quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

BAIXADA URGENTE

BATALHÃO NÃO PODE
SERVIR DE PASSARELA


A reunião festiva do Conselho Comunitário de Seguranaça Pública confirmou a redução do efetivo do 15º Batalhão, que tem hoje apenas um terço do seu efetivo em 1999.

Num tom extremamente severo e que surpreendeu a muitos dos presentes no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira, o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Osmar de Paiva, criticou o constante troca troca no comando do 15º BPM, responsável pela segurança de Duque de Caxias, lembrando que o atual efetivo, de menos de 600 homens, equivale a um terço do que havia há 10 anos naquela unidade. Para Osmar de Paiva, o comando do batalhão não pode ser transformado numa passarela para o desfile de tenentes coronéis demitidos de outros comandos, cobrando do Governo um prazo mínimo de permanência dos comandantes de todas as unidades, o que permitiria uma interação maior entre os comandantes e os moradores da sua área de atuação.
Osmar de Paiva elogiou o atual clima de integração entre a PM e a Polícia Civil, em especial as boas relações entre o tenente coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso e os titulares das 5 delegacias do município, o que irá reduzir os índices de crimes na área sob o controle do 15º BPM. O vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança reclamou da ausência dos deputados com base eleitoral em Duque de Caxias, prometendo agendar para janeiro, período de recesso na Câmara Federal, uma reunião com os 46 deputados da bancada fluminense para discutirem a aprovação da PEC-300, que estabelece o piso salarial de R$ 4,2 mil para a PM e de mais verbas do Governo Federal para o reaparelhamento e a reestruturação das Polícias Federal e Rodoviária. Osmar lembrou que, há 10 anos, o contingente da PRF no Rio era de cerca de 1.000 homens, contingente hoje reduzido a pouco mais de 500.


MAZINHO QUER UPP
NA MANGUEIRINHA
Durante a confraternização do Conselho Comunitário de Segurança Pública, realizada na manhã de ontem no plenário da Câmara, para homenagear personalidades que se destacaram em 2009, o presidente do Legislativo, vereador Mazinho, reivindicou uma UPP - Unidade de Polícia Pacificadora para Duque de Caxias, especificamente para a região conhecida como Mangueirinha, no bairro Centenário. Mazinho afirmou que a segurança pública é um problema que afeta todo o estado.
“Duque de Caxias precisa urgentemente de uma Unidade de Polícia Pacificadora, especialmente lá na comunidade da Mangueirinha. Duque de Caxias não pode ter a segurança comprometida. Sabemos que quanto mais se aperta o cerco aos criminosos no Rio de Janeiro, mais as cidades da Baixada ficam vulneráveis. Queremos uma Duque de Caxias de paz”, comentou.
O vereador tucano destacou, ainda, que segurança pública é hoje uma questão de enfrentamento conjunto, onde gestores públicos e a sociedade civil precisam unir esforços em prol do bem comum e elogiou a iniciativa da deputada federal Andréia Zito (PSDB), membro da Comissão que vem lutando pela PEC-300, que visa equiparar os salários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de todo o País aos salários praticados no Distrito Federal.
“O Rio de Janeiro paga aos policiais o segundo pior salário para essas categorias. Isso é impraticável e desumano! Precisamos protegê-los para que eles possam, com dignidade e profissionalismo, nos proteger. Essa briga também é minha!”, defendeu Mazinho.

RÁPIDAS

· Ao participar da sessão solene do Conselho Comunitário de Segurança Pública, na Câmara de Vereadores, o tenente coronel Afonso, novo comandante do 15º BPM, revelou que na terça-feira, contando com ajuda do BOPE e de dois caminhões cedidos pela Prefeitura, uma força tarefa daquela unidade removera cerca de quatro toneladas de material do interior da favela da Mangueirinha, no Centenário. Esse material servia de barreiras para a entrada não só de viaturas da Polícia, mas também de ambulâncias, do Corpo de Bombeiros e até de moradores.
· O coronel Afonso analisou os dados estatísticos apresentados pelo vice-presidente do Conselho, Osmar de Paiva, mas esclareceu que esses índices, embora não fosse do agrado do governo, não eram tão ruins, pois apenas os índices de homicídios e de latrocínios (assassinatos com intenção de roubo).
· O comandante do 15º BPM reconheceu que a corporação sofre um contingenciamento de homens, tendo hoje um efetivo que representa um terço do que dispunha há 10 anos, mas que já conseguira autorização do presidente do ISP e seu ex-colega de turma, o tenente coronel PM Paulo Augusto Souza Teixeira, o indispensável apoio para a incorporação, no início do próximo ano, de mais 150 PMs ao efetivo do 15º BPM.
· Mais uma vez, a maioria dos integrantes do Legislativo ficou ausentes de uma solenidade realizada no plenário da Câmara. Salvo Mazinho, Moacyr da Ambulância, Fatinha, Marcelo do Seu Dino e Juliana do Táxi, os demais demonstraram não se importarem com a Segurança do cidadão, pois eles contam com a proteção de dezenas de policiais, desviados de suas funções profissionais para garantir a Paz aos nossos vereadores.
· O personagem mais apagado na solenidade de encerramento das atividades do Conselho Comunitário de Segurança foi o presidente do Instituto de Segurança Pública – o ISP – mentor dos conselhos, mas que ficou entre o dever de bem informar a comunidade e a lealdade ao governador.
· Quem conhece bem o Ten Cel PM Paulo Augusto Souza Teixeira, garante que a sua atuação na reunião não foi prova de despreparo para o cargo, mas a sua insegurança política em relação ao cargo que hoje ocupa. Afinal, se desagradar a “Her Cabral”, perde o cargo e outras regalias.
· Outra ausência notada e notável foi do prefeito Zito. A Secretária Claise Zito (foto), da Assistência Social, ainda não tem a desenvoltura de uma pessoa que
pretende disputar um mandato de deputada.
· Deixá-la sozinha numa reunião onde só tem “feras”, chega a ser uma covardia. Ela merece uma assessoria mais atuante em matéria política para não passar pelos constrangimentos que tem cercado a campanha da ministra Dilma Rousseff, uma caloura em matéria de embate político.
· Às vésperas de encerrar o ano legislativo, a Câmara ainda não mexeu na desastrosa tabela do IPTU que será cobrado com até 4000% de aumento em 2010. A desastrada tentativa de transferir para a Câmara a culpa dos números estapafúrdios da tabela não colou e o Secretário de Fazenda, Raslan Abbas, prometera uma revisão na tabela de valores.
· Além de punir os contribuintes com valores absurdos para o IPTU, a nova tabela vai levar os grandes contribuintes a bater às portas da Justiça, pois o projeto de revisão do Código Tributário está eivado de inconstitucionalidades.
· Por experiência própria, Zito sabe que não pode confiar na sapiência da sua Procuradoria Geral na defesa do interesse do Município, muito menos da Receita.
·Zito não pode esquecer que Washington Reis está só esperando a virada do calendário para ingressar na Justiça para anular as mudanças no Código, direcionadas contra o ex-prefeito, grande proprietário de imóveis em Xerém. Se vencer na Justiça, WR terá toda a cidade ao seu lado na disputa por uma cadeira de deputado federal.
· Vale a pena arriscar, ou será melhor rever a tabela, principalmente na definição em relação a ruas e quadras?
· Como já demonstramos, não tem sentido cobrar do morador da rua José de Souza Herdy, uma rua secundária, o mesmo valor atribuído a um imóvel na Av. Brigadeiro Lima e Silva, de entrada na cidade.
· A prefeitura resolveu antecipar o Natal na rede de ensino de Duque de Caxias, Na escola Hermínio Caldas da Silva, que funciona na Igreja Presbiteriana do Centenário, os alunos encenaram um Auto de Natal, receberam brinquedos e depois participaram de uma ceia, em que não faltaram rabanada, bolo e frutas da época, além do tão falado panetone. O mesmo ocorreu em outras 30 escolas
· Na Creche e Escola Poetisa Cecília Meireles, no bairro Sarapuí, o prefeito foi recebido com o hino do Flamengo que conquistou o hexacampeonato brasileiro de futebol. Zito pediu aos jovens e responsáveis que ajudassem a manter a cidade limpa, evitando a proliferação de doenças e enchentes. Zito que encerrou as visitas no Ciep 097, Carlos Chagas, no mesmo bairro.
· A Delegacia de Repressão ao Crime contra Propriedade Imaterial (DRCPIm) realizou uma grande operação na Favela do Lixão, no centro de Duque Caxias. No local, os agentes estouraram dois depósitos de CDs e DVDs piratas, quando cerca de 15 mil mídias foram encontradas. Três pessoas foram detidas e levadas para a sede da especializada, na Capital. para averiguação. Dentro da favela os policiais civis também encontraram milhares de peças de roupas falsificadas e uma Lan House clandestina, que ali operava.com 20 computadores.

INDUÚSTRIA DAS MULTAS
CONTINUA EM EXPANSÃO


A fúria arrecadadora da Secretaria de Transporte contra os veículos particulares não atinge, com a mesma virulência, os taxistas que continuam a cobrar as corridas no “tiro”, nem as empresas de ônibus, que não são incomodadas pela turma do jaleco amarelo. Um pobre mortal, que parou na porta do Hospital Daniel Lippi para deixar um parente enfermo, recebeu duas multas em questão de minutos. O mesmo rigor não se aplica aos veículos estacionados na calçada em frente ao hospital, onde fica o diretório municipal do PSB. Por quê, Zito?

Nenhum comentário: