quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

BAIXADA URGENTE

A VITÓRIA DA NÃO-VIOLÊNCIA
Hoje, 30 de Janeiro, foi proclamado pela ONU como o “Dia da Não-Violência”, uma homenagem a Mohandas K. Gandhi, também chamado Mahatma (que significa “grande alma”, “alma iluminada”). Por tentar unificar hindus e muçulmanos, Gandhi acabou assassinado por um hinduísta radical em 30 de janeiro de 1948. A instituição dessa data especial é uma iniciativa da
ONU voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos. Gandhi nasceu na Índia, em 1869, sendo considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Depois de estudar direito na Inglaterra, foi trabalhar na África do Sul como advogado, onde começaram as suas primeiras ações de protesto não-violento contra o racismo, baseadas na resistência pacífica e na não-cooperação com as autoridades. Depois de muitos anos de luta e de ter conseguido algumas melhorias para a comunidade indiana na África do Sul, decidiu voltar à terra natal, que à época era uma colônia do Império Britânico. Graças a seus esforços, a Índia conquistou a independência em 1947. Os procedimentos e as formas de luta que Ghandi propôs e utilizou eram as manifestações pacíficas, através de marchas, jejuns, greves de fome, orações e cooperação com os mais oprimidos. Também usou a Não-cooperação, por meio de boicote sistemático dos produtos ingleses e a desobediência civil, por meio da violação intencional, organizada, sistemática de leis consideradas injustas, tal qual os cariocas estão fazendo ao se negarem a pagar um IPTU extorsivo. Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. Apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948, o pacifista, que enfrentou o poder da Inglaterra, não recebeu, enquanto vivo, o prêmio Nobel da Paz. (Foto: Ego.weblog)

MP PREPARA O CADAFALSO
PARA IMOLAR OS PREFEITOS
As investigações em torno de um poderoso esquema de fraudes, descoberto pelo Ministério Público e envolvendo 17 prefeituras do Estado do Rio, cujo volume de desvio deve superar a casa dos R$ 100 milhões, já indicou o envolvimento de três prefeituras: Magé (base da quadrilha), Santo Antônio de Pádua (apoio logística) e Aperibé. Nas últimas horas, surgiram rumores sobre o envolvimento de pelo menos um ex-prefeito da Baixada, a partir da prisão de um empresário que se especializou em vender (e não entregar) uniformes escolares utilizados pelas redes de ensino das prefeituras envolvidas no esquema fraudulento. Segunda-feira, durante a cerimônia de lançamento do “Baixada Digital”, no Teatro Raúl Cortês, em Duque de Caxias, uma controvertida figura política da região era o centro das atenções de um grupo ligado ao prefeito Washington Reis. E a figura em questão detalhava o “modus operandi” do tal empresário, que está preso e reinou na Baixada a partir de 1997, quando para cá se transferiu em busca de facilidades para faturar sem muito trabalho. A loquaz figura em questão garantiu que tem, guardado a sete chaves, um completo “dossiê” sobre as aventuras comerciais e amorosas do tal empresário, o que seria um prato cheio para o MP, desde que adote o sistema de delação premiada, garantindo a tal figura política a inimputabilidade da sua conduta durante o tempo em que o tal empresário “vendia” uniformes para as prefeituras da região.

• O coronel Gilson Pitta Lopes é o novo comandante-geral da PM. Até ontem (terça-feira), O coronel Pita era o Chefe do Serviço Reservado da PM (P-2) e assinara, no ano passado, uma carta aberta ao governador, reclamando da proposta de reajuste salarial de 25% a ser pago em 24 prestações.
• Até ser convidado para comandar a PM, em substituição ao coronel Ubiratan Ângelo, o Coronel Pita integrava o grupo dos “Barbonos”, que reúne oficiais com postos de comando e reivindica a equiparação salarial entre a PM, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.
• Segundo fontes da Secretaria de Segurança, todos os oficiais que participaram da caminhada na Zona Sul, na manhã de domingo, serão exonerados de seus postos, pois o ato foi considerado uma quebra da hierarquia pelo Secretário de Segurança, Delegado (da PF) José Mariano Beltrame.
• A troca de comando na Polícia Militar não vai arrefecer os ânimos em torno de dois objetivos: o reajuste de salário da tropa e a demissão do Delegado José Mariano Beltrame da Secretaria de Segurança. E ainda vai agravar a disputa de poder entre os comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar.
• A decisão da ADEPOL - Associação dos Delegados de Polícia – de tentar bloquear, na Justiça, uma possível, mas difícil equiparação salarial de PMs, Bombeiros e policiais civis, dá bem uma mostra de que, em matéria de Política de Segurança Pública, falta comando e sobra politicagem.
• Ainda sem técnico, pois Manoel Neto se demitiu no domingo, ainda no vestiário do Maracanã, depois do chocolate que levou do Flamengo (5x1), o time do Duque de Caxias tenta se reabilitar logo mais, recebendo, no campinho do Tamoio, em Xerém, o Cardoso Moreira. O mini-estádio deverá lotar e, se a chuva parar, os 4 mil torcedores que pagarem ingresso poderão ver do que é capaz o time de Viola & Cia. Se chover, como no jogo-treino com a seleção da Nicarágua, a Defesa Civil deverá fornecer botes para os torcedores deixarem o local em segurança.
• Seguindo o exemplo dos moradores da Capital, acaba de surgir em Duque de Caxias um movimento pelo não pagamento do IPTU, como forma de protesto pela má gestão do dinheiro público por parte do Prefeito Washington Reis. Ao invés de pagarem agora em fevereiro (quando vence a 1ª parcela do IPTU), uma parcela ponderável de moradores do mais rico município do interior do Estado planeja pagar o IPTU só em novembro, na última prestação.
• Com a medida, o prefeito ficaria sem Caixa antes das eleições de outubro, não precisando a população gastar um tostão sequer com advogado, nem custas judiciais, não havendo nenhuma possibilidade de inclusão na Dívida Ativa do Município, pois estariam pagando o IPTU dentro do exercício.
• O único ônus seria um pequeno acréscimo de juros relativos às cotas vencidas de fevereiro a outubro, “mas valeria a pena pagar esses juros, como forma de protesto inteligente e de mostrar toda a nossa insatisfação com os governantes incompetentes”, afirmou um membro do movimento.
• Para quem está em dúvida sobre pagar o IPTU agora ou deixar para depois das eleições, em outubro, já tem uma saída. No endereço
http://charges.uol.com.br/2008/01/17/brasileiro-canta-danca-do-creu/ o internauta se diverte com a dança do “Creu” e fica sabendo o que o Governo faz com o nosso dinheiro.

Nenhum comentário: