sexta-feira, 18 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

MINC DEFENDE NOVO LIXÃO
NA “CIDADE DOS MENINOS

Enquanto o lixo não é recolhido pela Prefeitura de Duque de Caxias, a Comlurb continua depositando o lixo carioca no Jardim Gramacho (Foto: Beto Dias)

Noticiário distribuído nesta quinta-feira (17/05) pelo Palácio Guanabara, confirma a disposição do Secretário de Ambiente, deputado Carlos Minc, do PT, de transferir para a “Cidade dos Meninos’, na divisa de Caxias com Nova Iguaçu, o novo “lixão” da Comlurb, da Prefeitura carioca e vai receber por dia cerca de 9 mil toneladas de lixo do Grande Rio. Carlos Minc confirma que dispõe de R$ 3 milhões para o projeto e está em entendimento com o prefeito Washington Reis (PMDB) para acertar os detalhes para o aproveitamento de uma área de 20 quilômetros quadrados (metade do território de São João de Meriti), pertencente ao Governo Federal e onde funcionava, desde os anos 40, um abrigo para crianças e adolescentes mantidos pela Fundação Abrigo do Cristo Redentor. O patronato foi desativado no final dos aos 80 por decisão da Vara da Infância e da Juventude de Duque de Caxias, quando a Prefeitura se preparava para firmar um convênio com a LBA, para reativar as 5 oficinas profissionalizantes que garantira a preparação de centenas de jovens ali abrigados para o mercado de trabalho. A interdição do patronato da “Cidades dos Meninos” teve por base a existência no local de um depósito, a céu aberto, de cerca de 400 toneladas de CHC, um agrotóxico utilizado contra o “pó de broca” nos cafezais. O agrotóxico, que seria cancerígeo, era produzido pelo Ministério da Saúde e a fábrica foi fechada em 1955, quando o Serviço de Endemias Rurais foi transferido pelo Ministério para Belo Horizonte (MG). Atualmente, vivem na “Cidade dos Meninos” cerca de seis mil famílias, boa parte formada por ex-funcionários do Patronato, da LBA e do Ministério da Saúde ou seus descendentes.

ZECA PAGODINHO DESAFIA O
MINISTRO E DETONA A SAÚDE


Em resposta ao Ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, que condenara a participação do sambista na propaganda de conhecida marca de cerveja, Zeca Pagodinho deu uma corrosiva entrevista ao programa Clovis Monteiro, da Rádio Tupi na terça-feira criticando a falta de médicos, remédios e as péssimas condições da Saúde na Baixada, a começar por Duque de Caxias. Ex-morador de Xerém, o afilhado de Beth Carvalho sabe do que está falando, pois até a Vigilância Sanitária do Estado resolveu agir e interditar, no início do ano e por falta de condições de funcionamento, a Maternidade de Xerém depois que uma adolescente de 17 anos morreu ao dar a luz ao seu primeiro filho. A parturiente ainda percorreu mais dois hospitais até ser atendido no Hospital do Andaraí, onde foi feita a cesariana, mas mãe e bebê faleceram em conseqüência da demora no atendimento. Como os hospitais do Grande Rio, tanto os municipais, os estaduais e os federais continuam como antes – inoperantes - o governador Sérgio Cabral deve estar arrependido de, a pedido de Lula, haver bancado a nomeação do Ministro da Saúde, aventura em que arrastou até o esperto PMDB. Enquanto não consegue desmontar as quadrilhas que agem, há décadas, nos hospitais do Rio de Janeiro, fraudando concorrências, como as das ambulâncias, e manipulado os cargos de direção, o Ministro resolve enfrentar publicamente o Papa Bento XVI, trazendo para a mídia um assunto tabu: a legalização do aborto. Nem no pragmático PT, nem no difuso PMDB há consenso sobre matéria tão explosiva, principalmente porque falta ao debate a palavra de quem, em tese, seria beneficiada pela mudança na lei: a mulher. Enquanto as vítimas de abortos em clínicas nem tanto clandestinas forem das classes C e D, o Congresso não moverá uma palha, pois a classe média tem plano de saúde e dinheiro para se livrar de alguma gravidez indesejável com toda a assepsia necessária. As mulheres pobres, atendidas nos hospitais públicos depois de fazerem abortos, vão continuar correndo o risco de serem processadas e acabarem na cadeia.

● Faleceu na madrugada de ontem (17/05) o ex-diretor comercial de O Municipal, Oswaldo Luiz de Araújo Bronzo. Ele dirigia o “Jornal Independente”, criado por ele e o ex-vereador Vadico há sete anos. O sepultamento ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Cemitério do Corte Oito, em Duque de Caxias.
● Estarão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o PRÊMIO BAIXADA 2007, conferido pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense nas categorias de: Artesanato, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cidadania, Ciência, Comunicação, Dança, Desporto, Educação, História, Literatura, Meio Ambiente e Música parte das comemorações ao DIA DA BAIXADA FLUMINENSE (30 de abril).
● Os interessados deverão apresentar comprovante de residência ou efetiva militância cultural na Baixada há cinco anos ou mais e um “curriculum vitae” no qual constem obrigatoriamente: local e data de nascimento, seu nome original e artístico, endereço para correspondência, telefone para contato, e-mail (se tiver), relação completa das suas atividades e da produção artística e cultural e referência explícita à área para a qual concorre
● A seleção dos agraciados (um para cada área) será feita por comissão escolhida pela Diretoria do Fórum e levará em conta, principalmente, a inserção do candidato no movimento cultural da Baixada Fluminense e sua contribuição e importância para as diferentes manifestações da cultura na região, em todos os níveis e expressões.
● Endereços para entrega das inscrições: PINBA/UERJ - Rua Gal Manoel Rabelo s/n – Vila São Luiz – Duque de Caxias – Tel 2671-7202 - IPAHB - Av. Automóvel Clube, 206 – Centro – São João de Meriti – Tel 2755-5603 - INSTITUTO HISTÓRICO DA CÂMARA DE DUQUE DE CAXIAS - Rua Paulo Lins, 41 – Centro – Duque de Caxias
● O Secretário de Planejamento Sergio Rui pegou pesado, ao acusar a ex-governadora Rosinha Garotinho de haver cometido um pequeno erro na previsão de receita para 2007. Segundo o ex-Secretário de Fazenda de Duque de Caxias, o rombo o orçamento deverá ser de R$ 1,5 bilhão.
● Ele aproveitou o tema para anunciar que os cortes nas despesas afetarão os servidores, que estão sem aumento há 8 anos, salvo algumas categorias, que ganharam plano de carreira ao apagar das luzes do “Império do Chuvisco”.
● O DETRO, que suspendeu por 30 dias a concessão da empresa Intermunicipal, que há mais de 50 anos é concessionária da linha “Penha-Caxias” sob o argumento que a empresa não vem fazendo as vistoriais anuais de seus veículos, nem pagando o IPVA, não dá bola para o que acontece, desde o ao passado, com os moradores de Xerém que precisam ir a Petrópolis. Curiosamente, a linha “Penha-Caxias” tem a tarifa mais barata do Grande Rio, fato que vem sendo usado na campanha eleitoral como parâmetro pelo deputado Alexandre Cardoso, do PSB, agora Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.
● Sem nenhuma justificativa, o grupo Única/Fácil, que explora os passageiros da linha entre Duque de Caxias e Petrópolis, suprimiu a passagem de seus veículos por Xerém em alguns horários. Com isso, quem estuda ou trabalha na vizinha cidade, precisa caminhar alguns quilômetros até o pedágio, em Santa Cruz da Serra, para embarcar nos ônibus da empresa.
● Para piorar, a prefeitura de Petrópolis transferiu o terminal para o bairro Bingem, ao lado da BR-040. muito distante do Cento de Petrópolis. Com isso, os passageiros têm que saltar no bar do Alemão, no Quitandinha, para pegar uma outra condução até o centro de Petrópolis. E tudo isso sem redução do preço da passagem, já que o trajeto encolheu alguns quilômetros.
● Brizola dizia que cunhado não é parente. Para quem está no Governo, cunhado pode ser até um castigo, pois qualquer coisa de errado que ele faça, a culpa recairá sempre no parente mais famoso e que o nomeou.
● Bento XVI queria que Lula tornasse o catolicismo a Igreja oficial do País. Com isso, o ex-Secretário do Santo Ofício, que queimava livros e pessoas na Idade Média, estaria livre das igrejas neopentecostais, que vêm crescendo de forma alucinante, arrebanhando ex-católicos diante do silêncio imposto aos padres e bispos ligados à Teologia da Libertação, bem como o afastamento da Igreja dos movimentos sociais.
● Como os pastores, ao contrário do que dizem padres e bispos católicos, garantem que ser rico não é pecado, mas uma grande virtude, todo mundo está aderindo à igreja da moda, aquela em que você esvazia o bolso, pois Jesus lhe dará em dobro, como garante a Bispa Sonia Hernandes, que está presa nos EUA por entrar
no País com US $ 50 mil não declarados à alfândega americana.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Depois do "piscinão do Garotinho', uma lagoa de esgotos na etrada da cidade, Duque de Caxias pode ganhar um novo lixão, na Cidade dos Meninos (Foto: Beto Dias)

GOVERNO QUER LEVAR UM LIXÃO
PARA A “CIDADE DOS MENINOS”

Com a interdição de 60% de sua área por questões de segurança, o aterro sanitário do Jardim Gramacho, no 1º Distrito de Duque de Caxias, está a ponto de ser fechado definitivamente pela Comlurb, empresa de coleta de lixo da Prefeitura do Rio de Janeiro, que há mais de 25 anos usa a área de mangue ao lado da Baía de Guanabara para o lançamento de mais de 8 mil toneladas de lixo diariamente. Como o Tribunal de Contas da Capital não aceitou a licitação realizada pela prefeitura para a implantação de um aterro sanitário em Paciência, Zona Oeste do Rio, voltou à ordem do dia a busca por outro local para o lançamento do lixo produzido pela Capital. Nesta terça-feira (15/05), o Secretário do Meio Ambiente do Estado, deputado Carlos Minc, defendeu a instalação do novo “lixão” na “Cidade dos Meninos”, uma área de 20 quilômetros quadrados (duas vezes o município de Nilópolis) na divisa entre Duque de Caxias e Nova Iguaçu, onde funcionava um patronato, criado nos anos 40 pela Sra. Darcy Vargas, através da Fundação Abrigo do Cristo Redentor, que chegou a abrigar mais de um milhar de crianças e adolescentes. O patronato foi extinto pelo Juízo da Infância e da Juventude no final dos aos 80 devido à presença de um depósito, desativado e abandonado a céu aberto pelo Ministério da Saúde, em 1955, com mais de 400 toneladas do agrotóxico CHC, mais conhecido como “Pó de Broca”,
Além da desativação do patronato, conhecido como “Cidade dos Meninos” e administrado pela LBA, a Justiça determinou também o fechamento das duas escolas que funcionavam no local, obrigando Estado e Município ao remanejamento de outro milhar de crianças, filhos e netos de antigos funcionários do patronato, ou do Serviço de Endemias Rurais, órgão do Ministério da Saúde que produzia o agrotóxico, usado na agricultura para combater a broca dos cafezais. Até hoje, o Ministério da Saúde paga o aluguel de 10 famílias, removidas do local, enquanto a Prefeitura não constrói as casas prometidas pelo Governo Federal no Governo FHC, conforme Termo de Ajuste de Conduta firmado pelos Ministérios da Saúde, da Previdência e do Meio Ambiente com os Ministérios Públicos Federal e Estadual para a remoção do “Pó de Broca”. Em torno do extinto patronato, ainda vivem hoje mais de 6 mil famílias, que serão afetadas pelo novo “lixão” da Comlurb


● Dois depoentes convocados pela CPI da ALERJ que investiga as perdas de arrecadação do Estado principalmente do ICMS e da Dívida Ativa, não compareceram segunda-feira (14/05) para prestar esclarecimentos. Ambos alegaram compromissos. “Vamos enviar um novo ofício para a Refinaria de Manguinhos convocando um dos diretores para a próxima segunda-feira (21/05), às 10h. Queremos saber a respeito do decreto assinado pela governadora Rosinha Garotinho que determinou que Manguinhos não recolhesse o ICMS na origem e sim no destino, o que permitiu uma sonegação em torno de R$ 190 milhões”, afirmou o presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB). O fiscal da Secretaria estadual de Fazenda, Francisco Roberto da Cunha Gomes, será reconvocado para depor na reunião extraordinária da terça-feira (22/05), às 15h.
●O ex-secretário de Fazenda, Luís Fernando Vitor, também participará da reunião na próxima segunda-feira (21/05). O chefe da Procuradoria da Dívida Ativa do Estado, José Carlos Sarmento, e um dos sócios da Inca Distribuidora de Combustíveis, Ricardo Magro, deporão dia 28. A distribuidora acumula uma dívida de R$ 600 milhões e teve o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) cassado no Estado de São Paulo. Os membros da CPI também aprovaram a prorrogação da CPI por mais 60 dias. A deputada Cidinha Campos (PDT) quer o comparecimento dos depoentes o mais rápido possível. “Temos que ouvir muitas pessoas ainda e não podemos ficar adiando depoimentos”, afirmou
● Depois de muita discussão a ALERJ aprovou, por 45 votos a favor e 15 contra, o projeto de lei do governador Sergio Cabal, que reconhece, para fins previdenciários, os direitos de companheiros do mesmo sexo dos servidores públicos estaduais. A deputada Renata do Posto (PAN) lembrou que, desde a Grécia e a Roma antigas, homens se relacionam com outros homens e que isso não é novidade alguma. Já o deputado Flávio Bolsonaro (PP) disse que o Código Civil, que define família como a união formada por homem e mulher, não estava sendo levado em conta.
● Na justificativa para o projeto, o governador Sérgio Cabral Filho salientou que o INSS já emitiu parecer favorável – a Instrução Normativa 25/2000 –, estabelecendo procedimentos a serem adotados para a concessão de benefícios previdenciários aos companheiros ou companheiras homossexuais. Segundo ele, a alteração na lei cumpre as disposições dos artigos 1º, III e 3º, IV da Constituição Federal, que elenca, entre os objetivos fundamentais da República, a dignidade da pessoa humana, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
● O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), recebeu terça-feira (15/5), um abaixo assinado, contendo 6 mil assinaturas, de apoio à criação da CPI para investigar a gestão da Federação Estadual de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) nos últimos dez anos. O documento foi entregue pelo autor do projeto, deputado Marcelo Freixo (Psol). O presidente da ALERJ se declarou sensibilizado com o apoio popular manifestado no documento. “Vou colocar esse assunto em pauta. Quero sentir o termômetro dos outros deputados”, explicou Picciani, que vai ouvir os líderes dos partidos nesta quarta-feira (16/05), antes de decidir se encaminha o projeto a votação em plenário
● Cerca de três mil profissionais serão capacitados pelo convênio firmado entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Petrobrás, para trabalhar na primeira fase do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A afirmação foi feita pelo diretor de abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, ouvido pela CPI da Infraestrutura dos Pólos nesta terça-feira (15/05). No total serão treinados trinta mil profissionais de diversas áreas.
● A principal questão apontada pelos membros da CPI que apura responsabilidades das três instâncias de poder na instalação e operação dos Pólos Petroquímico de Itaboraí, Gás-Químico de Duque de Caxias e Siderúrgico de Itaguaí, foi o legado que o Comperj irá deixar para a região. De acordo com Paulo Roberto, “Vamos oferecer qualificação profissional para que as pessoas possam ter um desenvolvimento na sua vida profissional e também uma condição de vida mais digna”.
● Desta quinta (17/05) até domingo, será apresentado no Teatro Municipal Raúl Cortes, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, o espetáculo “Parem de falar mal da rotina”, um monólogo com a atriz, poetisa e cantora Maria Lucinda, a preços populares. Nos dias 26 e 27, o Teatro da Prefeitura caxiense vai apresentar o espetáculo infantil “O pequeno grão de areia”, com a Caravana Funarte-Petrobras; e, nos dias 26 e 27, os espetáculos de dança “Territórios”, com a companhia Esther Weitzman, e “Tempero líquido”, com Maria Alice Pope. A abertura será com a Companhia Luar da Dança que vai apresentar o espetáculo “Bolero do Borel”.

terça-feira, 15 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE

O AUTO-RETRATO DA EDUCAÇÃO


EMPRESÁRIOS DO RIO FIRMAM
PACTO CONTA A CORRUPÇÃO


Por definição do Código Penal, tanto quem oferece, como quem recebe vantagem indevida para deixar de cumprir a Lei comete o crime de corrupção. Como a pena é a mesma para quem corrompe, como para quem se deixa docemente constrangido corromper, torna-se difícil mandar para a cadeia uns e outros. Veja-se o caso do ex-deputado Eurico Miranda, recentemente condenado a 10 anos de prisão, em regime fechado, por crimes de sonegação fiscal e contra a ordem tributária, que continua desfilando a sua já congênita impunidade e debochando do Ministério Público, que o acusou, e do juiz, que o condenou. Como os tribunais superiores estão às voltas com milhares de processos, inclusive contra Juízes, Desembargadores e Ministros que vendiam sentenças para quadrilhas, o crime do qual foi acusado o “sub júdice” presidente do Vasco da Gama acabará prescrevendo, como prescrito estão os crimes eleitorais atribuídos pelo Ministério Público a mais de uma dezena de deputados estaduais, inclusive o presidente da ALERJ, Jorge Picciani.
Devemos, portanto, saudar a iniciativa da Firjan e do Instituto Ethos pelo patrocínio do pacto contra a corrupção. O pequeno número de empresas que aderiram ao movimento não deve ser motivo de desânimo. Como disse o presidente da força Sindical, o impagável Paulinho, a campanha em defesa do meio ambiente, há dez anos, era “coisa de veado”, mas cresceu, ganhou adesões de peso e, agora, faz parte do dia-a-dia das Centrais Sindicais. O combate à corrupção também deve merecer o apoio popular, pois, quem suborna o guarda para estacionar em local proibido “só um minuto”, também admite que um juiz decida um processo mediante uma régia paga, como ocorreu no caso da liberação das máquinas caça-níqueis, como denuncia a Polícia Federal e o Ministério Público.

● Será de R$ 1,5 bilhão o rombo no orçamento do Estado para 2007 , segundo revelaram os secretários estaduais de Planejamento, Sérgio Ruy, e de Fazenda, Joaquim Levy, durante audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) quarta-feira (9/5), promovida pela Comissão de Orçamento, presidida pelo deputado Edson Albertassi (PMDB). Segundo Sérgio Ruy, a expectativa de receita calculada pelo Governo é de R$ 36 bilhões, o que significa cerca de R$ 1,5 bilhão a menos do que a prevista pelo Governo anterior. “A Fazenda encontrou este buraco no orçamento, que é difícil de ser equacionado devido ao alto grau de engessamento dos recursos vinculados à Saúde, Educação e ao custeio da folha, dentre outros”, explicou.
● O secretário de Planejamento disse ainda que o Governo pretende investir no aumento de receita, na redução de despesas com pessoal, no planejamento e gerenciamento das prioridades. Sérgio Rui defendeu também a fusão ou extinção de órgãos desnecessários ao funcionamento do estado. “A Loterj, por exemplo, não gera receita alguma para a assistência social. Todo o dinheiro que arrecada serve somente para se auto-sustentar e, como ela, há outras entidades que são somente bancos de pessoal. O problema de gestão é muito grave no estado”, denunciou. O secretário sugeriu o adiamento para setembro da apresentação das metas e prioridades de 2008, quando será apresentado o Plano Plurianual 2008-2011. “Este é o último ano da vigência do Plano do Governo passado. Não estamos aqui para enviar propostas de mentirinha. As metas e prioridades de um orçamento factível e consistente devem ser discutidas em conjunto com o próximo Plano Plurianual”, justificou.
● O Secretário Joaquim Levy, do Planejamento, apontou os aumentos definidos pelos planos de carreira aprovados no fim do Governo Rosinha Garotinho, como responsáveis, em grande parte, pela pressão orçamentária sofrida pelo estado. “Os aumentos geram um impacto significativo na folha, de cerca de R$ 500 milhões a mais nas despesas com pessoal. Serão R$ 465 milhões só nos 18 primeiros meses do atual Governo”, explicou.
● “Além dos planos de carreira, também temos que financiar a ampliação e manutenção de serviços oferecidos pelo estado, como o aumento do número de leitos em hospitais, que geram despesas permanentes”, complementou o secretário Sérgio Ruy Barbosa. O líder do Governo na Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), defendeu uma discussão mais completa sobre a possibilidade de ampliar a utilização do Fundo Estadual de Combate à Pobreza em ações de Saúde, Educação, e outras áreas de impacto social, que não sejam apenas de caráter suplementar.
● Os deputados Luiz Paulo (PSDB), Alessandro Molon (PT) e Comte Bittencourt (PPS) contestaram o uso de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para pagamento de despesas permanentes, como está previsto no artigo 36 da LDO, apresentada pelos secretários. Segundo os deputados, o fundo, constituído por uma verba variável e imprevisível, teria que ser destinado somente ao financiamento de ações suplementares no combate à pobreza. “Sob hipótese alguma, sob pretexto nenhum, o fundo poderia ser fonte de despesas permanentes”, indignou-se Luiz Paulo.● De acordo com o secretário Joaquim Levy, a utilização de recursos do fundo é necessária diante dos compromissos do estado. “Promoveremos um ajuste de caráter continuado, ao longo dos quatro anos de Governo, visando a atingir o equilíbrio fiscal. Pretendemos prescindir destes recursos o mais breve possível, mas por enquanto teremos que utilizá-lo”, afirmou, explicando que houve aumento de 15% na arrecadação do ICMS em relação ao ano passado e que o Governo já está trabalhando em busca do aumento da receita.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A EDUCACÃO REPROVADA

Foto: BETO DIAS

O matagal que “esconde” o CIEP Vilson Macedo, em S. Bento, em frente ao campus da FEUDUC, no 2º Distrito de Duque de Caxias, revela com toda nitidez o pouco caso com que a Educação é tratada por nossas autoridades, fato provado e comprovado pelas baixas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (INDEB) divulgado pelo Ministério da Educação, com base nos dados fornecidos pelas Secretarias de Educação de Estados e Municípios em 2005

OS PROFESSORES DE CAXIAS
REJEITAM REAJUSTE DE 3,5 %

A semana começa agitada para os servidores municipais de Duque de Caxias, cuja data-base é 1º de maio. Os professores, merendeiras e pessoal de apoio das 156 escolas municipais, que atendem a mais de 100 mil alunos, estão se mobilizando para uma greve de advertência, paralisando as atividades por 48 horas. O magistério rejeitou a proposta do prefeito Washington Reis, de apenas 3,5% de reajuste salarial, que seria estendido a todos os 14,5 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação reivindica 9,32% de reajuste, que corresponderia ao índice de crescimento econômico do município, que tem o segundo PIB do País, vindo logo depois da capital paulista. Os professores de Duque de Caxias ganham menos de dois salários-mínimos e querem, além do reajuste, a incorporação do abono que vem sendo pago há mais de 10 anos, mas não entra no cômputo do salário para efeito de licença para tratamento de saúde ou aposentadoria.
Nesta terça (15/05), a direção do Sindicato, vinculada ao PSOL, e os profissionais da educação percorrerão as escolas para mobilizar a categoria. No quarta (16/05), o SEPE fará um ato de protesto na Praça Roberto Silveira conta a irrisória proposta do Governo, e, depois, seguirá em passeata até Clube dos Quinhentos, local da assembléia geral, que será realizada a partir das 13 horas, para discutir os próximos passos da categoria, não estando afastada a possibilidade de uma greve geral. O SEPE sempre foi controlado pelo PT mas, como o Partido dos Trabalhadores renunciou à defesa da categoria para usufruir das benesses do Poder (em Caxias, embora não tenha eleito um só vereador, o PT tem uma Secretaria), a militância do PSOL assumiu o comando do Sindicato e promete infernizar a vida do prefeito!

● Para Eugênio Sciammarella, pesquisador da História da Baixada Fluminense, é uma calamidade o modo que a matéria é tratada no Brasil. O comentário foi feito a propósito da nota sobre o abandono da Estrada de Ferro de Petrópolis, construída pelo Barão de Mauá e inaugurada por D. Pedro II. Quanto `s estação de Guia de Pacobaíba, localizada no 5º distrito de Magé (Mauá), o historiador afirma que a situação é pior do que o imaginável, pois a área está sendo invadida, não só por posseiros, mas também por políticos, que se servem da situação de miséria da população para falsas promessas de campanha.
● “Não sei o que o Ministério Público resolveu das várias solicitações nossas para uma cabível providência quanto a questão das invasões que se sucedem, não só no local como em vários trechos da antiga Estrada de Ferro Petrópolis. O que sei é que, se medidas urgentes não acontecerem, a estrada de ferro, como outros atrativos mageenses, estarão irremediavelmente perdidos“ – desabafa o pesquisador.
● Desde 2006, a empresa Única/Fácil, que explora (no sentido amplo do termo) os passageiros da linha Caxias-Petrópolis, suprimiu alguns horários que passavam por Xerém, sem que, até hoje, o DETRO/RJ tenha adotado qualquer providência em favor dos passageiros do 4º Distrito, obrigados a caminhar alguns quilômetros até a BR-040 para embarcar em direção a Petrópolis. Desde a construção da FNM, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, os moradores de Xerém se acostumaram a fazer compras em Petrópolis, pela facilidade de acesso (os ônibus eram fornecidos pela estatal) e a variedade do comércio local.
● A Federação das Indústrias do Estado do Rio e o Instituto Ethos fizeram quarta-feira, (09/05), o lançamento do Pacto Empresarial pela Integridade Contra a Corrupção. No estado, 20 empresas já são signatárias, além de duas entidades – a própria Firjan e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Em todo o país, já são 327 empresas e 73 entidades no pacto.
● Os signatários concordam em combater a corrupção, a improbidade administrativa, as fraudes e os crimes contra a ordem econômica, mantendo essa postura em todas as relações com fornecedores, governos e funcionários. Para isso, as empresas deverão observar seis compromissos: fazer a lei ser conhecida internamente; divulgar, orientar e responder sobre os princípios legais de sua atividade; proibir subornos; esclarecer e seguir os meios legais de doação para campanhas políticas; propagar a cultura anticorrupção; e investigar todo e qualquer desvio.
● O pacto já foi lançado nos estados do Amazonas, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. Depois do Rio, o próximo lançamento será no Rio Grande do Sul, dia 22 de junho e a minuta do Pacto foi escrita a partir da Convenção da ONU contra a Corrupção e de diretrizes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE.
● O coordenador do Pacto, Caio Magri, do Ethos, anunciou que está em andamento uma articulação para integrar o pacto brasileiro ao pacto do Fórum Econômico Mundial e mostrou os selos “Empresa Limpa”, que os signatários poderão exibir em seus produtos. O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a importância do Pacto e chamou a atenção para os crimes que a corrupção carrega: “O caminho da corrupção no Brasil é o mesmo que traz as armas, munições e drogas”.
● O crescimento e a ocupação desordenada nos municípios cortados pelo Arco Metropolitano a partir de sua construção, foram as principais preocupações levantadas durante a audiência pública realizada quinta-feira (10/05), pela Comissão Especial da Assembléia Legislativa destinada a acompanhar a implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado. No encontro, parlamentares, prefeitos e secretários de estado reafirmaram a importância da construção do arco para o desenvolvimento da Região Metropolitana.
●“O arco vai transformar nosso estado em uma potência da logística porque vai ligar o Porto de Itaguaí, no Sul Fluminense, ao Complexo Petroquímico de Itaboraí, no Leste Fluminense. Portanto, é uma demanda e uma exigência inadiáveis, já que ele é fundamental para a expansão dos empreendimentos econômicos e industriais previstos para a região”, declarou o presidente da comissão, deputado Rodrigo Neves (PT).
● Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, o Estado do Rio vai receber um grande volume de investimentos nos próximos anos. “Serão investidos nos próximos cinco anos entre 25 e 28 bilhões de dólares em exploração e produção de petróleo. Deste montante, 20 bilhões de dólares serão investimentos apenas pela Petrobras. O maior problema que enfrentaremos é transformar estes investimentos em desenvolvimento econômico. Precisamos também melhorar a infra-estrutura no estado para possibilitar o desenvolvimento do estado e do País”, disse Bueno.
● O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, do PT, declarou-se otimista em relação ao Arco Metropolitano, que vai representar um salto de desenvolvimento econômico para a região. Mas declarou, também, a sua preocupação com a ocupação desordenada da cidade. “Na região onde o Arco Metropolitano vai passar, quase 50% da população vive com esgoto a céu aberto e sem água. Não há nada comparado a isso no Brasil. Que o arco é uma maravilha não tenho dúvidas, mas não podemos deixar de falar de alguns problemas, como o caso da ocupação desordenada. A história da Baixada Fluminense mostra que a linha do trem trouxe o desenvolvimento e a ocupação desordenada. Não podemos deixar que o arco traga isso novamente”, afirmou o prefeito iguaçuano.
● O vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, assegurou o início das obras para novembro e afirmou que o empreendimento é a grande oportunidade de virada para a Região Metropolitana, pois gerará emprego e renda para a população. “Vamos iniciar essa obra de dentro para fora, deixando um canteiro central gramado para futuras expansões, evitando assim a ocupação desordenada”, informou Pezão
● Uma pergunta que não quer calar: o empresário Getúlio Gonçalves, presidente da Associação Comercial, sabia que o gabarito da rua Ana Nery, no 25 de Agosto, passara de 8 para 16 pavimentos antes de vender a sua mansão, que será demolida nos próximos meses, para a construção de três edifícios de alto luxo, com o novo gabarito?