terça-feira, 27 de maio de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SUECO OFERECE US $ 50
BILHÕES PELA AMAZÔNIA
Relatório reservado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) publicado domingo (28) pelo jornal “O Globo”, informa que o empresário sueco Johan Eliasch, conselheiro do primeiro-ministro inglês Gordon Brown para questões de desmatamento e energia limpa, avaliou que poderia comprar toda a Floresta Amazônica por US$ 50 bilhões. Eliasch fez a declaração para estimular empresários ingleses a comprarem ou fazerem doações para a aquisição de terras na Amazônia. A Polícia Federal e a Abin investigam o suposto envolvimento de Eliasch com a compra de 160 mil hectares de terra nos estados do Amazonas e do Mato Grosso, como revelou domingo a coluna Panorama Político, do GLOBO. Segundo a ABIN, Eliasch realizou, entre 2006 e 2007, reuniões com empresários e propôs que comprassem terras na Amazônia, chegando a afirmar que seriam necessários “apenas” US$ 50 bilhões para adquirir toda a floresta”, alerta relatório da Abin enviado ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal.
O futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que assume o cargo nesta terça-feira, manifestou preocupação:
“Estou chocado e vou mandar apurar essa história assim que tomar posse”.
Conselheiro de Gordon Brown, Eliasch é um dos fundadores da organização não-governamental Cool Earth, entidade que está na lista, produzida pelo Ministério da Justiça desde o ano passado,.de ONGs suspeitas de irregularidades na Amazônia,
Depois da “geladeira” que Lula “abrigou” o general Augusto Heleno por dar “pitaco” no projeto da Reserva Raposa Terra do Sol, cujo processo a insuspeita Rende Bandeirantes acusou de ser uma fraude grosseira, é preciso ver se o rompante do presidente com o brado “A Amazônia é nossa!” está valendo. Há controvérsia!
Fonte: Portal Acorda Brasil)

SARACURUNA E CAMPOS
ELÍSEOS SEM TRENS
Os moradores de Saracuruna e Campos Elíseos, em Duque de Caxias, estão sem transporte ferroviário, em virtude do descarrilamento de uma composição na tarde de domingo, que deixou 10 passageiros feridos. A Supervia, que administra o serviço ferroviário, colocou ônibus à disposição dos passageiros para um transbordo na estação de Gramacho, fim de linha para os trens elétricos. O acidente ocorre no momento em que funcionários da Central Logística, que ficou com o acervo e os empregados da extinta Flumitrens, tentam convencer a multinacional Vale, dona da Central Atlântica, que administra todo o trecho da antiga Leopoldina no setor de transporte de carga, a retomar o serviço suburbano, inclusive do ramal entre Niterói e Magé. Atualmente, a Cetral Atlântico suspendeu o transporte de combustíveis ente a Reduc e a base de Macaé, alegando o elevado número de roubos de caminhões-tanques na área de Campos Elíseos. Para cumprir o contrato com a Petrobrás, a Central Atlântico contratou empresas para fazer o transporte por rodovia, mais caro e perigoso.

• Uma das músicas da trilha sonora do filme “Os dois filhos de Francisco”, “Garoto de Rua”, contando a saga da dupla Zezé de Carmo e Luciano, agora também faz sucesso no “You Tube”, através de um clipe muito interessante, que mostra que a preocupação do Governo com os pobres é apenas uma questão de marketing, com vistas às eleições. Veja e ouça em http://www.youtube.com/watch?v=equNVlWi6LM
• O diagnóstico sobre o perfil das Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam na Amazônia será o primeiro passo para a elaboração do estatuto que disciplinará a forma como as entidades estrangeiras poderão trabalhar no Brasil. O estudo sobre o segmento deverá ser concluído nos próximos dias com a apresentação de um relatório contendo a recomendação de fechamento das entidades que se desviaram dos objetivos e um conjunto de sugestões de mudanças na relação do governo brasileiro com as ONGs.
• “Precisamos criar mecanismos que evitem a repetição de problemas. Não se trata de criminalizar as entidades, mas de exercer o controle sobre o que efetivamente fazem em território nacional”, diz o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, encarregado de apresentar as propostas de mudanças ao ministro da Justiça, Tarso Genro.
• O levantamento sobre as ONGs, motivado por portaria editada em dezembro do ano passado, fará a distinção entre as entidades com atuação reconhecida nas áreas indígenas e de meio ambiente e aquelas envolvidas em suspeitas de desvios. Embora não aponte nomes agora, o Ministério da Justiça já tem indícios consistentes de que muitas entidades usavam a ecologia e a defesa das causas indígenas como fachada para espionar as riquezas da região, como a biodiversidade e o potencial mineral, principalmente o nióbio, a serviço de grupos estrangeiros.
• Oito empresas, das 20 que mais contribuíram com o Caixa do PT em 2007, receberam, naquele ano e em 2008, pagamentos por serviços prestados ao governo federal que chegam a 54 vezes o valor doado à legenda. Os dados saíram do cruzamento de informações da contabilidade do partido, entregue no último dia 30 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com os números do Portal da Transparência, do próprio governo.
• As 20 maiores doadoras deram aos petistas 8,7 milhões de reais, enquanto oito dessas empresas receberam pagamentos de 473 milhões. A maior parte das companhias opera no ramo da construção civil.
• O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, rebateu as suspeitas de favorecimento das empresas doadoras. Para ele, todas as grandes empreiteiras e bancos mantêm relações com os governos. “Não vejo estranheza em colaborarem, porque nossos doadores são esses grandes grupos”, disse Ferreira ao jornal Folha de S. Paulo.
• Foi sepultado, na tarde de quinta-feira (22), no Cemitério do
Corte Oito, o corpo do professor de História e poeta Delton Silva Peçanha, de 60 anos, que falecera durante a madrugada em sua residência, no centro de Caxias, vitima de enfarte. Ele tinha 40 anos de magistério, militou no antigo Partido Comunista Brasileiro e, como defensor do socialismo, participou da fundação do PDT em Caxias.
• Delton Peçanha trabalhava na E.E. Graham Bell, em Jardim Primavera e, como militante cultural, questionava a falta de uma política de cultura no município. Sua indignação virou poesia e crônica no livro “A fábrica de tecidos do Corte Oito”, lançado recentemente pelo ex-secretário de Cultura, Stélio Lacerda.
• Ele foi demitido da Prefeitura de Caxias durante a ditadura e aguardava a reintegração, por força da lei de anistia. Como não integrava o PT, nem era do círculo de amigos do Ministro Carlos Lupi, o professor e poeta não conseguiu receber, em vida, a compensação financeira que tem sido paga a outras figuras do mundo artístico e cultural. Com o dinheiro, ele pretendia organizar uma ONG de caráter cultural e lançar o seu primeiro livro de poesias.
• Começa hoje (27) e irá até quinta (29), a maior Feira de estágios da Baixada Fluminense. Durante três dias, estudantes, candidatos a programas de estágio, processos de trainée, intercâmbio, além daqueles que buscam um emprego com carteira assinada, poderão bater ponto na EXPO ESTÁGIOS & CARREIRAS 2008, sempre das 10 às 20 horas e conquistar uma das duas mil oportunidades oferecidas por 23 empresas.
• Com patrocínio da Caixa e apoio da ABRH, a 5ª Expo promete repetir o sucesso das anteriores. O evento acontecerá no campus da Unigranrio, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto. A Expo está situada num cinturão industrial que reúne a Refinaria Duque de Caxias e a Rio Polímeros, ambas no distrito de Campos Elíseos, além de centenas de novas empresas, principalmente nas áreas de plástico, metal-mecânica e de movelaria.
• Hoje, às 11 horas, no auditório da Unigranrio, Fábio Quintino, da Caixa Econômica Federal, abre o Seminário com a palestra “Caixa Econômica na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social no país”. À noite, a partir das 18 horas, será a vez de Cláudia Cunha, coordenadora de Intermediação de Mão-de-Obra do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, abordar “O mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro”.
• Será realizado quinta e sexta (29 e 30) o “IV Seminário Brasileiro de Defesa do Consumidor e Acesso à Justiça”. Será na sede da EMERJ - Escola da Magistratura, localizada no 4º andar da sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o evento também assinalará os 18 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
• Estarão em debate no Seminário temas como as novas regras da telefonia móvel,
as novas regras dos planos de saúde,
o transporte áereo e terrestre no Brasil e os direitos dos
consumidores entre outros. As inscrições são gratuitas e serão realizadas somente pelo
site da EMERJ
(
www.emerj.rj.gov.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

A VENDA DA AMAZÔNIA

Isso é velho! Desde que trabalhava na Marinha, em projetos especiais, já sabia desta parada.
Até da provável sabotagem da nossa plataforma de lançamento de satélites.
Se você pegar Google Earth e visualizar Rondônia, está na cara que só quem tem alta tecnologia poderia fazer aquelas marcações em linha reta de mais de 1000 quilômetros.
Esse blog que te passei é o que criei para democratizar as nossas comunicações aqui no Brasil e Bairros ....O site está fora do ar ainda.