sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE - especial

JUÍZ PROÍBE ADOLESCENTES
E CRIANÇAS NA PARADA GAY

O juiz Aílton Augusto dos Santos, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Duque de Caxias, proibiu terminantemente a participação de crianças e adolescentes na parada Gay promovida pelo grupo GLBTS, marcada para este domingo (15), a partir das 13h, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no 25 de Agosto.
No documento, o magistrado ressalta que a medida tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes presenciem cenas inadequadas para essa faixa etária. O descumprimento da decisão implicará sanções administrativas e penais aos promotores do evento, de acordo com decisão do magistrado.
Ainda segundo a sentença prolatada no Processo nº 2009.021.053.250-2, o juiz argumento que “a manifestação pública de opção sexual é ato próprio de comportamento adulto, não sendo recomendável para crianças e adolescentes, seres ainda em fase de desenvolvimento físico, psicológico e social e, conseqüentemente, ainda não amadurecido para uma decisão, com relevante repercussão na vida familiar, comunitária e social”. A decisão do juiz foi proferida quarta-feira (11), com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

SOBE PARA 3 OS MUNICÍPIOS
EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Subiu para três os municípios em estado de emergência por causa das fortes chuvas no Rio de Janeiro. Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e Três Rios, no Vale do Paraíba estão inundadas. O número de pessoas afetadas pelos temporais chegou a 2.885, segundo dados divulgados no início da noite de ontem (13) pela Defesa Civil Estadual. São 2.323 desalojados, que estão em casa de parentes ou amigos, e 562 desabrigados, que se encontram em abrigos públicos.
Em Três Rios, o problema foi uma tromba d´água que atingiu a cidade, deixando 1.500 moradores desalojados e 40 desabrigados. A chuvarada começou na noite de ontem (12) e pegou as pessoas de surpresa. Em Duque de Caxias, as chuvas deixaram 150 desalojados e 298 desabrigados.
Em Belford Roxo, onde o total de desalojados é de 185 e o de desabrigados de 205, foi inaugurado, na tarde ontem, um hospital de campanha no bairro Lote 15, próximo ao rio Iguaçu e divisa com Duque de Caxias. O objetivo é atender e vacinar os moradores contra doenças típicas de inundações, como tétano, hepatite e raiva.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, foi conhecer o hospital e disse que entre os motivos das inundações está a falta histórica de investimentos em infraestrutura na região.
“São anos de falta de investimento na região. E onde estamos fazendo investimentos do governo federal e do estado em obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], não estamos tendo esse problema, que está localizado onde essas ações ainda não foram implementadas”, desculpou-se Cortes.
O hospital de campanha é do mesmo modelo usado pelo exército dos Estados Unidos no Iraque e Afeganistão. É equipado com ar-condicionado e tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia. Na fila da vacina, a aposentada Edite Faria contava o seu drama.
“O quintal ainda está cheio d'água. Encheu tudo, chegou até a beirada da cama, perdi colchão, guarda-roupa, quase tudo. Aí eu vim para tomar injeção. Porque tá passando peixe, sanguessuga, rato e gambá”, relatou ela, que mora com o marido e duas netas.
Na escola ao lado, cerca de 500 pessoas que não puderam voltar para casa continuam alojadas. Nas salas de aula, dormem em colchões e se alimentam ali mesmo. Alguns trouxeram toda a família, como a estudante Monique Conceição, que lamentou a perda de quase tudo na casa onde moram 13 pessoas.
“Acabou tudo, perdemos os móveis, a água estava pela cintura. Muita gente ficou sem nada. Perdemos colchão, armário, as compras foram embora, sapato, roupas, televisão, fogão, foi tudo”, contou Monique.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os moradores devem prestar atenção às chuvas fortes. Se a água começar a invadir o imóvel, o melhor a fazer é sair de casa levando principalmente remédios e documentos. Se não for possível, o recomendado é pedir resgate, pelo telefone 193.

DESVIO NO PILAR TENTA
BAIXAR NÍVEL DAS ÁGUAS

Para acelerar a vazão das águas das ruas do bairro Pilar, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo abriu, nesta sexta-feira (13) um desvio de 20 metros de comprimento por três de largura no Canal Cintura. Na operação, os técnicos usaram uma escavadeira hidráulica. O mesmo procedimento foi feito no bairro São Bento, no Canal Beira Linha.
Enquanto isso, a Defesa Civil de Duque de Caxias reunia 300 voluntários para ajudar às vítimas das chuvas. O município vai receber 350 colchões e 350 cestas básicas da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O material será levado para a Vila Olímpica da Secretaria de Esportes, no bairro 25 de agosto, de onde será encaminhado como doação às vítimas que estão nos abrigos. Segundo a Defesa Civil, em sete horas de chuvas o índice de precipitações chegou a 152 milímetros. As previsões para todo o mês de novembro eram de 120 milímetros.
Os leitos do Rio Sarapuí, em São Bento, e Calombé, no bairro do Pilar, estão muito acima do normal. Ruas próximas aos rios e às transversais estão alagadas. O prefeito caminhou pelas áreas atingidas e disse que a Prefeitura está em alerta. Dezesseis escolas estão com aulas suspensas desde quinta-feira, deixando sete mil alunos sem aulas.
“Choveu muito em pouco tempo e estamos como nosso efetivo de prontidão” declarou Zito.
Entre os dias 11 e 13, a Defesa Civil registrou 82 ocorrências. As principais foram pessoas ilhadas, vistorias prediais e árvores que foram arrancadas pelas forças das águas. As pessoas que não tiveram condições de ficar em suas residências foram encaminhadas para três abrigos improvisados: Ciep estadual Cora Coralina, no Pilar; Lar de Narcisa e Lar Amor Maior, ambos em Jardim Primavera.
As chuvas provocaram oito desabamentos no município, registrados nos bairros Parque Fluminense e Capivari. Sete residências foram interditadas e 16 bairros ficaram alagados. Também foram registrados deslizamentos nos bairros Pilar, Parque Império e Jardim Primavera.
Em Campos Elíseos, o Canal Fabor, que recebe as águas do entorno e do Parque Império, e que passa dentro da Refinaria Duque de Caxias, está assoreado. No Pilar, o Canal Calombé, que recebe água dos Canais Ciliar e Iguaçu, estão na mesa situação.
Para ajudar os moradores prejudicados com as enchentes, a Defesa Civil do Município está pedindo a doação de água mineral, leite em pó, mamadeira, fralda pequena e material para higiene pessoal. Segundo o diretor da Defesa Civil, coronel bombeiro Ronaldo Reis, as doações podem ser encaminhadas para a sede da corporação na antiga garagem da Prefeitura, à Rua Silva Fernandes, no Parque Duque. Telefones de contato: 08000230199 ou 199.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO CULPA A PETROBRAS
POR ENCHENTE EM CAXIAS
Na visita que fez aos bairros alagados na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Zito acusou a Petrobrás pela enchente que invadiu casas e lojas de boa parte do distrito de Campos Elíseos, onde fica a Refinaria Duque de Caxias e a Usina Térmica que não foi acionada durante o apagão de terça. Na versão do prefeito, o Canal da Fabor (nome da extinta Fábrica de Borracha Sintética da estatal), que passa por dentro da Refinaria, está totalmente assoreado, o que impediu o escoamento das águas. “Vamos exigir que a refinaria faça a limpeza do canal, pois é uma atribuição do Superintendente da Petrobrás que não foi executada”, declarou Zito.
A Prefeitura informou ainda que ocorreram cinco desabamentos no município devido às fortes chuvas que aconteceram na noite de quarta-feira (11): três casas no Parque Fluminense e duas no Capivari. Também foram interditadas sete casas na Vila Maria Helena e 15 em Campos Elíseos, deixando 15 pessoas desalojadas em Campos Elíseos, que estão abrigadas em uma Igreja Evangélica do Bairro.
Ao todo, 15 bairros tiveram grandes áreas alagadas: Campos Elíseos, Pilar, Vila Maria Helena, Ana Clara, Parque Império, Marilândia, Cangulo, Jardim Primavera, Figueira, Jardim Anhangá, Parque Muísa, Parque Fluminense, Cidade dos Meninos, Pantanal e São Bento.
A queda de uma barreira ao lado da Av. Presidente Kennedy, que está sendo duplicada, obrigou o DER a interditar as duas pistas na manhã desta quarta-feira para a retirada da lama.

CÂMARA DE CAXIAS ENTRA
NO DEBATE SOBRE PRÉ SAL

O plenário da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias será palco na próxima segunda (16), às 10:00h, de duas palestras sobre o marco regulatório do pré sal, a mais recente descoberta da Petrobrás sobre campos de petróleo em águas profundas. O objetivo desse encontro é reunir empresários, gestores públicos e membros de organizações para levantar informações e discutir questões relativas à exploração de petróleo na camada do pré-sal. Quem irá esclarecer melhor o assunto serão os palestrantes Nilson Cesário, Líder sindicalista e ex-presidente do Sindipetro/Caxias, que defende um modelo de desenvolvimento auto-sustentável e a integração do homem com a natureza; e Leonardo de Souza Briguiet.
“Diante dessa grande oportunidade que é o pré-sal, é importante que o município tenha dados e informações para estabelecer a estratégia que será usada nos próximos anos. Até que a exploração seja viabilizada, há um caminho a ser trilhado, cujo resultado depende do estabelecimento de metas concretas sobre a forma de como Duque de Caxias irá se posicionar diante desta nova realidade”, ressaltou o presidente da Casa, o vereador Mazinho.
Mazinho destacou, ainda, que o pré-sal vai gerar impacto econômico e fiscal pela exploração da camada. “Um dos maiores desafios, hoje, para os governantes é planejar como formar mão-de-obra para atuar nessa cadeia produtiva, desde a infraestrutura logística necessária para desenvolver o setor, até as formas de fomentar a inovação tecnológica. Conhecer um pouco mais sobre o tema nos ajudará a formular políticas públicas para o desenvolvimento do município e da população, com a preocupação de como se apropriar da riqueza, estimulando a criação de fundos para a educação, saúde e outros setores sociais, que poderão ser obtidos através de concessões”, argumentou Mazinho.

RÁPIDAS
• A Secretaria de Educação de Duque de Caxias informou que as aulas foram interrompidas em nove escolas por suas salas terem sido alagadas, enquanto outras dez ficaram sem aulas devido à dificuldade de acesso para alunos e professores, pois também estava alagadas. A interdição afetou cerca de oito mil alunos.
• O temporal da noite de quarta-feira, que deixou intransitáveis diversas ruas de Campos Elíseos, livrou os donos das empresas de ônibus de enfrentarem os cobradores na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira.
• Como precisou ficar na região para ajudar a socorrer as vítimas, o vereador Eduardo Moreira, autor do projeto já provado nas comissões técnicas e que mora no Pilar, pediu o adiamento da votação, pois dificilmente ele poderia estar presente para defender o seu projeto, que obriga a contratação de cobradores para todos os coletivos das linhas municipais.
• Ao acusar a Petrobrás de falta de atenção com o Canal da Fabor, Zito livrou a cara dos ex-governadores Marcello Alencar, Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e do atual, Sérgio Cabral, pois há mais de 10 anos a agora extinta SERLA – Superintendência de Rios e Lagoas – deixou de fazer a dragagem anual dos rios e canais que cortam a Baixada. A única obra da falecida SERLA, ainda no Governo Marcello Alencar, foi uma barreira em Gericinó, na nascente do rio Meriti.
• O valão que transbordou e inundou as ruas em torno da Prefeitura também não é dragado há muitos anos. E a galeria que passa sob as pistas da BR-040, projetada pelos sábios do extinto DNER, foi subdimensionada, funcionando como uma barreira para o escoamento das águas de parte de Jardim Primavera.
• A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão, quarta-feira (11), o projeto do deputado Jorge Picciani (PMDB), que anistia dívidas de aposentados e pensionistas portadores de doenças crônicas com mais de 70 anos com a Cedae. O texto estabelece ainda a renda mensal máxima três salários mínimos e a posse de apenas um imóvel como critérios para a concessão do benefício.
• Candidato a senador em 2010, o presidente da Alerj vem fazendo o possível e o impossível para angariar reforços à sua candidatura, desde o tucano Zito até o alto comando da Rede Globo, que acaba de ganhar a “Medalha Tiradentes”.
• O Ministério Público Federal abriu um processo administrativo para apurar as causas e responsabilidades pelo blecaute ocorrido na noite de terça-feira (10). Ofícios foram enviados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao Ministério de Minas e Energia (MME), ao Operador Nacional do Sistema (ONS), e à Itaipu Binacional, pedindo que encaminhem em até 72 horas toda a documentação sobre a queda de energia.
• Entre os documentos requisitados, os procuradores querem a comunicação feita entre os agentes envolvidos na transmissão e geração de energia, além das atas das reuniões das autoridades durante o período em que o problema estava sendo resolvido.
• Quem irá analisar os dados será o Grupo de Trabalho Energia e Combustíveis, que atua no MPF para subsidiar as investigações dos procuradores da República nos estados. No caso do Estado do Rio, o MPF deverá investigar porque o Governo não acionou as termelétricas de Santa Cruz, na Capital, e Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, esta última a maior usina do País a base de gás natural.
• O MPF também quer em 15 dias uma análise técnica sobre o ocorrido, indicando, inclusive, os responsáveis pelo posto onde houve o problema e se as medidas preventivas foram tomadas.
• As chances de um raio ter provocado o blecaute que atingiu 18 estados na noite de terça-feira (10) “são mínimas”, segundo nota do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgada ontem (12).
• De acordo com o comunicado, apesar de ter ocorrido uma tempestade na região de Itaberá (SP) – onde os raios caíram próximo às linhas de transmissão – as descargas mais próximas foram registradas a 30 quilômetros (km) da subestação, a 10 km de linhas de transmissão de Furnas e a 2 km de outras linhas que saem de Itaipu para São Paulo.
• Os integrantes do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe disseram por meio da nota que a baixa intensidade da descarga dos raios, menor do que 20 amperes, “não seria capaz de produzir um desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela”. Apenas uma descarga acima de 100 ampéres atingindo diretamente a linha poderia causar o desligamento, segundo eles.
• O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem (13), em entrevista coletiva, que o blecaute foi provocado por raios, ventos e chuvas concentradas na região de Itaberá, que provocaram um curto circuito nas linhas de transmissão que partem de Itaipu. Em alguns estados, a energia voltou uma hora depois. No Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o fornecimento só foi restabelecido no início da madrugada de quarta-feira (13).
• O jornalista e poeta Pedro Bial, que perde um amigo, mas não perde a piada, já identificou o vilão do apagão que deu manchete até no “New York Times”: foi a imprensa, que não perdoa os cochilos do Governo Lula.
• Uma das imagens mais chocantes sobre a enchente em Campos Elíseos foi o transporte, até uma ambulância, de uma idosa dentro da caçamba de uma pá mecânica. Esse era o único veículo capaz de circular por algumas das ruas alagadas do Parque Império. A imagem foi transmitida pelo jornal “Hoje”, da TV Globo e já ganhou o mundo.
• Outro que bateu muito no Governo Zito foi o deputado Wagner Montes, que mandou uma equipe da Record registrar os estragos da chuva em Duque de Caxias. Em momento algum o deputado fez qualquer referência ao transbordamento do Canal da Fabor, citado por Zito como responsável por tudo.
• Por 8 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal decidiu manter suspensa a posse de mais de 7 mil suplentes de vereadores. Os ministros derrubaram a proposta de emenda à Constituição (PEC) promulgada pelo Congresso Nacional em setembro que aumentava de 51.748 para 59.457 o número de vereadores no país. A decisão dos parlamentares permitia que vereadores suplentes nas eleições de 2008 tomassem posse.
• A ministra Carmen Lúcia sustentou que a emenda muda o processo eleitoral já concluído em 2008. Qualquer alteração deveria ser aplicada um ano antes das eleições. “O cidadão brasileiro tem o direito de saber das regras do jogo [eleitoral] antes de seu início”, disse a ministra.
• O voto da ministra teve apoio da grande maioria dos membros da Corte. O ministro Carlos Ayres Britto disse que “pensar diferente é fazer da emenda um substitutivo da urna e só quem tem voto é o eleitor nos termos do Artigo 14 da Constituição”. Apenas o ministro Eros Grau foi contra a liminar.

DEPUTADO LICENCIADO
USA VERBA DA CÂMARA



Embora licenciado da Câmara dos Deputados desde o início do mandato, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, continua a usufruir as vantagens dos dois cargos. Como Secretário, implementa o projeto “Baixada Digital” e patrocina, com verba de propaganda do Estado, a edição de um tablóide colorido, afirmando que a imprensa internacional vem destacando o projeto de inclusão digital promovido pelo governo estadual através daquela Secretaria. Ao mesmo tempo, Alexandre Cardoso não abre mão das mordomias da Câmara e usa recursos do Legislativo Federal para enviar, pelo Correio, um cartão de visita a seus eleitores, acompanhando um exemplar o suplemente, editado pelo jornal “Meia Hora”, do grupo “O Dia”. A verba para correspondência é liberada pela Mesa da Câmara apenas para os deputados em exercício, como é o caso do seu suplente. Como deputado licenciado, Alexandre Cardoso não pode utilizar recursos da Câmara Federal para fazer propaganda do seu trabalho como Secretário de Ciência e Tecnologia.
O pior é que o tal projeto “Baixada Digital”, que deveria garantir acesso grátis por banda digital, só trouxe benefícios para os moradores e turistas da Praia de Copacabana, pois a Baixada Fluminense, onde o Alexandre Cardoso costuma conquistar votos, continua longe da internet prometida.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO ENTRA DE CABEÇA
NA ELEIÇÃO DA OAB
Marcadas para segunda-feira (16), as eleições para renovação do comando da 2ª Subseção da OAB de Duque de Caxias deverão servir como um termômetro da força política do prefeito, que apóia a eleição da chapa “Ação e Compromisso”, encabeçada pelo advogado Geraldo Menezes, que é também presidente do diretório municipal do PSDB e tenta a reeleição. O lançamento oficial da chapa liderada por Geraldo Menezes aconteceu numa concorrida festa no Clube dos Quinhentos. A principal chapa de oposição - “União e Renovação” - tem como candidata a presidente a advogada Marlene D’Almeida, ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e esposa do ex-presidente da OAB, José Nogueira. Uma terceira chapa, sem chances reais de vitória, é encabeçada pelo advogado Fernando do Espírito Santo.
Informações de bastidores dão conta que o prefeito arregaçou as mangas, tendo realizado recentemente uma reunião de avaliação no galpão do bairro Doutor Laureano, sede da sua recente campanha eleitoral. Ali, Zito cobrou empenho de sua equipe em favor da reeleição de Menezes, que até há poucos dias ocupava o cargo de Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Município, do qual se afastou para dedicar-se integralmente à campanha de reeleição.
Zito avalia que a eleição na OAB-Caxias será uma grande oportunidade para testar sua força política na vida da cidade, depois que assumiu o mandato em janeiro último. Por isso, seu empenho para reeleger o correligionário “tucano”, evitando assim que a entidade vire um palanque para a oposição no ano que vem.

APESAR DO APAGÃO TERMELÉTRICA
DE CAXIAS CONTINUA DESLIGADA

Os efeitos do APAGÃO de terça-feira poderiam ter sido minimizados se o Governo tivesse acionado, de imediato, todas as usinas termelétricas construídas em diversos pontos do País, por ocasião da crise energética de 2001. Em Campos Elíseos, ao lado da Reduc, foi construída a maior usina termelétrica movida a gás natural do País, com capacidade de gerar energia suficiente para atender a 22% do consumo do Estado do Rio, como consta do portal da Termorio, comprada pela Petrobrás por ordem de Lula. A usina de Campos Elíseos foi batizada de Governador Leonel Brizola, é conectada à rede de Furnas que passa pelo segundo Distrito de Duque de Caxias, em direção ao Espírito Santo, mas não gera um só watt.
No inicio da madrugada de quarta-feira, um diretor de Furnas, que foi criminosamente desligada, disse que o uso das termelétricas foi descartado, como medida de emergência, porque a energia produzida por esse sistema é muito cara. Ele agiu com se fosse o dono de um veiculo, envolvido em acidente e sob risco de incêndio, que saia em busca de um extintor mais barato, mesmo correndo o risco de perder o carro.
Com o APAGÃO de terça-feira, que deixou até o Paraguai às escuras, o Brasil voltou às manchetes da imprensa de todo o Mundo, repetindo o que ocorrera por conta da “Batalha do Morro dos Macacos”.

RÁPIDAS
• A Câmara de Duque de Caxias tem uma verdadeira prova de fogo nesta
quinta-feira, quando irá a votação projeto do vereador Eduardo Moreira, filho do deputado Geraldo Moreira, que proíbe os motoristas dos ônibus das linhas municipais de atuarem, ao mesmo tempo, como cobradores.
• A liberação por Zito em 2004do uso de microônibus nas linhas municipais foi uma maneira de compensar as empresas pela concorrência das vans piratas. A medida resultou na extinção de dezenas de vagas de cobradores nas empresas do Município e da Baixada, pois o governo do Estado também permitiu o uso dos micros.
• Como o Governador Sergio Cabral decidiu legalizar e restringir a circulação de vans, não há justificativa para a continuidade do uso dos micros, principalmente pelo fato das empresas haverem reduzido as despesas, com o corte do cobrador, mas não reduziram as passagens.
• Se a Câmara resistir às pressões dos empresários e acabar com o motorista-cobrador, a medida poderá se estender para outros municípios e até o próprio estado, recuperando preciosas vagas de cobrador para centenas de trabalhadores, hoje desempregados.
• O vereador Mazinho (foto) está cobrando dos seus pares uma atuação
participativa, no sentido de lotarem as galerias da Câmara na segunda-feira, quando será realizada uma Audiência Pública para discutir os projetos de partilha do pré sal, que vai mexer com as contas de prefeituras e estados a partir de 2012, quando deverá começar a exploração do petróleo em águas profundas.
• Hoje Duque de Caxias recebe, além dos royalties, uma parcela dista especial, que poderá ser eliminada se for aprovado o projeto que o presidente Lula enviou ao Congresso.
• O juiz Paulo Luciano de Souza Teixeira, da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, condenou a 10 anos de reclusão, em regime fechado, Amaro Júnior Fernandes, de 28 anos, por ter injetado anabolizante de uso veterinário bovino em um adolescente. • Amaro Júnior foi preso em flagrante após denúncia anônima de uma mãe desesperada com a situação de seu filho. O adolescente de 17 anos, matriculado no curso de musculação, pretendia tomar anabolizante e teria fornecido o endereço do réu.
• Dono de uma academia de ginástica em Vilar dos Teles, ele mantinha em depósito, vendia e aplicava em seus alunos, sem qualquer registro nos órgãos de vigilância sanitária municipal, estadual ou federal, o produto conhecido como Estigor. O crime é considerado hediondo.
• Segundo o juiz, os produtos apreendidos, entre eles 43 seringas, são em quantidade expressiva, incompatíveis com a idéia de uso próprio. “O que o réu pretendia fazer com 43 seringas? E ainda, considerando o prazo de validade do produto, pretendia o réu injetar nesse período, em seu corpo, toda a substância apreendida, se fazia apenas em média uso de 24 ml de anabolizante?”, indagou na decisão.
• Um morador do bairro 25 de agosto, o mais caro IPTU de Duque de Caxias
e que está sem água desde quinta-feira, tentou ontem, mais uma vez, comprar um carro pipa. Mesmo concordando em pagar R$ 120 pelo “frete”, não foi atendido.
• O funcionário da empresa, uma das maiores da Baixada, disse que só poderia atende-lo nesta quinta-feira. Quanto o cidadão pediu para fazer a reserva, o pedido foi negado com um sólido argumento: muitos pedidos de hoje não serão atendidos. Assim, ele não podia aceitar um pedido com tanta antecedência. O jeito foi procurar a casa de um parente para tomar um bom banho...
• E por falar no cavalar reajuste do IPTU determinado por Zito, quando o ex-prefeito Washington Reis ou o seu partido, o PMDB, vai ingressar com uma ação na Justiça, barrando esse absurdo. Afinal de contas, para uma inflação em torno de 4,5%, Zito aplicou um índice de mais de 4,3 mil por cento e ainda estabeleceu a tabela por quadra, ao invés de logradouro.
• Curiosamente, na tabela feita para Xerém, Zito mirou no quarteirão com os galpões da antiga FNM, onde funciona a fábrica de carrocerias para ônibus da Ciferal. Os galpões pertencem ao ex-prefeito.
• Um grande jornal do Rio de Janeiro anunciou um grande empreendimento imobiliário ao lado da “Trans-Amapá”, cujo projeto teria sido assinado pelo arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito que revolucionou Curitiba. Como o projeto vai aproveitar as terras da antiga fazenda Penha-Caixão, compradas por W. Reis, será que Zito vai conceder a licença de construção?
• Segundo o noticiário, o local terá um Hotel 5 estrelas e uma grande chácara, com casas de alto luxo. O projeto se inspirou nos luxuosos hotéis de Dubai, que o ex-prefeito andou visitando durante o seu governo.

ZITO PROMETE ACABAR COM
CURRAL NO SUPERMERCADO
Há poucos dias, Zito cobrou do Secretário de Obras, Sandro Moreira, a adoção de medidas capazes de acabar com o “curral” construído pelo Supermercado Guanabara na calçada da loja da Rua Tenente José Dias, cujo espaço foi fechado por balaústre e é disputado por passantes, fregueses e até carrinhos de compras. No início da semana, tudo continuava como antes como revela o flagrante.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

LEI SECA DA CEDAE
FECHA ATÉ ESCOLAS

A Baixada, que o Governo do Estado considera apenas como “um quintal do Rio de Janeiro” continua exportando água para a Capital e recebendo muito lixo em troca. Além de não recuperar o lixão do Jardim Gramacho, o Governo do Estado anuncia para o início de 2010 as obras do novo aterro sanitário, que será em Seropédica, antigo Distrito de Itaguaí, numa área que fica em pleno Aqüífero de Piranema, um reservatório suberrâneo de água doce com cerca de 200 Km2. Embora garanta a água utilizada na Capital, a Baixada coantinua sofrendo com torneiras secas. Boa parte dos moradores dos bairros 25 de Agosto, Paulicéia e Vila Operária, vizinhos a dois reservatórios com mais de 14,5 milhões de litros, estão desde a última quinta-feira sofrendo com a falta d’água. O problema se agravou a partir da noite de domingo, quando um raio caiu sobre a rede elétrica que abastece a estação de tratamento do Guandu. Com a lentidão da Cedae em reparar os estragos, a “Lei Seca” foi ampliada e outros bairros do município ficaram sem água. No Jardim Gramacho, uma escola da prefeitura suspendeu as aulas desde segunda-feira por falta de água para preparo da merenda e o uso dos banheiros. Segundo moradores do bairo Paulicéia, vizinhos aos reservatórios, a água que ali chega através da Adutora da Baixada é exclusiva de uma grande empresa, situada na Rodovia Washington Luis, na altura do Km 4. Com isso, o abastecimento nessa área ainda é feito precariamente por uma caixa d’água construída pelos moradores do 25, nos anos 60, localizada ao lado dos novos reservatórios construídos durante os governos Marcello Alencar e Anthony Garotinho, mas só inaugurados por Rosinha Garotinho, mas que para os moradores continuam sendo um par de elefantes brancos, sem qualquer utilidade.

PROJETO VAI GARANTIR
COBRADORES NOS ÔNIBUS
Depois de passar pelas comissões técnicas, o projeto de lei do vereador Eduardo Moreira (PC do B), que proíbe que os motoristas dos coletivos das linhas municipais tenham dupla jornada, dirigindo e cobrando passagem, deverá ser votado pela Câmara de Duque de Caxias na próxima quinta-feira. Além de combater o desemprego e até a extinção da função de cobrador de passagens, o projeto visa garantir a segurança dos passageiros, uma vez que os motoristas, ao tentarem fazer troco e saírem do ponto, acabam se envolvendo em acidentes, com vítimas fatais. Se é proibido ao motorista conversar com os passageiros para que mantenha toda a sua atenção voltada para o trânsito, não há razão para que seja dada ao motorista uma tarefa que exige concentração e cálculo e para a qual os cobradores são treinados pelas próprias empresas.
Para o vereador Eduardo Moura, a permissão dada às empresas, no final do segundo Governo Zito, para utilizarem microônibus, com dispensa de cobradores, era uma solução de emergência, visando permitir às empresas regularmente constituídas enfrentarem a concorrência do chamado transporte alternativo. Com a repressão hoje desenvolvida pela prefeitura contra o transporte pirata, não há razão para os microônibus continuarem circulando, principalmente pelo fato de colocarem em risco a vida dos passageiros enquanto o motorista faz o troco.

RÁPIDAS
• O pleno do Supremo Tribunal Federal deve ratificar nesta quarta (11) a decisão provisória da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha que impediu a posse de cerca de 7 mil suplentes de vereadores. Eles estavam assumindo cadeiras nas Câmaras com base numa emenda constitucional que aumentou o número de vagas nos Legislativos municipais retroativamente à eleição do ano passado.
• Em sua decisão, tomada no dia 2 de outubro, Cármen Lúcia disse que a emenda mudou um processo eleitoral encerrado em 2008, com a eleição e proclamação dos eleitos.
• Outros ministros do STF já se manifestaram contra os efeitos retroativos da emenda. Em setembro, Carlos Ayres Britto, que além de integrar o Supremo é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a proposta de emenda à Constituição (PEC) tinha chegado tarde para entrar em vigor nesta legislatura. Segundo ele, o TSE já concluiu em 2007 que a aplicação da emenda está condicionada a sua aprovação antes do processo eleitoral.
• Segundo denúncia de um morador de Xerém, o complexo esportivo
universitário de Santa Cruz da Serra prometido pelo governador Ségio Cabral, continua só promessa e o terreno, a antiga fazenda Valverde, é mato só, como demonstra a foto enviada pelo leitor-internauta.
• O SESC/Meriti abriu nesta terça a exposição “África: Um Lugar em nós brasileiros”, que pretende ser uma reflexão sobre a contribuição africana na formação social e cultural do povo brasileiro. A Mostra ficará aberta ao público ate o próximo dia 30. O SESC/Meriti fica na Av. Automóvel Club, 206, centro, em São João de Meriti e as visitas podem se feitas das 9:00h às 17:30h.
• O governador Sérgio Cabral admitiu que o grande número de mortes em supostos confrontos com a polícia (os chamados autos de resistência) em seu governo é resultado de uma política de enfrentamento aos criminosos.
• Reportagem publicada segunda-feira (9) pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que a média diária de mortes causadas pela polícia é a maior entre os últimos cinco governos (Marcelo Alencar, Anthony Garotinho, Benedita da Silva, Rosinha Garotinho e Sérgio Cabral).
• Cabral citou como exemplo de sua política os confrontos entre policiais e criminosos nos Complexos do Alemão e da Penha, em 2007, quando, durante cerca de dois meses, dezenas de pessoas morreram, entre elas, alguns inocentes vítimas de balas perdidas. Em apenas um dia, 19 pessoas foram mortas pela polícia.
• “O falso clima de paz que prevalecia no Rio, nós acabamos no início do governo. Quando fizemos uma operação aqui no Alemão, algumas lideranças de movimentos não governamentais vieram me procurar e eu declarei, em alto e bom som, ‘não tem acordo’. Não tem acordo no nosso governo. Ponto final”, disse Cabral.
• Mesmo depois de dois meses de operações quase diárias, em 2007, e das pequenas operações feitas pela polícia desde então, os Complexos do Alemão e da Penha continuam sendo dominadas por quadrilhas que vendem drogas e que controlam o território com a ajuda de armas longas, como fuzis e metralhadoras.
• O bombeiro Edgar dos Santos de Oliveira Júnior, que recebeu voz de prisão da deputada Cidinha Campos (PDT). presidente da CPI da Assembleia Legislativa que investigar denúncias de corrupção contra conselheiros do TCE, disse no interrogatório que não conhecia Ricardo Montello Amaral, assessor especial do conselheiro José Gomes Graciosa, ex-presidente do TCE e um dos investigados pela Polícia Federal. Disse ainda que nunca fizerra qualquer tipo de serviço ou contrato com Amaral.
• Quando a deputada perguntou, então, qual o motivo do assessor do presidente do TCE haver depositado um cheque, no valor de R$ 9,7 mil em sua conata corrente, Júnior garantiu que também não sabia, mas admitiu que poderia ter sido por algum favor.
• Durante seu depoimento, Júnior também mentiu sobre o valor de sua gratificação no TCE, deu um endereço diferente do fornecido à polícia e forneceu número errado de sua matrícula de bombeiro.
• “Não sei como este cheque está com meu nome, mas pode ser que eu estivesse na fila do banco um dia e alguém tenha me pedido para retirar (o dinheiro). Para isto, temos que pôr o nome e também uma identificação (na parte de trás do cheque)”, argumentou o bombeiro. A justificativa não convenceu a CPI. “Primeiro diz que não o conhece; depois lembra quem é Ricardo. E ele esqueceria de um cheque deste valor? Ele não vai brincar com nossa inteligência”, frisou a presidente da comissão.
• Júnior contou receber do Corpo de Bombeiros o equivalente a R$ 1,8 mil e afirmou que a gratificação proveniente do tribunal era de R$ 2,1 mil, que, com descontos, cairia para menos de R$ 2 mil. “Estou com a ficha financeira aqui. O senhor recebe R$ 4.538,18. Será que alguém está ficando com seu salário no TCE?”, questionou Cidinha, referindo-se ao incompatível salário declarado.

PRAÇA DO PACIFICADOR
GANHA SAUNA DE LUXO

Os desavisados que compraram ingresso para os espetáculos de sexta, sábado e domingo, no Teatro Municipal Raul Cortez, tiveram uma desagradável surpresa: ao invés do ar condicionado, ganharam uma sessão na sauna. Quem ousou reclamar da falta de conforto, recebeu dos funcionários do Teatro a explicação de que a recuperação do ar condicionado vai demorar, pois depende da burocracia. Quando foi inaugurado, em setembro de 2006, a Prefeitura contratou uma empresa especializada em locação de equipamentos, que instalou um sistema móvel, para garantir o conforto dos convidados. Mais tarde, ao se apresentar no palco do Raul Cortez, a poeta, atriz e cantora Lucinda Lins interrompeu para reclamar do então prefeito Washington Reis, que estava na platéia, que não era possível trabalhar num teatro sem ar condicionado, recebendo a promessa de que em 20 dias o problema seria solucionado. Não foi, pois a Prefeitura se negava a instalar uma nova estação exigida pela Light para fornecer a eneergia necessária ao funcionamento do Teatro. Só em 2008 a obra foi concluída, numa negociação demorada, em que a concessionária acabou doando a nova estação. O que os freqüentadores do Teatro Raul Cortez querem saber, já que pagam ingresso, quando o ar condicionado vai voltar a funcionar. Afinal de contas, há quatro anos a Biblioteca Leonel Brizola foi alvo de bandidos e as marcas de balas ainda continuam nas vidraças do imponente prédio da Praça do Pacificador.

BAIXADA URGENTE

LEI SECA DA CEDAE
FECHA ATÉ ESCOLAS


A Baixada, que o Governo do Estado considera apenas como “um quintal do Rio de Janeiro” continua exportando água para a Capital e recebendo muito lixo em troca. Além de não recuperar o lixão do Jardim Gramacho, o Governo do Estado anuncia para o início de 2010 as obras do novo aterro sanitário, que será em Seropédica, antigo Distrito de Itaguaí, numa área que fica em pleno Aqüífero de Piranema, um reservatório suberrâneo de água doce com cerca de 200 Km2. Embora garanta a água utilizada na Capital, a Baixada coantinua sofrendo com torneiras secas. Boa parte dos moradores dos bairros 25 de Agosto, Paulicéia e Vila Operária, vizinhos a dois reservatórios com mais de 14,5 milhões de litros, estão desde a última quinta-feira sofrendo com a falta d’água. O problema se agravou a partir da noite de domingo, quando um raio caiu sobre a rede elétrica que abastece a estação de tratamento do Guandu. Com a lentidão da Cedae em reparar os estragos, a “Lei Seca” foi ampliada e outros bairros do município ficaram sem água. No Jardim Gramacho, a escola municipal Mauro de Castro suspendeu as aulas desde segunda-feira por falta de água para preparo da merenda e o uso dos banheiros. Segundo moradores do bairo Paulicéia, vizinhos aos reservatórios, a água que ali chega através da Adutora da Baixada é exclusiva de uma grande empresa, situada na Rodovia Washington Luis, na altura do Km 4. Com isso, o abastecimento nessa área ainda é feito precariamente por uma caixa d’água construída pelos moradores do 25, nos anos 60, localizada ao lado dos novos reservatórios construídos durante os governos Marcello Alencar e Anthony Garotinho, só inaugurados por Rosinha Garotinho e que, para os moradores, continuam sendo um par de elefantes brancos, sem qualquer utilidade.

PROJETO VAI GARANTIR
COBRADORES NOS ÔNIBUS
Depois de passar pelas comissões técnicas, o projeto de lei do vereador Eduardo Moreira (PC do B), que proíbe que os motoristas dos coletivos das linhas municipais tenham dupla jornada, dirigindo e cobrando passagem, deverá ser votado pela Câmara de Duque de Caxias na próxima quinta-feira. Além de combater o desemprego e até a extinção da função de cobrador de passagens, o projeto visa garantir a segurança dos passageiros, uma vez que os motoristas, ao tentarem fazer troco e saírem do ponto, acabam se envolvendo em acidentes, com vítimas fatais. Se é proibido ao motorista conversar com os passageiros para que mantenha toda a sua atenção voltada para o trânsito, não há razão para que seja dada ao motorista uma tarefa que exige concentração e cálculo e para a qual os cobradores são treinados pelas próprias empresas.
Para o vereador Eduardo Moura, a permissão dada às empresas, no final do segundo Governo Zito, para utilizarem microônibus, com dispensa de cobradores, era uma solução de emergência, visando permitir às empresas regularmente constituídas enfrentarem a concorrência do chamado transporte alternativo. Com a repressão hoje desenvolvida pela prefeitura contra o transporte pirata, não há razão para os microônibus continuarem circulando, principalmente pelo fato de colocarem em risco a vida dos passageiros enquanto o motorista faz o troco.

RÁPIDAS
• O pleno do Supremo Tribunal Federal deve ratificar nesta quarta (11) a decisão provisória da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha que impediu a posse de cerca de 7 mil suplentes de vereadores. Eles estavam assumindo cadeiras nas Câmaras com base numa emenda constitucional que aumentou o número de vagas nos Legislativos municipais retroativamente à eleição do ano passado.
• Em sua decisão, tomada no dia 2 de outubro, Cármen Lúcia disse que a emenda mudou um processo eleitoral encerrado em 2008, com a eleição e proclamação dos eleitos.
• Outros ministros do STF já se manifestaram contra os efeitos retroativos da emenda. Em setembro, Carlos Ayres Britto, que além de integrar o Supremo é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a proposta de emenda à Constituição (PEC) tinha chegado tarde para entrar em vigor nesta legislatura. Segundo ele, o TSE já concluiu em 2007 que a aplicação da emenda está condicionada a sua aprovação antes do processo eleitoral.
• Segundo denúncia de um morador de Xerém, o complexo esportivo
universitário de Santa Cruz da Serra prometido pelo governador Ségio Cabral, continua só promessa e o terreno, a antiga fazenda Valverde, é mato só, como demonstra a foto enviada pelo leitor-internauta.
• O SESC/Meriti abriu nesta terça a exposição “África: Um Lugar em nós brasileiros”, que pretende ser uma reflexão sobre a contribuição africana na formação social e cultural do povo brasileiro. A Mostra ficará aberta ao público ate o próximo dia 30. O SESC/Meriti fica na Av. Automóvel Club, 206, centro, em São João de Meriti e as visitas podem se feitas das 9:00h às 17:30h.
• O governador Sérgio Cabral admitiu que o grande número de mortes em supostos confrontos com a polícia (os chamados autos de resistência) em seu governo é resultado de uma política de enfrentamento aos criminosos.
• Reportagem publicada segunda-feira (9) pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que a média diária de mortes causadas pela polícia é a maior entre os últimos cinco governos (Marcelo Alencar, Anthony Garotinho, Benedita da Silva, Rosinha Garotinho e Sérgio Cabral).
• Cabral citou como exemplo de sua política os confrontos entre policiais e criminosos nos Complexos do Alemão e da Penha, em 2007, quando, durante cerca de dois meses, dezenas de pessoas morreram, entre elas, alguns inocentes vítimas de balas perdidas. Em apenas um dia, 19 pessoas foram mortas pela polícia.
• “O falso clima de paz que prevalecia no Rio, nós acabamos no início do governo. Quando fizemos uma operação aqui no Alemão, algumas lideranças de movimentos não governamentais vieram me procurar e eu declarei, em alto e bom som, ‘não tem acordo’. Não tem acordo no nosso governo. Ponto final”, disse Cabral.
• Mesmo depois de dois meses de operações quase diárias, em 2007, e das pequenas operações feitas pela polícia desde então, os Complexos do Alemão e da Penha continuam sendo dominadas por quadrilhas que vendem drogas e que controlam o território com a ajuda de armas longas, como fuzis e metralhadoras.
• O bombeiro Edgar dos Santos de Oliveira Júnior, que recebeu voz de prisão da deputada Cidinha Campos (PDT). presidente da CPI da Assembleia Legislativa que investigar denúncias de corrupção contra conselheiros do TCE, disse no interrogatório que não conhecia Ricardo Montello Amaral, assessor especial do conselheiro José Gomes Graciosa, ex-presidente do TCE e um dos investigados pela Polícia Federal. Disse ainda que nunca fizerra qualquer tipo de serviço ou contrato com Amaral.
• Quando a deputada perguntou, então, qual o motivo do assessor do presidente do TCE haver depositado um cheque, no valor de R$ 9,7 mil em sua conata corrente, Júnior garantiu que também não sabia, mas admitiu que poderia ter sido por algum favor.
• Durante seu depoimento, Júnior também mentiu sobre o valor de sua gratificação no TCE, deu um endereço diferente do fornecido à polícia e forneceu número errado de sua matrícula de bombeiro.
• “Não sei como este cheque está com meu nome, mas pode ser que eu estivesse na fila do banco um dia e alguém tenha me pedido para retirar (o dinheiro). Para isto, temos que pôr o nome e também uma identificação (na parte de trás do cheque)”, argumentou o bombeiro. A justificativa não convenceu a CPI. “Primeiro diz que não o conhece; depois lembra quem é Ricardo. E ele esqueceria de um cheque deste valor? Ele não vai brincar com nossa inteligência”, frisou a presidente da comissão.
• Júnior contou receber do Corpo de Bombeiros o equivalente a R$ 1,8 mil e afirmou que a gratificação proveniente do tribunal era de R$ 2,1 mil, que, com descontos, cairia para menos de R$ 2 mil. “Estou com a ficha financeira aqui. O senhor recebe R$ 4.538,18. Será que alguém está ficando com seu salário no TCE?”, questionou Cidinha, referindo-se ao incompatível salário declarado.

PRAÇA DO PACIFICADOR
GANHA SAUNA DE LUXO

Os desavisados que compraram ingresso para os espetáculos de sexta, sábado e domingo, no Teatro Municipal Raul Cortez, tiveram uma desagradável surpresa: ao invés do ar condicionado, ganharam uma sessão na sauna. Quem ousou reclamar da falta de conforto, recebeu dos funcionários do Teatro a explicação de que a recuperação do ar condicionado vai demorar, pois depende da burocracia. Quando foi inaugurado, em setembro de 2006, a Prefeitura contratou uma empresa especializada em locação de equipamentos, que instalou um sistema móvel, para garantir o conforto dos convidados. Mais tarde, ao se apresentar no palco do Raul Cortez, a poeta, atriz e cantora Lucinda Lins interrompeu para reclamar do então prefeito Washington Reis, que estava na platéia, que não era possível trabalhar num teatro sem ar condicionado, recebendo a promessa de que em 20 dias o problema seria solucionado. Não foi, pois a Prefeitura se negava a instalar uma nova estação exigida pela Light para fornecer a eneergia necessária ao funcionamento do Teatro. Só em 2008 a obra foi concluída, numa negociação demorada, em que a concessionária acabou doando a nova estação. O que os freqüentadores do Teatro Raul Cortez querem saber, já que pagam ingresso, quando o ar condicionado vai voltar a funcionar. Afinal de contas, há quatro anos a Biblioteca Leonel Brizola foi alvo de bandidos e as marcas de balas ainda continuam nas vidraças do imponente prédio da Praça do Pacificador.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

BANDA LARGA GRÁTIS
É SÓ PARA INGLÊS VER


Depois de prometer a construção de nada menos de 40 Centros de Inclusão Digital – os badalados CIDs – em Duque de Caxias, durante o Governo Washington Reis, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, controlada pelo PSB, prometeu difundir o uso do sistema de banda larga sem frio e grátis na Baixada. O projeto foi oficialmente inaugurado com uma ligação, via internet, do Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (foto), que estava na Praça Roberto Silveira, em Duque de Caxias, para o governador Sérgio Cabral, que estava em Copenhague, na Dinamarca, aguardando a reunião do COI para escolher a cidade sede das Olimpíadas de 2016. A cena, registrada no final de setembro, foi documentada para fazer parte da propaganda para a reeleição do Governador, em 2010. Na ocasião, o secretário Alexandre Cardoso, que é presidente regional do PSB, garantiu que em 20 dias toda a Baixada estaria conectada em banda larga, de alta velocidade. Até hoje, ninguém consegue a tal conexão. O mesmo gracasso atingiu o projeto da Secretaria de Educação do Estado, que comprou milhares de laptops, distribuídos entre os professores, mas que não conseguem se conectar à internet, salvo se o professor morar ou estivera passeando por Copacabana. Pelo visto, é mais um projeto destinado a carrear dinheiro público para o bolso de empresários que “vendem” idéias estapafúrdias para políticos que se comportam como mariposas: só vivem em função da luz de uma câmera de TV ou fotográfica.


O lançamento do Baixada Digital foi feito às vésperas da eleição de 2008 pelo governador em exercício Pezão, ladeado pelo deputado Dica, o então prefeito Washington Resi e Alexandre Cardoso.

MINISTRO DEFENDE REDUÇÃO
DO IPI PARA CARRO DE LUXO

O governo deve discutir até meados de 2010 a possibilidade de retirar o incentivo tributário para os carros populares e incentivar, automaticamente, a redução do IPI para os automóveis cujos motores têm potência mais elevada. O objetivo é cobrar o imposto de acordo com a eficiência do veículo. A sugestão é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Segundo ele, no entanto, não será a potência do motor que vai definir o critério sobre o imposto, mas sim uma série de avaliações estabelecidas a partir de um estudo em curso. Atualmente os carros populares são tributados com IPI de 7% e os demais pagam até 25%, de acordo com o modelo.
À Agência Brasil, o ministro disse ser fundamental estimular a produção de veículos mais potentes e sua eficiência, além de cooperar com a redução da emissão de gases.”A ideia é cobrar o IPI em cima da eficiência do consumo. Isso vai estimular a produção de automóveis. O objetivo é conseguir implantar isso o mais rapidamente o possível”, afirmou.
De acordo com o ministro, existem no país aproximadamente 450 modelos de veículos em circulação, com diferentes potências de motor. O estudo desenvolvido há dois anos pelo Inmetro faz uma avaliação completa da eficiência do motor, da emissão de gases e das despesas.

RÁPIDAS

• Foi suspenso por força de um habeas corpus, o julgamento de 41 oficiais da Polícia Militar acusados de envolvimento com o jogo do bicho, que ocorreria sexta-feira 6, na Auditoria da Justiça Militar do Tribunal de Justiça do Rio. Impetrado junto ao Superior Tribunal de Justiça pela Defensoria Pública do Estado, o Hábeas Corpus, com pedido de liminar, foi analisado e deferido pela ministra relatora, Laurita Vaz, da 5ª Turma do STJ.
• O pedido foi feito em favor do ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins, do capitão da PM Luis Felipe Ribeiro Meirelles, do advogado Sidney Guerra e do coronel da PM Mathusalém Padilha, todos absolvidos em julgamento ocorrido em abril de 1998.
• Na ocasião, a mesma sentença absolveu os quatro pacientes do habeas corpus, além de outras 17 pessoas, condenando 21 dos demais denunciados. De acordo com o HC, apenas a defesa dos acusados condenados recorreu requerendo a anulação do julgamento, o que foi deferido pela 3ª Câmara Criminal do TJRJ em março de 2004.
• Na manhã de sábado (7), o prefeito inaugurou o novo Campo da Igrejinha – localizado no bairro Centenário, próximo à Favela da Mangueirinha. O evento, que reuniu secretários municipais e vereadores, contou também com a presença da Deputada Federal Andreia Zito e do Deputado Estadual Marcos Figueiredo.
• De acordo com o prefeito, outras opções de lazer estão sendo estudadas para a localidade: uma piscina olímpica na nova escola que está sendo construída na antiga fábrica de tintas Kaury, que poderá ser usada pela população em geral nos fins de semana, e uma Vila Olímpica na Rua Manoel Reis, no terreno de uma extinta fábrica de sabão. “Já estamos fazendo uma reforma naquele espaço”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Anzelo Fernando.
• Por volta das 17 horas de domingo e poucas horas depois da inauguração do campo de futebol e como forma de demonstrar quem manda no Centenário, homens armados com fuzis, metralhadoras, granadas e pistolas circulavam livremente pelas ruas do bairro quando se depararam com uma patrulha do 15º Batalhão, localizado naquele bairro.
• Segundo relato do blog “DUQUE DE CAXIAS ON LINE”, ocorreu um intenso tiroteio entre os PMs e os bandidos, assustando os moradores. Com tiros para todo lado, trnasformadores foram atingidso, deixando diversas ruas sem energia elétrica na noite de domingo, além de pelo menos duas pessoas feridas por balas perdidas.
• Semana passada, a vereadora Fátima Pereira, que é líder do governo, percorreu nada menos de 13 ruas dos bairros Parque Chuno e Vila Vital, todos no Segundo Distrito, ouvindo reclamações dos moradores pela falta de saneamento básico, falhas na coleta de lixo e precária iluminação pública.
• Esta semana, Fatinha, como é conhecida a vereadora, vai encaminhar um extenso relatório ao prefeito Zito, pedindo especial atenção para os moradores das rua Sena, Nacional, 21 de abril, 20 de abril, Manoel Pereira, Tebas, Jerusalém, Alfredo Carlitos Lins, Jayme Fischmam, José Eduardo, Deus é amor, Missionário Adão e Vitória.
• Por onde passava, Fatinha ouvia atentamente as solicitações dos moradores, fez um relatório e disse que Para Fatinha, “o papel do vereador é justamente esse, ir à comunidade, ver de perto os problemas e enviar para o poder executivo para que execute as ações. Felizmente, esse é um governo que trabalha unido em prol do bem-estar da população”, afirmou Fatinha.
• Gabriel Pensador está “bombando” na internet com seu novo clip, em que traça um panorama nada animador da vida política do País. Com o título de “Pega Ladrão”, a nova composição do consagrado compositor pode ser vista e ouvida no You Tub pelo link http://www.youtube.com/watch?v=ghdl7m-SHfk• Entre outras pérolas, Gabriel recome
• Entre outras pérolas, Gabriel recomenda:nda:
Pega ladrão! No Governo! / Pega ladrão! No Congresso! / Pega ladrão! No Senado! / Pega lá na Câmara dos Deputados! / Pega ladrão! No Palanque! / Pega ladrão! No Tribunal! / É por causa desses caras / Que tem gente com fome / Que tem gente matando.

MORADORES RECLAMAM DA
COLETA DE LIXO DE XERÉM
Esta poltrona velha, cuja foto foi enviada por um internauta de Xerém, está abandonada no inicio da Rua Geraldo Cardoso a mais de 15 dias. Esse é apenas um pequeno exemplo como a Secretaria de Transporte e Serviços Públicos, encarregada de combater a desordem urbana, fiscalizar as empresas de ônibus e os táxis, alem da coleta de lixo, está deixando a desejar. Numa decisão personalíssima, o prefeito decidiu dividir a coleta de lixo entre a Locanty, que já atuava nos seus dois mandatos anteriores, e a Delta, “importada” por Washington Reis por recomendação do deputado Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado. A solução ficou na mesma situação da famosa piada: a coleta continua precária, com os “lixões” se multiplicando pelo município, como constatou o Ministro Carlos implantar esse modelo no município de Seropédica, numa imoral e ilegal intervenção do Governo do Estado.

domingo, 8 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

“RAPA“ PERSEGUE
CAMELÔ DEFICIENTE


Um deficiente que, há mais de 20 anos vendia pequenos produtos no primeiro quarteirão da Av. Nilo Peçanha, ao lado do prédio de uma loja de departamentos, teve as suas mercadorias apreendidas pelos “rapas” da Secretaria de Serviços Públicos de Duque de Caxias, que levaram as mercadorias sem deixar com o camelô a notificação da apreensão para que ele pudesse reaver o que direito de lhe pertence. O mais grave é que esse camelô tinha como ajudante um filho, que sofreu um AVC e ficou com graves seqüelas, além de parte de um braço. E o Secretário de Serviços Públicos, conhecido como Ronaldo Filé, é reincidente nesse tipo de arbitrariedade, como ocorreu recentemente no Mercado Popular, onde ele destruiu uma das barracas a golpes de marreta. O “Choque de Ordem” anunciado pelo prefeito Zito nos primeiros dias do atual mandato, que serviria de justificativa para a apreensão de mercadorias nas ruas e praças da cidade, há muito foi revogado, bastando ver dezenas de camelôs com mercadorias nos calçadões em torno do Shopping Center, inclusive exibindo faixas de agradecimento ao prefeito pela sua “compreensão”. O mesmo ocorre na passarela do Mercado Municipal, que liga a Praça do Pacificador à Av. Presidente Vargas, que voltou a ser ocupada por barracas que vendem desde CDs e DVDs piratas até contrabando da China via Paraguai. Como vivemos numa República, segundo a nossa Constituição, o Poder Público não pode agir como dois pesos e duas medidas. Ou vale o “Choque de Ordem” para todos, ou permita-se que os camelôs voltem a colocar as suas barraquinhas em ruas e praças da cidade. Por uma questão de Justiça!

2009 FOI O ANO DE
CAXIAS NA FRANÇA


Por conta das comemorações do ano da França no Brasil, a Escola de Samba Grande Rio escolheu como tema falar da terra de Maria Antonieta, Rousseau e Vitor Hugo, da França que espalharam pelo Mundo a divisa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E a tricolor de Duque de Caxias contou com ajuda de um empresário que, francês de nascimento, é apaixonado pelo samba: Alexis Devaulx, gerente regional da Tok & Stok, um multinacional francesa do ramo de mobiliário. Com trânsito fácil entre as autoridades de Paris, Aléxis Devaulx conseguiu mobilizar os dirigentes de cerca de 20 grandes empresas francesas que atuam no Brasil e levantar parte dos recursos necessários para que a Grande Rio mostrasse no Sambódromo a influência positiva da terra de Charles De Gaulle no Brasil. Por conta dessa providencial ajuda para o sucesso do Carnaval da Grande Rio, Aléxis Devaulx acabou ganhando o título de “Cidadão Duquecaxiense”, que recebeu em sessão solene da Câmara no último dia 21, numa festa que contou com a presença do presidente da Grande Rio, Helinho, e do patrono da escola, Jaider Soares, que levaram a bateria Nota 10 da escola para dar mais um espetáculo no plenário da Câmara. E a festa foi completada com a presença de Zélia Duncan e do puxador oficial da escola, Wantuir.
Muito emocionado, Aléxis Devaulx confessou que essa homenagem reunia suas duas grandes paixões: a cidade de Duque de Caxias e o samba.
“Não vivo sem o brilho dos olhos de vocês. Estou entre amigos e quem me conhece sabe que o que me move são emoções e paixões. Essa cidade me acolheu. Quando cheguei aqui, em 1986, não sabia falar uma palavra sequer em português, fui trabalhar num galpão de uma loja, exposto a um calor de 40 graus. Aqui eu conquistei tudo o que sou e que tenho. Sou francês de nascimento, mas brasileiro na alma. Me apaixonei pela espontaneidade, generosidade e sensibilidade do povo brasileiro. Costumo dizer que os americanos se cumprimentam com um gesto de cabeça, os franceses se dão as mãos, mas o povo brasileiro se abraça e é isso que mexe comigo. Obrigada Duque de Caxias!”

RÁPIDAS

• A estapafúrdia ação dos agentes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos contra o camelô da Av. Nilo Peçanha provocou intensos debates na Câmara, na sessão de quinta-feira (dia 5) que, ao contrário dos dias normais, foi até depois das 19:30 horas.
• O debate mais curioso foi entre os vereadores Chiquinho Grandão e Samuquinha, em que ambos disputavam o direito de sacar os maiores impropérios contra o indigitado Secretário, conhecido como Ronaldo “Filé”.
• Agora, Mazinho terá muito trabalho para escoimar da Ata da sessão o festival de termos chulos e ofensivos atirados pelos dois vereadores sobre as costas do Secretário de Serviços Públicos.
• Se o Washington Reis queria tomar o mandato do Samuquinha, que trocou o PMDB pelo PR, agora, depois da inauguração do “Samucão” no Parque Paulista, “área adjacente a Xerém”, o ex-prefeito tem algumas toneladas de motivos e explosivos para detonar o filho do Samuel Corrêa.
• Muita gente querendo saber o nome da sumidade que sugeriu ao prefeito instalar um telefone direto, do tipo “Fale que eu escuto”. Como Zito não é homem de fiar trancado em gabinetes e não confia em ninguém com mais de 18 anos, não há na Prefeitura um só funcionário capaz de atender à demanda de reclamações, que diariamente caem no tal 0800. Sem retorno imediato, esse sistema só rende blá-blá-blá!
• Caetano Veloso voltou a atacar. Desta vez, a sua língua ferina foi usada
contra Lula. “Não posso deixar de votar nela [Marina Silva]. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem.” Os stalinistas do lulismo estão furiosos com o ex-parceiro de Gilberto Gil.
• A atitude do representante do MST, João Paulo Rodrigues, de denunciar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA, o Congresso Nacional de fazer perseguição aos trabalhadores rurais que lutam pela reforma agrária, foi criticada por parlamentares da base governista e da oposição. Para eles, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), criada para investigar as atitudes do MST, está de acordo com o Estado de Direito.
• O líder do PT, deputado Cândido Vaccarezza (SP), disse que discorda da postura do representante do MST de acusar os congressistas. “O Congresso não pode ser acusado de estar perseguindo os movimentos sociais”.
• O líder disse que foi contra a criação da CPMI, trabalhou para a retirada de assinaturas para que ela não fosse criada, mas observou que ela é democrática e está de acordo com o estado de direito.
Vaccarezza disse que vai trabalhar para impedir que a CPMI tente criminalizar os movimentos sociais, mas considerou “um erro político iniciar essa discussão, dizendo que a comissão está fazendo perseguição política ao MST”.
• O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO) também criticou a atitude do MST. Segundo ele, a medida não terá apoio. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de acordo com Caiado, não apoia nenhum ato de desrespeito ou de desestabilização democrática, como os praticados pelo MST.
• Para maior irritação de Washington Reis, Zito promoveu uma grande festa na inauguração, quinta-feira, no Parque Paulista, do Centro Esportivo
Radialista Samuel Corrêa, o “Samucão”, cujo batismo homenageia o ex-deputado que garantia, em seu programa na Radio Tupi, que Duque de Caxias era a “cidade onde as galinhas ciscam prá frente”.
• O centro esportivo vai oferecer aos freqüentadores quadra poliesportiva, campo de grama sintética, playground e área de lazer, capaz de atender mil pessoas por mês. A Prefeitura também construiu vestiários (masculino e feminino) com chuveiros com água quente.
• O complexo, reivindicado pelo vereador Samuquinha, filho do homenageado e ex-integrante do PMDB, partido do antecessor de Zito, foi iniciado no governo passado e concluído na atual gestão. No descerramento da placa, em homenagem a Samuel Corrêa, o Prefeito afirmou que é o prefeito de todos e que administra a cidade com responsabilidade. “Estou trabalhando incansavelmente para levar as melhorias para população mais necessitada dos quatro distritos do município e o término dessa obra tem essa marca”, frisou Zito.
• O deputado Paulo Ramos (PDT) encaminhou à Mesa da Assembleia Legislativa um requerimento pra a criação de uma CPI para investigar fraudes nas licitações envolvendo obras da Secretaria de Segurança Pública, reveladas por uma investigação da Polícia Civil. Segundo as investigações, o esquema envolvia diversas empreiteiras que pagavam propinas a servidores da própria Polícia para superfaturar as obras, inclusive do programa “Delegacia Legal”.
• Os contribuintes de Nova Iguaçu com mais de 60 anos tem até o dia 30
para pedir isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), conforme informou o secretário de Economia e Finanças de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha. Para isso, os contribuintes devem ganhar até dois salários mínimos, ter um único imóvel onde está residindo. Moradores de outras cidades indagam: Por que esse benefício não é adotado nos outros municípios da região?
• Para facilitar a vida dos idosos, a Associação de Moradores do bairro Jardim Nova Era foi credenciada para receber os pedidos e envia-los à Secretaria de Economia e Finanças de Nova Iguaçu.
• Já em Duque de Caxias, a prefeitura está concedendo 100% de isenção de juros, multas e correção monetária aos contribuintes que estejam em débito com tributos municipais, inclusive ISS e IPTU. Para gozar do benefício e quitar a sua dívida, o contribuinte tem até o dia 30 para ir até a Secretaria de Fazenda, no 2º andar da antiga prefeitura, na Praça Roberto Silveira, das 10:00hs às 17:00h
• Para aqueles contribuintes que efetuarem o pagamento da dívida em cota única, a isenção será total, mas ela poderá ser paga em até 12 vezes, caso em que a isenção será de 50%. A Prefeitura apresentou também opções de pagamento em duas parcelas, quando a isenção é de 90%, e três parcelas, com isenção de 70%.

DESENVOLVIMENTO DA BAIXADA
GANHA UM JORNAL EXCLUSIVO

O desenvolvimento econômico acelerado da Baixada Fluminense acaba de ganhar um poderoso aliado: o jornal CAPITAL – Mercado & Negócios, o primeiro veículo da região a abordar exclusivamente temas de interesse do comércio e do empresariado, seja a política fiscal e tributária do Governo, sejam as transformações das empresas ou o lançamento de novos empreendimentos na região que mais cresce no Estado do Rio. Ele tem sede em Duque de Caxias e é dirigido pelo publicitário Marcelo Cunha, sendo sua circulação mensal e distribuído gratuitamente. Em sua primeira edição, que começou a ser distribuído no início da última semana, o Capital, editado no formato standard, traz uma entrevista com o prefeito Zito, que revela o elevado número de Alvarás para novas empresas concedidos pela prefeitura desde o dia 1º de Janeiro: 2.416. A chegada de novas empresas amplia o parque industrial e de serviços, gera novas oportunidades de empregos e eleva a receita da Administração, num momento em que o País começa a sair da crise provocada pela quebra de grandes empresas americanas e européias.