sexta-feira, 21 de setembro de 2007

BAIXADA URGENTE

XERÉM FAZ FESTA DA ÁRVORE
PARA CELEBRAR A VIDA
Na contramão da história, a Prefeitura e o DER estão derrubando os últimos exemplares de Pau Ferro, plantados na década de 30 para garantir sombra aos motoristas que passavam pela Estrada Rio-Petrópolis, construida em menos de dois anos por Washington Luis e que, há 40 anos, está sendo duplicada pelo DER (Foto: Arquivo/Blog)
Dois eventos neste sábado terão grande importância no futuro de Duque de Caxias. O primeiro é o 60º aniversário de fundação do Jardim Primavera, o primeiro loteamento do Município a se preocupar com a qualidade de vida dos seus moradores. Isso foi em 1946, quando o País acabara de sair da II Guerra Mundial e de uma ditadura de 15 anos e muito antes da expressão Meio Ambiente se tornar tema de campanhas políticas e discussão em todo o Mundo. O projeto de loteamento era a realização do sonho de um professor e músico, que pretendia construir uma verdadeira cidade, onde os vizinhos podiam conversar tranqüilamente no portão de casa nos finais de tarde, enquanto as crianças brincavam de pular amarelinha ou disputar chicotinho queimado. Esse visionário, que sonhou construir também uma Nova Duque de Caxias, era o professor Nelson Cintra, um dos fundadores da Associação das Companheiras da Criança, da qual surgiria o primeiro Hospital Infantil da Baixada Fluminense. Para comprar a fazenda onde surgiria o Jardim Primavera ele se desfez de uma coleção de instrumentos que reunira durante anos, instrumentos com mais de um Século de existência e que passaram pelas mãos dos mais famosos violinistas e celistas. O outro motivo de celebração é o “Dia da Árvore”, que era uma programação especial em Xerém, em decorrência do 1º Seminário de Meio Ambiente, realizado em 15 de julho último e que reuniu cerca de 400 pessoas preocupadas com o desmatamento e a destruição dos mananciais que, ainda hoje, ajudam no abastecimento de água do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, com as represas de Xerém. No seminário, suas ausências mostram como nossos governantes vêem o problema do aquecimento global, pois, muito embora convidados, não compareceram, nem se justificaram, o prefeito Washington Reis, que mora em Xerém, e o Secretário Estadual de Ambiente, Carlos Minc., O prefeito, por exemplo, preferiu participar da cerimônia de entrega do antigo Hotel da FNM ao Fluminense, para servir de concentração para a equipe de futebol. Em troa, o tricolor das Laranjeiras resolveu desmatar mais um pouco Xerém, para ampliar o seu centro de treinamento. Por esse crime, o clube foi autuado pela CECA, a Comissão Estadual para defesa do Meio Ambiente. No caso do deputado Carlos Minc, o simples fato da sua Secretaria ter perdido uma parte do seu nome (Meio) dá muito bem uma mostra do que hoje pensa o ex-ativista do Meio Ambiente, que agora patrocina projetos da Aracruz a pretexto de incentivar o desenvolvimento sustentado, através da cultura do Eucalipto, que cresce rápido e gera mais lucro para a multinacional sueca que o patrocina.

• Como desdobramento do Iº Seminário de Meio Ambiente de Xerém – realizado em julho e com a participação de mais de 400 pessoas - o Movimento SOS Xerém programou um evento celebrando o DIA DA ÁRVORE (21 de setembro). O objetivo é comemorar a data através da apresentação de projetos desenvolvidos no 4º Distrito e que tenham como tema o Meio Ambiente, a preservação e a educação ambiental.
• A festa será neste sábado (22/09), das 9 às 14 horas, para facilitar a participação da comunidade local, no COLÉGIO ESTADUAL CÍRCULO OPERÁRIO, na Vila Nossa Senhora das Graças, com o objetivo de unir projetos, já que nesta data o Círculo estará encerrando a sua FEIRA DE CIÊNCIAS, desenvolvida pelos estudantes do Colégio e que tem o MEIO AMBIENTE como tema.
• A programação começa às 9 horas, com a abertura do último dia da FEIRA DE CIÊNCIAS e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre o tema “Organizações que trabalham pela preservação do Meio Ambiente”.
• Haverá, ainda a distribuição de mudas de plantas, apresentação do Projeto de Reciclagem de óleo de cozinha usado, transformado em sabão para uso caseiro, além da apresentação, de trabalhos sobre Meio Ambiente e projetos desenvolvidos pela Ong PAX INTERNATURAL e pelo MOVIMENTO SOS-XERÉM. Haverá, também, a apresentação de palestra de um grupo de alunas da área de saúde da UNIGRANRIO sobre o tema “Saúde e Meio Ambiente”.
• Termina neste domingo o IV Festival Nacional de Teatro de Duqu de Caxias, inicitiva que, por duas semanas, logou o Teatro Municipal Raul Corez, na Praça do Pacificado. Quem ainda não foi, ainda tem tempo de aproveitar esse iniciativa do Centro de Pesquisas Teatrais – CPT de Duque de Caxias.
• Nesta sexta, às 15 horss, o Grupo Pequeno Teatro apresenta o espetaculo infnatl “O Cavalo Mágico” e, às 20 horas, a Cia. Popular de Artes apresnta a farsa “A Incrível Peleja de Simão e a Morte”, uma colagem baseada no folclore nacional. Para amanhã (22/09), às 15 hoas, será reapresentado “Peter Pan”, com a Cia. Burra de Teatro e, às 20 horas, será vez de “Amor em Tempo de Solidão”, contando as peripécias de um jovem capitão português ao se apaixonar peor uma das escravas que transprotava em seu navio, que fazia o transpore de escrevos entre a África e o Brasil Colônia.
• O encerramento do concorrido festival será no domingo, às 19 horas, quando serão anunciados os vencedores e entrgue a premiação.
• O EncontrArte – Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, que deu partida em Mesquita, passando por São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Duque de Caxias, Paracambi e Queimados, chega a Nova Iguaçu fazendo muita gente se emocionar. Em sua segunda etapa, o projeto continua com mostra no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e no Teatro do Sesc de Nova Iguaçu.
• No Espaço cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, teremos nesta sexta-feira, às 16 horas, a peça infantil “Cláum! Palhaços Mudos”, e, às 20 horas, no SESC de Nova Iguaçu, o espetáculo “Por Gentilza”, baseada nos pensamentos do professta Gentileza, expressos em muros e pilistras da Av. Brail e Perimtral.
• Neste sábado, às 20 horas, no SESC de Nova Iguaçu, será a vez de “As Cigarras e as Formigas”, um texto de Maria Clara Machado, enquanto no domingo, às 16 horas, no mesmo local, teremos o espetáculo “O Cavalo Mágico”, com o Grupo Pequeo Teatro.
• O jornal “Folha Dirigida”, especializado em preparação para concursos públicos, lançou uma campanha pelo fortalecimento do concurso público obrigatório diante da existência de duas PECs (Proposta de Emenda Constitucional), que tramitam no Congresso Nacional, com o objetivo de efetivar cerca de 300 mil servidores públicos admitidos sem concurso, como exigido pela Constituição Federa de 1988.
• Se as Emendas forem aprovadas, será o maior trem da alegria da história do Brasil, pois também serão efetivados funcionários requisitados e terceirizados/ contratados, bem como de Estados e Munic.
• Para participar da campanha, basta entrar no sítio eletrônico:
: http://www.folhadirigida/.com.br e clicar no link “Campanha Nacional em defesa do concurso público”.
• Só a reação do povo pode descarrilar esse “trem” cujos passageiros são maridos, esposas, amantes, filhos, netos, afilhados e cabos eleitorais de senadores e deputados de todos os partidos

Nenhum comentário: