sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE

GOVERNADOR DÁ CHOQUE DE GESTÃO NO ESTADO
Em suas primeiras medidas como governador, o ex-senador Sergio Cabral Filho deixou claro que veio para dar um choque de gestão no Estado, convocando técnicos de capacidade comprovada para comandar as 19 Secretarias que sobraram da antiga estrutura de governo. A ruptura com a gestão passionária e populista do Casal Garotinho se caracteriza não só pela redução do número de Secretarias, mas principalmente pelo preenchimento dos primeiro escalão com nomes com estatura política para ocupar qualquer Ministério neste País, como o médico Sergio Cortes, da Saúde, e o economista Joaquim Levi, ex-Secretário do Tesouro de Lula e que renunciou ao cargo de Vice-Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, em Nova York, para ocupar a Secretaria de Fazenda, onde o ex-prefeito de Volta Redonda e ex-deputado Francisco Neto, em poucos meses à frente da Pasta, conseguiu desbaratar diversas quadrilhas que sonegavam e fraudavam impostos. Outra decisão política de largo alcance foi firmar um pacto com os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, fechando as fronteiras do Estado do Rio às quadrilhas que fraudam combustíveis e comercializam produtos piratas. Nesse caso, Sergio Cabral vai utilizar o mesmo programa de trabalho da Polícia Federal, que vem combatendo os crimes de colarinho branco com a ajuda da Receita Federal, como no caso da butique Daslu, em S. Paulo, e do chinês Lao Kim e outros de menor porte. Resta esperar que os prefeitos se juntem ao Governador, sem picuinhas ou partidarismo, para ajudá-lo a tirar o Estado do Rio do atoleiro político, moral e econômico a que foi levado por uma desastrada administração que, por oito longos anos, destruiu a economia fluminense e transformou a política social num toma-lá-dá-cá insuportável, inaceitável e escandaloso.

● Lamentavelmente, a empregada do governador foi mais uma vítima do péssimo atendimento dos nossos hospitais. Vitima de enfarte, ela foi levada pelo marido para o Hospital Municipal (Ave César!) Souza Aguiar, mas os médicos só diagnosticaram uma crise de hipoglicemia. Ela permaneceu abandonada por mais de 6 horas em cima de uma maca, onde sofreu três paradas cardíacas. O governador admitiu que ela foi mais uma vítima da lastimável assistência médica que o Governo oferece à população. Foi por isto que Da. Rosinha fugiu do Hospital Getúlio Vargas, depois de sofrer um acidente na Av. Brasil.
● O orçamento de Caxias, embora subestimado pelo Governo, será de R$ 850.693.200, contra os R$ 733.029.455 de 2006. Com a entrada em operação do novo entreposto de cargas das Casas Bahia, para receber 1.350 carretas por dia na Taquara, e de novas empresas em torno do Pólo Gás-Químico, o Município deverá chegar ao primeiro bilhão de reais em arrecadação até novembro próximo.
● Sergio Cabral usou de fina ironia para responder ao discurso de Rosinha na cerimônia de transmissão do cargo. A ex-governadora disse que a bússola do governo de Cabral deveria ser o povo e não as elites, "que precisam pouco do governo". Sergio Cabral agradeceu a preocupação de Rosinha, mas rebateu de bate pronto, como um bom atacante de futebol costuma fazer na porta do gol:: "O povo do Rio de Janeiro me conhece".
● Já está à venda uma nova sandália. É a “Milíssia”, que serve tanto para menina, quanto para Garotinho. Vem com solado especial, para facilitar a fuga em caso de arrastão..
● Numa decisão surpreendente, o prefeito Washington Reis rebaixou a Secretaria de Comunicação Social a simples Departamento, subordinado à Secretaria de Governo e extinguiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ocupada até dezembro pelo seu vizinho e amigo Wanderley Simões. O objetivo do prefeito é reduzir o custo da máquina, que anda muito alto. Afinal, este ano o governo pretende investir muito em infra-estrutura para enfrentar o “Imponderável da Silva”, que o espera em outubro de 2008.
● Convidado para integrar o novo Secretariado, o jornalista Ruyter Poubel declinou do convite, pois acaba de inaugurar o “Sampa Hall”., filial do “Via Show”, que ocupará as antigas instalações do “Olímpia”, na capital paulista e promete ter o mesmo sucesso das outras casas noturnas que a família Poubel já comandou na Baixada Fluminense.
● Ruyter Poubel, que participou ativamente da eleição de Washington Reis, realizou um excelente trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social nos governos Carlos Lacerda e Moacyr do Carmo (este, apenas nos primeiros dois anos), criando diversos centros sociais, como Renascer e Reviver, além de comandar a construção da sede própria do orfanato Beth Shalom, na Vila Rosário..
● O deputado Dica também não aceitou a Secretaria que lhe foi oferecida pelo Prefeito, o mesmo ocorrendo com o jornalista Carlos Bezerra, diretor da revista “Caxias Magazine”. O deputado preferiu continuar na ALERJ, enquanto Bezerra preferiu ficar apenas como observador das idas e vindas do Governo que ajudou a eleger.
● Preparando-se para as eleições de 2008, os vereadores Ito, Mazinho e Cidinho resolveram apelar para a obstrução sistemática, independente dos assuntos em pauta. A sessão do dia 21, para votar o Orçamento, só começou às 18 horas e se arrastou até a madrugada do dia seguinte.
● O recesso começou no dia 22, mas o presidente Junior Reis resolveu convocar uma sessão extraordinária para o dia 30. Aberta às 10 horas da manhã, ao contrário das sessões ordinárias, que só começam depois das 17,30 horas. na primeira questão de ordem, o vereador Ito incendiou o plenário, apresentando a liminar de um Mandado de Segurança, em que a Justiça suspendia qualquer reunião da Câmara durante o recesso..
● Enquanto Junior Reis partia para o Rio, escoltado por advogados da Câmara, para tentar cassar a liminar junto ao Tribunal de Justiça, Nivan Almeida assumia a presidência e quase chegou ao desforço pessoal com Ito.
● As horas se passavam e Junior Reis não dava notícias sobre a liminar. Enquanto isso, vereadores e funcionários, convocados para trabalhar na sessão extraordinária, permaneceram no plenário, aguardando uma decisão do Tribunal, que só chegou ao plenário depois das 11 da noite, quando a sessão foi reaberta e logo depois encerrada.● Os três mosqueteiros da Oposição – Ito, Mazinho (que espalhou centenas de out doors ao lado de Zito, a pretexto de desejar um Feliz Natal a seus eleitores) e Cidinho prometem novas e sensacionais batalhas quando a Câmara voltar a funcionar, em fevereiro.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE

GOVERNADOR COMANDA REUNIÃO PARA
DISCUTIR MUTIRÃO CONTRA ENCHENTES


O governador Sérgio Cabral deu uma prova do seu compromisso com os prefeitos ao comandar, nesta quarta-feira, no Gabinete do prefeito Washington Reis, em Jardim Primavera, uma reunião com os prefeitos da Baixada para discutirem medidas de emergência para enfrentar a temporada de chuva deste verão. A presença do governador deu um novo ânimo aos prefeitos da região, mesmo os que não o apoiaram nas eleições do ano passado, pois demonstrou que as promessas de campanha – governar com os prefeitos – serão cumpridas. Cortada por diversos cursos d’água, que foram as primeiras estradas vicinais da região entre a Serra de Petrópolis e a baia de Guanabara na época do descobrimento e da colonização, os principais rios da Baixada estão assoreados, transformados em simples canais para escoamento de esgotos, como o Sarapuí, o Meriti e o Iguaçu, cujas margens, ao longo das últimas três décadas foram ocupadas por barracos e até casas de alvenaria. Com as chuvas de verão, de maior intensidade, como ocorreu no final do ano passado, os rios transbordam, provocando desabamentos e mortes. Outro fator importante será a reestruturação da Superintendência de Rios e Lagoas – SERLA – um órgão praticamente extinto nos últimos 10 anos. À SERLA caberá comandar a dragagem dos rios, enquanto as prefeituras ficarão encarregadas de removerem, para local seguro, as famílias que insistem, por falta de opção ou até por resignação, em morar nas margens dos rios ou barrancos.

● A reunião do governador ocorreu justamente quando o comércio do centro de Duque de Caxias sofre as conseqüências da lentidão com que a Secretaria de Obras vem enfrentando o assoreamento das principais galerias da cidade, como a que escoa as águas e esgotos da Vila Meriti, um morro atrás da Catedral de Santo Antonio e primeiro núcleo populacional do Município ainda no final do Século XIX.
● Durante as chuvas do final do ano, as águas chegaram a mais de um metro na Av. Presidente Kennedy, entre a Praça do Pacificador e o viaduto da Câmara, por onde passa a galeria de esgotos que começa na Av. Nilo Peçanha e deságua no rio Meriti, um dos trechos mais valorizados do centro comercial e onde se situam dois grandes supermercados, além de grandes lojas de departamento e eletrodomésticos e agências bancárias, inclusive do Banco do Brasil..
● A Dragagem dos principais rios que cortam a Baixada, bem como a remoção de moradias construídas nas margens de rios e canais, ou locais considerados de risco, como encostas de morros, foram determinadas pelo governador Sérgio Cabral durante a reunião realizada nesta quarta-feira (03/01), no Gabinete do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, e a participação dos prefeitos dos demais municípios da região. O objetivo do encontro foi discutir formas para prevenir inundações, deslizamentos e prejuízos à população. As ações devem começar nas próximas semanas, com a parceria de todas as prefeituras.
● Na reunião, ficou acertado a realização de um mutirão dia 20, entre todos os prefeitos, para limpar os rios e lagoas. “Eu mesmo estarei participando com todos os prefeitos”, garantiu Cabral. Washington Reis, que também é presidente da Associação de Prefeitos da Baixada, disse que há 10 mil pessoas morando em áreas consideradas de risco em Duque de Caxias, subindo para 60 mil em toda a Baixada.
● Na próxima semana, será realizada uma reunião entre o governador e todos os secretários de obras da Baixada, na sede da Serla, para que seja traçada uma estratégia que atenda às necessidades da região. Na ocasião, os secretários deverão levar para o encontro uma lista dos principais problemas com relação aos rios e encostas e um inventário de equipamentos necessários para que seja discutido e acertado um plano de ação.
● Sérgio Cabral deixou claro que o governo do estado concentrará esforços na prevenção das enchentes, inclusive destinando recursos de publicidade para a realização de campanhas úteis à população. Todos os anúncios publicitários vão ser voltados para utilidade pública – afirmou o governador, que chegou ao local da reunião logo após vistoriar o hospital Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste do Rio.
● O secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, disse no encontro que o estado conta com apenas 24 máquinas de dragagem, que serão utilizadas em sistema de rodízio para maximizar as ações. Além de Minc, também participaram do encontro o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, o comandante do Corpo de Bombeiros e subsecretário de Defesa Civil, coronel Pedro Machado e os prefeitos de Seropédica, Gedeon Antunes; de Itaguaí, Carlos Busatto Júnior; de Nilópolis, Farid Abrão David; de São João de Meriti, Uzias Mocotó; de Guapimirim, Nélson do Posto; e de Belford Roxo, Maria Lúcia, além de um representante da prefeitura de Mesquita
● Na próxima quinta-feira (10/01), técnicos da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde também vão se reunir para traçar estratégias de combate à dengue. No dia 11, está prevista outra reunião, desta vez com os Secretários Municipais de Saúde.
● Rosa Maria Aparecida César, de 40 anos, diarista que trabalhava há dois anos na casa do governador Sérgio Cabral Filho, faleceu terça-feira (02/01) no Hospital Municipal Souza Aguiar, vítima de enfarte. Segundo o marido, José Inácio Mendes, biscateiro, Rosa só recebeu tratamento intensivo seis horas depois de chegar à unidade, onde foi abandonada numa maca, apesar de sentir forte dor no peito e dormência no braço. Mendes contou que a mulher só recebeu glicose e soro - Rosa chegou com quadro de hipoglicemia - e que seu estado não foi considerado grave pelos médicos até que viesse a primeira de três paradas cardíacas. A direção do Souza Aguiar negou que tenha havido qualquer negligência.
● O governador afirmou que a diarista foi mais uma vítima do caos da saúde pública. “As pessoas estão morrendo nos hospitais. Foi o que aconteceu com a Rosa. O marido acreditou no atendimento do Souza Aguiar, mas não diagnosticaram e ela faleceu. É uma verdadeira roleta-russa o que acontece nos hospitais públicos do Rio.”
● As câmeras do 15º Batalhão da PM, localizadas na cabeceira do viaduto Francisco Correia, em frente à Câmara de Vereadores, não filmaram o ataque de marginais ao Legislativo de Duque de Caxias, na madrugada do último domingo. Segundo o comando da unidade, a causa foi falha técnica.
● É por estas e outras que a população se sente insegura. Se o equipamento instalado no ano passado pela Secretaria de Segurança, com central de controle no quartel da PM, não funciona em condições de dar garantia ao cidadão comum, como esperar que o povo confie na Polícia.
● Depois da porta arrombada, coloca-se tranca. Esse parece ser o espírito dos nossos vereadores. Apesar do recesso, eles se reúnem nesta sexta-feira para discutir a forma legal de instalar câmeras na parte externa do prédio do Legislativo. Se não para inibir, pelo menos para registrar qualquer novo ataque.
● Aliás, a adesão da família Reis ao casal Garotinho parece nublar a visão do vereador Junior Reis, irmão do prefeito Washington Reis e reeleito presidente da Câmara..
● Apesar de todas as evidências e dos 14 tiros que atingiram o prédio do Legislativo, Júnior Reis insiste em dizer que o ataque foi um ato isolado, nada tendo a ver com a granada atirada contra um quiosque ao lado do viaduto do Centenário, no bairro Itatiaia, nem os 13 tiros que perfuraram as vidraças do imponente prédio da Biblioteca Municipal Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, a poucos metros da Câmara.
● Nem a condenação a mais de 300 anos de reclusão do trio que ateou fogo a um ônibus na Penha, parece assustar os bandidos. Eles perderam o medo natural da Polícia! Também, com as milícias agindo livremente, os marginais não têm mais nada a perder, a não ser a própria vida. Até durante o dia é possível ver cabistas instalando rede da “Gato-Net” nas ruas do Parque Lafaiete, nas proximidades da Igreja de Santa Terezinha e a poucos quilômetros do quartel do 15º BPM.
● A posse do deputado Chistino Áureo, do PMN, na Secretaria Estadual de Agricultura, abriu vaga para o suplente Geraldo Moreira (PMN), de Duque de Caxias, que continuará na ALERJ
.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

RECUPERAÇÃO DA BIBLIOTECA
VAI CUSTAR MAIS DE R$ 100 MIL


A recuperação da fachada da Biblioteca Municipal Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias, metralhada na madrugada do último dia 29, vai custar mais de R$ 100 mil, segundo informou a Secretaria de Cultura. A biblioteca integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer, inaugurado em setembro, e o conjunto, integrado ainda ao Teatro Municipal Raul Coftez, custou mais de R$ 25 milhões, patrocinados pela Petrobrás. Além das 13 perfurações a tiros de fuzil da fachada da biblioteca, os bandidos, uma dupla de moto, também atacaram o prédio da Câmara, na Rua Paulo Lins, ao lado da linha férrea, na madrugada do último domingo. Em ambos os casos, não houve vítimas pessoais devido à hora em que ocorreram os atentados. Até o momento, a Polícia não identificou os autores desses atentados, embora o comando da Polícia Militar suspeite de traficantes da favela da Mangueira, no Centenário, um bairro próximo à sede do 15º BPM.

● O Governo Sergio Cabral começa a trabalhar de verdade. O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e o subsecretário de Defesa Civil do Estado, Pedro Marco Cruz Machado, se reúnem nesta quarta-feira, às 10h, com todos os prefeitos da Baixada, para elaborar ações preventivas contra enchentes. O encontro será no gabinete do prefeito Washington Reis, de Duque de Caxias, em Jardim Primavera.
● Os 11.972 mil servidores ativos da Prefeitura de Duque de Caxias vão receber seus salários referentes ao mês de dezembro nesta semana. Os funcionários com finais de matrícula 0, 1, 2 e 3 terão seus salários depositados nesta quarta-feira (03/01). Os de finais 4, 5 e 6 recebem amanhã, dia 04; e os de finais 7, 8 e 9, na sexta, dia 05. A Secretaria de Administração já definiu também o calendário de pagamento do ano de 2007 para os servidores ativos, sempre entre os dias 1º e 5 de cada mês. Os 3.700 funcionários inativos - aposentados e pensionistas – do Instituto de Previdência Municipal de Duque de Caxias (IPMDC) receberão seus proventos e pensões nas mesmas datas.
● A “importação” de 600 trabalhadores chineses para a construção de uma siderúrgica do grupo alemão Thyssen/Krupp, no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, tem o aval da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo o presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, existe atualmente uma maior mobilidade de mão-de-obra no mundo e o objetivo da empresa alemã, associada a uma estatal chinesa (que forneceria a mão-de-obra) é reduzir o custo do investimento. Em princípio, seriam importados até 4.500 operários chineses mas, durante as negociações com o Ministério do Trabalho, a empresa concordou em reduzir o total de trabalhadores chineses que irão tocar as obras. Oficialmente, o grupo de 600 trabalhadores seria formado por engenheiros e técnicos graduados.
● O UNIBANCO foi condenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, a pagar multa de R$ 1,3 milhão por substituir o serviço de atendimento ao cliente 0800, que é gratuito, pelo 0300, cujas ligações são pagas pelo usuário. A decisão do DPDC já foi publicada no Diário Oficial da União. O Departamento considerou a medida da instituição bancária uma violação ao Código de Defesa do Consumidor por deixar de disponibilizar, sem justificativa e sem informação aos clientes, um serviço ofertado ao consumidor no momento da contratação. A oferta de um serviço gratuito, conforme o DPDC, pode influenciar no processo de contratação pelo cliente. Agora, o banco tem dez dias para apresentar recurso à Secretaria de Direito Econômico. Caso a decisão seja mantida, os valores deverão ser depositados no Fundo de Direitos Difusos.
● Foi sepultado ontem (02/01), no Cemitério Jardim da Saudade, em Edson Passos, o corpo da bailarina Laura Chagas Cardoso, de 67 anos, que morreu na tarda da última segunda-feira. Ela só começou a dançar aos 64 anos e, dona de uma personalidade forte e cativante, vinha se apresentando em diversos eventos, em especial na sede do América, em Edson Passos.
● A Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas – AMAE (
www.amae.org.br), entidade que congrega policiais do RJ, divulgou Nota Oficial, encaminhada ao Consulado dos EE.UU. no Rio de Janeiro, em que manifesta seu repúdio à mensagem transmitida pelo seriado “THE UNIT” que foi ao ar no Brasil do dia 30, no canal de TV via satélite FOX. Na Nota, a AMAE afirma que o episódio “foi extremamente preconceituoso contra a Polícia Militar do Estado do Rio, bem como à população da comunidade da Rocinha e desrespeitou, de forma afrontosa, as cores da bandeira do Brasil”. Na cena que provocou muita polêmica, um dos personagens usa uma camisa da seleção brasileira e, hipoteticamente, caminha por uma favela, onde a Polícia troca tiros com bandidos.
● O SESI/Caxias realizará, entre os dias 08 e 26, a sua tradicional colônia de férias. Será em dois horários, das 8h às 12:00h e 13:30h às 17:30h. A Colônia oferecerá atividades direcionadas aos filhos dos sócios, industriários e crianças da comunidade, onde cada dia será “Um Dia Diferente”. Através de atividades culturais e esportivas; oficinas: de pintura, origami, recorte, colagem e montagem de brinquedos com sucatas; festas temáticas; brinquedos: pedagógicos e recreativos; gincanas; iniciação desportiva: handebol, futsal, voleibol, basquetebol, ginástica olímpica, judô, badmington, capoeira, street dance e natação; torneios; jogos interativos, cooperativos e cognitivos e brincadeiras aquáticas com piscina aquecida. Crianças e jovens dos 4 aos 14 anos poderão participar da colônia. O valor para sócios do SESI Clube é de R$ 60, e, para os não sócios, R$ 75. Os interessados podem reservar suas vagas pelo telefone: 3672-8300 ou no SESI em Caxias. Para efetuar a inscrição é necessário xerox da certidão de nascimento, comprovante de residência e atestado médico. Os sócios do SESI CLUBE deverão estar com suas carteirinhas de lazer em dia.