quinta-feira, 18 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE

CPI  VAI INVESTIGAR  FALHAS
NAS PESQUISAS ELEITORAIS

A suspeita de manipulação de pesquisas eleitorais poderá ser tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. O deputado André Figueiredo (PDT/CE), líder do PDT na Câmara, anunciou nesta quarta-feira (17) o recolhimento de assinaturas para criar CPI que vai investigar a discrepância entre as previsões das eleições publicadas por vários institutos de pesquisa e o resultado das urnas, inclusive nas últimas eleições. Na reunião do Colégio de Líderes da casa, realizada na terça (16), o tema também foi pauta e contou com a aprovação de cerca de 80% dos líderes presentes, que devem ajudar na coleta das assinaturas. É necessário o apoio de 1/3 dos parlamentares para instalação da CPI.
Para o líder do PDT, as diferenças dos números em vários municípios são muito superiores à margem de erro que as próprias pesquisas apresentam, distorcendo a realidade das intenções do eleitorado.
 “As pesquisas eleitorais são um fator importante na construção do voto do eleitor. Muitas pessoas se deixam levar pelas pesquisas para definir seu voto. Ultimamente temos observado que em alguns institutos, de uma forma muito vergonhosa, estão usando resultados distorcidos de pesquisas para induzir o eleitor a votar em um determinado candidato. Temos recebido denúncias do país inteiro. Por isso é muito importante criarmos essa CPI para investigarmos os problemas que ocorreram com os institutos de pesquisas nas eleições”, alega.
O deputado cita como exemplo as pesquisas para o pleito na Paraíba, Piauí, Paraná, Pará e Ceará. As pesquisas são um poderoso elemento de marketing na campanha eleitoral: o candidato mais bem avaliado nas pesquisas muitas vezes usa esses números para desmoralizar os oponentes durante as campanhas, e convencer eleitores indecisos a votarem nele.
O chamado “voto útil” é outro efeito direto das pesquisas eleitorais: quando um eleitor percebe, por meio de uma pesquisa, que o candidato preferido dele tem poucas chances de ganhar, ele muitas vezes decide votar em outro candidato que tenha mais chances de ser eleito.
“O PDT juntamente com vários outros partidos estará coletando assinaturas para que possamos instalar uma CPI nessa Casa para apurar fraudes desses institutos de pesquisa, através da manipulação de números e desvios de análises estatísticas, que estão distorcendo de forma criminosa as tendências pré-eleitorais. Como resultado desta CPI, além da punição de institutos fraudadores de pesquisas, poderemos elaborar um projeto de regulamentação para elas. Defender a moralidade das pesquisas é verdadeiramente defender a democracia no Brasil”.

CONSELHO REGIONAL  DE MEDICINA
INVESTIGA O MOACYR DO CARMO
 O Hospital Municipal Doutor Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, que já chegou a atender cerca de 1,2 mil pacientes diariamente e hoje faz pouco mais de 300, vem enfrentando sérios problemas administrativos. Por isso, fiscais do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) estiveram nesta quinta (17) na unidade para investigar denúncias de irregularidades. Eles vistoriaram as instalações do setor de emergência e o centro de tratamento intensivo (CTI).
De acordo com a presidenta do conselho, Márcia Rosa de Araújo, entre as denúncias está a de que a prefeitura há oito meses não faz o repasse de verbas a uma organização social civil de interesse público (Oscip), responsável pela administração do hospital, que não teve o nome divulgado. Segundo a presidente do Cremerj, a falta de recursos atinge diretamente a qualidade do atendimento.
“Isso nos preocupa muito, porque nós temos uma população que precisa desse atendimento. Ela não pode depender se a prefeitura repassa, ou não, os recursos. Se o prefeito foi ou não reeleito, e se recusa a repassar a verba para o hospital. Ela [a população] não tem culpa disso”, disse.
Entre os problemas constados pelo conselho estão a perda de 12 leitos de internação em uma das enfermarias e a suspensão das cirurgias eletivas por causa da falta de insumos médicos. De acordo com Márcia Rosa, a falta de dinheiro também prejudica a remuneração dos profissionais que atuam na unidade. Ela ressaltou que o atraso no pagamento tem causado a saída de médicos, desfalcando as equipes.
“Nós recebemos varias denúncias de que a prefeitura não tem feito o repasse para o instituto que faz a gestão da unidade. Isso tem feito que haja redução no atendimento. Tem diminuição de recursos humanos e de médicos plantonistas no CTI. Existe uma diminuição nas cirurgias feitas no mês. Em torno de 300 cirurgias estão deixando de ser feitas por causa da falta de pagamento à empresa que administra o hospital”, disse.
Esta é a segunda vez que o Hospital Moacyr do Carmo é alvo de uma vistoria do Cremerj. Em agosto, conselheiros da entidade estiveram no local e presenciaram situação idêntica a da encontrada durante a vistoria desta quarta-feira.
Apesar do hospital ser de responsabilidade da prefeitura de Duque de Caxias, a presidenta do Cremerj informou que vai se reunir com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, para traçar medidas emergências para a unidade. Segundo ela, o estado tem por obrigação vistoriar e fazer com que as prefeituras forneçam e garantam aos seus moradores atendimento médico de qualidade.
Márcia Rosa também declarou que vai enviar ao Ministério Público Estadual o relatório da vistoria feita no Hospital Doutor Moacyr do Carmo e que, em dezembro, instalará um escritório do Cremerj no município para acompanhar de perto a situação da unidade a fim de garantir aos moradores da região um atendimento hospitalar digno.

JORNALISTA AGREDIDA POR
ASSESSOR DE CANDIDATO

Foi registrado em Boletim de Ocorrência da 5ª Delegacia Policial, no Centro do Rio, denúncia de uma jornalista, contratada para trabalhar na equipe de produção dos programas de TV para o candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier. A agressão, com socos e pontapés, além de ofensas verbais, teria ocorrido na sexta-feira (12), depois de um desentendimento entra a vítima, Claudia de Freitas Queiroz, e o assessor do candidato, Wallace Alves de Souza.  
Segundo a jornalista, contratada pela empresa Geted Produção de Vídeo as ameaças por email e a agressões físicas e verbais seriam motivadas por  desavenças com outros integrantes da equipe de produção dos programas de TV, da qual ela teria pedido desligamento, que foi negado pelo agressor.
Ela chegou a pedir ajuda pelo telefone 190 da PM, mas, pressionada por outros integrantes da equipe,  acabou desistindo do pedido, preferindo chamar  um táxi e voltar para casa, indo mais tarde à 5ª DP, onde registrou o Boletim de Ocorrência e foi encaminhada a exames de corpo de delito no IML.
Com medo de represálias por parte de assessores do candidato, a jornalista reuniu a família e saiu de casa, pois um dos agressores, o técnico de animação Ramon Carrera, que atua como roteirista do programa eleitoral, é servidor do Tribunal de Justiça do Estado e não esconde o seu desejo de vingança.

GOVERNADOR  AGORA ADMITE
A MUNINICIPALIZAÇÃO  DA ÁGUA

No comício realizado quarta-feira (17), às 14 horas [por conta das desventuras da “Carminha”], em discurso para cerca de cinco mil pessoas na Praça do Relógio, o governador Sérgio Cabral admitiu, pela primeira vez, a municipalização de distribuição de água no município, projeto que agora integra o programa de governo do candidato Washington Reis (PMDB), apoiado pelo governador e que disputará o segundo turno com o ex secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso (PSB).
Na proposta do candidato do PMDB, a Cedae, cuja concessão foi prorrogada no seu Governo  (205-2008) por 30 anos,  continuaria a fornecer  a água tratada, mas a rede distribuidora seria da responsabilidade do município, inclusive a construção de reservatórios. Ao lado do vice Luis Fernando Pezão e do prefeito Eduardo Paes, reeleito na Capital, o governador repetiu que tem uma longa parceria com Washington Reis, que deverá ser retomada em 2013, se o seu candidato vencer o segundo turno.
“Todos já sabem da minha parceria de mais de 20 anos com Washington Reis. Já anunciei aqui, nessa mesma praça, a implantação de UPP’s para garantir a segurança da cidade, assim como dei minha palavra que Washington terá total apoio para criar a Companhia Municipal de Água e Esgoto. Além de tudo eu sei que muitas ações conjuntas, como a criação do Bilhete Único Intermunicipal, ajudaram o trabalhador caxiense. Agora eu garanto que também implantaremos o sistema BRT em Caxias. A Dilma está com a gente e, com Washington na Prefeitura, veremos Caxias voltar a crescer”, afirmou o governador.
Em seu discurso, o prefeito carioca Eduardo Paes relembrou que o Washington Reis sempre brigou pela cidade, fazendo menção à Universidade do Esporte, que se tornará a Universidade Estadual da Baixada. “Quando eu era secretário de Esportes, Washington Reis já atento a possibilidade de sediarmos as Olimpíadas, brigou para trazer esse projeto para a baixada para formar jovens competidores. Então, Washington é aquele prefeito que tem credibilidade para ir à capital ou a qualquer outra cidade e implantar parcerias, como faremos com o BRT, que será interligado”, completou o prefeito carioca que acaba de ser reeleito.
A inoperância da Cedae faz a alegria dos donos de carros pipas em Duque de Caxias

RÁPIDAS

•  Depois do comício em Duque de Caxias, o governador seguiu para Nova Iguaçu, onde participou de outro comício, desta vez com o candidato  Nelson Bornier, que disputará o segundo turno contra a prefeita Sheila Gama, do PDT, que tem como vice o ex presidente do Diretório Regional do PT, Alberto Cantalice.
•   Lançado como pré candidato a vice de Dilma Rousseff  em 2014 pelo prefeito Eduardo Paes, Sérgio Cabral voltou a utilizar a  sua metralhadora verbal giratória, concentrando o fogo no também governador Eduardo Campos, de Pernambuco e presidente nacional do PSB.
•  No seu discurso em Nova Iguaçu, Sérgio Cabral apontou o governador Eduardo Campos, que também almeja ser o vice de Dilma, como inimigo público Nº do Estado do Rio
•  Para o governador fluminense, o pecado mortal do seu colega pernambucano é  defender publicamente e de peito aberto uma distribuição mais ampla dos royalties do petróleo. Cabral prefere negociar por trás dos bastidores, como fez semana passada em sua visita a Brasília, onde cobrou da Presidente Dilma uma indesculpável neutralidade nas eleições na Baixada, embora o PT apóie os candidatos Alexandre Cardoso (PSB)  em Duque de Caxias, e Sheila Gama (PDT), em Nova Iguaçu.
•  Para o caixeiro viajante, atualmente hospedado no Paládio Guanabara, todos os fins justificam os meios, mesmo que sejam imorais/ilegais.
•  A vereadora Fatinha, líder do prefeito na atual Câmara de Vereadores e que foi reeleita, decidiu apoiar Alexandre Cardoso, diante da decisão de Zito de ficar neutro no segundo turno. O mesmo caminho foi seguido pelo suplente de vereador Vinicius Veiga. Já a professora Roberta Barreto estreou na campanha de Washington Reis no comício de quarta-feira, na Praça do Relógio.
•  Quem também se decidiu pela neutralidade no segundo turno em Caxias foi a deputada Claise Maria Zito (PSD),  No primeiro turno, ela se esquivou de apoiar o candidato do seu partido, Dica, por conta de um compromisso firmado com o prefeito caxiense.
•  Agora, foram os projetos da deputada na área da proteção à infância, adolescência e idosos, negociados diretamente com Sérgio Cabral, que falaram mais alto. Resta saber se Cabral irá cumprir com o prometido.
•  Na “guerra” particular entre as Secretarias de Saúde do Estado e do município, que sai perdendo, sempre, é o cidadão que mora em Duque de Caxias, paga seus impostos em dia e não pode morrer na fila dos postos de saúde e dos hospitais por falta de médicos, equipamentos e até remédios.
•  Em uma nota, a Secretaria de Saúde do município informou que a estabeleceu parceria com uma Oscip para a gestão do Hospital Moacyr do Carmo, após acordos firmados com o governo do estado, que repassaria ao município R$ 2,5 milhões por mês como auxílio para a manutenção da unidade. A secretaria admitiu que o pagamento à empresa não está sendo feito desde abril, porque o governo do estado não faz o repasse do auxilio há seis meses.
•  De acordo com Secretaria de Saúde do Estado, “em abril de 2012, a prefeitura de Duque de Caxias solicitou ao governo do estado uma ajuda extra para o custeio. Foi assinado, portanto, um convênio – por meio da Resolução 301, publicada no Diário Oficial em 9/5/2012 - vinculando o repasse de R$ 33 milhões em 15 parcelas ao cumprimento de metas de atendimento. Foram repassados, inicialmente, R$ 6 milhões.
•  Ainda segundo a nota da Secretaria Estadual de Saúde, no último 2 de agosto, a secretaria emitiu programação de desembolso para repasse à unidade no valor de R$ 2,5 milhões; totalizando R$ 8,5 milhões apenas referente à resolução pactuada com a prefeitura [Resolução SES 301 de 13 de abril de 2012]. "Até o momento, no entanto, a prefeitura não vem apresentando as metas de produtividade de cirurgias ortopédicas, condicionantes ao repasse de verbas, motivo pelo qual este [repasse] está suspenso”, diz a nota.
•  A secretaria destaca ainda que “a situação em que se encontra o hospital [Moacyr do Carmo] é anterior ao convênio, apesar de a Secretaria de Estado de Saúde já ter repassado à prefeitura, para o funcionamento do  Hospital Doutor Moacyr  do  Carmo, mais R$ 40,5 milhões, de 2009 a 2012. E vem repassando outros valores para custeio de medicamentos e para a atenção básica”.
•  No comício em Duque de Caxias, quem acusou Eduardo Campos de ser Inimigo Público Nº 1 foi o deputado federal Washington Reis, que disputa o segundo turno com o também deputado federal Alexandre Cardoso, do PSB. Curiosamente, há poucos dias, o candidato socialista declarou que seu candidato
•  Convicto de que ganhará o segundo turno, o candidato Washington Reis já começou a montar o seu secretariado. A importantíssima secretaria de Desenvolvimento Econômico, encarregada da ponte do governo municipal com o empresariado, foi oferecida á Firjan, que indicará o titular para aquela pasta.
•  A concorrida reunião do  Conselho Empresarial Firjan/Caxias  realizada terça-feira (16), quando foi apresentado o documento “Visões de Futuro da Baixada Fluminense - área II”, um prognóstico do desenvolvimento da região nos próximos 5 a 15 anos,  teve a presença dos candidatos Alexandre Cardoso (PSB) e Washington Reis (PMDB), que disputam dia 28 o segundo turno em  de Duque de Caxias.
•  O  documento foi apresentado por Cristiano Prado, gerente da Área de Competitividade Industrial do Sistema FIRJAN e pelo especialista em competitividade e desenvolvimento, Riley Rodrigues, que falou sobre os potenciais e problemas do município.
•  “A região de Duque de Caxias vai concentrar grande parte dos investimentos do setor petroquímico e gás químico do estado, ativando vários setores da economia do município. Isso vai criar um crescimento populacional muito grande, mais empregos atraindo as pessoas, com isso são criados alguns desafios que tem que ser solucionados para que o crescimento econômico seja equilibrado com o desenvolvimento social”.
•  Os dois  candidatos tiveram uma hora  cada um, para apresentar suas propostas e discutir com os empresários as possíveis soluções para problemas crônicos que interferem no desenvolvimento industrial do município, como dificuldade no relacionamento com o governo, falhas no abastecimento de água, eletricidade, internet, gás natural, problemas na infraestrutura de transporte e habitação, a criação, preservação e adequação de distritos industriais.
•  “Duque de Caxias tem distritos industriais,  que precisam ser qualificadas com serviços de água, saneamento, tecnologia de informação, gás natural, acesso para empresas e trabalhadores”, disse Riley Rodrigues.
•  Alexandre Cardoso foi o primeiro a se apresentar e propôs uma integração com as universidades instaladas na região e a criação de um escritório de projetos para pleitear recursos de agências de fomento.
•   “Eu não conheço nenhuma empresa de Duque de Caxias que tenha alguma interação com as universidades daqui. Qual a empresa de Duque de Caxias que nos últimos 10 anos captaram recursos do BNDES ou de instituições de pesquisa? Uma cidade como a nossa tem que ter uma agência de captação de recursos, um escritório de projetos. Precisamos integrar a prefeitura com os cidadãos, empresas, universidades e instituições, como já é feito em Campinas e Curitiba, por exemplo”.
•  Já  Washington Reis falou sobre as ações de seu mandato como prefeito e deputado voltados para resolver problemas dos empresários, como a dificuldade no fornecimento de gás e da obtenção de licenças ambientais.
•   “No meu governo eu consegui autonomia no licenciamento ambiental. antes tínhamos que esperar quatro anos para o licenciamento na FEEMA que era objeto de ódio de qualquer empreendedor. Nós criamos a lei ambiental do município que permitiu 90% dos licenciamentos. A questão do gás é importantíssima para a cidade. Como deputado federal trabalhei no projeto do novo gasoduto da REDUC que vai até a Avenida Brasil passando por Vila Kennedy e vai aumentar a capacidade da CEG em 50%, acabando com a falta de gás”.
•  Em resposta ás demandas dos empresários os candidatos apresentaram propostas em comum de municipalizar o abastecimento de água, apontado como o principal problema do município, aumentar o número de estações de trem metropolitano, e construir novos acessos e viadutos para a cidade.
•  Elaborado entre julho de 2011 e agosto de 2012, o documento “Visões de Futuro” é o resultado da mobilização de mais de mil empresários, técnicos do Sistema FIRJAN e representantes do poder público e da sociedade organizada para definir caminhos possíveis, ou prováveis, que o estado do Rio de Janeiro poderá seguir, conforme as particularidades regionais, estabelecendo os principais motores de crescimento, as oportunidades e desafios no horizonte de 5 a 15 anos à frente.
•   “Esse tipo de discussão com os candidatos é essencial para a indústria. Isso permite que os empresários exponham seus pleitos, percebam como os candidatos pretendem lidar com os problemas da cidade e permitem que o setor empresarial possa dar contribuições para o desenvolvimento da região. É muito importante para o sistema FIRJAN promover esse debate e expor aos candidatos a sua visão” concluiu Cristiano Prado.
•  Para quem gosta de boa música, o Teatro Municipal Raul Cortez, no centro de Duque de Caxias, apresenta nesta sexta-feira (19), a Orquestra Resplandecer, uma das mais conceituadas Big Bands da cidade e  que pretende, mais uma vez,  emocionar o público com composições nacionais e internacionais regidas pelo maestro Eduardo Acioly. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

BAIXADA VERÁ A ÓPERA  DO MALANDRO
NO  TEATRO MUNICIPAL  RAUL CORTEZ

O festejado musical de Chico Buarque será apresentado no palco do teatro da Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, em montagem da Cia de Teatro Contemporâneo, cujo texto aborda a discussão de como o dinheiro pode influenciar no caráter de cada um, pois como disse o próprio Chico Buarque: "Na Ópera do malandro não há heróis, todos os personagens vivem em torno do capital”.
As apresentações serão neste sábado (20h) e domingo (19h), e os ingressos custam  R$30 (inteira), R$20 (inteira antecipada) e R$15 (meia-entrada) e a classificação é para maiores de 16 anos. Classificação 16 anos.
Para os baixinhos, o Raul Cortez oferece “AS FADAS DE ABRACADABRA”, com Texto e Direção de Celio Franco, tendo no elenco Elisa Caldeira, Isabele Brum, Celio Franco, Charles Viana e Jorge Gaia.

 No palco, magia, duendes, magos, bruxos e fadas... O espetáculo conta a história de duas fadas aprendizes, Ametista e Esmeralda, que resolvem se aventurar pela Floresta do Abracadabra.
 As apresentações serão neste sábado (20) e domingo (21), sempre às 16h. Os ingressos custam R$ 14 (inteira),  R$10 (inteira antecipada) e R$7 (meia) e a classificação é  Livre.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE

TRIBUNAL TERÁ DE EXPLICAR
COMO GASTOU R$ 174 MI

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu prazo de dez dias, a partir de desta terça-feira (16), para que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro preste esclarecimentos sobre os valores envolvidos na construção do prédio da instituição na capital fluminense. De acordo com o corregedor nacional do CNJ, ministro Francisco Falcão, ao fim do prazo uma sindicância será aberta para investigar suspeitas de superfaturamento nas obras.
Relatório de inspeção realizada pelo conselho no TJRJ aponta acréscimo de 23,63% entre o valor inicial do contrato firmado com a Delta Construção, R$ 141,4 milhões, e o final, que alcançou R$ 174,8 milhões.
"Diante do relatório da inspeção, ainda na época da ministra Eliana Calmon [antecessora de Francisco Falcão no cargo], que aponta possíveis irregularidades na construção do prédio do Tribunal de Justiça do Rio, só resta a esta corregedoria instaurar procedimento para que se averigue se realmente houve superfaturamento na obra. Se ficar comprovado que houve, serão tomadas as medidas com todo o rigor”, disse, no intervalo da sessão plenária do CNJ.
Pelo ofício, encaminhado  ao TJRJ, o tribunal deverá informar quem foram os coordenadores das despesas ligadas à obra e as autoridades administrativas que participaram da formalização dos contratos.
Francisco Falcão evitou antecipar nomes envolvidos nas suspeitas, assim como falar sobre a gravidade dos fatos que compõem o relatório. “Não posso me antecipar até sob pena de invalidar as investigações. Temos que trabalhar em silêncio no momento.”
Ele acrescentou que a abertura de sindicância cabe ao próprio corregedor e que o procedimento administrativo decorrente dela depende da autorização do conselho. Falcão destacou que a sindicância deve durar entre 30 e 60 dias, “dependendo da gravidade e do tamanho dos fatos”, mas ressaltou que o trabalho será feito “com a maior brevidade possível, sem atropelar o amplo direito de defesa”.
Segundo a  Agência Brasil, embora procurados por repórteres da agência oficial do Governo Federal, nem o TJRJ, muito menos a Delta Construção, retornaram alguma resposta.

GENOINO, DELÚBIO E MARCOS VALÉRIO
CONDENADOS EM MINAS GERAIS

A Justiça Federal em Minas Gerais condenou vários réus que figuram na Ação Penal 470, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um caso derivado das apurações que deram origem ao processo do mensalão. Entre os condenados, estão o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério. Eles foram condenados por falsidade ideológica. A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.
O processo trata de empréstimos feitos pelo Banco BMG ao PT, por intermédio do grupo de Marcos Valério. No STF, embora os empréstimos do BMG sejam citados em vários momentos, só foram denunciados os réus ligados ao Banco Rural. O processo foi desmembrado, porque o caso BMG precisava de mais apurações antes do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público Federal (MPF).
Na decisão, a juíza Camila Franco e Silva Velano, da 4ª Vara Federal em Belo Horizonte, afirmou que os empréstimos foram fraudulentos, porque o PT não tinha garantias de que poderia pagar a dívida. “Os dirigentes autorizaram o crédito, sabendo que os empréstimos não seriam cobrados; os avalistas formalizaram a garantia, sabendo que não seriam por elas cobrados; os devedores solidários neles se comprometeram, sabendo que por eles não seriam cobrados.”
A juíza condenou os réus do Banco BMG por gestão fraudulenta de instituição financeira e os do núcleo político e publicitário por falsidade ideológica – esses réus chegaram a ser denunciados por gestão fraudulenta, mas uma liminar no STF impediu que eles fossem julgados por esse crime.
As maiores penas foram definidas para os dirigentes da instituição financeira: Ricardo Annes Guimarães (sete anos de prisão), João Batista de Abreu (seis anos e três meses) e Flávio Pentagna Guimarães e Márcio Alaôr de Araújo (cinco anos e seis meses de prisão).
Marcos Valério recebeu pena de quatro anos e seis meses de prisão, enquanto Delúbio Soares, José Genoino e Ramon Hollerbach foram condenados a quatro anos. Cristiano Paz foi condenado a três anos e seis meses e Rogério Tolentino a três anos e quatro meses.

“AVENIDA BRASIL“ ATRAPALHA 
COMÍCIO DE WASHINGTON REIS

Tradicionalmente promovido à noite, para aproveitar que a maioria da população que trabalha durante o dia,  e está retornando para casa no inicio da noite, o comício do candidato Washington Reis, que será realizado nesta quarta-feira (17), em Duque de Caxias, na Praça da Emancipação, mais conhecida como Praça do Relógio, será realizado na hora do almoço. Nem o governador, muito menos o candidato querem desagradar os fãs da “Avenida Brasil”, saga que chegará ao fim na próxima sexta-feira. Até lá, todo mundo vai querer saber quem matou o “Max”, um vilão de quinta categoria, mas que foi brilhantemente encarnado pelo Marcelo Novaes.
O comício deverá reunir no palanque do ex prefeito, o governador Sérgio Cabral e o prefeito reeleito da capital, Eduardo Paes, numa tentativa de mostrar que o eleitor caxiense não terá outra opção se quiser eleger um prefeito em perfeita sintonia com o governo do estado, o que garantiria, segundo as promessas de campanha, apoio financeiro para tirar Duque de Caxias do buraco, a que a cidade foi levada pela desastrosa política econômico financeira comandada pelo Dr. Sérgio Rui Barbosa, atual secretário de Desenvolvimento e Gestão do Estado. Parente distante do famoso advogado baiano, que surpreendeu o mundo com a sua participação no Tribunal de Aia, na Holanda, no Século passado, o Dr. Sérgio Rui Barbosa negou a antecipação de receita para financiar as obras feitas pela prefeitura no Governo do Sr. Washington Reis, como o estádio Marrentão, em Xerém, o Hospital Moacyr do Carmo, que ainda tem dois pavimentos por concluir, a reforça da estação ferroviária, onde foram enterrados mais de R$ 43 milhões na construção de uma passagem subterrânea, fechada desde dezembro do ano passado por insistentes infiltrações, bem como uma escada rolante que funciona no sistema vagalume, ficando mais tempo parada do que funcionando.
Agora, o governador Sérgio Cabral, com reforço do Sr. Eduardo Paes, tenta convencer o eleitor caxiense de que a cidade vai ganhar BRTs, terá água encanada com fartura e o lixo será levado de graça para Seropédica, numa forma de compensação pelos transtornos causados á cidade durante mais de 30 anos pelo lixão do Jardim Gramacho, fechado em junho para melhorar a biografia do prefeito carioca junto aos ambientalistas.

NOVO PREFEITO DE CAXIAS TERÁ
 R$ 2,39 BI PARA GASTAR  EM 2013

Em entrevista ao jornal Capital & Negócios, publicada nesta terça-feira, o prefeito Zito informou que enviou no último dia 4 para a Câmara de Vereadores o Orçamento para 2013, que prevê receita e despesa de R$ 2,39 bilhões.
Na entrevista, Zito se mostrou conformado com o resultado da eleição, em que ficou em terceiro lugar. Para o prefeito, o seu governo, que ele reconhece que deixou a desejar, foi julgado por quem deve fazê-lo: o povo.
Para Zito, o povo é soberano e indicou, através do voto, aqueles que vão disputar o segundo turno nesta eleição. “O processo democrático é assim e temos que respeitar e torcer pela cidade, pois moro aqui e quero
o melhor para Duque de Caxias” afirmou o prefeito.
Num balanço rápido do seu terceiro mandato, o prefeito afirmou que entregou a Escola de Educação Integral Hermínia da Silva Caldas, no bairro Centenário, para mil alunos, e que ouras  cinco estão em construção no Jardim Anhangá, Jardim Gramacho, Campos Elíseos, Pilar e Nova Campinas.
O prefeito reafirma que teve dificuldades no plano econômico financeiro devido à antecipação de receitas feitas pelo antigo gestor (Washington Reis), como os royalties de petróleo e o IPTU das grandes empresas, além das dívidas com os servidores públicos. “Isso refletiu na saúde, na limpeza urbana e na infraestrutura” admitiu Zito.

RÁPIDAS

  Os caminhoneiros contratados pela Locanty para fazer a colega de lixo na Cide fizeram na manhã desta terça-feira um enlouquecedor buzinasso, percorrendo, em marcha lenta e fila indiana, as principais ruas da cidade. O protesto era contra o atraso no pagamento dos seus serviços, essenciais para garantir a qualidade de vida da população.
  Os caminhões exibiam juma faixa informando que estão há três meses sem receber pelos serviços prestados.
 Na semana passada, quem protestou foi o SEPE, que cobra o pagamento dos salários até o 5º dia do mês seguinte, como prevê uma lei aprovada pela Câmara, vetada pelo prefeito, mas que a maioria derrubou o veto. Os aposentados e pensionistas, que recebem pensões e proventos do IPMDC, só nesta terça (16) viram a cor do dinheiro relativo ao mês de setembro.
  O Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Duque de Caxias (GGI-M) volta a se reunir nesta quarta(17), às 9h30, na sede da Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe). Nestes encontros, realizados uma vez por mês, são discutidas ações voltadas para melhoria na segurança pública do município, visando à qualidade de vida da população. O encontro contará com a participação do secretário de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves Neto.

  Do GGI-M participam autoridades dos poderes público municipal, estadual, federal, e representantes da sociedade civil organizada. A última reunião aconteceu dia 26 de setembro, na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Centenário, e contou com delegados da Polícia Civil, representantes da Polícia Rodoviária Federal e teve a presença do sociólogo Luiz Carlos Fiore, do Comitê de Articulação Local dos Territórios da Paz/RJ, pertencente ao Ministério da Justiça. O secretário executivo do GGI-M é o advogado Fabrício Gaspar Rodrigues (foto). Subsecretário de Governo do município.
  A Assecampe fica na Rodovia Washington Luiz, junto a Refinaria Duque de Caxias (Reduc),em Campos Elíseos.
  As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.
  O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.
  Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

  Uma antiga aspiração dos professores, a tramitação do projeto na Câmara será um desafio para as instituições que representam o magistério em todo o País. Considerando-se que os deputados tentarão se reeleger em 2010, será difícil algum parlamentar se posicionar contra o projeto, salvo se algum valor mais alto se contrapor, como por exemplo, alguns governadores de Estado, que consideram a Educação como uma despesa inconveniente.
  Afinal, se o eleitor aprender a ler e escrever, ele poderá ler os jornais e revistas e acabar descobrindo que o político que elegeu é apenas um intermediário num emaranhado de interesses privados. Afinal, foram os políticos que se uniram para combater o projeto do professor Paulo Freire, que defendia a alfabetização de todos os brasileiros como forma de libertá-lo não só da ignorância, mas dos políticos profissionais.
  A desembargadora Letícia Sardas, vice-presidente do TRE-RJ, determinou que o 2º turno em Petrópolis será disputado entre Bernardo Rossi (PMDB) e Paulo Mustrangi (PT). A magistrada acatou pedido de medida liminar em mandado de segurança impetrado pela coligação "Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PRB, PP, PTB, PSL, PSC, PPS, PRTB, PSBD, PSD) e suspendeu a decisão do juiz eleitoral da 85ª ZE, Alexandre Teixeira de Souza, que havia apontado Rubens Bomtempo (PSB) como concorrente de Rossi no pleito de 28 de outubro.
  "O ordenamento jurídico prevê como candidatos aptos a concorrerem ao segundo turno da eleição apenas aqueles que, tendo concorrido ao pleito, obtiveram o maior número de votos válidos. Não é esta a situação daquele que teve o seu registro de candidatura indeferido, ainda que a decisão não tenha transitado em julgado, como é o caso de Rubens Bomtempo", redigiu a desembargadora.
  No 1º turno, Rossi, com 52.951 votos, foi o primeiro colocado, à frente de Bomtempo, que recebeu 50.320 votos, e de Mustrangi, que teve 45.060. Os votos de Bomtempo, no entanto, foram considerados nulos e totalizados à parte, uma vez que o seu pedido de registro foi indeferido pelo colegiado do TRE-RJ. O recurso do candidato ainda será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
  A impressionante cifra de Duzentos milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, de países em desenvolvimento não completaram o ensino primário, equivalente ao ensino fundamental no Brasil, e precisam de caminhos alternativos para adquirir habilidades básicas para o emprego. O número representa 20% da população desses países nessa faixa etária e foi apresentado no 10º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, publicado hoje (16) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  O relatório mostra que a população jovem do mundo é a maior que já existiu e que um em cada oito jovens está desempregado. Além disso, mais de 25% estão em trabalhos que os deixam na linha da pobreza ou abaixo dela, equivalente a um rendimento inferior a US$ 1,25 por dia. O documento ressalta que “a profunda falta de qualificação da juventude é mais nociva do que nunca”, neste momento de crise econômica que continua afetando sociedades de todo o mundo. 
  A publicação avalia que houve progresso significativo em algumas regiões, mas poucas estão no caminho para atingir as seis metas previstas no Acordo de Dacar (Senegal), assinado por 164 países durante a Conferência Mundial de Educação de 2000. Pelo acordo, até 2015 devem ser cumpridas as seguintes metas: expandir cuidados na primeira infância e educação; universalizar o ensino primário; promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos; reduzir o analfabetismo em 50%; alcançar a paridade e igualdade de gênero; melhorar a qualidade da educação.
  Em todo o mundo, 250 milhões de crianças em idade escolar primária não sabem ler ou escrever, frequentando ou não a escola. Entre os adolescentes, 71 milhões estão fora da escola secundária, perdendo, segundo a pesquisa, a oportunidade de adquirir habilidades vitais para um emprego digno no futuro. 
As populações jovens pobres são as que mais precisam de capacitação, principalmente das áreas rurais.
   “Muitos jovens fazendeiros, com problemas de escassez de terras e efeitos da mudança climática, não têm sequer as habilidades básicas necessárias para se proteger e se sustentar”, conclui o estudo. No Brasil, aqueles que moram na zona rural têm o dobro de chance de ser pobres e 45% não completaram o ensino fundamental.
  Segundo a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, o mundo está testemunhando uma geração jovem frustrada pela disparidade crônica entre habilidade e emprego. “A melhor resposta à crise econômica e ao desemprego de jovens é assegurar a capacitação básica e relevante de que precisam para entrar no universo do trabalho com confiança”, disse. Para ela, esses jovens precisam ter caminhos alternativos para a educação, para conseguir as habilidades necessárias à sobrevivência, a viver com dignidade e contribuir com suas comunidades.
  O relatório mostra ainda que não investir nas habilidades de jovens tem efeitos de longo prazo visíveis em todos os países. Mesmo nas nações desenvolvidas, a estimativa é que 160 milhões de adultos, ou 20% deles, não tenham requisitos mínimos para se candidatar a um emprego, como ler um jornal, escrever ou fazer .

domingo, 14 de outubro de 2012

BAIXADA URGENTE

DOIS JOSÉS FAZEM
SUCESSO NA TELINHA

A História política recente do País reuniu, embora figurativamente, dois Josés que vem desempenhando, ao longo dos últimos anos, papéis importantes tanto dentro, como fora do Partido dos Trabalhadores, um como dirigente, o outro como ator, mas de militância comprovada no PT.
Enquanto Jose Dirceu é manchete diária nos telejornais por conta do julgamento do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, José de Abreu é sucesso na telinha por conta do brilhantismo com que vive o “Nilo” na novela “Avenida Brasil”. Enquanto um Zé, o Dirceu, tenta reunir os cacos do que sobrou da antiga direção do PT para continuar o projeto de poder do seu partido pelas próximas décadas, o segundo Zé, o Abreu, exibe um “Nilo” invejoso, pusilânime, amoral e alcoólatra, incapaz de enfrentar, com um mínimo de seriedade, o que a vida, mesmo na ficção, cobra de todos aqueles que resolvem deixar as coxias para se aventurarem no palco. Como um ex asilado político que retornou ao Brasil utilizando identidade falsa, José Dirceu recomeçou a sua carreira como empresário, sendo bem sucedido, mas o fascínio pelos holofotes da mídia falou mas alto e Zé Dirceu, que chegou ao posto de Chefe da Casa Civil de Lula, queria algo mais significativo em termos de vaidade, queria eternizar o PT no Poder, mesmo que ao preço da desgraça, pessoal e política de todo o seu grupo.
Para os noveleiros, José de Abreu arquiva na História da dramaturgia televisiva o seu impressionante “Nilo” na próxima sexta-feira, deixando saudades nos fãs, principalmente daquele seu risinho debochado, que virou um bordão do personagem. Para os petistas de verdade, aqueles que enfrentaram os porretes da Ditadura sem nunca esmoreceram, resta o consolo de, na vida real, ninguém poder desencarnar do seu papel na História do seu País. Assim como o PTB de Getúlio Vargas, o PDT de Brizola e o MDB de Mário Covas renascem a cada eleição, com mais ou menos votos, o PT de Bicudo (SP), de Vladimir Palmeira (RJ) e de Paulo Delgado (MG) também ressurgirão das cinzas do Mensalão ainda mais forte, sem golpes da Mídia ou de ministros do Supremo, como Lula e seus aloprados insistem em repetir para justificar a odiosa compra de votos no Congresso que o Supremo acaba de comprovar e denunciar.

CABRAL QUER RISCAR
ALEXANDRE DO MAPA
 Embora tenha sido displicente na execução de obras de grade importância para o município – como a duplicação de 15 km da AV. Presidente Kennedy (FOTO) , a construção do Hospital da Mulher de Santa Cruz da Serra e a melhoria no abastecimento de água e no sistema de segurança – o governador Sérgio Cabral resolveu jogar, no segundo turno, todo o peso da máquina do Estado em favor da eleição do deputado Washington Reis (PMDB). O objetivo é tirar o também deputado Alexandre Cardoso, do PSB, do mapa político do estado, visando as eleições de 2014, quando teremos um provável embate PMDB x PSB.
O aprendiz de Hugo Chaves fluminense já começou a dar o troco no segundo turno a quem teve a audácia de se colocou contra os interesses do inquilino do Palácio Guanabara. Como represália por ter aderido à candidatura de Alexandre Cardoso, o governador demitiu, na quinta-feira (11) todos os ocupantes de cargos de chefia no Detran-RJ que haviam sido indicados pelo deputado Dica, do PSD, embora a bancada do partido de Gilberto Kassab participe do rolo compressor do governo na Assembléia Legislativa.
Para esta terça-feira (16), está marcado um grande comício na Praça do Pacificador com a participação do prefeito Eduardo Paes, que acaba de ser reeleito na Capital. O objetivo do governador é promover um “arrastão” pelas ruas da cidade, levando o maior número de eleitores possível para esse comício, de forma a deixar claro quem é o candidato do governador. O que Sérgio Cabral vai tentar é superar Leonel Brizola, que, na primeira eleição para prefeito depois da Ditadura, em 1985, sem ajuda da mídia e sem a internet, conseguiu, em apenas um comício na famosa Praça de Duque de Caxias, virar o jogo, elegendo o professor Juberlan de Oliveira, do recém criado PDT, contra o então poderoso deputado estadual Silvério do Espírito Santo, do PMDB. Dizem os entendidos que a História só se repete como farsa. Resta aguardar a contagem de votos no próximo dia 28 para conferir se o amigo fraternal do empresário Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, conseguirá eleger Washington Reis.

ZITO FICARÁ NEUTRO
NO SEGUNDO TURNO

Considerando o fato de que tanto os candidatos que irão disputar o segundo turno no município, quanto o seu próprio partido pertencem à base de apoio a Sérgio Cabal, o prefeito Zito (PP) decidiu se abster de apoiar qualquer um dos dois. A decisão foi muito bem recebida pelo candidato Alexandre Cardoso (PSB), que está em campo buscando o apoio dos principais colaboradores de Zito na atual administração.
O candidato socialista já conta com o apoio dos deputados estaduais Samuquinha (PR), com Garotinho a tiracolo, Dica (PSD0 e do federal Áureo (PRTB e, nos próximos dias, deverá ser confirmada a data para a vinda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, acompanhado de prefeitos e deputados do partido para reforça a arrancada final de Alexandre Cardoso.
Como terceiro colégio eleitoral e segunda economia do Estado, a prefeitura de Duque de Caxias passou a ser um trunfo de grande valia nas eleições de 2014, quando Eduardo Campos pretende ampliar a bancada federal do partido e agregar novos governos estaduais, com vistas às eleições presidenciais de 2018.

POVO CONTINUA SOFRENDO
NAS FILAS DOS HOSPITAIS

Enquanto os candidatos aproveitam a campanha do segundo turno para vender ilusões, a população continua sofrendo nas filas dos hospitais e postos de saúde. Na segunda-feira, um internauta chegou antes das 7:00hs no Hospital Moacyr do Carmo com a mão direita muito inchada, consequência de um tombo em casa no domingo. Até às 8;00hs, ele não tinha conseguido atendimento, porque o ortopedista do plantão daquela manhã não havia chegado.

Como as dores continuavam, o cidadão-contribuinte-eleitor foi até a UPA 24 Horas do Sarapuí, a poucos quilômetros do Moacyr do Carmo. Lá também não havia médicos e ele foi encaminhado para o Postos de Saúde do Pilar, que atende as 24 horas do dia. Lá também não havia ortopedista. Ele decidiu, então, seguir de ônibus para o Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, onde foi finalmente atendido, fez o Raios-X, que não comprovou fratura, foi medicado e mandado para casa.
O internauta que acompanhou a saga desse caxiense confirmou que essa é a rotina diária de grande parte dos pacientes de Duque de Caxias, onde a rede de saúde foi entregue a instituições privadas, disfarçadas como ONGs, que manipulam as verbas do setor como quiserem, pois o Conselho Municipal de Saúde, que deveria supervisionar e fiscalizar o uso das verbas do SUS no município, há muito tempo deixou de atuar.

RÁPIDAS

Nos bastidores do comício de Washington Reis na Praça Roberto Silveira neste domingo (14), circulava uma informação que pode definir o segundo turno em Duque de Caxias: o PT decidiu rasgar o acordo firmado com o PSB e os petistas foram autorizados a subirem nos trios elétricos do candidato do PMDB.
A decisão, se for efetivada no comício desta terça-feira, com Eduardo Paes e Pezão, não surpreendeu o meio político, pois o PT participava, através da Secretaria de Meio Ambiente, do Governo Washington Reis. No Governo Zito, o partido dos Zés (Dirceu e Genoino) também ocupa, até hoje, a mesma secretaria. Como descobriu Garotinho, o PT é o partido da boquinha.
Algumas figuras da campanha de W. Reis, que já transitaram com desenvoltura nos dois primeiros Governos de Zito (1997-2004), sonham subir no palanque na Praça do Pacificador ao lado de José Dirceu e José Genoino, as estrelas máximas do Processo nº 470, mais conhecido como Mensalão. Para eles, seria a Glória!.
  Embora a campanha por rádio e TV (Canal 11) só comece nesta segunda-feira (15), o PMDB já colocou no You Tub a artilharia pesada que Sérgio Cabral irá utilizar na campanha de “arrasa quarteirão” contra Alexandre Cardoso. 
  No link abaixo o internauta poderá ver exemplo da “qualidade” dos argumentos utilizados pelo governo para impor o seu candidato aos eleitores de Duque de Caxias:
• uma emissora de TV decidiu ouvir as propostas dos candidatos que disputarão o segundo turno em Duque de Caxias para um assunto que a todos atormenta: a Saúde.
O candidato Washington Reis (PMDB), imaginando-se num palanque, desenrolou uma extensa lista de promessas, que iam desde a refundação do Hospital Moacyr do Carmo até a construção de um Hospital de Traumaortopedia municipal.
  Do outro lado, o médico e candidato Alexandre Cardoso (PSB) foi mais cauteloso e realista ao pregar a necessidade do próximo prefeito reabrir o antigo Hospital Duque de Caxias (fechado em janeiro de 2009 por determinação do Conselho Regional de Medicina por falta de condições de segurança para médicos e pacientes), que passaria a funcionar como uma segunda emergência, além da reorganização e do reequipamento dos atuais Postos de Saúde, que passariam a atender durante 24 horas.
  Para o candidato do PSB, o povo está morrendo na porta dos hospitais por falta de médicos, de leitos e até de medicamento, mas não por falta de hospitais, pois o município conta com três: Moacyr do Carmo e Maternidade de Xerém (municipais) e Adão Pereira Nunes, em Saracuruna (estadual).
  Cabe agora aos mais de 600 mil eleitores do município, que irão às urnas no próximo dia 28, escolher qual a opção mais sensata e cabível para um assunto tão importante como o sistema de saúde do município. O eleitor terá 40 segundos para decidir, mas longuíssimos 4 anos para se arrepender da decisão tomada se as promessas do candidato eleito ficarem esquecidas ao pé do palanque.
  O eleitor, principalmente os da Baixada Fluminense e da periferia das grandes cidades, por exemplo, não pode se esquecer que figuras conhecidas como Lula, Dilma Rousseff, José Sarney e Michel Temer, tem a opção do Hospital Sírio Libanês, em S. Paulo, que recebe verbas do SUS, enquanto o resto da população fica meses na fila de espera por um simples exame de laboratório, mesmo que tenha um caríssimo plano de saúde, daqueles que, na publicidade prometem aviões e helicópteros com UTIs, mas, na pratica, negam o básico aos seus associados.
O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, será retomado nesta segunda(15) no Supremo Tribunal Federal (STF) com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto, presidente da Corte Suprema. Sete ministros já se manifestaram sobre o item 7, que se refere a crime de lavagem de dinheiro, na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na denúncia, a prática do crime é atribuída ao ex-deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), à assessora dele Anita Leocádia Pereira da Costa, aos ex-deputados federais João Magno (PT-MG) e a Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, (PT-SP), além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e do assessor dele José Luiz Alves.
Na semana passada, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, mas pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves.
O ministro Luiz Fux seguiu o relator e votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, e pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves.
O ministro-revisor Ricardo Lewandowski votou pela absolvição de todos os réus. Os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e José Antonio Dias Toffoli votaram pela  absolvição de todos os réus.
Na última sessão do mensalão, no dia 12, manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, e disseram aplaudir a atuação da Suprema Corte no julgamento da Ação Penal 470. Um grupo de 15 pessoas cantou o Hino Nacional, ao mesmo tempo em que soltava balões e apresentava faixas com frases anticorrupção.
Semana passada, foi anunciada a venda do controle acionário da Amil para um dos maiores grupos de seguro saúde dos EE.UU., tendo um grande jornal do Rio anunciado que a empresa em questão nascera em Duque de Caxias, a partir da compra da Casa de Saúde São José.
Pessoas próximas à família do Dr. Augusto Azeredo Vianna, um dos fundadores da São José, contestaram a informação, revelando que, em verdade, a Amil surgiu da compra  da Casa de Saúde Somicol – Sociedade Médica Imaculada Conceição – na Rua Correia Mayer, mais tarde transformada no Hospital Mário Lioni, um dos maiores hospitais privados da Baixada.
Aliás, enquanto o Governo vira as costas para a Saúde, empresas do ramo seguro saúde ampliam seus negócios. Em Duque de Caxias, por exemplo, deverá ser inaugurado o maior hospital particular da Baixada, da rede “D’Or”, que irá ocupar o prédio onde anteriormente funcionara uma concessionária Fiat. O prédio, inacabado, foi adquirido e ampliado pelos novos proprietários.
Resta ainda, desativada, a antiga sede da Unimed/Caxias, na movimentada Av. Brigadeiro Lima e Silva (foto), em frente à Delegacia Especial da Mulher. Este foi o primeiro prédio da cidade equipado com elevador panorâmico e comportaria um hospital de médio porte.
O governador Eduardo Campos não perdeu tempo e já convidou o senador Lindberg Farias para trocar o PT, onde é hostilizado publicamente pelo comando nacional do partido, pelo PSB. O neto de Miguel Arraes quer o ex “Cara Pintada”, que ainda tem 6 anos de mandato como senador, batendo chapa nas urnas com Pezão, o candidato preferido de Sérgio Cabral para sucedê-lo em 2014.
Depois de dar uma surra histórica nos petistas de Pernambuco, elegendo um desconhecido deputado estadual como prefeito de Recife, numa campanha relâmpago de apenas 2 meses, depois que o PT resolveu disputar, com o ex ministro Humberto Costa, a importante prefeitura da capital nordestina. Eduardo Costa está preparando o PSB para tirar o PMDB do posto de maior partido do País até 2018. E a possível eleição de Alexandre Cardoso, em Duque de Caxias, seria uma amostra do que será a luta PMDB x PSB.
Milhares de candidatos a prefeito e vereador, que tiveram o pedido de registro negado pelos TREs, mas recorreram ao TSE e aguardam decisão, tiveram seus votos, embora considerados nulos, contados e reservados para posterior decisão. Em Duque de Caxias, se algum dos candidatos que disputaram as eleições amparado por recursos forem derrotados no TSE, essa decisão não irá influir no resultado, pois a votação deles ficou entre 0 e 3 votos.
Quem se deu ao trabalho de examinar todos os mais de 600 nomes de candidatos a vereador em Duque de Caxias descobriu que um sobrenome importante na política do País entre os anos 40 e 60 do século passado foi esquecido pelo eleitor. Trata-se de um neto do famoso deputado Tenório Cavalcante. Só teve um voto para vereador na cidade onde o avô era temido e também admirado como o “Homem da Capa Preta”. Como lamentaria Cícero: Ó tempo, ó mores!
O senador Lindberg Farias não pode mais ser tratado como um ilustre desconhecido por parte de figuras importantes do PT, como José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, condenados no processo do Mensalão. O ex prefeito de Nova Iguaçu acaba de ser condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos por cindo anos. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, numa ação proposta pelo Ministério Público do Estado, mas o senador ainda pode recorrer para o STJ.
Aliás, Lindberg Cardoso acaba de demonstrar que a sua “vingança de Rita” contra Sérgio Cabral vai longe. Depois de conseguir, com apoio de Lula, que Sérgio Cabral abandonasse no “lixão da política fluminense” o até então parceiro preferencial Jorge Picciani na eleição para o Senado em 2010, o ilustre morador da Barra resolveu desembarcar da candidatura da sua vizinha de bairro e ex vice Sheila Gama, do PDT, para ajudar a eleger em Nova Iguaçu o deputado federal Nelson Bornier, que é do PMDB mas inimigo figadal de Cabral. Eta lelê!
  A Missa de 30º Dia em memória de Luiz Carlos dos Santos, o Lucas, será realizada na segunda-feira, dia 15 de outubro, às 19h, na Catedral de Santo Sebastião, na Avenida Governador Leonel Brizola, no centro, em Duque de Caxias. Ele faleceu na noite do dia 15 de setembro, aos 55 anos. A missa de 7º Dia foi na Igreja de São Sebastião, no bairro Gramacho
  Secretário de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias até poucos dias antes de falecer, Lucas era poeta e cronista, tendo publicado alguns trabalhos em jornais da Baixada Fluminense e órgãos alternativos.
  Na década de 90, trabalhou na primeira rádio FM fundada em Duque de Caxias - a Som & Lazer FM -, atuando com desenvoltura na produção e apresentação de programas musicais ao lado do jornalista Josué Cardoso, de quem foi companheiro como membro do Conselho Municipal de Cultura na gestão de Stélio Lacerda na Secretaria de Cultura. Na mesma época, integrou a banda de rock progressivo “O Ventre como vocalista.
  Ao julgar uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado, a Justiça decidiu que a implantação de bilhetagem eletrônica não pode prejudicar o direito dos idosos de terem acesso à gratuidade nos transportes coletivos de Resende, no sul do Estado.
  Com a decisão, para ter acesso gratuito aos ônibus da rede municipal, basta que os maiores de 65 anos apresentem qualquer documento pessoal que comprove sua idade. A medida foi tomada em sentença de primeira instância do TJRJ e em entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  Em 2010, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Resende ajuizou a Ação Civil Pública, com requerimento de liminar, para que a empresa Transporte Urbano São Miguel de Resende Ltda parasse de condicionar a gratuidade dos idosos à confecção de bilhete eletrônico.
  Na época, a Justiça estadual concedeu liminar favorável ao pedido do MP, determinando não apenas que a empresa considerasse suficiente a apresentação de documento pessoal do idoso para conceder-lhe a gratuidade do transporte , mas também que, em nenhuma hipótese, limitasse o direito do idoso de ter livre, pleno e irrestrito acesso aos seus coletivos, seja antes ou depois da roleta, independentemente do número e da localização do assento a ele reservado. A empresa recorreu e o caso chegou ao STJ.
  A partir deste processo, o STJ, então, pela unanimidade de sua Corte Especial, alterou sua jurisprudência, passando a entender que a implantação de bilhetagem eletrônica não pode prejudicar o direito do idoso de ter acesso à gratuidade do transporte coletivo de passageiros mediante apresentação de simples documento pessoal que faça prova de sua idade.
  Essa decisão, embora tenha beneficiado inicialmente os idosos de Resende, no Sul do Estado, poderá ser estendida a outros municípios, bastando para isso que a Procuradoria Geral do Estado acione o Tribunal de Justiça, pois a Lei é para todos.
Antes de encerrar a sessão plenária de quinta-feira (11), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, comunicou aos ministros da Corte que poderá convocar sessões extraordinárias no decorrer desta semana para fazer frente à demanda de recursos pendentes de julgamento
  Ela informou que concluiria o levantamento do quadro de demandas neste final de semana e que dependendo do volume de processos estocados “talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”.
  Neste ano, a Justiça eleitoral recebeu, a partir de julho, mais de 480 mil pedidos de registro de candidatura de pessoas que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições do dia 7. Esses pedidos foram analisados pelos juízes eleitorais e os recursos encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados.
  Após o julgamento dos recursos pelos TREs, cerca de 8 mil candidatos recorreram novamente, agora ao Tribunal Superior Eleitoral. Os recursos chegaram a partir de setembro ao TSE, que vem julgando os casos referentes as eleições 2012 nas sessões plenárias, às terças e quintas-feiras e diariamente em decisões monocráticas dos ministros que integram a Corte.
  O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, será retomado nesta segunda (15) no Supremo Tribunal Federal (STF) com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto, presidente da Corte Suprema. Sete ministros já se manifestaram sobre o item 7, que se refere a crime de lavagem de dinheiro, na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
  Na denúncia, a prática do crime é atribuída ao ex-deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), à assessora dele Anita Leocádia Pereira da Costa, aos ex-deputados federais João Magno (PT-MG) e a Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, (PT-SP), além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e do assessor dele José Luiz Alves.
  Na semana passada, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, mas pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves
  O ministro Luiz Fux seguiu o relator e votou pela condenação dos réus Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto, e pela absolvição de Anita Leocádia, do Professor Luizinho e de José Luiz Alves.
  O ministro-revisor Ricardo Lewandowski votou pela absolvição de todos os réus. Os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e José Antonio Dias Toffoli votaram pela  absolvição de todos os réus.
  Na última sessão do mensalão, no dia 12, manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, e disseram aplaudir a atuação da Suprema Corte no julgamento da Ação Penal 470. Um grupo de 15 pessoas cantou o Hino Nacional, ao mesmo tempo em que soltava balões e apresentava faixas com frases anticorrupção.

BIBLIOTECA DE DUQUE DE CAXIAS
RECEBE O QUARTETO GUANABARA

O Quarteto Guanabara fará apresentação única na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias, às 19h desta terça-feira (16).  O recital integra a série Concertos no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Ministério da Cultura com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), produção da Arte Invest e Focus Rio Produções Culturais.
Através desse projeto, Duque de Caxias já recebeu várias orquestras e grupos, como a Orquestra de Câmara Polonesa Capella Bydgostiensis, o conjunto Chorando à Toa, da Escola de Música da Rocinha, e o Duo Entrerios. A Biblioteca funciona no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. O espetáculo tem entrada franca    
Fundado em 1968, o Quarteto da Guanabara, é um grupo de tradição e excelência no panorama musical brasileiro. Formado atualmente por Daniel Guedes e Gabriela Queiroz (violinos), Daniel Albuquerque (viola) e Márcio Malard (violoncelo), em sua formação original contou com artistas do calibre da violinista Mariuccia Iacovino, do violoncelista Peter Dauelsberg, do violista Frederick Stephany, e do pianista Arnaldo Estrella. Márcio Malard faz parte do conjunto de câmara desde 1983, sucedendo o violoncelista Iberê Gomes Grosso. Depois de um período de silêncio em decorrência da morte de dois de seus membros (o violista Frederick Stephany e Mariuccia Iacovino) e o afastamento do pianista Luis Medalha, o grupo voltou à cena em 2009, com a atual formação. No repertório, serão apresentadas obras de Villa-Lobos e César Franck.

Gabriela Queiroz, Márcio Malard, Daniel Albuquerque e Daniel Guedes formam o celebrado Quarteto da Guanabara