO O MERGULHÃO


Com o nítido objetivo de atrapalhar qualquer comemoração de Zito em torno do “Dia do Trabalho’, o Palácio Guanabara marcou para o dia 1º de Maio a inauguração do “mergulhão” da estação ferroviária de Duque de Caxias. Anunciada em 2007 como uma parceria entre o Estado e o Município, com financiamento do BID do Japão, as obras de construção de uma passagem sob os trilhos da antiga Leopoldina será o pontapé da campanha de Washington Reis para deputado federal. Na festas que está sendo organizada pelo Governo do Estado, o ex-prefeito será apresentado oficialmente como Coordenador de Obras da Baixada, um novo cargo criado especialmente para ele na estrutura da Secretaria de Obras do Estado, que é chefiada pelo vice-governador, Pezão.
Previstas para serem inauguradas em setembro de 2008, a tempo de impulsionarem a reeleição de WR, as obras de reforma da estação, reformada pela Rede Ferroviária em 1974, previam a construção de uma passagem subterrânea entre a av. Duque de Caxias e a Av. Presidente Vargas, com a saída ao lado da agência dos Correios. Por erro de cálculo, as obras serão encerradas pelo meio, pois o projeto não previa a existência de uma rocha entre a Rua Barão do Triunfo e os Correios. Para abrir o túnel, o Estado teria que desapropriar um prédio comercial ao lado da estação ferroviária, construído nos anos 60 na área destinada a uma praça, justamente na esquina da Rua Barão do Triunfo e a Av. Presidente Vargas, onde funcionava uma passagem de nível ligando as Avenidas Presidente Vargas e Plínio Casado, fechada com as obras de eletrificação do ramal ferroviário.

GAROTADA DO SARAPUÍ FEZ A FESTA
NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A Secretária de Esporte e Lazer aproveitou o “Dia Internacional da Mulher” para lançar na Praça do Jardim Elizabeth, no bairro Sarapuí, o proejto “Duque de Caxias Feliz.” Dispondo de vários brinquedos, crianças e adolescentes brincaram no High-Jump, touro mecânico, pula-pula e cama elástica. Houve também animação, recreação, brincadeiras, dança, torneio de futebol e sorteio de bicicleta. Para o secretário de Esporte e Lazer, Ânzelo Fernando, a integração é o principal ponto do projeto. “È um evento que reúne pai, mãe, jovens, adolescentes e crianças. Esse é o primeiro de uma série de eventos que vamos promover”, ressaltou Fernando. A equipe do Pró-Álcool conquisstou o torneio de futebol ao vencer, por 4 a 1, na final, a equipe do CEJE (Centro Esportivo Jardim Elizabeth). O Pró-Álcool também fez o artilheiro da competição, Herondino Valadão, com 5 gols, e goleiro menos vazado, Lelimar da Trindade. O menino João Vítor Ribeiro, de 4 anos, ganhou uma bicicleta, em sorteio promovido pela secretaria. As equipes receberam troféus da Secretaria de Esporte e Lazer. O próximo evento acontecerá na Praça da Paz, no bairro Beira Mar, no dia 26 de abril. (Foto: George Fant/PMDC)


O touro mecânico fez a alegria das crianças do Sarapuí

RÁPIDAS

• Os meios políticos de Duque de Caxias foram abalados na tarde de ontem com os rumores sobre um possível rompimento entre o ex-vereador Laury Villar e o prefeito Zito. Segundo comentários no cafezinho do “La Guimarães”, a gota d’água seria as noticias em torno do lançamento da candidatura da Primeira Dama, Claise Maria Zito, a deputada federal, tendo como parceiro de chapa para estadual o vereador Mazinho, atual presidente da Câmara.
• Para apimentar os boatos sobre o rompimento entre Laury e Zito, circulou à tarde a informação de que o prefeito, acompanhado do presidente da Câmara, Mazinho, teria se encontrado com o ex-governador Garotinho para discutirem a chapa Garotinho-Andréia Zito para o Governo do Estado em 2010.
• Nesse caso, o rompimento de Laury seria uma forma de protesto contra esse tipo de armação, pois Laury, ao renunciar ao posto de vice na chapa de Zito, recebera dele a promessa de apoio para sua candidatura a deputado estadual, inclusive como forma de vingar a traição de Dica contra Zito.
• Segundo amigos de Zito, ele atuara em defesa de Dica na CPI das Bolsas-Educação com o compromisso do deputado caxiense de não se envolver diretamente na sucessão de Washington Reis. Dia não teria cumprido o acordo e subira no palanque para “baixar o pau” no atual prefeito.
• A chapa Garotinho-Andréia abriria a vaga de federal para a atual Secretária de Ação Social do município, Claise Maria Rita. O que Laury não entende é a entrada de Mazinho na chapa como candidato de Zito a deputado estadual.
Além de Laury, Zito tinha compromisso de apoiar a reeleição do deputado Marcos Figueiredo, que tem base eleitoral em Imbariê e tido presença constante nas andanças políticas de Zito pelos Distrito, inclusive com o direito de usar o microfone antes do prefeito.
• Insistentemente procurado pelo blog, Laury Villar, ao contrário do que fez por ocasião da renúncia ma chapa como vice-prefeito, não retornou as repetidas ligações para o seu celular.
• Em sessão especial, a Câmara de Duque de Caxias recepcionou na manhã desta quinta-feira o cônsul-geral da Venezuela
no Rio de Janeiro, Edgar González Marin, para a assinatura de uma Carta de Intenção, enviada pela cidade de Porto de La Cruz, na Venezuela, para que se tornem cidades-irmãs.
• O programa permitirá que sejam celebrados acordos, convênios e realizados intercâmbios na área econômica, cultural, social e política, buscando uma melhor qualidade de vida local. “O convênio beneficia a população de ambas as cidades. Elas têm os quatro elementos essenciais para integração e crescimento: alimentação, energia, biodiversidade e água” destacou o cônsul.
• Duque de Caxias tem ampliado a sua participação no comércio exterior, principalmente na área de petróleo e petroquímica desde a virada do Século e, durante esse encontro, ficou estabelecido que o município incentivará o intercâmbio entre os diferentes agentes municipais e a cidade-irmã nos diversos setores da economia. Uma vez assinado o acordo, um representante da cidade retribuirá a visita à Venezuela.
• O presidente da Câmara, Dalmar Lírio, o Mazinho, saudou o visitante em nome da cidade e arrancou risos até do cônsul ao agradecer o seu curto discurso, pois estava preparado para ouvi-lo falar por até duas horas, como é comum na fala do Presidente Hugo Chaves.
• Toma posse neste sábado, em cerimônia marcada para às 10:00 horas, na sede do SESC/Caxias, a posse da nova diretoria do Fórum Cultura da Baixada, que será presidida por Carlos Cahé, tendo Sérgio Vagestian como Vice Presidente, Ziza Nascimento, Secretária, além de Reginaldo Oliveira, Tesoureiro, e Claudina Oliveira (Coordenadora Cultural). O SESC/Caxias fica na Rua General Argolo, nº 47, em frente á Praça Messias Soares e a poucos metros do Hospital Infantil.
• A nova diretoria tem pela frente alguns obstáculos, como o despejo do IPAHB em São João de Meriti, o fechamento do jornal “Correio da Lavoura”, e o despejo do grupo CPT do Teatro Armando Melo, do “Forró na Feira” da Praça do Pacificador e da Sala de Leitura Dr. Moacyr do Carmo, nas dependências da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias

O DETRAN DE SERGIO
CABRAL NÃO PERDOA

Cenas que fariam sucesso em qualquer filme de suspense estão sendo vividas por motoristas do Estado do Rio. Com o caixa zerado pela “Marolinha do Lula”, o governador Sérgio Cabral resolveu descontar esse prejuízo nos eleitores motorizados que, por conta da própria crise, deixaram de pagar os escorchantes tributos embutidos no IPVA. Calculado sobre o valor dos veículos usados em setembro de 2008, que caíram mais de 40% a partir de outubro/2008, o IPVA é cobrado por preços irreais e no início do ano, justamente quando os consumidores estão às voltas com o pagamento da matrícula e do material escolar obrigatório dos filhos, além do pagamento das compras de fim de ano. Nem os motoristas que estão saindo com as compras do mês escapam à sanha arrecadadora dos fiscais do Detran, postados no viaduto do Centenário, na saída de um dos supermercados de maior movimento da cidade, o que chega a ser desumano. No caso de veículos comerciais, os fiscais obrigam o motorista a descarregar a mercadoria, que é deixada na calçada, para que o veículo seja rebocado para o depósito, em Santa Cruz da Serra.

quarta-feira, 11 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

GOVERNO AGORA COBRA
IPTU ATÉ NAS FAVELAS

Moradores antiga Favela do Dique II, hoje rebatizada de Parque da Liberdade, próximo à estação de Gramacho, estão indignados com a Prefeitura, que acaba de enviar os carnês do IPTU, que incluem a Taxa de Coleta de Lixo, embora os caminhões da Limpeza Urbana não passem pelo local. As guias chegaram no começo de fevereiro trazendo, inclusive, cobrança retroativa aos Exercícios de 2004 a 2008. Segundo os reclamantes, a prefeitura, mesmo que esteja enfrentando queda na arrecadação em função da crise econômica, não pode cobrar imposto de quem vive no mais completo abandono por parte do Poder Público. O Parque da Liberdade é uma área de invasão que começou a ser ocupada nos anos 70. Com o crescimento da favela, a região passou a ser, partir final dos anos 90, um dos alvos prediletos de candidatos em campanha, prometendo melhorias, porém, segundo os próprios moradores, nada mudou. “Eles vêm aqui, enchem as ruas de placas, prometem nos tirar da lama e depois somem. Não acreditamos mais neles”, reclama Dona Lucia, 46 anos, que mora na Rua Roberto dos Santos, a principal da favela.
Seu Nonô, morador da Rua Castro Alves, demonstrou muita revolta com a situação de abandono. “Gente, vocês estão vendo: não temos nada aqui, além de lama, mato e poeira. Falta esgotamento, água, saneamento básico... Não temos escritura, nem garantia alguma de moradia. Aqui não entra Correios, qualquer meio de transportes, as lojas se recusam a fazer entregas aqui porque seus carros quebram! Não temos uma passarela de acesso, nem ponte que nos ligue à “civilização”! Temos que nos arriscar andando pelos trilhos do trem. Não temos escola, praça, asfalto... as crianças brincam no meio das valas ou na linha do trem, pessoas morrem em casa por falta de meios de remoção. É revoltante!”, esbraveja ele. “Mesmo ninguém tendo título de nada, o carnê do IPTU chegou. Não sei como a prefeitura nos achou, pois, nossa rua não aparece no mapa”, ironizou.

Sem saneamento e sem coleta de lixo, mas devendo o IPTU

MAZINHO QUER CONTROLAR
PROJETOS DOS VEREADORES

Por ser um órgão colegiado, as decisões nas Casas Legislativas devem ser tomadas através de Resolução aprovada pela da Mesa Diretora, que inclui representantes dos vários partidos. Isso é no Brasil, mas em Duque de Caxias a decisão é única e exclusiva do presidente da Câmara. Conforme ofício circular datado de segunda-feira, 09 de março, cada um dos 21 vereadores só poderá apresentar cinco projetos de indicação por semana para não atrapalhar o funcionamento da Secretaria. No ofício, o vereador Mazinho alega que, uma enxurrada de documentos chega diariamente ao setor de Assuntos de Plenário, como requerimentos, indicações, projetos de lei, de Resolução ou Decretos Legislativos.
Depois de despejar a Sala de Leitura Dr. Moacyr do Carmo para ampliar os gabinetes dos vereadores e instalação salão de beleza para os funcionários da Câmara, o vereador Mazinho resolveu restringir a atuação dos seus colegas, limitando o número de projetos de indicação, que cada edil pode aparesentar por semana. Os projetos de indicação tanto podem sugerir a pavimentação de uma rua, a construção de um escola ou posto de saúde, como a concessão de um título de cidadania ao gerente de um banco camarada. De qualquer forma, a decisão do presidente da Câmara já levanta protestos entre seus pares, mesmo os que nele votaram a pedido do prefeito Zito.

RÁPIDAS

• A Polícia Federal desarticulou nesta quarta (11), uma das maiores quadrilhas internacionais de tráfico de animais silvestres. Segundo a PF, o grupo comercializava espécies em extinção tanto nas feiras da Baixada como para a Europa, informou a PF. Durante a “Operação Oxossi”, foram realizadas 72 prisões, sendo que entre os presos havia cinco PMs, que atuavam diretamente no tráfico ou acobertavam o crime.
• Segundo o delegado Alexandre Saraiva, responsável pela Delegacia especializada de Meio Ambiente, a quadrilha teria lucrado R$ 20 milhões com o tráfico de animais. Ele disse ainda que um ovo de arara azul era vendido por três mil Euros na Europa, o que equivale a cerca de R$ 9 mil. Os pássaros eram vendidos entre R$ 20 e R$ 50 em feiras na Baixada Fluminense e no subúrbio do Rio.
• O delegado defendeu o imediato fechamento da feira de animais de Duque de Caxias, que existe há mais de 50 anos, mas não s/ao reprimidos pela Prefeitura. Os traficantes de animais estão na mesma categorias dos piratas de CDs e DVDs, que têm barracas na feira, embora exerçam uma atividade marginal.
• O Professor Gênesis Torres lançou no fim de semana o seu blog (
www.genesisptorres.blogspot.com/). Bem vindo à tribo, mestre. Professor e pesquisador, ele é fundador e presidente do Instituo de Pesquisas Aplicadas da Baixada Fluminense, o IPAHB, despejado do Centro Cultural Kennedy Jaime pelo novo secretário de Cultura de São João de Meriti.
• Na saudação ao novo blogueiro, o companheiro José Cardoso escreveu, muito apropriadamente: “A decisão do atual prefeito de São de João de Meriti, de despejar um órgão de grande importância e relevância para a Baixada Fluminense há mais de 10 anos, como é o IPAHB, merece todo o repúdio da população e da comunidade cultural da Baixada Fluminense”.
• Nesta quinta (12) o prefeito Zito dará o pontapé inicial no jogo Vasco x Canto do Rio, que será realizada na Vila Olímpica, no 25 de Agosto, na estréia do time cruzmaltino no Campeonato Carioca de Futsal,. Nove equipes disputam a competição em partidas de ida e volta. Embora torcedor e benemérito do Flamengo, o prefeito tucano receberá do gestor de futsal do Vasco, Carlos Alexandre, uma camisa da equipe de São Januário, que terá Duque de Caxias como sede para a competição.
• A vocação esportiva da cidade e a recuperação das instalações da Vila Olímpica no início do ano foram fatores que atraíram o Vasco. “A parceria nasceu desses elementos e quem ganha é a torcida que terá jogos de altíssima qualidade”, avalia o Secretário de Esporte e Lazer do município, o ex-atleta Ânzelo Fernando, o popular “Cascão”.
• Acompanhado por seu fiel ex-secretário de Governo, o “pastor” Carlos Alberto, despachado para a presidência do IPMDC para efetuar a compra do Hospital Moacyr do Carmo, o ex-prefeito Washington Reis esteve terça-feira (10) pela manhã, no Palácio Guanabara, onde ficou acertado com o Governador Sérgio Cabral a sua nomeação para o Detran. A posse deverá ocorrer nos próximos dias.
• A ex-primeira dama, Danielle Reis, que foi Secretária de Ação Social durante o governo do marido, não ficou desempregada por muito tempo. Já foi nomeada pelo prefeito Eduardo Paes para a presidência do Conselho Municipal de Assistência Social da Capital.
• A extinção da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que deverá ocorrer nos próximos dias, não deixará ao desamparo a turma do PSB que apoiou a reeleição de Washington Reis. Zito já garantiu ao deputado Alexandre Cardoso, presidente regional do partido, que os socialistas serão aproveitados em cargos na Fundec.
• Zito repete com o PSB a mesma tática de Sergio Cabral com o PT, neste caso, visando neutralizar uma possível candidatura do prefeito Lindberg Faria, do partido do Presidente Lula, numa demonstração de autofagia política. Tal e qual o PT, o PSB também adora uma “boquinha”, inclusive, participando da base aliada de Lula.
• Finalmente, Hugo Chaves descobriu Duque de Caxias. É que nesta quinta-feira (12) o cônsul-geral da Venezuela no Rio de Janeiro, Edgar González Marin, tem um encontro com o prefeito Zito para assinarem o programa cidade-irmã com uma cidade venezuelana, a ser indicada pelo Consulado Geral. O encontro acontecerá na Câmara Municipal, às 10h.
• O programa visa estreitar os laços econômicos e culturais entre cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas. A aproximação permitirá, entre outras coisas, firmar acordos, convênios e intercâmbios para o desenvolvimento da cidade e da população.
• Olavo Bilac, no primeiro distrito, será o primeiro baiarro a ser beneficiada pelo programa “Governo nos Bairros”. A ação será realizada neste sábado (14), das 8h às 13h, e levará diversos serviços à população. Com isso, os moradores do bairro terão isenção de taxas para a retirada de documentos, serviço social, orientação jurídica, corte de cabelo, orientação do Conselho Tutelar e matrícula para o ProJovem Urbano e Bolsa Família.
• O “Governo nos Bairros” visa descentralizar os serviços essências: acesso a documentos, programas e atendimento médico, lavando-os para os bairros num único dia. Duas vezes por mês, o projeto estará visitando uma localidade, levando cidadania aos moradores.
• O prefeito dará audiência na praça e conversará com os moradores que poderão apontar problemas e propor soluções. “Nosso governo é participativo, por isso vamos às ruas com o intuito de ouvir a população”, declarou Zito.
• Na área de Saúde, a população poderá aferir a pressão arterial, realizar exame preventivo de câncer e DST/AIDS. Haverá também vacinação, avaliação nutricional e aplicação de flúor. A Secretaria de Saúde também promoverá um mutirão de combate ao mosquito da dengue. Agentes aplicarão larvicida biológico nas residências, recolherão pneus, garrafas e realizarão o trabalho de educação ambiental, além de distribuir material informativo.

DE TORNEIRAS SECAS, A VILA
MERITI PEDE SOCORRO A ZITO
Primeiro loteamento que deu origem Ao município de Duque de Caxias, o bairro de Vila Meriti, onde foi construída a Catedral de Santo Antonio, está pedindo socorro. Numa faixa colocada na fachada do prédio Nº 388 da antiga Rua Pinto Soares, atual Pastor Belarmino Pedro Ramos, numa homenagem ao ex-vereador e fundador da 1º Igreja Assembléia de Deus do município, os moradores pediram a interferência do prefeito, pois estão cansados de reclamar com a Cedae. Curiosamente, a faixa foi colocada num prédio vizinho aos estúdios da Radio Kuarup, uma parceria do deputado federal Alexandre Cardoso, do PSB, com o vereador Mazinho, do PSDB e atual presidente da Câmara. O crescimento da Vila Meriti, no início do Século XX, levou o Governo federal a transformar a localidade formada em torno da estação ferroviária em 8º Distrito de Iguaçu, que conquistou a sua emancipação política em 31 de dezembro de 1943.


terça-feira, 10 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

EX-CONSULTOR CONFIRMA
PAGAMENTO DE PROPINA
A confirmação da ligação do conselheiro José Leite Nader, do Tribunal de Contas do Estado, com um dos sócios da empresa SIM – Instituto de Gestão Fiscal - Sinval Drummond de Andrade, e o recebimento de propina por parte dos conselheiros do TCE-RJ para a aprovação de contas de municípios do interior fluminense marcou, nesta segunda-feira (09), o depoimento do advogado Marcelo Abdalla à CPI da Assembleia criada para investigar conselheiros do TCE indiciados pela Polícia Federal. Abdalla, ex-consultor jurídico da empresa SIM, passou a colaborar com a Justiça logo após ter ratificado sua participação no crime com a falsificação de documentos. Ele falou com os deputados no escritório de seu advogado em Belo Horizonte, capital mineira. “Era importante para a comissão ouvir suas declarações porque ele pôde confirmar muitas informações fundamentais para a continuidade de nossos trabalhos”, destacou a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), ressaltando que os deputados foram a Minas Gerais porque Abdalla está sofrendo ameaças desde que revelou o esquema.
O ex-consultor da SIM esclareceu ainda informações sobre códigos que apareciam em uma planilha de pagamentos feitos pelo instituto a prefeituras fluminenses e mineiras e que diziam respeito a propinas. Segundo a pedetista Campos, as palavras “vinculado” e “articulação”, que apareciam na frente de alguns nomes, referiam-se, respectivamente, a conselheiros ou magistrados e ao pagamento de lobistas. Ainda durante a segunda-feira, a comissão esteve na sede da Polícia Federal em Minas Gerais, onde os parlamentares encontraram-se com o delegado Mario Alexandre Veloso, que virá à Alerj nesta quarta-feira (11), às 10h, prestar depoimento. O delegado mostrou à CPI alguns documentos que trará para o encontro e confirmou sua presença.

TARSO VEM A CAXIAS ABRIR A 1ª
CONFERÊNCIA SOBRE SEGURANÇA
O ministro da Justiça, Tarso Genro, estará em Duque de Caxias no próximo dia 20, sexta-feira, quando presidirá, ao lado do prefeito Zito, a I Conferência Municipal de Segurança e Cidadania, preparatória para a realização das conferências estadual e nacional, esta última em Brasília. A conferência municipal está sendo preparada e coordenada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, o delegado Zaqueu Teixeira, autor do anteprojeto do PRONAFI, que visa fornecer a estados e prefeituras recursos e programas de treinamento com vistas a reduzir a violência nas cidades. No ano passado, a Guarda Municipal recebeu cerca de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos para treinamento dos GMs e na compra de novas viaturas visando dar maior mobilidade à Guarda Municipal no auxílio às Polícias Civil e Militar na área da segurança pública. Este ano, a previsão é de que novos recursos sejam liberados para a instalação de sistema de câmeras de monitoração, que ajudem no controle do trânsito, melhorando o fluxo dos veículos, além de ajudar a Polícia no combate aos crimes de furto e roubo, principalmente as “saidinhas de bancos”, permitindo à Polícia Civil a rápida identificação das quadrilhas que agem nas principais ruas e praças do Município. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Abr)

RÁPIDAS

• Segundo informa o blog “Militar Legal”, pesquisa de intenção de voto feita pelo IBPS revela que o deputado Wagner Montes, do PDT, aparece com 30% de intenção de voto para governador, seguido por Fernando Gabeira, do PV, com 24%, vindo em terceiro, quem???? Quem???? O governador Sergio Cabral com 14%. Apesar de Cabralzinho gastar milhões na Mídia amestrada para aparecer como o candidato de Lula & Cia., o eleitorado está apavorado com a postura totalitária do filho do velho Cabral.
• Os meios políticos de Duque de Caxias aguardam para as próximas horas a confirmação de mudanças no comando da FUNDEC, a Fundação criada no governo passado e que promove cursos de capacitação e fornece parte da mão-de-obra terceirizada da Prefeitura.
• Segundo freqüentadores do cafezinho do Mira Serra, a gota d’água seria a recusa do presidente da instituição, Pedro Paulo (na com a deputada Andréia Zito), em trocar de sala para que Zito possa instalar na antiga secretaria de Obras,
no Parque Duque, mais um Gabinete Avançado, tal e qual ele fez na Secretaria de Educação.
• Segundo a conversa ouvida por um internauta, Pedro Paulo, que perdeu a eleição para vereador apesar da milionária campanha e do apoio de Zito, teria se negado a pedir demissão, como queria Zito, desafiando o prefeito a demiti-lo.
• Zito, no entanto, prefere o estilo do ex-governador Chagas Freitas, pedindo que seu colaborador coloque o cargo à disposição e recebendo, em troca, uma sentida carta de agradecimento e despedida. Quem não aceitasse, era demitido no ato pelo homem que criou “O Dia”. É o que deve ocorrer na Fundec.
• Até o fim do mês deverá haver muitas mudanças no secretariado, pois Zito não esconde a sua insatisfação com a (baixa) produtividade da equipe, em que poucos nomes se salvam. Na posse, ele deu um prazo de 90 dias para que os secretários e subs apresentassem resultados. É possível, inclusive, a extinção de algumas Secretarias, como Ciência e Tecnologia, entregue ao PSB, mas que ainda não rendeu nenhum projeto importante para o atual Governo.
• A máquina da Prefeitura, apesar do corte de alguns cargos, continua devagar e problemas simples do dia-a-dia como buracos, lixo e camelôs nas calçadas, envenenam as relações da população com o Governo e, com isso, Zito vê despencar o seu IBOPE. Daí para a reformulação do Secretariado é um pulo, pois caneta e tinta Zito tem em quantidade cavalar.
• Em seu ex-blog desta terça-feira, o prefeito César Maia bate duro na omissão do governo do Estado diante dos estragos que a crise econômica, que Lula insiste em chamar de “marolinha”, elimina empregos e fecha empresas no Estado do Rio.
• As vendas da indústria fluminense, em janeiro, por exemplo, caíram 19,7% na comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o boletim “Indicadores Industriais”, divulgado segunda-feira (9) pela Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. É a maior queda registrada na série histórica da pesquisa.
• Segundo o boletim da Firjan, que apóia Sergio Cabral, a redução se deve, em grande parte, pela diminuição significativa das exportações no setor de refino, combustível nuclear e álcool, informou a assessoria de imprensa da entidade.
• Em relação a dezembro de 2008, as vendas da indústria fluminense sofreram retração de 8,4%, com as. maiores quedas nos setores de material eletrônico e comunicação (- 89,6%), edição e impressão (- 51,5%) e refino, combustível nuclear e álcool (- 50%). No sentido inverso, as maiores altas ocorreram em máquinas e equipamentos (51,78%) e máquinas, aparelhos e material elétrico (47,88%).
• A crise internacional continua influenciando negativamente o mercado de trabalho. O boletim mostra queda de 1,3% no número de pessoal ocupado na indústria fluminense em janeiro em relação a dezembro. Trata-se da maior redução observada nos últimos 60 meses, segundo a Firjan. Na comparação com janeiro de 2008, a retração do emprego atingiu 2%. Com isso, o indicador já inicia o ano de 2009 com um saldo em torno de 4.900 postos de trabalho a menos no Estado.
• A diretora de Desenvolvimento Econômico da Firjan, Luciana de Sá, afirmou que “os resultados da pesquisa confirmam o viés de redução da produção industrial neste início de 2009, já em reflexo dos impactos da crise internacional”.
• O chefe da Divisão de Estudos Econômicos da federação, Patrick Carvalho, disse que a crise “realmente, mostrou todos os dentes em janeiro”. Apesar dos números negativos, há possibilidade de recuperação, avaliou. Carvalho disse ainda que o poder público (Governos Federal, Estadual e Municipal) deve encarar a crise como uma oportunidade para realizar as reformas estruturais que o Brasil precisa, entre elas, as reformas tributária, previdenciária, e também a fiscal, “que tende a remodelar o perfil dos gastos públicos”.
• José Serra e Aécio Neves estão fazendo o que podem para ajudar a economia paulista e mineira a sair da crise. Por aqui, o Governo do Estado manteve a postura bovina de que falava Nelson Rodrigues, isto é, apenas olha a paisagem à espera que a Natureza cumpra o seu papel de restabelecer a ordem natural das coisas.

O EMAGRECIMENTO RÁPIDO
SERIA UMA QUESTÃO DE FÉ?

Segundo informa o Pavablog, o pastor Ubiraci Xavier, da Igreja Evangélica Ministério Brilho do Sol, em Imbariê, 3º Distrito de Duque de Caxias, é possível obter um emagrecimento rápido, sem exercícios, dietas ou cirurgias. Em panfletos distribuídos nas ruas daquele Distrito e durante os cultos, o pastor promete a perda dos quilos indesejados através da fé. “Se esse for realmente o propósito de vida, ele será agraciado com o milagre de perder até cinco quilos em cada oração”.
O pastor Ubiraci garante o emagrecimento imediato de até cinco quilos, através de ‘lipoaspiração divina’.
Ele garante que não é estratégia para atrair novos fiéis e arrecadar dinheiro. “Nem pensei nisso. Até porque só emagrece quem tem muita fé”, disse, garantindo que, durante uma campanha de fé no Espírito Santo, uma fiel emagreceu cerca de 10 quilos. Num culto na semana passada, porém, após ficar como se estivesse em transe por alguns minutos, a confeiteira Vanessa da Silva, de 28 anos, disse que não emagreceu. “Senti alguns músculos mais rígidos”, disse ela (Fonte: Pavablog).

segunda-feira, 9 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

LULA AGORA EVITA A
COMPANHIA DE ZITO
Para não ter a companhia de Zito na inauguração da Escola Técnica Federal de Duque de Caxias, semana passada, o presidente Lula preferiu participar da inauguração de uma outra escola, em Cabo Frio. Na quinta-feira, o Palácio do Planalto programou a vida de Lula ao Rio para inaugurar as três escolas federais, mas, certamente por influência do governador Sérgio Cabral, o presidente deixou a tarefa de representar o Governo Federal para o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Eliezer Pacheco.
Enquanto isso, as obras do PAC continuam empacadas, a começar pela construção de um conjunto na Av. Dr. Manoel Teles, com 4.400 unidades, que seriam destinadas a famílias que hoje vivem em situação de risco, inclusive na Favela do Lixão. Nesse caso, a conclusão das obras do conjunto é fundamental para o início de urbanização daquela favela e a construção de um novo terminal rodoviário para atender aos ônibus que ligam Duque de Caxias a diversos bairros do Rio de Janeiro, Niterói, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói, Campos e até São Paulo. Depois de excluir a bandeira de Duque de Caxias da panóplia da UPA do Parque Lafaiete, Sergio Cabral pretende excluir o município das relações institucionais com a Federação. Só falta, agora, o governador declarar que esses 442 quilômetros quadrados da Baixada são território estrangeiro, cujas fronteiras devem ser guardadas pela “Força Nacional de Segurança”.

ANP INTERDITA DISTRIBUIDORA
DE COMBUSTÍVEIS EM CAXIAS

Agentes de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditaram, na tarde de ontem (9), a base de distribuição de combustíveis da PETROGOLD Distribuidora de Petróleo, localizada na Vila Maria Helena, próximo à sede da Prefeitura de Duque de Caxias. A distribuidora é acusada de operar sem autorização e estava armazenando irregularmente cerca de 750 mil litros de álcool, além de incorrer em irregularidades na inscrição estadual e na licença ambiental. Segundo nota da ANP, a PETROGOLD também armazenava, irregularmente, produtos para a distribuidora Arrows Petróleo do Brasil. De acordo com as informações da ANP, os estabelecimentos autuados estão sujeitos a multas, que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, conforme a infração encontrada. As multas são aplicadas ao final do processo administrativo, já iniciado com a autuação.
Ao longo do ano passado, somente no Rio de Janeiro, a ANP fez 2.832 ações de fiscalização em todo o estado, que resultaram em 700 autuações, sendo 225 por problemas de qualidade no combustível. Em todo o país, no mesmo ano, foram realizadas 19.840 ações de fiscalização, que resultaram em 4.525 autuações, sendo 823 também por problemas de qualidade no combustível.

RÁPIDAS

• A última sexta-feira foi um dia aziago em Duque de Caxias, lembrando a má fama do dia 13, quando coincide com o último dia útil da semana. Começou pela manifestação dos servidores terceirizados da Prefeitura, demitidos no mês passado pela empreiteira Service Clean, contratada pelo governo anterior e cujo contrato foi encerrado em fevereiro, que fizeram uma manifestação em frente à empresa, no bairro 25 de Agosto.
• Os desempregados foram surpreendidos com a informação de que não receberiam as verbas rescisórias porque a empresa não atinha recursos para tal. Foram mobilizadas três patrulhas do 15º Batalhão da PM para acalmar os ânimos e controlar a situação.
• À noite, o clima esquentou no Centenário, quando um grupo de traficantes homiziado na favela do Sapo, naquele bairro, resolveu organizar um bonde e desfilar em mais de 15 motos e fortemente armados pela Av. Dr. Manoel Reis, que passada ao lado do 15º Batalhão, que foi alvejado pelos bandidos, segundo informações postadas no blog “Duque de Caxias – Notícias On Line”.
• Desde ontem (9), com a publicação da Lei 5.396, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, o Rio de Janeiro passa a ser o primeiro estado a ter a determinação para que a sua policia use, preferencialmente, armamento não-letal. Segundo a nova norma, a formação e capacitação dos agentes de segurança para uso dos equipamentos não-letais deverão ser efetuadas previamente ao seu emprego, de forma a possibilitar que essas armas sejam utilizadas com eficiência e segurança para a população.
• O projeto de lei 421/07 fora vetado pelo governador, mas o veto foi derrubado no último dia 3, por 50 votos a favor e quatro contra. Durante a sessão, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, deputado Marcelo Freixo (PSol), elogiou a ideia do deputado Paulo Melo. “É uma resposta ao anseio de parcela importante da Polícia que não acredita na lógica de guerra na Segurança Pública e luta pela qualificação, pelas melhores condições de trabalho. Esta proposta é um avanço”, afirmou.
• Começa hoje (10), no SESI/Duque de Caxias a programação para comemorar o dia internacional da mulher, celebrado domingo (8). A partir das 9:00 horas serão desenvolvidas atividades como: Camarim fashion, terapias holísticas (Shiatsu e Massoterapia), serviços de salão de beleza (com cortes de cabelo, escova, maquiagem e manicure) e uma palestra dedicada à saúde feminina.
• Além da parte estética, as participantes serão conscientizadas, através de uma intensa distribuição de informativos, sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer no colo do útero, sexualidade e planejamento familiar.
• Atualmente, mais de 800 alunas, com idade entre 25 e 80 anos, freqüentam o SESI com intuito de melhorar seu condicionamento físico e fortalecer a auto-estima. O SESI/Duque de Caxias fica na Rua Arthur Neiva, 100, bairro Paulicéia. Informações sobre a “Semana da Mulher” e atividades oferecidas pela unidade podem ser obtidas pelo telefone (21) 3672-8324 ou na secretaria da instituição.
• Nas comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, no domingo, a semana esteve cheia de notícias que revelam que ainda temos muito que caminhar para que a mulher possa se considerar igual em direitos e deveres ao homem.
• Enquanto o Bispo de Recife e Olinda, tal e qual D. Maria I fez em relação a Tiradentes, excomunga tanto os pais, como a equipe médica que realizou o aborto numa menina de 9 anos, cuja gravidez era de alto risco, aquela autoridade eclesiástica não aplicava tal rigor ao padrasto que abusara da menina. E, para agravar a situação, a Igreja em S. Paulo acaba de perdoar o ex-deputado Paulo Maluf por ter recomendado aos bandidos: ESTUPRA, MAS NÃO MATA!
• Vimos, ao que tudo indica, um final dos tempos do Homem sobre a terra. Um genocida condenado pelo Corte Internacional de Justiça, na Holanda, desfila em carro aberto no Sudão, num desafio internacional aos direitos humanos, enquanto um missionário lembra aos fiéis de sua Igreja que há muitos bandidos por aí, dispostos a desviar as contribuições feitas através da rede bancária.
• Nas comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, ninguém se referiu às 130 tecelãs que morreram carbonizadas no interior de uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, em 8 de março de 1857, durante uma greve em que reivindicavam melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas – as fábricas exigiam, como na China neocapitalista de hoje, 16 horas de trabalho diário – equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
• Pelo visto, tanto no Brasil como em outros países emergentes, Índia incluída, a situação da mulher continua a mesma, mesmo que o estuprador, de bom coração, resolva poupar a vida da sua vítima, como propôs o Sr. Paulo Maluf.
• A boa notícia da semana foi o aniversário, no sábado, da eterna Miss Caxias, Magaly Teixeira de Melo, que hoje vive no interior de S. Paulo, mas que veio a Duque de Caxias em agosto último para prestigiar a exposição da sua amiga inseparável Marta Rossi, no Instituto Histórico da Câmara de vereadores.
• Além de professoras e mulheres de muita fibra, as duas têm um traço em comum: elas i
ntegravam a direção do MOBRAL – Movimento de Alfabetização – em Duque de Caxias nos anos 70, que ajudou muita gente a sair do analfabetismo.
• Hoje, seria preciso recriar o MOBRAL para enfrentar o analfabetismo funcional, aquele que afeta milhões de brasileiros que aprenderam a ler e escrever, mas que, hoje, por falta de continuidade nos estudos, continuam lendo e escrevendo, mas sem compreensão exata do texto que lêem.


ELES ESTÃO VOLTANDO
A ordem do prefeito foi retirar todos os camelôs das ruas e praças de Duque de Caxias. Era o começo do Choque de Ordem, que deveria mudar a imagem da cidade, com as calçadas tomadas por camelôs e balcões de lojas. Ocorre que a passarela da estação ferroviária é uma “terra de ninguém”, pois pertence à Central Logística e é explorada pela Supervia. Ocorre que os guardas ferroviários não estão subordinados ao prefeito e, por isso, os camelôs estão, pouco a pouco, voltando à atividade, agora contando com a passividade dos guardas ferroviários, subordinados ao Comando da PM.

domingo, 8 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

SERGIO CABRAL EXPULSA
A PREFEITURA DAS UPAs


Depois de “peitar” a Agência Nacional de Aviação Civil, que autorizou novas empresas a operarem linhas regionais no aeroporto Santos Dumont, o governador Sergio Cabral decidiu “cassar” o mandato do prefeito Zito, seu ex-companheiro de Alerj e atual desafeto político. Depois de refazer as placas da obra do “mergulhão”, retirando o nome da Prefeitura, que era parceira da obra até o final do ano, o governador vetou até o hasteamento da bandeira do município em repartições públicas do Estado em Duque de Caxias.
Um exemplo dessa “cassação” é a UPA do Parque Lafaiete. Instalada em terreno do município no governo passado, a UPA era uma parceria Estado-Município. Com a posse de Zito, Sérgio Cabral, alem de retirar do local qualquer referência à parceria, proibiu o uso da bandeira do município, o que é uma ilegalidade. Na entrada da UPA, num dos mastros onde deveria estar a bandeira do município, o governador mandou colocar um estandarte do governo do estado, do tipo “Eu Sou Rei”, o que é ilegal. Mas, e daí?



PARA O GOVERNO A SAÚDE É
APENAS UM GRANDE NEGÓCIO


Numa entrevista ao RJ-TV e diante de reportagens ao vivo sobre o caos na Saúde do Estado, o secretário Sergio Cortes anunciou que o problema só será resolvido em 2010, quando deverão estar prontas as 40 UPAs 24 HORAS prometidas pelo governador durante a epidemia de Dengue no ano passado. Nem o drama de uma senhora – que esperava há horas por atendimento em uma das poucas UPAs em funcionamento – convenceu o doutor Sérgio Cortes de que a Saúde vai mal no Rio. E a Saúde já foi melhor quando o velho Estado do Rio era governado por pessoas com sensibilidade, como o ex-governador Jeremias de Mattos Fontes (na foto, com a esposa, Nilda Fontes), que fez uma profícua parceria com o prefeito Moacyr do Carmo, que trocara o MDB, pelo qual se elegera em 1966, pela Arena para melhorar a imagem do governador perante a Ditadura.
Para trocar de partido, o Dr. Moacyr do Carmo e o seu vice, o jornalista Ruyter Poubel, pediram e conseguiram coisas simples, como a duplicação da Estrada Rio-Petrópolis entre Vigário Geral e o centro de Caxias, além da construção do Centro de Saúde e de 7 postos de saúde nos Distritos, unidades que continuam em pleno funcionamento 40 anos depois de inauguradas. Os prédios foram feitos em alvenaria, são funcionais e resistiram bravamente a passagem do tempo e de governantes incompetentes à frente do Estado do Rio depois da fusão com a extinta Guanabara. Hoje, o secretário de Saúde prefere instalar postos em “containeres”, que exigem grande consumo de energia elétrica para manutenção da refrigeração, pois ninguém agüentaria trabalha dentro desses “cofres” (definição para containeres) num Estado com temperaturas de até 42o graus à sombra, como ocorreu em Bangu sexta-feira por volta do Meio Dia. E ao custo médio de R$ 837 mil por mês. Isto significa que o Estado estará pagando, em 2010, R$ 33,48 milhões por mês de aluguel apenas pelo uso dos containeres, além do salário do pessoal, de aluguel dos equipamentos para diagnósticos, água, luz e telefone.


RÁPIDAS
• O Sesi/Duque de Caxias oferece, a partir desta terça-feira (10) e até sexta (13) diversas atrações gratuitas para comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, celebrado ontem (8). Das 9:00 às 16:00, serão desenvolvidas atividades como: Camarim fashion, terapias holísticas (Shiatsu e Massoterapia), serviços de salão de beleza (com cortes de cabelo, escova, maquiagem e manicure) e uma palestra dedicada à saúde feminina.
• Além da parte estética, as participantes serão conscientizadas, através de uma intensa distribuição de informativos, sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer no colo do útero, sexualidade e planejamento familiar.
• Fábio Motta, chefe do setor de lazer da unidade, acredita que essa programação dedicada ao público feminino será uma forma de aproximar essas mulheres de atividades que a maioria normalmente não teria acesso. “Pensamos em uma forma de homenageá-las oferecendo soluções para qualidade de vida, lazer e relaxamento. Nos preocupamos também em conscientizar sobre doenças e outros assuntos de interesse comum”, comenta o Chefe do Setor.
• Diariamente, mais de 800 alunas com média de idade entre 25 a 80 anos, cruzam as instalações do SESI/Caxias com intuito de melhorar seu condicionamento físico e fortalecer a auto-estima. O Clube Sesi Duque de Caxias fica localizado na Rua Arthur Neiva, 100, bairro Paulicéia. Informações sobre a “Semana da Mulher” e atividades oferecidas pela unidade podem ser obtidas pelo telefone 3672-8324 ou na secretaria da instituição.
• A nova administração do Shopping Center de Duque de Caxias, com 320 lojas, decidiu reduzir o gasto com o consumo de água através do aproveitamento da água da chuva, que será utilizada na limpeza de banheiros e das dependências externas do centro comercial, inaugurado em 1968 para ser o primeiro shopping da Baixada. A previsão, do administrador do Shopping, Marivaldo Caruso, é que o sistema de capitação de água da chuva comece a funcionar até junho.
• “Acreditamos que vamos reduzir nosso consumo em até 40% - previu Caruso. Segundo ele, somente com água, o Condomínio gasta aproximadamente R$ 19 mil mensais. O projeto de revitalização do Shopping, de acordo com a Síndica Mariângela Rodrigues Botelho, prevê também a utilização de energia solar, possivelmente a partir já do segundo semestre.
• Agora, só falta a Prefeitura fazer a sua parte e construir o novo terminal rodoviário, previsto em 1968, quando o prefeito Moacyr do Carmo ganhou uma área de 6.000 metros quadrados da incorporadora do shopping para o novo terminal, mas que o Governo Garotinho utilizou para construir o restaurante popular, que só funciona pela manhã e nos dias úteis. O novo terminal está previsto no PAC de R$ 300 milhões.
• Desde janeiro, mais de R$ 197 bi foram arrecadados em tributos pelos governos municipais, estaduais e pelo governo federal. Em Duque de Caxias, o total até ontem era de R$ 249,341milhões. A contabilização é feita através do IMPOSTÔMETRO - Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias, que divulga publicamente seus registros na internet e em painéis eletrônicos espalhados em algumas cidades do país.
• “As receitas divulgam mensalmente sua arrecadação. Compilamos esses dados em um sistema, o IMPOSTÔMETRO. Com isso, projetamos a arrecadação de maneira a dar às pessoas uma visão da quantidade de dinheiro que ingressa nos cofres públicos”, explicou o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral, em entrevista, ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. O impostômetro pode ser acessado por meio do site
www.impostometro.com.br.
• Em média, mais de R$ 3 bilhões são arrecadados diariamente, de acordo com o impostômetro. Para o Apresidente do IBPT, o valor é alto e mostra que o total de tributos encaminhados aos cofres públicos não são devidamente utilizados em benefício do cidadão. O presidente do IBPT pede para que a população acompanhe os dados e cobre das esferas competentes.
“É importante que o cidadão veja que há muito dinheiro e que parte dele, infelizmente, é mal aplicado e não chega aonde deveria ter chegado. O impostômetro possibilita ao cidadão consciente cobrar de seu governante a melhor aplicação e a solução dos problemas do serviço público”, justificou.
• Para reforçar essa fiscalização, Amaral revelou que em breve será implantado o gastômetro. A idéia é divulgar os gastos do governo. “Ele vai indicar em que lugar todo esse dinheiro arrecadado está sendo aplicado pelas diversas esferas do governo”, afirmou.
• O IMPOSTÔMETRO foi criado pela Associação Comercial de São Paulo e pelo IBPT com o objetivo de coletar dados da arrecadação de impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária das três esferas do governo e depois divulgar essas informações gratuitamente à população.
Segundo cálculos do instituto, a página do sistema na internet recebe mais de 1 milhão de acessos ao mês. “É uma ferramenta que hoje está fazendo parte do material escolar. Universidades também têm adotado visitas ao site”, conta o presidente do IBPT. “Se o cidadão cobrar do governo, sem dúvida alguma a qualidade do serviço público no país vai melhorar e muito”, acredita.
• O ex-presidente do TCE, Jose Graciosa (foto), conseguiu no
Tribunal de Justiça uma liminar, que impede a CPI do TCE, criado na Alerj, de convoca-lo para depor, bem como de prosseguir as investigações até decisão final do TJ lá para......
• O que todo mundo se pergunta é porque o ilustre conselheiro, que ganha muito bem para investigar os gastos dos governos do Estado e dos Municípios (exceto da Capital), quer se furtar (sem segundas intenções) a prestar depoimento para esclarecer a sua situação, pois ele já foi indiciado pela Polícia Federal no Inquérito que apura a venda de certidões de regularidade para prefeituras inadimplentes, como a de Carapebus.
• Segundo documentos apreendidos pela PF no escritório de uma empresa de assessorai contábil, um assessor da Alerj, cedido à prefeitura de Carapebus negociava a aprovação das contas, irregulares, do prefeito mediante o pagamento de “emolumentos” no valor de R 130 mil reais, que seriam entregues ao deputado José Nader Júnior, cujo pai é ex-deputado
estadual e conselheiro do TCE.
• De acordo com a PF, a empresa de assessoria procurava as prefeituras que firmavam acordos com o INSS para quitar o débito previdenciário com um pacote pronto, já com a “decisão judicial” ganha. O objetivo era liberar a parcela do Fundo de Participação dos Municípios que ficava retida no INSS como garantia do pagamento da dívida.
• O FPM é a transferência obrigatória da União aos municípios de parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas exige a apresentação da certidão negativa de débito com o INSS.


IGREJA MODERNA ACEITA
DINHEIRO DE PLÁSTICO

O missionário R. R. Soares, cunhado do bispo Edir Macedo, que se tornou seu concorrente no ramo evangélico, também aderiu ao uso de maquininha de cartão de crédito e débito para arrecadar dinheiro dos fiéis, agora chamados de patrocinadores. Veja o que escreveu Ancelmo Góes em sua coluna em “O Globo” da última sexta-feira: