quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

MUDANÇA NO SECRETARIADO
DE ZITO SAI ANTES DO DIA 1º

Começou a contagem regressiva para as mudanças que o prefeito terá de fazer no seu Secretariado neste emblemático ano eleitoral. Em janeiro de 2009, Zito reuniu, um a um, os 7 vereadores que formam a
bancada da oposição e fechou um acordo para garantir a aprovação de todas as leis de interesse do Governo: daria aos 7 os mesmos privilégios dados aos integrantes da sua bancada na Câmara, formada por 14 vereadores. Como o presidente não vota, Zito só conta com 13 votos a favor contra os 7 da oposição. Isso garantiu a aprovação de tudo, inclusive a mudança na tabela do IPTU, com índices indecentes e superiores a 4 mil por cento, como ocorreu em relação aos imóveis localizados nas avenidas Presidente Kennedy, Nilo Peçanha, Presidente Vargas, na Rodovia Washington Luis e na área da antiga FNM, em Xerém.
Em 2010, os vereadores da oposição terão de mostrar serviço e Zito não quer correr risco. Por isso, decidiu que a melhor solução seria convidar um entre os 7 da bancada para ocupar uma Secretaria. Com isso, assumiria o suplente, garantindo as vantagens de participar do Governo a dois representantes do partido escolhido: o de Secretário e o de Vereador. O problema é que o vereador da oposição mais chegado a Zito pertence a um partido que tem uma visão mais pragmática: pediu, em troca do apoio ao Prefeito, a Secretaria de Educação, com tudo que ela tem, tanto os cargos de direção das escolas, como a execução do seu orçamento. Ocorre que, naquela Secretaria, tem uma caixa preta chamada “Merenda Escolar”, controlada por um dos financiadores da campanha do prefeito e que, logicamente, não abre mão dessa “contrapartida”. O pior é que Zito precisa decidir esse “imbróglio” até o dia 31, quando termina o recesso e os vereadores voltam ao batente. Se não houver a mudança neste final de “férias legislativas”, a solução poderá ficar mais cara depois do dia 1º.

OPOSIÇÃO TENTA BARRAR AS
ANDANÇAS DE LULA E DILMA

Os três partidos de oposição DEM, PSDB e PPS protocolaram ontem (21) mais uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra suposta campanha eleitoral antecipada da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. De
acordo com o TSE, o texto da representação diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem percorrido todo o território nacional visando às eleições e mencionando os feitos da ministra Dilma Rousseff, provável candidata do PT às eleições para Presidência.
Os partidos pedem que seja determinada a aplicação de multa no valor correspondente ao custo total da viagem aos municípios mineiros de Jenipapo e de Araçuaí ou, alternativamente, o valor máximo de multa estipulado pela Lei 9.504/97 por propaganda antecipada (a multa varia de 20 a 50 mil Ufirs). Nos últimos dias, Lula anunciou que vai inaugurar ou iniciar o maior número de obras possíveis até abril, quando a Ministra Dilma Rousseff terá de deixar o cargo para se lançar como candidata à sucessão de Lula.

RÁPIDAS

· O ex-prefeito e ex-senador Hydekel Freitas está se prep
arando para voltar ás disputas eleitorais. Ele transferiu seu domicílio eleitoral para Belford Roxo e vai disputar uma cadeira de deputado estadual. Com a derrota do seu filho Tenorinho, que não conseguiu a reeleição em São Lourenço em 2008, alguém na família precisa ocupar um cargo importante para “salvar o cafezal”..
· Zito teve o apoio do PV em 2008, embora ele não tenha movido uma palha em favor do deputado Fernando Gabeira, cujo vice era do PSDB carioca. Depois da eleição e buscando a proteção de Sério Cabral, Zito não aceitou Gabeira como cabeça de chapara para governador, afirmando, do alto da sua sabedoria política, que o deputado do PV não tem cheiro de povo.
· Sem dar a menor importância para o diretório regional do PSDB, o governador José Serra está alinhavando um acordo inusitado PV-PSDB, em que os tucanos indicariam o vice de Gabeira, mas o deputado não subiria no palanque de Serra no primeiro turno, deixando essa tarefa para o seu vice. No segundo turno, se houver, iria todo mundo para o mesmo barco contra Dilma. A fórmula pode até funcionar, mas o desgaste político para Zito será imensurável, principalmente pela sua obsessão em eleger a filha federal e a atual esposa como estadual.
· O problema de Zito é que, para eleger Andréia Zito, ele irá sacrificar as candidaturas de outros nomes de expressão na Baixada, o mesmo ocorrendo em relação à Claise Maria Zito. Nesse caso, sairiam prejudicados velhos companheiros como Laury Villar, Gilberto Silva e Marcos Figueiredo, sem contar os “inimigos” Dica e Geraldo Moreira.
· Quem também está em situação crítica é o deputado e atual
Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Além da perda do apoio de seu primo e ex-prefeito de Campos, Alexander Mocaiber, que lhe garantiu mais de 13 mil votos em 2006, o presidente do PSB/RJ terá de enfrentar a forte concorrência do ex-perfeito Washington Reis, unha e carne com Sérgio Cabral. O ex-prefeito pretende ser o novo Rei da Baixada, para tanto conquistando apoio em cada canto do Estado com o aval do governador, a quem sempre serviu com fidelidade e dedicação.
· Cerca de 20 passistas mirins e adolescentes da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio fizeram um passeio nesta quinta-feira (21) a propriedades rurais do quarto distrito do município, onde conheceram o trabalho das famílias de agricultores de Xerém. Acompanhados da médica veterinária Renata Briata, da Secretaria
de Meio Ambiente, eles visitaram o Sítio Mayama, um dos mais importantes produtores de goiaba do município (Foto Everton Barsan/PMDC), e a Fazenda Tico-Tico, especializada em piscicultura com 60 tanques produzindo dezenas de espécie de pescado,.
· O passeio começou às 9h, no Horto Municipal da Prefeitura, onde os passistas conheceram várias plantas medicinais, temperos e árvores da Mata Atlântica. Nesta sexta-feira, o grupo estará no Parque Natural da Taquara, onde aprenderá sobre a importância da água na vida dos seres humanos.
· No Sitio Mayama, os pimpolhos tiveram uma recepção calorosa do agricultor Marcelo Matsumoto. Com muita paciência, ele revelou as várias técnicas que usa para que o fruto fique maior e como faz para manter as goiabeiras em tamanho uniforme. “Isso facilita a colheita e possibilita que o sol atinja melhor a planta”! explicou Matsumoto.
· Ele tem 900 goiabeiras plantadas numa área de 70 mil m² e chega a colher até 4 mil caixas da fruta no pico da produção, que acontece entre fevereiro e março. Segundo Matsumoto, apenas as frutas ainda verdes são comercializadas. “Até amadurecerem, elas suportam melhor o transporte e o peso de uma sobre as outras.
· Na Fazenda Tido-Tico, o empresário José Maria Duarte ensinou vários segredos sobre a produção de pescado. Falou sobre dessexagem, que faz com que o peixe cresça rápido e ganhe mais peso. Duarte revelou que possui 60 tanques com dezenas de espécies de peixes. “Tenho tanques de até 10 mil m², com espécies como tilápia, tambaqui, pirarucu, dourado e tucunaré”, revelou José.
· Segundo ele, um laboratório montado na fazenda é responsável pela produção dos alevinos que são separados e distribuídos nos tanques na medida em que são feitas as despescas. Num pequeno tanque, ele mostrou dois grandes tambaquis pescados por clientes da fazenda. Além de peixes, Duarte também possui algumas vacas leiteiras. Levando o grupo a um dos currais, desafiou os pimpolhos a ordenhar uma delas. Muitos tentaram, mas poucos conseguiram tirar o leite da vaquinha.
· Para a coordenadora pedagógica do projeto Pimpolhos, Rachel Castanheira, a iniciativa da SMA foi muito positiva. “Com este passeio, os jovens têm oportunidade de manter contato com um tipo de vida que não conheciam e saber o que acontece até que produtos como a goiaba e o pescado chegue até seu prato”, observou.
Depois de receberem informações sobre a ação de algumas plantas medicinais sobre dores de cabeça, inflamação, cólicas menstruais e diarréia, os pimpolhos voltaram para casa.

LOJA NA RUA DA BALANÇA FAZ
PAREDÃO CONTRA ENCHENTES


O proprietário de um prédio em fase final de construção na Av. Dr. Manoel Teles, conhecida como “Rua da Balança”, no centro de Duque de Caxias, que deverá ser ocupado por uma denominação evangélica, resolveu elevar em mais de um metro o piso da loja no térreo, que também ganhou corrimão na calçada, como forma de se prevenir das constantes enchentes naquela via que liga a Praça do Pacificador ao Bar dos Cavaleiros e a São João de Meriti. O prédio fica exatamente em frente à sede da Cedae, empresa responsável pela coleta de esgotos da cidade e próximo ao canal dos Caboclos, que transborda com qualquer chuva por estar há mais de 8 anos sem ser dragado. Pouco mais de 300 metros adiante, bem ao lado do canal, a Prefeitura iniciou esta semana as obras de um conjunto residencial, que irá abrigar as famílias que serão removidas da Favela do Lixão, por conta das obras do PAC, que estavam paralisadas desde novembro de 2008. Em frente ao canteiro de obras, um conjunto residencial, construído à época do BNH, precisou fazer uma mureta ao seu redor, obrigando os moradores a galgarem três degraus na entrada e na saída do conjunto, pois as águas no local chegam facilmente a um metro de altura, alagando tudo e tornando impossível a passagem de automóveis. Nos dias de chuva, apenas caminhões e ônibus conseguem circular pela Av. Dr. Manoel Teles.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA AFASTA DEPUTADOS
DA TURMA DOS PANETONES


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou ontem (20) que sejam afastados do trabalho de análise dos pedidos de impeachment do governador José Roberto Arruda os deputados distritais e suplentes acusados de envolvimento em um suposto esquema de corrupção no DF O juiz Vinícius Santos Silva argumenta que, por serem alvo da investigação, os deputados Aylton Gomes, Benedito Domingos, Benício Tavares, Eurides Brito, Júnior Brunelli, Leonardo Prudente (foto) Rogério Ulisses e Roney Nemer e os suplentes Berinaldo Pontes e Pedro do Ovo não podem participar da apuração das denúncias, nem julgar os pedidos de afastamento do governador.
“Um investigado não pode apurar fatos que estejam correlacionados com a suposta prática em que esteja supostamente envolvido”, diz o juiz na decisão.
Para substituir os deputados afastados pelo processo, o juiz Vinícius Silva determina a imediata convocação de suplentes – que não estejam envolvidos no esquema – “para que atuem exclusivamente no processamento e votação de toda e qualquer atividade vinculada ao processo de impeachment”. A decisão prevê multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento, contados a partir do quinto dia após a intimação oficial.
Será que o panetone do Arruda vai estragar a pizza preparada pelo DEM?


EX-CHEFE DA CASA CIVIL FICA
MUDO EM DEPOIMENTO NA PF

O ex-chefe da Casa Civil do Distrito Federal José Geraldo Maciel ficou calado durante depoimento de aproximadamente 40 minutos na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Ele não revelou qualquer informação sobre o suposto esquema de pagamento de propina no governo local e preferiu permanecer em silêncio. De acordo com a Polícia Federal, nesta fase da investigação, é possível usar o direito de ficar calado. Maciel pode ser chamado novamente para prestar depoimento.
Maciel teria sido encarregado de pagar aproximadamente R$ 400 mil mensais a alguns deputados distritais da base aliada em troca de apoio ao governador José Roberto Arruda (sem partido), conforme inquérito da Operação Caixa de Pandora, que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo o denunciante, o ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa, Arruda teria pedido para centralizar em Maciel o esquema de distribuição do dinheiro recebido das empresas prestadoras de serviço do Distrito Federal. Maciel deixou a superintendência por uma porta lateral, longe do local onde estava a imprensa.
Na terça (19), o policial civil aposentado Marcelo Toledo, acusado de ser um dos operadores do esquema, também ficou calado no depoimento ao delegado Alfredo Junqueira, graças a uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). O depoimento de Fábio Simão, ex-chefe de gabinete de Arruda, foi adiado sob a alegação de que a defesa não teve tempo suficiente para estudar o inquérito.

RÁPIDAS

· A tarifa de energia elétrica subsidiada pela sobretaxa cobrada dos consumidores de renda mais elevadas, inclusive das empresas, agora será concedidas apenas para as famílias mais pobres. A medida está prevista na Lei de Tarifa Social de Energia Elétrica, sancionada ontem (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
· A tarifa social já existi e beneficiava 18 milhões de famílias, sendo 14 milhões delas com desconto automático por consumir 80 kWh de energia por mês. Esse desconto automático acabava beneficiando pessoas de renda maior e que tinham baixo consumo, como os moradores de flats , casas de praia e de veraneio.
· Com a nova lei, as famílias devem procurar a prefeitura do município onde moram e entrar para o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para ter direito ao desconto. O cadastro é base de dados para programas como o Bolsa Família. Pelas contas do ministro Lobão, a mudança pode expandir a tarifa social para 22 milhões de famílias.
· A decisão judicial que afastou oito deputados distritais e dois suplentes da análise dos processos envolvendo o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal prevê também a anulação da eleição da atual composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa. O juiz Vinícius Silva, da 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, reconheceu como inválido todo ato deliberativo relacionado às denúncias em que “houve interferência e cômputo do voto dos deputados ora afastados”.
· No dia 11 de janeiro, foi realizada eleição da CCJ, que vai analisar os processos de impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido). Uma dos integrantes escolhidas foi a deputada Eurides Brito (PDMB), suspeita de participar do esquema e flagrada em vídeo colocando na bolsa maços de dinheiro que recebera do ex-secretario de Relações Institucionais do governo do DF Durval Barbosa, autor das denúncias contra o governador e parlamentares.
· Eurides presidiu a primeira reunião da comissão. Líder do governo na Câmara, a deputada é acusada de receber R$ 30 mil mensais em troca de apoio político-partidário a Arruda.
· “Tendo em vista a nulidade absoluta das deliberações levadas a efeito na convocação extraordinária do dia 11 de janeiro de 2010, por contar com votos e composição da CCJ por deputados supostamente envolvidos nos fatos a serem apurados, tal pronunciamento de nulidade urge, a fim de evitar deliberações inócuas e maior prejuízo à moralidade e erário público, uma vez que todo o restante do procedimento estaria contaminado pelo vício inicial, impossível de ser convalidado”, afirma o juiz, em seu despacho.
· O juiz Vinícius Silva determinou a convocação imediata dos suplentes dos distritais afastados para atuarem exclusivamente na análise dos processos de impeachment. Se a decisão for descumprida, o magistrado fixou multa diária de R$ 500 mil, contado a partir do quinto dia depois da intimação oficial.
· A Secretaria Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias (SMASDH) recebeu segunda-feira (18) três veículos doados pelo Governo do Estado, através do programa Rio Solidário. Os carros, adquiridos com recursos da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), haviam sido entregues simbolicamente em dezembro, no Quartel General da Polícia Militar, no Rio, em cerimônia que contou com a presença do governador Sérgio Cabral. (Foto: Everton Barsan)
· Os veículos, da marca Peugeot, foram destinados à Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso, Centro de Convivência do Idoso (CCI) e ao Centro de Restituição da Cidadania Pela Vida (CRCPV), que trabalha com adultos e crianças em situação de rua.
· Um dos veículos será usado no atendimento domiciliar às mulheres vítimas de agressão. “Quando a Casa da Mulher recebe uma denúncia uma assistente social vai ao local verificar a situação. Ver como está à vítima e se há crianças envolvidas. O carro será útil também no transporte que sempre fazemos das mulheres à delegacia”, explicou a secretária Claise Maria Zito.
· O Cine-Teatro Oscarito, inaugurado pelo deputado Dica no ano passado no Parque Fluminense, tem uma programação imperdível para este fim de semana. Será a exibição do filme “Lua Nova”, destinado ao público que adora filmes de vampiros. E a entrada é gratuita,

O PERIGO DA LINGUA AFIADA


A coluna “Panorama Político” do jornal “O Globo” lembrou nesta quarta-feira (20) uma desastrada declaração de Zito de que o PSDB/RJ não aceitava a candidatura a governador do deputado Fernando Gabeira com uma definição pouco educada: Gabeira não teria cheiro de povo. A declaração de Zito remeteu os leitores a uma outra, do General João Baptista Figueiredo, que preferia o cheiro dos cavalos.

VAMOS AO TEATRO?

O Teatro do SESI de Duque de Caxias apresenta nesta quinta (21) e sexta (22) a comédia teatral "NO AR", com Raul Gazolla. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia) e o Teatro do SESI fica na Rua Artur Goulart, nº 100, ao lado da Escola do Senai, no Centro.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

PELA OMISSÃO DO GOVERNO
RIO GANHA TREM FANTASMA



Enquanto o Comitê Olímpico Brasileiro tenta convencer o governo a levar o Metrô até a Barra da Tijuca, a Supervia oferece, sem qualquer custo adicional, o “trem fantasma”, capaz de “voar” a mais de 70 Km por hora, bem próximo do “trem bala” que o governador Sérgio Cabral quer importar da Europa. Em depoimento na Delegacia de Defesa dos Serviços Delegado, o maquinista da composição que fazia a linha Japeri-Central do Brasil, na manhã de segunda-feira (18) contou ao delegado Eduardo Freitas que a composição apresentou problemas na estação de Ricardo de Albuquerque. Quando ele desceu à plataforma para averiguar o que ocorria, a composição saiu sem controle e só parou quando a Supervia desligou o sistema de suprimento de energia.
Segundo informou o Sindicato dos Ferroviários, o trem passou pela estação de Deodoro a uma velocidade superior a 70 Km/h. A entidade afirma que o condutor havia saído da composição para averiguar um problema na parte elétrica quando viu o trem sair em disparada. Ele acionou o comando da ferrovia para desligar a rede elétrica, única forma de para o “trem fantasma”. Numa declaração típica de quem não está preocupado com o destino da população, o governador Sérgio Cabral divulgou nota oficial em que se limita a informar que dera um severo puxão de orelhas no comando da Supervia. O governador repetiu o que fizera no ano passado, quando um cinegrafista amador flagrou seguranças da Supervia espancando passageiros na estação de Nilópolis. Em face da péssima repercussão do fato, a direção da empresa se limitou a despedir por justa causa, os seguranças brutamontes.

ASSESSOR DE DUTRA VAI À PF
MAS SE CALA SOBRE PROPINA


O policial civil aposentado Marcelo Toledo Watson, apontado na Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal como arrecadador de dinheiro de empresas que seria repassado à cúpula do Governo do Distrito Federal como propina, esteve ontem (19) na Superintendência da Polícia Federal. Durante 15 minutos, no encontro com o delegado Alfredo Junqueira – designado para ouvi-lo, Toledo usou a prerrogativa dada pelo Supremo Tribunal Federal de não fazer declarações, mas deverá voltar para depoimento, em 30 dias, segundo seu advogado Raul Livino, que o acompanhou.
A defesa não descarta a possibilidade de Toledo conseguir o benefício da delação premiada, em que poderia ter sua eventual pena reduzida. Raul Livino diz que, embora ainda não tenha tido acesso às peças do inquérito, entende que a situação de Marcelo Toledo é intermediária entre investigado e declarante.
Já o depoimento do ex-chefe de gabinete do governo do Distrito Federal Fábio Simão, à Polícia Federal foi adiado. A defesa de Simão pediu mais tempo para analisar o inquérito da Operação Caixa de Pandora, que investiga suposto esquema de corrupção no governo distrital. Segundo a PF, não ficou marcada nova data para o depoimento de Simão ao delegado Alfredo Junqueira.
No inquérito, que tramita no Superior Tribunal Justiça (STJ), Simão é apontado pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa como o responsável por “gerenciar os contratos de terceirização de serviços do governo do Distrito Federal”, cabendo-lhe “arrecadar dinheiro de propina” das empresas contratadas e repassá-lo a quem o governador José Roberto Arruda (sem partido) determinasse.

RÁPIDAS

· Embora a prefeitura disponha de uma Secretaria de Meio Ambiente e de
uma Guarda Florestal, a área mais abandonada de Duque de Caxias é justamente a que deveria preservar o meio ambiente, principalmente pelo fato do município ainda desfrutar da presença de uma franja da quase extinta Mata Atlântica.
· No flagrante feito por um internauta na altura da ponte da Pedreira, por onde pasa o rio João Pinto,podem ser vistas dezenas de.garrafas pet, vasilhames de plásticos, alem de muito lixo.Neste mesmo local, na década de 60, as igrejas evangélicas aproveitavam a água límpida que descia da serra para realizarem a cerimônia do batismo.
· Há uma forma do internauta conseguir os remédios de que precise por baixo preço. Através do endereço
http://www.consultaremedios.com.br/ é possível conseguir uma lista com todos os medicamentos de marca os genéricos e os similares de todas as marcas, com os respectivos preços e onde consegui-lo pelo menor preço do País. E a consulta é de graça!
· A partir de agora, os empregadores domésticos que não pagaram a contribuição previdenciária até a última sexta-feira (15) terão que pagar multa por dia de atraso de 0,33% sobre o valor devido. A cobrança também vale para os segurados individuais, facultativos e os que optaram pelo Plano Simplificado.
· A multa passou a ser proporcional aos dias de atraso, e não mais mensal como era antes, e será cobrada a partir do primeiro dia após o vencimento até o dia do pagamento. Além da multa, serão cobrados juros pela taxa Selic. O novo mínimo, reajustado para R$ 510, só deverá ser considerado para o recolhimento das contribuições em fevereiro, de acordo com o Ministério da Previdência.
· Os moradores da rua Barão de Tefé, no 25 de Agosto, passaram o final de
semana com as torneiras secas, embora estejam a pouco mais de 500 metros de um conjunto de reservatórios da Cedae, com capacidade para armazenar, mais de 14 milhões de litros de água. Nem o fato de nessa rua funcionar um grande hospital foi suficiente para a estatal reformar a rede local, que já existe há mais de 30 anos
· No mês de novembro, o abastecimento foi feito através de carros pipas, mas a Cedae não corrigiu o problema e as torneiras voltaram a secar no final de semana. As contas, no entanto, são entregues regulamente. O abastecimento da rua Barão de Tefé é feito através de manobras na rede da Rua Bahia, cujos moradores também vivem comprando carros pipas. A exceção talvez seja a deputada federal Andréia Zito, que mora num luxuoso prédio daquela rua.
· Mais de mil pessoas aproveitaram o primeiro dia de cadastramento do Bilhete Único para garantir uma viagem mais barata - a partir do dia 1º de fevereiro - para quem se desloca entre os municípios da Região Metropolitana do Rio. Desde segunda-feira (18), os postos de cadastramento registravam um número significativo de pessoas em busca de informação sobre o benefício do Governo do Estado.
· O Bilhete Único Intermunicipal do Rio de Janeiro será aceito nos trens,
barcas, metrô, vans legalizadas e ônibus, sempre que for feita uma viagem intermunicipal. No caso dos ônibus, todos os veículos convencionais intermunicipais urbanos (de duas portas), com e sem ar condicionado, aceitarão o Bilhete Único. Apenas os classificados como tarifa especial, os frescões, não estarão incluídos. · O cadastramento está sendo feito nos terminais de ônibus: Menezes Cortes – Castelo, Mariano Procópio – Praça Mauá e Baixada (Shopping Grande Rio)
· Recebemos correspondência do Sr. Jorge Cezar de Abreu, Secretário Municipal de Trabalho, Emprego, Renda, Ciência e Tecnologia do município, esclarecendo as condições em que ocorreu a demissão da assessora Silvia Mendonça, militante do PT, fato noticiado pelo blog na segunda-feira (18). Segundo Jorge Cezar de Abreu, titular da pasta, Silvia Mendonça não foi demitida por ele, mas colocada em disponibilidade, para que fosse relotada pela Secretaria de Governo, unidade a qual ela pertencia.
· Com relação ao comunicado da demissão, o Secretário de Trabalho afirma que a ex-assessora fora informada pessoalmente no início de dezembro que fora devolvida à Secretaria de Governo, a qual ela deveria procurar para esclarecer sua situação funcional. Afirma ainda que essa comunicação ocorreu no início de dezembro, mas a ex-assessora deixou o tempo passar, não seguindo a orientação que lhe foi passada pelo Secretário.

PETROBRÁS VAI USAR
GÁS EXTRAÍDO DE LIXO

O gás resultante da decomposição do lixo no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, o maior da Região Metropolitana do Rio, será usado como combustível. O acordo assinado entre empresas, a
prefeitura do Rio e o governo do estado prevê que 200 mil metros cúbicos diários de gás metano sejam utilizados como fonte de energia pela Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), da Petrobrás. A empresa Gás Verde processará o gás que será retirado da montanha de lixo. Ela vai separar o gás carbônico do metano. Um duto de 6 quilômetros levará o combustível até a Reduc. A previsão é que a produção se inicie até o final deste ano. Segundo a Gás Verde, a reserva de gás do aterro deverá durar pelo menos 15 anos. O uso do gás, que iria parar na atmosfera, também renderá créditos no mercado internacional de carbono.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, parte do dinheiro obtido com a venda do gás será revertida para as prefeituras de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro (operadora do aterro), a projetos ambientais e a um fundo para catadores de lixo do aterro sanitário.
“O Jardim Gramacho é um dos maiores aterros da América Latina. Durante 30 anos, mais de 9 milhões de pessoas colocaram lixo lá. Isso é um dos emissores de gás do efeito estufa da Região Metropolitana. Ao capturar isso e transformar em gás natural, vamos deixar de emitir centenas de milhares de toneladas de CO2”, disse Minc.Segundo o ministro, essa é a primeira grande ação brasileira de combate ao aquecimento global, desde a sanção da Lei do Clima, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2009. Segundo a Comlurb, empresa de limpeza urbana da Prefeitura do Rio e responsável pelo aterro, o Jardim Gramacho deverá ser fechado em dois anos, mas a produção de gás continuará depois disso, devido ao acúmulo de lixo por anos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

LULA LIBERA NOVOS RECURSOS
MAIS EXCLUI O RIO DE JANEIRO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editará ainda esta semana uma nova Medida Provisória para atender os municípios em estado de calamidade por conta das fortes chuvas. A informação é do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieria Lima, logo depois de um encontro no Conjunto Cultural do Banco do Brasil (CCBB), com o presidente Lula e com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Cidades, Marcio Fortes. Gedel, que é do PMDB, disse que o próximo passo será definir o valor dos recursos emergenciais que serão repassados. A princípio serão atendidas cidades do Rio Grande do Sul, do Espírito Santo, de São Paulo e de Minas Gerais.
“Vou me reunir com a Defesa Civil para verificar quais municípios serão contemplados. O valor, até o momento, não sabemos.”
Segundo Geddel, o encontro servirá para a Defesa Civil mostrar as demandas recebidas dos municípios atingidos.
Ele ressaltou que, no caso do Rio de Janeiro, o estado recebeu em 2009 R$ 130 milhões, que ainda não foram totalmente disponibilizados por falta do envio da documentação necessária pelas cidades.
No caso do Rio Grande do Sul, de acordo com o ministro, já foram disponibilizados R$ 100 milhões, e parte da documentação está sendo enviada. “Temos que ter a cautela necessária para a liberação dos recursos públicos.”

JUIZ AFASTA PRESIDENTE
DA CÂMARA DE BRASÍLIA


O juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Álvaro Ciarlini, determinou o afastamento imediato do deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, atendendo a uma ação popular. Caso descumpra a decisão, o parlamentar terá de pagar
multa diária de R$ 100 mil.
Prudente é acusado de ser um dos beneficiados pelo suposto esquema de pagamento de propina no Distrito Federal, que seria comandado pelo governador José Roberto Arruda (sem partido). Em um dos vídeos obtidos pela Polícia Federal, na Operação Caixa de Pandora, Prudente aparece colocando dinheiro nas meias e no terno.
Em sua decisão, o juiz alega “que há nos autos um conjunto de elementos que constituem fortes indícios do cometimento de delitos gravíssimos”. Leonardo Prudente reassumiu a presidência da Casa no último dia 11 depois de pedir afastamento com o surgimento das denúncias de envolvimentos no suposto esquema de corrupção.

RÁPIDAS

· CORREÇÃO: O advogado Geraldo Menezes não renunciou à presidência da OAB/Caxias, como informamos por equívoco. Ele deixou, na verdade, apenas a presidência do diretório municipal do PSDB para assumir um cargo no primeiro escalão da Prefeitura de Teresópolis.
· Depois da confusão que resultou na suspensão dos ensaios da Grande Rio n
a Brigadeiro Lima e Silva, frustrando milhares de componentes e torcedores, o prefeito decidiu intervir na questão através de decreto, que incluiu os ensaios todos os ensaios da agremiação no calendário oficial de eventos da Prefeitura.
· O decreto deste ano transfere para a Secretaria de Cultura a responsabilidade pela coordenação e divulgação, dentro do âmbito do Executivo, das medidas para a realização do evento. Já as Secretarias de Segurança Pública e Transporte e Serviços Públicos darão o suporte de materiais e de logística à Escola.
· De acordo com o decreto nº 5.764, desta segunda (18), a Grande Rio carece de apoio para a realização de seus ensaios técnicos, por ocasião dos grandes eventos dos quais participa. “A escola tem sido um veículo de promoção do nome da cidade em todo o país e no exterior, tendo grande alcance social no anseio da população. Com isso, os seus ensaios se tornaram parte integrante do calendário de eventos culturais da cidade. Depois de tanta confusão, Zito decidiu prestigiar o ensaio de domingo (24), às 19h, na Brigadeiro.
· O Superior Tribunal de Justiça concedeu liminar ao governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, para impedir que ele seja preso por descumprir decisão judicial que prevê mudanças nos salários de policiais militares e bombeiros.
· O vice-presidente do Tribunal de Justiça do MS, desembargador Paulo Alfeu Pucinelli, determinou a substituição do soldo e o pagamento de adicional por tempo de serviço à categoria, com pena de crime de desobediência e prisão em flagrante caso a decisão fosse descumprida. Os benefícios foram pedidos pela Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar do MS..
· O ministro Hamilton Carvalhido, no exercício da presidência do STJ, entendeu que o caso ainda está sob análise judicial e afastou a possibilidade de crime de desobediência. A liminar impede a instauração de processo e ordem de prisão contra Pucinelli por descumprir a decisão da Justiça estadual.
· O habeas corpus se estende também ao procurador-geral do estado, Rafael Coldibelli Francisco, à procuradora-geral adjunta, Daniela Correa Basmage, à secretária de Administração, Thie Higuchi dos Santos Viegas, e a diretora de Gestão, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari. De acordo com o STJ, a liminar tem validade até o julgamento do mérito pela Quinta Turma da Corte.
· O senador José Sarney (PMDB-AP), afirmou ontem (18), em nota à
imprensa, que nunca teve participação na administração da fundação que tem seu nome, sediada em São Luís. Sarney ressaltou que é apenas presidente de honra da fundação.
· O presidente do Congresso (foto) disse esperar que “a diretoria da instituição dê os esclarecimentos necessários sobre o projeto de patrocínio em foco [da Petrobras] e, caso seja procedente qualquer acusação, que os responsáveis sejam punidos na forma da lei”.
· A manifestação do senador é em resposta ao relatório preliminar da Controladoria Geral da União, enviado ao Ministério da Cultura na última semana, apontando fraudes de R$ 1,3 milhão da Fundação José Sarney. O relatório aponta irregularidades como desvio de recursos, uso de notas frias, falta de comprovação de serviços e contratações irregulares. O documento da CGU afirma que, em um projeto patrocinado pela Petrobras, pelo menos R$ 129 mil do convênio foram usados para custear despesas não previstas no projeto original.
· O estado do Rio ganhou ontem (18) a primeira Vara Virtual de Execuções Penais (e-VEP). Com a nova Vara os processos são digitalizados e colocados à disposição de advogados, defensores públicos, promotores e juízes em um sistema virtual. Neste primeiro momento serão enviadas à vara virtual apenas as Cartas de Sentença de Execução Penal dos réus primários, condenados a penas privativas de liberdade em regime fechado, expedidas unicamente pelas Varas Criminais da Capital no Foro Central do Rio de Janeiro.
· Com a execução por meio eletrônico, o próprio sistema vai avisar ao juiz que o preso já cumpriu a pena e tem direito à liberdade ou à progressão. Para o presidente do STF, Gilmar Mendes, a vara virtual impede que as pessoas fiquem presas além do tempo determinado na condenação. “Este é um problema comum evidenciado pelos mutirões carcerários que libertaram quase 20 mil presos que já tinham direito ao benefício. Com as e-VEPS a tendência é que essas injustiças acabem”.
· Para o coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública, Leonardo Guida, a informatização dos processos criminais é um avanço imprescindível para os dias de hoje. “A gente não tinha mais condições de trabalhar com essa quantidade de papel e aumentando o número de funcionários”, disse Guida. Ele informou que quando o sistema estiver 100% implementado, o processo ficará muito mais ágil, sem a demora do transporte do processo, não vai precisar mais de um funcionário para buscar aquele processo; qualquer defensor, promotor ou advogado poderá consultar os autos pela internet.
· Guida lembra, entretanto, que é necessário a informatização de todo o sistema, incluindo as delegacias, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para que seja extinta a utilização de documentos impressos. “As petições precisam agora entrar já virtualizadas e assim acabarmo com 100% do papel, pois os documentos que vêm das delegacias, por exemplo, ainda precisam ser digitalizados e isso demanda tempo e mão de obra”.
· O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Luiz Zveiter, informou que a meta do Tribunal é que até o fim do ano o processamento eletrônico seja estendido a todos os tipos de regime e varas criminais do estado. Hoje existem no Rio de Janeiro mais de 22 mil detentos.
· Na opinião de Gilmar Mendes, o maior desafio para além da informatização do sistema judiciário é a ressocialização dos egressos para que eles não se tornem reincidentes. “Este é um tema de Direitos Humano e de Segurança Pública”, disse Mendes. Ele adiantou que está conversando com Zveiter e o governador Sérgio Cabral para a criação de um programa para zerar o número de presos provisórios nas delegacias do Rio. “Pretendemos construir estabelecimentos apropriados para este fim.”

BANDIDOS CIRCULAM ARMADOS
EM FRENTE AO 15º BATALHÃO
Segundo o blog “Duque de Caxias online”, bandidos fortemente armados voltaram a circular pelas ruas do Bairro Centenário, nos acessos a Favela da Mangueirinha, em Caxias. Desta vez os traficantes estão circulando com um veículo, provavelmente roubado, marca Peugeot 206 preto. Exibindo pistolas, fuzis e submetralhadoras, os bandidos circularam todo o final de semana, não sendo incomodados por nenhuma viatura do 15º Batalhão, localizado na entrada do bairro. No ano passado, bandidos feriram um motoqueiro que circulava pelo Viaduto do Centenário, além de um funcionário do supermercado instalado na Av. Dr. Manoel Reis e colado ao quartel da PM.

domingo, 17 de janeiro de 2010

BAIXADA URGENTE

GEÓLOGOS DO DRM VISITAM
ÁREAS DE RISCO EM CAXIAS
A pedido da Defesa Civil do município, geólogos do Departamento de Recursos Minerais, órgão que realiza o serviço Geológico do Estado, realizaram vistorias encostas de Duque de Caxias em áreas de deslizamento provocadas pelas chuvas dos últimos dias. “Estamos trabalhando com a prevenção do risco geológico, para que possamos diminuir estes acidentes e suas consequências negativas sobre a população”, declarou o coronel Ronaldo. Reis, coordenador da Defesa Civil, que acompanhou os técnicos e os geólogos,
A avaliação no bairro Gramacho foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Obras. Na Rua Sepetiba, os geólogos constataram que as quedas de barreiras ocorreram devido à desestabilização das encostas, provocadas pelo peso das casas construídas em locais inadequados e pela intensa chuva que atingiu o município. O coordenador da Defesa Civil acrescentou que “é preciso investir na educação da população no que diz respeito ao lixo, que provoca entupimento nas galerias de escoamento de águas pluviais, rios e valões”.
Durante a visita, o geólogo Cláudio Amaral, concluiu que o grande vilão do deslizamento de encostas é a ocupação desordenada e a falta de orientação técnica, com critérios e acompanhamento especializado na elaboração e instalação dos loteamentos. “Para aprovação de um loteamento, deve-se exigir orientação técnica para o corte de morros e outras intervenções”, declarou Cláudio Amaral. O deslizamento acontece por motivos diversos, como descaso com regras básicas de construção, ocupação desordenada, canaletas de drenagem ausentes ou mal projetadas, além daqueles casos nos quais há influência direta da geologia local, que favorece os deslizamentos, explicou Marcos Machado, do Departamento de Recursos Minerais.
Os técnicos vão elaborar relatórios detalhados, que serão enviados à Prefeitura, incluindo sugestões adequadas a cada caso. Nesta segunda (18), a equipe do DRM/RJ vai vistoriar outros locais atingidos pela chuva em Caxias. (Foto: Edmilson Muniz)

NOVO JORNAL CRESCE COM
O PROGRESSO DA BAIXADA
Lançado em outubro, o jornal “CAPITAL – Mercado & Negócios” foi o primeiro veículo impresso da Baixada direcionado para a cobertura do noticiário de interesse das empresas sediadas na região, com foco especial sobre os empreendedores, aqueles empresários que investem no presente de olho no futuro da nossa economia. Com circulação dirigida e distribuído gratuitamente nos principais bairros de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados e Magé, o novo jornal logo despertou o interesse não só dos leitores, mas também dos empresários da região, que viram no novo veículo um canal de divulgação de seus projetos e de suas reivindicações. Com noticiário sempre atual, com colunistas de primeira categoria, “CAPITAL” logo se transformou, também, num empreendimento de sucesso. Com apenas três meses de circulação como mensário, o mercado exigiu e, a partir desta segunda (18), “CAPITAL” passará a ter circulação quinzenal, com a sua distribuição sendo feita nos mesmos moldes de suas edições anteriores.
O crescimento do “CAPITAL” acompanha e divulga a chegada de novas empresas na Baixada, região que vem se tornando o destino final de capitais de todo o mundo. Hoje, é perfeitamente natural que as empresas busquem profissionais que falem outras línguas além do português, não sendo mais novidade a entrada de empresas americanas, inglesas, espanholas, francesas, italianas e até chinesas no mercado produtor da Baixada. A criação do pólo Gás Químico de Campos Elíseos, como fonte de matéria prima para diversos ramos industriais, e a expansão da REDUC vêm atraindo empresas de todo o mundo, que agora investem também no mercado imobiliário, uma das áreas que mais cresceram na região nos dois últimos anos, um claro reflexo da estabilidade econômica e política do País, que hoje goza de confiança do mercado internacional. No comando do CAPITAL, está o publicitário Marcelo Cunha. O jornal dá mais um passo ousado em apenas três meses de existência, passando este mês de mensal para quinzenal. Não seria exagero afirmar que “CAPITAL” é, hoje, um veículo à altura da importância política e econômica da Baixada, uma locomotiva que segue puxando a economia fluminense.


RÁPIDAS

· Continuando a construção da sua nova imagem, a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias vai ganhar um Coral, que será formado por funcionários do Legislativo, inclusive o seu regente, convocados pelo vereador Mazinho, presidente da Casa, para compor o mais novo grupo dedicado ao canto da Baixada. A adesão surpreendeu Mazinho, que agora estuda uma forma de recompensar, financeiramente, o esforço e a dedicação desse grupo. A estréia, em noite de Grande Gala, deverá ser no Teatro Municipal Raul Cortez.
· O blog atingiu na manhã de quinta (14) a marca dos 425 mil acessos. E o número correspondeu ao acesso da Assessora de Imprensa da Câmara, Cecília Rodrigues, que deixou um emocionado comentário sobe a morte da médica sanitarista Zilda Arns, coordenadora há 27 anos da Pastoral da Criança, reunindo mais de 250 mil voluntários. A Pastoral já atendeu a mais de dois milhões de gestantes e crianças de Zero a seis anos em todo o País. Zilda Arns morreu em conseqüência de um terremoto quando fazia uma palestra para cerca de 150 religiosos numa Igreja de Porto Príncipe, capital do mais pobre país da América, para a criação de Pastoral da Criança do Haiti.
· Recém eleito para a presidência da 2ª Subseção da OAB em Duque de Caxias, o advogado Geraldo Menezes (foto) surpreendeu
seus pares quando, na quinta (14) anunciou a sua renúncia, pois assume nesta segunda (18) um importante cargo no Secretariado da Prefeitura de Teresópolis, onde reside há muitos anos.
· Ao saber da inesperada renúncia, um advogado que apoiara a chapa da oposição, liderada pela Dra. Marlene D’Almeida, ex-presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, lembrou que Geraldo Meneses, para escapar da impugnação da sua chapa, havia pedido, no final do ano passado, demissão do cargo de Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias.
· Ainda segundo esse advogado, o estatuto da OAB proíbe que seus dirigentes ocupem cargos demissíveis “Ad Nutum”, como os de Secretários e Subs, na administração pública, em qualquer nível, pois não teriam a independência necessária para administrar um conflito entre um advogado e o governante, como era o caso de Geraldo Menezes.
· Com a renúncia, a presidência da OAB/Caxias já está sendo ocupada pela advogada Marta Dantas, que já fora vice de Geraldo no mandato anterior. Pelo visto, as mulheres continuam conquistando, com muita luta e determinação, postos que até bem pouco tempo eram hereditariamente ocupados por homens. Em outubro, por exemplo, duas mulheres, Dilma Rousseff e Marina Silva, devem disputar a Presidência da República.
· Alvo de constantes críticas devido aos altos índices de reprovação e denúncias de fraude, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou ontem (17) que, a partir de agora, o seu exame jurídico, para aqueles que querem atuar na profissão, será realizado de forma nacional. A prova da OAB será a mesma nas 27 seccionais da ordem no país.
· O presidente Nacional OAB, Cezar Britto, comemorou a mudança, uma promessa de sua gestão. Por meio de nota, Britto afirmou que a mudança tornará o exame da OAB mais eficaz. No formato atual, os índices de reprovação do exame variam entre 60% e 70%.
· “Hoje é um dia histórico porque nasce o mais abalizado instrumento de análise, controle e fiscalização dos cursos de direito no país. A OAB, O MEC [Ministério da Educação] e a sociedade terão agora um instrumento eficaz para combater a ganância e a mercantilização do ensino jurídico”, disse o presidente da OAB, em nota.
· Além da dificuldade em modificar o seu Secretariado em ano eleitoral, Zito ainda terá de enfrentar um outro problema, envolvendo o seu Secretário de Trabalho, Jorge Cezar, do PDT, e a jornalista e atriz Silvia Mendonça, também do partido fundado por Brizola.,
· Nomeada para um cargo em comissão na Secretaria de Governo, Silvia Mendonça foi colocada à disposição da Secretaria de Trabalho, onde deveria assessorar Jorge Cezar. A postura crítica que a pedetista sempre assumiu na discussão dos projetos da Secretaria incomodava o titular da pasta.
· Ao invés de propor ao prefeito a substituição da assessora que julgava inconveniente, Jorge Cezar encaminhou expediente ao Secretário de Governo, Mário Vasconcelos, propondo simplesmente a exoneração da companheira de partido.
· Como todos os atos do Governo são secretos, pois 99% da população de mais de 800 mil habitantes de Duque de Caxias, em plena Era da Informática, não tem acesso ao Boletim Oficial da Prefeitura, Silvia Mendonça só tomou conhecimento da sua exoneração em dezembro, quando foi ao banco receber o 13º salário. Além de ficar sem essa gratificação, Silvai também ficou sem o salário do mês, pois sua exoneração havia sido assinada por Zito no início de dezembro.
· Tal e qual as vítimas das enchentes do “Reveillon”, Silvia Mendonça também não conseguiu, até agorfa, falar com o prefeito sobre a sua situação funcional. E tudo que Zito não precisava no momento é que o racha no PDT afete o seu governo em ano que tem duas metas possíveis, mas muito difíceis de alcançar: reeleger a filha, Andréia Zito, deputada federal, e garantir uma cadeira na Assembléia Legislativa para a Primeira Dama, Claise Zito.
· Por falar na Secretária de Ação Social, que, tal e qual o seu maridão (como ela se refere a Zito publicamente), Claise Zito não apareceu nos locais inundados ou onde ocorreram deslizamentos de barrancos na noite do dia 30, muito menos na mídia, para explicar as providências que o Governo deveria tomar para minorar o sofrimento de centenas de famílias, que perderam tudo com o transbordamento de rios e canais que Zito não mandou dragar em 2009.
· Claise Zito só foi vista nas áreas afetadas pelas chuvas muitos dias depois, quando a Secretária de Ação Social do Estado, Benedita da Silva, apareceu na cidade para tomar conhecimento do que estava ocorrendo. No caso, das chuvas do final do ano, Zito e Claise repetiram o mesmo comportamento fugidio de Cabral e Benedita da Silva, que só foram a Angra e outros locais muito tempo depois da tragédia.
· Outro denominador comum entre Cabral e Zito, do ponto de vista administrativo, é que nenhum deles se preocupou com o saneamento básico. Só agora, em seu último ano de mandato, Cabral se preocupa com as condições dos rios Iguaçu e Botas, que tem inundado seguidamente bairros inteiros de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias.
· Como as eleições serão em outubro, Cabral decidiu espetar uma nova conta
de R$ 600 milhões para o Governo Federal pagar. Isto só no projeto “Iguaçu”, mas a Baixada tem outros rios que estão sem ser dragados desde o Governo Marcello Alencar, como Meriti, Saracuruna, Calombé, Estrela e muitos outros que cortam a Baixada em direção à Baia de Guanabara.
· A van da Comissão de Habitação da Assembleia Legislativa, que está cadastrando interessados em participar do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, estará, nesta terça (19), na Rua São João Batista, próximo ao posto de gasolina Carinhoso, no Centro de São João de Meriti,. Na quinta (21), a van estacionará no Jardim do Ypê, Lote XV, em Belford Roxo. O atendimento será realizado entre 9h30 e 17h.
· “A procura tem sido muito alta, demonstrando que acertamos na ideia de levar este benefício para as ruas. Queremos facilitar o acesso de todos, criando oportunidades para que a casa própria se torne uma realidade”, afirma o presidente da comissão, deputado Alessandro Calazans (PMN). Os interessados em entrar em contato com a comissão também podem fazê-lo pelo Disque Habitação (0800 282 8891). O atendimento telefônico também está recebendo denúncias sobre pessoas que tentam enganar quem quer se cadastrar.
· Empresários e investidores ganharam o mais novo instrumento de
divulgação de Duque de Caxias,: o cartão eletrônico multimídia. Ele foi apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico na quinta (14), numa Casa de Festa no bairro Paulicéia. A nova ferramenta destaca o potencial sócio-econômico da cidade e a posição estratégica da região.
· Em parceria com 13 empresas e seis órgãos públicos, a secretaria viabilizou o desenvolvimento do cartão que visa a geração de emprego e renda por meio da nova tecnologia. Vinte mil cartões foram confeccionados. De acordo com Pedro Paulo Noyma, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, o município sai na frente com o cartão eletrônico multimídia.
· . “A principal importância desse instrumento é atrair investimentos e ao mesmo tempo fazer uma manutenção no mercado interno, gerando emprego e renda para a população caxiense”, enfatizou Noyma. Ao todo, Duque de Caxias reúne hoje cerca de 20 mil lojas comerciais e 2 mil indústrias, com o segundo maior PIB do Estado do Rio e oitavo do Brasil.
· Presente à cerimônia, Marcelo Arruda, Superintende do Caxias Shopping, ressaltou a facilidade de diálogo que a ferramenta proporciona. “O lançamento desse cartão é um passo muito importante, pois facilita a entrada e o diálogo de novos investimentos”, afirmou Arruda.
· Será celebrada nesta segunda (18), às 19:00h, na Catedral de Santo Antônio, a Missa de 30º Dia em intenção da alma do sambista Osmar Dantas, presidente da ACDUC – Associação Carnavalesca de Duque de Caxias, que faleceu no dia 18 de dezembro. Ex-presidente do bloco Império do Gramacho, onde realizou um trabalho significativo, Dantas, como era mais conhecido, foi um trabalhador incansável em prol do Carnaval e do Samba.
· Policial militar reformado, sua primeira eleição para presidir a ACDUC ocorreu em 2002. A partir daí, ele se reelegeu em 2004 e 2007, estando em seu terceiro mandato à frente da entidade, onde construiu uma história de garra, luta e tenacidade a fim de que os Blocos não morressem e desfilassem no município, que sempre realizou o melhor carnaval da Baixada.

QUEDA DE BARRANCO ATINGE
A UPA DO PARQUE LAFAIETE

Em virtude do temporal da noite de quinta-feira, o barranco ao lado da UPA do Parque Lafaiete desabou, causando estragos naquela unidade da Secretaria de Saúde do Estado em Duque de Caxias. Os escombros do muro, que havia no local há mais de 10 anos, atingiram o conteiner onde funcionava o consultório de clínica geral, que foi interditado. Houve corte no fornecimento de energia e os poucos pacientes internados em observação tiveram que ser transferidos para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.
A UPA atingida pelo barranco foi inaugurada em 2008 e a área da antiga garagem da empresa que fazia a coleta do lixo do município até o final do Governo José Carlos Lacerda. Com a posse do Dr. Moacyr do Carmo, o serviço passou a ser feito pela Locanty, que hoje é responsável por parte dos serviços de limpeza pública. A origem das UPAs 24 Horas foi a epidemia de Dengue em 2007, que exigiu a intervenção das Forças Armadas, que montaram hospitais de campanha em diversos pontos da Região Metropolitana. Aproveitando-se do pânico da população e da proximidade das eleições municipais, o Governo do Estado resolveu transformar uma solução de emergência num projeto permanente. Funcionando em conteineres metálicos, as UPAs são equipamentos alugados ao preço médio de R$ 800 mil por mês, cujo contrato termina no próximo dia 31 de dezembro. Se o governador não for reeleito, a partir do dia 1º de janeiro a multinacional dona dos contêineres, “levanta acampamento”, deixando a população sem qualquer opção de atendimento de urgência, salvo os precários hospitais estaduais, como o Adão Pereira Nunes e Getúlio Vargas, que não foram devidamente reequipados para enfrentar esse novo problema a partir de 2011.