quinta-feira, 19 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO PROMETE RECUPERAR A
RUA INVADIDA POR TRILHOS


Segunda-feira, quando acompanhou os trabalhos de demolição das 54 barracas da feira que funcionava ao lado do muro da principal estação ferroviária do município, alguns feirantes resolveram pedir explicações ao prefeito tucano sobre as razões para um ato tão violento, que deixou na rua da amargura mais de 150 famílias. O pequeno grupo recebeu, estupefato, a resposta de que a Prefeitura pretende desviar para a Rua Prefeito José Carlos Lacerda os veículos que hoje passam pela av. Presidente Vargas e pelo viaduto da Câmara em direção ao lado antigo da cidade. Um dos feirantes, que conhece o prefeito desde a época em que ele era um simples carroceiro e fazia frete para os atacadistas do Mercado Municipal, explicou que seria inviável a passagem de veículos, mesmo um modesto fusca, entre o muro da estação ferroviária e as lojas construídas ao longo da rua. Zito apenas respondeu: vamos derrubar o muro e retomar a área que é do município e foi ocupada pela estrada de ferro.
O prefeito se referia à desafetação de uma parte da antiga Rua Comandante Ernani do Amaral Peixoto, feita em 1970 pela Prefeitura para permitir a eletrificação entre Gramacho e Penha. Com bitola larga, o novo traçado da ferrovia precisaria de um raio maior para fazer a curva depois do viaduto Francisco Correa em direção à estação. Assim, parte da rua foi cedida à antiga Rede Ferroviária Federal, cuja sucessora legal é a Central Logística, que foi encarregada pelo Governo do Estado de administrar o patrimônio da antiga Flumitrens, responsável pelo transporte de passageiros. O leito da ferrovia hoje é compartilhado pela Central Logística, dona da via permanente e do material rodante, e pelas concessionárias Supervia, que opera o transporte de passageiros, e Vale, que opera todo o antigo ramal da Leopoldina no transporte de carga. E agora, Zito?


CAXIAS CONTINUA LIDERANDO
INDICES DE VIOLÊNCIA NO RIO

Nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, quando abrir a I Conferência Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o ministro da Justiça, Tarso Genro (foto), tomará conhecimento dos índices alarmantes do município em matéria de criminalidade. Não é de hoje que Duque de Caxias lidera as estatísticas em matéria de violência e os últimos dados, de 2007 e 2008, comprovam que a curva da criminalidade é ascendente. O Município já foi considerado, ao lado de Belford Roxo, um dos mais violentos do País, dado que repercutiu na ONU. Considerado pelas autoridades estaduais e federais como “quintal da Capital”, o município, que já superou a casa do R$ 1,14 bilhão em matéria de arrecadação, não recebe, em troca, os serviços que o Estado deve ao cidadão-contribuinte-eleitor que não mora num Estado ou num País, mas numa cidade, que, por isso mesmo, exige maiores investimentos em Educação, Saúde, Saneamento Básico, geração de renda e lazer.
No dia a dia, o que temos são delegacias que ainda utilizam máquinas de escrever fabricadas na metade do Século XX, um batalhão da PM com contingente menor do que existia há 10 anos, hospitais e postos de saúde sem médicos e medicamentos, com equipamentos modernos abandonados na calçada do mais novo hospital da Baixada, a população sendo abastecida por carros-pipas sem placas e caindo aos pedaços, as escolas sem a menor condição de conforto e segurança para professores e alunos, a desordem urbana imperando em todos os setores de atividade, a indústria da construção civil, geradora de renda e emprego, sendo atropelada pela multiplicação dos “puxadinhos”, o aumento do índice de roubos e furtos, tanto de veículos, como de pedestres e outra mazelas típicas de periferias das grandes cidades. Será que numa simples Conferência de poucas horas o ministro vai conhecer a dura realidade de quem mora e trabalha na segunda cidade em arrecadação de impostos do Estado do Rio?

RÁPIDAS


• A Ong Viva a Vida, que tem na Segurança Pública a sua grande meta, vai para o encontro com o Ministro Tarso Genro munida com as estatísticas do INSP – Instituto de Segurança Pública, publicados esta semana pelo blog “Militar Legal” com os dados atualizados até 2008 sobre a violência no Município, a partir dos dados da própria Secretaria de Segurança Pública do Estado.
• É público e notório que nem todos os atos de violência são registrados na Polícia, quer por envolver membros de uma mesma família, como é o caso de agressão e pedofilia, quer pelo fato das vítimas desacreditar na Polícia como órgão investigativo e no Judiciário, órgão que deveria aplicar a lei, mas que age arraigado a “provas concludentes”, além do infindável cipoal de recursos que adiam o cumprimento da pena, mesmo nos casos mais escandalosos, como o homicídio e o latrocínio.
• A propósito da violência no Rio, César Maia estranha que as estatísticas de homicídios não levam em conta o número de desaparecidos, isto é, pessoas que saíram de casa e não voltaram mais. Geralmente, são pessoas assassinadas cujos corpos são abandonados em locais ermos, de difícil acesso e, na maioria dos casos, resultado de “condenações” por parte de milícias e gangues.
• Como a turma do “Militar Legal” também deverá participar da Conferência, é óbvio que haverá muitas saias justas à disposição do ministro que expulsa atletas cubanos, mas dá refúgio a condenados pela Justiça de outros países.
• Segundo denúncia do ex-blog de César Maia desta quinta-feira (19), o concorrido escritório de advocacia “Coelho, Ancelmo e Dourado”, do qual é sócia Adriana Ancelmo, mulher do governador Sérgio Cabral (PMDB), atua em duas ações que envolvem interesses do Estado.
• Em uma delas, Adriana aparece como representante da Feema, em ação civil pública do Ministério Público do Estado. No outro caso, seu sócio Sergio Coelho e Silva Pereira representa a Vigo Central de Serviços Ltda., do empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, cujas firmas recebem quase 25% do valor pago em serviços terceirizados do Estado.
• Nesse processo o Estado é réu, ao lado da Vigo. Especialistas em direito administrativo ouvidos pela Folha (de S. Paulo) afirmam que a contratação do escritório vai contra o espírito da Constituição e o Supremo Tribunal Federal, que vedam o nepotismo.
• Onde está a OAB que não vê essa violação do seu estatuto, que veda aos servidores de entidades estatais, mesmo em cargos em comissão, de exercerem a advocacia contra o Poder Público?
• Durante o temporal que se abateu sobre
a cidade por volta do Meio Dia desta quarta-feira, um raio atingiu a Igreja de S
anta Terezinha, construída em 1666, destruindo uma imagem da santa estampada em azulejos colocados na fachada da casa paroquial (foto), além de prejudicar o sistema de controle eletrônico do sino.
• A energia liberada pelo raio também afetou as transmissões da Rádio FM 2000, cujos estúdios ocupam dependências da Igreja. Tanto os estragos na rádio como no sino, já foram reparados e ambos já voltaram a funcionar para alegria dos fiéis e dos ouvintes da emissora.
• A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias comemora na sexta-feira (20) o “Dia Municipal da Cultura” e o
homenageará um de seus mais ilustres personagens: o artista plástico e escritor Barboza Leite (foto). Ele chegou ao município em 1943, falecendo em 22 de dezembro de 1996, aos 76 anos.
• O mais caxiense dos cearenses que viveram em Dique de Caxias nos últimos 50 anos e usando pincéis e canetas, Barboza Leite, que também era jornalista, produziu inúmeros trabalhos que hoje fazem parte do acervo de dezenas de admiradores, que se encontram expostos em galerias espalhadas pelo Brasil e até no exterior.
• A exposição será aberta às 18h, na Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, pela Secretária Municipal de Cultura, Ana Jansen, e contará com a presença de parentes, amigos e admiradores do artista. A mostra com trabalhos de Barboza Leite - pintura, desenhos, cordéis e livros – poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até o dia 5 de abril. Os visitantes terão oportunidade de conhecer também os trabalhos de óleo sobre tela de cerca de 30 alunos dos cursos de pintura do Ateliê-escola Barboza Leite realizados no ano passado.
• Outro artista plástico e jornalista que também deixou uma lacuna na história da propaganda brasileira foi o caxiense Antonio Pacot (foto). E el
e foi lembrado por alguns amigos pela decisão do prefeito de modificar o acesso ao viaduto Francisco Correa, que liga a Av. Governador Leonel Brizola à Praça Roberto Silveira.
• A ligação de Pacot com a obra atual e que, nos anos 70, quando o município estava sob intervenção federal, o Lion’s Club de Duque de Caxias decidiu colocar uma placa comemorativa na pracinha construída na subida do viaduto, separando as duas pistas.
• Irreverente ao extremo e trabalhando na “Revista de Caxias”, do saudoso Messias Soares, Pacto decidiu denominar o marco ali colocado pelo clube de serviço como um “monumento ao bicheiro desconhecido”.
• O motivo da escolha é que o clube demorou a realizar
a cerimônia do marco, que uma base de concreto pintada de branco. A gozação era pelo fato da revista ser patrocinada pelo Sr. Antonio Soares, gerente da banca “Paratodos” e pai de Messias.
• Antonio Pacot, que também era diretor de teatro e foi preso quanto tentava encenar uma comédia, “Festival de Defuntos” no extinto Teatro do SESI/Caxias, é o personagem principal do “Pedaço da Nossa História”, postado hoje como anexo do blog.
• O presidente Fernando Ramos convocou uma reunião da diretoria da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias. Será na sede do Belém, na Rua Pastor Belarmino Pedro Ramos, na Vila Meriti, a partir das 10 horas, para tratar da organização do Carnaval de 2010. A urgência dessa reunião é para evitar os problemas enfrentados no último Carnaval, quando o prefeito, apesar da promessa solene de campanha não quis ajudar os blocos da cidade e ainda tentou torpedear os desfiles espontâneos nos bairros.
• Enquanto Zito repete Lula e quer distância da Imprensa, Obama confessa que não gosta de ler os “clipings” preparados por “aspones” e lobistas, preferindo ler pessoalmente o noticiário de jornais e revistas, embora não goste de TV. Para se comunicar com o povo, ele usa e abusa da internet, coisa impensável em “terras brasilis”.
• Depois de ser engolido pela “marolinha”, Lula resolveu “meter a mão” na grana das Cadernetas de Poupança (Collor agora é “gente nossa” no Planalto) e suspender o reajuste de salários prometidos a diversas categorias do serviço público. Ele alega queda na arrecadação federal.
• O Governo não titubeou, porém, em dar dinheiro para o Itaú comprar o Unibanco, ameaçado de estatização pelo Governo Bush com a falência do grupo AIG, ficando o nosso Banco Central com os títulos podres das empresas americanas devedoras do AIG, e para as montadoras, cujos funcionários são eleitores de carteirinha do PT.
• Num socialismo às avessas, Lula manda o BNDES comprar ações do milionário Eike Batista, com a condição de, em 36 meses, revende-las para o milionário. O pretexto é garantir recursos para as obras do Porto do Forno, em Cabo Frio, cuja concessão foi dada a uma das muitas empresas do milionário, atendendo a pedido de Sérgio Cabral.
• O que os comunistas, como Jandira Feghalli, que adoram Lula, têm a dizer sobre esse comportamento heterodoxo do Governo e do PT em relação à crise mundial?


ESTACIONAR EM FILA DUPLA PODE! É comum o estacionamento em fila dupla na Av. Presidente Vargas, esquina com a Av. Duque de Caxias, estando ou não um Guarda Municipal nas proximidades, como nesse flagrante. O estacionamento é explorado por uma empresa, autorizada pela Prefeitura, uma dupla irregularidade. Há poucos dias, um motorista parou o veículo em frente à Câmara para pedir informações sobre determinada rua, sendo surpreendido por um funcionário, vestindo um colete amarelo com a inscrição “TRANSITO”: Não sei! Eu sou de Niterói e só estou trabalhando aqui!

quarta-feira, 18 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

MP DENUNCIA O FLUMINENSE
POR DESMATAMENTO EM XERÉM

Flagrado em 2007, quando derrubava árvores da Mata Atlântica em Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias, o Fluminense FC acaba de ser denunciado pelo Ministério Público Federal perante a 3ª Vara da Justiça Federal em São João de Meriti por crime ambiental. A ação se refere às obras para ampliação do CT de Xerém. Segundo a denúncia do MP, o Tricolor teria cortado árvores e ateado fogo em vegetação da Reserva Biológica do Tinguá. Em setembro de 2007, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a diretoria com um laudo atestando a degradação dentro do raio de atividades que afeta a reserva. Na ocasião, o prefeito Washington Reis destacou o Secretário de Agricultura, Wanderley Simões, para defender o tricolor das Laranjeiras junto ao IBAMA.
No último dia 12, o MPF denunciou o Fluminense por crime ambiental. Segundo o próprio MPF, o processo (2009.51.10.002232-8) só será arquivado se o clube aceitar as condições do órgão, que exige a restauração da área degradada com o plantio de mudas de espécies nativas. "Mesmo se o clube fosse autorizado a exercer sua atividade naquele local e fosse permitida a devastação, a lei 11.428/06 condiciona esses casos a uma compensação ambiental, que impõe ao agressor a obrigação de destinar uma área equivalente à extensão degradada, com as mesmas características ecológicas e na mesma bacia hidrográfica", explicou o Procurador Renato Machado. A situação administrativa do Fluminense é complicada, pois os funcionários estão com salários atrasados e o clube está com os contratos de diversos jogadores penhorados pela Justiça, por não haver pagado o acordo firmado com o ex-jogador Branco, que também foi coordenador do clube.

O alto muro não impediu a ação dos fiscais do IBAMA (Foto: Arquivo/Blog

PROJETO DE SENADOR TUCANO
CRIA CENSURA PARA INTERNET

Encontra-se na Câmara Federal, depois de aprovado pelo senado, um projeto-substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB) que, a pretexto de combater crimes cibernéticos, pretende, pura e simplesmente, censurar a livre circulação de informações pela rede mundial de computadores. O senador tucano, acusado pelo PT de ser o mentor intelectual do “mensalão”, reuniu três projetos em tramitação no Senado, em forma de substitutivo. Além de acabar com a liberdade na criação e circulação de informações via WEB, o projeto do tucano mineiro atende aos interesses da mídia tradicional, que vinha perdendo terreno para a informação via computador, que prescinde de papel, de tinta, de licença e do dinheiro dos patrocinadores, como é o caso dos blogs e orkuts.
Se a opinião pública não reagir e pressionar os deputados, o projeto Azeredo vai proibir, entre outras coisas, a simples consulta ao “Google” ou outros sites de busca da internet, que ajudam na pesquisa e nas atividades escolares, violando o dispositivo da Constituição Federal que considera a liberdade de Imprensa e de Informação cláusulas pétreas. Caso o substitutivo seja aprovado pela Câmara, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, além de instaurar o medo e a vigilância sobre a vida de cada um na rede mundial de computadores. Por isso, clique
http://new.petitiononline.com/veto2008/petition.html e assine o documento de repúdio a tal projeto. Faz bem para a Democracia.

RÁPIDAS

• Está confirmada a vinda do ministro da Justiça, Tarso Genro, nesta sexta-feira, às 14 h, quando presidirá, ao lado do prefeito Zito e do delegado Zaqueu Teixeira, Secretário de Segurança Municipal, a I Conferência Municipal de Segurança e Cidadania. Durante a Conferência, Tarso Genro deverá dar detalhes do PRONASCI, que destina verbas do Governo Federal para melhorar a segurança pública nas grandes cidades.
• O valente “Correio da Lavoura” completa 92 anos de existência nesta sexta-feira, dia 20. Ao invés de uma solene Missa em Ação de Graças, o clima está mesmo é para um lamentável “Réquiem”, sem o esplendor da música de um Mozart.
• Na semana passada, o quase centenário jornal chegou às bancas de Nova Iguaçu com apenas quatro páginas, num retrato cruel da crise que está vivendo, conseqüência de muitas decisões erradas tomadas pela diretoria ao longo de 2008, em especial a de apoiar a re-eleição do “Garoto de Ipanema” para a prefeitura de Nova Iguaçu.
• Sob o peso das dívidas com credores e funcionários, o jornal precisava que a Prefeitura iguaçuana pagasse pela publicidade inserida no ano passado, que ajudou a nova eleição do “Garoto de Ipanema” que caiu de paraquedas na política da Baixada, principalmente agora que ele resolveu se apresentar como alternativa do PT à eleição de 2010, que Sérgio Cabral anuncia que já “está no papo”, pois teria o apoio de Lula e Dilma Roussef.
• Em um almoço semana passada, no Palácio Guanabara, com o comando do PT, o governador Sérgio Cabral botou na frigideira a candidatura de Lindberg Farias.
• Anteriormente, durante da inauguração de uma Escola Técnica Federal em Cabo Frio, em companhia do presidente Lula e ao notar o aparecimento de algumas vaias na platéia durante seu discurso, Cabral não escondeu a sua irritação. Ao voltar para sue lugar no palanque, percebeu que Lindberg estava sentado uma fileira por traz da sua cadeira. Voltando-se para o prefeito petista, o governador disparou: “Lindberg, da próxima vez que você trouxer claques, vai dar merda!”. Assustado, o prefeito, balançou a cabeça, negando ter sido o maestro das vaias. Aí, o governador ficou mais furioso e gritou novamente: “Vai dar merda! Vai dar merda!”.
• Em seu ex-blog, César Maia chamou a ministra da Casa Civil de “Lott de Saias”, referindo-se a uma possível armação de JK em 1960, ao lançar como candidato à sua sucessão o Ministro da Guerra, o General Teixeira Lott, que patrocinara um “contra-golpe” em 11 de novembro de 1955 para garantir a posse do político mineiro.
• Segundo o mais novo e diletante “historiador” César Maia, a idéia de JK seria eleger, se possível, o seu sucessor e preparar a sua volta em 1965. Na verdade, ainda segundo a versão do ex-prefeito carioca, pouco importaria a JK a eleição de Lott, pois a sua pretensão era reconquistar a Presidência da República cinco anos depois, pois na época não havia reeleição.
• Seria a repetição da campanha queremista de Getúlio em 1950, que rendeu a Chico Alves um dos seus maiores sucessos no Carnaval, com a marchinha “Bota o Retrato do Velho Outra Vez”
• O que deveria ser a Festa da Cultura na Baixada, transformou-se num rosário de reclamações contra a falta de uma política séria em torno do tema. Foi no sábado, no SESC/Caxias, durante a posse da nova Diretoria do Fórum Cultural da Baixada, encarregada de preparar os festejos para o “Dia da Baixada”, no próximo dia 30 de abril.
• Durante quase todas as falas, foi manifesta a indignação dos oradores com o despejo do IPAHB do município de São João de Meriti, inclusive do Museu Arqueológico da Baixada, evidenciando que políticas partidárias só tendem a prejudicar a continuidade das ações positivas para a valorização da nossa cultura.
• Por essa decisão inexplicável e injustificável da Secretaria de Cultura de São João de Meriti, o professor e historiador Gênesis Torres, fundador e presidente do IPAHB, foi alvo de diversas homenagens, tanto por parte da diretoria do Fórum, como de diversos participantes.

NINGUEM RESPEITA O PREFEITO?
O choque de ordem implantando pelo prefeito no início do Governo começa a fazer água por todos os lados. Além dos inferninhos, que voltaram a funcionar abertamente, e dos camelôs que já retomaram sues pontos, temos também os vendedores de automóveis, que utilizam estacionamento e até calçadas (foto) para vender o “seu peixe”. Na medida em que a autoridade é desrespeitada, ela perde força e passa a ser um mero ornamento na sociedade. Será que Zito vai abdicar de sua autoridade em benefício de uns poucos, que gozam e usufruem da intimidade do governo para desmoraliza-lo?

BAIXADA URGENTE - especial

SABOTAGEM NA UTI DE CAXIAS
AMEAÇA A VIDA DE PACIENTES

Um ato de sabotagem paralisou nesta madrugada (18) o sistema central de ar-condicionado do Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo, da Prefeitura de Duque de Caxias. Uma pessoa, ainda não identificada, teve acesso ao local, no primeiro andar, e quebrou três painéis que acionam a refrigeração da unidade. Partes vitais do hospital foram afetadas. Com a ação criminosa, cerca de 80 pacientes foram prejudicados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, maternidade e unidade de pacientes graves. O laboratório central do Moacyr do Carmo também foi afetado.
O sistema foi recuperado, de forma precária, para que exames não fossem perdidos e procedimentos cirúrgicos pudessem acontecer. O caso foi registrado na 59º DP, no bairro 25 de Agosto.
O vice-prefeito de Duque de Caxias, o médico Jorge Amorelli, classificou o fato como um ato de terrorismo. “A pessoa que agiu sabia o que queria fazer. Ela só danificou as partes mais importantes do hospital, colocando vidas em risco. Já todo o setor administrativo, ficou intacto. A sua intenção era trazer prejuízos políticos ao governo”, denunciou o vice-prefeito.
Sérgio Faria, diretor geral do hospital, disse que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos e levantar quem estava de plantão no local. Segundo ele, os fatos serão apurados com rigor. Foi pedida a perícia para tentar identificar o autor desse ato criminoso.

O médico e vice-prefeito Jorge Amorelli mostra o painel danificado, que paralizou o sistema de ar condicionado central do Hospital (Foto: George Fant)

terça-feira, 17 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

CPI DO TCE VAI OUVIR
SERVIDORES DE MACAÉ


A CPI da Assembleia Legislativa criada que investiga denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, indiciados pela Polícia Federal, realiza reunião nesta quarta (18) para ouvir o chefe de Gabinete da prefeitura de Macaé e ex-assessor da SIM, Jorge Augusto Júnior, e o ex-subsecretário de Políticas Pedagógicas de Macaé e ex-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Adalberto Aziz da Silva. A SIM é uma empresa de assessoria que prestava serviços às prefeituras com problemas nas contas investigadas pelo Tribunal. Segundo o delegado da Polícia Federal de Minas Gerais Mário Alexandre Veloso Aguiar, que depôs na Alerj no último dia 11, há indícios de que a Prefeitura de Macaé tenha mascarado contratos da SIM através de convênios.
Outro convocado para a reunião desta quarta será José Álvaro de Carvalho Lopes, que assina duas notas de empenho originais apreendidas na sede do grupo SIM pela PF.
“Segundo as investigações, era Lopes quem fazia o contato da empresa SIM com o tribunal. Os conselheiros recebiam através dele, que se encarregava de pegar a propina, assinar as notas e levar até os beneficiados”, explicou a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT).

MÉDICO DENUNCIA A UNIMED
POR NÃO PAGAR HONORÁRIOS



Em carta aberta dirigida à população do município, o Dr Antonio Misael Lustosa Pires, médico perito do INSS, com quase 40 anos de profissão, denunciou esta semana a direção da UNIMED CAXIAS (foto) por não pagar os honorários devidos aos médicos cooperados que prestam serviços à entidade, que está sob intervenção federal desde dezembro. No documento, o médico relatar as infrutíferas tentativas para discutir com a direção da entidade a regularização dos pagamentos aos prestadores de serviço, afirmando que tem procurado os diretores daquela Instituição no sentido de resolver a questão da melhor forma, “mas eles ora apresentam desculpas esfarrapadas de que estão em reunião e que não podem atendê-lo, ora é informado que os diretores não estão na cidade, ora que estão viajando, etc.”.
O Dr. Antonio Misael Lustosa também denuncia que era associado à Unimed/Rio, mas foi vinculado compulsoriamente à Unimed/Caxias, que agora estaria sob intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar, agência federal que fiscaliza as entidades de seguro-saúde.
Na carta-aberta, o Dr. Misael Lustosa responsabiliza ainda a direção da Unimed/Caxias pela morte do Dr. Willer Bitencourt, que, segundo a denúncia, após tentar em vão receber seus honorários e vendo seu pleito procrastinado, e, certamente, “não tendo um coração tão valente, e não mais suportando tamanho despropósito e vergonha, faleceu”.

RÁPIDAS



• O Dr. Misael Lustosa participou nesta segunda-feira da reunião de uma das mais respeitadas Lojas Maçônicas da Baixada, pedindo ajuda dos irmãos-maçõs na sua luta contra a Unimed. E vai receber.
• O Dr. Misael Lustosa também denunciou que dezenas de médicos, que não votariam na chapa da situação nas eleições do dia 26 de abril, estariam recebendo cartas de desligamento da Unimed. Entre os desligados da cooperativa de médicos estariam nomes como Carlos Cezar da Silva, Sheila Manarino Fabiano, do ex-secretário de Saúde do município, Iveraldo Carvalho Pessoa, e do ex-sócio do hospital Cotefil, João Pedro Mury.
• Curiosamente, os problemas da Unimed/Caxias se agravaram depois que a cooperativa comprou parte do controle da Cotefil, especializada em ortopedia.
• Os moradores da Vila Operária, premiados no final do governo passado
com a instalação de um CID – Centro de Inclusão Digital - conforme projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município, estão desconfiados de que foram enganados. Embora a secretaria continue sendo ocupada pelo PSB, que mudou de lado em janeiro, até agora não apareceu nenhum professor para ensinar noções de informática, para que crianças e jovens possam usufruir os benefícios da informática.
• As empresas que promovem vendas a crédito serão obrigadas a afixar, em local visível, o texto da Lei 2868/97, que garante ao consumidor o direito de saber escrito, as razões da negativa de financiamento. É o que determina a Lei 5.407/09, de autoria do deputado Dica (PMDB), sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial desta terça. “A lei já tem quase uma década e é pouco cumprida. A medida dará visibilidade à regra e será um instrumento para que o cidadão possa cobrar seus direitos”, afirma o deputado.
• O texto do cartaz é o seguinte: “Ficam as empresas comerciais, industriais e as prestadoras de serviço, inclusive as de natureza bancária, financeira e de crédito, sediadas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e que promovem vendas a crédito, serviços a crédito ou serviços de crédito, obrigadas a fornecer as razões das negativas ou indeferimentos de financiamentos, por escrito, em documento hábil, emitido em papel timbrado da empresa”.
• Todos os salões de beleza são obrigados a informar sobre a proibição e os malefícios à saúde que a utilização do formol em tratamentos capilares pode trazer ao consumidor. De acordo com a Lei 5.409/09, o aviso deverá conter obrigatoriamente o seguinte texto: “O uso de formol nos tratamentos capilares é proibido e causa males à saúde. Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio - telefone 0800 282 7060”.
• “Os salões precisam ser claros em alertar as mulheres dos riscos porque a maioria que faz o uso do formol para alisamento não sabe verdadeiramente os problemas deste produto”, comentou a autora da lei, deputada Cidinha Campos (PDT).
• O descumprimento da determinação acarretará ao estabelecimento uma multa no valor de 1.000 Ufirs-RJ, a ser revertida para o Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon). A reincidência custará nova multa, cujo valor será o dobro do cobrado na primeira infração.
• De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), organismo das Organizações das Nações Unidas (ONU), o formol, quando absorvido pelo organismo humano por inalação ou pela simples exposição prolongada, apresenta riscos de aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.
• Os familiares de primeiro grau ou responsáveis pelo servidor público estadual, dependente químico e fizer tratamento psicológico concedido pelo estado, serão obrigados a participar do processo de cura, de acordo com a Lei 5.408/09, de autoria do deputado Pedro Augusto (PMDB).
• “A participação da família na recuperação psicológica e social do usuário de droga é determinante para sua recuperação. Especialistas são unânimes em afirmar a importância da família para o avanço e sucesso do tratamento”, defende o deputado.

DEMOLIÇÕES NA FEIRA DA ESTAÇÃO
DEIXAM 54 FAMÍLIAS AO DESAMPARO



A prefeitura prosseguiu nesta terça-feira a demolição das barracas que funcionavam junto ao muro da estação ferroviária de Duque de Caxias há mais de 50 anos. Segundo um dos líderes dos barraqueiros, também despejado, são 54 famílias, o que representa mais de 300 pessoas, que, de uma hora para outra, ficaram sem o seu ganha pão, sem contar os cerca de 100 empregados que trabalhavam nas barracas, que agora estão desempregados. Como eram trabalhadores informais e as barracas foram demolidas, nem a Justiça do Trabalho terá como garantir os direitos desses novos desempregados, que vão se juntar aos cerca de 3000 demitidos pela “Service Clean” em fevereiro e que ainda não receberam as indenizações devidas, condição primeira para que possam receber o auxílio-desemprego.

segunda-feira, 16 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

MÁQUINAS DA PREFEITURA
DERRUBARAM OUTRA FEIRA

Uma feira permanente, situada entre a estrada de ferro e o Mercado Municipal, foi despejada nesta segunda-feira por ordem do prefeito Zito. Com mais de 50 anos de existência e funcionado em barracas precárias, a feira foi reorganizada durante o governo do prefeito-interventor Hidkel Freitas pelo então Secretário de Serviços Públicos, Elias Lazaroni, que construir barracas em estrutura de ferro, com portas de aço, além de asfaltar toda a extensão da Rua Comandante Amaral Peixoto, atual prefeito José Carlos Lacerda, que foi estreitada nos anos 70 para a eletrificação do ramal ferroviário. Sempre que chove, no entanto, a rua fica alagada pelo transbordamento de uma galeria que passa sob a via férrea e que não é limpa regularmente pela prefeitura.
Um dos comerciantes prejudicados, com mais de 40 anos de atividade no local, lembrava semana passada que conhece o prefeito há mais de 30 anos, quando Zito fazia o transporte de mercadorias numa prancha puxada por mula, que levava frutas e legumes para quitandas dos bairros, como Dr. Laureano, Itatiaia e Gramacho. Nas visitas que fez ao local durante a campanha, o prefeito teria prometido apoiar os comerciantes do local. Na semana passada, eles receberam a ordem de despejo. Nesta segunda-feira, as máquinas da Prefeitura, que há anos não passavam pelo local para recolher o lixo ou recuperar o asfalto, foram utilizadas para derrubar as barracas que os feirantes não puderam retirar até sábado, último dia dado por Zito para desocuparem o local. (Foto: Edmilson Muniz)

RESTAURANTE POPULAR VAI
ABRIGAR O FORRÓ NA FEIRA



O Governador Sérgio Cabral está disposto a ajudar os organizadores do “Forró na Feira”, que foram “despejados” da Praça Roberto Silveira para a reurbanização do local e estão, há mais de 30 dias, sem poder trabalhar por falta de local. Ao tomar conhecimento através do blog do drama dos forroseiros, sem local para se exibir, o deputado Dica entrou em contado com o governador, que se mostrou sensibilizado com o drama desses artistas e, em princípio, aceitou a sugestão do deputado caxiense de autorizar a realização do projeto nas dependências do Restaurante Popular, em frente ao Shopping Center de Caxias.
O “Forró na Feira” foi criado no primeiro Governo Zito diante do grande número de nordestinos, como o próprio prefeito, que hoje vivem em Duque de Caxias. Com a realização do projeto, muitas famílias, moradoras da Baixada, mas de origem nordestina, tiveram oportunidade de se reencontraram no festival de forró que se realizava nos fins de semana na Praça Roberto Silveira. Nos últimos 50 anos, nomes famosos tiveram residência em Duque de Caxias, como o cineasta Zelito Viana e seu irmão e humorista Chico Anísio, os irmãos Luiz e Zé Gonzaga, Jararaca e Ratinho entre outros. Com a apresentação de sanfoneiros e repentistas nos finais de semana na Praça Roberto Silveira, que tinha o patrocínio de uma cervejaria, a Prefeitura não tinha custos na realização do projeto, mas o novo comando da Secretaria de Cultura não entendeu assim e “despejou” os forroseiros e artesãos. (Foto: Arquivo/Blog)

RÁPIDAS

• A declaração de Laury Vilar de que continua tudo bem entre ele e o prefeito não parece prosperar como a dupla esperava. Nesta segunda-feira, Zito almoçou com Mazinho, o que revela que o mal estar continua, pois no fim de semana Zito se encontrou com Laury e Laurecy para uma longa conversa. A saída do irmão de Laurecy, da direção da Câmara acabou provocando uma feroz disputa pelo pomposo e bem remunerado cargo, que já foi ocupado pelo atual Secretário de Governo, Mario Vasconcellos.
• Ontem, no final da tarde, Mazinho sacramentou a escolha de Ingrid Jünger Barreto para o cargo de Diretora Geral da Câmara.
• Um veterano observador das coisas políticas está preocupado com a baixa produtividade do Governo Zito, em terceira versão. Ao invés do banho de asfalto do primeiro governo, o que está em andamento é uma modorrenta operação tapa-buraco, que não resolve o problema dos motoristas, que estão enfrentando ruas e avenidas em frangalhos, por falta de manutenção nos últimos 4 anos. E a mudança de prefeito não melhorou a circulação de veículos nos quatro distritos.
• Ao contrário do segundo mandato, quando a ênfase foi a ampliação da rede escolar e a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o panorama atual é desolador, com a Secretaria de Cultura voltada para destruir o que foi construído nos últimos 12 anos, como foi o caso do Teatro Armando Melo, do “Forró na Feira” e da Feira de Artesanato, ambos criação de Zito.
• Com exceção do “Choque de Ordem” da Secretaria do Meio Ambiente, que vem combatendo o desmatamento e os lixões clandestinos, e a tentativa da Secretaria de Esportes e Lazer de levar atividades esportivas para a periferia, o que se vê é picuinha, com cada um puxando a brasa para o seu churrasco particular, sem se importar se o resto do Governo irá ganhar ou perder com tais atitudes.
• Domingo, por exemplo, a Polícia Civil realizou nova blitz na feira de Caxias, onde apreendeu mais de 500 animeis silvestres sendo negociados à luz do dia, mesmo depois da apreensão feita pela Polícia Federal no início da semana passada.
• Tudo feito nas barbas do Delegado Zaqueu Teixeira, Secretário Municipal de Segurança Pública. Como policial e bacharel em direito, o petista sabe que qualquer um do povo pode e a autoridade policial deve prender quem esteja em flagrante delito. E a venda de animais silvestres é capitulada como crime ambiental, embora com penas brandas.
• Como não cabe à autoridade policial o direito de discutir o Código Penal e leis correlatas, mas apenas cumpri-lo, Zaqueu Teixeira precisa sair do gabinete e circular pela cidade, fazendo valer a sua autoridade como Secretário Municipal de Segurança Pública.


DESORDEM URBANA É UM
DESAFIO PARA O GOVERNO


Enquanto, na quinta-feira a Secretaria de Serviços Públicos multava donas de casa que levavam os filhos para uma academia de judô no 25 de Agosto,, a desordem urbana vem se multiplicando. Um pequeno delito aqui, um mais amplo ali e logo temos um desastre. A publicidade irregular, que mereceu um “Choque de Ordem” e a retirada dos outdoors das principais vias, não teve o mesmo sucesso em bairros próximos, como neste prédio na Paulicéia, com a fixação de cartazes de forma irregular, sem que a Secretaria de Serviços Públicos se fizesse presente. A omissão e até a tolerância da fiscalização com alguns recalcitrantes dá a impressão que tudo foi feito para chamar a atenção dos holofotes da mídia. Conseguindo o intento, volta-se à mesmice, com camelôs na estação ferroviária, o funcionamento dos “inferninhos” liberados, a venda descarada de CDs e DVDs piratas nas feiras e nas calçadas, durante o dia e à noite. Tudo como dantes, como se vivêssemos na Bombaim dos “Dalits” da novela das 9.(Foto: Beto Dias)

domingo, 15 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

FORRÓ NA FEIRA E ARTESANATO
FAZEM NOVOS DESEMPREGADOS

Artistas e barraqueiros, que trabalhavam nos projetos “Forró na Feira” e feira de artesanato, estão há mais de um mês desempregados, sem que a Prefeitura tenha decidido onde e quando os dois projetos serão retomados. Esses projetos, de amplo alcance social, foram idealizados no primeiro governo do pernambucano Zito, e realizados na Praça Roberto Silveira. Neste fim de semana, numa desastrada entrevista a um jornal carioca, a Secretária de Cultura, Ana Jansen, afirma que o Governo ofereceu duas opções para abrigar os dois projetos: um mercado desativado em frente à estação de trem e o “Restaurante Popular”.
Como integrante da cota pessoal do ex-governador Marcello Alencar, a Secretária de Cultura não conhece a cidade, nem seus problemas. O mercado foi desapropriado em setembro de 2006 e o decreto caducou (perdeu a validade), pois o município não tomou nenhuma iniciativa legal para cumpri-lo. No caso do “Restaurante Popular”, a situação é ainda mais complicada. Construído em terreno da Prefeitura, doado pela incorporadora do Shopping Center para a construção de um terminal rodoviário, a área foi ocupada no governo Garotinho, quando foi construído o restaurante. Dado o clima de animosidade entre o governador e o prefeito, a Secretária de Cultura deveria prever que, em hipótese alguma, Sérgio Cabral permitiria que Zito instalasse um projeto em área do Estado. Quanto à quadra do extinto Colégio São José, utilizado pela Grande Rio no ano passado, os organizadores do Forró temem que o prefeito impeça o funcionamento do projeto naquele local, através de obstáculos legais, inclusive com o uso da Fiscalização (Rapa). O mais lamentável é que os dois projetos foram criados pelo atual prefeito, um nordestino, que se reuniu logo depois da posse com os interessados, liderados pela Sra. Maria Lúcia, presidene da Associação dos Artesãos (foto) garantindo que eles continuariam utilizando a Praça Roberto Silveira, mas na segunda-feira seguinte veio a surpresa com a chegada de máquinas e operários para reformar a praça. Agora, o local não mais poderá servir para qualquer tipo de aglomeração.

EMPRESA NÃO INDENIZA OS
TERCEIRIZADOS DE CAXIAS

Boa parte dos três mil servidores terceirizados da Prefeitura, contratados pela empresa Service Clean, fizeram mais um protesto na tarde de sexta-feira, com uma ruidosa passeata que percorreu as principais ruas do centro de Duque de Caxias, terminando na sede da empresa, na Rua General Câmara, no 25 de Agosto. Os terceirizados cobravam do prefeito Zito a promessa de campanha, pela qual ninguém seria demitido, o que acabou ocorrendo no final de fevereiro, bem como o pagamento dos direitos trabalhistas, cujo prazo já se encerrou. Para evitar tumultos, o comando do 15º Batalhão enviou três viaturas para acompanhar o protesto, na porta da empresa, mas não foi preciso a intervenção dos PMs, pois guardas municipais se encarregaram de barrar a entrada dos ex-servidores. Nem uma comissão de 10 líderes dos diversos seguimentos em que se dividam os terceirizados, principalmente da Saúde e da Educação, foram admitidos na sede da empresa. O problema agora deverá ser conduzido pela Justiça do Trabalho e a Prefeitura, como contratante da mão de obra oferecida pela Service Clean, deverá ser responsabilizada pelo pagamento das indenizações devidas.



Os Guardas da Prefeitura deram proteção à empresa inadimlplente.

RÁPIDAS

• Sexta-feira, pela manhã, finalmente o ex-vereador Laury Villar, depois de insistentemente procurado na véspera, telefonou para o editor do blog, negando o rompimento com o prefeito Zito por conta das articulações em torno das eleições de 2010.
• Laury foi enfático: ”SOU CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL COM APOIO DO PREFEITO ZITO E DO PRESIDENTE DA CÂMARA, O VEREADOR MAZINHO"

• Já o deputado Dica (foto), citado na nota como mal agradecido, negou que tenha feito qualquer tipo de acordo com Zito, quando este era deputado, para salvá-lo de uma possível cassação por conta do escândalo das Bolsas de Estudos concedidas pela Alerj aos filhos dos servidores da Casa.
• Em nota enviada ao blog, Dica foi direto ao assunto: “Informo, em relação à nota postada em seu Blog, que nunca fiz acordo algum o Zito. E que, no evento do auxílio-educação foi constatado minha inocência e meu nome não é citado em documento algum. Sempre fui adversário do Zito e serei em 2010 e em 2012”.

• Os rumores sobre o rompimento entre Laury e Zito surgiram depois do pedido de demissão de Laurecy Villar do cargo de Diretor da Câmara. Ele fora nomeado no dia 2 de janeiro, mas, em conversas reservadas, admitira que sua convivência com o presidente da Casa era muito difícil. Daí ter decidido entregar o cargo na tarde de quinta-feira.
• O que o ex-diretor da Câmara, Sergio Locatel, fazia no gabinete do presidente Mazinho sexta-feira, 24 horas depois que Laurecy Villar entregara o cargo, que fora do neto do saudoso vereador José Barreto? E por que ele precisou do apadrinhamento do vereador Chico Borracheiro, que integrava a base do ex-prefeito WR, para esse encontro?
• Além de Sérgio Locatel, ainda na sexta-feira estava no páreo para ocupar a direção da Câmara a servidora Ingrid Jünger, filha do saudoso Denis Barreto, que também foi diretor da Câmara. Atual coordenadora de Recursos Humanos da Câmara, Ingrid se confessa Zito desde criancinha. Como tem muito servidor torcendo pela volta do Locatel, a disputa promete.
• Já Laurecy Villar foi convidado para trabalhar na equipe de Hugo Neto, que está reestruturando o IPMDC. O convite foi feito por intermédio de Laury Villar e, pelo visto, deverá ser aceito.
• A “Service Clean”, enrolada com o pagamento das indenizações a cerca de 3.000 servidores contratados pela Prefeitura durante a “Dinastia WR”, integra um cartel que detém 1/3 do pessoal terceirizado do Estado, especialmente na Educação. A empresa também é uma fiel colaboradora de campanha do pessoal ligado a Sérgio Cabral. Por isso, ela foi trazida por WR para atuar em Caxias.
• Há alguns anos, uma empresa que fornecia mão-de-obra para a Reduc fechou as portas, deixando cerca de 4.000 empregados na rua. Eles ingressaram com ação na Justiça do Trabalho e a Petrobrás teve que correr para “apagar o incêndio” e reduzir os estragos. De saída, a estatal assumiu a responsabilidade de pagar as verbas rescisórias e, depois, fazer um acerto de contas com a prestadora de serviços.
• Zito já passou por isto no Governo anterior, quando um ex-prestador de serviços para o IPMDC ganhou na Justiça o direito a uma indenização, que a prestadora de serviços se negara a pagar. A justiça decidiu, de acordo com a lei, que o contratante da mão de obra é responsável pelas relações trabalhistas e previdenciárias em relação ao pessoal contratado. É o princípio do “in vigilando”, isto é, se a Prefeitura não fiscaliza a empreiteira, torna-se responsável pelas indenizações devidas ao pessoal terceirizado.
• Em resposta à nota do blog sobre a cobrança de IPTU na Favela do Dique 2, próximo à estação de Gramacho, a Prefeitura enviou uma nota, em que admite que a comunidade do Dique 2 é uma região de difícil acesso, por isso a coleta não pode ser feita de forma convencional.
• “Lá, só podem circular pequenos veículos porque as ruas são estreitas. A previsão do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) é que o serviço seja regularizado na próxima semana. Com relação ao IPTU, o assunto foi encaminhado à Ouvidoria da Secretaria de Fazenda” – diz a nota assinada pelo Assessor de Imprensa, Antonio Pfister.

A COVARDIA É A MARCA DO
GOVERNO SÉRGIO CABRAL



A fúria arrecadadora do Detran, caçando e apreendendo veículos com IPVA atrasado, revela a covardia do governador, que seleciona quem será perseguido. Na visita que fez ao Jardim Gramacho nos primeiros dias de Governo, o prefeito Zito constatou que dezenas de caminhões, sem placa, com as portas amarradas com arames e carrocerias quebradas, são utilizados no transporte de material reciclável entre os lixões clandestinos e as empresas legalizadas. Lá, onde existe uma milícia particular dos donos dos lixões, os valentes fiscais do Detran não aparecem. E o pior é que, entre os veículos utilizados pela Cedae, estão carros pipas (foto) nas mesmas condições, isto é, que há anos não passam por aferição pelo rigoroso Detran e, portanto, não pagam IPVA, além de colocar em risco a vida de motoristas e pedestres. Só carros novos são vistoriados e rebocadso pelo Detran