quarta-feira, 31 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE

XERÉM TERÁ FACULDADE
DE TECNOLOGIA EM 2008


O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – aprovou, no último dia 18 de outubro, a criação de uma Faculdade de Tecnologia no Campus avançado de Xerém, que terá a parceria do Inmetro, para a formação de técnicos altamente qualificados nas áreas de atuação do Inmetro e de novas tecnologias. O protocolo de intenções entre a UFRJ e o Inmetro será assinado ainda este mês e as obras de implantação do Campus serão iniciadas em dezembro. Independente de outras formalidades, a direção da UFRJ já marcou para março a realização do primeiro vestibular, com as aulas previstas para começarem em agosto de 2008. No primeiro ano de funcionamento, o Campus Xerém/Inmetro vai oferecer graduação em Biotecnologia, Nanotecnologia e Metrologia. Para 2009, estão previstos os cursos de Gestão Tecnológica e Fármacos. O Inmetro está ampliando as suas instalações em Xerém e já foi reservada uma área de 38,5 mil metros quadrados ao lado do antigo Círculo Operário para a implantação do projeto da UFRJ. Essa decisão da UFRJ e do Inmetro vai incluir Duque de Caxias no mapa mundial de formação tecnológica, pois o Inmetro já mantém em Petrópolis, no bairro Quitandinha, o maior centro de informática do País, onde seus técnicos construíram, com mão de obra e material nacionais, um supercomutador que não perde em eficiência quando comparado com os supercomputadores dos paises mais avançados, embora tenho custado cerca de 10% do preço de mercado para esse tipo de equipamento. Depois de sair na frente na fabricação de aviões e automóveis, na década de 40, Duque de Caxias marca mais um tento numa área de alta importância no desenvolvimento do País, a tecnologia. Nem só de máquinas caça-níqueis vive um País que pretende ser uma grande potência mundial.

O CENTENARIO DE SOLANO TRINDADE

Teve grande repercussão a nota do nosso blog ao prever o possível cancelamento do projeto da Secretária de Cultura, Dalva Lazaroni, de lançar um selo comemorativo do centenário de nascimento do pernambucano e cidadão do mundo, Solano Trindade, que, se vivo fosse, completaria 100 anos no dia 24 de julho de 2008. O cancelamento do projeto seria decorrente do afastamento da autora de “Chiquinha Gonzaga” para disputar uma cadeira na Câmara de Duque de Caxias. Para isso, ela se filiou ao PSB, mas só garantiu uma vaga à disputa para a Câmara do Rio de Janeiro. Esta semana, a professora e ex-vereadora (há 20 anos) Dalva Lazaroni reafirmou que o projeto do selo está mantido e que foi assumido pelo seu filho, o deputado André do PV, que já iniciou os entendimentos com a direção da ECT – Empresa Brasileira de Correios – para o lançamento do selo em homenagem ao poeta, preso no Governo Dutra ao publicar um poema em que revelava, no Brasil pós-Vargas, que havia gente com fome. Como agora, mesmo com CPMF e tudo!

• Solano Trindade, tratado como “esse genial poeta” por Carlos Drummond de Andrade, escreveu nos anos 40 um dos mais populares dos seus poemas “Tem Gente com Fome”, inspirado pelos ruídos dos trens da Leopoldina, em que ele sempre viajava nas suas idas e vindas entre Duque de Caxias e o Rio de Janeiro.
• “Trem sujo de Leopoldina/ correndo correndo/ parece dizer/ tem gente com fome/ tem gente com fome/ tem gente com fome”. Musicado, o poema famoso seria uma das faixas de um LP de 75 do grupo “Secos & Molhados”. A censura, desta vez do regime militar, cuidou, todavia, de proibir a canção, gravada posteriormente, anos 80, por Ney Matogrosso, um dos integrantes do conjunto, já em carreira solo.
• Segundos seus biógrafos, Solano Trindade, fundador do Teatro Popular Brasileiro (TPB) e do Teatro Folclórico Fluminense, juntava militância, lirismo e uma oratória que mais parecia um assobio
• Foi Solano Trindade quem primeiro levou ao palco a peça de seu amigo Vinícius de Moraes, “Orfeu Negro”, com um jovem aluno de artes cênicas, Haroldo Costa, primeiro negro na história do teatro brasileiro e viver o papel principal de uma peça. Haroldo Costa, que dirigiu recentemente uma remontagem de “Orfeu Negro” no Teatro Municipal do rio de Janeiro, ficou encantado por Duque de Caxias e, além das aulas no Teatro Folcórico Fluminense, dirigido por Maria Margarida Tindade, ainda freqüentava rodas de samba na sede da hoje extinta Escola de Samba Cartolinhas de Caxias, na divisa entre a Paulicéia e o bairro Itatiaia.
• Washington Reis só viu pela TV as imagens das inundações em Duque de Caxias. Ele viajou, por motivos particulares, para Israel Agora, deverá cobrar mais eficiência de seus secretários e também maior participação da Serla, órgão estadual que, desde o governo Marcello Alencar, há mais de 10 anos, portanto, não realiza serviços de dragagem dos rios que cortam a Baixada.
• Nem o bairro Itatiaia, que tem três vereadores, Vaguinho, Ito e Gaete, escapou das enchentes, mesmo depois da abertura do túnel da Rua Professor José Aurino, em 2.000, desviando o curso das águas do valão Jacatirão e que Zito e Marcello Alencar garantiram que resolveria, em definitivo, o drama das repetidas enchentes enfrentadas pelos moradores dos bairros Itatiaia e Doutor Laureano. E agora, Zito!
• O Cine Club Mate com Angu programou para esta quarta-feira (31/10) uma seção especial de filmes de terror, que inclui “O Fabricante de Bonecas”, de Zé do Caixão, “Amor Só de Mãe”, de Dennilson Ramalho, e “A noite do Vampiro”, de Alê Camargo. Quem resistir até o final, terá como brinde uma edição especial das festas Regret e Noturna, com o som dos DJs Roger, Carlosindie e Luciano S. A entrada é franca e o “Mate com Angu” fica na rua Sebastião Oliveira, 72, no final do calçadão da Nilo Peçanha, no Centro de Duque de Caxias
• Para esta quinta-feira, véspera de um novo feriadão, a atração na série de espetáculos gratuitos “Da Boca P’ra Fora” é o grupo Movimento na Rua, também conhecido como MNR, que se apresenta no palco externo do Teatro Raul Cortez na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias.
• O show será realizado a partir das 18:30 horas, com abertura a cargo de P,10 e sua banda. No repertório da banda, além de composições próprias inspiradas no cotidiano das favelas cariocas, há sucessos dos Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Zé Ramalho e Bob Marley, entre outros.
• O grupo Movimento na Rua surgiu em Bangu, em 2.000, quando quatro amigos de Vila Aliança, André Play, Paulo Pc, Andrezinho DJ e Samuca, decidiram se unir para falar de problemas sociais através da música. Com apoio do Instituto Brasileiro de Inovação em Saúde Social, hoje parceiro da banda, os quatro amigos montaram o Projeto Ponto BR, que atende a mais de 200 adolescentes em Vila Aliança.

Nenhum comentário: