sexta-feira, 9 de maio de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PREFEITO FOI A BRASILIA
PEDIR PELA TRANS-AMAPÁ
As mudanças no projeto da RJ-109, rebatizado como Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, foram patrocinadas pelo prefeito Washington Reis, que foi a Brasília especialmente para negociar com o Ministério de Infra-Estrutura as mudanças que resultaram num prolongamento de 13 quilômetros no projeto original. A denúncia é do vereador Ito, que integra a bancada de oposição, segundo o qual o chefe do Executivo confessou a visita quando compareceu à Câmara de Vereadores para debater o projeto do Arco Viário. Com isso, o projeto, que ligaria a Estrada Rio Magé à Presidente Dutra, beneficiando São João de Meriti e Belford Roxo, acabou desviado para atender Xerém e Seropédica. Pelo novo trajeto, quem saiu ganhando foram os donos de terras em Xerém, que não constava do projeto original do DER, feito em 1974. E a prova de que o projeto foi alterado está no vídeo (foto) feito pela Secretaria de Obras do Estado, onde a localidade de Amapá, Zona Rural de Duque de Caxias, aparece com destaque. É nesse local, com muita terra devoluta e distante da zona industrial do município, que uma grande construtora pretende erguer um prédio residencial de 108 andares com 324 metros de altura. Só para comparação, a Gafisa lançou no ano passado um edifício de alto luxo no sofisticado bairro 25 de Agosto, com 18 andares, mas teve que reduzir para 16 por exigência das autoridades aeronáuticas, pois o prédio ficará na rota dos aviões que aterrisam e decolam do Aeroporto Tom Jobim.

INDIOS DE RORAIMA TÊM ATÉ
ASSESSORIA INTERNACIONAL

Uma delegação indígena brasileira, da qual fazia parte a assessora jurídica do COIAB – Conselho Indígena de Roraima – Joênia Wapichana, reuniu-se no dia 22/04 com Julian Burger, responsável pelo programa para Povos Indígenas e Minorias do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos. A reunião aconteceu na sede da ONU em Nova York, durante a 7a. sessão do Fórum Permanente da ONU para Assuntos Indígenas. Na oportunidade, Burger ouviu com atenção as queixas da delegação indígena sobre a discriminação e ameaça de reversão de direitos indígenas no Brasil. Na ocasião, foram entregues documentos preparados pelas lideranças indígenas sobre a situação de violação de direitos humanos dos povos da Raposa Serra do Sol, a situação da saúde indígena no Vale do Javari, e o caso do Povo Cinta Larga de Rondônia. O caso da Raposa Serra do Sol tem sido acompanhado pelo Comitê para a Eliminação da Discriminação
Racial da ONU, que já enviou 3 cartas ao Governo brasileiro. O representante do Alto Comissariado cumprimentou as lideranças indígenas e a COIAB pela participação dessa grande delegação brasileira no Fórum Permanente 2008. Ele relembrou que há muito tempo não via um grupo de lideranças indígenas do Brasil participando de uma reunião na ONU. Julian Burger ressaltou a importância dessa participação, esclarecendo que a ONU está buscando informações sobre o dia-a-dia das comunidades indígenas porque, segundo ele, sem a voz indígena no âmbito da ONU, o que mais se tem ouvido sobre o Brasil é que 12% do território estão demarcados para os Povos Indígenas. Burger manifestou satisfação por conhecer a delegação e garantiu convite e apoio para a COIAB participar das futuras reuniões da ONU sobre questões indígenas. Ele ainda manifestou interesse em elaborar um plano de trabalho com sugestões da COIAB para que esse órgão da ONU ofereça apoio técnico para melhorar a qualidade da FUNAI e, conseqüentemente, melhorar a política e os serviços prestados aos indígenas no Brasil.
Essa é mais uma prova cabal de que os problemas da Raposa do Sol foram internacionalizados pelos índios de Roraima, com assessoria internacional patrocinada por grupos interessados na exploração das riquezas naturais e minerais da Amazônia, como afirmou o General Augusto Heleno na famosa conferência no Rio de Janeiro. A delegação indígena estava tão bem assessorada que tinha até telefone para contatos: Estados Unidos: +1 520 4404742
Em dezembro de 2007, os índios cinta-larga simularam o seqüestro de David Martín Castro, Comissário da ONU, e do procurador da República Reginaldo Trindade (na foto, com o celular do cacique Nacoça) (Fonte: Acorda Brasil. Com).

• Na cerimônia comemorativa dos 119 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o general Luiz Cesário da Silveira, do Comando Militar do Leste, afirmou estar convicto de que o STF (Supremo Tribunal Federal) “decidirá pela soberania nacional” na polêmica em torno da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. “A soberania será mantida custe o que custar. O STF, essa grande casa, com certeza, dará uma solução que seja a melhor para o país. E o Exército existe para garantir a soberania do país”, disse o general.
• Durante o evento, o Colégio Militar tornou-se cenário de manifestações em
apoio ao posicionamento do comandante da Amazônia, general Augusto Heleno, que critica a demarcação contínua da reserva indígena. Ele afirmou em abril, durante uma palestra, que a política indigienista do país é “lamentável, para não dizer caótica”.
• O Google já registrou um novo verbete. Trata-se da Rodovia Trans-Amapá, como este Blog denominou o novo traçado do Arco Rodoviário da Região Metropolitana do Rio, que aumentou em 13 quilômetros o trecho entre o entroncamento da Rio-Magé com a Rio-Juiz de Fora, em Jardim Primavera, e o porto de Itaguaí, ex-Sepetiba.
• A grande sacada se deve ao lobby do prefeito Washington Reis, grande proprietário de terras em Xerém. Prejudicados foram os empresários do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, que pagarão mais caro pelo frete até o porto, e seus colegas de São João de Meriti e Belford Roxo, que ficaram fora do novo traçado.
• O vereador Orlando Silva, ex-Secretário de Administração do município, está em plena campanha pela reeleição. Seu irmão, o ex-deputado Gilberto Silva, deve ser confirmado como vice na chapa de Washington Reis. Pelo menos é o que o prefeito vem alardeando em suas reuniões.
• O PT, que ganhou uma Secretaria no Município, não se conforma e insiste em indicar o vice. Em 2004, Gilberto Silva, deputado estadual, desistiU de disputar a prefeitura para ser companheiro de chapa de Washington Reis. Depois de eleito, renunciou para continuar na Assembléia Legislativa, mas perdeu a reeleição em 2006.
• Voltaram esta semana a circular com mais força os rumores de que a deputada Andréia Zito será a candidata do PSDB à prefeitura de Duque de Caxias. O fato de ser mulher e jovem tem atraído a atenção do eleitorado, predominantemente feminino no município. Se sair candidata, Andréia Zito se tornaria a primeira mulher a disputar a prefeitura em 64 anos de existência do município.
• Um grande escândalo conjugal ameaça a reeleição de Washington Reis. É que um dos seus principais colaboradores pode ser enquadrado a qualquer momento na “Lei Maia da Penha” por agredir a ex-esposa.
• Segundo a rádio corredor, o crime teria ocorrido num dos mais importantes gabinetes de Jardim Primavera, em pleno expediente, sob as vistas atordoadas dos funcionários da Prefeitura. Esta não é a primeira confusão em que se mete o dito colaborador, que está jogando contra o patrimônio políticos do seu protetor.
• O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, do PMDB, numa desastrosa e inacreditável declaração, aconselhou os moradores da Amazônia, que dependem de transporte fluvial, a fiscalizarem os barcos em que viajam, para evitar nova tragédia, como a que matou mais de 40 passageiros do navio “Comandante Sales 2008”. Para o ministro, cabe aos passageiros a responsabilidade pela fiscalização dos navios.
• O acidente com o barco Comandante Sales 2008 ocorreu por volta de 5:30 horas de domingo. Os mais de 100 passageiros da embarcação, que não tinha licença da Capitania dos Portos para navegar, retornavam de uma festa realizada na comunidade “Pesqueiro”, em frente à cidade de Manacapuru, do outro lado do rio Solimões!!!!
• De acordo com o ministro peemedebista, a fiscalização das embarcações é atribuição da Marinha, mas, como a região é muito vasta, fica difícil fiscalizar todos os rios. “É praticamente impossível colocar fiscalização em todos os rios da Amazônia para supervisionar todo o transporte que é feito, especialmente o de passageiros”, explicou.
• Ele disse ainda que já destinou, por meio do Fundo da Marinha Mercante, recursos para recuperação de embarcações no Estado. “Bastantes recursos foram liberados para a região, mas essa fiscalização tem que ser feita especialmente pelos donos de barco e pelas pessoas que ocupam os barcos”, disse.
• A Prefeitura resolveu distribuir uma cartilha para explica a origem da Dengue, como identificar o mosquito, os sintomas e seu tratamento, além das formas de prevenção. A publicação é uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Universidade do Estado do Rio (UERJ) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
• O Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Cortes, não foi convidado para o evento, mas é cobrado pelas conseqüências da epidemia, em que mais de 100 mortes já foram confirmadas. O desconvite a Sergio Cortes foi conseqüência da “guerra” particular que lhe move o biólogo Oscar Berro, Secretário de Saúde do município e “se achava” dono de uma “sesmaria” chamada Instituto Vital Brasil, que o secretário de Saúde desmanchou com a federalização do programa “Farmácia Popular”, que agora é comandada pelo Ministro Temporão.
• São esperadas 15 mil pessoas nos stands da Feira de Ciências, Tecnologia e Educação, armada na Praça do Pacificador e na universidade Unigranrio, em Duque de Caxias, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e está acontecendo simultaneamente em Caxias e Nova Iguaçu. A Feira vai só até amanha (10) e a visita à Feira é grátis.

Um comentário:

no amor devemos saber ser verdadeiros disse...

gostaria q se possivel colocasse uma coluna sobre a realidade vivida aq em seropedica pois varios eleitores aq estao sendo comprados po candidatos e tambem muitos eleitores estao sendo ameasados po um ex prefeito queria uma coluna falando sobre minha cidade se fosse possivel des de ja o meu muito obrigado .