quinta-feira, 23 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - ELEIÇÕES

CÉSAR MAIA DENUNCIA
GOLPE CONTRA GABEIRA
Em seu ex-blog desta quinta-feira (21), o prefeito César Maia denunciou a existência de uma nova “Proconsult”, um esquema montado para fraudar a eleição de Leonel Brizola em novembro de 1982, através de um programa de computador, que transferia para Moeria Franco, através do Fator Delta, os votos destinados ao fundador do PDT.
Esta foi a denúncia de César Maia:

PREPARAM NOVO "PROCONSULT”

NA ELEIÇÃO A PREFEITO DO RIO!
1. Este Ex-Blog recebeu ontem e anteontem e de três fontes -todas da área de inteligência - uma da polícia estadual, outra da polícia federal e outra do Exército, informações sobre tentativa de golpe na eleição a prefeito do Rio. Abaixo um resumo agregado das três fontes.
2. Todas dizem que se as pesquisas de sexta/sábado, apresentarem um
resultado indefinido, empate técnico na linguagem da imprensa, o plano entra em operação. As ações são de três tipos.
a) constrangimento nos corredores de votação na zona oeste (regiões de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz), região de Acari, Pavuna e Anchieta e áreas das milícias.
b) informar por celular às mesas compostas integralmente por pessoas de confiança nessas áreas para a partir das 15h de domingo até o fechamento das urnas, sempre que não houver eleitor, um mesário votar 15 pelo eleitor e outro assinar o livro. É uma operação rápida, pois é um número só.
c) uso de hackers sobre os sistemas da Zona Sul, Barra, Tijuca, Santa Teresa e centro da Penha e Ilha do Governador de forma a tentar anular votos.
3. O primeiro passo foi dado com a antecipação do feriado estadual e federal na segunda-feira dia 27. Na sexta-feira dia 24, as repartições deverão afrouxar desde cedo as presenças de forma a estimular as viagens.
Agora, é com o Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral e com a Polícia Federal. Basta seguir o “script” revelado pelo prefeito carioca.

ALERJ JÁ CONSTATOU QUE
O LIXÃO ESTÁ AFUNDANDO
No dia 18 de agosto último, membros das Comissões Ambiental e de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado estivaram no Jardim
Gramacho, juntamente com representantes do CREA/RJ - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro, para verificar as denúncias sobre as precárias condições do aterro operado pela Comlurb. Na ocasião, a Assessoria de Comunicação da Alerj distribuiu o seguinte “release”, inclusive com fotos da visita:
As Comissões de Saneamento Ambiental e de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) irão elaborar, junto com o um relatório técnico sobre as condições do aterro metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. A decisão foi tomada durante vistoria feita pelos parlamentares no aterro, nesta terça-feira (14/08). “Nesse relatório, que será encaminhado ao Governo do estado e às prefeituras que despejam o lixo em Gramacho, iremos propor um pacote de medidas, que podem ser inclusive legislativas, para facilitar a criação de novas áreas de descarte do lixo. Vamos também sugerir medidas de gestão sustentável para o lixo”, antecipou o presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, deputado Pedro Paulo (PSDB), acrescentando que será marcada uma audiência pública conjunta entre as comissões para discutir a questão do descarte do lixo. O aterro, administrado pela Comlurb, recebe cerca de oito mil toneladas de lixo por dia.
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, deputado André do PV, constarão no relatório também exigências das comissões da Alerj e do Crea para o processo de desativação do aterro, que hoje opera acima da sua capacidade por não existir um outro local adequado para a destinação final do lixo dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Queimados. “As sugestões feitas pelo Crea serão exigências fiscalizadas pelas comissões da Alerj. Nossa função é defender o meio ambiente”, afirmou o parlamentar.
A visita ao aterro sanitário fez parte da 64ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA), que está realizando um levantamento das irregularidades de empreendimentos potencialmente poluidores da Baía de Guanabara. Para o assessor de meio ambiente do Crea-RJ, Adacto Ottoni, os efluentes de chorume (líquido que sai do lixo) do aterro estão controlados. Ele elogiou a Estação de Tratamento de Chorume que funciona dentro do aterro e trata 380 metros cúbicos de resíduos por dia. “A única sugestão que faço é que o monitoramento do chorume seja feito na parte da frente do aterro, entre o manguezal e a Baía de Guanabara, para atestar que não há vazamento na baía”, ressaltou Ottoni. Segundo o deputado André do PV esse monitoramento pode ser feito pelo ônibus da comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj que entrará em funcionamento no mês de setembro.
Ottoni disse ainda que é necessário que seja implantada, através de políticas públicas, uma gestão sustentável do lixo, com redução da quantidade de resíduos produzidos, a implantação de coleta seletiva e reciclagem do lixo. “Não é possível que todo o lixo produzido pela sociedade seja descartado no meio ambiente. O que queremos é uma gestão limpa e sustentável do lixo, para que ele possa gerar renda. Com a coleta seletiva e a reciclagem, o que irá para os aterros serão quantidades muito inferiores, aumentando assim a sua vida útil” explicou o assessor do Crea.
Participaram da visita o procurador da República do Município de São João de Meriti, Renato Machado, o representante do Conselho Regional de Biologia, Emir Mercadante, e o assessor da Diretoria Técnica da Comlurb, José Henrique Penido.

• A partir do próximo dia 10, por decisão da FEEMA, os grandes produtores de lixo, como supermercados e shoppings, estarão proibidos de despejar o lixo no aterro do Jardim Gramacho. O problema é saber quem vai fiscalizar a entrada dos caminhões, que hoje é feito pela empresa contratada pela Comlurb para administrar o aterro, sem o poder de polícia que o caso requer. • A FEEMA, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado, está subordinada aos interesses políticos do governado e sem autonomia para enfrentar as máfias do lixo que operam no Estado do Rio.
• O exemplo mais gritante da omissão intencional da FEEMA foi a construção do novo hospital de Duque de Caxis, em área de preservação permanente, conforme já decidiu o Ministério Público Federal que ajuizou uma ação contra o Vasco da Gama e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, invadiram a área do entorno da Baia de Guanabara, entre os rios Meriti, na divisa com a Capital, e Iguaçu, que separa o 1º do 2º Distritos de Duque de Caxias.
• Na ação, o MPF quer a restauração de toda a área (480 mil metros quadrado) doada no Governo Geisel ao clube de São Januário, hoje totalmente degradada pela construção do hospital e de um centro de treinamento, que nunca foi utilizado pelos atletas vascaínos.
• A doação foi anulada pelo Tribunal de Contas da União, que considerou o decreto de doação inconstitucional e caduco, pois o clube de São Januário deixou passar 20 anos para realizar alguma obra no local, quando a legislação sobre doações exige que a posse efetiva seja feita em dois anos, no máximo.
• Desde ontem, quinta-feira, os Oficiais de Justiça, encarregados de fazerem todas as intimações e citações nos processos judiciais, decidiram aderir à greve dos serventuários da Justiça, que hoje completa 32 dias e sem solução à vista, pois o projeto de lei do Tribunal de Justiça, que concede um reajuste de 7,3% à categoria, está paralisado na Assembléia Legislativa por ordem de Sérgio Cabral.
• O reajuste dos serventuários, desde o início do ano negociados com a direção do Tribunal de Justiça, estabelece que o reajuste será pago com efeito retroativo a 1º de maio, data-base da categoria.
• Os recursos necessários ao pagamento estão disponíveis no orçamento próprio do Tribunal, não dependendo de aporte de recursos do Tesouro do Estado.
• Um veterano servido da Justiça estranha a oposição do governador ao pagamento desse reajuste, lembrando que, quando o Estado precisou de dinheiro para construir uma nova sede para o IML, foi o Tribunal de Justiça quem concedeu a ajuda de R$ 100 milhões, da mesma forma que o TJ vem contribuindo na construção das Delegacias Legais, que estão substituindo todas as antigas Delegacias de Política de todo o Estado, utilizando de forma criteriosa os recursos arrecadados através das custas e multas judiciais.
• Neste sábado (25), 115 alunos e 12 professores da Escola de Ciências da Saúde da Unigranrio trabalharão num cinturão de pobreza de Duque de Caxias, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, das 8h30m às 12h30m. Alunos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e de Odontologia atuarão no evento “Dia da Saúde” em Vila Canaã, em Xerém, integrados em ações preventivas.
• Serviços oferecidos: verificação de pressão arterial e de glicose, avaliação oftalmológica, saúde bucal, recreação, atividades de circo para adultos e crianças, dicas de alimentação saudável, informações sobre diabetes e hipertensão, palestras sobre prevenção ao câncer de mama e DSTs/AIDs, direitos de cidadania, palestra sobre como cuidar de pequenos animais, e exibição de vídeo sobre glaucoma. A coordenação desse mutirão é das professoras Sandra Impagliazzo (psicóloga) e de Júlia Bordinhão (professora de Enfermagem).

PRATA DA CASA SOBE AO
PALCO DO RAUL CORTÊS

Depois do sucesso das duas apresentações no “Dia da Criança”, com a participação de três jovens atores de Duque de Caxis, o Teatro Raul Cortês repete a dose neste final de semana com “Stuart – O Musical”. O elenco é encabeçado por Gabriel Moura (Stuart”, seu irmão Dorgival Júnior (Strup) e Mateus Pires. Gabriel. A reapresentação neste sábado e domingo será sempre às 16 horas e o espetáculo agrada tanto a crianças, como seus papais. Tanto Gabriel Moura como seu irmão, Dorgival Moura, apesar da pouca idade, já têm uma longa carreira em campanhas publicitárias e participações especiais em novelas da Globo. A produção e direção é do empresário e advogado caxiense Dorgival Moura, um pai orgulhoso da carreira de seus dois filhos nas artes cênicas. (Foto: Divulgação)

2 comentários:

Anônimo disse...

Artigo do Melqui que está bombando na internet:

JORGE BOAVENTURA, O PROFETA PROFANO QUE VATICINOU A CRISE FINANCEIRA GLOBAL

Falecido recentemente, o Professor Jorge Boaventura, Conselheiro da ESG-Escola Superior de Guerra, nos últimos anos de sua vida não era tido como uma pessoa equilibrada . Suas advertências sobre o fim do capitalismo Anglo-Americano eram tidas como loucura, principalmente pela grande mídia, pois fizera uma tenebrosa revelação sobre o FED, o Banco Central dos EUA......

http://militarlegal.blogspot.com/

Anônimo disse...

Engenho da Posse - Xerém
Prezado Alberto
Apreciando suas crônicas, deparei-me com a de 31.04.2006, sobre a antiga capela de Santa Rita da Posse em Xerém.
Confesso que fiquei intrigado, pois o capitão Mór Francisco Gomes Ribeiro, citado como o proprietário daquele antigo engenho de igual nome, teve um sobrinho homônimo, dito " o môço", que faleceu em14.10.1763; cujo testamento foi realizado em casa do sobrinho Antonio Ribeiro de Avellar no dia 19 de setembro do mesmo ano.
O Capitão Mór já se encontrava no Brasil em 29.05.1677, quando representou o 1º Visconde de Asseca no recebimento de terras na capiania de Paraíba do Sul em Campos, por nomeação do governador Martim Correia Vasqueanes.
Em 1727, o Capitão terminava a sua terceira gestão como provedor da Sta. Casa da Misericordia do Rio de Janeiro.
Poderia o ilustre cronista enviar-me a data e conteúdo do documento, de quando o Capitão Mor Francisco Gomes Ribeiro adquiriu tal propriedade?
Isto seria muito importante para minha coletania de dados, pois o Capitão foi meu 9º avô materno e sua filha mais velha, Isabel de Souza, minha 8ª avó, teria perdido o marido "John Braneck" e ficado viúva com 8 filhos.
De qualquer forma, sou imensamente agradecido pelo belo trabalho do excelente articulista.
Com admiração,
Pedro Vianna.