quinta-feira, 18 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SAÚDE AINDA PREOCUPA 71%
DOS ELEITORES DE CAXIAS

O abandono do velho "Duque" ,depois da inauguração do novo hospital, agrava a situação dos moradores do município (Foto: Arquivo/Blog)

Apesar dos “amigos do prefeito” insistirem em manipular os dados da pesquisa do IBOPE-TV-Globo para minimizar o impacto negativo na sua campanha pelo resultado – que apontou Zito com 49% das intenções de voto contra apenas 35% do atual prefeito, ex-vice de Zito em 96 – o dado mais revelador para a rejeição do nome de Washington Reis está no questionário sobre os três maiores problemas enfrentados pela população. Para desespero do prefeito e do seu padrinho, Sérgio Cabral, a Saúde ganhou disparado, com o impressionante índice de 71%, com a Segurança Pública em 2º, (43%), e a Educação em 3º (35%). A seguir temos o Desemprego, com 28% e a Limpeza Pública, com 25%. O curioso é que em sua caríssima propaganda (100 mil revistas em policromia e papel couché, além de caríssimos out doors), o prefeito se autodenomina o alcaide que mais investiu em Saúde, Educação e Geração de Renda e Emprego. Ou a propaganda é mentirosa, ou o eleitor não tomou conhecimento dela.

FAVORECIMENTO A CANDIDATOS
REFORÇA O VOTO CAMARÃO

A cada dia, aumenta o número de candidatos a vereador que decidiram “sair na chuva” e tentar a eleição sem se importar dom o destino do prefeito, cabeça de sua chapa. A situação é mais grave em relação aos candidatos apoiados por Washington Reis, diante da indisfarçável preferência por alguns nomes, como os vereadores Júnior Reis (irmão do prefeito), Samuquinha e Cananéia (ligado à Igreja da Graça do missionário RR. Soares), que dispõem de maior espaço no radio e TV, bem como na colocação de placas nas principais avenidas e praças da cidade. O favorecimento é tal que Júnior Reis, presidente da Câmara e cuja base eleitoral é Xerém, espalhou propaganda por toda a cidade, inclusive numa cabine (foto) destinada aos seguranças particulares de um condomínio na Rua Ouro Preto, na fronteira entre os bairros 25 de Agosto e Parque Duque.
No grupo de Zito, o ‘queridinho” é o vereador Mazinho, ex-dono do “Tribunal do Chope”, onde havia uma programação especial para o sexo feminino, o chamado “Clube das Mulheres”, com direito a strip-tease de rapazes “saradões”. Como a campanha equivale a uma numerosa família, com cenas explícitas de ciúme entre os filhos, a preferência confessada por um pequeno grupo poderá resultar na dispersão do voto e acarretar a derrota de legendas que hoje têm representação na Câmara Municipal, onde a avaliação é de que, dos 21 vereadores em exercício, só 12 ou, no máximo, 14 estarão lá em janeiro de 2009.

• Em seu blog, o ex-governador Anthony Garotinho comentou ontem a última pesquisa do IBOPE na região Metropolitana do Rio de Janeiro, admitindo que, em Duque de Caxias, a situação está mais favorável ao ex-prefeito Zito que tem vantagem de 14%. “Lá existe apenas mais uma candidata que tem 3%. Com isso a eleição também pode ser definida no primeiro turno. Em Caxias, o ex-prefeito Zito tem 49%, enquanto o atual Washington Reis está com 35%.
• Um internauta viu a nota e enviou um comentário, assinando-se Wil
(
wwwmva@gmail.com), afirmando que “o Ibope manipulou os números em Duque de Caxias. Fizemos uma pesquisa - Informe o dia- e deu 53 a 31 em favor de Zito. Se vc pegar a margem de erro de 4 por cento e retirar de 53 vai dar 49. Agora, se você somar 4 pontos a 31 de Washington Reis, vai dar os 35 que o Ibope anunciou. Isto é uma manobra, comprada, do Ibope, sem comprometer a verdade. Este instituto quer ser o segundo poder, no lugar do povo.
• Muito embora não haja nenhuma norma a respeito, nem na Lei Orgânica do Município, nem no Regimento Interno, estabeleceu-se há cerca de 10 anos que o vereador mais votado será o primeiro presidente da próxima legislatura. Na base governista, a disputa é pesada entre Júnior Reis, atual presidente do legislativo, Samuquinha e o novato Cananéia.
• No ninho tucano, Mazinho tenta ser o mais votado com o mesmo propósito: presidir a Câmara. Depois da sua mal explicada e abrupta saída da Secretaria de Serviços Públicos, no Governo Zito, há dúvidas que o ex-prefeito, em caso de voltar à Prefeitura, irá aceita-lo como o guardião da Câmara. No ninho tucano, Zito conta com companheiros tão competente, quanto fiéis para o espinho cargo de presidente do legislativo em condições de lhe garantir tranqüilidade para governar pelos próximos 4 (ou seria 8?) anos.
• A discussão pública dos critérios da Prefeitura na convocação do pessoal concursado na área de Saúde, com acusações de manipulação dos resultados para beneficiar uma cooperativa de S. Paulo, está com endereço errado. Não é o secretário de Saúde quem decide e convoca os concursados, mas, sim, o de Administração.
• Quem deveria vir a publico, com o Boletim Oficial em punho, para por fim às especulações sobre o concurso, é o empresário Wanderley Simões, atual Secretário de Administração. Ele poderia aproveitar o momento e, alem de esclarecer a duplicidade de candidatos colocados em 13º lugar, anunciar o resultado de um previsível Inquérito Administrativo, que é de sua alçada, para identificar os funcionários da sua Secretaria que estariam envolvidos na falsificação de contra-cheques de servidores e de empréstimos consignados.
• Desde fevereiro, a 59ª DP/Caxias abriu uma investigação sobre denúncias de contracheques falsificados, utilizados em empréstimos fraudulentos junto ao BMG, banco autorizado pela Prefeitura para operar no ramo de empréstimo com desconto em folhas. Aliás, o BMG está envolvido também com o mensalão denunciado pelo deputado cassado Roberto Jefferson.
• Além de não serem punidos, os servidores da Secretaria de Administração ainda se julgam no direito de pressionar os servidores prejudicados, com ameaça de cortar gratificações (temporárias) e outra vantagens, além de transferências para outras secretaria e distantes de Jardim Primavera.
• Nem uma decisão da Justiça, mandando refazer os descontos feitos nos vencimentos de uma funcionária, foi cumprida pela Secretaria de
Administração, o que é inadmissível Afinal, decisão da Justiça não se discute! Cumpre-se!

• A Polícia Federal apreendeu ontem (18) um arsenal composto por 52 armas, algumas com o brasão do Exército brasileiro, em uma mansão na Barra da Tijuca. O armamento não tem registro e pertenceria ao americano Armond Joseph Gagliardi, que não é cadastrado como colecionador. Os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão expedido pelo Ministério Público quando encontraram as armas. Armond é acusado de fraudar a Caixa Econômica Federal. O americano não foi encontrado em sua casa.• Foram apreendidas, entre outras coisas, 4 metralhadoras antiaéreas, 16 rifles, 9 pistolas, 35 caixas de munição de diversos calibres e equipamentos para concerto de armas. De acordo com o chefe da Delegacia Fazendária da Polícia Federal, Robson Papini, outros 4 mandados de busca e apreensão relativos à fraude na Caixa Econômica foram expedidos, mas nenhum dos endereços correspondia ao especificado nos documentos da empresa. Para quê o gringo queria tal armamento? Para combater a Dengue, certamente não era!
• A previsão do tempo para Xerém nesta sexta-feira é de tempo nublado, sujeito a chuvas e trovoadas. É que hoje será realizado o II Seminário sobre Meio Ambiente de Xerém e um dos temas é a criação da APA-Xerém, medida a ser tomada pela Prefeitura. Como é público e notório, o atual prefeito, que mora no “Vale dos Reis”, é a favor do desmatamento do que resta da Mata Atlântica para a construção de condomínios de luxo. E Xerém faz parte da Reserva de Tinguá, onde já ocorreram assassinatos na luta entre preservacionistas e a turma da moto-serra.
• O II Seminário sobre Meio Ambiente, organizado pela Associação de Moradores de Mantiquira e um amplo leque de preservacionistas de diversas instituições, como Ibama e Uerj, começa à s8:30 horas e irá até `s 17:horas, tendo como local o Colégio Estadual Barão de Mauá. Aproveitando a ocasião, os moradores de Xerém também vão discutir alternativas a serem oferecidas à Prefeitura, para a criação de um novo local para disposição final do lixo gerado em Duque de Caxias, já que o lixão do Jardim Gramacho deverá ser desativado até o final do ano, pois a área útil do aterro já está comprometida e pode desabar a qualquer momento, jogando toneladas de lixo na Baía de Guanabara e provocando um desastre ecológico e ambiental de proporções inimagináveis.

Continua o desmatamento em Xerém (Foto: Beto Dias).

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CPI DAS MILÍCIAS CONVOCA
VEREADORES DE CAXIAS

Durante a reunião da CPI das Milícias de terça-feira, foi aprovada a convocação dos vereadores Sebastião Ferreira da Silva, conhecido como “Chiquinho Grandão”, do PTB, e Ezequiel Domingues Lourenço, o “Quiel do Canarinho”, do PDT, que disputam um novo mandato, sendo que o primeiro tem sua base eleitoral nos bairros de S. Bento e Parque Fluminense, enquanto o pedetista tem forte liderança em Saracuruna, ambos no segundo Distrito. A convocação foi aprovada em face de ambos estarem sendo investigados pela Secretaria de Segurança Pública. O depoimento já foi marcado para a próxima terça-feira (23), às 10:00 horas.
No caso de Chiquinho Grandão, ele foi vítima de uma tentativa
de assassinato no dia 6 de junho do ano passado, quando vistoriava as obras de construção de um Centro Social, o Parque Fluminense. Ele levou cinco tiros - dois no abdome, um na perna, outro no braço e o último no tórax – mas sobreviveu. Um dos seus irmãos, que comandava a obra, atirou um martelo no pistoleiro, que fugiu. O presidente da CPI das Milícias, deputado Marcelo Freixo (PSOL) voltou a lembrar que a Alerj colocou á disposição da população um telefone para receber informações sobre a ação das milícias. Quem quiser colaborar com informações ou fazer alguma denúncia à CPI pode ligar para o Disque Milícia da Alerj (0800 28 20 376), um serviço gratuito que atende de segunda a sexta, das 10h às 17h, e que, desde o dia 30 de junho, já recebeu mais de mil telefonemas.

MORADOES DE XERÉM COLOCAM
EM DEBATE O DESTINO DO LIXO

Assunto tabu para os candidatos a prefeito de Duque de Caxias, a construção de um novo lixão no Município divide opiniões, que se juntarão nesta sexta-feira em Xerém, no II Seminário de Meio Ambiente de Xerém, que será realizado no Colégio Estadual Barão de Mauá. Além do tema “Destinação de Resíduos no município: Alternativas e Soluções”, que será debatido a partir das 08:30 horas, teremos também, a partir das 13:30 horas, um debate sobre “Criação da APA – Área de Proteção Ambiental de Xerém”, que reunirá José Miguel da Silva, Secretário de Meio Ambiente do Município, Wallace Marcelino, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e a professora e pesquisadora Simone Fadel, da Uerj – Caxias.
A partir das 15:00 horas, o debate será sobre “O Xerém que queremos – Ações em defesa do Meio Ambiente”, onde diversos convidados estarão falando sobre projetos voltados para reciclagem, coleta seletiva de lixo, Educação Ambiental, preservação e despoluição de rios, entre outros. Ao final do encontro, será elaborada, discutida e aprovada a “Carta Compromisso de Xerém”, a ser enviada às autoridades do Município, do Estado e do Governo Federal.
A campanha eleitoral não terminou, mas rios e valões já começam a receber novos entulhos (Foto: Beto Dias).

• A divulgação da última pesquisa IBOPE, realizada a pedido da TV-Globo, desnudou a farsa que os puxa-sacos de plantão pretendiam montar. Mesmo depois da visita de Lula, com reforço do Ministro José Gomes Temporão, do governador Sergio Cabral e dos deputados Geraldo Moreira, Dica, Roberto Dinamite e Alexandre Cardoso, a candidatura de Washington Reis não decolou.
• Segundo um freqüentador do “La Guimarães”, a culpa da aquaplanagem da candidatura do prefeito foi a construtora Delta, encarregada de construir o novo hospital. A área do heliponto, em que deveria aterrisar o helicóptero com Lula a bordo, só foi concluída na segunda-feira, não estando em condições de receber a pesada aeronave presidencial já no sábado.
• A claque contratada para aplaudir a comitiva oficial também não teve o necessário ensaio. Por isso, as palmas, flagradas pela equipe de reportagem da própria campanha do prefeito, não mostraram vibração como seria de se esperar. Fracasso maior que os chineses, ao distribuírem ingressos gratuitos para atrair público para os ginásios nas Olimpíadas de Pequim. E olhe que a China tinha uma equipe de fama internacional para organizar toda a programação, o que não foi o caso da inauguração do novo hospital.
• Como bem lembrou Zito em seu programa de rádio e TV, Lula evitou pedir explicitamente votos para o prefeito, limitando-se a comparar a sua situação em Caxias, onde Washington Reis tem o apoio do PT e do governador, com Nova Iguaçu, onde o prefeito Lindberg Farias, do PT, disputa voto a voto com o deputado Nelson Bornier, do PMDB apoiado por Sérgio Cabral, mas que tem livre trânsito no Palácio do Planalto.
• Lula disse com todas as letras que, ao liberar cerca de R$ 700 milhões do PAC para os dois maiores municípios da Baixada, não perguntou a que partido pertencia o prefeito de cada cidade.
• Aliás, Lula já fechou um acordo com Sérgio Cabral: ele só estarão juntos na eleição em Caxias. No Rio, Nova Iguaçu e outras cidades, eles apóiam candidatos concorrentes. E Caxias tem um “charme” a mais para Lula: ele quer provar que tem mais prestígio do que FHC e José Serra juntos. Como a disputa em S. Paulo será no “olho mecânico”, eles resolveram testar prestígio na cidade mais rica do Grande Rio, depois da Capital.
• A rádio FM 2000, que opera na freqüência de 105,7 Mhz, confirmou para o próximo dia 26, sexta-feira, às 20:00 horas (logo depois da transmissão da Voz do Brasil), um debate sobe as eleições em Duque de Caxias. Washington Reis, Zito e Leninha assinaram o temo de compromisso, garantindo presença no debate, que será reproduzido no domingo (28), às 10:00 horas da matina. Jornalistas da Baixada estão sendo convidados para formularem perguntas a serem dirigidas aos candidatos, nos termos do projeto aprovado pela Justiça Eleitoral.
• A FM 2000, a primeira rádio comunitária da Baixada a merecer aprovação do Ministério das Comunicações, também está apresentando o programa “De Olho no Seu Voto”, diariamente às 10:30 horas. Apresentado pelo jornalista Ricardo Fonseca, diretor da rádio, o programa visa orientar o eleitor sobre a importância do seu voto na vida e na administração do Município. Nesta sexta-feira (19), o convidado do programa será o editor do blog, o jornalista Alberto Marques, com a experiência de 47 anos de atuação na Imprensa da Baixada.

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

PESQUISA IBOPE/TV-GLOBO
MANTEM ZITO NA FRENTE

Com 49% das intenções de votos, o ex-prefeito Zito continua liderando a campanha eleitoral em Duque de Caxias. A pesquisa do IBOPE, encomendada pela Rede Globo, foi feita nos dias 14 e 15, depois da visita de Lula para a inauguração (dia 13) do Hospital Dr. Moacyr do Carmo, ao lado da gráfica de “O Globo”. Segundo o IBOPE, o prefeito Washington Reis (PMDB), ex-vice de Zito e q
ue tenta a reeleição, teria 35%, enquanto Leninha, do PSOL, atingiu apenas 3%, brancos e nulos somaram apenas 5% e 8%, dos 602 eleitores entrevistados, não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa foi registrada na 194ª Zona Eleitoral do Município sob o Nº 727/2008
Como o universo pesquisado é muito pequeno em relação ao total de eleitores em condições de votar no dia 5 (cerca de 500 mil) e a margem de erro elevada, de 4%, a possibilidade da eleição se decidir no 1º turno continua forte, se Zito obtiver, nas urnas, um voto além dos 50% do eleitorado. Considerando a margem de erro de 4% para mais ou para menos, o IBOPE admitiu que Zito alcançaria, no máximo, 53%, e ganharia no primeiro turno, enquanto teria, no mínimo 45% dos votos válidos. Já Washington Reis teria entre 39%, no máximo, e 31% no mínimo. Nessa projeção, Leninha poderia chegar a 7%, no máximo, o que obrigaria um segundo turno.

TRE-RJ lança serviço de
esclarecimento ao eleitor

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Roberto Wider, anunciou segunda-feira (15), o lançamento do Serviço de Atendimento ao Eleitor, que vai prestar esclarecimentos e tirar dúvidas da população sobre os procedimentos nas
eleições de 2008. O serviço funcionará das 8 às 20h, inicialmente de segunda a sexta-feira, com a capacidade de atender até 20 eleitores simultaneamente. Caso seja constatada necessidade de ampliação do atendimento, o serviço funcionará também aos sábados e domingos.
Por meio dos telefones 2212-4600 e 2212-4650, o eleitor poderá obter informações simples como a localização das sessões eleitorais, os documentos necessários para votar e as instruções para justificar a sua ausência na votação.



A IMITAÇÃO BARATA DE JK Na Rua Conde de Porto Alegre, ao lado da sede do “Programa Sentinela”, um projeto do Governo FHC implantado no Governo Zito e destinado a adolescentes (que podem votar), que é mantido pela Prefeitura, mas custeado pelo Governo Federal, foi colocado um grande out doors, onde o atual prefeito é comparado a JK. No caso, a tentativa de “colar” o nome do prefeito caxiense ao criador de Brasília não passa de uma bisonha imitação de gesto semelhante tentado por Lula para agradar aos mineiros. Como há muitos mineiros em Caxias, o tiro pode sair pela culatra. (Foto: Beto Dias).

ESTADO VAI FINANCIAR “BEBÊS DE
PROVETAS” EM HOSPITAIS PÚBLICOS

A Assembléia Legislativa do Rio vota nesta quarta-feira (17), em primeira discussão, o projeto de lei, que cria “A Política Estadual de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida”. A proposta prevê uma série de iniciativas que permitam, além da fiscalização destes métodos, a melhoria do acesso ao atendimento especializado.
“As técnicas de reprodução humana assistida contribuem para a diminuição da transmissão vertical e horizontal de doenças infecto-contagiosas e genéticas, o que fortalece nossa convicção de que o Estado do Rio necessita de uma política de atenção em reprodução assistida, e que há necessidade de estabelecer mecanismos de regulação, fiscalização, controle e avaliação da assistência prestada aos usuários”, justifica o autor da proposta, o deputado, Wilson Cabral (PSB), que é médico.
O projeto determina que a política seja implantada de forma articulada entre a Secretaria estadual e as Secretarias municipais de Saúde. Isso permitiria, segundo o texto, a organização de uma linha de cuidados integrais de equipes interdisciplinares, a identificação dos principais problemas de infertilidade em casais em idade fértil e o intercâmbio de informações. A política será composta por ações que buscarão identificar os casais que serão submetidos aos exames; pela realização do acompanhamento psicossocial; e por serviços de referência para a realização de procedimentos como a fertilização in vitro e a inseminação artificial.
De acordo com a norma, o Governo será obrigado a regulamentar a norma e investir na capacitação e educação permanente das equipes de saúde, além de obedecer aos critérios estabelecidos no texto para definição numérica da distribuição dos serviços de saúde que integrarão a rede de atenção em reprodução humana.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

GOVERNO DEVE MAIS RESPEITO
À MEMÓRIA DE MESSIAS SOARES
O extrovertido e inquieto deputado Messias Soares, fundador da Associação dos Estudantes Secundaristas de Duque de Caxis, falecido em 5 de setembro de 2003, foi homenageado pelo ex-prefeito Zito com uma área de lazer ao lado da Vila Nova, na entrada de Caxias. Abandonada pelo atua governo, a área de lazer se transformou num depósito de lixo (foto), o que demonstra o pouco caso da administração municipal quando o assunto é coleta de lixo. Mais grave, talvez, é a ofensa a memória do saudoso deputado e vereador, que foi ao Programa Silvio Santo defender Duque de Caxias e de onde voltou com 10 carros, doados a instituições filantrópicas do município, que hoje vivem à mingua de recursos e da caridade de alguns voluntários. Enquanto o prefeito constrói nova sede para a Grande Rio, onde tem camarote privativo, o saudoso Messias Soares, irmão do presidente de honra da escola, Jaider Soares, não mereceu um simples ato público pela passagem do 5º aniversário de sua morte.

COOPERATIVA DE S. PAULO OCUPA
VAGAS DE CONCURSADOS DA SAÚDE
Por falta de uma passarela, quem entra ou sai do hospital disputa espaço com carros que passam a mais de 100 Km por hora na rodovia Washington Luis. (Foto: Beto Dias).

A festa de inauguração do Hospital Dr. Moacyr do Carmo não conseguiu esconder a pressa e o descuido da Secretaria Municipal de Saúde nos preparativos para a entrada em funcionamento da nova unidade. O concurso para a contratação de pessoal foi realizado em janeiro de 2007, mas os aprovados só foram chamados no período de 8 a 11 de setembro, dois dias antes da inauguração. Além do improviso na chamada do pessoal, a Secretaria de Administração, que convocou os candidatos, passou por cima do próprio Edital do concurso. A candidata a fisioterapeuta classificada em 13º lugar não foi chamada, apesar do Edital informar que havia 24 vagas. Na denúncia, postada como comentário no blog, Priscila dos Santos Bunn denuncia que as outras 12 vagas foram preenchidas com pessoal fornecido por uma cooperativa, a Medical Coop, com sede em S. Paulo, o que é irregular, já que, feito e homologado o concurso, todas as vaga abertas desde então devem ser preenchidas pelos concursados enquanto o concurso estiver em vigor, isto é, até 2009. Os cooperativados, além de não gozarem dos direitos trabalhistas, podem ser demitidos por qualquer motivo, ou até mesmo sem motivo, pois foram indicados por políticos ligados ao prefeito. Agora, o assunto é com o Conselho Regional de Medicina e com o Ministério Público do Trabalho.

XERÉM VOLTARÁ A DISCUTIR O
DESTINO DO LIXO DE CAXIAS
O Fórum SOS Xerém realiza nesta sexta-feira (19), o II SEMINÁRIO II SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE de Xerém. O Fórum é formado por organizações comunitárias e educacionais do 4º Distrito e foi criado durante o I Seminário de Meio Ambiente, realizado em junho de 2007 com a presença de cerca de 400 participantes. O II Seminário de Meio Ambiente, que será realizado no Colégio Estadual Barão de Mauá, das 8:30 às 17:00 horas, vai discutir a destinação do lixo no município de Duque de Caxias, as alternativas possíveis e como a população pode contribuir nesse debate.
Diante da iminência do fechamento do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, que recebe aproximadamente 10 mil toneladas de lixo/dia, sendo 90% deste total produzido por municípios vizinhos e de informações que indicam o Distrito de Xerém como um dos locais em estudo para a instalação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTR - do município, o Fórum SOS Xerém percebeu a necessidade da realização do Seminário. O objetivo do encontro é trazer ao conhecimento público projetos que já estejam sendo desenvolvidos (como os CTRs e Centros de Reciclagem) e outras experiências já praticadas (como o próprio Lixão de Gramacho). Serão apresentados ainda projetos desenvolvidos por Escolas, Universidades, técnicos e organizações, voltados para reciclagem, consumo consciente, coleta seletiva, entre outros. A criação da APA Xerém – Área de Proteção Ambiental de Xerém, também será tema de debate. O objetivo do FÓRUM SOS XERÉM é reunir o maior número de estudantes e educadores para debater a questão ambiental no município de Duque de Caxias. A participação é gratuita e aberta a todos.
Entre os participantes do Fórum estão confirmadas as presenças de Lucio Alves Vianna (Ex-administrador do Aterro Sanitário do Jardim Gramacho), Sergio Ricardo (Ambientalista) que apresentará o projeto do Ecopolo Energético e de Reciclagem de Duque de Caxias, elaborado pela OSCIP Mobilidade e Ambiente Brasil, o Profº Luiz Heckmaie (professor da área de resíduos sólidos da Unigranrio), representante do CTR de Adrianópolis e da Secretaria Estadual do Ambiente do RJ.
Esse monturo de carcaças de estofados numa calçada da rua Bauru, a 100 metros do campus da UERJ e a 200 da Praça da Bandeira, na Vila S. Luis, é uma prova da falta de uma política responsável de coleta de lixo na cidade que abriga o maior lixão do País, no Jardim Gramacho (Foto: Beto Dias)

• Segunda-feira, no show gospel de lançamento do disco do cantor evangélico Lázaro Ramos, na quadra da Grande Rio, as cerca de oito mil pessoas presentes foram ao delírio quando o foi anunciada a chegada do deputado Wagner Montes acompanhado do seu candidato a vereador, Melquisedec Nascimento (PDT),.
• Avisado da presença do parlamentar, o prefeito Washington Reis, que estava em outra reunião, deu uma passadinha na Grande Rio, acompanhado do vereador Nivan de Almeida, mas as sua presença não despertou tanta euforia quando a do deputado do “Escracho”.
• O ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Roberto Wider, rebateu as críticas do relatório do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, divulgado segunda-feira (15), que aponta que a realização de mega-operações pela polícia brasileira contribui para o aumento da violência no país. • O desembargador enfatizou que “é muito fácil, de longe, fazer uma crítica dentro de posições teóricas: como seria, como é que deveria ser. O importante é: como que é”, argumentou. “Críticas sempre ocorrerão. Elas serão bem-vindas. E nós poderemos delas tirar proveito, se for o caso”, disse Wider .
• Com relação à Operação Guanabara, em que as Forças Armadas estão ocupando diversas comunidades no estado do Rio para garantir a regularidade do processo eleitoral, Wider sugeriu que o relator especial da ONU sobre Execuções Arbitrárias, Sumárias ou Extrajudiciais, Philip Alston, venha ao estado para conhecer “os problemas do Rio de Janeiro, as dificuldades que nós temos que enfrentar e, principalmente, a seriedade com que queremos enfrentar os problemas. Ele precisa ter essa noção”. Alston esteve no Brasil entre os dias 4 e 14 de novembro do ano passado, quando visitou os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, além do Distrito Federal.
• De acordo com o relatório da ONU, o Brasil apresenta uma das mais elevadas taxas de homicídios do mundo, superior a 48 mil mortes/ano. Segundo o documento, no Rio de Janeiro, os policiais em serviço respondem por quase 18% do total de mortes.
• Os professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) entraram em greve segunda-feira (15) por tempo indeterminado. Ontem (16), os técnicos administrativos da instituição, os médicos da rede pública e outras cerca de 20 categorias de servidores do estado do Rio, que participam de um movimento unificado, vão dar início a uma paralisação de 48 horas.
• Os professores e demais funcionários públicos reivindicam um reajuste salarial de 66% para a correção do acumulado da inflação durante os oito anos que estão sem aumento. O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Crespo, prevê uma grande adesão à paralisação
• Ontem, apesar da chuva, os servidores do estado que aderiram à paralisação fizeam um panelaço durante uma passeata no centro do Rio. Nesta quinta-feira (18), os professores e técnicos administrativos da UERJ farão uma assembléia geral em que decidirão o destino do movimento grevista.
• A Assembléia Legislativa vota nesta quarta-feira (17/09), em discussão única, o projeto de lei que reajusta em 7,3% os salários dos servidores do Poder Judiciário, autor da proposta. De acordo com o texto, assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Murta Ribeiro, o aumento será retroativo a 1º de maio.
• Para o desembargador Murta Ribeiro, “A remuneração dos servidores vem sofrendo substantivas perdas acumuladas, corroída pela elevação do custo de vida, sem que ocorra a devida reposição das perdas salariais. Esta queda tem causado graves distorções salariais, se comparadas à remuneração de servidores de outras carreiras análogas, tais como do quadro de pessoal do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, do Tribunal Regional Eleitoral ou da Justiça Federal”.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ESCADA ENROLANTE
Sábado pela manhã, enquanto o prefeito se desdobrava em mesuras para agradar o Presidente Lula, na inauguração do hospital inacabado, a escada
rolante, recentemente inaugurada na estação ferroviária pelo Ministro das Cidades, Márcio Fortes, estava parada, obrigando as pessoas que embarcavam e desembarcavam dos trens a se espremerem e subir ou descer degrau por degrau. Ninguém da Supervia informou o motivo da paralisação da escada rolante. Nesta segunda-feira, a escada voltou a funcionar, mas os usuários reclamaram do excesso de barulho, sinal de que o equipamento não é confiável.

ELEIÇÕES EM CAXIAS VIRAM
UM CHATO JOGO DE PÔQUER
Nas reportagens sobre a vinda de Lula a Caxias para inaugurar o inacabado Hospital Dr. Moacyr do Carmo, como na coluna “Panorama Político” do Globo publicada no sábado, vem repetindo dados de
uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBPS entre 18 a 22 de julho, com 850 eleitores, onde, no voto estimulado, Zito (PSDB) aparece com 59,9% das intenções de voto, o candidato Washington Reis (PMDB) tem 22,6% e a candidata Leninha (PSOL) aparece com apenas 1,1%. Essa pesquisa foi registrada na 194ª Zona Eleitoral sob o Nº 725/2008. Como mais de 50% do eleitorado ainda não havia, até a segunda quinzena de julho, definido em quem iria votar, esses dados já foram superados. Ocorre que nem Washington Reis, muito menos Zito, realizaram outra pesquisa desde então.
Acontece que os cabos eleitorais do prefeito vêm insistindo na divulgação, à boca pequena, de um outra pesquisa, que eles atribuem ao IBOPE, em que a diferença entre os dois principais candidatos diminuiu bastante, com o percentual variando de um informante para o outro. Sem o registro na Justiça Eleitoral, essa pesquisa não pode ser divulgada, nem à boca pequena, por ser crime eleitoral.
Assim, o que temos hoje, em matéria de pesquisas, é um grande blefe. Zito, por se considerar na frente, não divulga nem contrata nova pesquisa, enquanto Washington Reis se limita aos conhecidos “ouvi dizer”. Na verdade, ambos estão blefando, coisa muito comum no jogo de pôquer. Mais precavido e diante dos rumores de que o IBOPE estaria para divulgar um resultado bombástico, Zito já está avisando à galera que a única pesquisa legitima é a que a Justiça Eleitoral fará no dia 5 de outubro, quando começar a contar os votos postos nas urnas eletrônicas, desta fez sem câmeras fotográficas e celulares nas cabines.

HIPERMERCADO VAI INDENIZAR CLIENTE
ASSALTADO DENTRO DO ESTACIONAMENTO

A multinacional Carrefour terá que pagar R$ 10 mil por danos morais e R$ 2.054,00 por danos materiais a uma cliente que foi assaltada dentro do estacionamento de uma loja da rede. A decisão é do desembargador Custódio Tostes, da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que negou recurso do Carrefour e manteve a sentença da 1ª Vara Cível de Bangu. Em 29 de novembro de 2005, Simone Ramos Santil foi assaltada por um homem armado no estacionamento de uma loja da rede, tendo sido levado seu carro e pertences pessoais. Após realizar compra na loja C & C Casa e Construção, situada nas dependências do hipermercado, a cliente foi levada pelo bandido para fora do pátio de estacionamento, sem apresentação do bilhete de saída e teve seus pertences roubados. Em contestação, o Carrefour afirmou que o estacionamento não se inclui nos seus serviços prestados e que o roubo classifica-se como fortuito externo.
“O espaço físico e as instalações do hipermercado têm por destinatário final o consumidor, sem o qual sua atividade não seria profícua, sendo certo que a razão de ser do estacionamento é atrair clientes, oferecendo-lhes o conforto de ali deixarem seus carros para consumo dos serviços e produtos oferecidos na galeria comercial”, entendeu o desembargador. Para Custódio Tostes, o Carrefour não provou ter realizado controle de saída do veículo do seu estacionamento.
Na última sexta-feira, um cliente foi assaltado no momento em que deixava o carro no estacionamento de um supermercado, no centro de Caxias. Sob a mira de uma arma, o cliente foi obrigado pelo bandido a entregar o celular, dinheiro e cartões de crédito.

SERVIDORES PROMTEM UM
PANELAÇO NA CINELÂNDIA
Servidores prometem parar o centro do Rio no panelaço de hoje (Foto:Arquivo)


O MUSPE (Movimento Unificado do Servidor Público Estadual) promete um "panelaço" nesta terça-feira governador, apesar do Secretário Joaquim Levy garantir que o Tesouro está bem forrado. A concentração será na Candelária, às 14h e em seguida haverá uma caminhada até a Cinelândia. Várias categorias do funcionalismo estadual prometem uma greve longa. Policiais, bombeiros e pensionistas foram convidados a participar do ato, a fim de demonstrar sua insatisfação em relação ao governo estadual.
O Muspe engloba mais de 30 associações de servidores, inclusive da Saúde, Educação, Segurança, Ministério Público, Justiça, Fazenda, Transporte e Proderj, entre outros grupos que participam do movimento, que reivindica uma reposição salarial de 66%.

• Embora presentes à inauguração do novo hospital, Washington Reis e os candidatos da sua base “não apareceram” no palanque. Estavam todos “misturados” aos integrantes das claques contratadas para “aplaudir” Lula, Sérgio Cabral e José Gomes Temporão. Só faltou o legendário “Russo”, o mais conhecido auxiliar de palco da TV brasileira. Era fácil identificar carros e ônibus com “o povo” chegando para a grande festa “vestindo” camisetas com as cores da coligação que apóiam o prefeito.
• Embora tenha usado o nome do saudoso Dr. Moacyr do Carmo para batisar o novo hospital, Washington Reis se “esqueceu” de convidar a viúva do ex-prefeito, Fátima Boechat, para a cortar a fita simbólica. Segundo alguns auxiliares do alcaide, seria uma represália à atitude do atual marido da ex-primeira Dama, Marcos Boechat, que herdou o título de benemérito do saudoso prefeito e agora dirige a FEUDUC, que o prefeito quer municipalizar.
• Em recente visita a Duque de Caxias, o governador mandou seu motorista parar em frente a uma casa, onde havia duas placas. A maior, de Washington Reis, e a menor, de Zito. Dizendo que seu candidato era o atual prefeito, o governador exigiu que a mulher retirasse a outra placa. Ela respondeu que não podia fazer isso, pois a placa fora colocada pela vizinha, mas que as duas votariam no candidato do governador.
• O velho Cabral (pai) não merecia passar por tal constrangimento. Afinal, o jornalista e compositor Sérgio Cabral (pai) sempre foi um batalhador em defesa da liberdade e lutou contra a Ditadura, enquanto seu filhote estudava jornalismo na PUC.
• Ex-coordenadora da Agência de Educação em Duque de Caxias, a professora Edna Maia, a Edinha do PT (foto), está distribuindo uma carta aberta aos colegas de magistério, lembrando a sua luta pela melhoria das condições de trabalho da categoria e com as suas propostas para, como vereadora, continuar a defender uma Educação pública de qualidade na rede municipal.
• Estarão abertas até o próximo dia 26, na Unigranrio, as inscrições para o Curso de Mestrado em Letras e Ciências Humanas, portadores de diploma de Graduação Plena em Letras, Pedagogia (Bacharelado e Licenciatura), Licenciaturas Plenas nas disciplinas da Educação Básica e graduação plena em Ciências Humanas ou Ciências Sociais aplicadas, emitido por Curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A duração do curso é de 24 meses e foi aprovado pelo CAPES.

domingo, 14 de setembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A SUCESSÃO DE LULA AGORA
PASSA POR DUQUE DE CAXIAS


No palanque, só o diretor do Hospital, Oscar Berro, Sergio Cabral, o Presidente Lula e o Ministro da Saúde, Jo sé Gomes Temporão (Foto:SECOM/PMDC)
Os amigos do prefeito justificam a decisão de Lula – de participar da inauguração parcial do novo hospital – com a entrada de FHC na campanha de Zito. Para os “queremistas do 15”, só Lula poderia responder, à altura, o desaforo do ex-prefeito ao trazer José Serra (ex-presidente da UNE que ficou escondido na “fortaleza” do então deputado Tenório Cavalcante até conseguir embarcar, como refugiado político, para o Chile) e o ex-presidente da República e um dos fundadores do PSDB. Embora um tanto fantasiosa, essa versão revela que a sucessão de Lula, até agora disputada aos tapas apenas em S. Paulo e Belo Horizonte, desembarcou de vez no Estado do Rio e com Duque de Caxias (onde o PT, coligado ao PMDB, enfrenta o PSDB) transformado-se em “campo de testes”, não só pelos seus 500 mil eleitores e um orçamento de mais de R$ 1 bilhão por ano, mas também e principalmente, pelo fato da polarização entre Washington Reis e Zito, reproduzir no Rio a acirrada disputa entre PT e PSDB, mas sem afetar as bases de sustentação do Governo Federal.
Na Capital fluminense, por exemplo, os partidos que apóiam Lula disputam, palmo a palmo, favela a favela, os votos dos cariocas, mas com candidatos diferentes. O PSB de Alexandre Cardoso preferiu Jandira Feghalli, do PC do B, enquanto o PMDB, de Sérgio Cabral, lançou o ex-tucano Eduardo Paes, que disputa a liderança nas intenções de voto com o Bispo (licenciado) Marcelo Crivella, do PRB, envolvido no escândalo em torno das obras do Morro da Providência, onde três rapazes foram entregues por soldados do Exército a traficantes do Morro da Mineira, que os executaram e jogaram seus corpos no lixão do Jardim Gramacho. Em Nova Iguaçu, o prefeito Lindberg Faria, do PT, disputa a reeleição contra o deputado Nelson Bornier, do PMDB, que apóia Lula. Por exclusão, sobrou Duque de Caxias. Resta saber se a lenda de que, com seu prestígio, Lula será capaz de eleger um poste, não terminará como uma grande “abóbora” nas mãos do atual prefeito, que não entende de agricultura.

VIADUTO DO GRAMACHO, UM
SONHO DE MAIS DE 50 ANOS

Há mais de 50 anos os moradores do Gramacho esperam pelo fechamento da perigosa cancela (Foto:Albrto Ellobo)

Incluído no PAC de Duque de Caxias, o viaduto do Gramacho, que vai ligar as Avenidas República do Paraguai e Governador Leonel Brizola (antiga Rio-Petrópolis), hoje separadas pelos trilhos da ferrovia e por uma perigosa cancela, será a realização de um sonho de mais de 50 anos dos moradores do bairro, surgido nos anos 40. Na metade do Século passado, o Gramacho conseguiu tal nível de desenvolvimento que se tornou ponto de referência para os moradores de Vila Leopoldina (do outro lado da ferrovia), do Olavo Bilac, da Vila São José e do Pantanal. O progresso chegou a tal nível que o bairro ganhou um cinema com tela em Cinemascope, o “Cine Garcia”, que era o mais moderna sistema de exibição na época, uma casa de saúde e maternidade, a Santa Paula do cirurgião e obstetra Sérgio Padilha, que foi personagem de uma série exibida pelo Fantástico, além de filiais de grandes super-mercados, farmácias e padarias. Ainda nos anos 50, uma área na margem direita do rio Sarapuí foi escolhida para sede da maior estação rádio-transmissora dos Correios, inaugurada por Juscelino Kubitschek no mesmo dia em que inaugurou a Refinaria Duque de Caxias.
No bojo desse crescimento populacional e econômico, o Gramacho conseguia eleger vereadores para defender os seus interesses. A eleição de um vereador naquela época resultava da união das lideranças locais. Assim, tivemos Thomé Siqueira Barreto, sucedido por Guilherme da Silva Lopes e Neuber Dutra, que exerceu dois mandatos, entre 1973 e 1983. Neuber Dutra, além de reivindicar a pavimentação e iluminação de ruas e a construção de redes de esgotos no Gramacho, Jardim Leal e Vila Guaíra, sempre defendeu a pavimentação da ligação entre a estação de Gramacho e a Rodovia Washington Luiz, o que só ocorreu no Governo Chagas Freitas, depois da fusão Guanabara-RJ. Na época, era para ser feito um viaduto ligando os dois lados da cidade, mas o DER, que fez a pavimentação da hoje Av. República do Paraguai, não aceitava o ônus da obra, enquanto a Rede Ferroviária Federal se apegava à legislação, que determina que tais obras pertencem a quem chega depois. Como aquele trecho da ferrovia existia desde 1911, antes, portanto, da abertura da Estrada Rio-Petrópolis, cabia ao DER construir o viaduto, o que só agora está sendo feito com os recursos do PAC. Lamentavelmente, líderes do Gramacho como os vereadores Thomé de Siqueira Barreto, Guilherme da Silva Lopes e Neuber Dutra, bem como os primeiros moradores do bairro, não conseguiram ver o sonho realizado. O que será comemorado, com toda a certeza, por seus filhos e netos, que ainda moram no Gramacho. Agora, sem a casa de saúde e sem o seu cinema, transformado em templo religioso.

• Para demonstrar a sua eterna gratidão a Lula, tanto pelo repasse da grana do PAC, como pela sua presença na inauguração parcial (o segundo pavimento ainda está em obras) do novo hospital, o prefeito Washington Reis defendeu, semana passada, um terceiro mandato para o presidente da República, assunto que, por enquanto, não entusiasma o inquilino do Palácio do Planalto, que ainda acredita que tem cacife para eleger um(a) poste.
• Vereador do PSB, Waguinho (foto), que apóia Washington Reis e disputa um novo mandato, é um dos muitos moradores do Gramacho a comemorarem a substituição da perigosa cancela ao lado da estação ferroviária, por um moderno viaduto, antiga luta de seu saudoso pai, Neuber Dutra. A promessa do prefeito é de que a obra estará pronta em dezembro. Não custa lembrar quantos anos o DER precisou para reconstruir uma antiga ponte sobre o rio Sarapuí, onde a antiga Rio-Petrópolis foi duplicada no Governo de José Carlos Lacerda.
• Apesar das restrições do TSE, o programa do PMDB no rádio e TV de sexta-feira abriu um generoso espaço para uma “reportagem” sobre a simulação de três acidentes na rodovia Washington Luiz, como teste para os funcionários do novo hospital, que só começaram a ser contratados na última segunda-feira.
• Além de contrariar a legislação, a “reportagem” apresentou o biólogo Oscar Berro como primeiro diretor do Hospital Moacyr do Carmo. Antes, o Conselho Regional de Medicina “engoliu” Berro com o pretexto de que Secretário de Saúde é um cargo político. A Direção de um hospital de grande porte, com 180 leitos e emergência, não é cargo político, mas técnico. O que os diplomados do CRM vão dizer agora?
• Nos corredores da Secretaria de Saúde (entregue às moscas), em Jardim Primavera, corre a versão de que, temendo ser boicotado pelo pessoal da Saúde (que vem sendo perseguido), o biólogo Oscar Berro convenceu o prefeito de que, até segunda ordem, a direção do novo hospital deve ser ocupada por ele, cumulativamente com a Secretaria de Saúde.
• Com os seus nada recomendáveis antecedentes, seria bom que o prefeito arranjasse um “Plano B” para a direção do novo Hospital. Afinal, o biólogo Oscar Berro ainda não explicou, de modo convincente, a morte de uma adolescente de 17 anos e de seu primeiro filho, por falta de atendimento na Maternidade de Xerém, fato que levou a Vigilância Sanitária do estado, comandada por Sérgio Côrtes, a interditar o local até que a Prefeitura realizasse uma ampla reforma no local.
• Depois, foi a maneira grosseira com que se referiu ao desesperado pai de um menino de 8 anos, que ficou tetraplégico depois de uma mal sucedida cirurgia de fimose no hospital Infantil Ismélia da Silveira.
• Por último, o caso da adolescente, moradora no bairro Copacabana, que fez uma operação de transplante de córnea no Hospital dos Servidores, no Rio. Diante dos jornalistas reunidos no novo hospital para uma entrevista coletiva, Oscar Berro prometeu toda assistência à menina, um computador e empregos para o pai e a mãe da jovem. Só o computador foi entregue, mesmo assim só depois de quase um mês de feita a solene promessa.
• O senador Marcelo Crivella recebeu “cartão vermelho” de Lula ao atentar participar, à força, da inauguração do novo Hospital de Duque de Caxias. Temendo a ação dos fiscais da Justiça Eleitoral que “”cobriam a solenidade”, Lula mandou um recado par ao sobrinho do bispo Edir Macedo “vazar” antes que a festa se transformasse num constrangedor flagrante de propaganda eleitoral ilegal.
• A empresa Regina’s saiu na frente e conseguiu autorização para “esticar” a linha “Variante-Periquitos” até o novo hospital. O terminal, no entanto, continua sendo em frente a um hipermercado, por questões de segurança para os funcionários da empresa, já que a Rodovia Washington Luis é recordista de assalto a ônibus em Caxias.
• As outras empresas beneficiadas apenas com ponto de desembarque em frente ao novo hospital, exploram linhas que partem do terminal da Itatiaia, construído no governo Zito com ajuda do Sindicato das Empresas de ônibus, ligando o centro a Xerém, Imbariê, Praia de Mauá, Raiz da Serra e Magé.
• Como não há passarela ligando os dois lados da rodovia em frente ao novo hospital, a entrada e saída de pedestres será sempre uma perigosa aventura.