quinta-feira, 9 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

PREFEITURA DE MAGÉ ASFALTA
LEITO DA ESTRADA DE FERRO


Num aberto desafio ao IPHAN - Instituto do PatrimônioHistórico e Artistico Nacional – que decidira revitalizar o histórico trecho da antiga Estrada de Ferro Mauá, que ligava Guia de Pacobaíba à Vila Inhomirim, a prefeita Núbia Cozzolino, de Magé, decidiu determinar o asfaltamento de um trecho de cerca de 200 metros do leito da antiga ferrovia, no centro do Dsitrito de Piabetá. A ferrovia foi construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e inaugurada pelo Imperador, D. Pedro II. Essa foi a primeira estrada de ferro do País e a Prefeitura de Petrópolis está interessada em restaurar a ligação ferroviária com a cidade do Rio de Janeiro, visando reforçar o turismo na região, gerando empregos e renda para a população que mora ao longo da ferrovia. Por conta disso, o IPHAN contratou a VALEC para fazer um estudo sobre a retomada do transporte ferroviário entre a cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.
Por conta da ordem absurda da prefeita mageense, a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, por intermédio do jornalista Carlos Meritello, e engenheiro Luiz Otavio fizeram decidiram protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual contra a Prefeita Núbia Cozzolino, conforme protocolo 73495. A denúncia foi formalizada nesta quarta-feria,a depois de um em 8 de julho de 2009
.

CPI DA PETROBRÁS SERÁ
INSTALADA NA TERÇA-FEIRA


Com seu nome envolvido em mais uma denúncia de irregularidades – a Fundação José Sarney teria recebido recursos da PetrobrÁ para um projeto cultural que nunca teria sido executado –, o senador José Sarney (PMDB-AP) confirmou o que já havia sido declarado pela base governista da Casa que o apóia e determinou nesta quinta-feira (9) que a CPI da Petrobrás seja instalada na próxima terça-feira (14), “com qualquer número de membros presentes”. A determinação foi feita em ofício protocolado na Secretaria Geral da Mesa Diretora e destinado ao senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que presidirá a reunião de instalação da CPI por ser o integrante mais idoso do colegiado, informou a Agência Senado.
A agilização da instalação da CPI está sendo creditada às ameaças que vinham sendo feitas pela oposição, sobretudo pelo senador tucano Álvaro Dias (PR), de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a comissão fosse iniciada.
Com medo de que mais um adiamento da instalação da CPI pareça uma blindagem do governo à Sarney e à atual crise na Casa, parlamentares alertaram que a comissão inicie os seus trabalhos o quanto antes. Foi o caso do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que pediu que a CPI “vá fundo” nas investigações. Buarque chegou a sugerir que não haja o já tradicional recesso de julho no Congresso para que a comissão comece a atuar o quanto antes.

RÁPIDAS

• A pedido da Firjan de Duque de Caxias, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira as obras de recuperação de um trecho da Avenida Fabor, na região do Pólo Gás Químico, em Campos Elíseos, que tem sido alvo de críticas por conta das péssimas condições de pavimentação.
• Na visita que fez ao local, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Pedro Paulo Noyma, explicou que o problema se agravou em virtude do rompimento na tubulação do canal Marilândia, que passa pela Reduc e pela Nacional Gás Butano.
• O problema voltará a ser discutido na próxima reunião do Conselho Empresarial da Firjan de Duque de Caxias, na próxima terça-feira (14), às 17 horas, na sede da Firjan/Duque de Caxias.
• Dois médicos de Benim, país localizado na África Ocidental, estiveram nesta quinta-feira (9) no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias. O objetivo da comitiva era conhecer o trabalho
desenvolvido pelo CMS em seu ambulatório de anemia falciforme.
• De acordo com a coordenadora do Programa de Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério de Saúde, Joice Aragão, o trabalho do CMS foi escolhido por ser mostrado aos enviados de Benim por ser considerado referência brasileira.
• A coordenadora do Ambulatório de Anemia Falciforme de Duque de Caxias, Denise Moreira Machado, apresentou ,aos médicos de Benim, o trabalho desenvolvido por ela e sua equipe. “Quando comecei este trabalho, me coloquei no lugar da mãe de uma criança portadora da doença. Que gostaria de encontrar em um lugar acolhedor para atender meu filho e conseguimos isso no Centro Municipal”, afirmou Denise.
• O secretário de Saúde, Danilo Gomes , agradeceu o elogio da coordenadora e explicou o sucesso do ambulatório de Duque de Caxias. “Isso tudo é fruto da dedicação desta equipe. E o serviço vai melhorar ainda mais quando terminarmos a licitação do novo ambulatório e fizermos a capacitação dos profissionais de saúde em setores de emergência”, informou Danilo. (Foto: Paulo Martins/PMDC)
• O diretor do Centro de Saúde Nacional para a Anemia Falciforme de Benin, Mohamed Cherif Rahimmi, também se entusiasmou com o serviço do ambulatório de Duque de Caxias e com a explanação da sua coordenadora. “Assim como ela, também sou um pediatra que se encanta em cuidar das crianças com anemia falciforme. A doença atinge a população negra e afro-descendentes.
• Em Benim, quando comecei não havia nenhum médico especializado na doença, que era desconhecida da maioria. A formação de uma rede internacional de apoio, com a participação de pessoas como Denise, é essencial para socializar as formas de cuidado e descobrir novas formas de combater à doença”, concluiu o médico.
• A Justiça Federal determinou que a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) limite as cobranças pelo fornecimento de certidões. De acordo com a decisão, dada a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Rio (MPF/RJ), o órgão deverá fornecer os documentos gratuitamente nas requisições feitas por Defensorias Públicas, órgãos de assistência judiciária ou pessoas físicas que comprovarem insuficiência de recursos.
• A Jucerja chegou a alegar que não existe uma legislação sobre a isenção de pagamento para o fornecimento das certidões, mas a juíza federal responsável pela decisão, Vellêda Dias Neta, concluiu que a ausência de uma lei específica não justifica a cobrança. A juíza levou ainda em consideração o artigo 5º da Constituição Federal, que assegura “a todos, com imunidade ao pagamento de taxa, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos”.
• O procurador Luiz Fernando Lessa, autor da ação civil pública, classificou a decisão como “uma grande vitória do MPF em sua missão de assegurar que todos os cidadãos, em especial os necessitados, tenham acesso aos serviços públicos essenciais”.
• A Secretaria Municipal de Educação será palco da exibição de vídeos que
revelam o talento de jovens de Duque de Caxias. Serão exibidos três curtas produzidos por alunos da Oficina de Vídeo Itinerante Tela Brasil, da Casa Brasil, em Imbariê. O evento contará com a presença do cineasta paulistano Eduardo Coutinho, que vai falar sobre a produção de vídeos antes da exibição. Será nesta sexta-feira, (10) às 15h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação
• 25 alunos participaram do projeto realizado no início de julho, na Casa Brasil. As aulas permitem que os alunos tenham acesso a informações técnicas da produção de vídeo, como filmagem, iluminação, ângulos e edição. Nas oficinas, eles também encontram oportunidade de manter contato com profissionais de cinema e de obter dicas sobre como produzir os trabalhos. Depois das oficinas, os alunos passam pelo desafio de produzir filmes com equipamentos oferecidos pelo projeto.
• Cerca de 60 alunos do 3º ano (Ensino Fundamental) do Colégio Santo Antonio, com idades entre 7 e 9 anos, visitaram a Câmara Municipal de Duque de Caxias para aprenderem na prática o funcionamento do Poder Legislativo. • Recebidos pelo primeiro secretário da Casa, o vereador Moacyr da Ambulância, os estudantes ocuparam o plenário num ensaio para uma sessãoa extraordinária da Câmara e o Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto.e ficaram impressionados com as explicações da diretora do Instituto e professora de História, Tania Amaro.
• “Aprendi que os vereadores criam leis e vigiam as ações do prefeito. Antes achava que o prefeito poderia fazer qualquer coisa, afinal ele é o prefeito não é?”, comentou Maria Eduarda Araújo, 7 anos. João Manoel Silva, 9 anos, já decidiu o que quer ser quando crescer. “Quero ser o prefeito de Duque de Caxias para cuidar do povo e principalmente das crianças. No meu governo construirei muitas escolas e todas as crianças vão estudar, porque adulto trabalha, mas criança tem que estudar. Conheci o Zito outro dia, apertei a mão dele e disse que acho ele um cara muito legal”, destacou João.
• Em seguida, os alunos percorreram um circuito cultural. Guiados por professores do Instituto Histórico eles conheceram a Prefeitura, em Jardim Primavera, as ruínas da Igreja de Santa Rita ou Igreja Velha de Xerém, a Igreja do Pilar e a Fazenda São Bento, a primeira fazenda da Baixada Fluminense. Sua construção data de 1565, século XVI, e produzia açúcar. Atualmente o espaço abriga a área da diocese do município, uma Casa de Oração e um espaço onde a Universidade Pontifícia Católica – PUC realiza cursos de pós-graduação.
• O município de Itaboraí, no Grande Rio, instalou no estacionamento do hospital municipal uma unidade especial de atendimento para pacientes com influenza A (H1N1) – gripe suína. A medida foi tomada após a internação de três pacientes no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, com suspeita da doença.
• Os pacientes que chegarem ao hospital com sintomas da gripe serão recebidos por uma técnica de enfermagem, que fará uma entrevista para identificar se o caso pode ser considerado suspeito. Se o caso for considerado suspeito, a pessoa será, em seguida, encaminhada à unidade especial de atendimento, onde receberá tratamento até que a doença seja confirmada.
• Depois da confirmação da doença, o paciente é levado a uma área isolada, dentro do hospital, até se recuperar. Os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) no município também foram orientados para identificar pacientes com suspeita da nova gripe e encaminhá-los ao hospital.
• Tinguá, na Baixada Fluminense, está em clima de festa. O distrito de Nova Iguaçu recebe, até domingo (12) a 6ª edição da Festa do Aipim. Barracas com comidas típicas feitas com aipim, shows ao vivo, feira de artesanato, concurso gastronômico, recreação infantil e escolha da Rainha da Festa estão entre as principais atrações.
• Mais de 50 mil pessoas comparecem à Festa todos os anos. Além de moradores do Rio e da Baixada, o evento recebe ainda turistas de outros estados e países. De acordo com uma das organizadoras da Festa, Preta Martins, Tinguá, que já tem em suas reservas naturais grandes atrativos, ganhou mais um instrumento de fomento ao turismo, atraindo mais visitantes para a região.
• A idéia de criar a Festa do Aipim partiu de um grupo de moradores de Tinguá e adjacências, em 2003. O objetivo era produzir uma festa típica que destacasse o cultivo do aipim na região, associada à consciência de preservação das características regionais e oferecendo ao turista a oportunidade de conhecer uma região que ainda guarda as características de vida interiorana.

SÉRGIO CABRAL PROMETE
A TRANS-AMAPÁ EM 2010

O Arco Metropolitano, também conhecido como a “Trans-Amapá”, com um traçado modificado da RJ-109, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, passando por mais quatro cidades da Baixada, deve ser inaugurada no fim de 2010. Nesta quinta-feira (9), o governador Sérgio Cabral, e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, foram vistoriar o andamento das obras na Estrada de Adrianópolis, em Nova Iguaçu. A obra está orçada em cerca de R$ 965 milhões.
Principal projeto de infraestrutura viária do Estado, o Arco - que ficou só no papel durante 36 anos - terá como objetivo desafogar o tráfego da Região Metropolitana, principalmente na Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, dando mais mobilidade para o escoamento da produção industrial que terá como destino o Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está construindo um trecho de 70,9 quilômetros, que vai do entroncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), ao lado do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, ao acesso do Porto de Itaguaí, na BR-101, cortando as rodovias BR-465 (antiga Rio-São Paulo), BR-116 (Via Dutra) e BR-101 (Rio-Santos). Os trabalhos de terraplenagem em 20 quilômetros de um trecho de 77 quilômetros também já foram iniciados.
O projeto original da RJ-109 foi alterado em cerca de 13 Km, desviando-se em direção a Xerém e cortando as terras da antiga Fazenda Penha-Caixão. No novo traçado, o Arco Rodoviário vai interromper um projeto social de largo alcance, com uma escolinha de golf em Japeri, que reúne uma centena de jovens carentes da região num projeto de uma ONG do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

VIOLÊNCIA NÃO PRECISA DE
PAC PARA CRESCER NO RIO

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulga na última semana as incidências criminais e administrativas de segurança do Estado do Rio de Janeiro relativas ao mês de abril de 2009 em que alguns crimes que tiveram redução percentual no mês de abril de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior, tais como roubo de carga (menos 16,0% ou 43 casos), roubo em coletivo (menos 16,7% ou 154 casos) e auto de resistência (menos 30,6% ou 45 casos). E os crimes que apresentaram aumento quando comparados ao mesmo período do ano anterior foram: homicídio doloso (mais 14,1% ou 67 vítimas), roubo a transeunte (mais 15,0% ou 831 vítimas) e roubo de veículo (mais 6,0% ou 131 casos).
Com relação à atuação da Polícia, a apreensão de drogas apresentou um aumento de 287 registros (11,2%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 2.857 apreensões contra 2.570 no mesmo período no ano passado; o mesmo ocorrendo com o número de prisões efetuadas. Foram 4.505 prisões este ano e 3.818 no mesmo período em relação ao ano passado.
Segundo a Assessoria de Imprensa do ISP, os delitos que merecem atenção no mês de abril são:
• Latrocínio (Roubo seguido de morte):+ 38,2%
• Roubo a Transeunte: + 17,9%
• Homicídio Doloso: + 11,9%
• Roubo de Aparelho Celular: + 7,1%

ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS
É CRIME MUITO COMUM NA BAIXADA

Meninas na faixa etária dos 7 aos 17 anos são as maiores vítimas de abuso sexual em Belford Roxo, na Baixada Fluminese. Foi o que revelou pesquisa realizada pelo Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR) e pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH). A pesquisa aplicada em Belford Roxo foi divulgada ontem (8) durante seminário do PAIR, no município.
“A gente tem uma escala gradativa. Quanto menor a criança, o abuso sexual praticado por alguém de casa, dentro do lar é mais praticado, possivelmente por uma maior vulnerabilidade dessa criança e da confiança que ela tem nos parentes. E, quanto maior for a idade, a gente vai tendo uma ida para fora da família. Casos de abuso e exploração também acontecem com maior frequência nas faixas etárias maiores”, relata a coordenadora do PAIR no Estado do Rio de Janeiro, Valéria Brahim.
Segundo ela, embora o pai e o padrasto sejam os principais autores de violência sexual contra crianças e adolescentes identificados naquela cidade, seguidos do avô, tio e irmão, a figura materna também é encontrada entre os molestadores sexuais, em muitos casos.
“Apesar de não ter aparecido com tanta frequência, até mesmo por uma questão de concepção da sociedade de que é o homem é o que violenta, há muitos casos de abuso que também são praticados por mães e avós que violentam seus filhos ou parentes mais próximos”.
Foram identificadas três localidades de maior ocorrência de violência sexual infantojuvenil em Belford Roxo: Parque São José, Shangrilá e Praça de Heliópolis. Quando se busca a origem das crianças e adolescentes molestados, verifica-se, porém, que o número de comunidades citadas sobe para seis, e inclui as de Roseiral, Redentor e Bom Pastor. Em geral, são comunidades de menor poder aquisitivo.
A coordenadora do PAIR ressaltou, contudo, que o abuso e a exploração sexual não estão ligados, necessariamente, à questão da renda. “A gente sabe que essa violência ocorre também nos condomínios da Barra da Tijuca e na Zona Sul, mas eles têm um muro de influência muito mais forte. E os casos não chegam, infelizmente, aos atendimentos públicos”. Isso significa que quanto mais rico for o autor da violência sexual contra a criança e o adolescente, mais difícil fica a sua responsabilização.


RÁPIDAS

• Valéria Brahim, coordenadora do programa no Estado do Rio, , explicou que o PAIR tem o objetivo de fazer um diagnóstico da violência infantojuvenil e funciona como um estímulo para o trabalho conjunto dos programas de enfrentamento à violência sexual. “E, principalmente, [conhecer] quais são as instituições que estão trabalhando nesse enfrentamento, para otimizar essas ações”, disse.
• Segundo Valéria, que também é gerente de programas sociais da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), ainda há pouca informação, no município de Belford Roxo, sobre outros tipos de crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes, entre os quais o turismo sexual, a pornografia infantil e o tráfico para fins de exploração sexual.
• Ela acredita que o abuso sexual dentro e fora do lar é o mais citado, em parte, devido à falta de identificação de outros casos de exploração sexual. Por isso, Valéria destacou a importância de as pessoas denunciarem esses crimes. “As redes de exploração sexual são muito bem formadas e, muitas vezes, as pessoas têm medo de denunciar. Mas a gente sabe que a denúncia pode ser feita anonimamente pelo Disque 100, que é um número nacional”.
• A pesquisa foi realizada pelas equipes do PAIR e da ABTH e aplicada por universitários do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram ouvidas pessoas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da comunidade, de movimentos sociais organizados e das áreas de defesa e responsabilidade, atendimento e prevenção.
• O grupo Mont Blanc, que construiu o primeiro apart hotel de Nova Iguaçu, inaugura o de Duque de Caxias no dia 1º de Agosto tão empolgado com o sucesso do empreendimento que já começou as obras do segundo, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, ao lado do primeiro apart da cidade.
• A Agência Nacional de Energia Elétrica analisa a possibilidade de fazer com que as distribuidoras de energia elétrica do país cobrem dos clientes residenciais tarifas diferenciadas, de acordo com o horário, como já acontece com a telefonia.
• Segundo a Aneel, atualmente isso não é possível pelo modo como funciona o setor, em que as tarifas da baixa tensão, como as residências e pequenos comércios, são unificadas dentro de área de cada empresa.
• A necessidade da criação de novas usinas seria reduzida com a medida, já que a economia motivaria um uso mais eficiente da energia. No entanto, ainda não há prazo para a reestruturação do sistema de tarifas de energia elétrica do País e, segundo a Aneel, o debate terá ainda de ser submetido a uma audiência pública.
• Pelo visto, pobre vai ter que tomar banho antes das 18 horas, ou de madrugada, quando as tarifas serão menores. Se a fiscalização da Aneel seguir o padrão (omissão) da ANATEL em relação às telefônicas, pobre terá mesmo que tomar banho de cuia.
• O Movimento Unificado dos Servidores Públicos marcou uma greve geral para os dias 13 e 14 de agosto. Motivo: em dois anos e meio do atual Governo, jamais um representante de classe foi recebido por Sérgio Cabral. Quando não está no exterior, o governador vai para Angra dos Reis ou o litoral da Bahia. Batente que é bom, ele deixa por conta do Pezão
• Os servidores querem um reajuste imediato de 15%, enquanto o secretário de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, ex-secretário de Fazenda de Duque de Caxias no Governo Washington Reis, anunciou que o reajuste será inferior aos 8% concedidos, passado apenas aos servidores da policia, saúde e educação.
• O secretário também confirmou que, a exemplo de 2008, só as categorias consideradas prioritárias pelo governo serão beneficiadas.
• Nem o delegado substituto da 4ª DP (Central do Brasil), José Afonso Mota, 52 anos, escapou do clima de violência que impera no Estado do Rio. No final da noite de segunda-feira, quando chegava em seu sítio no antes aprazível em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias, ele foi rendido por um bando armado e encapuzado e levado para o interior da propriedad.
• No sítio foram mantidos sob a mira de arma familiares do delegado, inclusive uma menina de apenas 4 anos. José Afonso só escapou porque os bandidos não perceberam que ele era um policial.
• O delegado Alexandre Aiehe, da 61ª DP (Xerém), onde o caso foi registrado, revelou que a quadrilha é composta de cinco bandidos violentos e especializada em assaltos contra açougues, padarias, supermercados e sítios da região.
• O grupo seria chefiada pelo ex-sargento PM Gerson Queiroz Pontes, 46 anos, expulso da corporação, há pouco mais de dois anos, acusado de roubo de uma pistola. Também faz parte do bando o ex-presidiário Expedito Gonçalves Filho, o Dito, 31.
• A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça determinou que a Universidade Estácio de Sá, que tem campus na Baixada, pague R$ 10 mil de indenização a um aluno por propaganda enganosa. Segundo Maciel Bonadiman, autor da ação, ele se matriculou em 2001 no curso superior de Formação Específica em Redes Especiais em Telecomunicações, no Instituto Politécnico da instituição.
• Maciel pretendia obter diplomação em grau superior. Ao requerer o registro profissional, foi informado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ que o curso da Estácio não é reconhecido pelo Ministério da Educação. De acordo com Maciel, a diretora do Instituto Politécnico da Estácio havia concedido entrevista a um jornal de grande circulação afirmando que o curso correspondia a nível superior.
• A relatora do processo, a desembargadora Mônica Maria Costa, ressaltou na decisão que “não se trata de simples descumprimento de contrato, mas sim de conduta abusiva, violadora dos ditames consumeristas e passível de repreensão pelo Poder Judiciário”.
• O grupo de senadores que defende o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado decidiu ontem (8) apresentar representação ao Ministério Público Federal pedindo uma investigação ampla na administração da Casa. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), afirmou que os senadores buscarão apoios institucionais de partidos e de entidades da sociedade civil organizada para respaldar a representação.
• “Não se trata de uma investigação pontual. Queremos uma investigação geral dos atos praticados no Senado”, afirmou o senador. Outra decisão tomada, após uma reunião no gabinete de Sérgio Guerra, é a cobrança da instalação imediata do Conselho de Ética.
• O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que participou da
reunião, disse que o grupo está preocupado com um possível esvaziamento das manifestações pelo afastamento de Sarney da presidência. Segundo ele, esses senadores estariam “magoados” com denúncias divulgadas, nesta semana, contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), e o senador Tião Viana (PT-AC).
• “Se não tiver categoria para cobrar responsabilidades, o Senado vai virar a ‘casa da mãe Joana’. Já apareceram denúncias contra o Arthur Virgílio e o senador do Acre [Tião Viana]. Amanhã aparece contra outro e a cada dia perdemos credibilidade perante a sociedade. Daqui a pouco isso vai parecer chantagem”, afirmou o peemedebista.
• O senador José Nery (P-SOL-PA) acrescentou que os parlamentares “não aceitarão nem vão discutir chantagens”. Ele disse ainda que os defensores do afastamento de Sarney vão adotar medidas práticas para promover a “faxina ética, administrativa e política de que precisa o Senado”.
• Participaram da reunião os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE), José Nery (P-SOL- PA), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Cristovam Buarque (PDT-DF), Álvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS).
• A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, pelo processo simbólico de votação, o projeto de lei que trata da reforma eleitoral. Poucos deputados se manifestaram contra a emenda substitutiva global apresentada em plenário pelo relator Flávio Dino (PCdoB-MA).
• Entre os avanços do texto aprovado está a liberação geral da internet nas campanhas, com algumas regras de proteção dos candidatos, dos partidos e da sociedade. “Não podemos permitir que haja na internet propaganda caluniosa, difamatória, injuriosa, mentirosa e campanha de baixo nível. Então, estamos prevendo multas e direito de resposta. Quem for ofendido terá direito de ir ao blog, ao site e se manifestar”, afirmou o relator Flávio Dino.
• Para ele, o uso da internet democratizará as campanhas, aproximará o representante do representado, propiciará diálogo entre as partes e incentivará a participação política de amplos segmentos da população, além de diminuir o custo das campanhas. “O uso da internet nas campanhas é um grande avanço”, disse ele.
• Sobre as propostas que aumentam a participação das mulheres nas eleições, Flávio Dino informou que foi aprovada uma reserva de 5% do fundo partidário para promoção de atividades de incentivo à presença feminina na política e de reserva de 10% do tempo dos partidos para que elas possam se manifestar. “São dois grandes avanços. Hoje, esses percentuais são zero”, ressaltou.

CADÊ O ITAMAR?

O ainda presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, membro so Poder Judiciário, governadores, parlamentares e outras autoridades, participaram terça-feira (07) da cerimônia em comemoração aos 15 anos do Plano Real. Entre tantos nomes, faltou aquele que deu o apoio político necessário para um plano tão ousado, que derrubou a inflação que, no final do Governo José Sarney, em março de 1999, quando ele transmitiu o cargo para Fernando Collor de Melo, a inflação já atingira 85% nos primeiros 15 dias do mês. Quem nomeou Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda foi ele. Quem enfrentou a ira dos vociferantes petistas, comandados por Aloísio Mercadante, foi ele. Quem faltou na festa dos 15 anos do Plano Regal, foi exatamente ele. Estamos falando de Itamar Franco, publicamente desprezado pelo Governo Lula e pelos tucanos e democratas na festa desta semana.

terça-feira, 7 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

CABRAL MUDA O COMANDO
MAS NEGA CRISE NA PM

O coronel Gilson Pitta Lopes (foato), que assumiu o comando da Polícia Militar do Estado do Rio em outubro do ano passado em meio a uma crise sem precedentes na história recente da corporação, foi exonerado do cargo na manhã desta terça-feira (7) pelo Secretário de Segurança do estado, José
Mariano Beltrame. A demissão de Pita ocorreu poucas horas depois que o Ministério Público denunciou à Justiça 30 PMs por fraudarem o auto de resistência em que a perícia constatou que as vítimas não tinham passagem pela Polícia e foram executadas com tiros de curta distância.
O motivo da troca no comando da corporação, no entanto, não foi divulgado pela Secretária de Segurança que, em nota, agradeceu a Pitta “pela seriedade e correção com que conduziu sua corporação desde o início”. Já o governador Sérgio Cabral negou que haja crise na corporação por conta dos últimos acontecimentos
O comandante geral da PM passa a ser o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, atual diretor-presidente do Instituto de Segurança Pública, que será empossado nesta quarta-feira. Duarte já esteve à frente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), batalhão da Maré e teve passagens pelo interior do estado.

LULA LIBERA R$ 587 MILHÕES
PARA SANEAMENTO NA BAIXADA


Oito municípios da Baixada Fluminense e do interior do estado, além da Capital, vão receber R$ 587 milhões para obras de água e esgoto. Convênios entre o governo federal e governo do estado, que será o executor do empreendimento, foram assinados nesta terça-feira (7), no Palácio Guanabara. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento do saneamento e vão beneficiar 10 milhões de pessoas. O objetivo também é contribuir para a candidatura da capital fluminense à sede das Olimpíadas de 2016, além de ajudar na despoluição da Baía de Guanabara e de mananciais da região.
A capital ficará com a metade dos recursos, cerca de R$ 280 milhões. A maior parte será aplicada em bairros como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Também receberão investimentos os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaperuna, Maricá, Mesquita, Saquarema, São Gonçalo e Valença.
É a segunda vez que o Governo do Estado anuncia um programa de saneamento da Baixada com a finalidade de despoluir a Baía de Guanabara. No primeiro programa do gênero, foram gastos cerca de US $ 300 milhões de dólares, mas boa parte dos recursos foi desviada e as obras até hoje não foram concluídas, restando “piscinões” de esgotos, como o que existe (foto) na entrada de Duque de Caxias, ao lado da Linha Vermelha.


RÁPIDAS

• Para preparar a visita do Ministro da Cultura, Juca Ferreira (foto), à Baixada no final do mês, Secretários de Cultura da região estiveram reunidos em
Duque de Caxias. A reunião, realizada no Teatro Araul Cortes, teve a participação da secretária de Cultura do município, Ana Jansen, da representante regional do Ministério, Ana Lúcia Pardo além dos secretários de Cultura de Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Japeri e Seropédica
• Estão abertas as inscrições para a eleição dos membros dos Conselhos Tutelares de Duque de Caxias. Serão escolhidos os 15 (quinze) Conselheiros Tutelares que vão compor os Conselhos Tutelares I, II e III e seus respectivos suplentes. Os eleitos terão um mandato de 3 (três) anos, permitida uma só reeleição por igual período. O Conselheiro Tutelar que estiver exercendo o segundo mandato só poderá se candidatar novamente depois de 3 (três) anos.
• As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto, das 9 horas às 16 horas, na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o na Avenida Brigadeiro Lima e Silva nº 1.618 - 2º andar - bairro 25 de Agosto. A eleição deverá ocorrer em outubro.
• Os eleitores de todo o país poderão solicitar o título, pedir a transferência de domicílio e fazer a revisão de seus dados eleitorais pela internet a partir do fim de agosto. A medida está prevista no cronograma de implantação do projeto Título Net do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
• Segundo o Tribunal, o novo sistema começou a ser implantado em Rondônia na última segunda-feira (6). Na Paraíba, a previsão é de que o projeto esteja operando na próxima semana. Ainda no mês de julho, o sistema deve ser implantado em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.
• Com o novo procedimento, o eleitor deverá preencher o formulário virtual no endereço eletrônico do TSE e depois comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com o documento de identificação e comprovante de residência, para efetivar o cadastro e retirar o título.
• O projeto foi testado em caráter experimental pelos eleitores do Distrito Federal em 2008. Com o novo sistema, o TSE estima que o atendimento aos cidadãos será mais ágil e confiável.
• O que o governo pode gastar com bens públicos e prestação de serviços – como educação, saúde, estradas e outros - “são recursos pequenos”, disse
ontem (7) o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann (foto). Segundo ele, de cada R$ 3 arrecadados o governo tem pouco mais de R$ 1 para investir. O resto é comprometido com o pagamento dos juros da dívida e transferências de programas como os da Previdência e do Bolsa Família.
• Pochmann comentou o aumento da arrecadação de impostos, taxas e contribuições nos três níveis de governo (União, estados e municípios) que somaram R$ 1,034 trilhão em 2008, de acordo com os números da Receita Federal do Brasil (RFB). Houve um aumento de R$ 133 bilhões em relação à arrecadação de 2007, com a carga tributária subindo de 34,72%, no ano anterior, para 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país no ano passado, calculadas em R$ 2,880 trilhões.
• Os números são considerados grandiosos, embora o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) entenda que a carga de tributos foi ainda maior em 2008, tendo chegado a 36,56% do PIB na estimativa apresentada pelo presidente daquela instituição, Gilberto Luiz do Amaral.
• Divergências à parte, o presidente do Ipea disse que “embora haja uma redução gradativa no pagamento dos juros, o Brasil é um dos países que mais compromete sua arrecadação com a dívida pública”. Pagou R$ 162,3 bilhões no ano passado, equivalentes a 5,59% do PIB, contra despesas de R$ 159,5 bilhões no ano anterior, que correspondiam a 6,14% do PIB.
• A relação dívida/PIB fechou 2008 em 38,8%, já descontada a saída da Petrobrás dos cálculos do superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida). Ela subiu para 42,5% em maio, segundo números do Banco Central, e deve ultrapassar 40% no final de 2009, nas estimativas de analistas financeiros ouvidos pela pesquisa Focus, do BC, na última sexta-feira (3).
• O Brasil estaria na média, em termos de arrecadação, segundo ele, mas sem o mesmo nível de retorno social. O presidente do Ipea disse que “temos uma arrecadação que onera demasiadamente a base da pirâmide social. A população mais pobre nem sabe quanto paga de impostos embutidos em produtos e serviços, e paga quase duas vezes mais tributos do que quem está no topo da pirâmide. Há uma inversão na arrecadação e também no gasto”.

PARECER DE JOSÉ GENOÍNO
SEPULTA A PEC DA REELEIÇÃO

Talvez por medo de que se repita aqui a situação explosiva de Honduras, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou ontem (7), por unanimidade, o parecer do deputado José Genoíno (PT-SP) pela inadmissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que previa a possibilidade de segunda reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. A PEC havia sido apresentada pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE).
Segundo o deputado José Genoíno, “a CCJ, por unanimidade, enterrou de vez tanto esse tipo de emenda à Constituição quanto as que tratam de prorrogação de mandatos. Então, isso está encerrado, porque foi decisão unânime e tem uma força política, que, no meu modo de entender, ninguém vai mais tentar qualquer emenda nesse sentido nessa legislatura”.
De acordo com Genoíno, a decisão da CCJ firma uma espécie de jurisprudência na comissão: “Não se pode mudar as regras do jogo para beneficiar quem está no poder, e a emenda fazia isso, o que fere o princípio da certeza das regras, que é a base do meu parecer”.
Como a proposta que previa a possibilidade de terceiro mandato foi rejeitada, a PEC será arquivada e seu autor não tentará recorrer da decisão.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

PROJETO PERMITE REGISTRAR
CANDIDATOS COM FICHA SUJA

Dois pontos estabelecidos no projeto de lei sobre a reforma eleitoral, previsto para ser votado nesta terça-feira (7), em caráter de urgência, vêm gerando polêmica entre os representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (
MCCE), afirmou ontem o presidente da Comissão de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Amaury Serralvo, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.
O primeiro deles é em relação à certificação de quitação eleitoral. O projeto determina que, para receber o certificado, requisito para se candidatar, basta que as contas da campanha eleitoral sejam apresentadas e não aprovadas, como é feito atualmente. “No nosso entendimento, o projeto dá uma enorme abrangência em relação à apresentação de contas de campanha eleitoral. E isso daria uma enorme abertura de forma a apresentar um grande retrocesso”, avaliou Serralvo.
O movimento também é contra a modificação feita para as exigências do registro eleitoral. Uma das novas regras, de acordo com o projeto, é permitir que pessoas sem condições de elegibilidade, como quem possui contas reprovadas em Tribunais de Contas, possam se candidatar, conseguir o registro eleitoral e tentar liminar judicial até o fim da campanha eleitoral. “Isso vai fazer com que os Tribunais Eleitorais fiquem sobrecarregados com pedidos que serão depois indeferidos, mas a liminar dará direito a candidatos sem condições de elegibilidade disputar eleição. É isso que o movimento tem combatido”, disse Amaury Serralvo.
Para combater a corrupção e impedir que pessoas, que tenham condenações em primeira instância ou em relação à prestação de contas rejeitadas, possam se candidatar a um cargo eletivo, o movimento está recolhendo assinaturas para a campanha FICHA LIMPA, que servirá para apresentar projeto de lei de iniciativa popular com as propostas do movimento. “Estamos perto do 1 milhão de assinaturas e precisamos de 1,3 milhão. Nós vamos possibilitar que o Poder Legislativo receba o projeto e possa proibir esse tipo de candidato”, disse Serralvo.

CONVÊNIO GARANTE CAPACITAÇÃO
DE SETE MIL JOVENS CARENTES
A Prefeitura de Duque de Caxias firmou nesta segunda-feira (6) parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do programa Juventude Cidadã. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Zito e pelo ministro Carlos Lupi, no plenário da Câmara Municipal. Inicialmente 3 mil vagas foram disponibilizadas – de um total de 7 mil. As inscrições devem começar depois de uma avaliação técnicas das necessidades profissionais da cidade.
O programa Juventude Cidadã tem como objetivo a capacitação de jovens cuja família possuem renda per capta inferior a meio salário mínimo. Durante o curso, com duração de 350 horas, os alunos receberão uma bolsa de estudos com valor total de R$ 600 e podem aprender a desenvolver uma ou mais atividades profissionais. O Ministério planeja investir R$ 6 milhões em Duque de Caxias. A Prefeitura ficará responsável por selecionar os jovens, coordenar as aulas e garantir que pelo menos 30% dos alunos estejam empregados antes mesmo de concluírem o curso.

RÁPIDAS

• O prefeito Lindberg Farias, de Nova Iguaçu, que chegou atrasado mas
acabou arrombando a festa preparada pelo PDT, elogiou a iniciativa do município em promover grandes transformações sociais. Em sua campanha para se tornar candidato a governador pelo PT, mesmo contra a vontade do Planalto, lindberg sabe como poucos seduzir platéias e dizer o que agrada os ouvidos do povão.
•“O prefeito Zito é um empreendedor que tem procurado ferramentas para promover o desenvolvimento da cidade” afirmou o prefeito iguaçuano. Para ele, a política pública de geração de emprego é uma das prioridades em Duque de Caxias. E também fez referência à implantação do regime de horário integral em 30 escolas do município, restaurando o sistema original dos CIEPs, palavra que cala fundo na alma dos brizolistas. E lá estava um neto de Brizola, que aplaudiu o prefeito petista.
• Lindberg ainda lembrou que educação em Duque de Caxias é valorizada com o melhor salário dos professores do estado, os alunos terão aulas em tempo integral, os trabalhadores são beneficiados com a redução de 50% das passagens aos domingos e aos feriados. “Nós prefeitos só temos a aprender com esse grande homem”, concluiu Lindberg.
• Para a deputada federal Andreia Zito, os convênios são de grande importância para o município. “Essa é a garantia de um espaço para juventude de Duque de Caxias. Defendo os direitos dos trabalhadores, com igualdade, através da educação e qualificação profissional, recuperando o tempo perdido e oferecendo uma chance de entrar no mercado de trabalho”, concluiu Andreia Zito.
• Na mesma linha se colocou o anfitrião da reunião, o presidente da Câmara, Dalmar Lírio Mazinho para quem “nos últimos 20 anos a cara do Brasil mudou. E mudou através de pessoas humildes como Zito, (que era carroceiro), de Lindberg Farias (nordestino que começou ainda menino na política, liderando a União dos Estudantes) de Carlos Lupi (que era jornaleiro) e de um presidente metalúrgico. Eu tenho a honra de ser vereador de uma cidade que tem como prefeito um homem sério, íntegro, excelente administrador e um verdadeiro líder”, comentou Mazinho.
• No fim de semana, o Forró na Feira atraiu cerca de 10 mil pessoas, segundo c
álculos da Secretaria de Cultura. Os freqüentadores comemoraram com muita dança a volta do projeto que há mais de uma década divulga a cultura nordestina. A entrega do novo espaço, localizado na Avenida Presidente Vargas, ao lado da estação do trem, foi feita na sexta-feira, pelo prefeito Zito e pela secretária de Cultura, Ana Jensen. (Foto: Paulo Martins/PMDC)
• Após o ato simbólico, o público se divertiu ao som do autêntico forró pé-de-serra, apresentado pelo grupo “Os Três Nordestinos”. De passagem para conhecer o local, o pernambucano Dominguinhos do Recife, morador da cidade e com mais de dez CD de forró gravados, fez questão de dar uma “canja” apresentando alguns sucessos que o tornaram um dos maiores cantores de forró do estado.
• O pernambucano Zito agradeceu o empenho de todos os envolvidos na nova fase do projeto Forró na Feira e a parceria com a cervejaria Itaipava. “O projeto é importante para nossa cidade porque atrai muita gente de fora. Queremos o melhor para Duque de Caxias que está vivendo um novo momento. Nós temos uma grande responsabilidade no processo de transformação da cidade que está voltando a ser o que era”, disse Zito,
• Morador do bairro Santa Dalila, em Magé, o pernambucano José dos Santos, de 33 anos, disse que sempre gostou de se divertir em Duque de Caxias com a esposa. “O forró daqui é muito bom. Tem boa comida e o público pode dançar com tranquilidade”, frisou José.
• Moradoras da cidade vizinha de São João de Meriti, Kelly Cristina Silva e Kátia Regina, disseram que sempre se divertiam aos sábados na Praça Roberto Silveira. Elas gostaram do novo espaço que tem área coberta. “Vai ser bom até nos dias de chuva”, comemoraram.
• Para a presidente da Associação dos Expositores do Forró na Feira, Corina Dias Souza, o projeto melhorou bastante e vai atrair mais gente de fora. “Voltamos com força total e iremos apresentar grupos de forró de qualidade. Não deixem de conhecer o novo espaço. Além da boa comida, o público encontra conforto e segurança”, ressaltou Corina.
• Quem não gostou nem um pouquinho dos novos vizinhos foram os comerciantes da Av. Presidente Vargas. Eles reclamam que já sofriam com a feira de domingo, quando muitos barraqueiros deixam o local imundo, obrigando os lojistas a usarem muito sabão em pó e água sanitária para lavar a frente das lojas na segunda-feira.
• Com o forró começando no sábado e o pequeno número de banheiros químicos colocados à disposição do público, o volume de problemas sanitários para os lojistas será ainda maior. Um dos lojistas inconformados com o novo local do forró afirmou, em tom de blague, que vai mudar de ramo.
• Ele disse que, se transforma a sua loja num banheiro público, esmo cobrando apenas R$ 1 real por visita, ele acredita que irá faturar em apenas dois ou três dias cinco vezes mais do que fatura durante uma semana com seu atual negócio. Se na estréia foram 10 mil freqüentadores, o negocio de banheiro será altamente lucrativo, ele garantiu.
• O Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Ação Social oferece, nesta terça-feira, 320 vagas. A maior disponibilidade é para motoristas em diversas empresas em Duque de Caxias e outros municípios. A segunda maior oferta é para garçom. A maioria das empresas exige experiência. Desde o início do ano, mais de 5 mil pessoas já foram encaminhadas às empresas pelo Balcão Municipal de Empregos, com uma média de 1mil atendimentos por mês.
• O vice-líder do PSDB no Senado Álvaro Dias (PR) apresentará nesta terça-feira (7), requerimento para que o presidente José Sarney (PMDB-AP) substitua os senadores que não tenham comparecido às reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás. A estratégia foi adotada pelo PMDB e PT o que, na prática, tem adiado a instalação dos trabalhos de investigação.
• A primeira reunião da CPI pretende eleger o presidente que conduzirá as atividades, a quem compete indicar o nome do senador que vai relatar a CPI. Em sua página pessoal na internet, Álvaro Dias afirma que é prerrogativa do presidente do Senado substituir parlamentares que, eventualmente, impeçam o funcionamento de uma CPI
• “Se o presidente do Senado não acolher nosso requerimento, impetraremos mandado de segurança no STF [Supremo Tribunal Federal], para garantir o direito da minoria”, ressaltou o senador tucano.
• O PMDB e o PT, no entanto, condicionam a instalação dos trabalhos ao retorno do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) à relatoria da CPI, que investiga supostos repasses irregulares de recursos a organizações não governamentais. O presidente da CPI, Heráclito Fortes (DEM-PI), substituiu Arruda pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), numa manobra política.
• Tomaram posse no sabão (4), os membros do primeiro Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bento. A APA foi criada em 1997, mas ainda não havia saído do papel. Além de membros de diversas secretarias municipais, o conselho conta com representantes da Associação de Moradores do Núcleo Colonial São Bento, da Comissão Paroquial de Ação Social São Bento, do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e da FEUDUC.
• São Bento é o marco inicial da colonização do Vale do Rio Iguaçu, no coração da Baixada Fluminense. Onde hoje existe o bairro, foi fundada em 1596 uma grande fazenda comandada pelos monges do Mosteiro de São Bento, a partir de terras doadas pela Marquesa Ferreira.
• O bairro é marcado por diversas construções históricas: a casa do administrador do núcleo colonial, casas dos antigos colonos, tulhas (celeiros) da antiga fazenda entre outros. São Bento também conta com a presença de vestígios de índios tupinambás e de um sítio arqueológico de sambaquis – elevações feitas a partir de conchas criadas por nativos que viveram na região litorânea do país entre dois a oito mil anos atrás.
• O secretário municipal de Meio Ambiente Samuel Maia comentou sobre algumas das iniciativas que deverão ser gerenciadas na APA pelo novo conselho. “Vamos recuperar e reflorestar as áreas degradadas aqui em São Bento. Também queremos transformar o longo trecho nesta região entre a linha férrea e a rodovia Washington Luis, no Parque Municipal São Bento, evitando assim que essa área seja ocupada desordenadamente. Vamos lutar para tornar essa região um pólo turístico. Além de sua importância histórica, essa região também é geograficamente bela”, destacou o secretário.
• Presente a posse dos conselheiros, o prefeito José Camilo Zito (PSDB) elogiou o trabalho desenvolvido pelo seu secretário de Meio Ambiente: “Escolho as pessoas que trabalham comigo por sua competência profissional e Samuel tem demonstrado que foi uma ótima escolha para o cargo”, declarou o prefeito.

FM 2000 AGORA É 98,7

Segundo o ato 931 do Ministério das Comunicações, várias rádios no Rio de Janeiro tiveram seu canal alterado. No de Duque de Caxias, o canal
designado foi o 254, que corresponde a freqüência de 98,7 Mhz. Neste caso, a Rádio FM 2000, única regulamentada do município, teve que alterar sua transmissão para o novo canal. A programação da rádio, dirigida pelo jornalista Ricardo Fonseca, permanece a mesma e sua audiência vem crescendo significativamente.
Por isso, nos dias 25 e 26 de julho será realizada a primeira festa julina da FM 2000, o “Arraiá dos Boleiros”. O evento marca a mais nova parceria da fm2000 com um dos melhores espaços para eventos na cidade, que em breve, se transformará também numa casa de shows e eventos, que em parceria com a FM 2000 abrirá espaço para os artistas locais e já consagrados. Trata-se da Korpus, localizada na antiga garagem da empresa Vera Cruz, próximo ao centro de Duque de Caxias. A festa terá entrada franca e já tem confirmada a presença de vários artistas

domingo, 5 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

O 25 DE AGOSTO CONTINUA
LIDER EM ROUBO DE CARROS


O bairro 25 de Agosto, o mais caro IPTU de Duque de Caxias, continua imbatível na liderança nos índices de roubos e furtos de automóveis, seguido pelo vizinho Parque Paulicéia. Apesar da promessa do prefeito de que os órgãos de segurança iriam trabalhar em conjunto, a começar pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, a verdade é que os bandidos estão cada vez mais audaciosos. Há 15 dias, a filha do e ex-deputado Doutor Heleno foi assaltada quando passava, de carro, pela Rua Minas Gerais. No momento em que reduziu a marcha para entrar na Rua Tarce de Freitas Lima, antiga Piauí, onde morava até recentemente, foi abordada por um ladrão armado, que levou seu carro. Na última segunda-feira, um cidadão foi assaltado às 7:30h da manhã quando chegava com seu cãozinho de estimação para um banho e tosa numa loja localizada na Rua Bahia, onde moram o ex-deputado Doutor Heleno e a deputada federal Andréia Zito. Na terça-feira, por volta das 20:00h, uma professora foi assaltada a poucos metros do Hospital Mário Lioni e da Praça da Maçonaria, onde existe uma cabine da PM, doada pelos moradores e empresários do bairro.
Na sexta-feira, a vítima foi uma professora do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Ela chegava para trabalhar por volta das 7:30h quando foi rendida por um bandido, no momento em que parou o carro no cruzamento das ruas General Dionísio e General Mitre. O assalto foi feito a duas quadras da Vila Olímpica e do Fórum de Duque de Caxias.
Além de agirem com extrema tranqüilidade tanto durante o dia, como à noite, os ladrões, confiantes na incompetência da polícia, ainda se dão ao luxo de desfilar com o carro roubado menos de 24 horas depois do crime. No caso da professora assaltada terça-feira, vizinhos da vítima viram o bandido com o carro circulando pelas ruas Assunção e Voluntários da Pátria, a “Rua do Medo”, ao lado da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, às 14 horas de quarta-feira. O bandido seguia em direção à Vila Operária, vizinha do 25 de Agosto.
Como a Polícia não combate os roubos de carros, as máquinas caça níqueis, muito menos os bingos e cassinos, a população, que trabalha e paga impostos, é forçada a se tranca em casa, com circuito interno de TV e cercas eletrificadas, mas sem garantia de que vai acordar viva no dia seguinte.



Cerca eletrificada não protege o cidadão que paga impostos

SOMOS 170 MILHÕES DE IMBECIS?

Custou mais a Ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil e “Mãe do PAC”, resolveu mostrar a sua verdadeira face. Numa reunião com representantes de d
iversos ministérios para tratar dos problemas enfrentados pelas obras do PAC, ela destratou publicamente o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Luis Antonio Eira. Numa rara atitude vista no serviço público do Brasil de Lula, José Ribamar e Renan Calheiros, Eira voltou ao Ministério, redigiu uma breve e seca carta de demissão em caráter irrevogável, mandou entregar ao ministro Gedel Vieira Lima e foi-se embora.
O que seria uma simples demissão de um subordinado virou um problemão para Lula, pois começaram a “vazar” relatos do comportamento grosseiro e até arrogante da “companheira Estela”, nome de guerra que Dilma Rousseff usava quando era integrante da VAR-Palmares, um dos mais violentos grupos terroristas que surgiram durante o regime de 64. Só então o Brasil ficou sabendo que é habitando por nada menos do que 170 milhões de imbecis, adjetivo preferida de Da. Dilma para se referir a colegas de ministério ou subordinados, como o presidente da Petrobrás que desagradem à “Mãe do PAC”, tudo no melhor estilo stalinista de comandar. Segundo a imprensa, só o presidente Lula e o vice, José Alencar. Por enquanto! Até quando vamos assistir a essa demonstração de arrogância e destempero de uma pessoa que pretende dirigir o Brasil a partir de 2011? Somos, ou não, imbecis? A resposta deverá ser data, com o máximo vigor, nas urnas.

RÁPIDAS

• Sem um bom nome para enfrentar Sério Cabral, os tucanos estão desesperados com o silêncio do deputado Fernando Gabeira. Logo depois das eleições municipais, o recém-eleito Zito propôs continuar a parceria PV-PSDB nas eleições de 2010 com o deputado verde, o único que teve coragem de dizer da tribuna da Câmara que Severino Cavalcante estava levando o Legislativo ao descrédito.
• Enrolado com as denúncias contra a utilização da verba indenizatória (R$ 15 mil mensais) e passagens aéreas doadas a parentes e amigos dos parlamentares, Gabeira mergulhou para tentar sobreviver politicamente.
• Essa indefinição do deputado verde, que repete o comportamento de avestruz do governador José Serra, está deixando os tucanos fluminenses sem projetos e sem perspectivas. Daí o lançamento atabalhoado, como sempre, de um mirabolante “Plano B”, em que Zito se afastaria da Prefeitura para disputar a principal cadeira do Palácio Guanabara, com Gabeira disputado uma cadeira senador.
• A substituição de Zito pelo vice, o médico Jorge Amorelli (foto), não seria problema,
pois a confiança do prefeito em seu vice é a prova de crises e intrigas, mas ninguém garante uma boa performance de Zito como candidato a governador diante dos pífios resultados dos primeiros seis meses de seu terceiro mandato como prefeito da segunda cidade do Estado em arrecadação.
• A pergunta que todos se fazem é: será que Zito iria para o cadafalso político para ajudar José Serra, sem que o governador paulista dê um “sinal de fumaça” de que quer e será candidato á sucessão de Lula? E se não conseguir se eleger, ele assumirá alguma Secretaria na Prefeitura de Caxias?
• Um internauta recebeu ontem um e-mail p’rá lá de curioso. O texto era curto e dizia apenas: Parabéns, você foi sorteado(a) para participar do Velório do Rei do POP – MJ. A mensagem era assinada pela FAMÍLIA JACKSON. O internauta não conhece ninguém da família do rei do POP, não fala ou entende de inglês e a mensagem estava redigida em......português. Se você recebeu mensagem idêntica, não vacile: delete.
• Segundo a Agência Brasil, do Governo Federal, um estudo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao IBGE, confirma análises sobre a injustiça tributária no Brasil. Segundo a dissertação de mestrado do economista Erito Marques de Souza Filho, os mais pobres gastam proporcionalmente mais renda do que os mais ricos para o financiamento da seguridade social (saúde, Previdência social e assistência social).
• “Em nossos trabalhos, evidenciou-se que quanto menor a faixa de renda, maior proporção dela é destinada para o financiamento da seguridade social. Um indivíduo, que pertença ao primeiro décimo da distribuição de renda domiciliar “per capta” destina 9,4% de sua renda [de R$ 71,52], enquanto para um indivíduo pertencente ao ultimo décimo esse valor é de 1,09% [com renda per capta de R$ 3.992,37]”, compara o economista, que também é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
• Enquanto isso, os senadores, ex-senadores, parentes e funcionários do Senado tem direito a assistência médica, com reembolso integral de qualquer despesa, inclusive a implantação de uma prótese no pênis.
• Por isso mesmo, ninguém ficou surpreso com a declaração do ministro da Previdência Social, José Pimentel, feita em Curitiba, segundo a qual o governo não tomará decisão alguma a respeito da greve dos servidores do INSS. “Estamos respeitando o Poder Judiciário, que, por unanimidade, declarou a ilegalidade da paralisação, antes mesmo do início.”
• Segundo Pimentel, todas as categorias federais pediram equiparação aos salários do INSS após o acordo feito com os sindicatos em julho do ano passado, quando foi concedido um reajuste de 457% sobre a folha de pagamento de 2003, envolvendo R$ 5 bilhões. O acordo, lembrou ele, consta da Medida Provisória 441/08, aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional.
• Afinal de contas, nem o Ministro, muito menos o Presidente Lula precisam varar a noite na porta do INSS para marcar uma perícia ou saber o andamento do processo de aposentadoria, seja por tempo de serviço, seja por motivo de doença. E Lula ainda recebe uma “indenização” por ter sido afastado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC pela Ditadura.
• O Ministro Carlos Lupi vem a Duque de Caxias nesta segunda-feira, onde assinará um convênio com o prefeito Zito para promover a capacitação profissional de cerca de sete mil jovens.
• O ministro deverá ser cobrado pelos vereadores sobre a causa da restrição na emissão de Carteiras de Trabalho, feita pela Secretaria de Ação Social, comandada pela primeira dama, Claise Zito. Segundo fonte daquela secretaria, o Ministério trocou de gráfica e a remessa de carteiras está prejudicada. Hoje, só 30 pessoas são atendidas por dia. A Secretaria chegou a emitir até 500 Carteiras de Trabalho por dia no Governo José Carlos Lacerda, quando a cidade era bem menor.
• No último dia 30, encerramento dos trabalhos legislativos do primeiro semestre, a Câmara de Vereadores de Magé aprovou uma penca de projetos de lei, criando diversos programas, a exemplo do que faz o Governo Lula.
• Com essa torrente de bondades, a Prefeitura de Magé, o mais antigo município da Baixada, vai doar de Cestas Básicas a dentaduras, bem como pão, leite, óculos de grau, cadeiras de rodas e até remoção gratuita de cadáveres e sepultamentos.
• Como no próximo ano teremos eleições gerais e o irmão da prefeita e presidente da Câmara, o vereador Dino Cozzolino, é candidato a deputado federal, a Justiça Eleitoral terá muito trabalho para separar o que é assistência social do que é puro assistencialismo eleitoral. Ou pura e simples compra de votos!

MAÇONARIA SOB NOVA DIREÇÃO

O advogado Eraldo Roque acaba de assumir o posto de Venerável da Loja 18,
com sede na Rua Tuiuti, no bairro 25 de Agosto. A Maçonaria em geral e a Loja 18 em particular, sempre teve uma participação ativa na política do município. Nos anos 70, ela participou da campanha pela construção e instalação de uma cabine da PM na praça fronteiriça à sede da Loja. Na época, além da cabine, o 15º Batalhão da PM também ganhou uma viatura e um sistema de rádio-comunicação. A praça e a cabine foram inteiramente recuperadas na administração anterior, que tinha como venerável o empresário Ronaldo Lima.
O advogado Eraldo Roque garantiu ao blog que vai seguir a mesma linha de atuação, buscando parcerias com o Poder Público e empresários para discutir e encaminhar soluções para os principais problemas do município, como, pro exemplo, a desativação da carceragem da 59ª DP/Caxias. A Maçonaria participa há décadas do programa de educação do Estado, cedendo suas dependências para o funcionamento do Colégio Estadual José Salgueiro.