sexta-feira, 26 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

ADEUS TRANQUILIDADE NO
BAIRRO 25 DE AGOSTO
Os moradores do 25 de Agosto, principalmente os vizinhos do Hospital Maio Lioni, estão desesperados. As obras para a construção de dois conjuntos de edifícIos, com 300 apartamento, na Rua Barão de Tefé, a cargo das construtoras Gafisa e Carmo & Calçado, além de bloquearem o trânsito naquela artéria, ainda irritam os moradores pela entrada e saída de caminhões nas duas obras. No último fim de semana, a remoção de terra das escavações começou antes das 6:00 horas da manhã. Outro problema é estacionar carros naquela rua e nas vizinhanças, área residencial. Visitantes do hospital ou do centro de hemoterapia, inclusive vans, deixam os carros em qualquer lugar, fechando a circulação até para os moradores da Rua Barão de Tefé e Correia Meyer. Apesar das repetidas reclamações e de morar no local o ex-Secretário de Serviços Públicos, Tonho de Freitas, não há placas de orientação, nem os guardas da prefeitura circulam pelo local, coibindo o abuso dos flanelinhas, que dominam a “área”.

SÉRGIO CABRAL PROMETE
A MARCHA DA VITÓRIA
Profundamente irritado com a repercussão da “Caminhada da Paz” (foto) comandada pelo deputado Zito e o governador Aécio Neves, de Minas Gerais, realizada no último sábado, o governador Sérgio Cabral reuniu na quadra da Escola de Samba Grande Rio candidatos a vereadores e a militância da coligação que apóia a reeleição do prefeito Washington Reis. Em seu discurso, o governador convocou os servidores do estado para a “Caminhada da Vitória”, que será realizada neste sábado e cuja concentração será na Praça Humaitá, às 9 horas da manhã. Para essa caminhada, os professores da rede estadual em Duque de Caxias serão convocados para mais um trabalho “extraclasse”, já que recebem remuneração por 24 horas-aula, embora só trabalhem 20 (segunda a sexta-feira). Essas 4 horas extras na jornada seriam uma forma de compensação aos professores que precisam preparar as aulas e corrigir provas em casa, fora da sala de aula.
No discurso, o governador anunciou que uma nova pesquisa deverá ser divulgada terça-feira, que irá demonstrar que a candidatura de Washington Reis continua em franca ascensão, o que levaria a disputa para o cargo de prefeito da segunda cidade em arrecadação do Estado (mais de r4 1,140 bilhão em 2008) para o segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro.

Os professores da rede municipal ganharam um presente inesperado nesta quinta-feira. As aulas foram encerradas mais cedo no turno da tarde e eles ganharam transporte de volta. Tiveram, no entanto, de pagar um mico: participar de uma concentração na Praça Humaitá para contestar as denúncias de falta de merenda e de material nas escolas municipais.
• As denúncias foram feitas no horário eleitoral no rádio e TV pelo candidato tucano, com depoimento de mães de alunos de escolas municipais nos quatro distritos do município. Segundo as denúncias, a distribuição dos uniformes foi feita fora do prazo, com conjuntos incompletos ou tamanhos diferentes dos alunos que iriam usa-los. Como o prefeito não pode utilizar servidores em sua campanha, apelou para a “caminhada espontânea” feita nesta quinta-feira, à tarde.
• Durante a "Caminhada dos professores”, os carros de som da campanha do prefeito insistiam em convocar professores e diretores para a “Caminhada da Vitória”, que será realizada neste sábado, saindo da Praça Humaitá e percorrendo as ruas centras de Duque de Caxias.
• A nova pesquisa anunciada pelo governador será feita neste fim de semana para serem registradas na Justiça Eleitoral e divulgada na próxima terça-feira. Como o governado conseguiu “adivinhar” que Washington Reis superou Zito, Andes do pessoal do IBOPE ir para as ruas? Seria o caixeiro-viajante um “bruxo”? Ou um alquimista?
• A Secretaria estadual de Saúde confirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira (25), que foi realizado o pagamento à Cooperativa Internacional de Trabalhos Alternativos (Cita), responsável pela contratação dos médicos para o governo. De acordo com o Sindicato dos Médicos (SinMed), os cinco médicos que faltaram o plantão de domingo (21) no Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, estão com salários atrasados e correm o risco de não receber o pagamento relativo a setembro.
• De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, o contrato dos médicos do Estado com a CITA expirou no dia 31 de agosto. Assim, os médicos chamados pelo governador de “vagabundos” agora correm o risco de serem presos pela Polícia e processados por "vadiagem”, um ardil muito empregado pela polícia fluminense nos idos dos anos 60/70, quando queria prender um cidadão sob investigação, mas não tinha provas para pedir a prisão preventiva.
• Em resposta às diatribes do governador, que insiste em chamar os médicos que faltaram ao plantão no último fim de semana no Hospital Getúlio Vargas, o Conselho Regional de Medicina (CREMERJ) entrou com uma ação criminal no Superior Tribunal de Justiça contra Sérgio Cabral por conta das absurdas declarações feitas pelo governador contra a honra dos médicos.
• Para a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araújo, o governador deveria renunciar ao cargo, deixando a administração nas mãos do vice-governador, que é quem comanda de fato o Estado, á que Sérgio Cabral vem apresentando sintomas de problemas mentais, não tendo condições psicológicas para continuar à frente do Governo do Estado.
• O deputado Wagner Montes (PDT) promete caminhar pela feira de Duque
de Caxias neste domingo, (28), acompanhado pelo candidato Melquisedec Nascimento, que disputa uma cadeira na Câmara de Vereadores do município com o compromisso de luta por mais segurança para o cidadão.
• Tenente da PM, o candidato pedetista esteve ameaçado de prisão pelo governador Sérgio Cabral por defender, como presidente da Associação de PMs e Bombeiros Militares, melhores condições de trabalho e remuneração para os servidores do Estado que enfrentam os bandidos para proteger o cidadão.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

TERMINA HOJE A OCUPAÇÃO
DAS FAVELAS PELO EXÉRCITO
As tropas do Exército começaram a ocupar ontem (25) as favelas de Pilar e Beira-Mar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, além de Vila Vintém, em Padre Miguel, na zona oeste, e Acari e Amarelinho, no subúrbio. Desde quarta-feira (24), o Exército ocupa, com mil homens, as Favelas de Lixão, ao lado da Linha Vetmelha, e Gramacho, às margens do rio Sarapuí. A ocupação faz parte da Operação Guanabara, de apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio e aos candidatos que ficam impedidos de fazer campanha política em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas ou pelas milícias. Não houve confronto, pois os militares se limitaram a cercar o local, não entrando nos becos e vielas, como na Favela do Lixão, em que os soltados ficaram apenas na entrada, ao lado do Shopping Center.

TSE NEGA REGISTRO A CANDIDATO
QUE NÃO PAGOU MUTA DE R$ 7,02

Ao manter a impugnação do registro de candidatura do pretendente a uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Avelino Lopes, no Piauí, o Tribunal Superior Eleitoral reforçou entendimento quanto à necessidade de quitação eleitoral para a validade do registro da candidatura. Para que o registro seja válido, o candidato precisa estar quite com a Justiça Eleitoral e isso inclui o pagamento de multa pela ausência nas eleições. Exatamente por causa do não pagamento de duas multas no valor de R$ 3,51, por cada ausência registrada, Dióstenes José Alves está impedido de se candidatar ao cargo de vereador. Ele deixou de votar no referendo sobre o Estatuto do Desarmamento em 2005 e nas eleições de 2002 e só veio a pagar as multas decorrentes das ausências após o registro da candidatura.
O relator sustentou que a multa tem caráter administrativo e pode ser paga para a regularização do candidato com a Justiça Eleitoral. A maioria dos ministros, no entanto, acompanhou a posição do ministro Marcelo Ribeiro, para quem a multa, mesmo de pequeno valor, deve ser paga, uma vez que a obrigação do eleitor é votar e, caso não compareça, aí sim, pagar a multa, para ficar quite com a Justiça Eleitoral.
“Essas multas, todas elas, são de valor ínfimo, mas o que interessa não é o valor, interessa que se nós dissermos aqui que o valor ínfimo não impede a obtenção da quitação, nós estamos acabando com o voto obrigatório”, afirmou Marcelo Ribeiro.

DEBATE REUNE OS PREFEITÁVEIS
NA IGREJA DE SANTA TEREZINHA

É grande a expectativa do eleitorado de Duque de Caxias com a possibilidade de ouvir um debate entre os três candidatos a prefeito da segunda cidade em arrecadação do Estado do Rio. O debate será promovido pela rádio FM 2000 (105,7 Hhz), com início às 20:00 horas, logo após a transmissão da “Voz do Brasil”. O jornalista e professor de História Ricardo Fonseca, diretor da rádio, será o mediador e representantes da Imprensa da Baixada foram convidados para a sabatina de Washington Reis (PMDB), Zito (PSDB) e Leninha (PSOL), autorizada pela Justiça Eleitoral.
Para acolher os candidatos e seus assessores, bem como os jornalistas que participarão do encontro, o debate será realizado no salão paroquial da Igreja de Santa Terezinha, no Parque Lafaiete, construída no Século XVI e consagrada a São João Batista de Trairaponga. Com a derrocada econômica da região, foi erguida uma nova Igreja, ao lado do Rio Meriti, que passou a ser o centro religioso e político da região. Só nos anos 30 do Século XX, a Igreja foi restaurada e consagrada a Santa Terezinha do Menino Jesus. É lá que funciona a rádio FM 2000, que irá reprisar o debate no domingo, a partir das 10:00 horas. Esta será a primeira e, talvez, a única oportunidade para o eleitor avaliar as diferentes propostas dos trees candidatos para os principais problemas do município.

• Uma menina de 7 anos e aluna da rede estadual, levou um tombo durante o recreio esta semana, fraturando o nariz, mas, depois de percorrer três hospitais públicos, foi mandada para casa com uma receita de um anti-inflamatorio e um analgésico, com recomendação de permanecer em repouso por 15 dias.
• A menina foi levada por uma professora ao Hospital Infantil Ismélia da Silveira, onde foi feita radiografia e constatada a necessidade de cirurgia. Como não havia um cirurgião-dentista especializado em cirurgia buço-maxi-facial, a professora foi orientada a procurar atendimento no Hospital Moacyr do Carmo, recentemente inaugurado pela Prefeitura. Lá também não havia um médico capaz de fazer a cirurgia.
• Ainda no carro da professora, a menina foi levada então para o Hospital de Saracuruna, onde também não havia um cirurgião-dentista especializado. Atendida por uma otorrinolaringologista, a menina foi liberada para voltar dentro de 15 dias. Nesse período, ela deveria tomar apenas um anti-inflamatorio e um analgésico, em caso de sentir dores. Em nenhum momento, nenhum dos hospitais ofereceu uma ambulância para transportar a menina em busca de socorro médico.
• Centenas de professores da prefeitura foram convocadas a fazerem uma manifestação “expontânea” ontem (25) à tarde, na Praça Humaitá, no bairro 25 de agosto, para repudiar as declarações veiculadas pelo programa eleitoral do ex-prefeito Zito, onde mães de alunos reclamam da falta de merenda e de uniformes. Por determinação do prefeito, cada professora deveria levar pelo menos 15 pessoas, para dar a impressão de que todas as denúncias eram mentirosa.
• Um milhão e 300 mil crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabem ler nem escrever. Desse total, 84,5% freqüentam a escola. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais 2008, divulgada quarta-feira (24) pelo IBGE. Para o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, a responsabilidade por esse fracasso da aprendizagem é do poder público.
• “A gente não pode falar em culpa, mas em responsabilidade. E a responsabilidade é do poder público. Quem não deu carreira e um piso nacional ao professor foi o poder público, quem deixou frouxa essa articulação entre avaliação e diretrizes curriculares foi o poder público. O único que não tem culpa é o aluno”, indicou.
• A Secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, classificou o resultado como “grave” e defendeu que o problema é conseqüência de uma escola que não sabe ensinar a todos. “É o reflexo de um país que não priorizou a educação para todos e que, de 20 anos para cá, tem priorizado. Então nós temos uma dívida de séculos para pagar, junto com a agenda do século 21. A escola era muito elitista e seletiva, ela excluía milhares de alunos da aprendizagem. O desafio agora é garantir que todas as crianças estejam na escola e aprendendo”, apontou.
• Pilar e Lázaro defendem que os professores não podem ser responsabilizados pelo baixo desempenho verificado na pesquisa, já que, por muito tempo, foram desvalorizados e não tiveram a formação adequada. Para incrementar essa formação, Pilar destacou o curso Pró-Letramento, que capacita professores das séries iniciais do ensino fundamental em matemática e português. Hoje, 350 mil professores participam do curso, que tem 240 horas de duração. • Antônio Carlos Souza Silva, de 47 anos, candidato a vereador por Nova Iguaçu, foi morto na tarde desta quinta-feira (25) com 22 tiros. Segundo a polícia, ele foi atingido pelos disparos no bairro de Torres, Centro do município. A vítima chegou a ser levada por policiais ao Hospital da Posse, mas morreu antes de dar entrada na unidade. O candidato também era conhecido como Lourinho. De acordo com a polícia, quatro criminosos encapuzados teriam participado da ação e fugido após os disparos em um carro. A polícia ainda não tem pistas da motivação do crime.
• O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) condenou ontem (25) o uso eleitoral do programa Bolsa Família. Em nota, o ministério ressalta que tentativas de troca de votos por promessas de inscrição no Bolsa Família ou pressões para induzir as pessoas atendidas pelo programa a votar em determinados candidatos para não perderem o benefício, configuram crime eleitoral.
• O governador Sérgio Cabral foi conferiu as obras de expansão do Metrô Ipanema na manhã desta quinta-feira (25) e aproveitou a oportunidade para responder à Cremerj - Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - que ameaçou ir à Justiça em protesto contra as críticas do governador, que chamou de vagabundos os médicos que faltaram ao plantão do Hospital Estadual Getúlio Vargas no último domingo.
• Quando perguntado pelos repórteres se gostaria de retirar o que tinha dito, o governador voltou a criticar os médicos faltosos: “Se eu retiro o que disse? Imagina! Vagabundos, faltaram porque foram vagabundos e descompromissados com a população. Se não estão satisfeitos, vão embora”, disse o governador.
• Sobre a denúncia de que a Secretaria de Saúde do Estado havia rompido, desde 31 de agosto, o contrato com a cooperativa que fornecia os médicos o Hospital Getúlio Vargas, o governador não se pronunciou. Segundo um dos médicos faltosos, os contratados pela cooperativa estão trabalhando sem qualquer amparo legal, pois o governo resolveu trocar de cooperativa no fornecimento de médicos para os hospitais do Estado.
• “Atos como esses devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral, parceiros na rede pública de fiscalização do programa e responsáveis pela investigação de denúncias eleitorais”, informa trecho da nota. Reportagens publicadas esta semana na imprensa afirmam que candidatos estariam condicionando a inclusão e a manutenção de beneficiários no programa à vitória nas eleições para prefeito e vereador.
• O Ministério reforça que a inclusão no programa é um direito de todas as famílias com renda mensal por integrante de até R$ 120, independentemente da filiação partidária. “A gestão do Bolsa Família é descentralizada, cabendi às prefeituras a inscrição das famílias no Cadastro Único – base de dados usada pelo governo federal para seleção de beneficiários – e o acompanhamento das contrapartidas nas áreas de educação e saúde”, diz a nota.
• De acordo com a pasta, em maio, o ministro Patrus Ananias encaminhou correspondência a todos os prefeitos do país, com orientações sobre as ações municipais em relação ao Bolsa Família e ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal durante o período da eleição municipal.
•“As orientações levam em consideração a legislação eleitoral, assim como as normas estabelecidas na execução do programa de transferência de renda e do Cadastro Único. O Bolsa Família é um programa de natureza continuada, definido por lei, e está em funcionamento desde 2003, com recursos assegurados no Orçamento da União. Por essas razões, não está sujeito a interrupções durante o período eleitoral, mas os gestores municipais devem tomar os devidos cuidados para evitar questionamentos pela Justiça Eleitoral”, orienta o ministério na nota.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PRÉDIO DO PAM 404 ESTÁ
COBERTO DE PROPAGANDA
Embora seja proibida a colocação de propaganda em prédios públicos, o prédio da Av. Brigadeiro Lima e Silva, alugado pela Prefeitura para sediar, por décadas, o PAM 404, está tomado de propaganda dos candidatos ligados ao prefeito. O PAM funcionava no local desde o Governo Hidekel Freitas, quando os postos do INAMPS foram transferidos para o controle do Município. No atual governo, o PAM 404 foi transferido para um outro prédio, no início da Rua Professor José de Souza Herdy, no 25 de agosto, mas, até agora, a Prefeitura continua pagando aluguel do antigo prédio, a poucos metros da Praça Roberto Silveira, pois a Secretaria de Obras ainda não fez as obras necessárias para que o prédio fosse devolvido ao seu proprietário, conforme estabelece o contrato de locação. (Foto: Beto Dias).

MORADOR DO BARRO BRANCO
RECLAMA DE OBRAS PARADAS
"Morador do Jardim Barro Branco, em Duque de Caxias, estou decepcionado com o Prefeito, uma vez que ele iniciou obras no bairro em Janeiro e as mesmas pararam de maneira absurda, deixando um caos nas ruas. Se a vitória do outro candidato é certa (coisa que infelizmente não gostaríamos de assistir) a culpa é exclusivamente do atual governo, pois, com os transtornos que a população está enfrentando, só nos restou decepção. O pior é que ninguém aparece para nos explicar o que aconteceu para que o trabalho na comunidade tenha parado de maneira tão brutal. Parece até que o Prefeito já entregou os pontos. Segue algumas fotos para vocês verem o transtorno que é para sairmos de casa para o trabalho e escola".
Será que as obras terminam antes do dia 5? Ou será que elas prosseguirão diante de uma possível derrota do prefeito?

• O deputado Paulo Ramos (PDT), integrante da CPI das Milícias, pediu desculpas ao vereador Quiel do Canarinho, de Duque de Caxias, que foi chamado a depor naquela Comissão apenas por causa de uma denúncia anônima enviada à Polícia. O pedido de desculpas foi referendado pelos deputados Cidinha Campos e Marcelo Freixo, presidente da CPI, diante da falta de provas ou indícios que incriminassem o vereador de Saracuruna como integrante das milícias. Os únicos documentos em poder da CPI eram a declaração de bens (obrigatória para os candidatos) e a ficha de filiação ao PDT do vereador caxiense.
• O TSE já trabalha com a expectativa de que, já na noite de 5 de outubro, todos os prefeitos e vereadores eleitos no País sejam conhecidos. A apuração dos votos deve ser concluída até as 22 horas, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação. Na eleição municipal os votos são apurados pelas juntas eleitorais, que transmitirão os dados de votação das seções apuradas para totalização, a partir de local previamente estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral.
• Este ano serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Em 77 cidades com mais de 200 mil eleitores, há possibilidade de segundo turno, caso nenhum candidato a prefeito consiga a maioria absoluta dos votos no dia 5. Na Baixada, estão nessa situação Nova Iguaçu, Niterói e a Capital, já que as últimas pesquisas revelam que a eleição em Duque de Caxias será decidida no lº turno. O 2º turno será dia 26.
• Com base em eleições anteriores, o TSE estima que cada eleitor gaste, em média, 40 segundos para votar. Será necessário apertar nove teclas da urna eletrônica para concluir a votação. O primeiro voto é para vereador, que é identificado por cinco dígitos. Após confirmar a sua escolha, o eleitor deve digitar os dois algarismos que representam o seu candidato a prefeito e também confirmar a sua escolha.
• O Ministério Público Federal divulgou nota terça-feira (23) posicionando-se contra a divulgação de dados médicos, sem autorização dos pacientes, às operadoras de planos de saúde, conforme resolução editada pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Segundo o texto do MPF, a medida visa a proteger os pacientes, que têm “sua intimidade violada e ficam sujeitos a discriminações, principalmente aqueles que precisam de tratamentos caros”.
• A manifestação do MPF consta de um parecer em processo do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) contra a ANS, que tramita na 16a Vara Federal do Rio de Janeiro. Na ação, o Cremerj pede o fim da exposição dos registros de doenças dos pacientes em guias de consultas e exames, na solicitação de pequenas cirurgias, terapias ou procedimentos em série.
• O autor do parecer é o procurador da República Edson Abdon Filho, que entende ser inconstitucional e contrário ao Código de Defesa do Consumidor a orientação da ANS, que obriga os médicos a preencherem a Classificação Internacional de Doenças (CID) como condição para exames, consultas e pagamento dos médicos.
• “A revelação indevida dos CID-10 às operadoras de plano de saúde é um constrangimento ilegal aos consumidores dos serviços médicos. À revelia dos pacientes, os registros médicos são compartilhados através do novo sistema implantado pela ANS. Isso permite que as empresas usem indevidamente os dados sem controle da agência”, disse na nota o procurador.
• E completou: “A ANS perdeu a condição de autoridade comprometida com a realização do interesse coletivo e passou a produzir atos destinados a legitimar a realização dos interesses egoísticos de seguimentos empresariais voltados a operar o sistema suplementar de saúde”.
• O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou o projeto lei com mudanças no Código de Defesa do Consumidor. Foi alterado o Parágrafo 3º do Artigo 54, que agora determina que os contratos de adesão serão redigidos em termos claros e com, no mínimo, corpo de letra 12. Apesar do código já exigir que os contratos fossem redigidos de forma legível, não havia um padrão mínimo de medida a ser observado para o tamanho da letra.
• De acordo com o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Roberto Pfeiffer, a falta de normatização em relação ao tamanho da letra do texto resultava em contratos em letras pequenas a ponto de dificultar a identificação dos direitos e obrigações constantes no contrato. “Já se entendia que se o contrato fosse redigido em letras que impedissem a compreensão, o contrato poderia ser invalidado”, disse.
• “Se o consumidor pode ler melhor, pode compreender melhor, deve ser visto como positivo”, acrescentou. Os consumidores também podem pedir a substituição de palavras expressas no contrato que não entendam. “Se não for trocada e o caso chegar a um juiz, ele pode interpretar formalmente que o consumidor não tinha conhecimento do que era dito no contrato”, explicou Roberto Pfeiffer. A lei foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (23) e já está em vigor.
• O Colégio São Francisco de Assis, que funciona na antiga sede da Matriz de Santo Antonio, na Rua José de Alvarenga, está comemorando o seu Jubileu de Ouro. Nesta sexta-feira (26) está previsto um show com bandas de inspiração católica. No dia 4, véspera das eleições, será celebrada ás 7:30 horas a Missa do Jubileu.
• Será nesta sexta-feira, a partir das 20:00 horas, o esperado debate entre os três candidatos a prefeito de Duque de Caxias. A iniciativa é da Rádio FM 2000 (105,7 Mhz) e o debate ocorrerá no salão paroquial da Matriz de Santa Terezinha, no Parque Lafaiete, onde funcionam os estúdios da nova rádio de Caxias.
• Desde a manhã de ontem (24), as tropas militares que participam da Operação Guanabara ocupam parte do bairro do Gramacho e a Favela do Lixão, em Duque de Caxias. Segundo informações do tenente-coronel André Luiz Novaes, porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), a ocupação ocorreu por volta das 9h de forma tranqüila, sem nenhuma represália por parte dos criminosos da região. Outras duas favelas de Caxias, no Pilar e Beira-Mar, serão ocupadas a partir desta quinta-feira (25), segundo informou o tenente-coronel nesta manhã.
• O tenente-coronel André Luiz Novaes nega que os militares tenham sido orientados a “baixar a cabeça” ao se depararem com homens armados ou “ignorar” criminosos vendendo drogas. Mas, admite que a determinação é “que não façam nada naquele momento, se houver algum risco para ele e outras pessoas”, ressaltando que as tropas estão ali para cumprir a função de garantir a tranqüilidade do processo eleitoral e não para fazer o papel das polícias, responsáveis pela segurança pública do estado. “Estamos cumprindo a determinação que nos foi dada pelo TRE. E, até agora, não tivemos nenhum incidente.”

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

PARQUE EQUITATIVA CONTINUA
SEM POSTO DE SAÚDE
Segundo denúncia do “Observatório Comunitário”, um blog do bairro Nova Campinas, desde o início do atual Governo, o Posto de Saúde do Parque Eqüitativa está em obras. Com isso, os moradores do 3º Distritos, que não são atendidos na Associação de Moradores de Nova Campinas, são obrigados a se deslocarem para Santa Cruz da Serra, onde o atendimento está sendo feito nas antigas instalações da empresa Carioca Engenharia. Enquanto as obras não são concluídas, a Prefeitura paga aluguel nos dois postos improvisados, sendo que o presidente da Associação de Moradores de Nova Campinas, Milton G. dos Reis (não é parente do prefeito), acusa a prefeitura de não pagar o aluguel combinado com a entidade pelo uso de suas instalações, embora pague pontualmente à Carioca Engenharia. E o Secretário de Saúde do Município ainda tem a coragem de reunir seus auxiliares diretos e instrui-los a irem para às ruas, defender o prefeito e dizer que a Saúde Pública de Duque de Caxias é a melhor do Mundo, superando países desenvolvidos como Suécia, Finlândia e Dinamarca, os mais avançados em assistência social à população.
Ao inaugurar o hospital Moacyr do Carmo, o governador disse que estava pondo um fim à prática do reboque-terapia, com o uso de ambulâncias para a remoção dos doentes para outras cidades. (Foto: Arquivo/Blog)

TSE MANTEM LIMITES PARA
PROPAGANDA ELEITORAL
O ministro Caputo Bastos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que considerou ilícita a fixação de banners com propaganda eleitoral de Deiro Marra (PR) e Carlos Ibrahim, candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Patrocínio, em tamanho superior a quatro metros quadrados, em comitê eleitoral. De acordo com o ministro Caputo Bastos, nas eleições de 2006, prevaleceu no TSE o entendimento de que poderia ser fixada placa com dimensão superior a quatro metros quadrados em comitê de candidato. Entretanto, modificou a jurisprudência para eleições futuras.
Diz o ministro que a Resolução 22.718/08 só permite a inscrição em fachadas de comitês de partidos para designação do próprio partido político e não para propaganda eleitoral do candidato. Dessa forma, a divulgação do nome do partido na fachada do comitê não se confunde com a do nome de seu candidato.
“A razão de estabelecer limite ao tamanho das placas fixadas em bens particulares foi justamente assegurar aos candidatos igualdade de condições, impedindo que candidatos com mais recursos investissem de forma desproporcional em propaganda e desequilibrasse o pleito”, sustentou.
O Pastor Edinaldo Silva, da Igreja da Graça do missionário RR. Soares, que acaba de ganhar um espaçoso terreno no Centenário, mergulhou de cabeça na campanha da vereadora Gaete (Foto: Beto Dias).

• O eleitor poderá solicitar a segunda via do título nos cartórios eleitorais até amanhã (25). Portando um documento oficial de identificação, que pode ser Carteira de Identidade, de Trabalho ou de Motorista, o eleitor que for ao cartório solicitar a Segunda Via sai com o novo título na mesma hora. Os cartórios eleitorais funcionam com plantões durante o final de semana.
• Quem não solicitar a segunda via, poderá votar normalmente nas eleições do dia 05 de outubro. Para isso, deve ir até a seção eleitoral em que estiver inscrito e apresentar aos mesários qualquer documento oficial com foto.
• O candidato à Prefeitura de São João de Meriti Marcelo Simão foi multado
em R$ 8 mil por propaganda irregular. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro entendeu que o candidato pode mostrar as UPAs interna e externamente na propaganda eleitoral, mas não pode pedir voto dentro deste bem público, o que ficou caracterizado na propaganda de Marcelo Simão. O relator do processo, o juiz Célio Salim Thomaz Junior, proibiu também a veiculação das imagens objeto do processo, posição que foi acompanhada pelos demais membros da Corte.
• Professores, alunos e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foram recebidos ontem (23) pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, após uma manifestação em frente à sede do governo do estado do Rio. De acordo com os servidores, não houve grandes avanços nas negociações. Os professores da universidade estão em greve desde o dia 15 de setembro. Já os técnicos deram início à paralisação na segunda-feira (22).
• Os funcionários da instituição cobram um reajuste salarial de 66% e a correção do acumulado da inflação durante os oito anos que estão sem aumento. Os estudantes, que ocupam a reitoria da Uerj há quase duas semanas, pedem, entre outras coisas, o aumento do valor da bolsa de monitoria, concurso para professores e outras políticas de assistência aos alunos. De acordo com o integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, Rafael Machado, o secretário Alexandre Cardoso se comprometeu a intervir nas negociações para a construção do bandejão na universidade.
•“No entanto, não há expectativas sobre a liberação de verba extra que garanta a implementação de bandejões em outros campi, além do situado no Maracanã. Ele ainda garantiu que fará uma emenda ao orçamento da universidade para assegurar que entrem em circulação os ônibus intercampi”, afirmou o estudante. Até o final desta semana, professores, estudantes e técnicos administrativos da universidade farão uma assembléia para discutir os próximos passos da mobilização.
• O deputado Marcelo Freixo (P-SOL), presidente da CPI das Milícias, instalada pela Assembléia Legislativa (Alerj), disse ontem (23) que a deputada federal Marina Maggessi (PPS–RJ) não esclareceu as suspeitas de ter sido tolerante com a atuação das milícias quando trabalhou na Coordenadoria de Inteligência Policial (Cinpol).
• De acordo com Freixo, a deputada tentou desviar o foco das investigações da CPI, ao afirmar em seu depoimento que se preocupa mais com o suposto envolvimento de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com o tráfico na Rocinha e com as ameaças de morte que estariam sendo feitas as membros da CPI dos Grampos, da Câmara dos Deputados.
• Marina Maggessi foi convocada a prestar depoimento depois de ser citada pelo vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho (DEM), investigado como suspeito de chefiar a milícia do bairro Rio das Pedras. Além de Marina, Nadinho também citou o deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, como autoridades policiais que tiveram votações expressivas nas áreas dominadas por milícias.
• Os dois parlamentares federais, na opinião de Nadinho, não teriam realizado ações para combater às milícia. Ao contrário, assinalou, teriam apoiado. A mesma opinião foi dada pelo vereador Cristiano Girão em depoimento à CPI. Girão é acusado de liderar a milícia da favela Gardênia Azul.

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SITUAÇÃO NO ATERRO DE
J. GRAMACHO SE AGRAVA
A acomodaçao do terreno provocou rachaduras nas paredes do galpão

O prefeito César Maia, que não conseguiu, até hoje, colocar em funcionamento o aterro sanitário de Paciência, na Zona Oeste da Capital, fez ontem (23) uma grave denúncia: o lixão do Jardim Gramacho, operado pela Comlurb há mais de 25 anos, está afundando. A instabilidade do solo, decorrente do despejo de toneladas de lixo sobre uma área de manguezal, provocou rachaduras no galpão onde foi instalada estação de biogás.
Veja o que disse em seu blog o prefeito do Rio de Janeiro:
1. As últimas movimentações do solo do Aterro de Gramacho comprometeram a estrutura da antiga estação de biogás, local onde a Comlurb tem instalado um grupo motor-gerador de 200kVA, que atende a estação de tratamento de chorume. Uma estranha ONG da Barra da Tijuca -distante 50 km- conseguiu uma liminar na justiça federal interrompendo o processo de licenciamento do novo aterro sanitário - centro de tratamento de resíduos. A prefeitura do Rio está recorrendo mais uma vez contra a máfia do lixo.
2. As razões são conhecidas. O negócio de aterro sanitário (mais ou menos sanitário) no Brasil é estimado em mais de 200 bilhões de reais. A licitação feita pela Comlurb com novas exigências e tecnologias produziu uma redução nos custos de 40%. Isso significa que em médio prazo as máfias perderão 80 bilhões de reais.
3. Nápoles -Itália- vive há meses grave crise com montanhas de lixo nas ruas porque a Máfia -com maiúsculo- não aceitou os novos preços e critérios. O novo governo está usando o exército para colocar ordem na grande cidade.
4. Clique abaixo e conheça.
http://farm4.static.flickr.com/3228/2882149662_4f22125a7d_b.jpg
Fonte: Ex-Blog de César Maia

UMA PESSOA MORRE E SETE FICAM
FERIDAS EM ACIDENTE NA BAIXADA
Lula inaugurou um hospital sem banco de sangue (Foto: Arquivo)

Rio - Um acidente entre um ônibus e um caminhão, na madrugada desta quinta-feira (18), deixou um morto e sete feridos. O acidente aconteceu na Estrada do Amapá, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A vítima identificada como Penha Cristina, 45 anos, morreu a caminho do Hospital de Saracuruna. Os outros sete feridos foram encaminhados para os hospitais Getúlio Vargas, na Penha, e também de Saracuruna.
A notícia acima foi publicada na edição “on-line” do jornal “O Dia” do dia 18 ultimo, apenas quatro dias depois do presidente Lula, do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e do governador Sérgio Cabral inaugurarem o hospital Dr. Moacyr do Carmo, na Rodovia Washington Luis, no Parque Beira Mar.
A nota original pode ser conferida no link:
http://odia.terra.com.br/rio/htm/pessoa_morre_e_sete_ficam_feridas_em_acidente_na_baixada_200455.asp
O que o jornal carioca não informou aos seus leitores é o motivo pelo qual o Corpo de Bombeiros não acionou o novo hospital de Caxias, preferindo levar as vítimas para os hospitais de Saracuruna e Getúlio Vargas. O acidente foi na Estrada do Amapá, próximo à divisa com Belford Roxo e onde o prefeito promete construir um hotel 5 estrelas. Seria natural que os feridos fossem para o Hospital de Saracuruna, mais próximo do local do acidente, pelo menos para receberem os primeiros socorros, enquanto eram investigadas as possíveis vagas em outros hospitais. Inexplicável é que, passando em frente ao novo hospital, os médicos do Corpo de Bombeiros tenham preferido levar os pacientes para o longínquo e precário Getúlio Vargas, quando tinham o mais moderno hospital do mundo bem pertinho, no Km 4 da Rodovia Washington Luiz.
Qual o motivo do boicote? Elementar, meu caro internauta: em casos de acidentes automobilísticos, é fundamental a disponibilização de sangue para evitar a anemia dos pacientes, em decorrência dos traumatismos, amputações e dos ferimentos. E o hospital Moacyr do Carmo não dispõe de setor de hemoterapia. E o motivo também é muito simples: como o secretário de saúde não é médico, ele não atentou para a necessidade de um banco de sangue, mesmo de condições modestas. Até quando?

SÉRGIO CABRAL PROMETE BOTAR
ÁGUA NAS TORNEIRAS DE CAXIAS


Moradores da Pauliceia são vizinhos do reservatorio de 14,5 milhões de litros da Cedae mas dependem de carros-pipas. (Foto: Beto Dias)

Na caminhada que fez em Duque de Caxias no último sábado, além de baixar o nível da campanha com xingamentos contra o ex-prefeito Zito, o governador Sérgio Cabral prometeu botar água em todas as torneiras da cidade se seu candidato for reeleito. Sem um mínimo de originalidade ou humildade, o governador tentou encarnar a figura lendária de um outro governador, Roberto Silveira, que, em 1959, depois de participar do desfile do 25 de agosto, afirmou em discurso que Duque de Caxias não teria um novo 25 de agosto sem água nas torneiras. Desafiado pelo jornalista Ruyter Poubel, o governador escreveu a solene promessa numa folha de papel do seu gabinete. E no dia 25 de agosto de 1960, o sistema de coleta, tratamento e distribuição de água estava pronto para ser inaugurado. Só não o foi porque o governador amanheceu muito resfriado, mas, no dia 28, ele veio a Caxias e foi recebido nos braços do povo. Ele era um homem de palavra!
Quanto às promessas do atual governador, também conhecido como o “Pinóquio do Leblon”, quem sabe se ele cumpre, ou não, as suas promessas são os candidatos a detetives, cerca de 5 mil, que se reuniram na campanha de 2006 com Sérgio Cabral, Rosinha Garotinho, Álvaro Lins e Marcelo Itagiba num clube da Tijuca, onde Sergio Cabral repetiu a promessa de Álvaro Lins: eles seriam incorporados aos quadros da Polícia Civil, mesmo reprovados no concurso. O mesmo se aplica aos PMs, Bombeiros e Policiais Civis, que continuam aguardando o cumprimento de promessas de campanha do atual governado, que chamou de “safados” os médicos que faltaram ao plantão num dos hospitais do estado no último fim de semana. Para quem está sempre passeando pelo exterior, sempre longe dos problemas do estado e do Palácio Guanabara, o governador não tem as qualidades mínimas necessárias a um bom administrador, a começar pela assiduidade ao trabalho.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

PREFEITURA JOGA FORA
O NOSSO DINHEIRO
Por decisão da Justiça Eleitoral, a prefeitura foi obrigada a remover toda propaganda e repintar todo o gradil que separa as pisas da Rua Paulo Lins, do viaduto Francisco Correa e da Av. Governador Leonel Brizola, no Centro de Caxias. Tanto na confecção e colocação da propaganda, com exaltação ao Prefeito, e na sua retirada e repintura do gradil, foi usado dinheiro do contribuinte, num duplo desperdício. (Fotos: Beto Dias).

FEUDUC REVIVE A DITADURA E
RESTAURA A LEI PASSARINHO

Apesar da Constituição Cidadã, como a denominou o saudoso deputado Ulisses Guimarães, completar 20 anos de promulgação na próxima semana, resquícios da Ditadura de 64 continuam assombrando o País. A direção da FEUDUC, que está comemorando 40 anos de fundação como a primeira Faculdade da Baixada, resolveu aplicar, na marra, o Decreto-Lei 477, idealizado pelo “saudoso” Coronel Jarbas Passarinho, Ministro da Educação do regime militar, restringindo a atuação do Diretório Central dos Estudantes e demitindo professores com até 20 anos de atuação na faculdade de S. Bento. Além de barrar a renovação de matrícula para os alunos “rebeldes”, a direção da FEUDUC determinou o fechamento do Departamento de História, onde alunos, professores e pesquisadores faziam um excelente trabalho de pesquisa e levantamento de dados importantes para a compreensão do papel da Baixada Fluminense na construção do Brasil que hoje conhecemos. Além de impedir a continuação do trabalho de pesquisa, a truculenta decisão da direção da instituição de ensino superior mais antiga da Baixada ainda determinou que as salas que abrigavam o acervo já coletado fossem lacradas, ao melhor estilo de D. Maria I, que entrou para a História do Brasil como “D. Maria, a Louca” pelas suas atitudes intempestivas e arbitrárias, como mandar enforcar e esquartejar o corpo de Tiradentes.
Os resultados dessa arbitrária decisão “acadêmica” já se fazem sentir, quando estudantes da Baixada tentam realizar pesquisas para apresentação de teses sobre a História da Baixada, como está ocorrendo com um aluno da Unigranrio, que pretende fazer uma monografia sobre a extinta Escola de Samba Cartolinhas de Caxias, que tinha entre seus fundadores o compositor Helio Cabral, cujo samba enredo “Benfeitores do Universo” foi considerado por Martinho da Vila como um dos mais belos numa seleção dos 20 mais importantes sambas-enredos do Carnaval Carioca. O que o Ministério Público estadual, a quem comete fiscalizar as fundações, está esperando para investigar o que há por trás do fechamento do Departamento de História? E o Ministério Público do Trabalho que se omite diante de tantos atos contrários aos direitos e garantias dos professores?

• O Tribunal de Justiça do Estado condenou a Prefeitura do Rio de Janeiro a pagar indenização de R$ 5 mil ao vendedor Maurício da Silva Carvalho, de 54 anos. Em 2007, ao caminhar com dois amigos pelas ruas de Padre Miguel, bairro onde mora, Maurício acabou caindo dentro de um bueiro aberto e sem sinalização.
Após o acidente, o vendedor foi socorrido no Hospital da Tijuca, onde ficou constatada entorse no tornozelo e nos ligamentos do pé esquerdo. Maurício chegou a recorrer à utilização de muletas para auxiliá-lo na locomoção.
• “É claro que das lesões resultou dano moral para o autor, que foi atingido em seu psiquismo, pois foi obrigado a deslocar-se para um hospital, andar de muletas por um período e suportar a expectativa da consolidação da lesão que sofreu. Assim, além da dor física, inquestionável o trauma e a aflição, perfeitamente indenizáveis”, afirmou o relator do processo, desembargador Marco Aurélio Fróes, da 9ª Câmara Cível do TJ.
• De acordo com o magistrado, é responsabilidade do Município a manutenção e a conservação das ruas da cidade. “Não resta a menor dúvida de que o autor foi vítima de acidente ocorrido em virtude da omissão do Município pela falta de serviço prestado a que lhe incumbia fazer, deixando de prestar a manutenção adequada às vias públicas”, explicou.
• Se os moradores de Duque de Caxias seguirem o exemplo desse vendedor, a Prefeitura terá de criar um PAC dos Buracos para indenizar os pedestres, principalmente os que circulam pelas ruas do centro, tomadas por carros e camelôs, com o calçamento deteriorado por sobrecarga.
• A Comissão Parlamentar de Inquérito da Alerj que apura a
atuação das milícias no estado convidou para a depor, nesta terça-feira (23), a deputada federal Marina Maggessi (PPS-RJ). Maggessi será ouvida por ter sido citada durante os depoimentos do vereador Nadinho (DEM) e do candidato a vereador Cristiano Girão (PMN) como uma das pessoas que teriam feito campanha em suas comunidades, em Jacarepaguá. Após a deputada federal, também serão ouvidos outros dois vereadores, ambos de Duque de Caxias, Chiquinho Grandão (PTB) e Quiel do Canarinho (PDT), que estão sendo investigados pela Secretaria estadual de Segurança Pública como supostos chefes de milícia.
• Ainda nesta terça-feira, o vereador Nadinho, que depôs na comissão há duas semanas, participará da reunião. Ele foi reconvocado depois que a CPI recebeu documentos que contradizem seu depoimento. Quem quiser colaborar com informações ou fazer alguma denúncia à CPI pode ligar para o Disque Milícia da Alerj (0800 28 20 376), um serviço gratuito que atende de segunda a sexta, das 10h às 17h, e que, desde o dia 30 de junho, já recebeu mais de mil telefonemas.
• A Pró-Reitoria Comunitária da Unigranrio e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) anteciparam para esta terça-feira (23), as comemorações pelo “Dia da Responsabilidade Social”, que será comemorado no sábado (27 (sábado). Será às 18h30m, no auditório da Unigranrio, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
• O presidente da empresa Sonoleve, José Valmir Pinheiro, que também atua como presidente da área de Responsabilidade Social da Firjan,será o responsável pela palestra “Empresas e a responsabilidade social: alternativas para o desenvolvimento local”.
• José Valmir Pinheiro deverá destacar o novo papel das empresas na sociedade, motivação humana, bem-estar de funcionários e da comunidade, como peças-chave no estímulo das organizações, cidadania corporativa, moeda social aplicada junto à comunidade do entorno da Sonoleve, transparência nas relações com clientes, fornecedores e funcionários, entre outros. Joel de Castro, professor da Unigranrio no mestrado em Administração, será o mediador desse encontro.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE

NA PESQUISA IBOPE / TV GLOBO
ZITO VENCERIA JÁ NO 1º TURNO


A pesquisa não avaliou a visita de Aécio Neves no sábado (Foto: Edmilson Muniz)

A TV-Globo divulgou nesta segunda-feira (22) nova pesquisa feita pelo IBOPE para avaliar o desempenho dos candidatos a prefeito de Duque de Caxias. Zito (PSDB), que tinha 49% na pesquisa anterior, chegou a 52% das intenções de voto, subindo mais 3 pontos percentuais.
O prefeito Washington Reis (PMDB), que disputa a reeleição e tinha 35%, subiu seis pontos, atingindo 37%. A candidata do PSOL, Leninha, que tinha 3%, caiu para 2%. Os votos brancos e nulos somaram 2% e os que não sabem/não opinaram, 6%. Como a pesquisa teve início na sexta-feira, não pode ser aferida a participação do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na caminhada do candidato tucano no sábado (20). O Ibope entrevistou 602 eleitores entre sexta-feira (19) e domingo (21) em Duque de Caxias. O levantamento está registrado na 194ª Zona Eleitoral da cidade sob o número 2093/2008.


CARROS DE CAMPANHA
OCUPAM O CALÇADÃO
Embora só os carros de valores e os de resgate (Corpo de Bombeiro e Defesa Civil) possam circulação pelos calçadões, o que vimos no último sábado foi o mais completo desrespeito ao livre trânsito dos pedestres nos calçadões da Av. Nilo Peçanha e da Rua José de Alvarenga. Os carros de som da campanha do prefeito foram colocados sobre os calçadões, com caixas de som de alta potência e no volume máximo, apesar da pressão dos fiscais da Justiça Eleitoral. A pergunta que todo mundo fazia era de onde os veículos retiraram energia para sustentar tal volume nas caixas de som, se os motores dos veículos estavam desligados e não havia sistema de bateria como alternativa. (Foto: Beto Dias)

• A direção da rádio FM 2000 confirmou para sexta feira, dia 26, o debate oficial com os 3 candidatos a prefeito de Duque de Caxias. Em reunião realizada conforme exigência da lei eleitoral, as assessorias dos três candidatos assinaram um termo de compromisso de participação no debate. O início será às 20 horas impreteríveis, logo após “A voz do Brasil” da agência nacional e será realizado no salão paroquial da Igreja de Santa Terezinha, no Parque Lafaiete.
• O debate recebeu a homologação do juiz do TRE responsável pelo pleito deste ano e contará com a presença de várias entidades da sociedade civil, entre elas a OAB, o SEPE, a ASPAS e a Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti. Ele será reprisado no domingo (28) às 10 horas.
• A rádio Fm 2000 opera na freqüência de 105,7 Mhz, sendo a primeira emissora de Duque de Caxias a receber aprovação do Ministério das Comunicações e geradora da Campanha eleitoral deste ano no Município.
• A violência na cidade do Rio de Janeiro (e no Grande Rio, também) mantém índices altíssimos há décadas, o que pode levar a um cenário similar ao vivenciado por outros países sul-americanos, onde o problema já chegou a níveis alarmantes, como na Colômbia. A avaliação é da diretora do Instituto Universitário de Políticas de Segurança e Ciências Policiais, Ana Paula Miranda. “Essa situação das milícias, a situação de candidatos vinculados ao tráfico, podem nos levar a um cenário similar ao da Colômbia, e acho que não estamos nos dando conta da gravidade disso.”
• A pesquisadora apresentou na última quinta-feira (18) um estudo sobre a realidade da violência no Rio de Janeiro durante o 2º Fórum de Violência, Participação Popular e Direitos Humanos, organizado pelo Centro de Informações da Organização das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e pelo movimento Rio de Paz.
• Para Ana Paula, esse cenário pode ser revertido, mas é fundamental que o Poder Público combata o crime e reestruture a polícia.Segundo ela, “a postura beligerante da polícia” é um dos motivos da falta de participação da sociedade civil no combate à violência.
• O diretor do Instituto de Segurança Pública (ISP), coronel Mário Sérgio Duarte, também participou da mesa de debate e defendeu que o maior causador da violência hoje é o alto número de armas em poder dos narcotraficantes.
• Ele declarou que se a polícia não travar um combate constante com os criminosos, a soberania do estado ficará ainda mais fragilizada do que já está. “É melhor enxugarmos gelo, do que deixar que se transforme em um iceberg”, disse ele em referência às ocupações de policiais em comunidades do Rio.

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CONCURSO DA SAÚDE:
QUEM ESTÁ MENTINDO?

A assessoria de imprensa da prefeitura, “importada” da Barra da Tijuca, precisa tomar uma dose cavalar de “Semancol”. Quando o blog publicou a reclamação de uma fisioterapeuta, 13ª colocada no concurso realizado pela Secretaria de Saúde em 2007, o blog foi entupido de comentários de “amigos do prefeito”, contestando notícia e colocando em dúvida a boa fé do editor. Quando surgiu a reação dos candidatos “caroneados” por integrantes da Medcal Coop., uma cooperativa para prestação de serviços médicos de S. Paulo, a matéria desapareceu misteriosamente do blog “Transparência Duque de Caxias”, conforme reprodução abaixo, numa atitude impensada para um jornalismo profissional e ético. Como a mentira tem pernas curtas, logo surgiram as provas de que houve fraude no edital de convocação do pessoal para trabalhar no novo hospital. E a prova está na relação oficial publicada pela própria Secretaria de Administração, responsável pelo concurso. Como foram convocados 24 candidatos ao cargo de fisioterapeuta, o Edital deveria contemplar do 1º ao 24º, mas só foram chamados os 12 primeiros da lista. A candidata Priscila Bunn, 13ª colocada, não foi chamada e o cidadão que se apresentou como vencedor do concurso não aparece nas 24 primeiras colocações, conforme reprodução abaixo. O assunto, agora, passa para a esfera criminal, devendo ser apurado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Secretaria de Segurança Pública, pois fraude é crime desde que foi editado o nosso Código Penal, nos idos de 40.

domingo, 21 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CANDIDATOS DESAFIAM
A JUSTIÇA ELEITORAL

Apesar das pesadas multas impostas pela Justiça Eleitoral aos candidatos por propaganda irregular, de R$ 20 a 50 mil por irregularidade, alguns candidatos se sentem acima da lei. Embora se proponham a elaborar leis na Câmara Municipal como vereadores, alguns candidatos insistem em desrespeitar o Código Eleitoral e as normas baixadas pelo TSE, que proíbe propaganda fixa em vias públicas, como nesse flagrante na Rua Joaquim Peçanha, atrás da UPA do Parque Lafaiete. Esse comportamento desafiador para com a Justiça Eleitoral pode ser verificado em diversos bairros, pois a cidade, nesta eleição, virou “terra de ninguém”, com candidatos da Barra aparecendo como salvadores de “comunidades”, das quais eles procuram manter razoável distância. São os famosos candidatos “Copa do Mundo”, que só aparecem “na comunidade” a cada 4 anos.

Os abusos estão por toda parte, apear da vigilência da Justiça Eleitoral (Foto: Beto Dias)

WASHINGTON E ZITO PARTEM
PARA O TUDO OU NADA

Zito e o governador Aécio Neves percorreram as principais ruas de Caxias no sábado, reforçando a posição de Duque de Caxias nas eleições de 2010. (Foo Edminson Muniz)

Faltando 15 dias para as eleições, o fim de semana foi de muito trabalho para os candidatos ao cargo de prefeito da segunda cidade do Estado do Rio em arrecadação, que deverá superar a cada de R$ 1,2 bilhão até o final do ano. A maratona começou no sábado, quando Zito e Washington comandaram caminhadas pelo centro da cidade. Acompanhado do governador Aécio Neves, de Minas Gerais, Zito iniciou a sua caminhada pela Av. Brigadeiro Lima e Silva, percorrendo todo o centro a pé, seguido por milhares de cabos eleitorais e dezenas de candidatos a vereador, no que o tucano chamou de “Caminhada da Paz”. Por onde passava, Zito disputava com o governador mineiro a atenção dos passantes, principalmente o eleitorado feminino, com os tradicionais gritinhos das adolescentes, que tem Aécio Neves como ídolo.


A coordenação da campanha de Washington Reis espalhou seus cabos eleitorais pelo calçadão da Nilo Peçanha, reduzindo o impacto da visita de Sérgio Cabral na caminhada com o prefeito (Foto: Beto Dias)

Na caminhada de Washington Reis, acompanhado do governados Sérgio Cabral, a torcida feminina estava uniformizada e empunhava bandeiras do “15”, número do PMDB, partido do prefeito. O cruzamento das duas caminhadas foi na Av. Dr.Manoel Teles, início do calçadão da Rua José de Alvarenga, fato que provocou muita expectativa dos passantes, mas que não registrou nenhum incidente, ao contrário da campanha de 1988, em que as militâncias do PMDB, cujo candidato era o ex-deputado Silvério do Espírito Santo e do PDT, que venceu com Juberlan de Oliveira, trocaram xingamentos e até tapas e rasteiras em diversas refregas pelos bairros da cidade.

• A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias prorrogou a vacinação contra a rubéola o dia 30. Até lá todos os postos de saúde do município, além das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), vacinarão a população contra rubéola. No caso das unidades de PSF, a vacinação será feita sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
• De acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde pretende imunizar cerca de 420.000 pessoas, entre homens e mulheres com idades entre 12 a 39 anos. Os únicos alertas que a Secretária faz aos que forem se vacinar é de que as mulheres não devem estar grávidas ou engravidar até 30 dias após a vacinação. Além disso, quem for doador de sangue, deverá esperar 30 dias após a vacinação para nova doação.
• Quarta-feira, dia 24, o jornalista e professor Ricardo Fonseca, diretor da rádio FM 2000, vai entrevistar o também professor e filósofo Miguel Puggian, diretor do CES – Centro de Estudos Supletivos de Duque de Caxias, que funciona ao lado do viaduto da Câmara e ajuda adolescentes e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou o Segundo Gra. A entrevista será no programa “De Olho no seu Voto”, que vai ao ar ás 10:30 horas, na freqüência de 105,7 Mhz.
• Na última sexta-feira, o entrevistado foi o jornalista Alberto Marques, editor deste blog, e a participação dos ouvintes, com perguntas e até críticas, mostrou o acerto da direção da FM 2000 em levar ao ar um debate sobre o papel do cidadão e a importância do voto consciente. Até moradores de São João de Meriti participaram do programa, numa prova de que valeu a iniciativa do jornalista Ricardo Fonseca, ex-professor de História da Feuduc.
• Aliás, continua fechado o Departamento de História da FEUCUC, que realizava um importante inventário sobre a História da Baixada Fluminense, fundamental na Educação de nossas crianças e jovens. A menos de duas semanas da eleição para prefeito, o fechamento da FEUDUC endividada foi retirado da pauta pelos candidatos, o que prova que a Educação é um assunto inconveniente e incompreendido pelos nosso políticos. E, sem educação, vai ser difícil para um ex-carroceiro, um ex-matador de porcos ou um ex-torneiro mecânico vir a ser um novo Lula.
• Barrado pela direção da Feuduc na renovação de sua matrícula, o estudante Kennedy Guilherme, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, preferiu se aliar ao prefeito e vem participando das caminhadas do candidato do PMDB, na esperança de que Washington Reis cumpra a promessa de estatizar a Universidade de S. Bento.
• É bom lembrar que o atual prefeito também prometeu, nas eleições de 2004, acabar com o monopólio da Funerária Duque de Caxias, cujo contrato foi prorrogado irregularmente por Zito. Como ele não cumpriu a promessa de campanha. Como ele não cumpriu a ameaça, preferindo abrir uma “funerária municipal” para sepultar os indigentes, o Ministério Público Estadual entrou com uma Ação Civil Pública para a revogação do Termo de Ajuste que prorrogou a concessão, o que causará muitas dores de cabeça ao próximo prefeito.
• Segundo pesquisa realizada pela Datafolha, publicada no último dia 14, a reviravolta na campanha para prefeito de Duque de Caxias não foi a subida de Washington Reis, mas da candidata do PSOL, Leninha, que pulou de 3% para 13%, deixando a lanterna com o atual prefeito, com apenas 4%. Quanto a Zito, estaria com 53%, em condições, portanto, de ganhar a eleição ainda no primeiro turno.
• Quem quiser conferir a notícia basta visitar o blog “Transparência Caxias2”, de Sérgio Ferreira, no endereço:
http://transparenciacaxias2.blogspot.com/search?updated-max=2008-09-14T16%3A41%3A00-03%3A00&max-results=7