segunda-feira, 10 de novembro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ROMBO NAS CONTAS ATRAPALHA
A TRANSIÇÃO NA PREFEITURA


A transição em Duque de Caxias vai demorar mais do que o prefeito eleito Zito esperava. Em função do rombo nas contas tanto do Executivo, como do Legislativo, a transição só vai ocorrer
a partir do dia 15 de dezembro. Segundo uma fonte próxima ao futuro prefeito, Washington Reis não conseguiu a adesão da direção do IPMDC para a transferência de R$ 15 milhões, que seriam retirados do Fundo de Reserva da autarquia, para melhorar a posição de caixa da Prefeitura. Já na Câmara, o impasse é decorrente da reação dos vereadores à demissão de mais de 100 servidores, ocupantes de cargos em comissão ou terceirizados, dispensados logo depois de fechadas as urnas. A irritação maior é porque, dos 21 vereadores em exercício, apenas 8 conseguiram renovar o mandato nas eleições de 5 de outubro. No caso do IPMDC, Washington Reis optou por substituir o advogado Antonio Batista dos Santos pelo atual Secretário de Governo, Carlos Alberto da Silva. A intenção é transferir para o caixa da Prefeitura parte dos ARA$ 90 milhões que estão no caixa do IPMDC, parte decorrente da compensação paga pela Previdência Social, por conta do grande número de servidores do município que sempre contribuíram para o INSS enquanto celetistas, mas foram efetivados como estatutários por conta da Constituição de 1988. Hoje, pensões para os dependentes e aposentadorias para os servidores que começaram a trabalhar na Prefeitura antes de 1985 são pagas pelo IPMDC.

MUTIRÃO VAI REMOVER O LIXO
DA ECOBARREIRA DO RIO MERITI

A Secretaria Estadual do Ambiente vai realizar, em parceria com a pasta d
a Saúde, uma campanha de combate ao lançamento de lixo nos rios e canais, o que contribui para aumentar o número de casos de dengue. Estão previstos mutirões à margem dos rios que desembocam na Baía de Guanabara e a exibição de vídeos publicitários no horário nobre em emissoras de rádio e televisão, a partir do próximo dia 21. O primeiro mutirão, no dia 21, será realizado na ecobarreira do Rio Meriti, ao lado do conjunto do Travo das Missões, na confluência da Linha Vermelha com a Rodovia Washington Luis, em Duque de Caxias. Mais de 200 pessoas serão mobilizadas na coleta de lixo flutuante e limpeza das margens do rio. Ao mesmo tempo, agentes de saúde irão às casas dos moradores da região ribeirinha para identificar possíveis focos do “Aedes aegypti”, mosquito que transmite a dengue. Uma equipe de mobilização irá orientar a população sobre os problemas gerados pelo acúmulo do lixo. A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, ressaltou que, além da dengue, a poluição das margens dos rios pode gerar outros prejuízos que costumam se agravar com o verão. No período das chuvas, esse lixo obstruirá a rede de drenagem e pontes, o que vai causar uma elevação do nível das águas. Com isso, as enchentes se tornarão muito mais graves do que deveriam ser. “As conseqüências podem acabar se voltando contra as próprias pessoas que, muitas vezes, jogam o lixo nos rios”, afirmou Marilene. O mutirão do Rio Meriti é um projeto piloto que, caso dê certo, será implementado em outros rios que desembocam na Baía de Guanabara.

· Além do rombo de caixa, o prefeito Washington Reis ainda tem pela frente uma série de problemas a resolver antes de passar as chaves do gabinete ao prefeito eleito. Um deles é a conclusão das obras do “mergulhão” da estação ferroviária, que se arrastam há dois anos, causando transtornos ao trânsito e ao comércio do triângulo formado pelas ruas Joaquim Lopes de Macedo, Manoel Correa e Av. Plínio Casado. As obras são feitas pela Central Logística, que substituiu a Flumitrens na administração das linhas suburbanas da antiga Leopoldina.
· Outra dor de cabeça para o atual prefeito são as obras do PAC. Das promessas de campanha, nem o conjunto, em construção na Av. Dr. Manoel Teles para abrigar as famílias que serão removidas da Favela do lixão, ficará pronto a tempo de garantir um Natal mais tranqüilo e seguro a quase mil famílias.
· Outro problema grave é com relação à duplicação da Av. Governador Leonel Brizola, que W. Reis insiste em chamar de Presidente Kennedy, apesar de lei aprovada nesse sentido pela Assembléia Legislativa. Um motorista que foi visitar parentes no bairro do Pilar levou um susto quando chegou na cabeceira da nova ponte sobre o antigo rio do Pilar, onde desembarcavam o outro e as pedras preciosas de Minas Gerais no Brasil colônia.
· É que o DER, além de lerdo, é incompetente. Há mais de um ano está pronta a ponte em frente à Igreja do Pilar, que tanta dor de cabeça deu à Igreja e ao Governo, faltando apenas o aterro e a pavimentação da cabeceira da margem direita do rio, que agora está seco por conta de intervenções da Serla. No local, não há nenhuma placa informando que a ponte está interditada por falta de acesso do outro lado do leito do antigo rio. Como a ponte é em arco, que vai do Lote XV em direção à Jardim Primavera não vê que, do outro lado, existe apenas um barranco.
· A assessoria de Zito confirmou neste final de semana que a diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores, será realizada no próximo dia 1º. Na semana passada, ele foi a Brasília, onde se reuniu com o alto comando do PSDB alinhavando apoio para os seus projetos de governo que dependem do aval de Lula.
· A partir desta segunda-feira (10) e por decisão da FEEMA, os grandes produtores de lixo, como supermercados e shoppings, estão proibidos de despejarem o lixo no aterro do Jardim Gramacho. Até o momento, nem a Prefeitura de Duque de Caxias, nem a Comlurb, dona do lixão, manifestaram-se sobre a proibição que hoje entra em vigor. Já a FEEMA, órgão vinculado à Secretaria de Ambiente do Estado, está subordinada aos interesses políticos do governador e sem autonomia para enfrentar as máfias do lixo que operam no Estado do Rio, como vimos no caso do terreno do Vasco da Gamara onde foi construído o novo hospital apesar da legislação federal considerar as margens da Baía de Guanabara como Área de Proteção Permanente.
· Camila Pitanga será a mestre-de-cerimônia da inauguração, nesta terça-feira, do Shopping Caxias, na Rodovia Washington Luis, frente à gráfica de “O Globo”. A festa começa às 14 horas e a previsão dos lojistas é de uma freqüência de 800 mil pessoas por mês nas 160 lojas e seis cinemas no novo templo de consumo da Baixada Fluminense.· Ficará aberta até sábado (14) a EXPOntânea IV, em cartaz desde o dia 30 no Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto, na Câmara de Duque de Caxias. O evento contou ainda com o lançamento do livro “Foi assim o meu destino”, da professora Eci Moreira Lins. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Os 52 artistas expositores são alunos da Galeria Arte e Fato.


ROBERTO SILVEIRA ENCERRA COM FESTA

OS 200 ANOS DA VINDA DA FAMÍLIA REAL


Os alunos do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, de Duque de Caxias, mostraram que também são bons de samba no encerramento do projeto “200 Anos da Vinda da Família Real para o Brasil”. A festa de encerramento foi na quadra de esportes do colégio onde as turmas do 1º ao 5º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, antigo Curso Primário, desfilaram em alas, contanto as peripécias da Família Real desde a saída de Lisboa até a chegada ao Rio de Janeiro, nova capital do Reio português. No estilo das Escolas de Samba do primeiro grupo do Carnaval carioca, os alunos desfilaram em alas, que representavam as diversas etapas da viagem. A Turma 202, da professora Valéria, por exemplo, representando as nações amigas de Portugal, estavam vestidas com roupas que lembravam os ingleses, cuja frota garantiu a segurança da Família Real durante a travessia do Atlântico, uma vez que as tropas de Napoleão haviam invadido Portugal.

Nenhum comentário: