sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A BAIXADA ESTÁ ABANDONADAAs águas do valão Jacatirão impediam o acesso dos veículos que tentavam passar pela Rua Itatinga no acesso ao viaduto do Centenário

Um empresário da Av. Itatiaia procurou o prefeito, logo depois das últimas chuvas, para reclamar que a região vizinha ao valão Jacatirão, canalizado pelo Governo Marcello Alencar, havia sido tomada pelas águas. O prefeito fez apenas um comentário: choveu muito! Em momento algum da rápida conversa, o prefeito anunciou qualquer medida de emergência para evitar que, com as chuvas de verão, bairros como Itatiaia, Vila São Luiz, Engenho do Porto, Prainha, Laguna e Dourados e até o aristocrático Jardim 25 de Agosto fossem tomados pelas águas dos valões. O resultado foi o que se viu na tarde desta quarta-feira: ruas tomadas pelas águas, lojas fechando as portas e a população em desespero. A Secretaria de Comunicação Social, que deveria informar à população quais as medidas que estavam sendo tomadas pela Prefeitura para enfrentar as chuvas, limitou-se a divulgar a programação de Natal, inclusive uma festa de confraternização para os servidores “contratados e terceirizados” do Município. Quanto aos efetivos, pensionistas e aposentados, devem contentar-se com o que receberam na terça-feira a título de 13º Salário (Fotos: Beto Dias)
Também no Gramacho até os ônibus tinham dificuldade de circular em virtude da altura das águas que não chegavam até o rio Sarapuí
CHAVISMO DE LULA DERRUBA A CPMF

Nunca na história deste País, um governo sofreu derrota tão acachapante quanto a derrubada da CPMF na madrugada desta quarta-feira. O placar revelou não só a insatisfação de boa parte da base aliada como também uma resposta do Senado ao deboche e à chantagem tentada pelo Governo, ao ameaçar “convocar as massas” para pressionar os senadores, no melhor estilo de Hugo Chaves. E a derrota do Governo Lula se seguiu à vitória do “Não” na Venezuela, numa demonstração de que as forças políticas da América Latina estão fartas dos métodos pouco ortodoxos do governo do PT em conquistar a maioria, seja pela destruição ou pela humilhação da minoria. O que se espera agora é que a absurda absolvição de Renan Calheiros, patrocinada por Lula e avalizada pelo PT, tenha sido a última etapa do processo de desmoralização do Congresso Nacional, desde a posse de Lula. A simples paralisação da Câmara, onde o governo tem folgada maioria, na votação de Medidas Provisórias para não trancar a pauta do Senado dá bem uma mostra do que o atual governo entende por governança: faça o que eu mando e não discuta. O comportamento do Palácio do Planalto, ao enviar uma carta assinada por Lua prometendo abrir mão dos R$ 40 bilhões da CPMF em favor da Saúde, é a prova mais crua do desprezo do governo pelo sistema democrático. Nos últimos dias, a impressão é a de que o lado “portelinha” do Governo havia assumido o comando da Nação e que, a qualquer momento, Antonio Fagundes chegaria ao parlatório da Praça dos Três Poderes para anunciar à nação a grande mudança: a partir de hoje, quem dá as cartas neste País sou eu, Juvenal Antena!

• Muita alegria, descontração e energia, no encerramento quarta-feira (12/12) do projeto “Viver Melhor”, da Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias, realizado em parceria com o governo do estado, o Clube dos Quinhentos e a Federação dos Clubes do Estado do Rio de Janeiro. Durante mais de três horas, cerca de 150 idosos, com predominância feminina, divertiram-se a valer
• Para as atividades que começam na segunda semana de janeiro, o projeto dispõe de 30 vagas. Os idosos interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618, no bairro 25 de Agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Podem participar pessoas acima de 55 anos e que tenham renda de até três salários-mínimos.
• Durante o encontro, foram homenageados a mais jovem participante, Derly Sales Ribeiro, de 55 anos, e as mais idosas, Maria Madalena, Maria Pereira Pinto e Maria Lúcia de Oliveira, com 77 anos e que garantiram participação no projeto em 2008. O ponto alto da confraternização foi a apresentação do coral formado pelas participantes do projeto, que cantaram “Boas Festas”, composta pelo sambista Assis Valente em 1932.
• Cento e quatro casais de noivos estarão dizendo o “sim” neste sábado (15/12), no casamento comunitário que a Prefeitura de Duque de Caxias vai realizar às 11h, no Clube dos Quinhentos (Rua Marechal Deodoro, 477, bairro 25 de Agosto). A celebração será feira pelo Pastor Lourival Machado, da Igreja Assembléia de Deus de Xerém. A união civil será realizada numa parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça e os cartórios do município, que forneceram sem ônus as certidões de casamento.
• Um dos casais vai oficializar a união depois de mais de 30 anos de convivência. Morador de Santa Cruz da Serra, no Terceiro Distrito, Edgard Pereira de Almeida, de 81 anos, vai realizar seu sonho casando-se com a companheira Nanci Caetano dos Santos, de 54 anos. Dessa união nasceram quatro filhos e o mais velho tem 37 anos. Já Vanessa Conceição do Matozinho, de 18 anos, residente no bairro Sarapuí, vai se casar com o companheiro Wladimir Bento Rodrigues, de 24 anos.
• Uma das atrações de fim de ano em Duque de Caxias será o Natal Cigano, na próxima quarta-feira, dia 19, às 19:00h, na Praça do Pacificador, com a presença de diversos grupos da Baixada Fluminense, liderados pela rainha cigana Mirian Stanesco. A praça vai servir de cenário para uma autêntica celebração em homenagem à padroeira universal dos ciganos, Santa Sara Khali.
• Na abertura do ritual cigano de Natal, será entoada a Grande Oração de Santa Sara Khali, e haverá bênçãos natalinas para todos os espectadores, além de dança e muita música. E o violinista Allyrio Mello vai tocar durante a celebração músicas de um repertório essencialmente cigano, que ele gravou em CD, a pedido de Myrian Stanesco
• Atualmente, calcula-se que quase um milhão de ciganos vivem no Brasil. Sua origem proveniente de países essencialmente agrícolas e ainda industrialmente atrasados (leste europeu) favoreceu certamente a conservação de modos de vida mais consoantes à sua origem. Muitos grupos vivem em condições precárias e muitos ciganos ainda são analfabetos. Diversas prefeituras proíbem os nômades de erguer suas barracas. Pela tradição de invisibilidade, boa parte se recusa a tirar carteira de identidade ou receber técnicos do IBGE.
• “A rainha cigana, que é a primeira mulher de sua raça formada em Direito, vai fazer o lançamento nacional da cartilha por ela elaborada, contendo as conquistas já obtidas na área dos direitos humanos, através de sua participação em congressos e de seus pedido pessoais ao próprio presidente Lula, que baixou um decreto-lei instituindo o Dia Nacional do Cigano a 24 de maio”, assinala Dalva Lazaroni, secretária municipal de Cultura e organizadora do natal Cigano.
• A Câmara vota na próxima semana o Orçamento de Duque de Caxias para o próximo ano, com receita e despesas estimados em R$ 1,2 bilhão de reais. Não haverá motivos, portanto, para a Oi/Telemar fazer a indelicadeza de cortar os telefones da prefeitura por falta de pagamento, como ocorreu no mês passado.
• O Duque de Caxias, time financiado pelo prefeito Washington Reis, seguiu o combinado com Eurico Miranda e conquistou uma vaga no Campeonato Carioca da 1º Divisão em 2008. Resta, agora, reforçar o time para enfrentar os grades, inclusive o Vasco da Gama, paixão comum entre o prefeito e o ex-deputado e dono dos passes da maioria dos jogadores do DC.
• A direção do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira preparara um jantar de confraternização, programada para uma casa de festa da Rua Sete de Setembro, na parte alta da Vila Meriti, uma medida de precaução diante das constantes enchentes na rua General Mitre, no 25 de Agosto.
• O que a direção do famoso colégio não esperava é que a cidade ficasse irremediavelmente dividida na quarta-feira, depois do temporal. O transbordamento da galeria de esgotos da Av. Presidente Kennedy tornou impossível a passagem pelo viaduto da Câmara. A outra passagem, pelo viaduto do Centenário, também ficou impraticável devido ao transbordamento do valão Jacatirão na altura do cruzamento da Rua Itatinga e Av. Presidente Tancredo Neves, antiga Itatiaia.
• Uma das professoras, cujo marido tem uma loja ao lado da Catedral, ainda pensou em ir à festa, pois era só subir pela rua Dr. Romeiro Junior. Ela esqueceu, porém, de um detalhe: morando no bairro Laguna e Dourados, não podia ir até lá para trocar de roupa, pois a Av. Dr. Manoel Teles fora invadida, pela enésima vez, pelas águas fétidas do valão dos Caboclos, aquele que foi motivo de uma bronca do Ministro das Cidades no prefeito Washington Reis.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

UMA CIDADE SEM LEI E SEM ORDEM Quem passa pela Av. Expedicionário José Amaro, um pracinha que morreu na Itália durante a II Guerra Mundial, tem a real a possilidade de ver uma oficina de conserto de geladeiras em plena calçada, que deveria ser privativa dos pedestre. A oficina em questão fica a poucos quarteirões do campus da UERJ e local obrigatório de passagem para quem vai em direção à Rodovia Washington Luis, na altura do Km 4,5, portanto passagem obrigatória dos fiscais da Prefeitura que deveriam zelar pelas Posturas se o foco do Governo fosse administrar a cidade para todos e, nunca, como agora, para meia dúzia de “amigos”, que tudo podem, até ocupar as calçadas com mesas, cadeiras e até geladeiras comerciais. (Foto: Beto Dias)

CAMPANHA PARA A REELEIÇÃO DE
WASHINGTON REIS SERÁ VIRTUAL


Caiu como uma bomba a revelação deste Blog de que Duda Mendonça fará a campanha pela reeleição do prefeito Washington Reis. O marqueteiro de Lula, acusado de receber pagamentos do PT “por fora”, via conta aberta em banco no exterior, não participará diretamente da campanha eleitoral, limitando-se a dar “conselhos” sobre o que o prefeito deverá, ou não, fazer a partir de janeiro. Para isso, ele manterá encontros com o prefeito fora da cidade, embora já tenha escolhidos os “olheiros”, encarregados de apontar os pontos fracos da atua administração. Seria – como está na moda – uma campanha virtual, em que a propaganda será dirigida diretamente ao eleitor, no melhor “estilo Lula de governar”, sem dar ouvidos aos “aspones” que tumultuam o trabalho em Jardim Primavera. Já tem gente “da casa” incomodado com a desenvoltura do marqueteiro, que andou dando uns “chega p’rá lá” em alguns mais afoitos. A celeuma provocada pela decoração de Natal, por exemplo, foi uma maneira de medir a reação do povo ao desempenho da administração. Apesar da “elite” haver detestado as “aranhas” penduradas nos postes e o “estilo mouro” das figuras colocadas nas praças, o resultado foi considerado muito bom, pois o povo passou a ver a presença e a ação do prefeito nos quatro cantos da cidade. Restam alguns problemas de “infraestrutura”, como a possibilidade real de interdição das obras do novo Hospital, em face da situação irregular do terreno da Rodovia Washington Luis, bem como das obras de revitalização do Centro de Caxias, com os R$ 300 milhões do PAC de Lula, principalmente porque o projeto engloba a construção de casas populares para mais de 900 famílias da Favela do Lixão, a demolição do Shopping Center e a construção de um novo terminal rodoviário, além da retificação e canalização do valão dos Caboclos, entre a Praça da Covanca e o rio Meriti, obras de grande porte, que envolvem desapropriações e remoção de famílias atingidas pelas obras. E o prefeito tem o exemplo do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que agora será tombado pelo IPHAM, uma obra que seria o carro-chefe na sucessão de Zito e só ficou pronto na metade do atual Governo. (Foto: Beto Dias)

• A Alerj se rebelou e derrubou, semana passada, diversos vetos de Sergio Cabral. Foi um recado dos deputados ao distanciamento do governador, que prefere assistir da suíte de um famoso Hotel de Paris, pela Rádio e TV francesa, a “guerra do Alemão”.
• Entre os vetos derrubados estava o que proibia a mudança do nome da antiga Estrada Rio-Petrópolis, construída no final dos anos 20 por Washington Luis, hoje chamada de Av. Presidente Kennedy, para Governador Leonel Brizola, proposta por Zito. Resta ao ex-prefeito sacar do próprio bolso o dinheiro para confeccionar as novas placas, pois isso o DER/RJ nunca o fará.
• Um só exemplo: na esquina da Rua Francisca Tomé com a Av. Presidente Kennedy, no acesso aos antigos reservatórios da Cedae, continua intacta uma placa quase centenária com os dizeres “Rua Francisca Tomé – 8º Districto de Iguassu”.
• Um lembrete ao pessoal do DER/RJ, que continua comprando asfalto com dinheiro do SUS: Duque de Caxias, antiga Vila Meriti, completa 64 anos de emancipação no próximo dia 31 e a grafia de Iguassu trocou os dois “ss” por cedilha na reforma ortográfica do Governo Dutra, logo depois da queda do Estado Novo, que tantas saudades causam aos ideólogos do PT.
• Irritada com a resposta que recebeu de um assessor do Prefeito, quanto à irrisória verba publicitária que vem recebendo mensalmente para publicar matérias favoráveis a Washington Reis, a dona de um dos jornais coloridos da cidade vai propor aos demais empresários do ramo um encontro com Duda Mendonça.
• Cansada de ser enrolada pela Secretaria de Comunicação, essa jornalista pretende ir logo ao “papa” pedir um substancial aumento de verba para se engajar na campanha de reeleição de Washington Reis. Se não. . .
• Segundo o jornalista Jorge Serrão, no seu blog Alerta Total
(
http://alertatotal.blogspot.com/), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por unanimidade, que não pode haver terceiro mandado sucessivo no Executivo. A interpretação legal vale para prefeitos, governadores e para o poderoso chefão da nação
• O TSE foi provocado pelo presidente regional do Partido da República (PR) na Bahia, . José Carlos Leão de Araújo formulou a longa e complicada pergunta: “Um prefeito não reeleito e segundo colocado em eleições municipais, que veio a ocupar interinamente, por período inferior a um mês, por força de decisão judicial em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), a chefia do Poder Executivo Municipal de sua circunscrição, poderia candidatar-se, ao mesmo (prefeito) outrora ocupado e na mesma circunscrição, nas próximas eleições?".• O relator da matéria, ministro Cezar Peluso, respondeu negativamente à consulta de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal. A norma constitucional prevê a reeleição para um único período subseqüente do presidente da República, dos governadores de Estado e do Distrito Federal, além dos prefeitos Municipais e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos. A decisão foi seguida pelos demais ministros. E vale para todos os cargos majoritários do Executivo.
• Os contribuintes de Duque de Caxias têm até o dia 27 de dezembro para se beneficiar da Anistia Fiscal de todos os tributos municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), entre diversas outras taxas. A Anistia Fiscal vale para contribuintes que contraíram débitos até 31 de dezembro de 2006.
• A Secretaria de Fazenda oferece três formas de pagamento. Nos pagamentos à vista, os contribuintes recebem 100% de desconto nas multas e juros. Os débitos também podem ser parcelados em cinco ou dez vezes, com 75% e 50% desconto nas multas e juros, respectivamente. Após o fim da Anistia, os contribuintes que não quitarem seus débitos e se mantiverem inadimplentes retornarão para a Dívida Ativa do município, podendo, conseqüentemente, ser executados judicialmente. Mais informações pelo telefone (21) 2672-8800.
• O Fórum Cultural da Baixada Fluminense convocou uma reunião para esta quinta-feira dia 13, às 18:00, na sala do PINBA, na Faculdade de educação da Baixada Fluminense, da UERJ (rua General Manoel Rabelo, Vila São Luiz, em Duque de Caxias) para discutir diversos assuntos, ente os quais nova eleição, proposta para a TV-Baixada, de um Armazém Cultural e propostas de atividades para 2008.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

EMPRESAS DE ÕNIBUS APLICAM GOLPE NOS PASSAGEIROS
Um observador atento percebeu que, nos últimos dias, aumentou o número de ônibus nas ruas de Caxias, que deveriam fazer linhas intermunicipais (cujas passagens custam R$ 2,00), operando as linhas municipais (onde as passagens continuam custando R$ 1,90). Perguntado sobre o preço da passagem, o cobrado de uma linha municipal informou que a catraca eletrônica estava programada para cobrar R$ 2,00 com o Riocard, mas se o passageiro pagasse em dinheiro, ele daria um jeito de arranjar o troco, de apenas R$ 0,10. Em outras palavras, usando ônibus com catracas programadas para cobrar a tarifa intermunicipal, as empresa “ganham” dez centavos de cada passageiro, além de burlar a fiscalização (?) da Prefeitura, pois esses veículos, liberados pelo Detro, não passam por vistoria na Prefeitura, deixando de pagar a respectiva taxa, que deve ser renovada a cada seis meses, conforme Decreto do ex-interventor Américo de Barros, nos idos de 1979. De uma só tacada, as empresas de ônibus faturam mais dez centavos de cada passageiro que tenha o Riocard. Também os estudantes, que têm Riocard, onde o desconto é pelo valo da passagem, acabam pagando mais caro pela passagem. Enquanto isso, o Secretário Municipal de Transportes Terrestres da Prefeitura continua azucrinando a paciência a Ampla! (Foto A. Ellobo)

A DESORDEM URBANA CONTINUA
Ante a omissão das autoridades, donos de bares invadem as calçadas e expulsão os pedestres. O fato é tão corriqueiro na Rua Professosr José de Souza Herdy, ao lado das Faculdades da Unigranrio, no centro, como na rua Prudente de Morais, na Vila São Luiz. (Foto: A. Ellobo)

• Até agora, nenhum prefeito da Baixada reclamou da absurda idéia do governador Sérgio Cabral, de construir um “lixão industrial” às margens do ribeirão das Lajes, que transfere água do rio Paraíba para a estação do Guandu, responsável pelo fornecimento para o Grande Rio, incluída a capital. A denúncia, do jornal “Folha de S. Paulo”, foi reproduzida pelo blog.
• Tudo bem que a grande imprensa, que recebe polpudas verbas publicitárias do governo, mantenha uma cortina de silêncio sobre o explosivo assunto. O mesmo não se pode dizer dos prefeitos, vereadores e deputados de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Belford Roxo Mesquita, Queimados e Seropédica, cujos moradores serão diretamente afetados pelo desastrado projeto.
• O mesmo se aplica às ONGs que se dizem defensoras do meio ambiente e dos interesses da população, aquelas que fazem passeatas indignadas quando a Polícia de Sergio Cabral entra atirando nas favelas.
• Com essa omissão generalizada das nossas autoridades municipais diante do risco de contaminação da água que todos nós bebemos, não há marqueteiro que possa “virar o jogo”. Nem o “papa” Duda Mendonça!
• Por que se calam os deputados Zito, Roberto Dinamite, Dica, Geraldo Moreira, Sandro Matos, entre outros?
• Se não ocorrer novo adiamento, o Tribunal do Júri de Nova Iguaçu deve julgar hoje os PMs Fabiano Gonçalves Lopes e José Augusto Moreira Felipe, acusados pelo Ministério Público de participação na matança que ganhou o mundo sob o título de “Chacina da Baixada”.
• O blog dos amigos do prefeito
(http://novaduquedecaxias.blogspot.com/) “Transparência Duque de Caxias” reproduziu, na íntegra, o furo jornalístico deste blog, sobre a reunião de Garotinho na antiga residência do Doutor Heleno, na rua Piauí, no bairro Paulicéia, e o comando da campanha de reeleição, que ficará a cargo do marqueteiro Duda Mendonça. Agora, o amigo Jorge Serrão (Alerta Total) pode repercutir o assunto, como o fez na semana passada.