quinta-feira, 2 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

SENADO APROVA MAIS
SETE MIL VEREADORES
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira a PEC que reduz o repasse de recursos para as câmaras municipais, abrindo o caminho para que seja promulgada a PEC dos Vereadores, que cria mais de sete mil cargos em todo o País. A aprovação PEC foi comemorada por pouco mais de 50 suplentes de vereadores que ocupavam as galerias do plenário do Senado. Essa emenda foi aprovada a toque de caixas depois que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, recusou-se a promulgar a PEC que recriou as 7.343 extintas pelo Tribunal Superior Eleitoral, da qual fora excluída pelos deputados a redução do rapasse de recursos pelas Prefeituras. A aprovação nova emenda, com redução de gastos das câmaras de vereadores permite agora que os presidentes do Senado e da Câmara promulguem a emenda que aumenta o número de vereadores.
Agora, começará uma nova batalha, no campo do Judiciário, pois as Câmaras foram renovadas no ano passado e os candidatos que ficaram como suplentes vão exigir a posse imediata. Dependendo do que entenderem as consultorias jurídicas da cada legislativo, a posse dos novos vereadores deverá demorar mais alguns meses até que a Justiça decida como aplicar a nova norma sobre a composição das Câmaras. A Câmara de Duque de Caxias ganhará mais oito cadeiras, passando a 29.

CONVENIO COM BRASÍLIA VAI
CAPACITAR SETE MIL JOVENS

Cerca de sete mil jovens de Duque de Caxias, com renda “per capta familiar” de até meio salário mínimo, ganharão opções de capacitação para o mercado de trabalho. O prefeito Zito e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinam segunda-feira (6), uma parceria para oferecer programas Juventude Cidadã de qualificação e reciclagem profissional. O programa é realizado em parceria com os governos estaduais e municipais que se encarregam de encontrar entidades sociais que fazem o trabalho de qualificação dos inscritos e são obrigadas a inserir 30% dos jovens capacitados no mercado. Durante o evento, também haverá o lançamento do Convênio Plurianual Único para a operacionalização das ações do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda.
Para o prefeito, os dois convênios são igualmente importantes para o município. “Em termos de geração de empregos, o município de Duque de Caxias cresce em ritmo cada vez mais intenso, o que exige um aumento dos investimentos no mercado de trabalho”, disse Zito.
A duração dos cursos oferecidos pelo programa varia de 350 a 450 horas aula. Durante o período de aulas, os beneficiários receberão uma ajuda de custo mensal, de R$ 120. A expectativa é atender cerca de sete mil jovens, vagas que o prefeito classificou como significativa perto do número de habitantes da cidade e do número de jovens, muitas vezes, com dificuldade para entrar no mercado de trabalho. “Esse convênio vem em um momento muito oportuno em que a Prefeitura cada vez mais concentra suas atenções e prioridades para o social”, enfatizou Zito.

RÁPIDAS

Em sessão especial nesta quarta-feira, que reuniu o Cel. Patrizzi, Secretário municipal de Segurança Pública, representando o prefeito Zito, a secretária de Ação Social, Claise Zito (na foto, com o Coronel Cabral, Comandante do 14º GBM e o vereador Mazinho), além de empresários, a Câmara de Duque de Caxias comemorou o 154º aniversário de criação do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. Durante a sessão, integrantes do 14º Grupamento de Bombeiro Militar foram homenageados pelo Legislativo caxiense. A festa serviu também para lembrar o “Dia do Bombeiro”, comemorado em 2 de julho.
• O vereador Mazinho, presidente da Câmara Municipal não escondeu a emoção ao rever um ex-colega, que servira com ele no 5º Batalhão de Artilharia Antiaérea do Exército, que também era um dos homenageados da noite. “Esses militares não sabem a importância que têm para a nação brasileira. Eles adquiriram confiabilidade através dos resgates e das atividades que prestam à sociedade”, comentou Mazinho.
• “Esses “soldados do fogo” têm a “sagrada missão” de salvar vidas e fazem isso com muito carinho, respeito e dedicação. Muitas vezes no trabalho de resgate dão a própria vida pelo outro. Tenho orgulho em dizer que sou filho de bombeiro. Meu pai, Manoel de Souza, serviu nessa corporação”, destacou o vereador Marcelo do Seu Dino, representando o Legislativo.
• Em nome dos seus subordinados, o Major Osman agradeceu a homenagem e ressaltou que o quartel de Duque de Caxias é referência para o Comando. “De Angra a Itaperuna: o quartel de Caxias foi o que sofreu maior processo de revolução”, destacou.
• Profissionais de Assistência Social, ONGs, lideranças comunitárias, religiosas e outros representantes da sociedade civil voltam a se reunir neste fim de semana para a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias, que será aberta nesta sexta-feira (3) no Teatro Raul Cortez, às 14 horas.
• O evento terá continuidade sábado e domingo no Ciep Ministro Santiago Dantas nº 405, Rua Primeiro de Maio nº 311, bairro Itatiaia. Os pontos que vão nortear a conferência foram elaborados a partir de sugestões e propostas apresentadas durante a Pré-Conferência realizada em junho, que contou com a participação de 500 pessoas dos quatro distritos da cidade.
• A idéia é aproveitar os serviços e programas assistenciais já existentes, estimulando discussões e debates envolvendo as ONGs locais que possam se tornar parceiras na iniciativa. Outra meta é aproveitar o Sistema Único do Serviço Social (SUAS) para dinamizar e ampliar o número de abrigos existentes – para crianças, adolescentes e população de rua.
• Duque de Caxias conta hoje com três abrigos e está construindo mais um, no bairro Centenário, destinado a adolescentes vivem nas ruas. As propostas resultantes da IX Conferência serão levadas à Conferência Estadual, que será realizada em agosto.
• O Banco de Empregos da Secretaria de Ação Social de Duque de Caxias dispõe de mais de 300 vagas em diversos setores de atividade. O maior número de vagas (25) é para motoristas. A segunda maior oferta é para garçom, com 12 ofertas para trabalho.
• O restante das oportunidades corresponde a uma ou duas vagas. A maioria das empresas exige experiência. Desde o início do ano, mais de cinco mil pessoas já foram encaminhadas às empresas pelo Balcão Municipal de Empregos, com uma média de 1mil atendimentos por mês.
• A secretária de Assistência Social, Claise Maria Zito, adverte que os candidatos devem preencher os currículos corretamente, com informações verdadeiras. As empresas realizam testes e o candidato será reprovado se não comprovar o que informou. Por isso, a secretaria disponibilizou um modelo de currículo para ajudar aos candidatos no preenchimento.
• Os interessados devem comparecer ao Balcão de Emprego, na Secretaria de Assistência Social, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618 - bairro 25 de Agosto. O atendimento é feito de terça-feira à sexta-feira, das 8h às 16h.

FORRÓ VOLTA COM PAGODE
Será nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, a inauguração do novo espaço cultural de Duque de Caixas, que abrigará o forró, a feira de artesanato e ainda terá, às sextas-feiras, um novo projeto, o “Quintal do Samba”, que vai reunir grupos de pagode.No sábado, a partir das 18 horas, teremos a banda Super Nordestino, Trio Candieiro, Luciano Oliveira e Trio, com o Trio Nordestino encerrando a programação, garantindo o xaxado até 1:30 da madrugada de domingo. Já no domingo, a partir das 10, teremos música eletrônica, mas o forro volta e com toda força às 13:30h, com a Banda Tempero Tropical.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO GARANTE A VOLTA
DO FORRÓ NESTA SEXTA


Mesmo sem a autorização formal da Central Logística, empresa do Estrado que substituiu a Flumitrens e é dona dos ramais da Leopoldina e da área que será ocupada pelo projeto Forro na Feira, ao lado do mergulhão, a
Assessoria de Imprensa da Prefeitura confirmou para esta sexta-feira, às 18 horas, a solene inauguração do novo pólo cultural da cidade. O Forró na Feira surgiu há 10 anos, na Praça do Pacificador, quando o prefeito decidiu apoiar os cantadores que se reuniam informalmente na feira-livre de domingo, aproveitando o grande contingente de nordestinos que freqüentam a maior feira livre da Baixada.
A feira de Duque de Caxias já teve como visitantes semanais figuras como Luiz Gonzaga, que morava em Campos Elíseos, a dupla Jararaca e Ratinho, que morava no Parque Lafaiete, Chico Anísio, cujo irmão, o cineasta Zelito Viana, tinha um sítio em Jardim Primavera, o rei do coco Jackson do Pandeiro e sua esposa Almira, que tinham parentes morando no bairro Itatiaia, entre outros. Mas forró, mesmo, só sábado e domingo, pois às sextas-feiras será “Quintal do Samba”, um projeto da Secretaria de Cultura e que pretende reunir grupos de pagodeiros. Na programação deste final de semana, teremos grupos como a Banda Super Nordestino, Trio Candieiro, Luciano Oliveira e Trio e Trio Nordestino, que se apresentam no sábado. (Fonte: Google)

OS 15 ANOS DO PLANO REAL


Enquanto o Governo Lula divulga que a inflação do Plano Real acumulada nos últimos 15 foi de 240%, omitindo o fato de em entre 1º de janeiro e 15 de março de 1990, final do Governo Sarney, a inflação sinalizou o estratosférico índice de 1800% quando projetada para o ano todo, enquanto 1995, no Governo Itamar e já com o Plano Real, caiu para 22,41%. E foi Itamar Franco que nomeou e garantiu o então senador Fernando Henrique Cardoso como Ministro da Fazenda, com carta branca para adotar as medidas necessárias para um combate firme e constante ao regime inflacionário. Entende-se o silêncio do planalto quanto à participação de Intamar Franco na implantação do Plano Real, pois o ex-embaixador em Portugal acaba de se filar ao PPS e poderá disputar a presidência em 2010. Já não se pode dizer o mesmo em relação aos tucanos, que nasceram e cresceram sob as bênçãos do político mineiro, mas revelam um mal explicado desprezo pela figura que, até hoje, Itamar Franco representa na política brasileira. Afinal, nem para Dilma Roussef, nem para José Serra ou Aécio Neves interessa ressuscitar, politicamente, o mercurial Itamar Franco, um político do cipó xucro, que não aceita rédeas nem selim.

RÁPIDAS

• Quem paga proporcionalmente mais impostos no Brasil são as pessoas de menor renda e patrimônio. Mas a destinação dos gastos pública não é direcionada aos mais pobres. A conclusão do estudo RECEITA PÚBLICA: QUEM PAGA E COMO SE GASTA NO BRASIL, divulgado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
• “Quem tem propriedade no Brasil é beneficiado pelo sistema tributário”, resumiu Márcio Pochmann presidente do Ipea durante a apresentação do estudo na sede do instituto em Brasília. Em 2006, os proprietários de algum bem (empresa, casa, automóvel) comprometeram 13,6% de sua renda com o pagamento de tributos. Quem só recolhe a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda (IR) foram classificados como “não proprietários” e usaram 24,4% de seus rendimentos na quitação de tributos.
• O Ipea avaliou que as faixas de remuneração mais baixa pagam proporcionalmente mais tributos. “Quem tem mais dinheiro paga menos impostos”, disse Pochmann Segundo o estudo que apresentou, os 10% mais pobres da população gastaram 32,8% de sua renda com impostos federais, estaduais e municipais; enquanto os 10% mais ricos tiveram um ônus de 22,7% da renda.
• A injustiça arrecadadora também foi verificada na destinação da carga tributária no âmbito federal. O pagamento do programa Bolsa Família (para famílias de R$ 137 per capta) custou 1,4 dia de cada contribuinte, e as aposentadorias e pensões de ex-servidores e parentes de ex-funcionários públicos equivaleram a quase uma semana de trabalho dos contribuintes brasileiros (6,9 dias).
• “Quem ganha até cinco salários mínimos tem maior ônus no financiamento do Estado brasileiro. Quem recebe até dois salários mínimos transfere, aproximadamente, 50% do que ganham para financiamento das políticas públicas”, calcula Pochmann (foto).
• Esse é o Brasil de Lula e da dupla José Sarney e Renan Calheiros
• O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) foi nomeado relator do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) no Conselho de Ética. Hugo Leal, que foi um dos nove deputados que votou contra o parecer do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), deve apresentar parecer pelo voto vencedor que pede a absolvição.
• O deputado Nelson Meurer (PP-SC) contestou a escolha de Leal para a relatoria com o argumento de que ele já havia manifestado sua posição favorável a uma pena alternativa. De acordo com Meurer, o conselho já absolveu Edmar Moreira e, portanto, não cabe uma pena alternativa. Também o professor Rui Paulletti (PSDB-RS) que votou pela cassação de Moreira discordou da escolha de Leal. Segundo ele, deveria ser nomeado para relator do caso um parlamentar que proponha a absolvição já que o conselho rejeitou o parecer pela cassação.
• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a comercialização de produtos considerados irregulares de sete fabricantes. A Anvisa recomenda ao usuário que já tiver comprado algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente.
• Alguns produtos popularmente conhecidos, como óleo de copaíba e extrato de própolis, tiveram a fabricação, a distribuição, o comércio e o uso suspensos por falta de registro. A relação completa dos produtos suspensos pode ser conferida no site da Anvisa.
• A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), o projeto de lei complementar do Poder Executivo (PLP 28/07), que reorganiza as defensorias públicas da União, dos estados e do Distrito Federal e dá autonomia administrativa e financeira às defensorias. O projeto foi aprovado por 338 votos a favor e seis contra. A proposta segue agora para discussão e votação no Senado.
• A Constituição estabeleceu em seu Artigo 134, que o Estado prestará a assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recurso e prevê uma lei complementar para regulamentar a autonomia funcional e administrativa das defensorias. O projeto aprovado pelos deputados regulamenta o dispositivo constitucional.
• Além da aprovação do PLP da Defensoria Pública, os deputados também aprovaram os requerimentos para a votação, em regime de urgência, do projeto de lei da reforma eleitoral e da Mensagem Presidencial que submete ao Congresso o texto do acordo entre o Brasil e o Vaticano sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica. Pelo estatuto, a Igreja passa a ser tratada com as prerrogativas das embaixadas estrangeira e não será submetida às leis brasileiras.


DESORDEM URBANA CHAPA BRANCA
Dando continuidade ao programa de combate à desordem urbana, a Prefeitura demoliu esta semana alguns bares que funcionavam ao lado da estação ferroviária, de frente para a Av. Presidente Vargas. Ocorre que a mesma prefeitura utilizou para a remoção do entulho um caminhão alugado, com placa de Magé. Com isso, a prefeitura está abrindo mão do IPVA, que é pago pelos veículos emplacados no município, repetindo o descaso do governador Sérgio Cabral, que aluga caros em Minas Gerais, que cobra um dos menores IPVAs do País. Ou seja: enquanto combate a desordem urbana, a Prefeitura pratica a desordem tributária e incentiva a sonegação de impostos.

terça-feira, 30 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

VOLTA DO FORRÓ NA FEIRA
DEPENDE DE SÉRGIO CABRAL

Muitos forrozeiros e alguns barraqueiros estão céticos quando à volta do Forró na Feira prometido pelo Governo para esta sexta-feira (3). Um dos mais antigos freqüentadores do Forró, na Praça Roberto Silveira, lembrava ontem que o terreno onde o prefeito promete instalar as barracas do forró e da feira de artesanato, na verdade, pertence ao Governo do Estado, mais precisamente á estatal Central Logística, que substituiu a Flumitrens. O local era ocupado pelo armazém de carga da extinta Estrada de Ferro Leopoldina, cujo patrimônio foi doado pelo Governo Federal para a Flumitrens. Com isso, a realização do Forró depende, legalmente, de uma autorização do Governador Sérgio Cabral.
Oficialmente, Zito e Sérgio Cabral são adversários políticos com vistas às eleições de 2010, como foram em 2008, quando o governador fez o que o podia e, principalmente, o que não podia nem devida para ajudar na reeleição do então prefeito Washington Reis, atual subsecretário de Obras do Estado. A rádio corredor de Jardim Primavera vem anunciando uma nova etapa na reforma do secretariado, em que um dos protegidos de Sérgio Cabral, o Engenheiro Iguaçu Costa Pinto, ex-superintendente da Cedae em Caxias, assumiria a estratégica Secretaria do Meio Ambiente, onde substituiria o petista Samuel Maia. A reabertura, ou não, do Forró na Feira neste final de semana demonstrará até onde vai o acordo secreto entre Zito e Sérgio Cabral. Se o Forró funcionar será mais uma prova em relação ao acordo entre os dois com vistas às eleições de 2010, quando Zito, além de enfrentar Washington Reis, precisará reeleger, e bem, a sua filha e deputada federal Andréia Zito.


LÍDER COMUNITÁRIA DA MARÉ
SALVOU A VIDA DE CORONEL DA PM
Numa prova inequívoca de que o Estado do Rio foi divido em sesmarias por traficantes e milícias, a líder de uma das associações de moradores da Favela da Maré é quem intermediou um “cessar foto” no domingo, quando 16 favelas da área se reuniram com o comando da PM para discutir os problemas de segurança na região. Acreditando que fosse uma “invasão”, os bandidos reagiram a tiros a chegada do comandante do Batalhão da Polícia Militar da Maré, coronel Rogério Seixas, com sua escolta, para participar do encontro.
“A gente ficou meio acuado, porque até no Centro [de Artes da Maré] caíram tiros. Foi um momento meio tenso. Depois ficou tranqüilo, porque a gente foi até eles [os criminosos] e explicou que se tratava de um evento de segurança pública e que o comandante do batalhão estava lá para discutir [segurança], ou seja, que não estava havendo nenhuma invasão da polícia”, disse Eliana Silva, diretora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré.
A notícia foi divulgada pela Agência Brasil, do Governo Federal. Como Lula apóia Sérgio Cabral com a mesma convicção cívica com que declara seu apoio a José Sarney e Renan Calheiros, o governador não pode acusar a Mídia de fazer campanha para desmoraliza-lo.

RÁPIDAS

• A redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas foi aprovada pela comissão especial da Câmara que analisou o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95). De autoria dos ex-deputados e hoje senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), a PEC foi relatada pelo deputado Vicentinho (PT-SP), que deu parecer favorável à proposta. O parecer foi aprovado por unanimidade na comissão especial. Além de reduzir a jornada de trabalho, a PEC aumenta de 50% para 75 % o valor a ser acrescido na remuneração das horas extras.
• Como não haverá redução proporcional do salário, essa mudança na folha de pagamento vai repercutir no preço do cafezinho, do gás, da energia elétrica, dos alimentos e até das roupas e calçados do cidadão comum, aquele que não trabalha no Senado, não tem direito à Bolsa Família ou à Bolsa Ditadura.
• Principal aliado do senador José Sarney (PMDB-AP) na eleição para a presidência do Senado, a bancada do Democratas (DEM) decidiu ontem (30), por consenso, pelo afastamento temporário do ex-Presidente da República. O partido usou o argumento de que o afastamento do presidente da Casa vai garantir a isenção das investigações sobre as irregularidades administrativas no Senado já em andamento pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.
• “O que nós estamos propondo é que o presidente [José Sarney] se licencie até para que a apuração dos fatos seja acreditada e ele, se for, pelas investigações, entendido como inocente, possa voltar à presidência”, afirmou o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), após reunião em que trataram da crise institucional pela qual passa o Senado.
• Enquanto isso, o P-SOL, liderado pela ex-senadora Heloisa Helena, protocolou uma representação para que o c
olegiado investigue denúncias envolvendo Sarney para uma possível abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. Já o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), protocolou uma lista com 18 denúncias de irregularidades.
• A Câmara de Vereadores realiza sessão especial nesta quarta-feira (01), a partir das 18 horas, para comemorar o 154º aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. E aproveitará para entregar títulos e comendas concedidos pelo Legislativo caxiense a figuras de destaques da Corporação como reconhecimento ao trabalho incansável dos “solados do fogo”, como são carinhosamente chamados pela população.
• A Assembléia Legislativa se curvou, mais uma vez, às ordens do Palácio Guanabara e aprovou a entrega de equipamento do Estado para instituições privadas, que pagarão até R$ 24,5 mil de salários a seus dirigentes, embora essas instituições se declarem sem fins lucrativos, isto é, seus dirigentes não podem ser remunerados, nem ter participação nos resultados (lucro) de balanço. Prevaleceu o compadrio entre Sérgio Cabral e Adriana Rates, secretária de Cultura do Estado.
• Representantes da área de saúde de 13 municípios da Baixada vão
elaborar projetos para transformar o 4º andar do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo (foto), em Duque de Caxias, numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 46 leitos para atender aos pacientes da região. A idéia foi concebida na manhã desta terça-feira, durante reunião na unidade, que contou com a presença de secretários municipais de saúde e a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), que vai coordenar o processo. Os nomes que vão integrar a comissão serão escolhidos em nova reunião a ser realizada, em breve, na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu.
• Para a secretária geral do Cisbaf, Rosângela Bello, o próximo passo será a elaboração do projeto com o calculo de custo da obra, equipamentos e a duração dos trabalhos. A verba, segundo ela, poderá vir do governo federal. “Acredito que todos os municípios da Baixada Fluminense saiam ganhando com esta oportunidade, já que o espaço disponível no 4º andar deste hospital é maravilhoso”, observou Rosângela. Ela estava acompanhada da equipe técnica do Cisbaf e disse acreditar que o déficit de leitos poderá cair de 140 para menos de 100 com a implantação da nova UTI. “Daria para respirar um pouco”, concluiu Rosângela.
• O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Danilo Gomes, levou o grupo para conhecer as instalações do hospital. Ele disse que a unidade foi inaugurada com objetivos eleitoreiros, no ano passado, com vários pontos inacabados, qualidade de material duvidosa, além de muitas paredes rachadas.
• Danilo Gomes confessou que o município tem dificuldades para manter o hospital e por isso decidiu reunir todos os secretários para tornar a unidade um hospital regional. “Temos um volume de trabalho enorme, com até 900 atendimentos diários, e um gasto de R$ 6 milhões por mês somente com a manutenção da unidade”, observou Danilo.
• Treze pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (30), suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em roubar material da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). A Polícia Civil do Rio cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 17 s de prisão em todo o estado.
• A ação visava prender quatro empresários, seis funcionários terceirizados, que trabalham na Reduc, além de sete vigilantes. De acordo com o delegado da 60ª DP (Campos Elíseos), Luiz Lima Ramos Filho, os vigilantes e terceirizados furtavam equipamentos da empresa e repassavam para empresários, responsáveis pelo golpe.
• Cerca de 100 policiais de 18 delegacias participaram da ação, que também aconteceu na casa dos funcionários e em firmas de empresários envolvidos no crime. Os presos foram encaminhados para a delegacia de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, assim como o material apreendido.

POBRES PRECISAM TRABALHAR
MAIS PARA PAGAR IMPOSTOS

As famílias com renda de até dois salários mínimos precisaram trabalhar 197 dias no ano passado para pagar seus impostos. Se a família recebeu mais de 30 salários mínimos, foram necessários apenas 106 dias para honrar os compromissos com tributos. Os cálculos que mostram o desequilíbrio na cobrança de tributos fazem parte do estudo Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil, divulgado ontem (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Receita Federal.
Segundo o levantamento, os 10% mais pobres da população brasileira usaram 32,8% de sua renda para o pagamento de impostos no ano passado. Entre os 10% mais ricos, esse percentual cai para 22,7%.Os economistas do Ipea também estimaram a renda gasta com impostos por pessoas que tinham ou não propriedades no ano de 2006. Segundo o estudo, os proprietários de algum bem (empresa, casa, automóvel) comprometeram 13,6% de sua renda com o pagamento de tributos. Quem só recolhe a contribuição previdenciário e o Imposto de Renda (IR) foram classificados como "não proprietários" e usaram 24,4% de seus rendimentos na quitação de tributos.

Para o IPEA, os pobres precisam trabalhar 91 dias a mais que os ricos, por ano, para pagar impostos.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

ALERJ VOLTA HOJE A DISCUTIR
TREM DA ALEGRIA NA CULTURA


O projeto de lei do Poder Executivo, já batizado de “Trem da Alegria da Cultura” e que autoriza a contratação, sem licitação, de pessoas jurídicas de direito privado, conhecidas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), voltará à pauta nesta terça-feira (30), em discussão única. O texto, que voltará à discussão junto às 111 emendas que recebeu em plenário, estabelece que as organizações terão a incumbência de executar projetos e planos de atividades de interesse público, através de termo de compromisso firmado com o poder público. Só o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ficou de fora do projeto por pressão dos seus funcionários.
Para o governador, “as inovações trazidas pela Lei 9.790/99, vale citar as parcerias que poderão ser firmadas, que serão regidas por um termo de parceria, com critérios mais transparentes e eficientes para o repasse de recursos públicos, até então regidos pelos convênios”. Para a oposição e os sindicatos de servidores dos órgãos ligados à Cultura, o projeto privatizará bens culturais do Estado, que serão administrados pelas Oss, cujos dirigentes poderão receber salários de até R$ 24,5 mil com dinheiros públicos.

GOLPE CONTRA REELEIÇAO
EM HONDURAS IRRITA LULA

O presidente Lula condenou ontem (29) o que considera um golpe de Estado em Honduras. Segundo ele, a única saída para o país é a democracia. “Não há meio termo. Temos que condenar esse golpe”, disse, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido por um grupo de militares no domingo (28), pela manhã – horas antes de o país iniciar uma consulta pública para reformar a Constituição, o que daria ao presidente a possibilidade de reeleição, no melhor estilo de Hugo Chaves e Evo Morales, como forma de permanecer no poder. A consulta pública foi considerada inconstitucional pelo Parlamento, cuja decisão foi referendada pela Suprema Corte de Honduras.
Para ele, Zelaya deve retomar a Presidência de Honduras. O presidente brasileiro alertou ainda que essa é a “única condição” para que o Brasil possa estabelecer qualquer tipo de relação com o país. “Se Honduras não revir a posição, vai ficar totalmente ilhado no meio de um contingente enorme de países democráticos”, disse. Lula viajou ontem para a Líbia, ao encontro de seu amigo Muamar Kadaffi, que está no poder desde 1969.

RÁPIDAS

• O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse ontem (29) que o presidente do Senado, José Sarney, tem apoio “absoluto” do governo, sobre a crise vivida na Casa. “O apoio do governo ao presidente [José Sarney] já foi dito, é absoluto”, afirmou após participar da reunião de coordenação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros.
• Múcio disse que se reuniu pessoalmente com José Sarney e, na avaliação do ministro, as denúncias estão sendo apuradas e não há evolução do quadro. Na reunião, também foi reforçada a posição do Brasil de não reconhecer o novo governo de Honduras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou hoje o que considera um golpe de Estado em Honduras. Segundo ele, a única saída para o país é a democracia.
• O apoio de Lula também era incondicional a Severino Cavalcante, Renan Calheiros, José Dirceu, José Genoíno e outros “aloprados”.
• A Polícia Legislativa do Senado abriu inquérito para apurar a denúncia de que o ex-diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, teria nomeado uma funcionária para o gabinete do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) por meio de ato secreto, sem o conhecimento do próprio senador. O inquérito foi instaurado a pedido de Demóstenes sob a alegação de improbidade administrativa.
• Em nota, a Polícia Legislativa considerou a “gravidade das denúncias” e diz que irá tomar o depoimento dos envolvidos. A expectativa é que Agaciel e a funcionária nomeada por ato secreto, Liz Raquel Monturil Vaz de Souza, sejam ouvidos ainda nesta semana.
• Os atos secretos também são alvo de investigação do Ministério Público, que determinou a anulação de todos eles. O primeiro secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que esses atos tiveram efeitos que, muitas vezes, são difíceis de anular e foi claro: quem anula os atos secretos deverá assumir a responsabilidade por eles.
• O P-SOL entra hoje (30) com representação no Conselho de Ética do Senado contra José Sarney. Se aceita pelo colegiado, a investigação poderá resultar em processo de cassação do mandato do senador. O partido entrará também com representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que já presidiu o Senado e renunciou ao cargo para não perder o mandato.
• A representação contra Sarney será entregue pela ex-senadora e atual vereadora em Maceió, Heloísa Helena, que preside o P-SOL, ao lado dos parlamentares do partido: senador José Neri (PA) e deputados Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ) e Luciana Genro (RS).
• Ontem (29), o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou, individualmente, denúncia contra Sarney no Conselho de Ética. Entre as irregularidades apontadas pelo tucano, estão supostas facilidades concedidas por Sarney ao neto José Adriano Cordeiro Sarney para trabalhar com empréstimos consignados para servidores do Senado.
• A empresa Desot de reciclagem plástica, localizada no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, foi interditada na sexta-feira pela Prefeitura, por descumprir as normas ambientais determinadas por lei. No local - um velho galpão em péssimo estado -, trabalhavam cerca de 20 pessoas sem carteira assinada, algumas aparentando serem menores de idade. Não havia equipamentos de segurança para os funcionários e as instalações estavam em péssimo estado. Restos de sacolas plásticas eram descartados nos fundos do terreno, misturado ao esgoto, onde havia infestação de ratos.

• Um subsolo onde sobravam infiltrações e sujeira servia de moradia para o vigia da empresa, Raimundo Alves, 53 anos. Ele negou que dormisse no local, mas não soube explicar a existência de um colchão encostado na parede do cômodo. “A gente precisa trabalhar, então não olha muito para estas coisas”, argumentou, enquanto os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente vistoriavam o subsolo. Há um ano trabalhando no local, Raquel Martins, 25 anos, espera que as condições da empresa melhorem. “Preciso trabalhar, por isso torço para que as exigências sejam cumpridas”, disse Raquel.
• As irregularidades foram descobertas durante uma operação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Batalhão Florestal da Guarda Municipal. Os técnicos ficaram surpresos com o que encontraram na empresa. “Aqui existem várias irregularidades ambientais, alem de furto de energia”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia. Segundo ele, a empresa também conta com um poço artesiano que não tem autorização dos órgãos competentes.
• O Instituto Histórico da Câmara abriu quinta-feira (25) uma exposição dos artistas plásticos Beth Florêncio e João Paulo Fontenele. A exposição é gratuita, aberta ao público, e ficará montada no Salão de Exposições do Instituto histórico até 15 de julho. O Instituto Histórico fica na Rua Paulo Lins, 41 – Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias.
• Um encontro no domingo de moradores do Complexo da Maré, na zona norte do Rio, para discutir segurança pública, teve seu início prejudicado por uma troca de tiros próxima ao local do evento, o Centro de Artes da Maré. Segundo os organizadores do encontro, o tiroteio começou logo no início da manhã, quando o comandante do Batalhão da Polícia Militar da Maré, coronel Rogério Seixas, chegou, com sua escolta, para participar do evento.
• Devido ao grande número de policiais, supostos criminosos pensaram que se tratava de uma operação e atiraram contra a PM. “A gente ficou meio acuado, porque até no Centro [de Artes da Maré] caíram tiros. Foi um momento meio tenso. Depois ficou tranquilo, porque a gente foi até eles [os criminosos] e explicou que se tratava de um evento de segurança pública e que o comandante do batalhão estava lá para discutir [segurança], ou seja, que não estava havendo nenhuma invasão da polícia”, disse Eliana Silva, diretora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré.
• Apesar dessa situação exdrúxula, um jornal do Rio, que vinha fazendo pesadas críticas à política de enfrentamento da Polícia flulminense, publicou ontem um comentário tecendo loas à Política de Segurança Pública executada pelo governador Sérgio Cabral. Mudou o Natal ou mudei eu?
• Cerca de 250 motoristas de vans que operam linhas intermunicipais ficaram concentrados na manhã de ontem (29) na Candelária, para protestar mais vez contra o processo de licitação do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro). Muitos motoristas saíram em suas vans da Baixada Fluminense e seguiram em direção ao centro do Rio pela Avenida Brasil, onde o trânsito ficou congestionado e os veículos foram retidos pela PM.
• Vans que trafegam pela rodovia Washington Luís também foram interceptadas e impedidas de chegar ao centro. Um motorista levou uma hora para ir da entrada do Jardim Gramacho ao 25 de Agosto, mesmo cortando caminho pelo Parque Beira Mar. Os donos de vans querem que o governo mude os termos da licitação, que irá reduzir o número de veículos autorizados a operar o transporte alternativo.
• O presidente da Cooperativa Uruguaiana, Nailton Pires, informou que a categoria não é contrária à licitação, mas contestou a exigência de muitas documentações dos motoristas. Outro problema, segundo Nailton, é que o processo de licitação cria outras linhas.
• Este foi o segundo protesto da categoria em menos de uma semana. O primeiro ocorreu na última terça-feira em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul do Rio, onde houve um confronto entre policiais e motoristas. Duas pessoas foram detidas e outras duas ficaram feridas. O governo alega a maioria dos manifestantes operava vans ilegalmente.
• A exposição “A HISTÓRIA DO BRASIL ATRAVÉS DOS SELOS”, em
funcionamento desde o dia 2 de junho na unidade do Sesi em Duque de Caxias, se encerra nesta terça-feira, dia 30, com estatísticas expressivas: até agora, mais de 2000 pessoas já passaram pela mostra organizada pelos Correios, que reúne cerca de 150 ilustrações distribuídas em 16 grandes painéis organizados em ordem cronológica. A entrada é franca.
• Os visitantes são guiados por atores caracterizados como personagens históricos do país, tais como Dom Pedro II, Dom João e Pedro Álvares Cabral, e interagem no sentido de recriar a atmosfera dos principais momentos da história do Brasil. O Sesi Duque de Caxias fica na Rua Arthur Neiva, nº 100, Parque Paulicéia, em Duque de Caxias. A última visita guiada acontece nesta terça (30) de 9 a 12h.

ANTIGO BALCÃO DO SINE
PODERÁ SER DESPEJADO

Inaugurado em abril pelo governador Sérgio Cabral, o mergulhão da estação só tem trazido dores de cabeça ao Governo. Não bastasse os as infiltrações que já derrubaram parte do teto, também o balcão de empregos do SINE, que funcionava num prédio cedido pela prefeitura, na av. Presidente Kennedy, está sob ameaça de despejo. A prefeitura não renovou o contrato e a proprietário ingressou com ação na Justiça para a retomada. Segundo fonte da sEcretaria de Ação Sócia, que adminsitrava o Balcão do SINE, o problema é a dificuldade do Governo do Estado em conseguir um “ponto” para a conexão em banda larga para a nova sede do balcão de empregos, no interior do mergulhão. Repete-se com o SINE o mesmo que ocorreu com a biblioteca Leonel Brizola, que não conseguiu a conexão em banda larga.

domingo, 28 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO PODE DEIXAR JOSÉ
SERRA SEM PALANQUE


Os meios políticos estão convencidos que, por traz do comportamento até certo ponto frouxo do prefeito Zito em relação às agressões de Sérgio Cabral, existe um plano para deixar o governador José Serra sem palanque no Estado do Rio. As suspeitas vem desde a posse, quando Zito prometeu virar a Prefeitura de ponta a cabeça para investigar todas as trapalhadas do governo do seu antecessor e protegido de Sérgio Cabral. A timidez de Zito diante do governador ficou mais clara com o episódio da barração do vice-prefeito Jorge Amorelli e de três vereadoras - inclusive a vice-presidente da Câmara - no relançamento do projeto do Museu da Ciência e da Vida, no prédio do antigo Fórum. Mais recentemente, Zito ouviu, calado, o discurso em que o prefeito do município Rio, Eduardo Paes, ex-secretário geral do PSDB fluminense, anunciou a instalação de um novo lixão da Comlurb na Baixada, citando a Cidade dos Meninos, no segundo distrito, Nova Iguaçu e Seropédica como os locais preferidos. A decisão de Zito haver de desistido dos anunciados inquéritos contra o antigo prefeito, seu ex-vice, e mantido no Governo conhecidas figuras do PDT, do PT e do PSB, que apoiavam Washington Reis, são outras pistas do atual espírito pacifista do prefeito em relação ao Governo do Estado.
Neste fim de semana, um freqüentador assíduo de Jardim Primavera revelou que Zito tem mantido contatos com o vice-governador Pezão e o presidente da Alerj, Jorge Picciani, inclusive com visitas deles a Duque de Caxias, em que estariam negociando um “pacto de não agressão” com o governador em troca de obras a serem patrocinadas pelo Estado e Brasília. Com a ida de Garotinho para o PR, agora só restam o PSDB e o DEM, entre os grandes partidos, em condições de lançar um candidato a goveranador capaz de atrapalhar o continuísmo no Palácio Guanabara. Como César Maia está mal na fita e o PSDB não tem nome de expressão para disputar o Palácio Guanabara, tudo indica que José Serra, se revolver enfrentar a ministra Dilma Roussef, ficará sem palanque no Estado do Rio em 2010.

FORRÓ VOLTA MAS - PASMEM -

COM GRUPOS DE PAGODE

Por essa, ninguém esperava. Os projetos Forró na Feira e Feira de Artesanato voltam no próximo fim de semana, agora no terreno onde ficava o setor de cargas da extinta Estrada de Ferro Leopoldina, ao lado da estação de Caxias. A novidade surpreendente e a entrada de grupos de pagode, que se apresentarão às sextas-feiras. A inclusão do pagode foi uma exigência do Subsecretário de Cultura, o João Carlos da Grande Rio, daí a confusão que se formou na cidade, com dois cartazes sendo colocados no local pela Prefeitura. O primeiro cartaz, anunciava a reinauguração do Forró no sábado, dia 4, mas o programa foi modificado e caberá a um grupo de pagode, ligado à escola de samba tricolor de Caxias, o privilégio de abrir o novo espaço destinado ao forró.
O Forró foi criado no primeiro Governo Zito para homenagear os nordestinos que ajudaram Duque de Caxias a crescer a partir dos anos 50. Como um dos fugitivos da seca em Pernambuco, Zito viera para Duque de Caxias ainda menino e o projeto foi lançado para reunir aos domingos quem deixara suas casas e famílias no Nordeste para tentar a vida numa cidade grande. Posteriormente, a Câmara aprovou projeto de lei do então vereador Laury Villar oficializando o “Forró na Feira”, que logo atraiu a atenção dos nordestinos e dos fãs do ritmo nordestino no Grande Rio, que tinham a oportunidade de matar a saudade do xaxado e do zabumba, além de comer uma boa carne de sol com manteiga de garrafa. Em janeiro último, a pretexto de fazer obras na Praça Roberto Silveira, o pernambucano Zito suspendeu o projeto, que volta neste fim de semana, mas bastante desfigurado. A inauguração, se não houver mudança de última hora, será na sexta-feira, às 18 horas.

RÁPIDAS
• Dunga, esse é o cara!
• Hoje, 29 de junho, é dia consagrado pela Igreja Católica ao apóstolo Pedro, fundador da Igreja, que negara conhecer Jesus por três vezes antes que o galo cantasse, como Jesus havia predito. Como a traição é uma tradição na política brasileira, o governador José Serra que trate de se precaver contra uma traição dos tucanos fluminenses, que estão longe do governo depois da derrota do vice-governador Luiz Carlos Correa da Rocha na sucessão de Marcello Alencar. E o vice tucano era a ex-prefeita de Magé, Narriman Zito.
• Outra pista que leva a crer na existência de um acordo secreto entre Zito e Sérgio Cabral é a permanência da Delta como prestadora de serviços na coleta de lixo, agora dividida com a Locanty. A empresa veio para a cidade pelas mãos do ex-prefeito Washington Reis, a quem ajudou na campanha de 2004, e, durante os governos de Garotinho e Rosinha, conquistou obras de grande porte do Governo o Estado, inclusive uma ponte sobre o rio Paraíba, em Campos, que ruiu ainda na fase de construção.
• Aos 94 anos, morreu neste sábado, em casa em S. Paulo, o jurista Goffredo da Silva Telles.
Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, ele foi o autor da “Carta aos Brasileiros”, documento decisivo no processo de abertura política no Brasil. Ele foi enterrado neste domingo no Cemitério da Consolação, na capital paulista.
• Segundo denúncia do jornal “O Dia”, pelo menos dez viaturas do 15º BPM estiveram no sítio Eva Nunes, em Duque de Caxias, durante as tardes de domingo nos últimos dois meses. A informação consta em relatório da Polícia Militar que já está nas mãos do comandante da unidade, tenente-coronel Luís Antônio Corso. A área do sítio seria controlado pela facção criminosa Comando Vermelho. Pelo menos um carro oficial do 15º Batalhão — um Gol com giroscópio — foi filmado dia 21 fazendo acrobacias, como cavalos de pau, num evento que acontece no local aos domingos.
• A Comissão de Política Urbana da Assembleia Legislativa vai se transformar em agência imobiliária. A partir desta segunda-feira (29) ela vai inaugurar, um serviço para orientar e cadastrar a população do Estado do Rio de Janeiro no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo federal. A comissão vai dispor de uma sala com capacidade para receber 400 pessoas por dia, um veículo adaptado para circular por todo o estado, um serviço de ligações gratuitas (0800-282-8891) e um site
(
www.alerj.rj.gov.br/habitacao).
• De acordo com o presidente da comissão, deputado Alessandro Calazans (PMN), o objetivo é cadastrar mais de 30 mil moradores fluminenses com renda de, no máximo, 10 salários mínimos, até dezembro de 2009. O programa habitacional prevê a construção de um milhão de moradias, sendo 400 mil só no estado do Rio.
• O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, resolveu importar a colônia de descendentes de índios Guarani, que montaram um acampamento na praia de Camboinhas, área nobre de Niterói. Enquanto os descendentes de Araribóia se recusam a abrigar os Guaranis, o prefeito de Marica pretende gastar R$ 6 milhões na criação de uma aldeia que ocupará uma área de 470 mil metros quadrados.
• Como os índios são aculturados, eles já não vivem mais da caça e pesca e dependerão da infraestrutura do município, como emprego, escolas, água, esgotos, postos de saúde e até bolsa família. Será que acabarão como atração turística daquela cidade litorânea?
• Os deputados levaram a melhor na queda de braço com o todo poderoso presidente da Cedae, Wagner Victer, A Alerj continuará a fiscalizar a estatal. Alvo de muitos debates, por não trazer a previsão dos orçamentos fiscais e de seguridade social da Cedae e da Imprensa Oficial na lei orçamentária (LOA), o texto foi aprovado com a garantia de transformação do Programa de Dispêndios Globais (PDG) das duas empresas – que traz a relação das origens e aplicações dos recursos e demonstração de fluxo de caixa – em anexo da LOA, que o Governo enviará à Alerj em setembro.
• Inicialmente, o PDG seria firmado por decreto do governador. “Conseguimos aprovar emendas que resgatam a prerrogativa de fiscalização do Legislativo e mantêm a possibilidade de alterações no PDG, o que inicialmente não estava previsto”, explicou o presidente da Comissão de Orçamento da Casa, deputado Edson Albertassi (PMDB).
• A CPI da Assembleia que investiga denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) vai apurar como anda o inquérito policial sobre as denúncias de quais funcionários do tribunal teriam oferecido “serviços” dentro do TCE a prefeituras e câmaras de vereadores.
• Em reunião quinta-feira (25/06), a CPI anunciou que o inquérito sobre o assunto aberto na 4ª Delegacia de Polícia foi transferido para a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), após um pedido do Ministério Público Estadual. De acordo com a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), a ocorrência foi registrada pelo então presidente do TCE, o conselheiro José Gomes Graciosa, um dos investigados pela Alerj. “Acredito que a delegada Evanora Gomes de Moraes, que era da 4ª DP, tenha sido influenciada no caminho das investigações”, afirmou a pedetista.
• Cidinha acredita que a delegada, que disse ter entrevistado Graciosa, junto com a secretária dele, Maria Verônica Madureira, foi induzida a ter que levar em conta, no inquérito, o nome de pessoas que não eram citadas em um e-mail anônimo enviado ao TCE em 2005, deixando de lado outros nomes mais relevantes.
• “Quando o conselheiro esteve na delegacia, ele confessou ter suspeitas de quem poderia estar armando estes esquemas de favorecimento. Com isto, passaram a ser investigadas pessoas e empresas que sequer constavam nas denúncias do e-mail”, explicou a parlamentar. Embora o caso tenha sido levado à DP após o recebimento de uma mensagem pelo correio eletrônico, o inquérito não levou em consideração o que era dito nas denúncias.
• Segundo a delegada, alguns nomes de prováveis envolvidos na fraude foram ditos por Graciosa e Maria Verônica – é o caso de Leonardo Soder e Marco Túlio Vieira de Aguiar. “Não pude dar andamento ao processo por falta de tempo para concluir as investigações. Na 4ª DP eu tinha cinco mil inquéritos para cuidar”, explicou Evanora.
• A deputada Cidinha Campos disse que Soder e a empresa Instituto Niteroiense de Administração Pública (Inap), não constavam do e-mail. “É óbvio que uma delegada pode ser influenciada ao erro por um presidente do TCE. As denúncias contidas no e-mail é que deveriam ser investigadas, porque, se não déssemos crédito às denúncias, o Disque Denúncia, ótimo instrumento de investigações, não poderia existir”, destacou a parlamentar.
• Segundo informações recebidas pela CPI, o delegado responsável pelo inquérito na Draco, Milton Olivier, foi rapidamente transferido para uma unidade distante, assim que começou a convocar as pessoas para depor sobre a ocorrência. “Se as pessoas conseguem interferência no andamento dos trabalhos até daqui da Casa, imagina na Polícia”, ressaltou Cidinha.

GOVERNADOR CASSA EX-MINISTRO
DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Apesar de exibir diploma universitário de jornalista, o goveranador Sérgio Cabral vem demonstrando que o curso que fez não ajuda em nada a sua administração. O jornal “O Municipal”, em sua edição de sexta-feira, denunciou que o governador cassou um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. No afã de inaugurar as obras do mergulhão ao lado da estação ferroviária de Duque de Caxias, o governo andou colocando placas indicativas da nova travessia entre os dois lados da cidade. Ocorre que o mergulhão liga as Avenidas Presidente Vargas e Plínio Casado, mas, nas placas indicativas, o ex-ministro foi grafado como Plínio CASSADO. Como diria o Boris Casoy: é uma vergonha!