sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A BAIXADA ESTÁ ABANDONADAAs águas do valão Jacatirão impediam o acesso dos veículos que tentavam passar pela Rua Itatinga no acesso ao viaduto do Centenário

Um empresário da Av. Itatiaia procurou o prefeito, logo depois das últimas chuvas, para reclamar que a região vizinha ao valão Jacatirão, canalizado pelo Governo Marcello Alencar, havia sido tomada pelas águas. O prefeito fez apenas um comentário: choveu muito! Em momento algum da rápida conversa, o prefeito anunciou qualquer medida de emergência para evitar que, com as chuvas de verão, bairros como Itatiaia, Vila São Luiz, Engenho do Porto, Prainha, Laguna e Dourados e até o aristocrático Jardim 25 de Agosto fossem tomados pelas águas dos valões. O resultado foi o que se viu na tarde desta quarta-feira: ruas tomadas pelas águas, lojas fechando as portas e a população em desespero. A Secretaria de Comunicação Social, que deveria informar à população quais as medidas que estavam sendo tomadas pela Prefeitura para enfrentar as chuvas, limitou-se a divulgar a programação de Natal, inclusive uma festa de confraternização para os servidores “contratados e terceirizados” do Município. Quanto aos efetivos, pensionistas e aposentados, devem contentar-se com o que receberam na terça-feira a título de 13º Salário (Fotos: Beto Dias)
Também no Gramacho até os ônibus tinham dificuldade de circular em virtude da altura das águas que não chegavam até o rio Sarapuí
CHAVISMO DE LULA DERRUBA A CPMF

Nunca na história deste País, um governo sofreu derrota tão acachapante quanto a derrubada da CPMF na madrugada desta quarta-feira. O placar revelou não só a insatisfação de boa parte da base aliada como também uma resposta do Senado ao deboche e à chantagem tentada pelo Governo, ao ameaçar “convocar as massas” para pressionar os senadores, no melhor estilo de Hugo Chaves. E a derrota do Governo Lula se seguiu à vitória do “Não” na Venezuela, numa demonstração de que as forças políticas da América Latina estão fartas dos métodos pouco ortodoxos do governo do PT em conquistar a maioria, seja pela destruição ou pela humilhação da minoria. O que se espera agora é que a absurda absolvição de Renan Calheiros, patrocinada por Lula e avalizada pelo PT, tenha sido a última etapa do processo de desmoralização do Congresso Nacional, desde a posse de Lula. A simples paralisação da Câmara, onde o governo tem folgada maioria, na votação de Medidas Provisórias para não trancar a pauta do Senado dá bem uma mostra do que o atual governo entende por governança: faça o que eu mando e não discuta. O comportamento do Palácio do Planalto, ao enviar uma carta assinada por Lua prometendo abrir mão dos R$ 40 bilhões da CPMF em favor da Saúde, é a prova mais crua do desprezo do governo pelo sistema democrático. Nos últimos dias, a impressão é a de que o lado “portelinha” do Governo havia assumido o comando da Nação e que, a qualquer momento, Antonio Fagundes chegaria ao parlatório da Praça dos Três Poderes para anunciar à nação a grande mudança: a partir de hoje, quem dá as cartas neste País sou eu, Juvenal Antena!

• Muita alegria, descontração e energia, no encerramento quarta-feira (12/12) do projeto “Viver Melhor”, da Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias, realizado em parceria com o governo do estado, o Clube dos Quinhentos e a Federação dos Clubes do Estado do Rio de Janeiro. Durante mais de três horas, cerca de 150 idosos, com predominância feminina, divertiram-se a valer
• Para as atividades que começam na segunda semana de janeiro, o projeto dispõe de 30 vagas. Os idosos interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618, no bairro 25 de Agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Podem participar pessoas acima de 55 anos e que tenham renda de até três salários-mínimos.
• Durante o encontro, foram homenageados a mais jovem participante, Derly Sales Ribeiro, de 55 anos, e as mais idosas, Maria Madalena, Maria Pereira Pinto e Maria Lúcia de Oliveira, com 77 anos e que garantiram participação no projeto em 2008. O ponto alto da confraternização foi a apresentação do coral formado pelas participantes do projeto, que cantaram “Boas Festas”, composta pelo sambista Assis Valente em 1932.
• Cento e quatro casais de noivos estarão dizendo o “sim” neste sábado (15/12), no casamento comunitário que a Prefeitura de Duque de Caxias vai realizar às 11h, no Clube dos Quinhentos (Rua Marechal Deodoro, 477, bairro 25 de Agosto). A celebração será feira pelo Pastor Lourival Machado, da Igreja Assembléia de Deus de Xerém. A união civil será realizada numa parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça e os cartórios do município, que forneceram sem ônus as certidões de casamento.
• Um dos casais vai oficializar a união depois de mais de 30 anos de convivência. Morador de Santa Cruz da Serra, no Terceiro Distrito, Edgard Pereira de Almeida, de 81 anos, vai realizar seu sonho casando-se com a companheira Nanci Caetano dos Santos, de 54 anos. Dessa união nasceram quatro filhos e o mais velho tem 37 anos. Já Vanessa Conceição do Matozinho, de 18 anos, residente no bairro Sarapuí, vai se casar com o companheiro Wladimir Bento Rodrigues, de 24 anos.
• Uma das atrações de fim de ano em Duque de Caxias será o Natal Cigano, na próxima quarta-feira, dia 19, às 19:00h, na Praça do Pacificador, com a presença de diversos grupos da Baixada Fluminense, liderados pela rainha cigana Mirian Stanesco. A praça vai servir de cenário para uma autêntica celebração em homenagem à padroeira universal dos ciganos, Santa Sara Khali.
• Na abertura do ritual cigano de Natal, será entoada a Grande Oração de Santa Sara Khali, e haverá bênçãos natalinas para todos os espectadores, além de dança e muita música. E o violinista Allyrio Mello vai tocar durante a celebração músicas de um repertório essencialmente cigano, que ele gravou em CD, a pedido de Myrian Stanesco
• Atualmente, calcula-se que quase um milhão de ciganos vivem no Brasil. Sua origem proveniente de países essencialmente agrícolas e ainda industrialmente atrasados (leste europeu) favoreceu certamente a conservação de modos de vida mais consoantes à sua origem. Muitos grupos vivem em condições precárias e muitos ciganos ainda são analfabetos. Diversas prefeituras proíbem os nômades de erguer suas barracas. Pela tradição de invisibilidade, boa parte se recusa a tirar carteira de identidade ou receber técnicos do IBGE.
• “A rainha cigana, que é a primeira mulher de sua raça formada em Direito, vai fazer o lançamento nacional da cartilha por ela elaborada, contendo as conquistas já obtidas na área dos direitos humanos, através de sua participação em congressos e de seus pedido pessoais ao próprio presidente Lula, que baixou um decreto-lei instituindo o Dia Nacional do Cigano a 24 de maio”, assinala Dalva Lazaroni, secretária municipal de Cultura e organizadora do natal Cigano.
• A Câmara vota na próxima semana o Orçamento de Duque de Caxias para o próximo ano, com receita e despesas estimados em R$ 1,2 bilhão de reais. Não haverá motivos, portanto, para a Oi/Telemar fazer a indelicadeza de cortar os telefones da prefeitura por falta de pagamento, como ocorreu no mês passado.
• O Duque de Caxias, time financiado pelo prefeito Washington Reis, seguiu o combinado com Eurico Miranda e conquistou uma vaga no Campeonato Carioca da 1º Divisão em 2008. Resta, agora, reforçar o time para enfrentar os grades, inclusive o Vasco da Gama, paixão comum entre o prefeito e o ex-deputado e dono dos passes da maioria dos jogadores do DC.
• A direção do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira preparara um jantar de confraternização, programada para uma casa de festa da Rua Sete de Setembro, na parte alta da Vila Meriti, uma medida de precaução diante das constantes enchentes na rua General Mitre, no 25 de Agosto.
• O que a direção do famoso colégio não esperava é que a cidade ficasse irremediavelmente dividida na quarta-feira, depois do temporal. O transbordamento da galeria de esgotos da Av. Presidente Kennedy tornou impossível a passagem pelo viaduto da Câmara. A outra passagem, pelo viaduto do Centenário, também ficou impraticável devido ao transbordamento do valão Jacatirão na altura do cruzamento da Rua Itatinga e Av. Presidente Tancredo Neves, antiga Itatiaia.
• Uma das professoras, cujo marido tem uma loja ao lado da Catedral, ainda pensou em ir à festa, pois era só subir pela rua Dr. Romeiro Junior. Ela esqueceu, porém, de um detalhe: morando no bairro Laguna e Dourados, não podia ir até lá para trocar de roupa, pois a Av. Dr. Manoel Teles fora invadida, pela enésima vez, pelas águas fétidas do valão dos Caboclos, aquele que foi motivo de uma bronca do Ministro das Cidades no prefeito Washington Reis.

Nenhum comentário: