terça-feira, 13 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

SECRETÁRIO DEMITIDO POR
DESAFIAR A MÁFIA DO LIXO


Depois de um longo silêncio, finalmente o empresário e ex-presidente regional da Firjan, Antonio Borges revelou a razão da sua demissão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município: ele propôs a instalação de uma Usina de reciclagem de lixo em Duque de Caxias, que produziria energia elétrica através da queima do lixo que hoje é lançado, sem tratamnto, no lixão do Jardim Gramacho. Em longa entrevista à revista “Rio Magazine”, que chegou às bancas na semana passada, Antonio Borges disse que levou um pito de Zito depois de edibir um vídeo, de uma empresa da Holanda, que se propunha a construir e operar uma usina de reciclagem de lixo, que produziria energia elétrica suficiente para iluminar uma cidade com 650 ,mil habitantes, equivalente a dois terços da população do município.
Ainda segundo Antonio Borges, depois de se entusiasmar com o projeto e concordar com a viagem do então Secretário de Desenvolvimento Econômico à Holanda, que seria acompanhado pelo vice-prefeito Jorge Amorelli e um dos engenheiros da Secretaria de Obras, Zito voltou atrás, dizendo simplesmente que o problema do lixo deveria ser tratado exclusivamente pela Secretaria de Meio Ambiente.
Na proposta da empresa holandesa, ao invés de lançado a céu aberto no Jardim Gramacho, o lixo seria queimado e, com a geração de calor, transformado em energia elétrica. A concessão seria por 30 anos e a Prefeitura teria direito a 15% do lucro da operação da Usina, além dos créditos de carbono representado pela redução do gás carbônico na atmosfera. Um projeto de Primeiro Mundo numa cidade administrada por pessoas despreparadas e divorciadas do verdadeiro interesse público. Bom de mais para vingar numa terá em que o amanhã demora muito e todos querem tirar vantagem até dos desmoronamentos de encostas (prometendo novos assentamentos) ou aterro de mangues para a venda de lotes!

CORREIO TIRA FAVELAS DO
ROTEIRO DOS CARTEIROS


Segundo denúncia do blog
DUQUE DE CAXIAS - Notícias on line ”, há vários meses os moradores dos bairros próximos das favelas da Mangueirinha e do Sapo sofrem com a falta de diversos serviços, inclusive dos correios,. desde que os traficantes da favela da Mangueirinha resolveram enfrentar Policiais Civis e Militares que incursionam periodicamente nessas favelas. Em consequência disso, a sensação de insegurança entre os moradores é notória e alguns serviços essenciais à população estão sendo afetados. É o caso dos serviços dos CORREIOS, que há alguns meses não fazem mais a entrega de SEDEX nas ruas do bairro Centenário. Moradores da Av. Manoel Reis, a principal do bairro, e ruas Cel. Alberto de Melo, Joaquim Nabuco e muitas outras pagam caro por morarem próximos a Favela da Mangueirinha. Quando compram objetos que deveriam ser entregues por SEDEX, os moradores da área são obrigados a ir buscar as encomendas no posto dos CORREIOS.
Devido aos constantes roubos sofridos pelos funcionários dos CORREIOS no bairro, muitas residências também sofrem atraso na entrega normal de cartas e contas, sendo obrigados a retirar nas Agências da Light e Cedae as segundas vias de suas contas para pagamento.
Dezenas de moradores também vem registrando o furto de seus cartões de créditos que teriam sido extraviados na entrega dos CORREIOS, via SEDEX nos bairros Centenário e tiveram compras feitas em seus nomes, acarretando um absurdo aumento de registros de ocorrências deste tipo de delito na 59ªDP. Tudo indica que uma quadrilha especializada vem fazendo os carteiros de alvo em busca destes cartões a fim de fazerem comprar irregulares.

RÁPIDAS

• Na entrevista bomba à revista “Rio Magazine”, o empresário Antonio Borges não poupou ninguém. Sobre a reação de Zito à proposta da Usina de reciclagem de lxio, ele confessou: Não tenho constrangimento em falar, mas acredito que só eu me empolguei!”
Sobre o pito que levou do prefeito pela sua audaciosa proposta, Antonio Borges revelou: “Ele me disse com todas as letras que não deveria interferir na questão do lixo, por se tratar de uma alçada do Secretário de Meio Ambiente (Samuel Maia).
•“Procurei entender, mas tinha em mãos a solução moderna, inteligente e lucrativa para a eliminação do problema. Afinal, em se tratando de lucro, a resposta deveria ser com o Desenvolvimento Econômico, justamente a pasta que me fora oferecida.(por Zito)!”
• Pelo visto, a máfia do lixo é suficientemente forte para impedir a “invasão!” de holandeses num negócio tão lucrativo. A prova é que, nadando de braçadas no Governo WR, a Delta, apadrinhada pelo deputado Jorge Picciani, presidente da Alerj, aceitou, “docemente constrangida”, dividir o bolo com a indefectível “Locanty”
• E o ex secretário de Desenvolvimento Econômico, que botou dinheiro e gastou sola de sapado na campanha de Zito, vai fundo na sua indignação, ao afirmar que “os mesmos político, velhos e manjados, tem de ser banidos da vida pública. O povo já não agüenta mais a mesma política, que continua instalada no município.
• Pelo visto, o desencantamento político do empresário Antonio Borges faz coro ao slogan da Leninha do Psol: É tudo farinha do mesmo saco! E o ex dirigente da Firjan vai fundo com a sua metralhadora giratória ao garantir que “O povo quer pessoas comprometidas com a cidade e essa história de que a população gosta de ser enganada, é pura balela de políticos corruptos”.
• O Ministério da Educação vai entrar com ações penais e cíveis contra dirigentes do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Qualidade Gomes Pimentel (IBPQGP), sediado em Guarulhos (SP), responsável pela entrega do Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade no Ensino a várias instituições de educação brasileiras.
• A denúncia, feita pelo jornal Folha de S.Paulo, é de que o instituto se identificava nas escolas e universidades afirmando ter vínculos com o Ministério da Educação e pedindo pagamento para a entrega do prêmio. O ministério negou qualquer vínculo com o prêmio ou com a instituição.
• Para investigar o caso na esfera penal, o Ministério da Educação pediu que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito e investigue a existência de crimes de falsidade ideológica e formação de quadrilha. A PF de São Paulo disse que aguarda uma notificação oficial do MEC.
• Já na esfera cível, o ministério e a Advocacia-Geral da União (AGU) pedirão que o Instituto Gomes Pimentel identifique todas as instituições de ensino que receberam os certificados e prêmios e os recolha. Também deverá ser pedida uma reparação por dano patrimonial à coletividade, por danos causados aos pais, alunos e familiares que se matricularam nas instituições de ensino enganados com o falso certificado.
• Pesquisas feitas pela Agência Brasil na internet mostraram que o prêmio concedido pelo instituto tinha até um selo de qualidade, com o logotipo do governo federal. O prêmio foi distribuído para instituições como a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), no ano passado; para o Colégio Santa Marcelina, em Belo Horizonte (MG), em 2006; para o Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira, em Barra do Piraí (RJ), em 2007; para o Colégio Anjos Custódios, de Marialva (PR), em 2008; para a Associação Educacional, Cultural e Assistencial Miesperanza, de Macaé (RJ), entre outros.
• Após a apreensão de doses falsificadas da vacina contra o vírus H1N1, a gripe sazonal e tétano, feita pela Polícia Federal na última sexta-feira (09) em farmácias de Minas Gerais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta contra a circulação de doses falsificadas. De acordo com o órgão, as vacinas só encontram se disponíveis para vendas em clínicas particulares e hospitais autorizados.
• Ainda segundo a Anvisa, as doses haviam sido distribuídas por uma empresa fantasma da cidade de Governador Valadares, MG. E quem recebeu a vacina, deve procurar um médico para avaliar possíveis reações. A agência diz desconhecer a composição da vacina.
• A CP) da Assembleia Legislativa criada para investigar denúncias de tráfico de influência e venda de sentenças judiciais no processo eleitoral vai realizar uma reunião nesta quinta-feira (15/04), às 10h30, O objetivo da CPI será ouvir o advogado Carlos Frederico Gama e o ex-assessor parlamentar Geraldo Rodrigues Souto. De acordo com o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT), será importante saber dos convocados o que eles têm para dizer sobre as denúncias que a comissão tem recebido.
• O Vasco da Gama será impedido de gozar de qualquer benefício fiscal em âmbito federal, pelo prazo de seis meses. A decisão é dos desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. A condenação ocorreu devido a uma ação coletiva de consumo proposta pelo Ministério Público Estadual, já que o clube não cumpriu o Estatuto do Torcedor em um jogo ocorrido em 17 de maio de 2006 contra o Fluminense.
• Segundo o MP, a agremiação fez a distribuição de ingressos 48 horas antes da partida, desrespeitando o prazo legal, que prevê que os bilhetes sejam distribuídos 72 horas antes do início do jogo. Além disso, o Vasco disponibilizou os ingressos em apenas três postos de venda e o estatuto diz que os mesmos devem ser vendidos em pelo menos cinco bilheterias, o que causou prejuízo aos torcedores.
• Por isso, foi pedido que fosse aplicada ao réu a penalidade prevista no inciso III, do artigo 37, da Lei 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor), consistente no impedimento de gozar de qualquer benefício fiscal em âmbito federal, pelo prazo de seis meses.
• A Secretaria de Esporte e Lazer encerrou em grande estilo o seu 1º Campeonato de Futebol de Campo na Categoria Amador. A decisão ocorreu no domingo, no Estádio Telê Santana, no 25 de Agosto. A decisão foi entre o Galpão Futebol Clube, do Jardim Gramacho, e o Centro Esportivo Codora, de Santa Cruz da Serra. A vitória foi do Galpão FC, com um único gol de Fernando, aos dois minutos do primeiro tempo.
• A equipe campeã levou como prêmio uma televisão de LCD de 32 polegadas. O secretário de Esportes, Ânzelo Fernando, considerou este primeiro campeonato como espetacular. “A participação da população dos quatro distritos demonstrou que precisávamos de torneios como esse. Vamos realizar agora o 1º Campeonato de Futebol Society do município, que vai dar uma motocicleta zero quilômetro de prêmio, e esperamos uma participação tão grande quanto a desse campeonato de futebol de campo”, disse o secretário.
• O curso de Comunicação Social da Unigranrio promove o “2º seminário de ética e responsabilidade social”, que ocorrerá no auditório do campus I, à Rua prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto. O evento gratuito acontece nesta quarta e quinta (14/15), das 18h30m às 21h30m, com espaço reservado para alunos e professores de outras instituições. Temas como geração de renda e trabalho, economia solidária e empreendedorismo dividirão as atenções do público desse encontro, que objetiva construir uma sociedade com vistas à inclusão social, sob o ponto de vista da iniciativa privada.
• Na abertura do Seminário, os participantes terão a palestra “Movimentos sociais e a responsabilidade social na Baixada Fluminense”, a cargo do ex vereador José Zumba, ativista de movimentos sociais no município. Nesta quinta (15), o evento contará com duas palestras, sendo que a primeira, às 18h30m, focará o tema “Economia solidária”, por Alice Freitas, do Instituto Realice. A seguir, será a vez do tema “Empreendedorismo Jovem”, por Fernanda Medeiros, coordenadora do projeto Iniciativa Jovem Shell.

OS ESTUPROS CRESCERAM
MAIS DE 100% EM CAXIAS


Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) houve um aumento dos casos de estupro
no mês de janeiro em Duque de Caxias. Foram 24 ocorrências em 2010 contra apenas 10 em janeiro de 2009. Com um aumento de 140%, os casos de estupro foram maiores na área da 59ªDP,(centro) da 60ªDP (Campos Elíseos) e da 61ªDP/Xerém, onde ocorreram 11, 10 e 01 casos respectivamente em 2010, contra 06, 01 e Zero em janeiro de 2009.
Outro dado importante foi o aumento do índice de roubo de cargas, que tiveram 111 casos, contra 73 em janeiro de 2009. Os casos de sequestro e as chamadas saidinhas de banco, também tiveram aumento em 2010. Houve em janeiro dois casos, contra nenhum em 2009.O esforço do 15ºBPM e da 59ªDP para reduzir a criminalidade é observado quando se analisa os índices de 2010. O índice de roubo é um deles. Em janeiro de 2010 foram registrados 763 casos contra 912 em 2009. Foram menos 150 casos em todo o município. No caso dos furtos, entretanto, manteve-se o mesmo nível de ocorrências, 599 em 2009, contra 603 em 2010.

Nenhum comentário: