sexta-feira, 30 de novembro de 2007

BAIXADA URGENTE

PARABÉNS P’RÁ CEDAEOs donos de carros-pipas continuam fazendo a festa em Caxias
Enquanto os moradores de Jardim Primavera ganharam água encanada nos anos 50, os fundadores da Vila Meriti só conseguiram água encanada em 1960. Hoje, 47 anos depois do gesto heróico de Roberto Silveira, ao garantir que “Duque de Caxias não passará outro 25 de agosto sem água”, Duque de Caxias volta a depender da velha água de poço. Há 30 dias, os moradores dos bairros Paulicéia, Vila Operaria e 25 de Agosto, que cercam os dois reservatórios construídos por Marcello Alencar e Garotinho, continuam a depender de carros—pipas, cujos donos cobram entre R$ 90 e 120 por viagem, a título de “frete”. Um grupo está propenso a fundar o MAS – Movimento dos Sem Água e “bater lata” na porta do Palácio Guanabara. Na próxima semana, eles deverão se reunir na Praça João Lazaroni, ao lado dos reservatórios da Cedae, para comemorar os 30 dias sem água e sem explicação da empresa para tão prolongada seca. Mas as contas continuam chegando pelos Correios. . .

FOLIAS DE REiS ABREM
OS FESTEJOS DE NATAL

As Folias de Reis, contando com apoio da Secretaria de Cultura, abrem neste sábado, dia 1º, as festividades de Natal, que este ano promete. No próximo fim de semana, o Teatro Raul Cortez apresenta a ópera “O Cientista”, que conta a saga de Oswaldo Cruz e as medidas duras por ele adotadas contra as epidemias no Rio de Janeiro.
Segundo Eduardo Álvares, diretor do espetáculo, a ópera não faz um relato autobiográfico de Oswaldo Cruz e abdica da idéia do tempo. “Procuramos retratar a figura humana riquíssima que ele era, com uma ligação profunda com sua mulher, mas ao mesmo tempo com várias amantes; o que é um campo fértil para ser usado pelo lado fantasioso”.
“Ele vai aparecer como homem de família, como homem mundano e como cientista, que se imola por causa do ideal de sua vida. Vamos falar de amor bandido - não existe ópera sem conflito amoroso. Queremos mostrar a participação fundamental de Oswaldo Cruz na saúde pública brasileira, sem montar hipóteses do contexto social da época. A história de “O Cientista” não mostra a morte de Oswaldo Cruz. “Ele desaparece, como Isolda. É um símbolo iluminado”, explica.
POR QUÊ O TSE TEM TANTO
MEDO DO VOTO IMPRESSO
?

Mais uma vez, os membros do Tribunal Superiro Eleitoral reagem com mau humor diante da possibilidade do Congresso aprovar a obrigatoriedade do voto impresso, mesmo com a votação pelo sistema eletrônico. Pela proposta em discussão numa das Comissões da Câmara, no momento em que o eleitor digitar o “Confirma”, uma impressora, acoplada ao terminal de votação, imprimirá um voto, que será automaticamente depositado numa urna, também acoplada ao terminal. Esse voto impresso só seria considerado no caso de haver impugnação da urna. Hoje, sem a impressão voto-a-voto, é impossível pedir a recontagem de votos, pois o voto é um dado criptografado, que fica retido na máquina. Desde a sua implantação, a votação por meio eletrônico vem encontrando resistência de figuras de destaque não só na vida política, mas também na área acadêmica, não faltando quem questione a segurança do sistema, quando a Inglaterra acaba de anunciar que foram perdidos os dados de 25 milhões de ingleses. Aqui mesmo, no Governo Moacyr do Carmo, durante a transferência do Centro de Informática do Parque Duque para Jardim Primavera, foram perdidos os registros do Cadastro de Imóveis, base de cálculo fundamental para a cobrança do IPTU, a principal receita do Município depois do ICMS. Não podemos esquecer, também, o escândalo da “Proconsult”, empresa contratada na década de 80 pelo TRE/RJ para apurar as eleições no Estado do Rio, fato denunciado pelo engenheiro Leonel Brizola. A perícia constatou que, no programa de apuração, foi inoculado um “Fator Delta”, que determinava a transformação de votos dos candidatos do PDT em votos brancos. E a ação dos "hackers” que desviam dinheiro de contas bancárias é uma prova de que o sistema eletrônico, mesmo com tantas empresas produzindo antivírus, não é 100% confiável. A desculpa de alguns ministros de que a impressão do voto vai atrasar a votação é inaceitável, pois, pelo sistema do voto-papel, a apuração durava até 15 dias, paralisando a Justiça e a vida política o País até que a última urna fosse contada. A proposta em discussão na Câmara não desvirtua o objetivo da celeridade do processo eleitoral, além de dar mais um instrumento de combate às fraudes. Afinal, um pequeno naco do Poder é o objeto de desejo de 10 entre cada 10 candidatos, mesmo que seja apenas para o cargo de Juiz de Paz, isto é, só celebra casamentos. Imagine-se se, além do cargo, o candidato puder dispor de espaço no “Diário Oficial” para publicar nomeações de parentes e amigos?
• A Unigranrio, ex-AFE, encerra nesta sexta-feira (30) a exposição “Êxodos”, que reúne 60 trabalhos do premiado fotógrafo Sebastião Salgado, que retrata a vida como ela é nos quatro cantos do Mundo. A mostra pode ser vista no campus da Rua José de Souza Herdy, no 25 de Agosto, pertinho da Praça Roberto Silveira.
• A Petrobrás insiste em negar nova crise do GNV, mas acaba tropeçando nas próprias palavras ao esclarecei que há gás suficiente para cumprir os contratos firmados até agora com as distribuidoras, isto é, o gás está racionado na fonte para garantir as termelétricas.
• Aliás, a história do GNV remonta a décadas passadas, quando o Governo resolveu incentivar as indústrias a usarem o gás natural de Campos, que continua sendo queimado nas plataformas, em lugar da eletricidade e do óleo combustível. Os “pelegos", que já ocupavam postos de comando na empresa, eram contra a "privatização” da distribuição do gás, mesmo que essa “privatização” fosse feita em favor da CEG, uma empresa controlada pelo Governo do Estado do Rio..
• Para “contornar” o problema, o governo optou por criar uma segunda empresa, a CEG Rio, que ficou encarregada de fornecer o gás natural para as grandes empresas. Assim, a CEG montou a sua central em S. Bento, a poucos metros da REDUC, de onde passou a enviar o produto para diversas empresas da Baixada. A Bayer foi uma das primeiras a utilizarem o novo combustível em seus fornos.
• Com a privatização da CEG e da CEG Rio, os “pelegos’ da Petrobrás resolveram “endurecer”, partindo para o racionamento do GNV, que resultou no “apagão do gás” em outubro, obrigando o governador Sérgio Cabral, tão solícito e subserviente a Lula, a ingressar na Justiça para obrigar a Petrobrás a restabelecer o fornecimento às distribuidoras do Estado.
• Quando a diretora de gás da estatal, Graça Foster, diz que a empresa tem condições de atender ao volume de gás contrato pelas distribuidoras e aos despachos previstos no termo de ajustamento de conduta assinado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a geração de energia elétrica em caso da necessidade de despacho das usinas térmicas, ela apenas confirma que haverá racionamento na hora em que forem religadas as termelétricas, que eram privadas mas foram compradas pela Petrobrás por pressão os “pelegos’”.
• "Para o que temos de compromisso, o que há de contratos em vigor, há gás suficiente.O que não podemos é fornecer, eventualmente, acima do que está nos contratos”. Esse foi o discurso de Graça Foster na cerimônia em que o Governo do Estado entregou a licença para o fundeamento, no interior da Baia da Guanabara, de um navio-tanque, adaptado para a transformação de GLP em GNV.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

BORDEL NÃO COMBINA COM EDUCAÇÃO

Agora que a Secretaria de Educação inaugurou a sua sede própria, na rua Prefeito José Carlos Lacerda, ficou mais chocante o cenário que as professoras têm que enfrentar todos os dias, principalmente as que trabalham e moram “do outro lado da cidade”, desembarcando dos ônibus nas imediações da Praça do Pacificador, que utilizam a passarela do Mercado Municipal para chegar até a Secretaria de Educação. Ao descerem as escadas, ao lado do centro comercial, as professores são obrigados a passarem pela porta do mais novo inferninho da área, o 6º inaugurado nos últimos três meses. São esses inferninhos que anunciam "as melhores gatas da cidade” por apenas R$ 9,99, um desrespeito inaceitável a todas as mulheres, que conta com a tolerância de autoridades que deveriam zelar pela decência e os bons costumes. È inadmissível que, numa cidade que se proclama a segunda mais rica do Estado do Rio, estabelecimentos comerciais ainda “vendem” mulheres como era feito à época da escravidão nas principais cidades do País. Isso só é possível porque temos um Governo não reage quando uma menina de 15 anos é colocada numa cela onde estão 20 homens, ou quando um Delegado de Polícia, com elevado cargo na hierarquia do sistema de segurança do Pará, afirma, perante uma Comissão do Congresso, que a jovem, em momento algum, alegou a sua menoridade, isto é, colocar uma mulher numa cela onde estão presos 20 homens é considerado normal pela Polícia do Pará, estado comandado por uma governadora do PT. Até quando? (Foto: Beto Dias)

Teatro Raul Cortez encena
Ópera sobre Oswaldo Cruz
Em seu primeiro ano de funcionamento, o Teatro Municipal Raul Cortez vai ser palco da ópera “O Cientista”, que conta a história do médico e cientista Oswaldo Cruz. As apresentações, todas gratuitas, serão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, dentro da programação de Natal da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias. “O Cientista” é uma mega-produção operística, encomendada ao maestro Sílvio Barbato por Helena Severo, quando ela presidia a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com libreto elaborado pelo poeta Bernardo Vilhena, o espetáculo terá um coro com 90 integrantes, 40 atores, uma orquestra com 90 músicos, cinco cantores solistas e seis capoeiristas. As apresentações, todas gratuitas, serão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.
Outra estréia em grande gala no Raul Cortez será a apresentação do balé “O Quebra-Nozes”, uma das obras mais populares do compositor russo Tchaikovsky e que participa da programação de dezembro dos maiores teatros do mundo. A coreografia é de Gisele Santoro, que aceitou o desafio da Secretária Dalva Lazaroni de preparar o espetáculo em menos de um mês de ensaios, reunindo o bailarino cubano Luis Ruben Gonzales e os brasileiros Mirna Nijs, Luís Menezes, Paula Penachio, João Faia, Janaína Casteleti, Lana Dantas e Farley Firenze, além de 60 bailarinos, todos selecionados entre os alunos das 12 academias de dança de Duque de Caxias. Os figurinos e o cenário do balé “Quebra-Nozes” estão sendo confeccionados pelo pessoal que trabalha no barracão da Escola de Samba Grande Rio, sob a supervisão da artista plástica Rita Baracho, responsável pela decoração natalina instalada nas principais ruas e praças da cidade. O “Quebra-Nozes” subirá ao palco do Raul Cortez na noite do dia 21, repetido-se o programa nos dias 22 e 23 de dezembro. Tudo indica que será um Natal inesquecível.(Foto: Blog/Arquivo)
• Continuam abertas, até o próximo dia 7, as inscrições para ingresso no Curso Técnico em Metrologia do Inmetro. As inscrições poderão ser feitas das 9:00 às 16:00 hpras, no Colégio Estadual Círculo Operário, em Xerém. São apenas 25 vagas e a prova será realizada dia 14. No ato da inscrição, os candidatos poderão colaborar com obras assistenciais da comunidade doando um quilo de alimento não-perecível
• O Curso, criado em 1998 através de parceria entre o Inmetro, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e o Colégio Estadual Círculo Operário (CECO), é o primeiro curso do gênero na América Latina e o 4° no mundo. Além dos resultados expressivos já alcançados, o Curso tem se caracterizado pela qualidade de seu ensino, tornando-se referência na região, podendo ser considerado como um instrumento de renovação e ampliação do quadro de profissionais da carreira de Metrologista
• A programação de Natal em Duque de Caxias será aberta no próximo sábado (01/12), quando será realizado o primeiro desfile das Folias de Reis, seguido pelo tradicional “Encontro de Bandeiras”, na Praça do Pacificador, a partir das 10:00 horas da manhã, dando início a mais uma Jornada.
• O desfile das “Folias” em dezembro é mais uma tradição levada para Portugal durante o período em que a península ibérica esteve sob controle árabe. Ela busca reviver a trajetória dos Reis Magos em busca do Messias, inclusive driblando a perseguição de Herodes, o precursor da técnica do genocídio, que Hitler aperfeiçoou na II Guerra Mundial e que, hoje, é repetida em diversos países sob os mais diversos pretextos, inclusive a eugenia.
• Para lembrar os quase 20 anos da morte de Chico Mendes, a Casa Brasil, centro comunitário de informática que funciona em Imbariê, 3º Distrito de Duque de Caxias, em parceria com a Secretaria de Cultura, organizará a Mostra Chico Mendes. Trata-se de um evento voltado para a preservação da história deste grande ambientalista, que lutou até a morte pela preservação da Amazônia
• A Mostra acontecerá entre os dias 4 e 7 de dezembro, tendo como foco principal a conscientização da população local sobre a questão da preservação do meio ambiente. A Mostra Chico Mendes inclui uma exposição de quadros, palestras, exibição de filmes, oficinas de reciclagem e atividades infantis.
• Os jovens de 13 a 24 anos são o tema da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano, lançada nesta terça-feira (27/11), em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Com o slogan Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids, a campanha pretende afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e à informação..
• O foco da campanha são as mulheres e os homossexuais dessa faixa etária. A protagonista da campanha é a cantora Negra Li. Ela está em 104 mil cartazes, canta um rap no spot de rádio e aparece nos dois filmes que serão exibidos até o dia 5 de dezembro.
• Projeto de lei aprovado pela Alerj pretende acabar com o constrangimento imposto por lojistas aos seus clientes ao lacrarem sacolas na entrada da loja. Segundo o autor do projeto, deputado Walney Rocha (PAN), os comerciantes que desobedecerem à norma serão submetidos às punições previstas no Código de Defesa do Consumidor. "Não faz sentido que este hábito se mantenha, considerando que, na prática, ele se limita aos estabelecimentos que já fazem uso de recursos mais eficazes e modernos para coibir furtos, como câmeras internas “. O governador Sérgio Cabral tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Tribunal quer saber quem é o
dono do terreno do Hospital
O TCE quer saber quem é o verdadeiro dono do terreno onde a Prefeitura está investindo cerca de R$ 40 mihões na construção do novo hospital de Duque de Caxias. (Foto: Beto Dias

O prefeito Washington Reis, terá que explicar ao Tribunal de Contas do Estado quem é o verdadeiro dono do terreno da Rodovia Washington Luis, no bairro da Chacrinha, onde está sendo construído pela Prefeitura o novo hospital, cujo custo estimado de construção é de R$ 39.986.925,75 – sendo R$ 20.000.000,00 repassados pelo Estado. A área é parte do terreno de marinha cedido pela União ao Clube de Regatas Vasco da Gama no Governo Geisel. O ajuste, celebrado no ano passado entre a prefeitura e o clube, determina que o Vasco “locará” ao município a área necessária à construção do hospital, recebendo, a título de pagamento, dois centros de “treinamento” a serem construídos pela prefeitura. Entre outras informações, o Tribunal agora quer saber se existe autorização formal para o Vasco da Gama “alugar” a área, cujo domínio útil lhe foi cedida pela União. No ajuste, o Vasco declarou a sua condição de cessionário e único possuidor direto da área, alegando, para tanto, que ela se apresenta “livre e desembaraçada”. Ocorre que, conforme Certidão emitida pelo Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição de Duque de Caxias, a cessão pela União foi feita sob a forma de utilização gratuita destinada à implantação de um novo centro esportivo. A Certidão diz ainda que o imóvel retornaria à cedente (União), entre outros casos, se ao imóvel for dada utilização diversa da que lhe foi destinada ou se houver inobservância do prazo (2 anos) para adimplemento de obrigação ajustada entre as partes. Ocorre que o Tribunal de Contas da União, no Processo Nº 001.572/2005-2, decidiu, em 03/05/2006, considerar nula a doação do terreno por parte do Governo Federal, determinando à Gerência Regional de Patrimônio da União no Rio de Janeiro que, no prazo de 60 (sessenta) dias, rescindisse o contrato de cessão com o Clube, fundamentando o ato na nulidade do procedimento administrativo e no fato de o benefício ter sido concedido em desacordo com os princípios da moralidade e impessoalidade; além de determinar “à Secretaria Federal de Controle Interno que informe, no processo de contas da Secretaria de Patrimônio da União relativo ao exercício de 2006, o cumprimento das determinações acima”. Concluindo, constatamos que o Vasco da Gama alugou, sem ter poderes para tanto, uma área pertencente à União e da qual detinha apenas o direito de uso. E o prefeito está aplicando na área recursos do Estado e do Município, sem que a lei o permita. E agora, José?


• Duque de Caxias continua crescendo. De 715.089 habitantes em 1996, o município passou a 842.686 em 2007. O aumento resultou da comparação entre a Contagem da População em 1996 e o relatório final da contagem da população do IBGE feita este ano em 5.435 municípios e entregue ao Tribunal de Contas da União, que o utilizará para o cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nos últimos sete anos, o Brasil ganhou mais 14 milhões de habitantes, o que corresponde a um estado do porte da Bahia.
• Estão abertas as inscrições para a seleção dos 25 alunos que formarão a 10ª Turma do Curso Técnico em Metrologia do Inmetro. As inscrições poderão ser feitas até 7, de 9 às 16 horas, no Colégio Estadual Círculo Operário, em Xerém. A prova será realizada no dia 14 de dezembro. No ato da inscrição, os candidatos poderão colaborar com obras assistenciais da comunidade doando um quilo de alimento não-perecível.
• O Curso Técnico em Metrologia foi criado em 1998, através de uma parceria entre o Inmetro, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE) e o Colégio Estadual Círculo Operário (CECO). É o primeiro curso do gênero na América Latina e o 4° no mundo. Além dos resultados expressivos já alcançados, o Curso Técnico em Metrologia tem se caracterizado pela qualidade de seu ensino, tornando-se um curso de referência na região, podendo ser ainda considerado como um instrumento de renovação e ampliação do quadro de profissionais da carreira de metrologista.
• Pérolas do último ENEM: “O PRINCIPAL MATRIMONIO DE UM PAIS É A EDUCASSÃO” Essa é a Educação que Sérgio Cabal e Lula querem deixar como “matrimônio” de um governo que esconde a sua incompetência em frases de marqueteiros de campanha. . . Ou viajando ao Exterior para fugir dos seus “problemas interiores”!
• O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, marcou para sexta-feira, 30, às 14h, a audiência pública sobre o Arco Metropolitano. O projeto já foi apresentado na Assembléia Legislativa e em municípios da Baixada, como forma de conscientizar deputados, prefeitos, secretários municipais e lideranças comunitárias para a importância da obra, que consta na lista de obras essenciais para o desenvolvimento do estado.
• A obra, orçada em R$ 928 milhões, sendo R$ 802 milhões só na construção da estrada, será feita pelo governo estadual, num prazo de 24 meses, segundo o contrato assinado com o governo federal. Entre os questionamentos que deverão ser levantados na audiência está a denúncia, feita na Câmara de Duque de Caxias pelo vereador Ito, da oposição, de que houve um desvio de 13 quilômetros no projeto original, incluindo no projeto o Distrito de Xerém, o que aumentaria o custo de desapropriações naquela região.
• O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1ª Região) lançou, em Brasília, o projeto Protocolo Postal, que vai ampliar o acesso da população à Justiça. O serviço possibilitará o encaminhamento de petições e recursos aos órgãos da Justiça Federal da 1ª Região, por meio de agências dos Correios. A iniciativa é fruto de convênio de cooperação técnica firmado entre o TRF e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
• “A medida é extremamente positiva, beneficia a sociedade de modo geral, e a idéia é democratizar o acesso ao Poder Judiciário Federal, no âmbito da 1ª Região, e facilitar para todos os usuários, com redução de custo”, disse a desembargadora e presidente do TRF-1ª Região, Assusete Magalhães, em entrevista ao programa “Revista Brasil’, da Rádio Nacional.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

BAIXADA URGENTE

CAXIAS SE PREPARA PARA O NATAL A Prefeitura promete inaugurar, no próximo sábado, dia 1º, a decoração especial das principais ruas de Duque de Caxias como forma de incentivar às compras natalinas. Segundo informações extra-oficiais, a Prefeitura está investindo R$ 4,8 milhões na decoração O movimento nas lojas já é intenso, principalmente depois que os trabalhadores começaram a receber o 13º salário. Os servidores, aposentados e pensionistas do Município receberão o benefício e numa só parcela, no próximo dia 11, o que, juntamente com os vencimentos de novembro, que serão depositados até o dia 5, será uma razão a mais para o caxiense ir às compras. (Foto: Beto Dias)

O silêncio das Ongs e da OAB no estupro
de uma adolescente em cadeia do Pará


É muito estranho o silêncio de milhares de ONGs espalhadas pelo País, que combatem a violência contra as mulheres, diante da dupla violência contra uma menor de 15 anos, numa cidade do Pará. Mais estranho ainda porque a imprensa denunciou os fatos, a governadora Ana Julia Carepa, do PT, admitiu tal situação como “normal” e, como sempre, prometeu tomar as “devidas providências”. A prisão de uma adolescente de 15 anos, acusada do furto de um celular, e o seu recolhimento a uma cela onde já havia 20 homens, seria, por si só, um crime abominável, merecedor da intervenção da Comissão de Direitos Humanos da ONU. A admissão, por parte da governadora petista de que essa situação é uma rotina nas prisões do Pará, onde não há presídios femininos, torna a situação escandalosamente chocante por dois motivos: o estado é governado por uma mulher e a prisão da adolescente foi pedida por uma delegada e determinada por uma juíza. O silêncio das ONGs que se autodenominam defensoras da “Lei Maria da Penha’, que pune com mais vigor a violência contra a mulher, torna o fato ainda mais grave, pois essas ONGs são sustentadas com dinheiro do Governo, desviado de programas ditos sociais. A olho nu, pode-se entender o silêncio constrangido das lideranças dessas ONGs: a governadora do Pará é do PT e foi apoiada pelo senador Romero Jucá, um fiel servidor do Governo Lula. Não se pode esquecer, também, o silêncio da OAB e da sua tonitroante Comissão de Direitos Humanos, tão ágil quando se trata de combater a entrada da Polícia nos “santuários do crime”, como no Complexo do Alemão. No caso da OAB, o silêncio talvez se deva à prisão na semana passada, pela Polícia Federal, de advogados que agem como “pombos correios” de traficantes, oficialmente recolhidos a prisões de segurança máxima, situação que não impede a livre circulação de emissários e associados das quadrilhas que comandam o tráfico de drogas e de armas.


• Com o objetivo de fiscalizar ações relativas ao gerenciamento eficaz das águas subterrâneas em todo Estado, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, presidida pelo deputado André do PV, realizará audiência pública nesta segunda-feira (26/11) para debater o projeto de lei 698/03, de autoria do ex-deputado Edmilson Valentim (PCdoB), O projeto delega ao Departamento de Recursos Minerais (DRM) o mérito de normatizar o uso e a conservação do manancial alternativo do estado.
• “Este é um tema de caráter nacional. É importante ouvir a opinião de todos sobre os processos de administração das águas subterrâneas e ampliar o debate. Seria impreciso emitir parecer sem uma análise apurada de técnicos qualificados em assunto tão relevante”, afirmou o presidente da Comissão.. Para esta reunião, foram convidados os representantes do DRM, da Serla, da Feema, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio de Janeiro (Abes-Rio), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e da Agência Nacional de Águas (Ana).
• Está a um passo de acabar problema derivado do lixo jogado diariamente na Baía de Guanabara, que tem provocado graves acidentes com as barcas e catamarans, diminuição do espelho d’água, assoreamento, destruição de manguezais, poluição de praias e contaminação das águas,. Projeto do deputado Zito (PSDB), propõe a criação e implantação de serviço público permanente de coleta desse lixo, através de balsas coletoras, reduzindo as constantes agressões provocadas pelo homem. Só durante o Pan-americano, a Serla recolheu cerca de duas toneladas de resíduos sólidos na enseada de Botafogo. Em outros setores da Baía, a quantidade de lixo chegou a 55 mil litros.
• Com a destruição dos manguezais, os municípios que circundam a Baía, entre eles Duque de Caxias, Magé, São Gonçalo e Niterói, hoje contam com apenas 82 km2 dos 260 km2 originais desse tipo de vegetação, que serve de berço para a reprodução de muitas espécies. Nas últimas décadas, a pesca diminuiu em mais de 80% e 53 praias ficaram impróprias para o banho. “A proposta tem por finalidade minimizar as constantes agressões ambientais, promovendo, por meio de concessão, uma manutenção diária na Baía de Guanabara, além de rios e lagos que deságuam em seu leito”, frisa o deputado Zito.
• Bastou o ex-deputado Doutor Heleno trocar a mansão da Rua Tarce Freitas Lima, antiga Piauí, na Paulicéia, pela Barra da Tijuca, para que os ladrões passassem a agir com mais desenvoltura na região. Os roubos e assaltos cresceram muito, coincidência, ou não, depois que a casa foi vendida, extra-oficialmente, para o ex-governador Garotinho. Inclusive, a vizinhança notou o grande número de seguranças armados que circulavam pelo local semana passada, quando o ex-governador reuniu naquele badalado endereço o alto comando do PMDB. A casa já pertenceu ao desembargador Carlos Davidson de Menezes Ferrari.
• Será que o novo comandante do 15º BPM sabe quem são os novos vizinhos do ex-governador? Coincidência, ou não, o fato é que, além da falta de segurança, a fronteira entre a Paulicéia e o 25 de Agosto passou a sentir, com maior intensidade e assiduidade, a falta d'água. É quase diária a presença de carros-pipas no prédio da rua Bahia, onde mora a deputada federal Andréia Zito.
• Em franca recuperação de um ACV sofrido em 1º de maio, o jornalista Ruyter Poubel começa aos poucos retomando as suas atividades empresariais. Há poucos dias, esteve na “Via Show” para conferir como esta funcionando aquela prestigiada casa de espetáculos de São João de Meriti. E seus milhares de amigos comemoram a sua volta.
• Quinta-feira (29/11), a Assembléia Legislativa realiza um seminário para discutir a política de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) no estado. O evento contará com a presença da diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Graça Foster, e do secretário estadual de Energia, Julio Bueno, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado, da Associação Brasileira do Gás Natural Veicular; do Sindicato dos Taxistas; da Confederação Nacional do Comércio (CNC); da Associação Brasileira das Termelétricas; da Agência Nacional de Petróleo (ANP); da CEG; da Fundação Getúlio Vargas; da PUC-Rio; da Coppe-UFRJ; do Clube de Engenharia; da Fecomércio; da Fetranspor; do Sebrae; da Uerj, e da UNE, dentre outros
• As discussões também incluirão a manutenção da isenção de até 75% no IPVA para carros a gás, no caso de novas conversões, incentivo que vem sendo amplamente debatido na Alerj. “Este benefício não pode acabar! Neste encontro pretendemos exigir uma política séria por parte da Petrobrás, que vem ameaçando o Rio com o desabastecimento de GNV”, afirmou o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, deputado André do PV, que também é vice-líder do Governo.
• A Comissão de Trabalho da Assembléia Legislativa vai mediar um acordo entre o Senai e os sindicatos de trabalhadores, para que essas instituições possam oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e evitar que trabalhadores brasileiros percam espaço no mercado para trabalhadores estrangeiros.
• Segundo o presidente da Comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), seria a melhor forma de reverter o quadro que, por exemplo, existe hoje na Petrobrás, onde a empresa norueguesa Acergy foi contratada para prestar serviços que poderiam ser executados por profissionais nacionais.
• De acordo com o pedetista, é evidente que há uma contradição entre os esclarecimentos prestados pelas empresas e o que dizem os trabalhadores. Ramos referiu-se ao problema como “a invasão estrangeira no País”, que, ainda segundo o parlamentar, tem sido justificada pela falta de mão-de-obra qualificada dos profissionais brasileiros. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mármores e Granitos, Mobiliário e Vime (Siticommm), Josimar de Souza, afirmou que o Sindicato tem a intenção de apresentar ao Ministério do Trabalho (MT) um projeto de qualificação para os trabalhadores.
• “Precisamos ser informados sobre que tipo de qualificação o mercado está precisando. Isso é importante para que o profissional não saia especialista em uma função que não será utilizada”, declarou Josimar. Ele denunciou, na audiência, casos de funcionários que, em busca de qualificação, pagaram caro por cursos que variaram entre R$ 800 e R$ 3 mil. “Como ficam um tempo fora do mercado, esses profissionais precisam pagar mais uma taxa para se atualizar”, completou.
• “Imaginar que um trabalhador tem que pagar para se qualificar e, principalmente, dar dinheiro a cursos que têm parceria com o Senai é surpreendente e assustador. É duro saber que o trabalhador gasta até R$ 3 mil, depois fica desempregado e, quando arruma um novo emprego, tem que se atualizar, pagando ainda sua própria atualização, seu certificado”, indignou-se o deputado Paulo Ramos.
• O parlamentar sugeriu a realização de uma nova audiência com o objetivo de esclarecer a questão da qualificação, pois admite que é inadmissível que um trabalhador precise custear a aprendizagem que será utilizada em favor da empresa. “Vamos verificar também a existência de profissionais que tenham mão-de-obra qualificada para prestar os serviços que estão sendo transferidos a estrangeiros, e, acima de tudo, confirmar essa situação que envolve a qualificação e tentar fazer com que o Senai faça essa preparação, de forma gratuita, junto aos sindicatos”, emendou.