terça-feira, 29 de abril de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI (XXI) A incompetência do poder público em obrigar o cidadão a respeitar as leis está registrada neste flagrante, feito na Rua Estevam de Giacomo, no centro de Duque de Caxias, que também serve como extensão do terminal rodoviário Plínio Casado, a poucos metros da estação ferroviária. A obstrução da estreita calçada obriga o pedestre a caminhar pelo asfalto, disputando espaço com coletivos e automóveis. Pelo estado do imóvel, vê-se que o desrespeito vem de longa data, talvez da época em que o cavalo era o único meio de transporte na Vila Meriti. (Foto: A Ellobo)

CRISE AMERICANA NÃO ABALA O
MERCADO IMOBLIÁRIO DA BAIXADA

O “boom” imobiliário na Baixada continua acelerado, apesar da crise internacional provocada pela crise financeira e do mercado imobiliáro dos EE.UU. Com a entrada de investidores estrangeiros no mercado imobiliário nacional, as construtoras estão procurando novos nichos de negócios e a Baixada Fluminense parece ser o mais novo, substituindo a Barra da Tijuca, estrangulada pela falta de meios de acesso rápido ao Centro do Rio. Duque de Caxias e Nova Iguaçu saíram na frente e, a cada fim de semana, um novo empreendimento é lançado. Enquanto o Shopping Caxias se prepara para a inauguração em outubro, a Julio Bogoricin promete para a segunda quinzena de maio o lançamento de um novo empreendimento de luxo no bairro 25 de agosto. Ele vai ocupar uma das últimas áreas livres da quadra formada pelas ruas Barão de Triunfo, Ana Nery, Correia Meyer e Barão de Tefé, onde a poderosa Gafisa já iniciou as obras de um conjunto de 180 apartamentos de alto luxo na área da antiga mansão do empresário Getúlio Gonçalves, presidente da Associação Comercial do município. Com seus 120 apartamentos de luxo e acesso pela Rua Ana Nery, o “Elegance Residencial” elevará para 300 o número de novas unidades residenciais na área em frente ao Hospital Mário Lioni. Uma das atrações do empreendimento, além das duas piscinas e da pista de boliche, é a churrasqueira com forno especial para pizzas. Certamente, muito deputado vai querer desfrutar desse privilégio: uma pizza fresquinha, sem necessidade de incômodas CPIs ou de recomendações do Conselho de Ética (?) da Alerj. HOJE TEM GRUPO DE METAIS DA
PETROBRÁS NO RAUL CORTEZ
O Grupo de Metais da Petrobrás, naipe que integra a festejada e respeitada Orquestra Sinfônica Petrobrás, estará se apresentando esta noite (29), no Teatro Municipal Raul Cortez. O concerto, imperdível e que começa às 19 horas, faz parte da série “Prata da Casa” e marcará a volta às atividades do Grupo de Metais, após um ano sem fazer shows. Este será o segundo programa da série - dias 9 e 10 retornou aos palcos o Conjunto de Sopros da Petrobrás, que tem por finalidade oferecer ao público acesso à música sinfônica. O Grupo de Metais da Petrobrás iniciou suas atividades em 2000 e vem se apresentando nos mais ecléticos lugares – que vão de salas de concerto a hospitais – executando obras de diversos estilos e épocas - do Barroco à Asa Branca, sempre com arranjos voltados para a interação com o público, no melhor estilo da famosa Orquestra Boston Pops, que popularizou a música clássica ao deixar de lado as obras mais difíceis do repertório usual de uma orquestra sinfônica, passando a tocar apenas peças mais conhecidas do público em geral. São preferidas as obras curtas, de compositores do século XIX como Tchaikovsky, Dvorák, Liszt, Brahms e Grieg. Ou bebendo na fonte de inspiração do maestro Isaac Karabchevisk, com os concertos populares da Orquestra Sinfônica Brasileira na Quinta da Boa Vista, onde reunia milhares de pessoas para ouvir a boa música, desde Tchaikovsky a “Garota de Ipanema” e outros clássicos da melhor MPB. O espetáculo desta noite faz parte da série “Prata da casa”, e será reapresentado no dia 1º de julho. Liderado pelo trombonista João Luiz Areias, o grupo de metais vai apresentar números musicais de várias épocas e estilos. As senhas serão distribuídas a partir das 17h. O Teatro Raul Cortez fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, no Centro da cidade. (Foto: OSP/Divulgação)

• A Assembléia Legislativa vota nesta terça-feira (29/04), o projeto de lei permitindo que as funções de secretário-geral, superintendentes, chefes de área e chefes de setor da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) sejam ocupadas por funcionários comissionados. A proposta, do governador revoga um artigo na Lei 4.621/05 que determina que estas funções sejam ocupaas exclusivamente por servidores efetivos do órgão.
• Para o deputado Luiz Paulo (PSDB), ex-vice-governaor do Estado, o projeto representa um retrocesso. “O projeto, em vez de avançar, no sentido de manter a profissionalização, volta no tempo, desqualifica o estatuto e a prioridade para o servidor público concursado, funcionário de carreira, porque admite que qualquer um pode ocupar esses cargos comissionados, tenham ou não requisitos para tal”, criticou.
• Na ânsia de ser convidado por Lula para ser vice em 2010, o governador quer transformar a JUCERJ num ninho de afilhados políticos, numa área técnica que exige qualificação e ética, coisas que nossos políticos abominam, haja visto o que o PTB, de Roberto Jefferson fez nos Correios e o que o PMDB de Orestes Quércia e Luiz Paulo Conde está fazendo em Furnas.
• Em mais uma declaração digna de ser inserida, como Menção Honrosa, no FEBEAPÁ, Lula voltou a criticar a Imprensa, ao se solidarizar com o pai e a madrasta da menina Isabela, que estariam sendo vítimas de pirotecnia e pré-julgamento pelos meios de comunicação, ao invés de se postar ao lado da família da vítima, cobrando mais eficiência da Polícia Paulista na elucidação do tenebroso crime.
• As infelizes declarações de Lula nos remetem à que deu Paulo Maluf, a respeito de estupro: “Estupra, mas não mata!”. Ou de Martha Súplice sobre a crise na aviação: “Relaxa e goza!”
• O comentário do blog sobre a participação da Maçonaria nos principais acontecimentos políticos no País, foram motivo de debate semana passada, numa das mais prestigiadas das três Lojas que a instituição mantém em Duque de Caxias.
• A nota registrava o lançamento de um manifesto, assinado por Vinicius F. Paulino, Paulo Von Bruck de Lacerda, Márcio Marrone e Marco Antônio Laçava, todos membros da Loja Maçônica Minerva Paulista, defendendo a posição do General Augusto de Lima no caso da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Cópias da nota do blog circularam de mão em mão e o assunto dominou a reunião
• A Ong Viva a Vida, em parceria com o Hospital Mário Lioni (Amil), vai construir uma nova cabine para a PM na Praça da Maçonaria. Com isso, será reforçado o policiamento na área do 25 de Agosto e teremos de volta a viatura que ficava ao lado da cabine, desde os anos 70, quando a cabine foi construída e uma viatura comprada pelos moradores do bairro e doadas ao Governo do Estado.
• O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, dará palestra na Unigranrio, nesta terça-feira, às 19 horas, no Tribunal do Júri da Escola de Direito, à Rua prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (RJ), com entrada franca.
• O tema “A SBPC e as universidades da Baixada Fluminense” destacará a importância delas na área científica, com ênfase nas pesquisas, nas mais diferentes áreas de ensino. A reunião regional da SBPC na Baixada Fluminense ocorrerá na próxima semana, de 7 a 10,, nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu

Nenhum comentário: