quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BAIXADA ESPECIAL


JORNALISTA REENCONTRADO NO
HOSPITAL MOACYR DO CARMO
          
O jornalista Alexandre Valla, que estava sumido desde o último dia 13, foi encontrado na tarde desta terça-feira (28), internado no Hospítal Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias. Segundo pessoas próximas da família, ele já está com seus familiares e passa bem. Alex, que havia sofrido uma queda em sua casa, foi levado para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. Na época, o jornalista apresentava leves ferimentos e perda da memória. No dia seguinte, ele sumiu do hospital e seus parentes promoveram uma verdadeira cruzada para encontrá-lo.
Seu paradeiro foi confirmado no final do dia de ontem (29), depois que representante do Sindicato  dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para solicitar ajuda no caso, uma vez que Alex havia fugido de um hospital público vinculado à rede estadual. A procura ficou difícil pois a família havia tentado fazer a queixa de desaparecimento na Polícia Civil mas não obteve êxito, sendo informada que a providência deveria ser feita pelo Hospital.
No Adão Pereira Nunes, atendentes se negavam a passar cópia do registro aos familiares de Alex Valla, mas garantiam que haviam feito a ocorrência, como determina a lei. Colegas de profissão acionaram então o Sindicato dos Jornalistas do Estado estaduais. 
Alexandre Valla reside na Baixada Fluminense e passou por vários órgãos de imprensa, entre eles a revista Caxias Magazine (atual Rio Magazine)  e  jornal O Povo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

BAIXADA ESPECIAL

MORRE NO RIO O CRIADOR
DA MANSÃO DA ESPERANÇA
O jornalista Ademar Duarte Costant, fundador da Associação Espírita Cairbar Schutel, mantenedora do abrigo Mansão da Esperança para idosos (FOTO), em Duque de Caxias, faleceu na manha desta segunda-feira 26),aos 94 anos, num hospital do Rio de Janeiro, onde estava internado há 90 dias no CTI. Ele trabalhou na revista Vida Doméstica nos anos 50 e na Cia. Docas do Rio de Janeiro. Nos anos 50, ele era o redator de atas da Câmara Municipal de Duque de Caxias. 
Agnóstico, ele aderiu ao kardecismo depois que sua esposa contraiu uma grave doença, fundando a Associação Espírita Cairbar Schutel, em cuja sede própria, na Rua Deputado Soares Filho, na Via Amélia, próximo ao centro de Duque de Caxias, criou o Preventório Pedro Ernesto, que dava assistência médica e fornecia medicamentos gratuitos ás pessoas pobres. Em 1964, ele cedeu parte das salas de aula de uma escola municipal, que funcionava na sede da Associação Espírita, para que ali funcionasse as primeiras turmas do instituto de Educação Governador Roberto Silveira, criado pelo Governo do Estado mas que não tinha instalações próprias. Em 1962, Ademar Cosntant reuniu um grupo de amigos para criar a Mansão da Esperança. Com ajuda de empresários e dos clubes de serviço, conseguiu construir o abrigo para velinhos na Rua Itacolomi, atual Cairbar Schutel, no bairro Itatiaia, a Mansão que hoje abriga dezenas de idosos. 
O corpo de Ademar Cosntant será sepultado nesta terça-feira (27), às 14:00hs, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Sulacpat, Zona Oeste do Rio de Janeiro.