quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

BAUXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAXIAS DESCOBRE MAIS DE
400 VEÍCULOS CLONADOS

Mais de 400 veículos clonados circulam pelas ruas de Duque de Caxias. A bombástica denúncia foi formalizada nesta quarta-feira pelo Secretário Municipal de Transportes do Município, o ex-vereador Abdul Haikal, em documento entregue à Corregedoria do Detran. O levantamento foi feito em 2007 e o Secretário confessa que não tem poderes para apreender os veículos, por não dispor de elementos quanto aos veículos originais, o que só o Detran dispõe. Para Haikal, a clonagem é a certeza da imunidade. “O delinqüente que coloca uma placa fria em seu veículo comete toda a sorte de irregularidades e ainda põe em risco a população” – denuncia o Secretário de Transportes de Duque de Caxias. Haikal só não explicou porque não combate as motos-táxis, cujos serviços são clandestinos por falta de legislação sobre tais serviços no Município, além de circularem sem placas, o que revela, no mínimo, que o moto-taxista não quer ser identificado em caso de algum acidente com o veículo. Até no estacionamento ao lado do Centro Cultural, na Praça do Pacificador, os donos de motos sem placas podem estacionar livremente, pois não há repressão nem por parte da Guarda Municipal, nem pela PM. Além de garantir a impunidade do infrator, a clonagem acarreta custos e aborrecimentos para os donos dos veículos originais. Um funcionário público de Santo André (SP), por exemplo, foi uma das centenas de vítima da falsificação da placa de seu carro, sem nunca ter passado pelo município. Ele recorreu da multa enviada para a sua casa pelo Correio, em novembro, por avanço de sinal, mas teve o pedido negado. Agora, ele teme perder pontos em sua carteira injustamente. “Sempre me preocupei em não cometer infração e, de repente, sou “premiado”. Vou entrar na Justiça para anular a multa - disse a vítima, que não quis se identificar.
Nem a Guarda Municipal, muito menos a PM reprimem a circulação de motos sem placa
ESTADO PROIBE ADOLESCENTE
DE ESTUDAR PELA MANHÃ

Um adolescente de 16 anos, Luan da Cruz Freitas, teve recusado o seu pedido de ingresso no Segundo Grau em duas escolas do Rio de Janeiro, simplesmente porque optou por estudar pela manhã. O adolescente indicou as escolas André Maurois, no Leblon, e Pedro Álvares Cabral, em Copacabana. Ele é um jovem esforçado, que optou por estudar pela manhã para poder continuar os estudos de piano à tarde. Ele já integra o Coral Harmonicanto, de São João de Meriti, e o estudo do piano é uma forma de se preparar para a vida adulta. Mas seu sonho de se tornar um pianista está em risco por conta de um critério absurdo do Governo, que veda aos jovens com 16 anos de estudarem durante o dia, apesar da Lei proibir que eles trabalhem antes dos 18 anos. A inscrição dele é a de número 046 760 e a única opção que lhe restou foi procurar um dos Pólos da Secretaria de Educação, no período de 18 a 22 de fevereiro, depois do início das aulas, para ver se sobrou alguma vaga que ele possa aproveitar.

Enquanto adolescentes são expulsos da rede pública, o Brasil engrossa as estastísticas sobre analfabetismo com mais de 7 milhões que não sabem ler e escrever

• O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, reafirmou, em depoimento nesta quarta-feira (23) no Fórum Criminal da Justiça Federal em São Paulo, a versão de que o partido contraiu um empréstimo junto ao banco BMG, no valor de R$ 2,4 milhões, com o objetivo de quitar déficit causado por despesas relacionadas à festa da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no período da transição do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para a gestão petista, em 2003.
• Ao saber que a Prefeitura vai pagar os vencimentos do funcionalismo de Caxias através da Caixa, já a partir do final de fevereiro, um servidor procurou a agência do HSBC para se informar como ficaria a sua conta-salário. A funcionária levou um susto, pois ainda não fora informada da mudança. Depois, recomendou que o servidor aguardasse o início de março, quando receberá o salário de fevereiro pela Caixa, para procurar o HSBC para encerrar, ou não, a sua conta.
• O ranking dos duzentos municípios que mais geraram emprego com carteira assinada no Brasil no ano passado foi liderado pelas mesmas capitais em relação a 2006. As cinco primeiras colocações na lista continuam sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza, nesta ordem. As capitais paulista e mineira, no entanto, tiveram crescimento em 2007 bem acima da alta do PIB (5,2%). O emprego formal teve incremento de 7,65% em São Paulo e 7,3%, em BH.
• O Estado do Rio, apesar do apoio de Lula, perdeu representatividade. Entre as 20 cidades que mais geraram emprego em 2007, apenas a capital, na segunda colocação. Em 2006, Macaé tinha sido a 20ª cidade do ranking. O município produtor de petróleo caiu treze posições. Niterói - antiga capital fluminense - caiu 35 posições de um ano para outro e agora está no 67º lugar da classificação da geração de mercado de trabalho. Já Volta Redonda foi o destaque do estado, subindo 81 posições no ranking.
• Na Baixada, Duque de Caxias caiu da 23ª para a 26ª posição, enquanto Nova Iguaçu subiu da 96ª para a 71ª e São João de Meriti, do 147º para o 141º.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada por ter divulgado a noticia, sobre nosso jovem Luan. Só uma retificação: O jovem, é da Comunidade do Cantagalo-Copacabana e é o pianista do Conjunto Harmonicanto, cartão de visitas do Projeto Harmonicanto Musica e Cidadania, que funciona sem qualquer patrocinio, na Comunidade do Cantagalo.
Cassia Oliveira
Coord.executiva Projeto Harmonicanto