sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PASTOR REVELA COMO
A FÉ FOI PARAR NO IML


Preocupado com os seguidos escândalos envolvendo obreiros, pastores e bispos ligados ao neo-petencostalismo, movimento resultante de um cisma na centenária Assembléia de Deus, o professor e pastor Eduardo Rosa Pedreira, da Comunidade Presbiteriana da Barra da Tijuca e professor de Ética Corporativa da Fundação Getúlio Vargas, resolveu fazer um estudo do assunto e chegou a uma triste conclusão: a Fé está no IML. Analisando o surgimento e a expansão, desde a década de 60, das igrejas ligadas ao neo-petencostalismo, o Pastor Eduardo Pedreira admite que esse movimento vai muito além das dimensões religiosas, sociais, políticas, psíquicas e econômicas, o que dá aos seus líderes um enorme poder sobre a massa de seguidores.
Ele reconhece que um líder, com forte carisma, é capaz de seduzir seguidores e levá-los a ultrapassar até mesmo os limites do razoável, pois o senso crítico de um grupo de pessoas diminui na proporção exata da incidência do carisma do líder sobre o grupo. O caráter, por sua vez, é a fronteira do carisma. É através dele que se resiste às armadilhas do carisma. Então, quando um se desliga do outro, o líder perde o seu senso critico interior e destrói seu super-ego, ficando ao sabor do ego inflado pelos resultados advindos de sua liderança carismática. E o Pastor Eduardo Pedreira define como um grande equívoco a chamada teologia da prosperidade, seguida pelo movimento neo-petencostal, onde pastores e bispos justificam diante dos fiéis os abusos financeiros de um estilo de vida socialmente nababesco vivido por muitos deles. “Prega-se dentro desta visão teológica, que Deus deseja que os seus filhos prosperem, por isso, eles devem ofertar ao máximo, pois fazendo assim, serão recompensados. Ou no limite de suas angústias ou puramente interessadas numa barganha sobrenatural na qual a benção de Deus é comprada mediante o dízimo, pessoas vão embarcando nesta que é a curto, médio e longo prazo, uma canoa teologicamente furada. Obviamente que não para os líderes carismáticos pregadores de tal teologia que, diga-se de passagem, são os únicos realmente a prosperarem numa medida de milhões de reais.”
Como contraponto a essa teologia da prosperidade, o Pastor Eduardo Pedreira lembra o apóstolo Tiago, para quem “a fé, sem obras, é morta”, concluindo o autor que, uma fé, sem ética, está morta, apesar dos muitos resultados obtidos, isto é, das dezenas e centenas de templos espalhados pelo Mundo e dos milionários programas de rádio e TV, onde o puro exibicionismo é buscado nos menores detalhes.

Para a FIRJAN – a Federação das Indústrias do Estado do Rio - está correta a decisão do Banco Central de dar continuidade à redução da taxa de juros, apoiada no panorama de queda da inflação. Para a entidade, prosseguir com o corte dos juros é essencial para maior crescimento da economia este ano, conforme proposto pelo PAC. Todavia, a Firjan entende que o crescimento, a taxas mais elevadas e por um período mais longo, requer mudanças estruturais na área dos gastos públicos, sem as quais não haverá redução da carga de tributos no país.
O secretário estadual de Cultura, Luiz Paulo Conde, prometeu parceria com de Duque de Caxias, durante o encontro com o prefeito Washington Reis nesta quarta-feira (24/01) na sede da Prefeitura, em Jardim Primavera, onde foi recebido. Acompanhado do prefeito, Conde foi depois conhecer o Teatro Municipal Raul Cortez, inaugurado em setembro, e prometeu um grande espetáculo para breve. “Maravilha!”, disse o secretário Conde assim que entrou no teatro, cuja capacidade é de 450 espectadores.
O Secretário de Cultura disse que vai trazer para Duque de Caxias espetáculos teatrais e musicais de qualidade. Entre os artistas citados estão Fernanda Montenegro e Diego Vilela. O público infantil também não ficou de fora, já que o secretário falou do trabalho desenvolvido pela produtora e atriz Luana Piovani. A apresentação de uma grande orquestra no Centro Cultural também foi comentada por ele. “A cidade tem uma grande casa de espetáculos que pode atrair o público do Rio. O que não puder ocorrer no Rio pode vir para Duque de Caxias, com certeza”, garantiu Conde, acrescentando que será uma grande temporada teatral.
Na Biblioteca Governador Leonel Brizola, o secretário conheceu alguns projetos do município, entre eles o da Estrada Real, onde existem sítios arqueológicos na área da antiga Fazenda São Bento, e o da parceria com a Universidade Federal Fluminense.
Boa parte de Duque de Caxias, como 25 de Agosto, Paulicéia e Parque Beira Mar, está sem água desde terça-feira, quando a CEDAE desligou os dois reservatórios do bairro 25 de Agosto para trabalhos de manutenção.
Até os vizinhos do ex-deputado Doutor Heleno, na Rua Piauí, estão sem água, embora, do portão de casa, possam ver a silhueta arredondada dos reservatórios, construídos ao longo de 10 anos por Marcello Alencar e Garotinho, que, por pura incompetência da CEDAE, só foram inaugurados ano passado por Da. Rosinha Matheus. Agora, a empresa quer R$ 90 milhões a fundo perdido do Governo Federal para “acertar as suas contas’”. Por falta de sorte do Dr. Vagner Victer, presidente da CEDAE, os usineiros foram mais rápidos e conseguiram de Lula o perdão de R$ 8 bilhões para suas dívidas no Banco do Brasil.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE

JUSTIÇA OBRIGA A PREFEITURA A
REMOVER 45 FAMÍLIAS DE XERÉM

A prefeitura de Duque de Caxias foi condenada pela Justiça Federa por permitir a invasão na Vila Canaã, em Xerém, 4 º Distrito de Duque de Caxias, de uma extensa área sob as torres de Furnas, que levam energia elétrica da subestação de Belford Roxo para o Espírito Santo. A decisão do Juízo da 1ª Vara Federal de São João de Meriti foi proferida na Ação Civil Pública movida pelo Procurador Renato Freitas Machado, do Ministério Público Federal, contra o Município, Centrais Elétricas de Furnas e o IBAMA, diante da acentuada erosão da faixa de domínio da estatal, havendo, inclusive, o risco de desabamento de uma das torres de transmissão, na Vila Canaã. Na sentença, o Juiz responsabilizou a Prefeitura de Duque de Caxias por omissão no planejamento territorial, isto é, não utilizar o seu poder de polícia para disciplinar os loteamentos, permitindo que áreas públicas, como a faixa de domínio de Furnas, sejam utilizadas por grileiros para enganar a boa fé de famílias carentes, que buscam um pedaço de chão para a construção de suas residências. Segundo denúncias de antigos moradores de Xerém, a invasão foi organizada por políticos ligados ao ex-prefeito Zito, na década de 90. Em cumprimento à decisão, tomada no dia 12 de dezembro de 2006, a Prefeitura já notificou 20 famílias, devendo notificar outras 25 no decorrer desta semana, mas o governo ainda não tem uma solução para onde as 45 famílias serão removidas. Na sentença do Juiz da 1ª Vara Federal de São João de Meriti, onde o ex-prefeito Zito também responde a um outro processo por desvio de verbas federais destinadas a projetos sociais, Furnas foi obrigada a elaborar um projeto emergencial de engenharia, que possa impedir a continuação do processo e erosão do terreno sob as torres, sob a supervisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

● Em Nota oficial divulgada nesta segunda-feira, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro considerou positivo o anúncio do PAC, feito pelo Presidente Lula, mas fez restrição à timidez do Governo em relação à redução dos gastos públicos e a reforma tributária. Na Nota, a FIRJA considera que o Programa de Aceleração do Crescimento “apresenta ações na direção correta de elevar o investimento, o que possibilitará o crescimento a taxas mais importantes no país” destacando aspectos positivos, que já haviam sido objeto de posições firmadas pelo Sistema Firjan, especialmente através do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro:
● “No entanto, cabe ressaltar a ausência de medidas estruturais mais fortes, como a redução dos gastos públicos e as reformas tributária, trabalhista e da Previdência. Para o Sistema Firjan, o país tem um encontro marcado com estas questões e seu enfrentamento imediato seria aconselhável, considerando que o atual governo possui o respaldo de ter sido eleito por uma votação expressiva em novembro de 2006” finaliza a Nota da FIRJAN
● O movimento em favor de candidatura própria do PT/Caxias e contra a adesão ao Governo do prefeito Washington Reis, fundado há pouco mais de uma semana, já conseguiu uma adesão de peso. O ex-deputado Vladimir Palmeira prometeu comparecer ao debate, que será realizado no próximo domingo, na sede do movimento, em cima do bar Mira Serra, na Praça Roberto Silveira. Será às 10 horas, hora do rush na feira de Caxias.
● Logo depois das eleições, o agora deputado estadual Zito teve um longo e produtivo encontro com o ex-governador Antony Garotinho. Nos próximos dias, veremos os resultados desse tête-à-tête entre os ex-adversários. Uma das conseqüências desse encontro é a candidatura de Zito à 2ª Secretaria da ALERJ, que ganhará novos poderes, segundo fontes do gabinete do deputado Jorge Picciani, candidato à reeleição no dia 1º, enfrentando o deputado Domingos Brazão.
● Segundo uma fonte do PMDB/Caxias, na conversa entre Zito e Garotinho foi aberta a porta para o retorno do ex-prefeito de Caxias ao partido, ora presidido por Garotinho. Essa movimentação do ex-governador em torno da eleição da Mesa da ALERJ demonstra que ele ainda tem projetos pessoais no PMDB e Zito, candidato declarado à Prefeitura de Caxias em 2008, estaria nesse “pacote” que está sendo alinhavado pelo atual presidente da ALERJ.
● Por falar no ex-prefeito: ele acelerou nos últimos dias a mudança da mobília que mantinha na mansão do bairro Doutor Laureano para um espaçoso apartamento na rua Bahia, bairro Paulicéia, onde será vizinho da filha Andréia Zito, deputada federal, e do ex-governador Garotinho, que adquiriu a casa onde morava o ex-deputado Doutor Heleno, na Rua Piauí, no mesmo bairro. Com essa movimentação toda, inclusive a troca de endereços políticos, não será surpresa se, no palanque de Zito, em 2008, aparecer a nova dupla política do RJ: Doutor Heleno e Garotinho.
● Os preços das passagens dos ônibus intermunicipais que atendem as cidades de Guapimirim e Magé, bem como o pedágio cobrado pela Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), foram os temas abordados pela deputada estadual eleita Renata do Posto (PAN), e o vereador da Câmara Municipal de Guapimirim, Érico Schroll (PMDB) no programa Debate RJ, exibido nesta segunda-feira (22/01), na TV Alerj (canal 12 da Net).
● A deputada anunciou que pretende agir na Alerj para que o valor do pedágio seja revisto. “Temos um pedágio dentro do município, cuja arrecadação não é municipal. O local gera gastos, mas não gera desenvolvimento para a população”, afirmou a deputada. O vereador foi além, e disse que o valor dos pedágios causa impacto nos preços das passagens de ônibus. “O preço das passagens dos ônibus que circulam dentro do município de Guapimirim é o mais barato do estado, enquanto a passagem intermunicipal é a segunda mais cara. Isso é um reflexo dos pedágios cobrados”, disse Érico Schroll.
● Além da questão dos transportes, a deputada Renata do Posto falou ainda sobre a situação da saúde pública em Magé e Guapimirim. Segundo ela, acordos não cumpridos pelo Governo Garotinho prejudicam o atendimento à população. “A saúde em Magé está em total abandono e, até hoje, não houve o término da construção do hospital de Guapimirim”, acreditando que, no atual governo, as parecerias firmadas sejam efetivadas
● Esta é a última semana para inscrição dos candidatos ao pré-vestibular do Núcleo Castro Alves, que funciona no CIEP Darcy Vargas, na Avenida do Porto s/nº, próximo à Estação Ferroviária de Saracuruna, no 2º Distrito de Duque de Caxias. O atendimento será feito, das 9 às 17 horas, no sábado e, das 9 às 12 horas, no domingo. O curo é destinado a pessoas carentes e a inscrição custa apenas R$ 20 reais.