sexta-feira, 3 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

MADRIGAL COMEMORA 10º
ANIVERSÁRIO COM RECITAL

Amanhã, 04 de agosto, teremos o primeiro concerto comemorativo do 10º aniversário do Madrigal Nova Harmonia, de Nova Iguaçu. Será às 20:00 Horas, no programa AMERICA NO CORAÇÃO DA BAIXADA, da Radio Tropical-Solimões, na freqüência de 830 AM, apresentado por MARY MONTEIRO,. Sob a regência do maestro Denison de Sá, serão apresentadas obras do Padre José Maurício Nunes Garcia, o maior compositor da música barroca brasileira, Lobo de Mesquita, Cacilda Borges Barbosa, Shubert, Beethoven, Francisco Mignone, Raul Penna Firme Jr e Lamartine Babo, auto do Hino dos clubes cariocas, inclusive do próprio América FC.

CLUBE DE FUTEBOL USA
AMBULÂNCIA DO IPMDC
Enquanto rompe convênios com clínicas e casas de saúde particulares por falta de recursos, deixando sem assistência médica mais de 15 mil servidores, aposentados e pensionistas do Município, o Instituto de Previdência Municipal de Duque de Caxias usa uma ambulância UTI para dar assistência aos jogadores e ao público que comparece ao Estádio Municipal para assistir às partidas do Duque de Caxias, clube mantido com auxílio da Prefeitura e que disputa o campeonato da 3ª Divisão da Federação Fluminense de Futebol. A denúncia foi feita da tribuna da Câmara nesta quinta-feira pelo vereador Ito, situação que já foi comunicada ao Ministério Público por envolver o uso de equipamento do Município em atividades privadas. Para o vereador, que integra o bloco de oposição ao prefeito Washington Reis, o Estatuto do Torcedor está sendo utilizado para a prática de um abuso, pois a ambulância para dar assistência ao público que comparece ao estádio deve ser fornecida pela Secretaria de Saúde, que para isso dispõe de recursos do SUS. O vereador denunciou, também, que o IPMDC não revela como gasta os R$ 275 mil que recebe por mês da Secretaria de Saúde para atendimento aos segurados, uma vez que os poucos profissionais de saúde que ainda prestam algum tipo de atendimento ambulatorial (de segunda a sexta-feira, das 8 às l7 horas) são prestadores de serviço, contratados pelo IPMDC desde janeiro de 2005 sem concurso, o que é irregular. O vereador também pediu a intervenção do MP para a situação irregular em que vive o município, cujo Boletim Oficial, que deveria publicar todos os atos oficiais, não tem circulação regular, não é vendido em bancas e o último exemplar recebido pelo vereador, no último dia 31 de julho, era datado de 10 de dezembro de 2006, o que significa que, desde janeiro, o município está na ilegalidade.

Será nesta sábado, com concentração a partir das 14 horas, no Forte do Leme, a primeira passeata do movimento “Fora Lula”, que se repetirá em outras capitais. Os organizadores do movimento pede que os participantes compareçam vestidos de preto, com as caras pintadas em verde e amarelo e com nariz de palhaço, pois o movimento é um protesto à omissão do Governo diante dos seguidos escândalos envolvendo políticos da base governista, como Renan Calheiros, além da omissão diante do caos nos transportes aéreo e rodoviário.
● O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar ainda este mês denúncia da Procuradoria-Geral da República contra 40 pessoas acusadas de envolvimento com o mensalão, o suposto esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio ao governo. A denúncia foi encaminhada em abril de 2006 e está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa. De acordo com a assessoria do STF,o julgamento começará no próximo dia 22, com a leitura do voto do relator, e vai durar inicialmente três dias.
● O procurador-geral, Antônio Fernando de Souza, denunciou 40 pessoas por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato (desvio de dinheiro público), citando provas de existência de uma “sofisticada organização criminosa” e um “complexo esquema para negociar apoio político, pagar dívidas pretéritas do partido [PT] e também custear gastos de campanha e outras despesas do PT e dos seus aliados”.
● Entre os acusados, estão José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil), Luiz Gushiken (ex-secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), José Genoíno (ex-presidente do PT), Delúbio Soares (ex-tesoureiro), Silvio Pereira (ex-secretário-geral), Marcos Valério de Souza (suposto operador do mensalão), o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes. Também há parlamentares e dirigentes do Banco Rural.
● Motoristas com carteiras de habilitação vencidas ou a vencer terão prioridade na renovação, segundo o projeto do deputado Jorge Babu (PT), aprovado pela ALERJ nesta quarta-feira (01/08). “O sistema devidamente adaptado evitará uma série de constrangimentos para o motorista, já que a autoridade competente pela aplicação de multas poderá acessar o sistema e verificar que o agendamento foi requerido antes do prazo de vencimento da carteira, mas, por falta de data para a realização do exame, teve que ser marcado fora do prazo”, explicou Babu.
● Os deputados também aprovaram, por unanimidade, a instalação da CPI que vai investigar denúncias de irregularidades nos medidores de consumo instalados pela Ampla. De autoria do deputado Marco Figueiredo (PSC), o projeto especifica que serão analisados principalmente os medidores do tipo “aéreo”, que fazem a medição através de chips, os quais, segundo denúncias, não são precisos. Atendendo à solicitação do líder do PDT, deputado Paulo Ramos, a CPI da Ampla terá nove membros, ao invés dos cinco de praxe. “É imprescindível o maior número de membros, já que a empresa atua em quase todo o estado, o que gerará muita demanda para a comissão”, justificou.
● “Tive acesso a um laudo do Inmetro que, além de comprovar as irregularidades na medição, pedia à Aneel que as instalações de medidores com esta tecnologia fossem suspensas. Mas a agência reguladora federal adiou em seis meses uma decisão a respeito”, denunciou. A Ampla fornece energia elétrica a 66 dos 92 municípios do estado, atendendo a cerca de 2,3 milhões de pessoas. Há alguns meses a empresa divulgou o crescimento de 51% em seu lucro líquido de 2006, em relação ao ano anterior. A CPI, a ser instalada na segunda quinzena, terá prazo de 90 dias para a conclusão de seus trabalhos, prorrogáveis por mais 60.
● Cerca de 80 mil pessoas estão sendo esperadas na caminhada que encerra domingo (05/08) a “Semana da Diversidade de Duque de Caxias”, que sairá às 13 horas da Avenida Brigadeiro Lima e Silva, em frente à escola do Senac, no 25 de Agosto em direção à Praça Roberto Silveira. A programação, que tem o apoio da Secretaria de Saúde, começou no sábado, com o Fórum Estadual GLBT, na Unigranrio.
● Quarta-feira (01/08) foi promovido na Câmara Municipal o Fórum Municipal GLBT. Ontem, quinta-feira, no teatro municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi apresentado o espetáculo “Simplesmente amor”, dirigido por Fábio Santini, com entrada franca.
● A Secretaria de Saúde distribuirá cerca de 10 mil preservativos e folhetos instrutivos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo os organizadores, entre os convidados estão confirmados Viviane Araújo, David Brasil e Tami, filha da cantora Gretchen.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE

SEMINÁRIO DEBATE A REDUÇÃO DO
CUSTO DAS PASSAGENS DE ÕNIBUS
A população de Duque de Caxias continua pagando a tarifa mais elevada do Grande Rio por falta de interesses das autoridades responsáveis pelas concessões, anuladas pela Justiça (Foto: Beto Dias)
Alternativas para baratear o transporte urbano serão discutidas hoje (02/08) durante o 2º Seminário Barateamento e Qualidade no Transporte Coletivo Urbano, no Parque Anhembi, em São Paulo. No encontro, organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), os municípios apresentarão os esforços feitos para baratear o preço das passagens de ônibus. Entre as questões discutidas pelo governo visando à desoneração das tarifas de transporte urbano está a regularização dos serviços de transporte, mediante licitação de todas as linhas de transporte coletivo como forma de combate ao transporte clandestino, feito basicamente por vans, kombis e até automóveis particulares.


HÁ SETE MESES CAXIAS NÃO
PUBLICA O BOLETIM OFICIAL
Na primeira sessão da Câmara de Duque de Caxias depois do recesso, nesta quinta-feira, o vereador Ito vai ocupar a Tribuna para denunciar a situação irregular em que se encontra o “Boletim Oficial”, que deveria publicar todos os atos oficiais da Câmara, da Prefeitura e do IPMDC para que tenham validade. O vereador vai revelar que só nesta terça-feira, 31 de julho e último dia do recesso, recebeu o Boletim Oficial do dia 20 de dezembro, o que significa que nem a reeleição da atual Mesa Diretora tem existência legal por falta de publicação no órgão oficial do Município, que ainda é impresso no Gabinete do Prefeito no sistema de xerocópia, sem nenhuma segurança quanto à sua autenticidade. Diante dessa situação, o vereador decidiu representar ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado, denunciando a irregularidade e ilegalidade em que vive o Municio, uma vez que nem o Orçamento do Município, bem como todos os atos oficiais do Exercício de 2007 têm existência legal por falta de publicação no órgão oficial do Município.

● As multas de trânsito, uma dor de cabeça constante para proprietários de veículos e motoristas, foram transformadas em fonte de arrecadação pelas Prefeituras. A AMAE, entidade que congrega policiais militares e bombeiros, acaba de receber denúncia de que a Prefeitura do Rio de Janeiro, em apenas dois contratos, esperar multar mais de 2,4 milhões de veículos nos próximos dois anos, através da instalação de 100 radares a serem colocados em pontos estratégicos, que garantam uma arrecadação elevada.
● Segundo a denúncia, os contratos foram assinados no dia 24. O lote 1, que contém 51 equipamentos, foi licitado apor R$ 58.959.997,54 e ficará com o consórcio INTERSEÇÕES. Está prevista a aplicação de 1.260.726 multas em dois anos, mas cada excedente renderá R$ 38,89 à concessionária. O outro lote foi vencido pelo consórcio SDFE e o serviço sairá por R$ 49.029.643,47. A quantidade de infrações prevista é de 1.211.174 e as extras renderão R$ 48,68 cada. Agora me digam: é ou não uma fábrica de ganhar dinheiro ?
● Com tanto dinheiro na mão, ao invés de investir na melhoria do sistema de trânsito, inclusive na sinalização e orientação dos motoristas, os prefeitos estão preferindo comprar sinais luminosos em aço inoxidável e pintar os meios fios, pois aparecem mais para o grande público.
● O deputado Conte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da ALERJ, vai representar ao Ministério Público Federal pedindo a abertura de investigação sobre a concessão de Bolsa Família, que é feita pelos municípios. Na investigação das bolsas concedidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o parlamentar identificou centenas de famílias que recebem o benefício, embora mantenham seus filhos em colégios particulares, com mensalidades superiores a R$ 300, além dos indispensáveis gastos com uniformes e material escolar, que na rede pública é de graça.
● Só em Duque de Caxias, fora encontradas mais de 450 bolsas concedidas a famílias que mantêm seux filhos em escolas particulares. No município, o órgão encarregado da distribuição do benefício, com recursos repassados pelo governo federal, é a Secretaria de Ação Social, que ainda não se pronunciou quanto à denúncia do deputado.
● Chegou a 40 o número de operações de laqueadura (ligação de trompas) efetuadas durante o “XV Mutirão de Cirurgias” promovido pelo Hospital e Maternidade Municipal de Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias no sábado (28/07). O mutirão envolveu uma equipe de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiras e assistentes, começou às 8 e se estendeu até às 17 horas.
● Segundo o diretor da unidade, José Carlos de Oliveira, o mutirão foi um sucesso, pois as pacientes passaram antes por palestras e outros tipos de orientações para terem certeza de que queriam e precisavam realmente do procedimento, como último recurso para evitar uma gravidez indesejável
● Os médicos anunciaram que os maridos também podem participar do projeto de planejamento familiar desenvolvido pelo Município, submetendo-se a cirurgia de vasectomia, que é feita em cerca de 15 minutos, enquanto as laqueaduras levam de 30 a 40 minutos para serem efetuadas. Enquanto a mulher precisa de repouso no pós-cirúrgico, o homem pode levar uma vida absolutamente normal minutos depois de se submeter a uma vasectomia.
● O Hospital Maternidade Municipal de Xerém realiza cerca de 300 partos e outros tipos de cirurgias por mês. Até junho deste ano, a unidade contabilizou 1.106 partos e 106 cirurgias ginecológicas realizadas. No total, é realizado um mutirão cirúrgico para mulheres a cada mês na unidade.
● Será no próximo sábado, 04 de agosto, às 20:00 Horas, no Programa AMERICA NO CORAÇÃO DA BAIXADA, da Radio Tropical Solimões, na freqüência de 830 AM, apresentado por MARY MONTEIRO, o primeiro concerto comemorativo do 10º aniversário do Madrigal Nova Harmonia, de Nova Iguaçu. Regido pelo maestro Denison de Sá será apresentado um eclético programa, com obras do Padre José Maurício Nunes Garcia, o maior compositor barroco da música brasileira, Lobo de Mesquita, Cacilda Borges Barbosa, Shubert, Beethoven, Francisco Mignone, Raul Penna Firme Jr, Lamartine Babo entre outros.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PILOTOS CONFESSAM “SUSTOS”
AO POUSAREM EM SÃO PAULO

Nos três dias anteriores ao maior desastre da aviação brasileira, a Aeronáutica recebeu pelo menos doze reclamações de pilotos sobre falta de aderência na pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas, na capital paulista. Os dados estão no relatório da torre de comando de Congonhas, entregue pela Aeronáutica à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na Câmara dos Deputados. A CPI, em sessão desta tarde (31), decidiu tornar o documento público. O documento possui os relatos dos dias 15, 16 e do próprio 17 de julho, quando ocorreu o acidente. ”Muito escorregadia”, “bem escorregadia”, “não estava grande coisa” e casos de aquaplanagem começaram a ser reportados no dia 15 de julho. No dia seguinte, após cinco relatos, um avião da companhia Pantanal aquaplanou e saiu da pista. Após vistoria, Congonhas voltou a funcionar até a meia-noite daquele dia. No dia seguinte, a torre de comando ainda receberia uma reclamação, antes do Airbus A320 da TAM não conseguir pousar. A pista sofreu uma reforma a partir de maio para aumentar o nível de aderência da pista. Liberada 18 dias antes do acidente, a pista não possuía ranhuras – o chamado “grooving” – para aumentar o escoamento de água durante chuvas fortes, aumentando a aderência da pista. Segundo a Infraero, a ranhura só poderia ser feita em setembro, após o asfalto ser curado.

● Com os relatos dos pilotos, cai por terra a teoria da conspiração levanada pelos “teóricos’ do lulismo para afastar a responsabilidade do Governo pelo caos aéreo, pela falta de critérios na escolha dos dirigentes da Infraero, que preferiram construir lojinhas de conveniência nos aeroportos, ao invés de investir em segurança de vôo e manutenção das pistas, e da ANAC, que se sujeitou aos caprichos das empresas aéreas, antes de defender os passageiros
● Com o final do recesso parlamentar, a Assembléia Legislativa do Rio irá discutir, nesta quarta (01/08) e na quinta (02/08), diversos projetos cujos temas são tão relevantes para garantirem os direitos do cidadão fluminense e valorizar o resgate da cidadania no estado. As votações envolvem esportes, direito à saúde, direito do consumidor, tributação e segurança pública, dentre os mais importantes. Projetos que legislam sobre a garantia de nova e gratuita placa para os usuários que tiverem o veículo clonado, a multa a hospitais que não agendarem a visita de vendedores e a construção de mais um estádio esportivo no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio prometem mobilizar os parlamentares.
● Hoje, quarta-feira, entre mais de 20 projetos de lei e resoluções, o destaque é o projeto de lei do Poder Executivo, que amplia a obrigação de órgãos darem informações ao Fisco Estadual sobre bens e negócios dos contribuintes. O projeto de lei 526/07 estenderá às empresas administradoras de shopping centers e de cartões de crédito e débito, de informática e profissionais autônomos a obrigação de apresentarem dados, quando solicitados, sobre contribuintes que estejam sendo investigados.
● Na área de segurança pública, o projeto de lei 2.388/05, do deputado Alessandro Molon (PT), propõe que policiais civis e militares, bombeiros e servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, cujas ações sejam consideradas impróprias e dignas de investigação pelo Governo, poderão sofrer afastamento cautelar para que não haja interferência na apuração dos fatos. "Não é uma medida punitiva, mas preventiva. O objetivo é oferecer ao Poder Executivo um instrumento que lhe permita a apuração isenta de possíveis pressões", explicou o petista.
● O projeto do deputado petista está sendo bombardeado pelas associações de policiais civis, militares e bombeiros, por contrariar o princípio constitucional de que todo cidadão é inocente até prova em contrário. Para essas entidades, o afastamento do funcionária sob investigação é uma condenação antecipada, antes que ele tenha oportunidade de oferecer defesa. E a votação da proposta poderá ocorrer às vésperas de manifestações programadas para domingo, no curso da campanha dos policiais em busca de reajuste salarial.
● O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, abre hoje (101/08)), às 10h30, no auditório da Secretaria estadual de Segurança Pública, na Central do Brasil, mais um ciclo de cursos de capacitação para policiais, dentro dos princípios da filosofia de polícia comunitária. Os cursos vão capacitar policiais civis, militares, rodoviários federais, guardas municipais, lideranças comunitárias e integrantes dos conselhos comunitários de segurança para a construção de um relacionamento de confiança mútua. O objetivo é facilitar a busca de soluções conjuntas para a redução da criminalidade.
● O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem (31/07), por unanimidade, pela abertura de processos administrativos disciplinares e pelo afastamento imediato dos cargos do ministro Paulo Medina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); dos desembargadores José Ricardo de Siqueira Regueira e José Eduardo Carreira Alvim, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (com sede no Rio de Janeiro); e do juiz Ernesto da Luz Pinto Dória, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região (Campinas, SP)
● Os quatro magistrados são acusados de venda de sentenças para favorecer proprietários de casas de bingo, conforme investigação da Polícia Federal durante a Operação Furacão. Outra decisão do conselho em relação ao caso foi reunir no CNJ todos os processos administrativos existentes contra os magistrados nos tribunais de origem. O corregedor nacional de Justiça, conselheiro Cesar Asfor Rocha (representante do STJ) continua como relator do processo.
● A pedido do advogado Luiz Guilherme Vieira, que defendeu o desembargador José Eduardo Carreira Alvim, a sessão do CNJ foi secreta, em razão de informações sigilosas contidas no processo.Ao final da sessão, a presidente do CNJ, ministra Ellen Gracie (também presidente do Supremo Tribunal Federal), comunicou a decisão unânime do conselho.(ABr)

terça-feira, 31 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE

MEDALHISTAS DO KARATÊ
FAZEM A FESTA EM CAXIAS

Medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 no karatê, os atletas Juarez Santos, Carlos Lourenço e Vinícius Souza - ouro prata e bronze, respectivamente - cumpriram, nesta segunda-feira (30/07), uma maratona pelas ruas de Duque de Caxias, onde foram recebidos como heróis por seus vizinhos. Pela manhã, o trio foi recebido pelo prefeito Washington Reis e homenageado com Placas de Honra ao Mérito
No bairro Nova Campinas, no 3º Distrito, o medalhista (ouro) Juarez Santos desfilou num caminhão da Prefeitura e acenou para dezenas de pessoas que saíram às ruas do bairro para recepcioná-lo e aos seus colegas. Crianças e adolescentes tentavam fotografar os atletas com câmeras de celulares. O ponto alto dos festejos aconteceu na Rua Dois, onde Juarez mora com a família. Vizinhos do rapaz acenavam e gritavam emocionados “É Campeão! É Campeão!”. No centro de Nova Campinas, Juarez lembrou da época em que gostava de arranjar confusões e dos perigos que enfrentou. “Todos sabem que abri mão de várias coisas com o objetivo de disputar o Pan”, acrescentando que quer servir de exemplo para os jovens, pois “como eu venci, vocês também podem vencer”, concluiu. O medalhista acrescentou que não descarta a possibilidade de ajudar adolescentes, atuando como professor de caratê em Nova Campinas. “Agora, é esperar o Sul-Americano e o Mundial”, disse.
O medalha de bronze Vinicius Souza não disfarçava a emoção de compartilhar a vitória com a população: “Depois desta, outras vitórias virão, elevando o nome de nossa cidade no Brasil e no exterior”. Já Carlos Lourenço, que levou prata, agradeceu a recepção e falou da felicidade em ter participado dos jogos. “Se Deus quiser, vamos trazer mais medalhas de outras competições”, disse. À tarde, os atletas desfilaram em outros bairros, como Itatiaia, Parque Duque e Vila São Luís, onde moram Vinícius Souza e Carlos Lourenço.(Foto: PMDC/Divulgação)


● Com o final do recesso parlamentar, a Assembléia Legislativa do Rio irá discutir, nestas quarta (01/08) e quinta-feira (02/08), diversos projetos cujos temas são tão relevantes para garantirem os direitos do cidadão fluminense e valorizar o resgate da cidadania no estado. As votações envolvem esportes, direito à saúde, direito do consumidor, tributação e segurança pública, dentre os mais importantes. Projetos que legislam sobre a garantia de nova e gratuita placa para os usuários que tiverem o veículo clonado, a multa a hospitais que não agendarem a visita de vendedores e a construção de mais um estádio esportivo no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio prometem mobilizar os parlamentares.
Na quarta-feira, entre mais de 20 projetos de lei e de resolução que passarão pelo crivo dos deputados, o destaque é o de autoria do Poder Executivo, que amplia a obrigação de órgãos que terão que dar informações sobre bens e negócios dos contribuintes ao Fisco Estadual. Se aprovado, o projeto de lei 526/07 estenderá às empresas administradoras de shopping centers e de cartões de crédito e débito, empresas de informática e profissionais autônomos a obrigação de apresentarem dados, quando solicitados, sobre contribuintes que estejam sendo investigados.
● O projeto de lei 379/07, de autoria do deputado Jorge Babu (PT), prevê a adequação do sistema de renovação de carteiras de habilitação do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), dando prioridade, na marcação de exames, aos motoristas que estiverem com as carteiras vencidas ou a vencer.
● A deputada Waldeth Brasiel (PL) elaborou o projeto de lei de número 2.776/05 estabelecendo que as placas clonadas deverão ser substituídas pelo Detran-RJ, sem custo extra para o dono do veículo,. "Não é justo que motoristas lesados tenham, além do trabalho de provar que a placa foi copiada, que passar por uma enorme burocracia para obter nova placa, ou que tenham que pagar por ela", justificou a parlamentar. ● O projeto de lei do deputado Armando José (PSB), pretende dar fim às cobranças de serviços públicos, tais como as feitas para "assinaturas de linha telefônica", "fornecimento mínimo", "custo de disponibilidade do sistema" e "encargo de capacidade emergencial", dentre outros. "O usuário deve ser cobrado apenas pela utilização do serviço recebido e não porque simplesmente possui uma linha telefônica, uma ligação de luz, uma água ou gás encanado. Tudo isso é uma obrigação do estado. Muitas vezes, esses serviços nem são utilizados e muitas dessas cobranças nem sabemos o que são", argumentou o parlamentar.
● Na área de segurança pública, o projeto de lei 2.388/05, de autoria do deputado Alessandro Molon (PT), propõe que policiais civis e militares, bombeiros e servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, cujas ações sejam consideradas impróprias e dignas de investigação pelo Governo, poderão sofrer afastamento cautelar para que não haja interferência na apuração dos fatos. "Não é uma medida punitiva, mas preventiva. O objetivo é oferecer ao Poder Executivo um instrumento que lhe permita a apuração isenta de possíveis pressões", explicou o petista.
● A Secretaria de Agricultura de Duque de Caxias recebeu sábado (28/07), seis tratores, um caminhão e diversos implementos agrícolas, que custaram R$ 1,2 milhão e que deverão utilizados em auxilio aos pequenos produtores rurais do terceiro e quarto distritos em aração, semeadura, colheita e transporte, além da abertura de ruas de acesso às propriedades. A entrega das máquinas na Associação dos Produtores Rurais da cidade contou com a presença de famílias de pequenos agricultores, como a do casal Terezinha de Jesus e Marcos André Batista, que investiu por conta própria na área de piscicultura.
● O agricultor contou que, junto com a mulher e outros parentes, usou apenas enxadas e pás para abrir cinco tanques para a criação de peixes. “Abrimos todos eles sem nenhum tipo de equipamento, mas com muita garra e vontade”, afirmou Marcos, acrescentando que, com os novos tratores e agora, com o apoio da Prefeitura, será possível ampliar a produção. Depois de passar por Santa Cruz da Serra, Parque Eqüitativa, Parque Eldorado, Cantão e Mantiquira, a Patrulha Mecanizada chegou à Capivari, onde os tratores foram entregues

segunda-feira, 30 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE

LULA GARANTE QUE O RIO VAI
HERDAR SEGURANÇA DO PAN

A festa de encerramento do PAN, mesmo debaixo de muita chuva, foi tão deslumbrante quanto a da abertura e o presidente da ODEPA garantiu que foi o melhor dos 15 PANs já realizados até hoje. (Foto Wilson Dias/Abr)

O Rio de Janeiro ficará com 75% do aparato de segurança cedido pelo governo federal para ser utilizado durante os Jogos Pan-Americanos, informou hoje (30/07) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente. “A idéia é que de tudo que foi montado no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro, a começar pela inteligência, a começar pelos aviões, a começar pelos carros, ou seja, 75% disso tudo vai ficar no Rio de Janeiro. O que é mais importante é que vai ficar uma experiência acumulada de um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, a polícia do Rio de Janeiro, a comunidade que participou ativamente, afinal de contas foram quase 10,5 mil jovens que participaram, sabe, mais de 116 comunidades participaram”.
Lula disse que o Rio merece uma medalha de ouro pelo clima de tranqüilidade em que transcorreu o Pan. “Eu acho que se a gente for olhar o que aconteceu no Pan, a gente poderia dizer que o Rio de Janeiro já ganhou a medalha de ouro pela organização, pela tranqüilidade com que se deu o Pan, e o Rio de Janeiro vai ganhar agora a segunda medalha de ouro que é ficando, sabe, com quase todo o aparato das coisas que foram montadas para que o Pan pudesse ser realizado”. O governo federal investiu mais de R$ 560 milhões em segurança pública durante os jogos. “Eu acho que o pessoal teve mais tranqüilidade, houve menos assaltos, houve menos roubo no Rio de Janeiro e o que é importante é que os atletas todos, que vieram de 42 países da América, mais de 5,6 mil atletas, puderam participar de um Pan-Americano em que as condições que estavam colocadas eram iguais ou melhores a qualquer Olimpíada que os atletas já participaram”, destacou o presidente.

UM CRUEL RETRATO FALADO
DOS NOSSOS GOVERNANTES

“Ponha–se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e, vinte e quatro horas depois, a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que (ele) é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo.
Em pouco tempo, transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista.
E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso.”


● Esse é um retrato cruel, mas terrivelmente verdadeiro, de uma parcela ponderável de nossos atuais governantes, que não foi feito por nenhum conceituado sociólogo, ou cientista político, tentando entender e explicar a crise política e ética que abala o País desde a última campanha eleitoral, mas, sim, pelo general Olímpio Mourão Filho.
● Essa observação, hoje tão oportuna, foi pinçada pelo jornalista Geraldo Borges, diretor do semanário caxiense “DC News”, do livro publicado em 1978 pela Editora L& P, de Porto Alegre, RS, com as memórias do general que detonou o golpe de 64
● Ao colocar em marcha batida para o Rio de Janeiro, na madrugada do dia 31 de março de 1964, as tropas sob seu comando, em Juiz de Fora, o General Olímpio Mourão Filho rompia o acordo dos golpistas de somente desfecharem o golpe contra o Presidente João Goulart no dia 1º de Abril.
● O general entendia que um movimento sedicioso, anunciado no Dia da Mentira (1º de Abril), não seria levado a sério pelos demais comandantes, muito menos pelo Povo. O golpe foi todo tramado à sombra do badalado “dispositivo militar”, um sistema paralelo feito para proteger Jango e comandado pelo despreparado, politicamente, Ministro do Exército, General Jair Dantas Ribeiro.
● Se você olhar a lista dos candidatos em quem votou mas duas últimas eleições, verá que lá estarão algumas figuras que vestiriam, como se feitas sob medida, a carapuça idealizada e costurada pelo General Mourão Filho nos idos de 70, quando ditou as suas memórias.
● Para justificar a sua fuga do Palácio do Planalto, em 25 de agosto de 1961, por exemplo, o ex-presidente Jânio Quadros acusou as “forças ocultas”, que o impediriam de governar, mas morreu sem nunca identificar tais grupos.
● Fernando Collor, por sua vez, fez toda a sua carreira política afirmando que o mal que destruía as forças vivas do País era formada por marajás, um grupo privilegiado de servidores que recebiam remuneração sem qualquer parâmetros, como até hoje ocorre no Congresso, nos legislativos estaduais, câmaras e prefeituras. Nos bastidores do poder, Collor elaborava leis que isentavam de impostos os empresários ligados, mesmo que por uma pequena cota ou ação, à indústria do açúcar e do álcool, que a família Collor integrava.
● Por sua vez, desde que assumiu o primeiro mandato, Lula especializou-se em culpar a “herança maldita” que recebera de FHC, aí incluídos o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a privatização de estatais, como as teles, as distribuidoras de energia, medidas combatidas violentamente pelo PT e o próprio Lula.,
● No caso do mensalão, Lula justificou que os demais partidos sempre usaram o sistema de Caixa 2, sem ser contestado por nenhum deles. Como é princípio universal de direito que o silêncio do acusado é uma forma de confissão, o paradigma estaria correto.e todos os partidos agiriam na ilegalidade.
● Na hora de votar o financiamento público para as campanhas políticas, o PT e os demais partidos da base aliada foram contra, preferindo o atual sistema, em que a “ajuda financeira” das empresa públicas e privadas podem vir através das verbas de publicidade
● No desastre com o avião da TAM, um dos principais conselheiros de Lula vibrou de contentamento ao ver, no Jornal Nacional, William Bonner levantar a hipótese de que o avião estava com séria avaria e o reverso, que auxilia na hora do pouso, estaria travado e inoperante.
● Foi preciso que o povo começasse a organizar uma passeata para o próximo dia 4, em S. Paulo, aproveitando a comoção nacional em torno da tragédia de Congonhas, para que o Governo tomasse as primeiras medidas para enfrentar o caos aéreo, decisão que chegou com mais de 10 meses de atraso.
● A demissão, na manhã de quarta-feira (25/07), do Ministro Valdir Pires, da Defesa, não é suficientes para que o Povo volte a acreditar nas nossas autoridades, quando se trata de decidir entre o lucro das empresas e a segurança da população. O ainda presidente da ANAC foi claro ao declarar que as empresas não aceitariam a hipótese de reduzirem pousos e decolagens de Congonhas, como o governo decidiu fazer agora.
● E essa postura olímpica, de virar as costas para a realidade, é repetida “ad nauseam” pelos prefeitos e governadores, ao se omitirem na regulamentação, a sério e p’ra valer, do transporte alternativo, sem paternalismo ou espírito eleitoreiro, mas pensando na segurança e conforto de milhões de brasileiros.
● As pessoas que se arriscam a viajar de vans, kombis e automóveis particulares (que fazem transporte coletivo) não contam com nenhuma proteção legal em caso e acidentes, inclusive o seguro do veículo, da mesma forma que os passageiros de ônibus, pois precisam apelar para a lentidão da Justiça para verem os seus direitos minimamente respeitados.
● O descaso com o consumidor chega ao ápice quando uma grande empresa, como a Telemar, muda a sua logomarca para deixar para traz o campeonato de pior empresa em matéria de atendimento ao consumidor, como demonstram o ranking feio mensalmente pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
● Nesta segunda-feira (30/07), tem cinema de graça e carrocinha de pipoca na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, com o projeto “Cine Popular”, da Secretaria de Cultura. Será exibido num telão instalado noTeatro Municipal Raúl Cortez, o filme “O sonho não acabou”, (1982), drama com Lucélia Santos, Daniel Dantas (o sofrido “Heitor’, de “Paraíso Tropical”), o precocemente falecido ator Lauro Corona e Louise Cardoso. O filme, retrato da geração dos anos 70, relata a história de um grupo de jovens de Brasília, que se envolve com o teatro e as drogas para escapar do cotidiano da Capital Federal, antes do advento do mensalão, dos sanguessugas e das vacas virtuais do senador Renan Calheiros,. Se tudo correr bem, teremos caminhão de som e telão no Teatro Raul Cortez.
● O Prêmio Baixada, instituído pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense em 2002, promove nesta terça-feira (30/07) a sua versão 2007. Visando distinguir e homenagear grupos e personalidades que, de alguma forma, tenham contribuído para o desenvolvimento da cultura na região, em diferentes áreas de atuação, a festa de entrega do Prêmio Baixada 2007 será, realizada na Câmara de Vereadores de Belford Roxo, a partir das 19 horas
● O secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa, estará nesta segunda-feira, (30/07), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro AV. Graça Aranha 1, Centro, às 17 hora, quando fará uma palestra sobre “A Segurança do Estado do Rio de Janeiro após os Jogos Pan-Americanos” para os empresários do Conselho de Representantes da Firjan. A palestra faz parte de uma reunião do Conselho da Firjan e será fechada.