quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

MP ENTRA COM AÇÃO CONTRA
BARULHEIRA DOS BOTEQUINS


O MP quer mudanças no funcionamento dos bares barulhentos (Foto:Arquivo/Blog)

Com base em reclamações dos moradores da Rua Professor José de Souza Herdy e adjacências, o Ministério Público Estadual ingressou com Ação Civil Pública por dano ambiental e responsabilidade civil contra o Bar do Zeca, o mais badalado botequim da cidade, que apresenta bandas de funk nos finais de semana. O bar já foi advertido pelo prefeito para reduzir o nível de ruído provocando tanto por aparelhos de som do estabelecimento, como de freqüentadores que abusam do volume dos rádios de seus carros.
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Segurança está monitorando os bares e boates da Rua José de Souza Herdy, que foram proibidos de utilizarem equipamentos de som com as caixas voltadas para a via pública. No caso dos veículos com aparelho de som de grande volume, os Guardas Municipais têm recomendação de multar e até apreender os recalcitrantes.
O processo nº 2009.021.3299-2 foi distribuído à 3ª Vara Cível e os réus devem ser citados na próxima semana, entre eles o representante legal do bar, além dos três sócios do estabelecimento, Jose Luiz Matheus, Jose Luiz Matheus Filho e Adriano Marcolino Matheus Neto.

ÍNDICE DE SUICÍDIO É MAIOR
ENTRE ADOLESCENTES GRÁVIDAS

Adolescentes grávidas têm até 3,5 mais chances de apresentar um histórico de tentativa de suicídio. Além disso, elas apresentaram níveis de depressão e ansiedade cerca de duas vezes mais alto que o padrão, concluiu estudo brasileiro apresentado no 17º Congresso Europeu de Psiquiatria, Lisboa, Portugal. Um dado chama a atenção: entre 1980 e 2000, no estado de São Paulo, a gravidez entre adolescentes aumentou de 9,5% para 17,7%.
Segundo a Agência Notisa, um estudo conduzido na cidade de Piracicaba (SP) comparou o perfil psicossocial e o comportamento suicida de 110 adolescentes grávidas ao de 110 adolescentes não grávidas (grupo controle) e concluiu que a freqüência de tentativas de suicídio entre as gestantes é duas vezes mais alta do que a média nacional registrada entre meninas estudantes, e foi 3,5 maior que a taxa identificada no outro grupo analisado pelo estudo, de adolescentes não grávidas (20,0% e 6,3%, respectivamente). Além disso, as adolescentes grávidas apresentaram níveis de depressão (26,3%) e ansiedade (43,6%) cerca de duas vezes mais alto do que o grupo controle (13,6% e 28,0%).
“A gravidez na adolescência e o comportamento suicida na adolescência compartilham fatores de risco comuns. Estes incluem: circunstâncias socioeconômicas empobrecidas, reprovação escolar, migração, relações familiares tensas, baixo nível de apoio social, falta de lazer, abuso físico ou sexual, exposição à violência e uso abusivo de álcool e outras drogas”, explicam os autores da pesquisa Freitas, da Universidade Metodista de Piracicaba, e Botega, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade Estadual de Campinas.

RÁPIDAS
• As Secretarias de Saúde de Duque de Caxias, e do Estado promovem nesta sexta-feira (30) uma grande ação contra o Aedes Aegypti, em Jardim Primavera, bairro onde o índice está acima do tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 1%. A infestação média em Duque de Caxias é 2,4%. O evento a campanha começa às 9:00 horas, na Praça da Rua Dois.
• Durante a ação, servidores da Saúde farão aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, preventivo do câncer ginecológico, aplicação de flúor e demonstração do vetor (mosquito) e dos equipamentos usados no combate ao inseto e larvas.
• Outro mutirão contra a Dengue está previsto para o próximo dia 6. Desta vez, o bairro beneficiado será o de Santa Cruz da Serra. O ponto de partida será a Praça da Matriz.
• Nesta quinta-feira, uma equipe de TV tentou, mas não consegui, entrevistar o ex-prefeito Washington Reis sobre dezenas de escolas que estão com problemas para o reinício das aulas em fevereiro, desde infiltrações até alagamento em salas de aula. As denuncias são de pais de alunos dessas escolas, que foi ao ar sem as devias explicações do ex-prefeito.
• Jovens de 18 a 29 anos, interessados em participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, têm até o final de fevereiro para fazer inscrição. Ela é gratuita nos 16 pólos instalados nos distritos e há 3 mil vagas disponíveis. Só poderão participar do programa moradores do município que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
• Durante 18 meses, os participantes terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental e desenvolver ações comunitárias. Os alunos terão direito a ajuda de custo mensal de R$ 100. Durante o curso, os jovens terão aulas com as disciplinas do ensino fundamental.
• Desenvolvido pelo governo federal, o ProJovem Urbano é executado em parcerias com prefeituras com objetivo de reduzir a desigualdade social, dando oportunidades aos jovens. Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Ação Social, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1.618 ou pelo telefone 2672-6688, ramal 246.
• Revelar uma nova safra de artistas, expandir o olhar do público através de uma visão de arte contemporânea, democrática, inclusiva, de qualidade e
trazer à luz o talento de quem produz arte através de linguagens ou tecnologias inovadoras é o que pretende o Programa Incubadora FURNAS Sociocultural.
• Entre os artistas selecionados, está Xanda Nascimento (na foto, à direita), moradora de São João de Meriti integra o seleto grupo de artistas selecionados por FURNAS. Considerada pelo Programa grande revelação no segmento multimídia, Xanda Nascimento apresenta, com texto crítico de Reynaldo Roels, atual curador do MAM/RJ, três trabalhos: “O tempo passa e você não vê”, “A cada segundo, infinitos iguais” e “Tempo, Passado, Passante”, que integram o Projeto “CÓDIGOS TEMPORAIS”.
• Com curadoria de Franz Manata, os dez talentos selecionados pelo Programa Incubadora FURNAS Sociocultural exibem seus trabalhos na Exposição “Iluminando o Novo” que acontecerá no período de 31 de janeiro a 28 de março de 2009 no Largo das Artes – Rua Luiz de Camões, 02 sobrado – Centro – Rio de Janeiro.

NOVOS VEREADORES ESTÃO
FORA DO PORTAL DA CÂMARA

O ex-vereador Orlando Silva continua no portal mesmo derrotado. (Reprodução)

O internauta que acessar o portal da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias acabará descobrindo que, para o Legislativo, ainda estamos em 2008. Com exceção do presidente eleito no dia 1º, as demais informações remontam a 2008, apresentando vereadores que não foram reeleitos, como Chiquinho Caipira, cujo registro foi negado pela Justiça Eleitoral, Almir Martins, que preferiu eleger o filho, Adrião Nogueira e Ito, atual subsecretário de Ação Social do município. O portal da Câmara repete o que vem ocorrendo no portal do Governo do Estado, que mostra uma Duque de Caxias também antiga, com dados desatualizados, o que acaba desinformando o internauta desavisado.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

TÉCNICOS DESCOBREM
“GATOS” NA PREFEITURA

A Light acaba de enviar à prefeitura a cobrança relativa a apenas dois “gatões” descobertos nas instalações elétricas de duas repartições públicas do Município. Pelo “furto de energia”, Duque de Caxias vai pagar, só por essas duas ligações clandestinas, nada menos que R$ 100 mil. O primeiro “gato angorá” foi descoberto pela distribuidora exatamente na Secretaria comandada pela esposa de Washington Reis, a de Ação Social, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, ao lado da Justiça do Trabalho. O segundo “gato angorá”, este na área da Secretaria de Educação, que andou comprando tênis para crianças no tamanho 44, foi constatado na Escola Municipal Carlota Machado, no bairro Centenário.
De acordo com o relatório da Light, a Secretaria de Ação Social pagou apenas 1.434 KW de energia, quando o consumo efetivo foi de 111.764 KW. Na escola, o faturamento irregular chegou a 51.740 KW, mas o registrado foi de apenas 100 KW. O termo de ocorrência da Light, na Secretaria, foi registrado no dia 15 de maio de 2007, quando os técnicos da empresa estiveram no local e identificaram a irregularidade. De acordo com a notificação Nº 1035101, a ligação na Ação Social, em três fases, era feita direto na rede de entrada, sem passar pelo medidor.
Nesta semana, quando as contas chegaram, a Secretária de Ação Social, Claise Maria, não escondeu o seu espanto. “Não acreditei quando vi as cobranças por roubo de energia. È uma coisa muito séria e um mau exemplo dado pela gestão anterior aos servidores e a população”, declarou Claise. O processo nº 60970, de 18/10/08, da Secretaria de Governo, com as cobranças, será encaminhado à Procuradoria Geral do Município, após parecer do jurídico da secretaria “O fato é anterior ao nosso governo e não podemos responder por algo que não fizemos”, explicou a Secretária de Ação Social, Claise Maria.
Na campanha eleitoral, os carros do ex-prefeitos usavam "gatos" para sustentarem as caixas de som (Foto: Arquivo/Blog)

INTEDITADA FÁBRICA DE BEBIDAS
ABASTECIDA POR CARROS-PIPAS


Uma fábrica de refrigerantes foi interditada em Duque de Caxias nesta terça-feira por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, a pedido do Delegado Flávio Brito, titular da 60ª DP/Campos Elíseos, responsável pelo inquérito que apura irregularidades ambientais naquela região de Duque de Caxias. Os fiscais da Prefeitura encontraram grande quantidade de lixo no terreno da empresa. Diante do quadro, o secretário Samuel Maia, de Meio Ambiente, solicitou a presença da Fiscalização da Vigilância Sanitária para apurar a possível, sobre contaminação da água utilizada pela empresa Maxi Beverage Indústria e Comercio Ltda. na produção do refrigerante "DOLLY" além de possíveis focos do mosquito da dengue. Quando as autoridades chegaram à empresa um caminhão-pipa estava abastecendo a cisterna. A produção de refrigerante ficará paralisada até que a empresa se adeque às exigências da Secretaria de Meio Ambiente. A comercialização da produção embalada foi autorizada pelas autoridades municipais. O secretário de Meio Ambiente constatou que todos os resíduos são jogados in natura na rede pluvial e pode causar contaminação do lençol freático. A empresa tem o prazo de dois dias para apresentar na secretaria de Meio Ambiente a documentação que os autorize a produzir refrigerantes. A cisterna da fábrica de refrigerantes era abastecida por carros-pipas (Foto:Edmilson Muniz/Divulgação)

RAPIDAS

• Enquanto a Light resiste a colabora na segurança de motoristas e pedestres, a prefeitura e a Ampla Energia e Serviços vão firmar convênio para poda e corte de árvores que interfiram na rede elétrica nos distritos de Campos Elíseos e Imbariê.
• Pelo projeto, a Ampla, com autorização da Secretaria de Meio Ambiente, vai podar as árvores que possam provocar riscos e causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de provocar acidentes. Se for necessário retirar uma árvore, a empresa vai plantar outra no mesmo local, cercada e com identificação da espécie.
• O secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, elogiou a iniciativa da empresa e disse que substituir uma árvore que pode trazer problemas para população é viver harmonicamente com a rua e a comunidade. Pelo convênio, a Prefeitura poderá acionar a empresa a qualquer momento para esse tipo de atendimento.
• Depois da decisão inédita de reduzir em R$ 2 mil mensais os subsídios dos próprios vereadores, a Câmara de Belford Roxo pretende agora reduzir o salário do vice-prefeito, que no ano passado foi elevado a R$ 17,280 mil, para R$ 5,4 mil, mesmo que ganharão os vereadores.
• Enfiado numa saia justa, o prefeito Alcides Rolim, do PT, que ganha R$ 19,2 mil por mês, pediu à Procuradoria do Município que estude a legalidade dessa iniciativa, antes de sancionar a lei aprovada pela Câmara por 14 votos a 3. Se a moda pega!!!!
•“A Procuradoria deverá orientar se é ou não constitucional a redução de salário do Executivo em nova legislatura. Os Poderes são independentes, e isso deve ser respeitado”, lembrou Rolim
• O vereador Mazinho, presidente da Câmara de Caxias, já está em ritmo de folia. Domingo ele participou do desfile técnico da Grande Rio na Av. Brigadeiro Lima e Silva, quando cantou, sambou e posou para fotos ao lado do primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Sidcley e Skel, e do ex-vereador Laury Villar.
• Por falar na Câmara de Caxias: Mazinho prometeu que os servidores do legislativo recebem nesta quinta-feira os salários de dezembro, depois de uma espera de mais de 60 dias. O pagamento de janeiro deverá sair na próxima semana.


OBRAS NA PRAÇA VAI MELHORAR
O TRÂNSITO NA BRIGADEIRO

A Prefeitura está reformando, mais uma vez, a Praça Governador Roberto Silveira. A principal modificação é a criação de uma baia para o embarque e desembarque dos coletivos que qhegam pela Av. Brigadeiro Lima e Silva descem o viaduto da Câmara. No Governo do Coronel Américo de Barros, havia um ponto em frente à Sendas, onde desembarcavam passageiros de 28 linhas, o que congestionava o viaduto e a própria Av. Brigadeiro Lima e Silva. O Secretário de Serviços Públicos da época, o jornalista Ruyter Poubel, decidiu acabar com aquele ponto de ônibus. Com essa medida simples, eliminou os congestionamentos no viaduto.Seria, portanto, vantajoso que a atual administração aproveite essa idéia que deu certo e elimine o último ponto de desembarque na Brigadeiro, em frente ao Bradesco, pois os coletivos que seguem pelo viaduto terão um ponto no meio da Praça. Os que seguem pela Rua Conde de Porto Alegre poderiam, então, continuar utilizando o ponto ali existente. Os passageiros terão de andar mais 100 metros, mas o trânsito na chegada ao centro será bem mais rápido e seguro. Antes do Bradesco tem um ponto, ao lado da extinta Igreja 24 Horas, que poderia ser o último na Brigadeiro.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

PREFEITO COBRA MAIOR
EFICIÊNCIA DA POLICIA


Os motoristas que circularam por Duque de Caxias em 2008 perderam para a bandidagem cerca de quatro mil veículos, entre roubos e furtos, sendo este um dos mais elevados índices do Estado do Rio, o que coloca o município no topo do ranking das cidades com maior índice nesse quesito. Em janeiro de 2008, foram 234 veículos, enquanto dezembro fechou com nada menos que 324. Especialistas acreditam que o número seja maior, pois os registros de roubos e furtos de veículos são fundamentais para o proprietário receber a indenização dos veículos segurados. Muitos proprietários de veículos antigos preferem apostar na sorte, pois o seguro para quem mora em Duque de Caxias é muito mais caro do que para os residentes na Zona Sul ou na Barra da Tijuca. Hoje, a tabela de prêmios das seguradoras, valor que o dono do veículo paga pelo seguro, é calculado a partir do CEP. Um veículo pode pagar prêmios diferentes dependendo do CEP do proprietário e, para quem mora em Duque de Caxias, o prêmio corresponde a cerca de 30% do valor do veículo. Quem compra um carro por R$ 10 mil não aceitará pagar cerca de R$ 3 mil de seguro, que no ano seguinte será reajustado não por um índice oficial de inflação, mas pelo aumento do índice de roubos na cidade. Os roubos e furtos de veículos dominaram a reunião realizada no gabinete do prefeito na tarde desta terça-feira, com representantes da Polícia Militar, da Polícia Federal e a presença dos delegados que atuam no Município, quando o prefeito cobrou mais eficiência da Polícia para garantir mais segurança à população. A reunião foi provocada pelo assalto sofrido pelo secretário de Fazenda, Raslam Abbas, cujo segurança, um Policial Militar, saiu ferido e pode ter a carreira encerrada em função dos tiros que recebeu dos bandidos. O assalto ocorreu no viaduto em frente ao Hospital de Saracuruna, na noite da última quinta-feira.

GOVERNO CULPA A LIGHT
POR QUEDA DE ÁRVORES
Em resposta à nota do blog sobre a queda de uma árvore e a eminência de uma segunda, na esquina das ruas Conde de Porto Alegre e Cardoso Bessa, antiga Vileta, recebemos um e-mail do Secretário de Meio Ambiente, Samuel Maia, que responsabiliza a concessionária de energia elétrica pelos problemas enfrentados pelos moradores daquele local. O Secretário afirma que já fez diversos pedidos à Light para que interrompa o fornecimento de energia naquela esquina, para que funcionários da Prefeitura possam fazer o corte da árvore sem risco de sofrerem uma descarga elétrica.
Pelo visto, o governador mineiro Aécio Neves terá muitos problemas no Rio se quiser disputar as prévias no PSDB, pois a Light, controlada pela CEMIG, empresa do governo minério, é useira em ignorar os direitos do consumidor. No caso da queda da primeira árvore, a empresa foi avisada dos riscos, mas não adotou nenhuma providência. A segunda árvore, com as raízes à mostra, poderá cair a qualquer momento.


RÁPIDAS
• Zito fez nessa terça-feira a mais rápida entrevista coletiva da história política do País. Em menos de 3 minutos, ele abriu e fechou a entrevista, reafirmando a sua irritação com a falta de ação da Polícia diante da bandidagem, que coloca Duque de Caxias como o município com maior índice de roubos e furtos de veículos do Estado.
• Das autoridades da área de segurança convidadas, só o comandante do Policiamento da Baixada não apareceu. No final das contas, sobrou para o delegado Zaqueu Teixeira (foto), secretário municipal de Segurança, explicar aos jornalistas o que a Polícia pretende fazer para reverter esse quadro de insegurança geral.
• Uma das explicações das próprias autoridades da área de Segurança para o aumento da criminalidade na Baixada seria a pressão que o Governo vem fazendo em redutos considerados seguros pelos traficantes, verdadeiros santuários, como Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro.
• Com a pressão da Polícia, principalmente atacando as fontes de renda – tráfico de drogas, venda de gás de cozinha e exploração de transporte pirata – as quadrilhas estariam buscando refúgio em favelas de Duque de Caxias, como ocorreu no final do ano passado no bairro do Centenário, quando as Favelas da Mangueira e do Morro do Sapo, na divisa com o bairro Olavo Bilac, foram tomadas por bandidos fugitivos da Vila Cruzeiro, na Capital.
• A passagem de nível ao lado da estação do Gramacho, por exemplo, vem sendo palco de assaltos diários. Semana passada, um motorista teve que “pagar pedágio” para recuperar o veículo roubado por uma quadrilha que se homizia na Vila São José, área da 60ª DP. A vítima depende do veículo para trabalhar e acabou concordando em pagar o “resgate”. Aliás, bem mais em conta do que as seguradoras que dominam o mercado cobram para fazer o seguro.
• A reforma da sede da Câmara prometida pelo presidente Mazinho começou pela extinção da Sala de Leitura Dr. Moacyr do Carmo. Independente dos motivos para o fechamento daquela biblioteca, a medida agride gratuitamente duas figuras importante na política de Duque de Caxias.
• Em primeiro lugar, revoga uma justa homenagem a um ex-pracinha e pediatra que ajudou a garantir a sobrevivência de milhares de crianças e que, como prefeito, proporcionou os recursos para a construção da sede do Legislativo caxiense.
• O segundo atingido pela medida foi o saudoso Elias Lazzaroni, ex-vereador e ex-diretor da Câmara, que comeu o pão que o diabo amassou para conseguir montar essa biblioteca, que até o final do ano passado era visitada diariamente por dezenas de estudantes para fazerem pesquisas e trabalhos. • Aliás, a campanha contra a memória do saudoso Dr. Moacyr do Carmo já é antiga. Há muito sumiu da fachada da Câmara o nome do saudoso médico e prefeito (eleito por duas vezes), homenageado com uma biblioteca pública e o novo hospital, que também leva o seu nome, foi inaugurado sem condições efetivas de funcionamento.

CHOQUE DE ORDEM DERRUBA
12 OUTDOORS IRREGULARES
Nada menos que doze outdoors, com publicidade irregular, foram retirados pela equipe de fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos, às margens da Rodovia Washington Luiz. Segundo o secretário Ronaldo Amichi, as peças estavam poluindo a cidade e foram colocadas de forma irregular, sem a prévia autorização do poder público. A campanha de retirada da propaganda irregular vai continuar até que as agências de publicidade se enquadrem na legislação em vigor, principalmente na Rodovia Rio-Petrópolis e na Av. Governador Leonel Brizola, a antiga Presidente Kennedy.
Pelo mesmo motivo, a Secretaria de Serviços Públicos retirou 10 barracas da feira ao lado do SESC e próximo ao Hospital Infantil. Agora, os 300 ambulantes que vendiam roupas, sapatos, tênis, ferramentas usadas e de informática, atuarão no limite da rua do Sesc, das 6h às 15, de domingo. A operação contou com fiscais da secretaria e a Guarda Municipal. O mesmo ocorreu nas feiras de Santa Cruz da Serra, Nova Campinas, Imbariê, Campos Elíseos e Jardim Primavera.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

CAXIAS LIDERA ROUBOS E
FURTOS DE AUTOMÓVEIS


Duque de Caxias continua imbatível no campeonato de roubos e furtos de automóveis na Baixada. É para por um paradeiro nesta terrível situação que o prefeito Zito convocou uma reunião em seu Gabinete, em Jardim Primavera, com a participação de representantes da Superintendência da Polícia Federal, do Comando de Policiamento da Baixada e os titulares das quatro delegacias de polícia no Município, bem como do Delegado Zaqueu Teixeira, Secretário de Segurança Municipal. Durante o encontro, as autoridades vão discutir um plano de atuação conjunta no combate à criminalidade no Município, em especial os roubos e frutos de carros, que financiam o tráfico de drogas e a ação de grupos de extermínio. De acordo com dados da Delegacia de Roubos e Furtos (DRFA) e Automóveis, o índice de roubo de veículo em Duque de Caxias é o maior do Estado do Rio.
“A situação em Caxias está incontrolável. Carros são levados a qualquer momento e marginais fazem arrastões. A população está acuada, precisamos de um plano para coibir essa onda de violência”, cobrou o prefeito.
Conforme estatística da DRFA, em junho, foram roubados 150 automóveis na cidade, o que deixa Duque de Caxias no topo do ranking entre os 92 municípios do Rio. O roubo do carro do secretário de Fazenda e Planejamento, Raslan Abbas, na quinta-feira (22/01), no retorno da Rio-Magé, reforça o levantamento da delegacia de Roubos e Furtos. Na ação, o segurança do secretário, Adriano Monteiro da Silva, 43 anos, levou dois tiros dos marginais. No dia 16, o prefeito estará com Sérgio Cabral para discutir o assinto e pedir ao governador uma presença mais ostensiva da polícia na cidade.

PREFEITURA CONTINUA
DEVOLVENDO DINHEIRO

Além de cobrir o rombo de mais de R$ 138 milhões deixados pelo Governo anterior, Zito continua sendo obrigado a devolver dinheiro de convênios firmados com o Governo Federal e que não saíram do papel. Além dos R$ 300 mil não aplicados no Projovem e de R$ 1,4 milhão do empréstimo do BNDES para a construção de um restaurante popular em Saracuruna, a Prefeitura terá de devolver os recursos destinados à montagem de um Banco de Alimentos, que seriam fornecidos às famílias de baixa renda. A Secretaria de Ação Social ainda está levantando o total de convênios firmados com os Governos do Estado e da União para o repasse de recursos para projetos na área social. Nem o dinheiro destinado às instituições filantrópicas dos projetos SAC, per capta e lanche foi utilizado e, agora, a Secretaria de Ação Social está correndo contra o tempo para liberar esses recursos.
Enquanto isso, instituições que atuam na assistência às famílias carentes, como o Lar de Narcisa, Mansão da Esperança e outras do mesmo porte e importância, com mais de 15 ou 20 anos de existência, estão apelando para a caridade pública, sob pena de fechar as portas.

RÁPIDAS
• Aparadas as últimas arestas, está tudo pronto para o ingresso do ex-governador Garotinho no PSDB, com garantia de que irá disputar o Governo do Estado em 2010, enfrentando seu ex-pupilo Sergio Cabral. A vice poderá ser uma mulher, de forte expressão política na Baixada.
• O prefeito Zito já prepara a festa para a entrada triunfal do marido da prefeita Rosinha Garotinho, que agora comanda a Prefeitura de Campos dos Goitacases, terra natal da família e onde Garotinho começou a atuar como jornalista esportivo.
• Fora do Governo do Estado desde a derrota do hoje deputado Luiz Paulo Correia da Rocha, que em 2008 foi vice de Fernando Gabeira, o PSDB sonha voltar ao poder em grande estilo, conquistando, também o Palácio do Planalto com José Serra, que acaba de nomear Geraldo Alckmin para seu secretariado.
• Com isso, fica cada vez mais plausível a ida do governador Aécio Neves para o PMDB, que sonha em fazer uma dobradinha com o PT e reconquistar, na plenitude, o Governo Federal. E Aécio Neves, depois da difícil vitória pela prefeitura de Belo Horizonte, onde contrariando os cardeais do partido Lula, costurou uma aliança com os petistas é um nome que poderá compor com Dilma Roussef, independente da posição de cada um na chapa presidencial.
• O delegado Zaqueu Teixeira deve ter nervos de aço. Antes de ir para uma reunião no Gabinete do Prefeito em Jardim Primavera, discutir um “Choque de Ordem” para acabar ou, pelo menos, reduzir os índices de roubos e furtos de automóveis, o representante do PT da Benedita terá de encarar mais de uma centena de Guardas Municipais, furiosos com o corte de vantagens que a prefeitura vinha pagando à categoria.
• Um guarda municipal, com mais de 10 anos de serviço e que estava ganhando, com todas as vantagens, cerca de R$ 1,7 mil reais por mês, fez as contas e descobriu que perderá o tutu depois da virgula.
• Como esse funcionário, além da contribuição para o IPMDC (11%) e que não garante assistência médica integral à sua família, paga aluguel ou prestação da modesta casa em que vive, descobriu esta semana que seu contracheque será de menos de R$ 600 por mês.
• Entre as vantagens ameaçadas está a gratificação de tempo integral, correspondente a 40% dos salário-base, cerca de ARA$ 240 reais, que muitos recebem há mais de 10 anos, isto é, desde o primeiro governo Zito.
• Como guarda municipal aposentado, Zito sabe muito bem como devem estar se sentindo seus ex-colegas diante da ameaça dos cortes. E a fatura desse desastre social será dividida eqüitativamente entre o prefeito e o seu Secretário de Segurança Municipal.
• Aliás, muita gente boa anda se perguntando o que o delegado Zaqueu Teixeira fazia em Campo Grande na cerimônia de inauguração de um conjunto residencial, ao lado de Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Tarso Genro. Foram justamente os votos da Zona Oeste, controlados pelas Milícias, que garantiram a vitória de Eduardo Paes contra o deputado Fernando Gabeira, que tinha como vice o deputado tucano e ex-vice-governador Luiz Paulo Correa da Rocha.
• A “Ação Legal”, promovida sexta-feira (23) pela Secretaria de Meio Ambiente no Parque Municipal da Taquara,
constatou vários problemas, desde a falta de manutenção dos prédios e limpeza até a falta de controle da entrada de veículos.
• Os problemas foram mapeados pelo novo diretor, Francisco Teixeira Filho que se reunirá com os moradores da reserva, buscando maior integração governo/comunidade. Os comerciantes que exploram os quiosques terão que se adequar às regras impostas pela administração do parque. Uma das determinações será a entrada somente dos veículos dos moradores. Parentes e visitantes terão que deixar o carro do lado de fora.
• No levantamento foi constatado que os prédios onde funcionam a administração, auditório, bromeliário, horto e os banheiros públicos precisam de reforma e manutenção. Eles estão com telhas quebradas e apresentam problemas na fiação elétrica. (Foto: Edmilson Muniz)
• Localizado no entorno da Serra dos Órgãos, da Apa Petrópolis e da Reserva do Tinguá, o Parque Municipal da Taquara chega a receber quatro mil pessoas nos dias de tempo bom.

domingo, 25 de janeiro de 2009

BAIXADA URGENTE

MINISTÉRIO CULPA PREFEITOS
POR ATRASO NAS OBRAS DO PAC
O valão dos Caboclos, além de não ter sido dragado, continua sendo depósito de lixo. (Foto: Beto Dias)

Domingo, no instante em que o prefeito Zito recebia o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, em Xerém, para conhecer o plano de investimento de R$ 10 milhões do clube tricolor no Centro de Treinamentos Telê Santana, um jornal carioca publicava uma extensa reportagem sobre a paralisação das obras do PAC na Baixada, citando especificamente São João de Meriti (Sandro Matos) e Duque Caxias (Zito), cujos prefeitos não integram a base de Lula. Segundo o referido jornal, a Assessoria do Ministério responsabilizou os prefeitos pelos problemas enfrentados nas obras do PAC, sem qualquer ressalva quanto aos resultados das últimas eleições na Baixada.
No caso de Duque de Caxias, nada foi feito com relação às obras de retificação do canal dos Caboclos, que continua provocando enchentes no Parque Lafaiete e Engenho do Porto, pois funciona como vazadouro de esgotos “in natura” e lixo. Também estão paralisadas, desde as eleições, as obras de construção de um conjunto para 4.400 famílias, que seriam removidas da Favela do Lixão e de outros locais de risco, como barrancos e beira de rios. Com relação às obras de reurbanização do Centro de Duque de Caxias, que incluiria a construção de um novo terminal rodoviário e a implosão do Shopping Center, nada foi feito apesar do alarde com que essas obras foram anunciadas em setembro de 2007, numa reportagem de um jornal carioca.

TRIBUNAL COMEÇA DEVASSA
NA PREFEITURA DE CAXIAS

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado amanhecem em Duque de Caxias nesta segunda-feira (26) para iniciar uma devassa nas contas da Prefeitura relativas a 2008. A determinação foi do presidente daquela Corte, o Conselheiro José Maurício Nolasco depois de receber denúncias do prefeito Zito sobre a compra de tênis tamanho 44 para crianças de 6 a 14 anos, além da estoque de medicamentos comprados pela Secretaria de Saúde do Município no ano passado e que não foram distribuídos aos postos de saúde e hospitais perdendo, assim a validade. Por isso mesmo, a devassa começará pelas Secretarias de Saúde e Educação. Além dos tênis exagerados, a Secretaria de Educação também comprou agasalhos tamanhos “GG” de adultos para alunos da rede municipal, com idade entre 6 e 14 anos. No caso da Secretaria de Saúde, além de medicamentos que perderam a validade por não terem sido utilizados a tempo, o novo governo encontrou equipamentos de custo elevado, entre os quais quatro aparelhos de ultrassonografia, avaliados em R$ 305 mil reais, que não foram instalados no prazo previsto em contrato, perdendo, no caso, a garantia devida pelo fabricante.

RÁPIDAS
• O clima anda tenso na Secretaria Municipal de Segurança em face dos boatos de que o prefeito teria cortado vantagens que vinham sendo pagas aos cerca de 800 Guardas Municipais. Para discutir o assunto, o prefeito convocou uma reunião com os GMS para esta terça-feira.
• Esse será o primeiro teste para o delegado Zaqueu Teixeira, Secretário de Segurança do Município e ligado à ex-governador Benedita da Silva e ao Ministro da Justiça, Tarso Genro.
• Semana passada, como militante do PT, Zaqueu Teixeira compareceu à cerimônia de entrega, pelo governador Sérgio Cabral, de um conjunto destinados a policiais (Foto:Militar Legal).
• Por conta do suposto assalto de que foi vítima o Secretário de Fazenda, Raslam Abbas, o prefeito Zito resolveu reforçar o seu esquema de segurança pessoal e recomendou mais cuidados aos seus auxiliares. A versão de tentativa de assalto vem sendo contestada, diante do “Choque de Ordem” determinada pelo prefeito em seu primeiro dia de governo.
• Uma das raposas políticas que frequentam o cafezinho do “La Guimarães” lembra que, além dos camelôs e comerciantes, Zito também mexeu em conhecidos vespeiros, desmontando esquemas montados no antigo governo para partilhar os dinheiros públicos, que operavam em diversas Secretarias.
• Um desses vespeiros funcionava na Secretaria de Meio Ambiente, ocupada por uma facção do PT e que licenciava aterros, derrubada de árvores e a instalação de postos de gasolina em qualquer lugar, sem fazer o necessário estudo do impacto de tais iniciativas para o meio ambiente.
• Um interlocutor, também conhecedor dos bastidores políticos da Baixada, lembra o assassinatoi do ex-Secretário de Planejamento no Governo Moacyr do Carmo, Carlos Alberto Rebelo, metralhado no viaduto de acesso à Rio-Magé depois de sair de um jantar numa badalada churrascaria de Jardim Primavera, crime até hoje não solucionado pela Polícia do Rio de Janeiro.
• Conhecido como “Carlão”, pela sua estatura física, ele ocupava, por coincidência, a Secretaria hoje ocupada por Raslam Abbas e por onde passam projetos milionários envolvendo o meio ambiente, como instalação de grandes empresas, em especial as que lidam com produtos químicos ou derivados do petróleo, como distribuidoras de combustíveis e lubrificantes, produtos altamente tóxicos e que exigem uma atenção maior do Poder Público antes da liberação da licença para funcionarem.
• Zito prometeu ajudar o seu colega Lindberg Farias, do PT e de Nova Iguaçu, a manter o veto à lei sobre o Orçamento do Município para 2009, aprovado no apagar das luzes de 2008. O ex-Cara Pintada se queixou de que a Câmara não permitiu que ele usasse, livremente, 30% do orçamento aprovado, daí a razão para o veto.
• O prefeito tucano prometeu conversar com os dois vereadores do PSDB iguaçuano para convencê-los a votarem a favor do veto do prefeito, como foi o pedido do “Lula’s Boy”.
• O ex-líder dos topiqueiros e ex-Secretário de Trânsito, Abdul Aikal, que no Governo de Washington Reis não se interessou por resolver o problema do transporte alternativo, está chiando mais do que azeite em chapa quente. Tudo por conta da denúncia de Zito de que a Prefeitura mantinha em estoque 267 semáforos que deveriam estar ajudando a controlar o trânsito no Município.
• Abdul garante que eram apenas 89 conjuntos que deveriam ser instalados de acordo com estudos que a Secretaria de Transito estava realizando. Em outras palavras: a Prefeitura não sabia onde iria colocar os semáforos que comprou, numa prova de incompetência e louvor ao desperdício.
• A Procuradoria Geral do Município deverá dar parecer favorável a que a Secretaria de Educação doe para instituições de assistências a pessoas carentes, inclusive asilos, os 1.300 pares de tênis tamanho 44 e dezenas de agasalhos tamanho “GG” que foram comprados pela Secretaria de Educação
nos últimos dias do governo anterior. Menos mal!
• Jogando no “Marrentão”, o Duque de Caxias estreou no Campeonato Carioca com um empate em 1 x 1 com o Tigre do Brasil. As duas equipes são de
Xerém, no 4º Distrito e o o blog “Nova Campinas” garante que o campo construído pelo DER a pedido de Washington Reis, fracassou em matéria de drenagem, pois mais parecia uma piscina para “pólo aquático” do que campo para futebol.

PT NÃO PROTEGE O MEIO AMBIENTE

Controlando a secretaria do Meio Ambiente desde o Governo Washington Reis, o Partido dos Trabalhadores não deu a mínima para a defesa do meio ambiente, como deveria faze-lo. Ao contrário da rapidez com que autorizou a derrubada de um bosque nos fundos da antiga Fábrica de Tecidos União, no Corte Oito, e dos pés de “Pau Ferro” plantados pelo Governo Federal para proteger os motoristas que passavam pela Estrada Rio-Petrópolis, a Secretaria não atendeu aos apelos dos moradores de um prédio na esquina das ruas Conde de Porto Alegre e Correia Meyer, onde havia duas árvores com raízes à mostra e sinais de que poderiam cair a qualquer momento. Na última quarta-feira (21), com o temporal que caiu pouco depois do Meio Dia, uma das árvores tombou, ficando presa nos rios da rede elétrica, sendo precioso a presença da Defesa Civil e de funcionários da Prefeitura para cortar o que restou da árvore e remover os destroços. Com a queda, a portaria do prédio ficou muito danificada. Agora, os moradores temem que a outra árvore (foto) venha a cair num próximo temporal. Pelo local passam veículos que se destinam ao bairro Itatiaia e os coletivos que chegam ao terminal Prefeito José Carlos Lacerda, ao lado do viaduto do Centenário.(Foto: Alberto Lobo)