quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BAIXADA URGENTE

ESTAMOS DE VOLTA
Com o meu quadro clínico estabilizado depois do ultimo infarto (31/05) e com a compreensão e parceria de minha família, estou de volta à ativa. Não foram apenas esses fatores que apressaram o meu retorno, mas também as diversas manifestações de amigos e internautas, como Marcelo Ribeiro, em mensagem postada no blog.
Professor e pesquisador de História do Estado do Rio de Janeiro e da rede particular e Palestrante da História da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, consultor em História do Rio de Janeiro e Baixada e escritor de ensaios históricos sobre a região da Baixada Fluminense, atividades que ele consegue conciliar com a de bancário, com 4 mandatos como dirigente no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e na Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Ribeiro lembrou que as "glórias" e as tristezas são organizadas na mente e no coração de cada um que observa, cabendo sempre mais de uma versão sobre os caso.
Marcelo Ribeiro afirma ainda que, na compreensão e na leitura de conjuntura critica e limitada aos seus conhecimentos, é válido ler e observar que apesar de pontos de vista diferentes, muitas pessoas devem concordar que estamos vivendo novos tempos. “Estes que não podem, e não devem, ter o calor das comparações fidedignas de mundo ideal construído em nossas mentes, mas de profundo pesar, pela constatação de que no passado tivemos a sensação de que eramos mais felizes, para, no final reconhecer eu a família quando nos chama para um afago, e demonstra reconhecimento pelo (nosso) trabalho, acaba sendo este o maior troféu que um ser humano pode receber, pois a História nos mostra que o nosso sangue quase sempre esteve em guerra consigo mesmo” diz o professor em sua mensagem.
E ele finaliza lembrando que “ter o reconhecimento familiar sincero, é o maior grau de satisfação que alguém pode ter, visto que dificilmente a prata da casa ou o ouro que serve a você consegue o valor que outros admiram”
Por esses e outros motivos, vamos continuar na luta pela Liberdade de Expressão e respeito à História da Baixada Fluminense, tão vilipendiada por quem deveria, antes de tudo, preservá-la e respeitá-la.

TRAFICANTES PLANEJAVAM O
SEQUESTRO DE FILHO DE LULA

Logo depois da ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, circularam rumores de que a decisão do governo do Estado de aceitar a participação de tropas federais no combate ao tráfico fora tomada depois que as áreas de informação haviam descoberto um plano para seqüestrar um dos filhos de Sérgio Cabral. Só agora, o segredo da mudança de posição do governador, que resistia a aceitar a participação de tropas federais no combate ao crime organizado no Rio. O tal plano de seqüestro existia, mas a vítima seria um dos filhos do ex presidente Lula. Segundo denúncia a edição online do jornal “Folha de São Paulo” da última quarta (4), reproduzida no Blog do Ricardo Gama, uma investigação da Polícia Federal revelou detalhes de como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejava, de dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), o sequestro de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula. Discutido entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, o sequestro foi evitado pela PF, mas os supostos envolvidos, incluindo Beira-Mar, respondem agora a uma ação penal na Justiça Federal em Mato Grosso do Sul sob acusação de formação de quadrilha em razão da tentativa.
As investigações da PF indicam que o traficante pretendia negociar sua liberdade e a de outros presos -entre eles Marcos Hebas Camacho, o Marcola, chefe da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo – em troca da soltura do filho de Lula. O motivo para tal plano seria o fato de que Beira-Mar estaria contrariado com a prisão de sua ex-mulher, em 2007, e com a segurança no presídio.
A trama começou a ser investigada a partir de denúncia do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, em janeiro de 2008. Na época, Abadia estava no presídio de Campo Grande, assim como Beira-Mar. O traficante colombiano revelou o plano de sequestro à direção da penitenciária. Contou que Beira-Mar já tinha cerca de 200 fotos da rotina de Luís Cláudio. Abadia foi submetido e aprovado no teste conhecido como detector de mentiras. O colombiano, segundo a polícia, decidiu delatar o antigo companheiro de presídio para negociar a transferência de sua mulher, presa em São Paulo, para outra instituição no mesmo Estado. A transferência, segundo diz a investigação, não se concretizou. O colombiano então parou de passar informações. Em 2008, foi extraditado para os EUA.
As investigações da PF afirmam que o próprio Abadia financiaria o sequestro junto com Beira-Mar. Este, de acordo com o colombiano, gastaria US$ 500 mil para executar o plano.

RÁPIDAS

• As empresas Resitec e Nero 20, ambas de Duque de Caxias, foram responsabilizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) como responsáveis pelo descarte clandestino de 21 galões de produtos químicos de elevado potencial tóxico. A “descarga” de lixo tóxico foi feito num terreno baldio do bairro Vila Americana, em Queimados. Além de multadas, as duas empresas serão denunciadas pro crime ambiental.
• Curiosamente, o INEA continua de braços cruzados em relação ao depósito a céu aberto do agrotó
xico organoclorado, o CHC, mais conhecido como ”Pó de Broca” que utilizado pelo Ministério da Saúde para combater a Malária. O depósito foi abandonado em 1955 na “Cidade dos Meninos”, no segundo Distrito de Duque de Caxias, onde ficava a fábrica de inseticida do Departamento de Malariologia do Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNRu), transferido para Belo Horizonte em 1955.
• Item obrigatório na propaganda do deputado Carlos Minc, que acaba de retornar à Secretaria de Ambiente do Estado, o depósito de “Pó de Broca” foi o centro de uma Ação Civil Pública dos Ministérios Públicos do Estado e Federal, o que resultou na assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre os MPEs, o Ministério da Saúde (dono do CHC), do Meio Ambiente, da Previdência Social (que herdou o patrimônio da LBA, inclusive a “Cidade dos Meninos”, a UERJ, o Governo do Estado e a Prefeitura do município, pelo qual as cerca de 5 mil famílias residentes no entorno do antigo “depósito” seriam removidas para um conjunto a ser construído pela Prefeitura com recursos do Governo Federal.
• Em 2004, dez famílias foram retiradas pela Secretaria de Ação Social do município das imediações do depósito de CHC e alojadas em casas e apartamentos, cujos aluguéis são pagos pelo município com recursos repassados pela Funasa, órgão do Ministério da Saúde. Até hoje, porém, não houve acordo sobre a desapropriação do terreno e a construção do conjunto para todas as famílias que ainda moram na Cidade dos Meninos, mesmo ameaçados pela ingestão do “pó de broca”, que continua no mesmo local desde 1955.
• A Paz entre os diversos partidos da base aliada do Governo Dilma Rousseff foi quebrada logo na posse dos ministros. A bancada do PMDB, por exemplo, boicotou a posse do deputado federal Luiz Sérgio, ex prefeito de Angra dos Reis e indicado pelo ex ministro da Casa Civil, José Dirceu.
• E o cargo ocupado pelo petista fluminense é justamente o de Ministro das Relações Institucionais, cuja missão é fazer exatamente a ponte entre o Executivo e o Congresso Nacional, ouvindo as reivindicações e sugestões de senadores e deputados e levando à Presidência da República os pleito dos parlamentares.
• No Ministério da Saúde, o boicote ao novo ministro, Alexandre Padilha, teve como pomo de discórdia a nomeação do petista mineiro Helvécio Magalhães para a Secretaria de Atenção à Saúde, antes ocupada pelo PMDB.
• Outra mudança que irritou os líderes do PMDB foi a demissão de toda a diretoria dos Correios, que já foi uma das mais prestigiadas e confiáveis empresas do País, mas que está sendo dilapidada por diretorias ligadas aos partidos da base governista, sendo o fato mais notório o flagrante de suborno divulgado pelo deputado cassado Roberto Jefferson antes da crise do mensalão.
• Na tentativa de encerrar com as disputas partidárias para as nomeações no governo, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, reiteraram nesta quarta (4) que estão suspensas todas as nomeações para cargos no Executivo. As exceções são apenas quanto às indicações para a secretaria executiva, a chefia de gabinete e o responsável pela área de imprensa.
• Inicialmente, Temer e Luiz Sérgio afirmaram à Agência Brasil que a ordem será mantida até fevereiro quando ocorrerão as eleições para os comandos da Câmara e do Senado. No entanto, o ministro das Relações Institucionais disse que pode haver um acordo porque hoje ainda ele se reúne com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.
• Temer e Luiz Sérgio participaram da posse do novo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, no Ministério da Defesa, onde estavam também vários ministros, senadores e deputados. Para o atual presidente da Câmara e candidato a continuar no cargo, Marco Maia (PT-RS), a disputa em curso é natural.
• “Essa disputa por cargos é algo democrático e legítimo porque os partidos querem tentar ter mais espaço no governo”, disse Maia, que negou que a disputa cause “impactos” na campanha dele pela Presidência da Câmara.
• Paralelamente, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, tenta negociar uma saída para o impasse. O presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que apesar da disputa, o “clima está tranquilo” entre os aliados. Mas o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou que o PT antecipou as discussões sobre a distribuição dos cargos de segundo escalão o que irritou o PMDB.
• O vice-presidente Michel Temer afirmou ontem (6) que o PMDB vai seguir a posição do governo na votação do novo salário mínimo no Congresso Nacional. Presidente licenciado do partido, ele ratificou que seus colegas votarão a favor do piso de R$ 540 caso este seja o maior valor que a União possa pagar. “O PMDB não vai opor-se à tese do governo se o governo não puder dar mais que os R$ 540”, afirmou ele.
• Temer, entretanto, não descartou a possibilidade de o Congresso aprovar um salário mínimo maior. “Os partidos querem dar o maior salário mínimo possível aos trabalhadores. Querem verificar a possibilidade de um aumento na proposta inaugural do governo”, disse.
• O vice-presidente falou com jornalistas após visitar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele disse que não há desgaste no governo causado pela disputa de cargos entre os partidos que apoiaram a eleição da presidenta Dilma Rousseff. Temer só ressaltou que será discutida a possibilidade de inclusão de alguns ministros de partidos aliados no Conselho de Coordenação Política do governo. Na primeira reunião do conselho este ano, na última segunda-feira (3), o único membro do PMDB presente era o próprio Temer. Os demais eram filiados ao PT.
• “O PMDB e outros partidos ponderam que, por ser um governo de coalizão, [a coordenação] deveria ter um ministro de outro partido”, disse ele, ressaltando que qualquer um dos seis ministros pemedebistas está apto a integrar o grupo. O vice-presidente também reiterou o compromisso firmado pelo PMDB de trabalhar para que um deputado do PT assuma a Presidência da Câmara dos Deputados. Temer disse que um documento sobre o assunto foi assinado por ele e que este documento continua valendo.
• Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam que a inflação oficial fique em 5,32% em 2011, indica o boletim Focus, divulgado segunda-feira (3). A previsão anterior para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) era de 5,31%.
• A estimativa está acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas dentro do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e, para isso, a instituição usa como principal instrumento de controle da demanda de bens e serviços a taxa básica de juros, a Selic.
• Na expectativa dos analistas, essa taxa deve encerrar 2011 em 12,25% ao ano. Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano. O aumento da taxa deve começar este mês, na avaliação dos analistas. A expectativa é que a Selic suba de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC marcada para os dias 18 e 19.
• A pesquisa semanal do BC com analistas de mercado também truxe projeções para os demais índices de inflação. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), este ano, passou de 4,88% para 4,91%. • A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi alterada de 5,51% para 5,50%, este ano. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) este ano, a expectativa permanece em 5,54%.
• A estimativa dos analistas para os preços administrados permanece em 4,50%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.
• A desenvoltura com que o delegado (da Polícia Federal) José Mariano Beltrame resolveu investir na Mídia nas últimas semanas, aparecendo até distribuindo brinquedos nas comunidades pacificadas, surpreendeu muita gente, principalmente os que pretendiam disputar a cadeira hoje ocupada por Sérgio Cabral.
• Ao contrário de Lula, que sacou o nome de Dilma Rousseff do bolso do colete e obrigou o PT e demais parceiros a apoiá-la, o governador tem dois nomes que há muito tempo esperam serem ungidos ao cargo de governador do Estado; o vice Pezão e o ex presidente da Alerj, Jorge Picciani.
• Sem contar com o apetite dos petistas, que hoje integram o Governo do Estado, mas querem retomar o Palácio Guanabara com toda pompa e circunstâncias.
• O descarte do nome do secretário Sérgio Cortez para o Ministério da Saúde pela presidente Dilma Rousseff e a nomeação do ex governador Moreira Franco para uma Secretaria com status de Ministério, foram dois potentes “cruzados” capazes de imobilizar politicamente Sérgio Cabral por pelo menos um ano. E sem o apoio explícito de Brasília, o governador não poderá conter a ambição da galera do PT pelo Palácio Guanabara em 2014
• Além disso, o sonho de Sérgio Cabral de ser o vice de Dilma em 2014 esbarra em alguns obstáculos de alto poder destrutivo, como a força e a liderança do atual vice, Michel Temer, a ambição de outras raposas do PMDB, a começar por Jáder Barbalho, Renan Calheiros, Ibsen Pinheiro (rejuvenescido com a emenda do pré sal), e outras figuras de tal porte e predicados.
• A partir de segunda (10) e até o próximo dia 21, a Secretaria de Educação de Duque de Caxias promove o projeto “Alegria de Aprender”, que atenderá alunos do 5º e 9º anos retidos (reprovados) em 2010. Serão realizadas atividades pedagógicas de Língua Portuguesa, Matemática e informática, reforçando os conhecimentos de mil alunos da rede de ensino.
• O juiz da Vara de Execuções Penais (Vep) do Tribunal de Justiça do Rio, Carlos Borges, suspendeu nesta quinta (5), todas as saídas temporárias concedidas pela vara até que seja estabelecido, pelo Batalhão Especial Prisional (Bep), um mecanismo de controle individual, que pode ser por meio de mapas ou planilhas assinadas nos dias e horários respectivos.
• Segundo o magistrado, a medida se deve à ausência de controle individual de saída e retorno no Bep, retratada pelo recente caso de dois policiais que cumprem pena no batalhão e foram baleados em Benfica no último dia 2, quando estariam retornando ao presídio. O retorno, porém, deveria ter ocorrido no dia anterior. De acordo com o juiz, não é possível haver duas saídas seguidas (eles haviam saído no dia 31 com retorno previsto para o dia 1º) e nem antecipação de saída prevista para o futuro sem prévia autorização judicial.
• Duzentos estagiários do projeto (Con)seguir, supervisionados por profissionais de Educação, realizarão, das 8h às 12h, as atividade em dez polos. Os locais receberão estudantes das escolas do seu entorno, indicados a partir dos critérios estabelecidos pela unidade e em função do número de vagas oferecidas.
• Segundo a secretária Roseli Duarte, as atividades não se restringirão às aulas convencionais. “Elas serão conduzidas a partir dos princípios da
ludicidade, da interatividade e da construção coletiva de conhecimentos, ou seja, valores e práticas sociais que norteiam o currículo de nossa rede escolar”, explica Roseli.
• A professora Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento Pedagógico, considera que “o maior objetivo do projeto é motivar esses alunos e envolver os pais na aprendizagem escolar dos seus filhos, desejando um maior comprometimento com a qualidade da educação e acompanhamento sistemático das atividades escolares”, concluiu Myrian.
• Os pólos funcionarão nas escolas municipa
is Olga Teixeira de Oliveira (Engenho do Porto), Rui Barbosa (Gramacho), Aquino de Araújo (Vila São Luís.), Eulina Pinto de Barros (Parque N. Sra. do Carmo), Jayme Fichmam (Saracuruna), Imaculada Conceição ( Figueira), Mourão Filho (Jardim Anhangá), Carmem Corrêa (Imbariê), Rotary (Santa Cruz da Serra) e Ely Combat (Xerém) .
• A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, vice campeã em 2010, dará início aos ensaios técnicos para o Carnaval 2011, neste domingo (9) na
Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto, a partir das 17:00h. Os ensaios voltarão a contar com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e de outros órgãos municipais. Com o enredo “Y-Jureê Mirim – A Encantadora Ilha das Bruxas” (Um conto de Cascaes), a escola vai para a avenida com cerca de 2.500 componentes.
• Desde 2010, os ensaios da Escola Acadêmicos do Grande Rio fazem parte do calendário oficial da Prefeitura, por iniciativa do prefeito. O decreto nº 5.764, de 18 de janeiro de 2010, atribuiu à Secretaria de Cultura a responsabilidade pela coordenação e divulgação, dentro do âmbito do Executivo, das medidas para a realização do evento. Já as Secretarias de Segurança Pública e Transporte e Serviços Públicos darão o suporte de materiais e de logística à Escola (Foto: George Fant)

ATÉ QUANDO O RIO TERÁ
DE ESPERAR PELA PAZ?
Tendo o governo do estado como grande anunciante, a mídia do Rio de Janeiro passou o final de ano tecendo loas à tranqüila ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, omitindo deliberadamente que a violência continua infelicitando muitas famílias e afetando a economia. A operação militar que tomou de assalto os entornos dos morros da Penha e do Alemão, com bandidos em desabalada e inacreditável fuga, só ocorreu por pressão de Brasília, diante do escândalo em torno da invasão de uma hotel de luxo na Zona Sul da Cidade Maravilhosa, onde centenas de profissionais da odontologia se reuniam em congresso. Até então, o governo respeitava os limites territoriais das favelas impostos pelos traficantes e pelas milícias, só fazendo intervenções pontuais.
O Sr. Acaso, no entanto, revolveu denunciar essa paz dos cemitérios, fazendo com que uma patrulha da PM se deparasse, por mero acaso, com um “bonde do mal” em plana luz do dia. Como os bandidos não esperavam encontrar nenhum obstáculo pela frente, resolveram abrir fogo contra a patrulhinha. Acuados, os PMs pediram reforços e logo a região de São Conrado foi tomada por dezenas de policiais. Diante da possibilidade de um confronto à luz do dia e fora dos seus domínios, os bandidos se esconderam no Hotel Intercontinental e convocaram dirigentes de associação de moradores da Rocinha para “negociar” a rendição do grupo. Como era de se esperar, o fato ganhou as manchetes da imprensa internacional, colocando em risco os dois mais ambiciosos projetos do Governo Federal e de grandes empresários: a Copa do Muno e as Olimpíadas de 2016. Só então “caiu a ficha” e o governador Sérgio Cabral teve que liberar a presença das Forças Armadas no combate, agora sem tréguas, ao tráfico de drogas, sem qualquer transigência com a bandidagem. Quanto aos moradores da Baixada Fluminense, o terror continua imperando no Complexo da Mangueirinha, nas Vilas Operária e Nova (antigo Lixão) e Vila Ideal. Até quando, governador Sérgio Cabral, desafiarás a nossa paciência? (Foto: Blog do Ricardo Gama)