quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

BAIXADA URGENTE

ZITO REUNE SECRETARIADO
PARA ANUNCIAR MUDANÇAS


Sob grande tensão, o prefeito Zito realizou nesta quarta-feira (16) a última reunião do secretariado este ano. Para alguns, no entanto, foi também o fim da linha. Na recente inauguração da “Casa da Mulher Caxiense”, em Jardim Primavera, o prefeito admitiu, entre amargurado e conformado, que alguns dos seus principais auxiliares não vinham correspondendo, o que foi o sinal amarelo para alguns secretários, que ontem tiveram a última reunião como membros do atual Governo.
O problema real do terceiro Governo Zito não é a inapetência ou incapacidade do Secretariado, mas a forma como o Governo foi montado. Nos dois mandatos anteriores, TODOS os secretários eram subordinados ao prefeito, que os nomeara e podia demiti-los ou remaneja-los a qualquer momento, como ocorreu com diversos deles, como Aroldo Brito, Mazinho e Valdir Zito. Em seu terceiro mandato, Zito cometeu um pecado capital em matéria política: dividiu o governo em sesmarias, que ganharam donatários, a quem coube indicar os secretários, a começar pela cota do ex-governador Marcello Alencar, responsável, entre outras coisas, pela “invençaõ’ das secretárias de Cultura e de Educação. Na malsinada inauguração da “Casa da Mulher”, as duas foram citadas em discurso pela primeira dama e Secretária de Ação Social, Claise Zito. Na hora do “troco”, a secretária Lurdinha, da Educação, não conseguiu citar um só nome de uma mulher de Caxias para ser reverenciada pelos presentes, o que demonstra que, como adventícias, elas passaram 11 meses trabalhando em Duque de Caxias, mas não conheceram, ou fizeram questão de desconhecer, mulheres de fibra, de luta, que mereciam ser citadas naquela cerimônia.
Agora, só resta aguardar o “Dia de Reis” para anunciar o novo Secretariado. Na manhã desta quarta-feira, a rádio corredor de Jardim Primavera informava que o prefeito pedira que todos os secretários pusessem seus cargos à sua disposição para que ele, Zito, decida quem deve ficar e quem deve “sair da casa”, no melhor estilo “BBB”.
O ex-deputado Gilberto Silva volta a fazer parte do Governo Zito

HIDEKEL FAZ FESTA PARA
ANUNCIAR CANDIDATURA


Aproveitando que a “Linha Vermelha” completava sua maioridade, o ex-prefeito Hidekel Freitas resolveu fazer uma reunião no último dia 14, em que estariam presentes as personalidades que atuaram na execução daquela obra. De início, o objetivo do Governo Federal (leia-se, Fernando Collor) era abrir uma avenida, sem cruzamentos, para facilitar a vida dos moradores da Barra da Tijuca em direção ao aeroporto do Galeão, já que eles, tal e qual hoje o fazem Sérgio Cabral e Lula, vivem viajando para o exterior.
Na época, Hidekel Freitas, como senador, resolveu aparar as arestas entre o governador Leonel Brizola e o presidente Fernando Collor, servindo como intermediário nas negociações para a alteração do projeto original da Linha Vermelha, que ganhou uma extensão até a Rodovia Presidente Dutra. Em recente pesquisa encomendada pelo ex-prefeito, a Linha Vermelha foi apontada como a obra do Governo Federal que mais ajudou no desenvolvimento da Baixada Fluminense, deixando em segundo plano o Hospital Moacyr do Carmo e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, todos em Duque de Caxias. .
Na reunião, realizada no auditório do Mont Blanc Apart Hotel, na Rua Marechal Floriano, em frente ao Clube dos Quinhentos, em Duque de Caxias, deveriam se reunir diversas lideranças políticas da região, como o deputado Nelson Bornier, o deputado Brizola Neto, além do hoje senador Fernando Collor, mas só Bornier pode comparecer ao encontro, promovido por um desconhecido “Movimento Popular Caxias Livre”. Ao final do encontro, Hidekel anunciou que será candidato a deputado estadual em 2010 pelo PRB, antigo Partido Liberal, hoje controlado integralmente pelo biso Edir Macedo e seu sobrinho, o senador Marcelo Crivella.

RÁPIDAS

· O entrevero entre uma das assessoras do governador com um fotógrafo da Prefeitura acabou ofuscando o fato mais importante da cerimônia de inauguração, pela segunda vez em poucos dias, do projeto “Baixada Digital”: o reencontro entre o prefeito Zito e o ex-deputado Gilberto Silva.
· Em 2004, o ex-presidente da Câmara rompera com Zito em função de manobras de alguns auxiliares do prefeito, que visavam enfraquecer politicamente o velho “Giba”. Foi por conta desse estremecimento que o vereador do Centenário acabou como vice do também deputado Washington Reis.
· Para não perder o mandato de deputado, Gilberto Silva acabou renunciando ao mandato de vice. Em 2006, a fraqueza da legenda do PSB acabou lhe custando o mandato de deputado estadual.
· Agora, os ares são outros, os “inimigos” de Gilberto tomaram outros rumos e ele se reencontrou com Zito, a quem sucedeu como presidente da Câmara e de quem sempre foi um fiel companheiro na política caxiense.
· Por conta disso, Gilberto Silva deverá disputar novamente uma cadeira de deputado em 2010, só que desta vez com o apoio de Zito e, provavelmente, formando uma dobradinha com a deputada federal Andréia Zito.
· E a vinda de Sérgio Cabral serviu como um anteparo para o reencontro de Gilberto e Zito. Em função disso, o ex-deputado deverá ter, a partir de janeiro, participação no Governo Municipal, provavelmente na indicação do futuro Secretário de Ciência e Tecnologia, cargo que será recriado nos próximos dias e preenchido por alguém do PSB, ligado tanto a Gilberto Silva como a Alexandre Cardoso, que, possivelmente, estará disputando uma das cadeiras de senador pelo Estado do Rio, um velho sonho do atual presidente regional do PSB.
· O senador Marcelo Crivella, do PRB, estará nesta quinta-feira (17) em
Duque de Caxias, às 10:00h, quando participará da cerimônia de entrega de uma casa do projeto “Cimento Social” por ele idealizado, na Rua 13, no Parque das Missões, na entrada de Duque de Caxias pela Linha Vermelha. No mesmo dia, mas às 16:30, o senador irá à Câmara Municipal, onde se reunirá com a bancada do PRB no Legislativo caxiense.
· Na sexta (18), Crivella estará em Piabetá, distrito de Magé, para entregar uma outra casa do projeto “Cimento Sócia”l. No final da tarde, o senador voltará a Duque de Caxias, desta vez acompanhado da sua banda gospel, que se apresentará num show na Praça Humaitá, no bairro 25 de agosto, a partir das 19:00h.
· Será realizada nesta sexta (18), a partir das 18:00h., a V Conferência Municipal de Segurança
Alimentar e Nutricional. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, ond será discutido A Agricultura familiar e os desafios para a Alimentação Escolar”.
· A conferência prossegue no sábado (19), desta vez no auditório da Faculdade Flama, na Rua Pedro Correia, em frente ao 15º Batalhão da PM, na antiga sede do Colégio São José , a partir das 8:00h, onde os grupos irão se reunir para discutir o documento final da Conferência.
A solidariedade marcará a festa natalina de cerca de 3.000 crianças carentes do bairro Bom Retiro, no segundo distrito de Duque de Caxias, promovida há 12 anos pelo Centro de Assistência Social Nossa Senhora de Fátima (Cas-Fátima), ONG fundada pela vereadora Fátima Pereira, a Fatinha.
• O encontro será realizado neste sábado (19), das 9h às 14h, na Rua Itapecerica, nº 58. Através da campanha “Seja um Papai Noel e faça um Natal mais feliz”, o centro social conquistou milhares de voluntários que abraçaram a causa e apadrinharam crianças, entre 1 a 10 anos de idade, com a doação de roupas, calçados e brinquedos. Os presentes serão entregues com a presença dos padrinhos e madrinhas.

ZITO ENCARA WASHINGTON
REIS NA “GUERRA DO LIXO”
A prefeitura acaba de relançar uma antiga campanha, no sentido de que a população coloque o lixo nas latas de lixo. Para isso, novas lixeiras estão sendo colocadas nas praças e calçadas das principais ruas do município e milhares de folhetos já foram distribuídos por conta da campanha. Como a campanha eleitoral não terminou no dia dia 3 de outubro de 2008, todos os passos do atual prefeito são seguidos pelo antecessor, que deverá disputar uma cadeira de deputado federal pelo PMDB. Por isso mesmo, a comparação entre os dois modelos de cestas de lixo utilizados pela Prefeitura em governos diferentes chamou a atenção de um internauta, que nos mandou essas fotos, mostrando a lixeira do governo anterior, feita em aço inoxidável e, portanto, mais durável, enquanto Zito, de caixa baixa, apelou para o velho padrão da Comlurb, em plástico. No curto prazo, o resultado sra o mesmo. Resta saber qual das duas resistirá aos vândalos que estão soltos na cidade.

Nenhum comentário: