sábado, 4 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL



“Não concordo com uma só palavra do
que dizes, mas defenderei até o último
instante o teu direito de dizê-las”.

Voltaire

Chegou a hora da decisão! Durante semanas, mantivemos uma saudável discussão sobre projetos e programas de governo para elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Duque de Caxias, a segunda cidade mais rica do Estado e uma das 15 melhor colocadas nesse ranking, com PIB de R$ 18 Bilhões. Seguimos à risca o preceito do filósofo Voltaire, mesmo quando internautas, movidos pela paixão, que cega e oblitera os sentidos, preferiam responder às críticas aos seus candidatos com insultos, o que demonstra que já não tinham a certeza absoluta quanto à seriedade das propostas discutidas, pois a agressão verbal é a confissão antecipada de derrota em qualquer tipo de discussão.
Apesar de tudo, não arredamos um só passo da linha que traçamos para o b
log: levantar os problemas da cidade e discutir as soluções possíveis. Sempre procuramos manter a polêmica estritamente sobre problemas do dia-a-dia da cidade, que freqüentaram todas as pesquisas de opinião até hoje realizadas, como Saúde, Segurança, Educação, Meio Ambiente, emprego e renda, Lazer e Cultura.
Nunca pretendemos ter a chave do segredo para agradar a todos.
Alguém, muito mais preparado que nós, tentou fazer isso há mais de 2 mil anos e acabou pregado numa cruz. Um soldado do Governo Colonial se rebelou contra a extorsão através dos impostos cobrados pela Coroa e acabou no cadafalso. E seu corpo foi esquartejado e espalhado pelas principais cidades do País para que, como afirmou Sua Alteza Real, nunca mais alguém ousasse falar a palavra Independência nesta colônia.
Por feliz coincidência, hoje também comemoramos o 20º aniversário da nossa Constituição Cidadã, como a chamou o saudoso deputado e constituinte Ulisses Guimarães, cujo aniversário de nascimento deveria ser comemorado nesta segunda-feira, para logo depois se comemorar o seu trágico desaparecimento no dia 12 de outubro de 1992, nas cercanias de Angra dos Reis.
Cabe a cada um de nós, neste 5 de outubro, reverenciar não só Ulisses Guimarães, mas também e principalmente, fazer valer o nosso título de cidadania, sem submissão, sem conformismo, sem medo!
O voto é a nossa arma contra a bandidagem que invadiu a cena política, seja através de “representantes”, seja pelo puro e simples ato de comprar votos e consciências. Como bem lembrou a campanha da Justiça Eleitoral, o voto não tem preço, mas tem conseqüências.
Vote bem! Vote tranqüilo! Caxias precisa de um voto de confiança e de esperança: do seu voto!


OS 20 ANOS DA NOSSA
CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

Nesse domingo, 5 de outubro, completam-se 20 anos que o Brasil ganhou a sua nova Constituição, a Constituição Cidadã como a denominou o inesquecível deputado Ulisses Guimarães. Foram quase 19 meses de trabalho de 559 parlamentares (deputados e senadores), milhares de funcionários e a participação popular, quer na apresentação de sugestões para a elaboração da nova Carta Magna, quer nas lutas diárias por novas conquistas. O sonho da nova Constituição, de romper as regras estabelecidas no regime militar, teve inicio na campanha de Tancredo Neves para a Presidência da República. Tancredo sonhou com uma nova Constituição e prometeu fazê-la, mas morreu sem ver o sonho realizado. Coube ao seu sucessor, o vice José Sarney, convocar a Constituinte e ao seu melhor amigo, Ulysses Guimarães, promulgar a nova Constituição brasileira, na tarde de 5 de outubro de 1988, exatamente às 15h54.
Sob o comando do “Senhor Diretas”, ou "o Grande Timoneiro" e presidente da Assembléia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (PMDB/SP), a "Constituição Cidadã", como ele a chamou, foi promulgada, quando ele pronunciou as palavras históricas: “Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”.
Para assinar a Carta Magna, que é a lei maior do país, Ulysses fez questão de usar, entre muitas canetas que lhe foram oferecidas, aquela que recebeu dos funcionários da Câmara dos Deputados, num reconhecimento ao apoio que recebeu deles e ao trabalho que realizaram sob a sua liderança. A nova Constituição nasceu como resposta às reivindicações da sociedade por mudanças estruturais no país, após o encerramento do ciclo de 20 anos de governos militares e a eleição, pelo Colégio Eleitoral e em pleito indireto, do ex-governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, para a presidência da República. Com a sua morte antes da posse, ele foi substituído pelo vice, José Sarney, por sugestão de Ulisses Guimarães, que temia uma reviravolta se a Presidência ficasse vaga ao final do mandato do General João Batista de Figueiredo, Num discurso histórico, Ulysses consolidou o processo de retomada do Estado Democrático de Direito iniciado dez anos antes, no governo do general Ernesto Geisel, com a chamada abertura "lenta, gradual e segura" do regime militar.
Na cerimônia de promulgação da nova Carta Magna, Ulisses Guimarães foi humilde o bastante para reconhecer:
"Não é a Constituição perfeita. Se fosse perfeita, seria irreformável. Ela própria, com humildade e realismo, admite ser emendada até por maioria mais acessível, dentro de cinco anos. Não é a Constituição perfeita, mas será útil e pioneira e desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados. É caminhando que se abrem os caminhos. Ela vai caminhar e abri-los. Será redentor o que penetrar nos bolsões sujos, escuros e ignorados da miséria", afirmou Ulysses Guimarães ao apresentar a Constituição ao povo brasileiro.
Instalada no dia 1º de fevereiro de 1987, a Constituinte começou com uma disputa pela presidência, entre os deputados Ulysses Guimarães e Lysâneas Maciel (PDT/RJ), refletindo a divisão que iria marcar toda a sua trajetória, até a promulgação, entre as correntes de direita, centro-direita e esquerda polarizadas na Assembléia. Os centro-direitistas venceram e elegeram Ulysses, por 425 votos contra 69 e 28 em branco. Durante os 19 meses de trabalho da Constituinte, foram realizadas 341 seções e 1029 votações. A média de freqüência dos deputados e senadores nas votações foi de 70,68%. Nas seções, a média de freqüência atingiu 77,88%.
Antes de serem iniciados os trabalhos da Assembléia nas nove comissões temáticas, os constituintes e populares tiveram um prazo para apresentarem sugestões para a elaboração da nova Constituição do Brasil. O texto promulgado teve um caráter peculiar: os constituintes partiram do zero para formular um modelo próprio de resgate dos direitos do cidadão. O próprio Ulysses Guimarães traduziu esses anseios em seu discurso, ao afirmar que o texto constitucional era resultado do esforço dos parlamentares na consolidação de 61.020 emendas , além de 122 emendas de caráter popular, algumas com mais de 1 milhão de assinaturas.
Na abertura dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte no dia 27 de julho de 1988, Ulisses Guimarães pronunciou um dos mais importantes discursos do Congresso Nacional de todos os tempos.
"...Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida..."
Mais adiante, Ulisses Guimarães garantiu que “a Constituição, com as correções que faremos, será a guardiã da governabilidade. A governabilidade está no social. A fome, a miséria, a ignorância, a doença inassistida são ingovernáveis. Governabilidade é abjurar o quanto antes uma carta constitucional amaldiçoada pela democracia e jurar uma constituição fruto da democracia e da parceria social. A injustiça social é a negação e a condenação do governo. A boca dos constituintes de 1987-1988 soprou o hálito oxigenado da governabilidade pela transferência e distribuição de recursos viáveis para os municípios, os securitários, o ensino, os aposentados, os trabalhadores, as domésticas e as donas-de-casa.
Repito: essa será a Constituição cidadã, porque recuperará como cidadãos milhões de brasileiros, vítimas da pior das discriminações: a miséria. Cidadão é o usuário de bens e serviços do desenvolvimento. Isso hoje não acontece com milhões de brasileiros, segregados nos guetos da perseguição social. Esta Constituição, o povo brasileiro me autoriza a proclamá-la, não ficará como bela estátua inacabada, mutilada ou profanada. O povo nos mandou aqui para fazê-la, não para ter medo.
Viva a Constituição de 1988! Viva a vida que ela vai defender e semear!
Ulisses Guimarães, que nasceu em Rio Claro-SP, no dia 06 de Outubro de 1916, foi casado com dona Ida de Almeida Guimarães e teve dois filhos, Tito Enrique e Celina Ida. Ele faleceu num acidente com um helicóptero nas proximidades de Angra dos Reis em 12 de Outubro de 1992.

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

TSE PROÍBE CELULARES
NA CABINE DE VOTAÇÃO
Os eleitores não poderão entrar na cabine de votação portando celulares, máquinas fotográficas e filmadoras, que deverão ser depositados em uma bandeja ou guarda-volume. A decisão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão extraordinária desta quarta-feira (1) tem como objetivo impedir o registro do voto pelos eleitores eventualmente ameaçados por milícias e candidatos.
A
resolução aprovada, alterando a Resolução 22.712 que trata das garantias eleitorais, que já proibia o uso de aparelhos de radiocomunicação nas cabines de votação, também autoriza a instalação de detectores de metais móveis nas seções onde houver indícios de coação para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. Esta decisão caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais, assim como os custos das novas medidas que deverão garantir o sigilo do voto do eleitor.
“Esta providência concretiza a vontade da Constituição, que é de assegurar o sigilo e o segredo do voto, e deixar o eleitor inteiramente livre para decidir de acordo com a sua consciência. Nós aprendemos com a realidade”, disse o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, em referência às denúncias de que milícias e candidatos estariam coagindo eleitores, sobretudo no Rio de Janeiro, onde as forças federais atuam para garantir a segurança das eleições municipais.
A decisão do TSE atende a reivindicação dos TREs para que os mesários possam exigir que o eleitor deposite em uma bandeja ou guarda-volume celulares, máquinas fotográficas e filmadoras antes de votar.
“Não faz sentido entrar com máquina fotográfica, a não ser que seja para fotografar o voto”, reforçou o ministro Marcelo Ribeiro.

POLÍCIA FEDERAL GARANTE
ELEIÇÕES LIMPAS NO RIO
O superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Valdinho Jacinto Caetano, garantiu quinta-feira (2) que o órgão vai continuar reprimindo quaisquer ações que possam pôr em risco as eleições de domingo (5). Além do município de Magé, Caetano disse que Nova Iguaçu é outra localidade que está concentrando a atenção da PF. Em Magé, os policiais federais realizaram operação, em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na última segunda-feira (29), na qual foram apreendidas quatro toneladas de propaganda irregular. O superintendente disse que “isso é uma sinalização muito forte para candidatos que transgridem a lei, de que a Polícia Federal também vai atuar. Isso causa a eles um prejuízo previsível, podendo chegar, inclusive, à sua inelegibilidade”. Valdinho Jacinto Caetano disse que essa é uma ação pedagógica. “Foi isso o que nós fizemos. E é isso que nós vamos fazer até o final das eleições”. Diante de qualquer situação emergencial no estado do Rio, o superintendente prometeu agir rapidamente.
Segundo Caetano, a PF efetuou um mapeamento dos locais mais críticos no território fluminense, que resultou até o momento em 27 áreas. O trabalho, contudo, não foi encerrado. “E, diante de um problema que surge, uma das grandes virtudes da Polícia Federal é a sua agilidade”, manifestou, durante entrevista na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que teve como principal figura o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa.
O Diretor Geral da PF, Luiz Fernando Corrêa disse que, desde o começo da campanha eleitoral, a Polícia Federal vem agindo sob a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais. “Ela é a polícia judiciária eleitoral”, lembrou. Isso significa que em caso de crime eleitoral, a PF é a encarregada da instauração de inquéritos. Esclareceu ainda que os superintendentes do órgão estão trabalhando em sintonia com os presidentes dos TREs e permanecem atentos às sinalizações de maior demanda para efetuarem o deslocamento de efetivos e cobrirem a área, de modo a garantir um atendimento rápido pelo juiz eleitoral. “Isso é histórico no nosso atendimento”, enfatizou.

• Pela primeira vez numa eleição do País, o perigo está no ar. Diante das denúncias de que um candidato usaria um helicóptero para lançar propaganda ilegal sobre as principais seções eleitorais, na tentativa de influenciar a opinião do eleitor, a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal estarão com sua atenções voltadas para o céu. O Ministério da Defesa já foi acionado para monitorar e, se for o caso, apreender qualquer aeronave que tente fazer propaganda irregular no sentido de beneficiar ou prejudicar qualquer candidato.
• A Justiça também vai reprimir a boca-de-urna. Para tanto, usará a garagem da 59ª DP/CAXIAS como presídio provisório, onde serão recolhidas todas as pessoas detidas em flagrante, tanto pela PM, pela PF, como pelos presidentes de seções eleitorais. Além do preso, o candidato que o contratou também será processado, podendo ter o seu mandato caçado, em caso de vir a ser eleito.
• A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro inicia neste sábado (4) o esquema especial de segurança para as eleições municipais no estado, mobilizando 27 mil homens. Entre os locais que receberão reforço do patrulhamento estão das principais vias da capital: Avenida Brasil a Linha Vermelha e a Linha Amarela.
• Segundo nota à imprensa, todos os locais de votação do estado receberão policiais militares neste domingo (5). De acordo com a Polícia Militar, cada juiz eleitoral contará com o apoio de um oficial da PM com viatura, num total de 248 oficiais, além de outros 64 policiais militares. Além dos 27 mil policiais, cerca de 5 mil militares do Exército e da Marinha farão operações nas 27 comunidades da Operação Guanabara durante o período de votações, para garantir a segurança dos eleitores.
• Em contagem regressiva para o 1º turno das eleições, o TRE-RJ alerta os eleitores quanto a alguns cuidados que devem ser
observados no dia do pleito. Neste domingo, é proibido a aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, o uso de alto-falantes, a realização de comícios, carreatas, transporte de eleitores e boca-de-urna, e qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos em publicações, como panfletos e cartazes, camisas, bonés, broches ou adesivos em vestuários.
• Não é considerada propaganda a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, através da utilização de adesivos em veículos particulares e do uso de bandeiras, bonés, broches ou dísticos e camisetas artesanais – desde que como manifestação individual, sem aglomeração.
• O cidadão deve comparecer ao local de votação com o título de eleitor, ou qualquer documento com foto, desde que saiba qual a sua seção de votação. Os eleitores dispõem, para quaisquer esclarecimentos, do Serviço de Atendimento ao Eleitor (2212-4600 e 2212-4650), que funcionará neste sábado, das 8 às 20 horas, e amanha, domingo, das 7 às 19 horas.
• De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70, e facultativo para o eleitorado entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos. Tem preferência na hora de votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, as gestantes e as lactantes.
• A votação terá início às 8 horas da manhã e será encerrada às 17 horas. Após este horário, só poderão votar os eleitores que já estiverem na fila às 17h, aos quais serão distribuídas senhas numeradas. O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral, ou seja, fora do município onde é cadastrado, pode justificar seu voto no mesmo dia da eleição, em qualquer local de votação, desde que esteja portando o título, ou que saiba o número deste. Quem não votar no dia 5 de outubro e não justificar em nenhum local de votação tem até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa no cartório eleitoral.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

LEGISLAÇÃO FALHA IMPEDE
A PUNIÇÃO DE CANDIDATOS
O desembargador Alberto Motta Moraes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, afirmou que a punição de candidatos que cometem crime eleitoral muitas vezes não ocorre porque a legislação é
falha. Ele visitou quarta-feira (1º) um dos locais ocupados por militares da Operação Guanabara, no Complexo do Alemão, e ressaltou que os fiscais do TRE estão fazendo o seu trabalho, fotografando e apreendendo material, mas que não são eles quem fazem as leis.
“A legislação não nos permite uma atuação mais direta. É absolutamente impossível punir um candidato que tenha realizado propaganda irregular antes das eleições, pois o processo é muito demorado,” disse o desembargador. Mais de 30 mil toneladas de material de propaganda eleitoral irregular foram apreendidas no estado do Rio de Janeiro até o momento. Só na capital, o número passa de 11 mil toneladas.


FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE DENUNCIAM O PREFEITO
Nada menos que 10 funcionários do Centro de Especialidade Odontológica de Imbariê, no 3º Distrito de Duque de Caxias, ao chegarem para trabalhar na manhã desta sexta-feira, (3), foram informados pelo Coordenador Geral da Saúde Bucal, Renato Gonçalves, que, a partir de segunda-feira, dia 6, não precisarão mais comparecer ao trabalho, pois estão demitidos. O motivo da demissão é porque eles estão participando das caminhadas do deputado Zito (PSDB). Revoltados com a truculência do atual governo, os funcionários decidiram ir hoje, às 16h30, à 62ª DP/Imbariê, apresentar uma queixa-crime. Em seguida, vão procurar a Justiça Eleitoral de Duque de Caixas, para também formalizar uma queixa, uma vez que a legislação concede estabilidade aos servidores públicos no período eleitoral, justamente para evitar perseguições por razões político-partidária.

BOCA-DE-URNA DARÁ CADEIA
E CASSAÇÃO DE MANDATOS

Quem fizer boca-de-urna vai dormir na garagem da 59ª DP/Caxias. (Foto: Beto Dias)

Diante de denúncias de que cerca de 20 mil pessoa estão sendo contratadas para fazer boca-de-urna no domingo, a Justiça Eleitoral se antecipou e promoveu uma reunião nesta quinta-feira com representantes do Ministério Público Eleitoral, autoridades da área de Segurança Publica e representantes dos partidos e coligações para revisar as instruções do Tribunal Superior Eleitoral, de barrar qualquer tentativa dos candidatos em fazerem a chamada boca-de-urna, que é tentar virar o voto do eleitor no caminho para a cabine eleitoral.
O Dr. Paulo Roberto Fragoso, juiz da 194ª Zona Eleitoral no município, que presidiu a reunião, advertiu que a garagem no subsolo da 59ª DP/Caxias, normalmente utilizada para acesso de visitas aos presos ali acautelados, será transformada em presídio provisório, com cerca de 100 vagas, para onde serão levados todas as pessoas flagradas fazendo boca-de-urna.
Além dos cabos eleitorais responderem a processo por crime eleitoral, sujeitos a até um ano de detenção, o Ministério Público Eleitoral vai abrir processo criminal contra os candidatos beneficiados com o trabalho ilegal dos cabos eleitorais. Para os candidatos, além do processo criminal, eles poderão ser impugnados na hora da diplomação ou, se não houve tempo útil, terão seus mandatos cassados por crime eleitoral.

• Será realizada neste fim de semana, a 2ª Mobilização Nacional, que acontecerá até domingo em todo o país, para intensificar a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos, que visa eliminar da vida publica os candidatos com “ficha suja”.

• Os Comitês do MCCE presentes em todo o país e qualquer pessoa que deseje ser voluntário na Campanha Ficha Limpa pode montar um posto de coleta e colaborar com a iniciativa. A Campanha Ficha Limpa precisa alcançar 1,3 milhão de assinaturas para encaminhar o PL à Câmara dos Deputados. Na 1ª Mobilização, foram conseguidas as primeiras 350 mil assinaturas.
• Além de estimular um novo mutirão para a coleta de assinaturas, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pretende aproveitar a oportunidade em que os eleitores estarão com o título de eleitor em mãos, no 5 de outubro, dia das eleições. Neste dia,que será o último da 2ª Mobilização, os Comitês 9840 montarão postos de coleta do lado de fora das seções eleitorais. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) já enviou carta a todos os juízes do país informando sobre essa ação durante a Mobilização Nacional.
• Duque de Caxias é o terceiro colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro com 571.060 eleitores. O município possui dez zonas eleitorais: 66ª, 77ª, 78ª, 79ª, 103ª (amtiga 13ª e a mais antiga do Município), 126ª, 127ª, 128ª, 194ª e 200ª, sendo que a 126ª, no segundo distrito (Campos Elíseos), concentra o maior eleitorado, com 87.255 votos.
• Embora todos os candidatos tenham sido convidados para a reunião convocada pela Justiça Eleitoral, o prefeito Washington Reis (PMDB), que tenta a reeleição, não compareceu, alegando que, naquela hora, tinha uma reunião com empresários em seu Gabinete.
• Tem muita gente de alto coturno curiosa para saber o motivo da reunião, às vésperas das eleições, quando o prefeito sempre se esquivou de reuniões em seu gabinete, preferindo faze-las nos escritórios da sua construtora, no conjunto empresarial da Rodovia Washington Luis, ao lado de “O Globo”.
• O Ministério Público recebeu denúncia que um candidato contratou os serviços de um helicóptero para domingo. Não é para fazer o circuito “Barra-Caxias”, que agora pode ser feito em ônibus com ar condicionado. O referido candidato, cujo nome vem sendo mantido em sigilo, está montado na grana e usaria o veloz veículo para despejar seus santinhos sobre as principais seções eleitorais de Duque de Caxias.
• No caso do candidato voador, deve ser aplicada a máxima cunhada por Carlos Lacerda para impedir a eleição de JK em 1955: ele não pode ser candidato; se eleito, não pode tomar posse; se tomar posse, não pode governar. No presente caso, a máxima se aplicaria nos estritos termos do Código Eleitoral.
• O vereador Vaguinho, que integra a coligação que apóia
o prefeito, teve alta na manhã desta sexta-feira de um hospital da Zona Norte do Rio e já está em casa, na Rua Bahia, na Paulicéia, em repouso absoluto. Ao chegar e casa, foi brindado com uma boa noticia. Na pesquisa divulgada pelo IBPS na tarde de sexta-feira, ele era o 3º colocado entre os candidatos do PDB, e figura na lista dos 20 mais bem votados naquela pesquisa. Por recomendação médica, Vaguinho só sairá de casa no domingo para votar, pois deverá ficar em repouso absoluto pelos próximos 15 dias.
• Washington Reis, que mora em Xerém, deverá votar num seção próximo de sua residência, mas sua assessoria não revelou o horário. Neste sábado, o prefeito fará uma caminhada no 4º Distrito, com ponto de concentração na praça de Mantiquira.
• Zito já decidiu. Votará pela manhã, na Escola Estadual Evangelina Porto da Motta, na rua Leandro da Motta, l.l50, bairro Doutor Laureano, onde mora. Depois, visitará os quatro Distrito fiscalizando o andamento do pleito e agradecendo o apoio do eleitorado. Neste sábado, ele fará uma caminhada pela Vila São Luiz, começando no entoncamento da Av. Expedicionário José Amaro com a Rodovia Washington Luis.
• Quem também vem muito bem nas pesquisas de intenção de voto para a C
âmara Municipal é a professora Verônica Pinto (foto), do PR, partido que integra a coligação que apóia Zito. Ela vem crescendo nos últimos dias através do apoio de grupos de professores estaduais, que reconhecem o seu trabalho em favor da sofrida categoria.
• Os partidos políticos e candidatos não podem oferecer veículos nem embarcações para transportar eleitores desde o dia 4 até o dia 6 de outubro, ou seja, desde o dia anterior até o posterior ao pleito do próximo domingo. De acordo com a Lei 6.091/74, somente a Justiça Eleitoral pode transportar gratuitamente os eleitores no dia da eleição, e mesmo assim, o transporte fica restrito aos moradores de zona rural das localidades em que o juiz eleitoral o tenha solicitado.
• Ainda de acordo com a lei, no período entre sábado e segunda-feira, só poderá transportar eleitores os veículos a serviço da Justiça Eleitoral; os coletivos de linhas regulares e não fretados; os de uso individual do proprietário para o exercício do próprio voto e de sua família e os de serviço normal de aluguel (táxis), desde que sem finalidade eleitoral.
• Os candidatos também não podem fornecer alimentação aos eleitores no dia da eleição. Havia previsão em lei para que a Justiça Eleitoral pudesse fornecer alimentação aos eleitores de zona rural, quando imprescindível e em
face da absoluta carência de recursos desses eleitores. Porém, após a aprovação da Lei dos Partidos Políticos (9.096/95) isso não foi mais possível, tendo em vista que os gastos eram provenientes do fundo partidário, e a lei não faz alusão a esse custeio.




quinta-feira, 2 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

E CAXIAS CONTINUA
UMA CIDADE SEM LEI
O flagrante mostra a balburdia na antes tranqüila Rua Barão de Tefé, no bairro 25 de agosto. Ao lado da Praça Glaybi Teixeira, fica um hospital e o entra e sai de ambulâncias fica seriamente prejudicado pelo estacionamento de veículos de médicos e visitantes, nos dois lados da rua, por ausência do poder público. A mesma cena pode ser vista nas ruas Correia Meyer e Ana Nery, no entorno do hospital. Com a ausência da Guarda Municipal, flanelinhas “tomam conta” da área, deixando sem opção os moradores do bairro, impedidos de saírem de casa, pois os carros são abandonados nas portas das garagens por ausência das autoridades. O mais grave é que um ex-secretário de Serviços Públicos mora na rua Ana Nery e assiste a tudo sem tomar qualquer providência, pois só está preocupado em se eleger vereador no próximo domingo (Foto: Beto Dias).

TAXISTAS REAGEM AO GOLPE
DAS 80 NOVAS AUTONOMIAS
Com inauguração prevista para depois do segundo turno, o novo Shopping está no centro da disputa entre o prefeito e os taxistas.

O prefeito Washington Reis está sendo acusado por um numeroso grupo de taxistas de aplicar um golpe na categoria. Segundo a denúncia, o prefeito passou por cima da lei ao criar e distribuir, de forma irregular, entre amigos 80 novas autonomias de táxi. Revoltados com essa decisão na calada da noite e às vésperas das eleições, um grupo de 150 taxistas realizou nesta quinta-feira (2) um protesto no Centro da cidade, contra o chefe do executivo municipal. A carreata saiu do Shopping Center e seguiu até o Caxias Shopping, que está em fase final de construção às margens da Rodovia Washington Luiz, onde será instalado o novo ponto e irão trabalhar os beneficiados com as autonomias doadas pelo prefeito.
A categoria está alegando que só policiais, bombeiros e amigos do grupo político de Washington Reis foram os agraciados com as concessões ilegais. Com o ato do prefeito, cerca de 300 profissionais, que atuam em Duque de Caxias, ficaram a ver navios. Para que as concessões fossem legais, o prefeito deveria enviar projeto-de-lei à Câmara Municipal para análise em plenário. Em seguida, o sindicato da categoria promoveria um sorteio entre os membros, como sempre foi feito no Município.

CAXIAS VAI ÀS URNAS DIVIDIDA
ENTRE WASHINGTON REIS E ZITO

A quarta pesquisa do IBPS realizada em Duque de Caxias mostra que a disputa no município será acirrada. A cinco dias das eleições, o deputado estadual Zito (PSDB) e o atual prefeito, Washington Reis (PMDB), encontram-se tecnicamente empatados – a margem de erro da consulta é de 3,4%, para mais ou para menos.
O tucano, que em julho tinha 60% da intenção de votos, caiu para 43%. Já o peemedebista, que na última consulta aparecia com 23% da preferência do eleitorado, subiu para 38%. A candidata Leninha (PSol) aparece em terceiro lugar, com 3%. Votos brancos e nulos somam 3% e indecisos, 15%.
Apesar do empate técnico, Zito tem chances de vencer as eleições ainda no primeiro turno, uma vez que na soma geral aparece com 51% dos votos válidos. Já Washington Reis conta com 45%, e Leninha, com 4%. No quesito rejeição, Leninha lidera com 30%, seguida por Washington (23%) e Zito (19%).
A pesquisa também avaliou o governo municipal. Pelos menos 34% dos entrevistados consideram boa a administração de Washington Reis. Já 30% acham regular; 14%, ótima; 7%, ruim; e 12% péssima.
O IBPS ouviu 850 pessoas entre os dia 25 e 27 de setembro e a pesquisa foi registrada na 194ª Zona Eleitoral, sob o número 733/2008.

• O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, defendeu quarta-feira (1º) em entrevista ao Programa 3 a 1, da TV Brasil, que o voto no país deixe de ser obrigatório futuramente, condicionado à maior consolidação da democracia e da justiça social.
• “Eu entendo que temos um encontro marcado com esse tema no futuro e a legislação consagrará, como em outros países, a voluntariedade do voto. O eleitor comparecendo porque quer participar efetivamente do processo eleitoral e se engajando nas campanhas com mais conhecimento de causa e determinação pessoal”, disse Britto. “Como rito de passagem, a obrigatoriedade do voto deve permanecer ainda por mais tempo. Até que a democracia se consolide e que a economia chegue mais para todos”, ressaltou.
• Na entrevista, Ayres Britto também reiterou posicionamento favorável ao financiamento público de campanha, como solução mais viável para evitar que o poderio econômico prevaleça sobre as qualidades políticas de cada candidato.
• O presidente do TSE também se declarou totalmente contrário a qualquer mudança constitucional para abrir a possibilidade de chefes do Poder Executivo se candidatarem a um terceiro mandato seguido. “Eu não simpatizo nem com a reeleição, embora tenha respaldo constitucional. Terceiro mandato nem pensar, porque quanto mais se prorroga o mandato, mais o país se distancia da República e se aproxima da Monarquia”, disse Britto.
• Segundo Ayres Britto, o Executivo tem muitos poderes no Brasil: controla o orçamento, distribui verbas, tem milhares de cargos de comissão à disposição, nomeia ministros dos tribunais superiores e controla as Forças Armadas. Em virtude disso, ele entende que a alternância na ocupação dos mandatos seria mais salutar.

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PROPAGANDA ILEGAL (II)
Por ocuparem as calçada de ruas e praças, as bancas de jornais dependem de autorização da prefeitura para funcionarem, o que equivalem a uma concessão. Assim, as bancas de jornais não podem servir de “out doors” para a colocação de propaganda eleitoral, como está fazendo o Governo do Estado, quando coloca cartazes da UPA do Parque Lafaiete em bairros distantes, como a Praça Roberto Silveia, no 25 de Agosto. Como as UPAs vem servindo de “selo de qualidade” dos candidatos apoiados pelo governado, essa propaganda também é irregular, pois as empresas concessionárias de serviços públicos, como ônibus, trens, energia elétrica, telefonia e bancas de jornais, não podem participar da campanha eleitoral.

ALUNOS GANHAM APOIO
PARA SALVAR A FEUDUC

Em agosto, os alunos da FEUDUC resolveram encaminhar um documento, pedindo apoio dos três candidatos a prefeito para a sua luta em favor da municipalização da Universidade de S. Bento. Segundo o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Anderson Andrade, na semana passada, o prefeito Washington Reis, acompanhado de diversos auxiliares, esteve na instituição e anunciou que não poderia assinar o documento, comprometendo-se a encampar a FEUDUC se for reeleito no domingo. O prefeito afirmou não concordar com a proposta dos estudantes no sentido da Prefeitura encampar a instituição, que há mais de um ano vive uma grave crise econômica, financeira e administrativa. Antes do recesso de julho, o prefeito anunciara a encampação da FEDUC por conta das dívidas da instituição com o Município, inclusive o atraso no pagamento de impostos.
Leninha, do PSOL, também não respondeu ao pedido dos estudantes, mas o deputado Zito resolveu assinar o compromisso de lutar por uma solução para a FEUDUC, seja através da pura e simples encampação pelo Município, seja pela UERJ ou qualquer instituição de ensino federal. E isso independente de vencer, ou não, o pletio do próximo domingo, pois, em casso de derrota, ele continuará a ser deputado estadual e engajado numa solução para a FEUDUC.

PREFEITO EVANGÉLICO
TAMBÉM CAI NO SAMBA
Depois do comício de Gramacho, o evangélico Washington Reis caiu no samba na quadra da Grande Rio, onde compareceu acompanhado do seu vice e diretor da escola, Gilberto Silva. O pretexto para a festa foi comemorar o 21º aniversário da tricolor caxiense, cuja quadra foi construída pela prefeitura.
Antes de cortar o bolo de aniversário, o evangélico prefeito dividiu o palco com o presidente da Grande Rio, Hélio de Oliveira, que também pediu voto para o candidato. "Caxias precisa que Washington continue. Peço que cada um de vocês ajude a multiplicar os votos. Ele tem feito muito pela Grande Rio", disse o sambista. O fato mereceu destaque na edição online do jornal “O Dia”, que pode ser conferido no link
http://odia.terra.com.br/politica/index.asp

CALENDÁRIO ELEITORAL (I)
A partir desta quinta-feira (2), a legislação eleitoral impõe algumas mudanças na vida política do País. A partir de hoje, o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar (Código Eleitoral, art. 235).
Também será o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 47, caput) e para a realização de comícios ou reuniões públicas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único). Também termina à Meia Noite desta quinta-feira o prazo para a realização de debates (Resolução nº 22.452, de 17.10.2006) e para o juiz eleitoral remeter ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação (Código Eleitoral, art. 133).

• Segundo denúncia do jornal “O Dia” reproduzida no Blog do Garotinho, há 3 meses estão em caixotes no hospital Souza Aguiar, que pertence á Prefeitura do Rio, dois aparelhos de ultra-sonografia e um aparelho de raios X. Tudo porque para serem instalados necessitam de autorização do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, já que foram comprados por conta de uma emenda de um deputado, com dinheiro do estado.
• Por ordem do governador, a autorização ainda não saiu, enquanto Eduardo Paes insiste em denunciar as precárias condições da rede pública de saúde. Esse é o jeito de tratar a Saúde da população pelo “homem das UPAs”, que custam R$ 600 mil por mês só de aluguel dos contêineres onde são instaladas.
• A Dengue, que pode voltar no verão, provocou a morte de 174 pessoas no Estado do Rio este ano. A Capital, onde a Prefeitura sempre negou a existência de epidemia, registrou o maior número de mortes, 100, e de notificações da doença, 124.566. Outros municípios com número elevado de notificações e óbitos foram: Angra dos Reis (11.008- 10 óbitos); Campos (17.318 – 7 óbitos); Nova Iguaçu (18.561 – 6 óbitos); Duque de Caxias (15.249 – 22 óbitos); São João de Meriti (6.626 - 7 óbitos); Niterói (6.844); Magé (3.419 – 2 óbitos) e Belford Roxo (7.289 – óbito). Também ocorreram mortes por Dengue em Paracambi (3), São Gonçalo (3), Itaguaí (2), Mesquita (1) e Queimados (1)
• O Conselho Regional de Medicina convocou o Secretário de Saúde do Estado, Sergio Côrtes, para depor na próxima terça-feira, às 14 horas, na sede do órgão, sobre o caos na Saúde no Estado com a falta de profissionais, de equipamentos e de suprimentos. Oscar Berro, Secretário de Saúde de Caxias, por enquanto está de fora, pois não é médico e não tem registro no CREMERJ.
• O candidato a vereador do deputado Wagner Montes, o Melqui do PDT, também está desfilando de sapato furado. Ele tem feito panfletagem diária em ruas do Engenho do Porto (onde nasceu), do 25 de Agosto (onde mora), além das caminhadas de Washington Reis, como a do último sábado, no centro de Caxias. E olha que, como oficial da PM, Melqui está acostumado as longas caminhadas nos cursos de instrução da PM e no policiamento de rua.
• No comício relâmpago comandado pelo governador Sérgio Cabral, na noite desta terça-feira, no Gramacho, duas ausências, por motivos diferentes, foram sentidas pelo público presente. Foram as dos vereadores Vaguinho, da base governista, que está hospitalizado, e Adriano Nogueira, que integra a bancada oposicionista na atual Câmara. Eles tiveram participação importante na campanha pela construção do viaduto que irá substituir a cancela ao lado da estação ferroviária de Gramacho.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PROPAGANDA ILEGAL Um terreno no final da Rua Cardoso Bessa, entre as ruas Piauí e Assunção, no 25 de Agosto, está coalhado de propaganda política. O imóvel pertence à CEDAE, que ali manteve, por muitos anos, as bombas que ajudavam no abastecimento de água aos pontos mais elevados do bairro, além da Vila Operária e Paulicéia. As bombas foram desativadas, mas a área continua pertencendo estatal. Assim, toda a propaganda ali colocada é ilegal. Só os fiscais do TRE é que não vêem.

TCU VÊ IRREGULARIDADES
EM 48 OBRAS DO GOVERNO
O Dnit, que substituiu o desmoralizado DNER, herdou a preferência pelo desvio de verbas federais (Foto: Beto Dias)

Após inspecionar 153 obras públicas realizadas em todo o país, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o Congresso Nacional bloqueie a liberação de verbas para 48 empreendimentos nos quais foram detectados indícios de irregularidades graves que causariam prejuízos aos cofres públicos. Treze das obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Embora as obras de transportes e recursos hídricos tenham apresentado os maiores indícios de irregularidades graves, foi a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) que, proporcionalmente, concentrou a maior incidência de indícios de anormalidades. Das nove obras que fiscalizou, o TCU recomendou a paralisação de quatro. Em números absolutos, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura (Dnit), com 20 obras, e o Ministério da Integração Nacional, com oito, foram os órgãos com o maior número de irregularidades. Entre as obras estão a reforma e ampliação do terminal de passageiros e do sistema de pistas do Aeroporto Santos Dumont (RJ),
As irregularidades mais comuns foram sobre-preço, superfaturamento, projeto básico/executivo deficiente ou inexistente, irregularidades graves no processo de licitação e na administração do contrato e alterações indevidas de projetos e especificações. Aprovado por unanimidade durante sessão plenária extraordinária do TCU realizada terça-feira (30), o relatório apresentado pelo ministro Aroldo Cedraz será entregue ao Congresso Nacional. O TCU continuará analisando os processos e, nos casos em que suas determinações forem cumpridas, comunicará à Comissão Mista de Orçamento que as irregularidades já foram sanadas e que não há mais impedimentos para liberação de verbas.
Além da Infraero, do Dnit e do Ministério da Integração Nacional, também foram apontadas irregularidades em obras do Fundo Nacional de Saúde (gestor financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) e vinculado ao Ministério da Saúde), e ministérios das Cidades, do Turismo, da Educação e do Meio Ambiente.

Médicos x Sérgio Cabral
Com o título “Linchamento”, o jornal O DIA publicou hoje um artigo do presidente do sindicato dos Médicos, Jorge Darze, onde analisa a polêmica criada pelo destempero do governador Sérgio Cabral, que chamou os médicos de vagabundos e safados.
Confira abaixo, um trecho do artigo:
“Os "vagabundos" e "safados" trabalhavam há mais de dois meses (no Hospital Getúlio Vargas) sem receber seus salários e sem os direitos trabalhistas. Vê-se que falta credencial moral ao senhor Sérgio Cabral para ousar desrespeitar qualquer categoria profissional, principalmente os médicos, que, apesar de tudo, salvam milhares de vidas todos os dias.
O interessante é que, como senador, com salário muito superior ao dos médicos, Sérgio Cabral contabilizou 178 faltas, de 2003 até a sua saída (do Senado), em importantes votações. Apenas em 2006, faltou a 52% das sessões. Nesse caso, parece que o motivo não foi doença. Será que algum senador o chamou de vagabundo ou gazeteiro? Talvez não, porque são mais educados.”
Fonte: BLOG DO GAROTINHO de 30.9.2008


• Quase uma dezena de candidatos a vereador em Duque de Caxias estão com suas cabeças a prêmio. O TSE negou, por intempestivo (fora do prazo) um recurso do vereador Chiquinho Caipira (Ailton Abreu Nascimento). Com a decisão do TSE, o vereador, que é considerado um bom puxador de votos, não poderá participar do pleito de domingo. Outros candidatos estão aguardando julgamento de seus recusos, mas a tendência do Tribunal é negar provimento aos recursos.
• A candidata do PSOL, que foi humilhada por Washington Reis no debate da Rádio FM 2000, fazia “corpo-a-corpo” na manhã desta terça-feira, na Rua Bahia, bairro Paulicéia, com os pés enfaixados. Leninha, que trabalha na área de Saúde do município e é ligada ao Sindicato dos Servidores da Previdência e da Saúde, o Sindisprevi, explicou que era uma proteção contra infecções, pois tinha os pés cheios de bolhas de tanto gastar sola de sapato em caminhadas por toda a cidade.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

IBOPE REGISTRA QUEDA, MAS
ZITO CONTINUA LIDERANDO

Na terceira rodada de pesquisas do Ibope encomendadas pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (30) Zito (PSDB) e Washington Reis (PMDB) estão tecnicamente empatados. O tucano caiu de 52% para 44%. Enquanto o prefeito subiu de 37% para 43%. Leninha (PSOL) pulou de 2% para 4%. Os votos brancos e nulos somaram 3% e os que não sabem/não opinaram, 5%.
Na simulação para o segundo turno, as posições não mudaram. Se o segundo turno fosse hoje, Zito venceria com 46%, contra 45% do atual prefeito. No segundo turno, votos brancos e nulos somariam 6% e os que não sabem ou não quiseram responder chegaram a 4%. O Ibope entrevistou 602 eleitores entre domingo (28) e segunda-feira (29) O levantamento está registrado na 194ª Zona Eleitoral da cidade sob o número 2248/2008.

VELHOS PROBLEMAS
DE CAXIAS: OS LIXÕES

O flagrante foi feito às 9:00 horas da manhã de segunda-feira, na esquina das Ruas Conde de Porto Alegre e Cardoso Bessa, no 25 de Agosto, embora a colega seja feita às terças, quinta e sábado. (Foto: Beto Dias)


No próximo domingo, teremos eleições para prefeito e vereador. Para o cargo majoritário, só três candidatos se apresentaram. Assim, um deles terá a difícil missão de administrar um município rico, tanto de dinheiro como de problemas. Para ajudar o eleitor a pensar antes de apertar a tecla “CONFIRMA”, vamos continuar fazendo uma resenha dos principais problemas que o prefeito irá encontrar a partir de 1º de janeiro. Um desses problemas será o fechamento, em dezembro próximo, do lixão do Jardim Gramacho, por saturação e ameaça de desmoronamento (que já começou a ocorrer), e a necessidade de implementar um sistema de coleta e disposição final do lixo em condições tais que não ameace o Meio Ambiente e garanta a reciclagem, o que reduz o custo das empresas produtoras de grandes volumes de lixo e garante uma renda extra para os catadores.
Já existe tecnologia para operar um aterro sanitário “limpo”, com a prévia separação do lixo recolhido nas residências, empresas e na varrição das ruas, mas falta uma decisão política do Governo em adotar e implementar essas novas tecnologias, que resultam na redução do volume diário de lixo e na produção de energia elétrica, adubo e fornecimento de sucata de plástico, ferro, vidro e alumínio. Além de evitar que esse lixo extra acabe atirado nos rios e valões e, daí, terminam entulhando a Baía de Guanabara.
Alguém tem alguma sugestão para o destino final do lixo produzido na segunda cidade em arrecadação do Estado? Os candidatos que pedem o seu voto parecem não ter nenhuma.

VALÃO JACATIRÃO PODE
TRANSBORDAR NO VERÃO
Canalizado pela Prefeitura durante os governos de Marcello Alencar (Estado) e Zito (Prefeitura) o valão Jacatirão, que leva as águas dos canais Centenário I e II até o rio Sarapuí, de onde chegam até a Baia da Guanabara, volta a preocupar a população ribeirinha. É que, nos últimos três anos, nem a Prefeitura, muito menos a SERLA (órgão estadual) realizaram qualquer trabalho de dragagem e manutenção do Jacatirão. Com isso, as paredes das canaletas ameaçam ruir, o que poderá resultar em novos transbordamentos com as chuvas de verão que começam no final de outubro. Se isto ocorrer, as águas e os esgotos do Jacatirão voltarão a invadir as casas dos moradores dos bairros Itatiaia, Copacabana, Vila Leopoldina e Vila Guaíra. Alguma autoridade já pensou no que poderá ocorrer que o desmoronamento “fechar” o valão em qualquer ponto do seu curso natural?

• Em tempo de guerra, mentira é como terra. E os nossos ouvidos e olhos são apresentados, sem qualquer pudor pelos candidatos, a cenas hilárias de tirar o emprego dos maiores mágicos e humoristas do Mundo.
• A Leninha do PSOL resolveu deixar para depois das eleições o processo que pretende abrir contra o prefeito por crime de discriminação por razão de sexo, de raça e social. Ela argumenta que qualquer processo agora seria da competência da Justiça Eleitoral, que acabaria arquivado depois do dia 26 de outubro, quando será realizado, ou não, o segundo turno.
• Como Leninha, funcionária da Secretaria de Saúde e dirigente do Sindisprevi, vem sendo perseguida desde que uma colega foi agredida dentro do PAM 404 por um Guarda Municipal, por ordem do diretor, ela prefere apelar para a Justiça Criminal e Cível depois do pleito para combater o que diz ser um comportamento racista do atual prefeito.
• Washington Reis encontrou, desta vez, uma razão mais crível para não ir ao debate no Parque Laguna e Dourado. Ele foi convocado às pressas para um comício relâmpago na noite desta terça-feira, em Gramacho, onde está sendo construído um viaduto para substituir a cancela ao lado da estação ferroviária. O motivo do comício: as últimas pesquisas dariam um “empate técnico” entre o prefeito e Zito. Domingo à noite, saberemos se IBOPE acertou, ou não, o resultado do pleito.
• Pesquisa feita pelo IBOPE, por encomenda da Confederação Nacional da Indústria, revela que 52% dos eleitores que participarão da eleição para prefeitos e vereadores já tinham escolhido seus candidatos antes mesmo do início oficial das campanhas.
• A pesquisa revela também que 33% dos eleitores ainda não decidiram em quem votarão, sendo que 17% só vão escolher os candidatos no dia da votação. O perfil ideal para um prefeito é a honestidade, com 56% das opiniões colhidas pela pesquisa, seguida da experiência política e administrativa, além dos compromissos e das propostas de cada um.
• A pesquisa constatou ainda que o apoio do presidente da República a candidatos foi considerado importante por apenas 8% dos eleitores, havendo peso semelhante em relação à colocação de governadores como cabo eleitoral. A prioridade apontada pela maioria dos eleitores para as próximas gestões municipais diz respeito à Saúde e ao Emprego, seguida de Educação e do combate à pobreza, vindo depois a preocupação com a Segurança Pública.
• Embora queira distância de sua antiga Fada Madrinha, a ex-governadora Rosinha Garotinho, o prefeito resolveu apelar para o varejo e está prometendo vender GNV para os motoristas de táxis a R$ 1 real o metro cúbico. Revisar as tarifas e obrigar os motorista a cumpri-las, como ocorre em outras cidades, nem pensar.
• Para começar a resolver o nó no trânsito em Caxias, o próximo prefeito
precisa tomar duas providências imediatas: retirar de circulação as vans e as moto-táxis piratas, por falta de amparo legal para o serviço. Em seguida, deverá exigir que os motoristas de táxis voltem e cobrar pelo taxímetro. Com isso, muita gente deixaria o carro em casa e passaria a usar o transporte público. Pagar R$ 10 reais por uma corrida de menos de 3 Kms, além de “taxa de bagagem” na saída de um supermercado, é um abuso!
• No governo do Cel. Américo de Barros, o então Secretário de Serviços Públicos, Ruyter Poubel, reuniu os donos de táxis, mandou refazer os cálculos da tarifa, tendo por base a que era cobrada no Rio de Janeiro, e determinou que o taxímetro fosse obrigatório. Com a certeza de que não seriam enganados, os passageiros passaram a preferir o táxi, principalmente nos dias de compras. Com essa media tão simples, quanto radical, a cidade viu renovada a sua frota de táxis, os motoristas ganharam novos passageiros e estes passaram a confiar no serviço. Simples, assim!
• Será que o próximo Secretário de Serviços Públicos será um cidadão comprometido com a sociedade, ou um empresário que “ajudou” na eleição do prefeito e, como contrapartida, passará a administrar os serviços de ônibus, táxis, vans e moto-táxis?

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

HONESTIDADE DO CANDIDATO,
PRIORIDADE PARA O ELEITOR

A uma semana das eleições municipais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu ontem (29) que a honestidade seja o principal critério utlizado pelo eleitor na escolha dos candidatos a prefeito e a vereador. “O primeiro critério de votação é a honestidade. Porque quando um político é desonesto, todas as outras virtudes desabam. Uma laranja ruim ou estragada põe o suco a perder. [O candidato] pode ser competente, trabalhador ou experiente, mas se avançar no patrimônio alheio, nulifica suas virtudes”, disse Britto, durante visita ao centro de divulgação montado pelo TSE para o atendimento à imprensa.
O presidente do TSE também recomendou aos eleitores que não permitam espaço para propostas de compra de votos. “Tentou comprar o voto, deve ser afastado da preferência do eleitor.O eleitor é ponto de convergência, é o elemento definidor da qualificação do processo, porque ninguém pode votar por ele. Todos nós confiamos na capacidade do eleitor de parar, refletir e revelar o amor pelo seu município”, acrescentou Britto.
A atuação de tropas federais na segurança do processo eleitoral em comunidades do Rio de Janeiro foi elogiada pelo presidente do TSE. Segundo ele, os resultados já foram sentidos. “Está tudo correndo bem, dentro do previsto, as comunidades estão sendo assistidas psicologicamente até socialmente pelas Forças Armadas. Esperamos que tudo transcorra de forma a confortar psicologicamente a comunidade, os candidatos e a própria imprensa.”
Britto ressaltou que a Justiça Eleitoral está preparada para coibir as fraudes eleitorais, como o caixa-dois e a compra de votos. O ministro não quis fazer previsões sobre o prazo para a divulgação final do resultado das eleições. “Trabalhamos com uma tecnologia de ponta, moderníssima, testada, a serviço da democracia. Esperamos que o resultado saia logo e estaremos todos preparados para divulgar o mais rápido possível.”

BLIBLIOTECA LEONEL BRIZOLA:
UM 4º ANIVERSÁRIO SEM FESTA

A assessoria de campanha do deputado Zito perdeu uma grande oportunidade de registrar o 4º aniversário da Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola. O projeto do Centro Cultural Oscar Niemeyer, executado pela Petrobrás com aval do Palácio do Planalto no Governo FHC, incluía o Teatro Raul Cortez e foi erguido em plena Praça do Pacificador, mas recebeu muitas críticas quanto à sua localização, pois privaria a cidade de uma grande praça. Para os opositores do Teatro, um projeto que eles consideravam elitista, a Praça do Pacificador era o local ideal para grandes eventos, como o comício do então governador Leonel Brizola, no encerramento da campanha do professor Juberlan de Oliveira, do PDT, há 20 anos, e que reuniu, segundo seus organizadores, cerca de 25 mil pessoas. Esse histórico comício foi considerado um fator importante na virada da campanha e da vitória do candidato brizolista.
Inaugurada em setembro de 2004, a biblioteca municipal, que recebeu o nome do saudoso líder trabalhista, completou este mês 4 anos de bons serviços à Educação e á Cultura de nossa juventude. Infelizmente, até hoje a biblioteca não conseguiu conexão para que os consulentes possam viajar pelo mundo virtual. E, o que é pior, os 10 computadores comprados àquela época, estão encaixotados. Nem o fato da Secretaria de Cultura ser, hoje, ocupada por um dono de colégio e ex-vereador do PDT, mudou o panorama, pois até as marcas do atentado praticado contra a biblioteca Leonel Brizola, ocorrido em dezembro de 2005, continuam intactas nas vidraças da instituição, como pode ser visto na TV durante o programa do candidato tucano. Como a assessoria de imprensa da prefeitura é ocupada por um ET, oriundo da Barra da Tijuca, só ocorreu ao seu ocupante comemorar o 2º aniversário do Teatro, inaugurado pelo atual prefeito, mas que Zito deixara na fase final de acabamento. Nossos governantes deveriam entender que eles são passageiros, mas suas obras, para o bem ou para o mal, perduram e são pagas pelo contribuinte-eleitor.

• Os três candidatos de Duque de Caxias terão nesta terça-feira (30) a última oportunidade para debaterem seus projetos para governar a segunda cidade mais rica do
Estado do Rio. O debate está sendo promovido pelo movimento “Ação de Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, com apoio do Tribunal de Justiça, dentro do projeto da “Campanha do Voto Ético. Leninha , do PSOL, (foto) promete responder à altura as agressões de Washington Reis no debate da Rádio FM2000, na última sexta-feira.
• O novo debate será numa casa de festas na rua Capital Pereira Lago, no bairro Laguna e Dourados, entre a Vila Ideal e a Prainha, com início previsto para às 18 horas. Desta vez, sem transmissão ao vivo pelo rádio, como o fracassado debate de sexta-feira, promovido pela Rádio FM2000 (105,7 Khz)
• A proposta dos organizadores do debate é a aplicação na prática da “Cartilha do Voto Ético”, principal instrumento da campanha realizada pela entidade, desde 1996, com o objetivo de conscientizar o eleitor de que o voto não tem preço, mas gera responsabilidade.
• Esta é a primeira vez que o evento vai acontecer em Caxias e os três candidatos – Leninha, do PSOL, Washington Reis, do PMDB, e Zito, do PSDB – confirmaram presença. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail
http://br.mc331.mail.yahoo.com/mc/compose?to=ação@acaodacidadania.com.br. Os contatos com a ONG Exobras também podem ser feitos pelos telefones: 3653-7873 e 8724-2676.
• O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro mudou a localização de duas seções eleitorais de São João de Meriti, 191a e 209a, que antes eram na “Casa da Criança”, no Morro do Cruzeiro, por questões de segurança. Segundo a juíza Lysia Maria Mesquita Amaral Figueira, da 187a Zona Eleitoral, a mudança das seções ocorreu em decorrência dos recentes confrontos ocorridos entre facções criminosas rivais, pelo controle do Morro do Cruzeiro.
• Os eleitores registrados nessas duas seções da 187ª Zona Eleitoral devem votar na Igreja Assembléia de Deus da Família. A Igreja fica na Rua Moacir Saraiva de Carvalho, Lote 27, Quadra 41, no Jardim Metrópole, em São João de Meriti. Maiores informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Eleitor (21) 2212-4600 e 2212-4650.
• Uma nova pesquisa de intenção de votos do IBPS para a prefeitura de Nova Iguaçu, depois da visita do governador Sérgio Cabral, revela uma profunda reviravolta nas intenções de voto. O prefeito Lindberg Farias (PT), que tenta a reeleição, re-assumiu a liderança da corrida eleitoral. Na consulta de julho, o petista tinha 35,6% e agora tem 52%.
• Já o deputado federal Nelson Bornier (PMDB), que tem o apoio do
governador, apresentou uma queda de quase 16 pontos percentuais. O peemedebista, que na consulta anterior tinha 40,9%, aparece agora com 25%. O quadro apresenta ainda os candidatos Carlão do PSTU (PSTU), Antônio Cottas (PSol) e Leo (PTC), todos com 1%. O candidato José Renato (PCB) não atingiu 1% da intenção de votos.
• Votos nulos e brancos somam 6%. O número de indecisos, caiu de 15% para 9%. A margem de erro é de 3,4%, para mais ou para menos. Foram ouvidas 850 pessoas entre 23 e 25 de setembro. A pesquisa foi registrada na 82ª Zona Eleitoral sob o número 011/08.
• A população ainda considera “bastante crítica” a segurança pública no país, de acordo com a
pesquisa CNI/Ibope, de setembro, divulgada ontem (29). A avaliação, no entanto, melhorou em relação à pesquisa realizada em março. A redução em relação a março foi de 9 pontos percentuais nesse quesito, sendo que o combate ao tráfico de drogas foi mencionado como a principal medida que deve ser intensificada.
• A maioria da população continua defendendo o emprego das Forças Armadas e a redução da maioridade penal (de 18 para 16 anos de idade) como medidas necessárias para o aumento da segurança. A adoção da pena de morte,, porém, é rejeitada por 54% dos brasileiros. Entre as pessoas com nível superior, 61% são contrárias à medida, sendo que 58% dos brasileiros que recebem até um salário mínimo por mês aprovam a pena de morte.
• O combate à corrupção policial para melhorar a segurança pública é defendido por 42% da população, contra 16% em junho. A melhoria do policiamento, com aumento dos contingentes, treinamento dos policiais e compra de novos equipamentos foi considerado importante por 27% das pessoas ouvidas, contra 14% das opiniões sobre o assunto registradas em março. A atuação mais firme e rápida da Justiça contou com 20% das manifestações, contra 9% aferidos em março. • O uso das Forças Armadas no combate à criminalidade foi aprovado por 65% da população , contra 69% apurados em março. A redução da maioridade penal para 16 anos de idade conto com 62% das opiniões favoráveis, contra 67% em março. A pesquisa CNI/Ibope foi realizada de 19 a 22 de setembro, quando foram ouvidas 2.002 pessoas, em 141 municípios.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAXIAS NÃO SE LIVRA
DA REBOQUE-TERAPIA

Ruy Carlos Bongosto Fonseca, de 27 anos, sofreu traumatismo craniano na manhã de domingo após se envolver num acidente de moto em Guapimirim. Levadp para o Hospital de Saracuruna, foi diagnosticado o trauma com perda de massa encefálica. Segundo o chefe do plantão da unidade, o paciente precisava realizar uma tomografia, mas o hospital estava com o tomógrafo quebrado e com a equipe de médicos reduzida. A vítima esperou de 8:00 até às 15:00 horas por uma ambulância para fazer a transferência para outro hospital. Cesar Fontes, coordenador geral do SAMU da Baixada, informou que Oscar Berro, secretário de saúde de Caxias, deslocou uma ambulância para remover o jovem para um dos seguintes hospitais: Getúlio Vargas, Posse ou Albert Schweitzer. A secretaria estadual de Saúde está apurando o motivo da demora no atendimento.
Essa notícia pode ser vista na íntegra no Globo online, no endereço
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/09/28/vitima_de_acidente_
de_moto_em_guapimirim_removida_por_ambulancia_de_caxias-548440915.asp

OS VELHOS PROBLEMAS DE
CAXIAS: ÔNIBUS X VANS
No próximo domingo, teremos eleições para prefeito e vereador. Para o cargo majoritário, só três candidatos se apresentaram. Assim, um deles terá a difícil missão de administrar um município rico, tanto de dinheiro como de problemas. Para ajudar o eleitor a pensar antes de apertar a tecla “CONFIRMA”, vamos fazer uma resenha dos problemas que o prefeito irá encontrar a partir de 1º de janeiro.
O segundo problema do Município é o caos no transporte público. Enquanto paga a passagem mais cara da Região Metropolitana, os moradores de Duque de Caxias têm o pior serviço de transporte coletivo do País, situação agravada ela presença de vans e kombis piratas, que só circulam nos horários de picos e não garantem o passageiro em caso de quebra do veículo ou acidente.
A Constituição Federal de 1988 determinou que todo o serviço público do País deveria ser concedido mediante licitação, isto é, a abertura de concorrência, cujo edital fixasse direitos e deveres dos empresários. Com um milionário lobby, as empresas de ônibus continuam a funcionar na clandestinidade, pois decisões da Justiça já obrigaram Estado e Municípios a promoverem licitações. Diante da falta de iniciativa dos Poderes Públicos, o sistema entrou em colapso com a chegada das vans e kombis piratas, muitas delas pertencentes a grupos criminosos, tanto traficantes, como as chamadas milícias. Por não haver norma legal para orientar o serviço, que deveria ser complementar aos ônibus, trens e metrôs, as kombis e vans não dispõem de seguro para proteger os passageiros em caso de colisão. Foi nesse vácuo legal que surgiram as moto-táxis, que circulam até sem placas, o que é proibido pelo Código de Trânsito. Nessa verdadeira “terra de ninguém”, sofrem os passageiros, sem garantia quanto à qualidade dos serviços oferecidos, e os donos de vans e kombis, que ficam sujeitos ao (bom/mau) humor de guardas de trânsito e das Secretarias de Serviços Públicos, sendo obrigados a pagarem “pedágio” a bandidos, com ou sem farda, para continuarem a trabalhar, mesmo fora da lei. Por que?

• Internado às pressas na segunda-feira para uma cirurgia de emergência num hospital da Zona Norte do Rio, o vereador Waguinho (PSB), que tenta novo mandato, saiu sexta-feira (26) do CTI, sendo transferido para um apartamento. A previsão dos médicos é que o vereador do Gramacho (foto) tenha alta nesta quarta-feira, mas continuará em absoluto repouso pelos próximos 15 dias.
• Segundo o Blog do Garotinho, está em formação uma nova entidade na Baixada, que deverá reunir todos os ex-amigos de Sérgio Cabral. Ao invés de desfilar na Sapucaí, o novo blog, “Inimigos do Cabral”, vai coordenar uma série de eventos para demonstrar o fracasso do atual governo.
• O bloco é liderado pelo deputado Sandro Matos, candidato a prefeito de São João de Meriti, que vai convidar o deputado tucano Zito, candidato a prefeito de Caxias, e o petista Lindberg Farias, que tenta a reeleição em N. Iguaçu e enfrenta o deputado federal Nelson Bornier, do PMDB, protegido do governador.
• O motivo para tão inusitada “Frente Política” é o baixo nível da atual campanha, em que Sérgio Cabral resolveu dividir os candidatos a prefeito, inclusive ex-secretários de seu desastroso governo, entre amigos (os santos) e adversários (os demônios).
• Nos últimos dias, Sérgio Cabral se especializou em atacar e tentar desmoralizar os candidatos que lideram a campanha em Niterói (Jorge Roberto Silveira-PDT), Campos (Rosinha Garotinho), Nova Iguaçu (Lindberg Farias), São João de Meriti (Sandro Matos) e Duque de Caxias (Zito).
• Além de “brigar” com as pesquisas, que apontam para a derrota dos candidatos do Palácio Guanabara, o governador resolveu desafiar o Tribunal de Justiça. Motivo: o TJ mandou seqüestrar R$ 3 milhões da renda da SUDERJ para enfrentar o pagamento de processos contra o Estado, onde não há mais lugar parra recurso, isto é, o Governo tem que pagar.
• Sérgio Cabral acusou o TJ de represália, pois a bancada de deputados amestrados, que apóiam o governador na ALERJ, reluta em aprovar um projeto do Tribunal, concedendo um espantoso reajuste de 4,3% para todos os servidores do Poder Judiciário. Com um detalhe importante: o aumento, com efeito retroativo a contar de 1º de maio, data-base dos servidores, será custeado exclusivamente pelos cofres da Justiça, que tem orçamento e renda próprios, não dependendo do Tesouro do Estado.
• O que o governador não entende, embora seja jornalista formado pela PUC, é que os Três Poderes são independente e, no caso da administração do pessoal, não cabe ao Pode Executivo nenhuma ingerência na elaboração dos planos de carreira e dos salários do Judiciário.
• Fiscais da Justiça Eleitoral em Magé, acompanhados por agentes da Polícia Federal, apreenderam 300 kg de propaganda eleitoral irregular durante uma fiscalização realizada na manhã desta segunda-feira (29). As informações são do chefe de fiscalização do TRE, Luiz Fernando Santa Brígida. Também foram apreendidos dois ônibus e três carros de som também foram apreendidos, segundo informou Brígida.

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

TRAFICANTES RECEBERAM
O EXÉRCITO COM FOGOS

As tropas do Exército, que estiveram na Favela do Lixão na semana passaa, foram recebido scom rojões e uma faixa, mandada pintar pelos traficantes. Nos tres dias que passram na cidade, os militares não entraram na favela, limitando-se a fazer o patrulhamento apenas nas entradas. (Foto: Beto Dias)
OS VELHOS PROBLEMAS DE
CAXIAS : OS CEMITÉRIOS

Os serviços funerários continuam monopolisados ilegalmente (Foto: Arquivo)

No próximo domingo, teremos eleições para prefeito e vereador. Para o cargo majoritário, só três candidatos se apresentaram. Assim, um deles terá a difícil missão de administrar um município rico, tanto de dinheiro como de problemas. Para ajudar o eleitor a pensar antes de apertar a tecla “CONFIRMA”, vamos fazer uma resenha dos problemas que o prefeito irá encontrar a partir de 1º de janeiro.
O primeiro problema é a administração dos cemitérios. Durante a intervenção federal, o prefeito-nomeado realizou uma licitação, concedendo, por 25 anos, a administração dos cemitérios e o monopólio dos serviços funerários a uma empresa privada. No momento, está em curso na Justiça uma Ação proposta pelo Ministério Público Estadual, que pretende anular o Termo de Ajuste firmado pelo então prefeito Zito com a concessionária “Funerária Duque de Caxias”, prorrogando por 25 anos uma concessão já extinta. Em função disso, o MPE propõe que uma nova licitação seja aberta ela Prefeitura, o que deverá ser feito pela próxima administração.
Até agora, nem Zio, que prorrogou a concessão, nem Washington Reis, que prometeu, na campanha de 2004, anular o ato do seu antecessor. Até a criação de uma Funerária municipal, encarregada de fazer enterros gratuitos para pessoas indigentes, está sendo questionada pelo MPE. Durante a campanha, nenhum dos três candidatos disse uma só palavra sobre o assunto, muito menos em resposta às questões levantadas pelo Ministério Público, o que demonstra que o problema, apesar de afetar toda a população, não mereceu dos candidatos nenhum instante de reflexão, muito menos de tomada de posição. Por que?

PROPAGANDA ILEGAL Flagrante de uma ilegalidade: o carro de propagana recebe energia da rede de iluminação pública do calçadão da Rua José de Alvarenga, paga pelo contribuinte através da CIP cobranda na sua conta de energia. (Foto: Beto Dias)

• Mediador do debate que não houve na Rádio FM2000, na sexta-feira, o jornalista Ricardo Fonseca declarou, ao final do programa, que saiu com a sensação do dever cumprido, ao proporciona aos candidatos um espaço aberto para a discussão de projetos e programa de governo.
• O professor de Historia e diretor da Rádio FM2000 não escondia, no entanto, o seu desapontamento com os candidatos Zito, que não compareceu, e Washington Reis, que pediu para sair do programa, pois tinha um encontro com pastores evangélicos em Xerém.
• A platéia que se reuniu no salão paroquial da Igreja de Santa Terezinha, no Parque Lafaiete, de onde o debate, que não houve, foi transmitido, percebeu que ambos mentiram. Zito, porque enviou uma equipe da produtora da sua campanha, com técnicos e operadores, para gravarem o debate.
• Quanto a Washington Reis, ele compareceu acompanhado de dezenas de “aspones”, Secretários e deputados, o que demonstra que fora ao debate apenas para confrontar Zito.
• Sem Zito, o prefeito achou que seria perder tempo discutindo o que falar sobre um orçamento bilionário com uma simples agente de Saúde, como Leninha é apresentada em seu programa pela ex-senadora Heloísa Helena.
• Depois da entrevista coletiva da candidata Leninha, em substituição ao debate, um grupo discutia as razões da retirada do prefeito e do seu comportamento diante da candidata do PSOL. Um veterano jornalista lembrava um episódio semelhante envolvendo o ex-deputado Silvério do Espírito Santo (PMDB), na reta final da campanha de 1988, na primeira eleição para prefeito depois da intervenção federal em Duque de Caxias.
• Liderando a disputa contra o professor Juberlan de Oliveira (PDT), o deputado do Parque Lafaiete fez um desastrado comentário na Praça da Mantiquira, onde acabara de participar de um comício. Quanto o impagável F. Castrinho, locutor oficial dos comícios do PMDB, pediu uma carona para voltar para o Centro, Silvério, que ocupava um vistoso Opala da Assembléia Legislativa, respondeu, de forma irônica: “Eu não dou carona a pobre!”
• Os adversários e inimigos pessoais do ex-presidente do PMDB/Caxias não perderam nem o tempo, nem o mote. Em poucas horas, eram distribuídos, nos quatro Distritos do Município, milhares de panfleto com a advertência: SILVÉRIO NÃO GOSTA DE PRETO!
• Quando saiu o resultado do pleito, os peemedebistas logo arranjaram uma boa desculpa: fora o comício de Brizola, na Praça do Pacificador, que virara o jogo. Para os brizolistas, inclusive alguns que, hoje, estão ao lado de Washington Reis, foi a pecha de racista que demoliu a folgada liderança de Silvério e decretara a sua derrota para Juberlan de Oliveira.
• Se as lideranças dos movimentos negros resolverem assumir a campanha de Leninha, mesmo sem ônibus de graça e dinheiro das empreiteiras, não há Duda Mendonça, nem revistas coloridas que apaguem dos “antecedentes” do prefeito a pecha de que, além de machista, ele é racista.
• Depois da desastrada fuga do debate com a candidata do PSOL, Washington Reis caiu em si e percebeu que afrontara os evangélicos e resolveu distribuir um folheto, tentando explicar a sua postura. Numa das igrejas petencostais da cidade, o pastor proibiu a panfletagem, dizendo que não permitia que o templo fosse envolvido em disputas políticas.

• Como os cabos eleitorais do prefeito insistiam em distribuir o panfleto, o pastor ameaçou chamar os fiscais do TRE, o que assustou os panfleteiros, que deixaram o templo rapidamente.

domingo, 28 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA
VELHOS PROBLEMAS DE CAXIAS

O novo hospital não aliviou a procura no velho "Duque" (Foto: Arquivo/Blog).

O prefeito a ser eleito domingo, ou no dia 26, se houver segundo turno, já sabe o que terá pela frente, independente da corrente política vencedora e do programa apresentado na campanha. A pesquisa IBOPE/REDE GLOBO, divulgada na semana passada, revela que, mesmo depois da inauguração do novo hospital e de duas UPAS 24 HORAS, a Saúde continua sendo a maior preocupação de 68% dos eleitores, (na pesquisa anterior o índice era 71%), seguido por Educação, com 38%, Segurança (responsabilidade do Governo do Estado) em 3º lugar, com 37%, vindo em seguida o abastecimento de água (26%) e o Desemprego (25%), enquanto Limpeza Publica preocupa apenas a 10% dos eleitores, mesmo índice para a Iluminação Publica, cobrada através de uma taxa denominada CIP, considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça, pois é cobrada do contribuinte, através da sua conta de consumo de energia elétrica domiciliar, mesmo que não tenha uma só lâmpada em sua rua. Resta saber que os políticos que disputam um “bolo” de mais de R$ 1 bilhão por ano estão preparados para enfrentar, com firmeza e dedicação, esses problemas apontados pelos eleitores-contribuintes ouvidos na pesquisa.
Um dado importante da última pesquisa IBOPE/REDE GLOBO, é que, tanto na indicação espontânea, como na induzida, o eleitor não muda de opinião. Na pesquisa espontânea, Zito tem 48% da preferência, contra 35% de Washington Reis. Na pesquisa dirigida, em que o entrevistador mostra uma cartela com os nomes dos três candidatos registrados na Justiça Eleitoral, o resultado é de 52% contra 47% em favor do candidato tucano. Em caso de segundo turno, dia 26, Zito venceria por 57% contra 38% do atual prefeito.

A “SINDROME DE LURIAN” E AS
ELEIÇÕES EM DUQUE DE CAXIAS
A sexta-feira era para ser o dia mais importante da morna e inodora campanha eleitoral de Duque de Caxias, com a realização do esperado debate ente os três candidatos que disputam a Prefeitura da segunda cidade em arrecadação no Estado do Rio, com receita prevista de mais de R$ 1,2 bilhão até dezembro. A “Síndrome de Lurian”, no entanto, não permitiu que o debate, apesar dos antolhos colocados pela legislação e as normas do Tribunal Superior Eleitoral, fosse o ponto alto da campanha. Primeiro foi a ausência do ex-prefeito Zito, seguido pela desistência de Washington Reis de participar do debate com a candidata Leninha, do P-SOL.
Apesar da direção da Rádio FM 2000 ter firmado acordo com os três candidatos para o programa há cerca de 30 dias, o candidato tucano informou que fora avisado do debate “em cima da hora”. O que levou Zito a desistir do debate “em cima da hora” certamente foi a “Síndrome de Lurian”, que surgiu depois do debate entre Lula e Fernando Collor de Melo, na TV. Na época, os petistas acusaram Collor de golpe baixo ao mostrar no debate que Lula tinha uma filha bastarda, de nome Lurian, e tentara convencer a namorada a abortar. Abandonado de imediato pela Igreja, Lula não teve tempo de contestar a acusação e Collor ganhou a eleição. A parti daí, criou-se a estranha teoria de que candidato que lidera as pesquisas não deve participar de debates, pois será usado como “saco de pancadas” dos demais adversários.
Esta talvez seja a mais difícil e arriscada decisão do ex-prefeito, ao não comparecer ao debate na Rádio FM 2000 (foto), pois tanto os partidários de Washington Reis, quanto os de Leninha têm feito a Zito as mais pesadas
acusações na atual campanha, tendo o governador Sérgio Cabral chegado a ponto de dizer, na sua caminhada pelas ruas da cidade, na semana passada, que o tucano não passa de um “171”, referindo-se ao artigo do Código Penal que tipifica o estelionato como crime.
Quanto a Washington Reis, aproveitou a ausência do principal adversário para abandonar o debate. Nos poucos minutos em que usou o microfone, o candidato do governador Sérgio Cabal e Lula aproveitou para se promover e desqualificar a candidata do P-SOL, numa inaceitável postura machista e racista, ao afirmar que não iria perder tempo com uma adversária que considerava o PIB de R$ 18 bilhões como receita orçamentária. Nem depois os esclarecimentos de Leninha
, demonstrando conhecimento sobre a situação econômico-financeira do Município, demoveu o prefeito de abandonar o debate, que acabou se transformando numa entrevista coletiva, que Leninha soube muito bem aproveitar, atraindo os votos dos incecisos e dos que se revoltam contra a prática do racismo em nossa cidade.

SÉRGIO CABRAL CHEGOU ATRASADO
PARA A CAMINHADA DA VITÓRIA

A caminhada do prefeito foi prejudicada pelo ataso do governador. (Foto: Beto Dias).

A “Caminhada da Vitória”, realizada no sábado, em Duque de Caxis, numa tentativa dos integrantes da chapa do prefeito para tentar reverter os resultados das últimas pesquisas, que dão a vitória ao ex-prefeito Zito ainda no primeiro turno, começou com quase duas horas e atraso, por culpa do governador Sérgio Cabral. Convocada pelo prefeito para começar às 9:00 horas, a passeata só começou por volta das 11:00 hora, partindo da Praça Humaitá.
Para garantir público, as empresas de ônibus, inclusive as que ganharam as concorrências para a ligação Baixada-Barra da Tijuca, colocaram dezenas de veículos, todos com ar condicionado, à disposição dos “grupos de trabalho” dos candidatos a vereador, que despejaram milhares de pessoas na Av. Brigadeiro Lima e Silva, ponto de partida da caminhada, que passou pela Praça Roberto Silveira, descendo o viaduto da Câmara até o calçadão da Nilo Peçanha. Segundo a assessoria de campanha do prefeito Washington Reis, a caminhada reuniu mais de 50 mil pessoas ao longo da Av. Brigadeiro Lima e Silva.
Preocupado com as perspectivas de derrota em Campos, Nova Iguaçu e Niterói, além de um difícil segundo turno na Capital (contra Crivella ou Jandira Feghalli, ambos candidatos apoiados por Lula), o governador Sérgio Cabral decidiu jogar todas as suas fichas em Duque de Caxias, onde ostenta um invejável índice de desaprovação, conforme revelou a última pesquisa IBOPE/Rede Globo. Na quarta-feira, o governador participou de uma reunião na sede da Escola de Samba Grande Rio, para a qual foram convocados os funcionários do Estado que ocupam cargos de direção em repartições estaduais em Duque de Caxias, principalmente nas escolas, além dos servidores com cargos de chefia ou terceirizados da prefeitura.
Na caminhada de sábado pela cidade, o governador voltou a pedir votos para a reeleição de Washington Reis (PMDB), reafirmando que esta é a condição primordial para a continuidade das obras que estão sendo realizadas em parcerias Prefeitura/Estado/Governo Federal, como o PAC e a duplicação da Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, a cargo do DER/RJ e iniciada pela ex-governadora Rosinha Garotinho, que não tem data prevista para conclusão. Na construção de toda a Estrada Rio-Petrópolis, ligando o Rio à cidade serrana, inaugurada em 1928, o ex-presidente Washington Luiz gastou menos de dois anos, mesmo usando carroças puxadas por mulas par remover e fazer aterros. Hoje, a duplicação do trecho entre o Corte Oito e Campos Elíseos, com menos de 15 Kms, já dura mais de três anos.

A militância do PMDB ganhou ônibus com ar condicionado (Foto: Beto Dias).
ESCOLA BÍBLICA NA INTERNET
O Pastor Caio Fábio acaba de republicar o “DECÁLOGO DO VOTO CRISTÃO”,
onde aponta o que seriam os dez passos do eleitor antes de apertar a tecla verde do “COFIRMA” da urna no póximo domingo.
O último ítem do Decálogo recomenda:
X – Nenhum eleitor evangélico deve se sentir culpado por ter opinião política diferente da de seu pastor ou líder espiritual. O pastor deve ser obedecido em tudo aquilo que ele ensina sobre a Palavra e Deus, de acordo com ela. No entanto, no âmbito político, a opinião do pastor deve ser ouvida apenas como a palavra de um cidadão, e não como uma profecia divina”.
Quem quizer conhecer o “Decálogo”, independente da sua crença ou convicção religiosa ou política, pode conferir no endeeço:
http://www.caiofabio.com/novo/caiofabio/pagina_conteudo.asp?CodigoCanal=0001204118
Fonte: PAVABLOG.