terça-feira, 19 de agosto de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

FEUDUC PENHORA O PATRIMÔNIO
PARA PAGAR GRANDE DÍVIDA
O presidente do Diretório Central dos Estudantes da FEUDUC, Anderson Carvalho da Silva, acaba de fazer graves denúncias sobre os desmandos da atual direção da Universidade de S. Bento, a primeira da Baixada Fluminense.
Além de confirmar que não só ele, que deveria cursar o 7º período, mas também o vice-presidente do DCE, Kennedy Guilherme, que iria cursar o 8º, foram impedidos de renovarem a matrícula para o novo período, Anderson da Silva denuncia que a instituição, com um passivo confessado superior a R$ 3 milhões de reais, levantou um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, hipotecando, para tanto, o patrimônio da FEDUC, o que aumenta o risco da instituição fechar as portas, pois uma Fundação existe em função do seu patrimônio, já que não uma empresa com fins lucrativos e é obrigada, por lei, a reverter em investimentos o saldo positivo de cada exercício. A desastrada medida administrativa deixa às claras a firme intenção da atual direção de vender o valioso terreno de 130 mil metros quadrados, cedidos pelo INCRA com fins educacionais, para empreendimentos imobiliários.
Mais grave, do ponto de vista acadêmico e cultural, foi a decisão da direção da Feuduc de lacrar as portas do Departamento de História, o único especializado em História da Baixada Fluminense, impedindo o acesso de professores, alunos e pesquisadores de todo o Grande Rio, que sempre visitavam S. Bento em busca das raízes da história desta fabulosa região. Além de usar os métodos do AI-5, a direção da FEUDUC ainda usa o Decreto-Lei 477, do ex-Ministro Jarbas Passarinho, que manietou o movimento estudantil na época da Ditadura, para silenciar a reação de estudantes e professores, que estão sendo impedidos de estudar e trabalhar pela truculenta diretoria, chefiada pelo advogado Marcos Boechat. Quando o Ministério Público vai exercer, efetivamente, o seu papel de Fiscal da Lei e cobrar da direção da Universidade, nos termos do Art. 66 do novo Código Civil, esclarecimentos sobre todas as denúncias feitas, de público, pelos estudantes?

PANE TELEFÔNICA DEIXA A
BAIXADA SEM AMBULÂNCIAS

Desde sexta-feira, caiu em 70% o número de atendimentos SAMU-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na Baixada, devido à pane no sistema telefônico que interliga a Central de Atendimento à frota de 50 ambulâncias e aos 12 hospitais região, para são encaminhados os pacientes atendidos pelo SAMU. Segundo a operadora TIM, responsável pelo sistema de rádio-comunicação entre as unidades hospitalares, ambulâncias e a Central de Atendimento, a pane foi decorrente de atos de vandalismo na rádio-base de Nova Iguaçu, que já teria sido sanado, mas, só na próxima sexta-feira (22), a direção da empresa vai se reunir com autoridades do Ministério da Saúde para discutir o problema e alternativas para que ele não se repita.

PROPAGANDA IRREGULAR
AGORA VAI PARA O LIXÃO
No antigo Fórum de Duque de Caxias, ao lado da 59ª DP e em frente à Praça Governdor Roberto Silveira, estão sendo despejadas centenas de placas e e outros tipos de propaganda eleitoral espalhadas pela cidade. Os Fiscais do TRE/RJ estão trabalhando de domingo a domingo, até altas horas da noite, para livrar a cidade da poluição visual provocada pela propaganda colocada de forma irregular, ou sem o CNPJ do candidato, da empresa que confeccionou o material e a quantidade do mesmo produzida. Num primeiro momento, todo o material apreendido servirá de prova para a lavratura de autos e aplicação de pesadas multas. Encerrados os processos, esse material, que consumiu grandes recursos de campanha dos diversos partidos e coligações, deverá ser levado para o Lixão do Jardim Gramacho.

• A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito e vereador começa a ser veiculada no rádio e TV na manhã desta terça-feira (19) e vai ao ar até o dia dois de outubro, três dias antes do primeiro turno. Por decisão do TRE, a Rede Globo transmitirá a propaganda referente aos candidatos da Capital; a Record, de São Gonçalo; o SBT, de Duque de Caxias; a Band, de Nova Iguaçu; Rede TV, Niterói; Rede Brasil, São João de Meriti; e CNT, Belford Roxo.
• Também por decisão do TRE, os programas para prefeito e vice serão transmitidos às segundas, quartas e sextas, em 2 blocos de meia hora cada um. No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30; e na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.
• Assim, os vereadores serão os primeiros a “entrarem nas casas dos eleitores”. Tem candidato de partido médio chiando, pois só terá Oito Segundos para dizer por que quer ser vereador. Só para comparar, César Cielo, o medalha olímpica de natação em Pequim, fez 50 metros em apenas 20 segundos, tempo equivalente ao de 2,5 candidatos.
• É nesse curtíssimo espaço de tempo que os candidatos a vereador terão espaço para apresentar suas propostas para a segunda cidade do Estado em arrecadação.
• Por isso, um dos partidos da base do prefeito teve que refazer a propaganda dos seus candidatos. A gravação fora feita há três semanas, mas, na sexta-feira, todo mudo foi convocado para o stúdio da produtora, pois o programa precisou ser refeito por causa do tempo exíguo de cada candidato, que baixou de 5,2 para míseros 3,8 segundos.
• A divisão do tempo de cada eleição (prefeito e vereador) é feita pelo juiz eleitoral de cada município. A distribuição do tempo entre os candidatos registrados é de responsabilidade dos partidos e das coligações.
A propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), ou os recursos de legenda. É proibida a participação paga de pessoas no horário gratuito.
• Para atrair o interesse educacional pelo folclore brasileiro, bem como aguçar a sensibilidade artística dos jovens, a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, numa comemoração antecipada do “Dia do Folclore”, dia 22, realiza nesta 19, terça-feira (19), a 2ª OLIMPÍADA FOLCLÓRICA DE DUQUE DE CAXIAS – MOSTRA CULTURAL.
• O evento será na quadra da Grande Rio, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Para tanto, a direção da Pimpolhos convidou escolas particulares e oficiais, ongs e grupos a participarem com exibição de teatro, dança e exposição e a visitar o evento.
• Numa reunião de emergência do comando da sua campanha na manhã
desta segunda-feira, Zito anunciou que a deputada Andréia Zito (foto) será sua companheira de chapa, em substituição a Laury Villar Filho, que renunciou semana passada. Durante a reunião, Laury explicou as razões da sua renúncia, recebendo a solidariedade de todos.
• Zito tinha prazo para indicar um novo companheiro de chapa, mas resolver agir rápido antes que a disputa pelo posto acabasse provocando ressentimentos entre companheiros, como já havia ocorrido em 2004, quando ele preteriu o Doutor Heleno e a professora Roberta Barreto como candidatos á sua sucessão, indicando Laury.
• Teve grande repercussão a nota dada pelo blog, em primeira mão, da existência de um movimento de rebelião, reunindo candidatos a vereador ligados a Washington Reis e Zito, em razão da maneira como está sendo distribuído não só o material de campanha, mas também o horário da propaganda no rádio e TV, que começa hoje. Por lei, a distribuição de espaço entre candidatos a eleições proporcionais é da competência dos partidos ou coligações, enquanto para prefeito é feito pela Justiça.
• Segundo alguns candidatos, que pedem para não serem identificados, tanto Zito, quanto Washington estão privilegiando um pequeno grupo, integrado por vereadores que tentam a reeleição, deixando “a ver navios” os candidatos sem mandato e sem dinheiro, mesmo os que tem perspectivas positivas de serem eleitos.
• A ex-deputada Magally Machado, por exemplo, deixou de ser vice na chapa do Dr. Moacyr do Carmo, em 96, por orientação do Bispo Edir Macedo, sob a alegação de que não podia correr risco, já que tinha uma eleição para vereadora garantida, enquanto a eleição do Dr. Moacyr era improvável.
• Para o líder da Igreja Universal, a manobra era orquestrada pelo ex-prefeito Hidekel Freitas e visava excluir Magali da chapa de vereadores, a fim de facilitar a eleição de Vadico, o candidato preferido do ex-prefeito e ex-senador. A vaga acabou caindo no colo do professor Paulo do Carmo, sobrinho de Moacyr.
• Gilberto Silva, novamente candidato a vice de Washington Reis, foi vítima desse tipo de armadilha no Governo Zito, quando diversos candidatos foram lançados em sua área de atuação (Centenário, Periquitos e Olavo Bilac), visando a sua derrota. E Giba sabe quem era muito ligado a Zito e tentou derrubá-lo.
• A insatisfação dos candidatos adeptos da “Operação Camarão”, que visa fortalecer a candidata do PSOL, Leninha, tem um forte concorrente: o movimento pelo voto nulo. Até um blog já foi lançado para “detonar” Zito e Washington, na esperança de um impasse diante do volume de votos nulos. Será que dará certo?

Um comentário:

FERNANDO COELHO PSOL disse...

As pessoas devem antes de se filiar a um partido político, avaliar a postura desse partido perante a sociedade, perante seus militantes e ver se vale a pena vestir a sua camisa.
Vejo muitos cidadãos se candidatarem somente por serem populares em seus bairros, convidados por partidos que tem interesses somente eleitoreiros e depois de passada essa fase todos são esquecidos em seus bairros.
Eleição é coisa séria! Não consiste em somente receber dinheiro pra bancar campanha e nem ter um plano de gestão pra apresentar pro eleitor.
Tem pessoas que se candidatam apenas para angariar votos pra partidos, e nessa brincadeira terminam atrapalhando a campanha de pessoas que uerem levar a coisa á sério.