segunda-feira, 5 de novembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

AMPLA NÃO PODERÁ BISBILHOTAR
OS MEDIDORES DO INMETRO

A CPI da Alerj que investiga denúncias de irregularidades nos medidores de energia da Ampla vai pedir ao Inmetro a colocação de uma tarja nos medidores que estão sendo instalados pelo órgão desde setembro. O objetivo da tarja é impedir que a concessionária de energia observe o que está sendo marcado pelo órgão regulador. “Queremos que a empresa pare de interferir no trabalho do Inmetro. A concessionária busca quase diariamente essas informações nos medidores, enquanto o instituto faz esse trabalho quinzenalmente. Caso isso não deixe de acontecer, a única alternativa que teremos será a de requerer ao Ministério Público Federal (MPF) a prisão do presidente e dos diretores da Ampla”, afirmou Figueiredo.
O Inmetro está instalando cerca de 1.300 medidores convencionais em paralelo aos chips da Ampla, para verificar se os aparelhos da concessionárias são confiáveis. Para os deputados da CPI, a Ampla não é confiável para ter acesso aos medidores-paralelos do Inmetro. Para os integrantes da CPI, deixar a concessionária bisbilhotando os medidores do Inmetro é o mesmo que deixar a raposa tomando conta do galinheiro. Será? (Foto: Beto Dias).
• Apesar da circulação clandestina do Boletim Ofiial, um morador de Xerém conseguiu a proeza de levantar quantos cargos o prefeito Washington Reis criou em menos de três anos de mandato. Foram exatos 361, o que representa uma despesa de R$ 3 milhões por mês. O documento está circulando na internet e cita uma relação de parentes do prefeito que ocupam cargos na Prefeitura, a começar pela Primeira Dama, Danielle Reis, Secretária de Ação Social, quem tem como auxiliares o pai, a mãe, uma irmã e um tio.
• Como tem bom coração, o prefeito caxiense, que “elegeu” o irmão Junior Reis como presidente da Câmara, ainda ajuda políticos que perderam os mandatos, criando Secretarias especiais para eles, como o ex-deputado Reinaldo Betão (Agricultura), o ex-senador Hydekel Freitas (Assessor Especial), o ex-vereador Abdul Haikal (Transportes Terrestres) e o ex-deputado Eraldo Macedo, tio do senador Marcello Crivela.
• A Ong “Viva a Vida”, de Duque de Caxias, está preparando um abaixo-assinado para pedir ao Governo do Estado a desativação dos xadrezes da 59 DP/Caxias, que atualmente abrigam mais de 500 detentos em condições inadequadas, além de provocar inquietação entre os moradores do centro, que temem uma nova rebelião a qualquer momento. Nesta quinta, dia 8, a “Viva a Vida” promove mais uma reunião para debater este assunto no salão de festas da Loja Maçônica 18
• A ausência do secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, quarta-feira (31/10) à audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Alerj para discutir a gestão da saúde pública no estado, deixou os deputados e representantes de sindicatos muito irritados. O presidente da comissão, deputado Átila Nunes (DEM), ressaltou que, sem a presença de Côrtes, seria impossível saber quais são os verdadeiros anseios do Governo com relação ao assunto.
• “Como presidente da comissão, eu me senti desprestigiado com a ausência do representante maior da pasta. Recebemos diversos sindicatos que estavam ansiosos em ouvir uma explicação sobre a gestão terceirizada dos hospitais. Neste sistema, uma empresa ou outro tipo de organização institui e administra, sem finalidade lucrativa, o programa de assistência à saúde de seus beneficiários, reduzindo os gastos decorrentes da intermediação das empresas de plano de saúde”, explicou o democrata, acrescentando que faria novo convite ao secretário para participar de uma audiência pública junto à Comissão dos Servidores Públicos da Alerj, nesta segunda-feira (05/11), às 11:00 horas.
• O ônibus da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) da Alerj estará, nesta terça-feira (06/11) em Nova Iguaçu. O serviço móvel ficará na Rua Felipe Salomão, Centro , ali permanecendo também´m na quarta-feira, na Baixada Fluminense. Durante esse período, o ônibus funcionará entre 9h e 17h. “Esse serviço é muito importante para que possamos ter uma idéia mais próxima da realidade dos problemas e das principais questões hoje vividas pelos portadores de deficiência fluminenses”, explicou a presidente da comissão, deputada Sheila Gama (PDT)
• A unidade móvel oferece uma estrutura completa com rampas de acesso, banheiro totalmente adaptado e intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para receber os portadores de deficiência auditiva. Nela, os funcionários não só prestam atendimento jurídico e social como também distribuem cartilhas, exibem vídeos informativos e falam do problema de acessibilidade, que será o foco do trabalho da comissão nos próximos meses. Os demais serviços prestados pela comissão estão disponíveis através do telefone 0800 28 55 005. Pelo número é possível, ainda, solicitar a visita do ônibus a uma cidade.
• A modernização e a acessibilidade nos novos modelos de vagões de metrô e trem serão os temas do debate promovido pela Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) da Alerj, nesta terça-feira (06/11). A presidente da comissão, deputada Sheila Gama (PDT), afirmou que os novos modelos não podem ser colocados em circulação sem atender aos padrões internacionais de acessibilidade. “Propus essa audiência porque soube que novos modelos de vagões estão sendo fabricados para entrar em funcionamento. E quero saber se eles estarão adaptados, atendendo a todos os tipos de deficiências”, disse a parlamentar.
• Para participar da discussão, foram convidados o secretário estadual de Transportes e Presidente da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado (RioTrilhos), Julio Lopes; o presidente da Supervia, Amin Alves; o presidente da concessionária Opportrans, José Gustavo de Souza Costa; o diretor de Engenharia da RioTrilhos, Bento José Lima, e José Raimundo, defensor público do Estado do Rio de Janeiro, além de representantes de entidades de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário: