segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BAIXADA URGENTE

HOJE É DIA DA MARCHA
CONTRA A CORRUPÇÃO

Nesta terça (20) na Cinelândia as 18:00, o cidadão terá a oportunidade de se manifestar contra a corrupção que contamina o Poder Público em todos os níveis, causando prejuízos de bilhões de reais aos cofres públicos, dinheiro desviado do Tesouro e que seria suficiente para equilibrar as contas da Previdência e restaurar as finanças do SUS e dar ao povo uma assistência médica de qualidade. Tal como a campanha pelas Diretas Já, que derrubou a Ditadura, e a campanha dos “Caras Pintadas” que resultou no “empeachment” do Presidente Collor, esta é uma rara chance de mudar o panorama político da cidade, do Estado e do País.
Para isso, é fundamental a participação popular neste evento para demonstrar a indignação do povo com os mensalões, os aloprados, a submissão do País aos desejos da Fifa e da CBF, a quebra do sigilo bancário de faxineiros, e a impunidade que campeia pelo país, muitas vezes com a cobertura de decisões judiciais de duvidosa legitimidade em que o criminoso com dinheiro não vai parar na cadeia, como secularmente ocorre com quem nasce e mora em comunidades carentes, principalmente quando o suposto criminoso é pobre, o preto ou prostituta.

BELFORD ROXO RENOVA
CONTRATOS NA EDUCAÇÃO

O prefeito petista de Belford Roxo, Alcides Rolim, não está nem aí para o que determina a Constituição – admissão no serviço publico só por concurso de títulos e provas – nem para o que pensa pais e alunos da rede municipal, que sofrem com a falta de professores. Mesmo tendo realizado concurso em novembro de 2010 e homologado os resultados, a Secretaria de Educação insiste em renovar os contratos firmados em 2009 e 2010, conforme se vê no ofício circular enviado a todas as diretoras de escolas da rede municipal no último dia 12.
O ofício, aqui reproduzido, convoca todos os professores e demais servidores contratados, inclusive para serviços administrativos na rede municipal, para se apresentarem no CIEP M. Constantino Reis, munidos de documentos, inclusive atestado médico para admissão. Além de não nomear os 409 aprovados no concurso de 2010, o prefeito Alcides Rolim já anunciou um novo concurso, para cerca de 1,2 mil vagas. Se alguém ainda acredita que os aprovados no novo concurso, se não tiverem pistolão, serão nomeados, pode tirar seu cavalinho da chuva, pois a prefeitura de Belford Roxo tem um longo histórico de abusos e irregularidades nos poucos concursos realizados até hoje.

3 ANOS DEPOIS, HOSPITAL DE
CAXIAS CONTINUA EM OBRAS

O Hospital Municipal Moacyr do Carmo, inaugurado pelo presidente Lula e o governador Sérgio Cabral n dia 13 de setembro de 2008, com a promessa presidencial de que teria um nível de atendimento com o padrão do hospital paulisa Sírio Libanês, continua em obras. Na terça-feira, o prefeito Zito visitou o hospital para agradecer a dedicação do corpo clínico, de enfermagem e de apoio, mas quarenta e oito horas depois uma mulher de 89 anos, que fora internada com dores no peito, caiu de uma maca e teve de ser transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI). Segundo familiares. Maria de Freitas Guedes estava internada em um quarto com outros pacientes desde quinta-feira, sentindo fortes dores no peito. Segundo a filha da idosa, ao cair da maca, a mãe sofreu uma fratura no joelho, um corte profundo na testa e ficou inconsciente.
Segundo a Secretaria de Saúde, assim que a mulher melhorar e deixar o CTI, será levada de ambulância até o Hosptial Estadual Adão Pereira Nunes (Hospital de Saracuruna) para ser submetida a exames de tomografia para avaliação do seu quadro. Segundo a Prefeitura, o tomógrafo do Moacyr do Carmo está parado para manutenção.
Em janeiro de 2009, quando assumir a prefeitura pela terceira vez, Zito mostrou que apenas uma parte da obra do hospital fora concluído, restando dois pavimentos. Durante a sua primeira visita ao local, acompanhado da imprensa, o prefeito apresentou quase mais de uma dezena de caixotes, onde estariam os equipamentos destinados ao hospital, mas que não fora instalado pelo então prefeito Washington Reis, que usara a obra na sua campanha á reeleição. Na calçada em frente à Emergência, foi abandonado um grande caixote (foto), coberto por plásticos e que, segundo informação na época transmitida pelo vice-prefeito, o médico Jorge Amorelli, seria a célula do tomógrafo, um equipamento ultrassensível, que deixara de ser instalado porque fora entregue com atraso e a havia necessidade de arrombar algumas paredes para colocá-lo no seu devido lugar.

RÁPIDAS

• Ao discursar pela primeira vez na viagem que faz esta semana a Nova York, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (19) que a saúde da mulher é prioridade de seu governo. Acrescentou que está fortemente empenhada na redução de problemas que afetam esse segmento da população, como o câncer de mama e o de colo de útero, além da mortalidade infantil.
• Ela citou medidas que estão sendo adotadas para reduzir esses problemas. “Estamos facilitando o acesso aos exames preventivos, melhorando a qualidade das mamografias e ampliando o tratamento para as vítimas de câncer”, disse em discurso na Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis, da Organização da Nações Unidas (ONU), em Nova York.
• Dilma ressaltou que a defesa do acesso a medicamentos e a promoção e prevenção à saúde devem caminhar juntas. Ela citou dados que mostram que no Brasil 72% das causas não violentas de óbito entre pessoas com menos de 70 anos ocorrem em função das chamadas crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e câncer. Lembrou que uma das primeira medidas de seu governo foi garantir o acesso gratuito a medicamentos para diabetes e hipertensão.
• “O Brasil defende o acesso aos medicamentos como parte do direito humano à saúde. Sabemos que é elemento estratégico para a inclusão social, a busca da equidade e o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde”, explicou.
• Na parte da tarde, Dilma se reuniu com Michelle Bachellet, ex-presidenta do Chile e chefe da agência da Organização das Nações Unidas para a Mulher. Em pauta, os esforços conjuntos que podem ser desenvolvidos para incentivar a participação das mulheres em ações políticas e institucionais no mundo.
• Com nova grama sintética no campo de futebol, jardineiras, iluminação e um playground moderno montado em área cercada e com piso sintético, foi entregue pela Prefeitura sexta-feira (16), a nova praça do bairro Gramacho, localizada na Avenida Rio Branco. Na ocasião, o prefeito José Camilo Zito b
atizou a praça com o nome do vereador daquela região, Noberto Mendes Soares, conhecido como Beto um Amigo, falecido em janeiro de 2005.
• Zito descerrou a placa em homenagem ao vereador Beto um Amigo junto com a mãe do político, dona Diva do Carmo Mendes Soares, e o irmão Igor de Souza Mendes Soares(foto), que ficaram emocionados com a lembrança.
• O prefeito fez um balanço de seu governo, as obras em andamento como a da Universidade Pública, em construção em Santa Cruz da Serra, da policlínica Municipal que vai ocupar o prédio do antigo Hospital Duque, além
das escolas de horário integral.
• Com a missão de entregar ao Apóstolo Valdemiro Santiag
o, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, uma moção de aplausos aprovada pelo legislativo municipal (foto), o vereador Mazinho, presidente da Câmara, foi a S. Paulo neste fim de semana, onde se uniu a cerca de 10 seguidores do Apóstolo Valdemiro, reunidos numa concentração de fé e esperança em dias melhores para o Brasil e para o Mundo.
• Mazinho se confessou empolgado com a vibração dos presentes e decidiu convidar o Apóstolo Valdemiro para, brevemente, realizar uma grande concentração em Duque de Caxias, em local a ser estudado e capaz de receber 100 seguidores da Igreja Mundial do Poder de Deus, que já conta com dezenas de templos na Baixada Fluminense, sendo uma das denominações evangélicas que mais cresce na região.
• As discussões e votação da regulamentação da Emenda 29 devem movimentar a Câmara dos Deputados esta semana. Depois de mais de dois anos aguardando a votação do último destaque que visa a modificar o projeto que regulamenta a emenda, finalmente a análise do dispositivo está marcada para esta quarta-feira (21). Para a inclusão do dispositivo na pauta de votação, foram necessários pressão dos partidos de oposição e apoio de líderes de partidos da base governista.
• Antes da votação, o plenário da Câmara será transformado em comissão geral para debater a questão do financiamento da saúde. Nesta terça (20) à tarde, os deputados vão debater com representantes do setor, entre eles, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alternativas de financiamento.
• Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), tem almoço marcado com governadores e líderes de todos os partidos para discutir alternativas que melhorem o atendimento dado aos usuários da rede pública. A reunião será na residência oficial da presidência da Câmara.
• Na parte da tarde e durante a noite de quarta-feira, os deputados discutirão e votarão em plenário o destaque do Democratas que altera o projeto de lei que regulamenta a Emenda 29. O dispositivo retira do projeto a base de cálculo da Contribuição Social para a Saúde (CSS). A contribuição já foi aprovada, mas como o destaque também deve passar, ela não poderá ser cobrada porque não haverá base de cálculo para a cobrança.
• Mesmo os partidos da base governista têm afirmado que vão votar a favor do destaque do DEM. Aprovado o dispositivo, o projeto será enviado ao Senado para análise e votação.
• A Semana Nacional Educativa de Trânsito está sendo lembrada em Duque de Caxias com várias atividades para estudantes. Nesta segunda-feira, 19 de setembro, foi aberto na unidade Santa Cruz da Serra da Unigranrio, o projeto ”Trânsito também é assunto de criança”, que está beneficiando 500 estudantes das redes pública e privada do município.
• A programação que vai até sexta-feira, 23, é da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil que conta com parceria do Setransduc - Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias e Magé e do Caxias Shopping.
• Diariament
e, das 9h às 13h, 100 alunos participarão de oficinas de arte, assistirão vídeos educativos e farão simulações de travessia segura, orientados por guardas municipais das equipes de trânsito de da ronda escolar.
• No último dia, os três melhores desenhos sobre trânsito (foto) serão premiados com bicicleta, um MP5 e uma linda mochila, oferecidos pelo Setransduc. No primeiro dia participaram das atividades alunos das escolas municipais Professora Carmem Lúcia Resende da Silva, Rotary, Santa Luzia, General Mourão Filho, Ciep Oduvaldo Viana e do CAP Unigranrio.
• Durante os cinco dias, técnicos da Defesa Civil Municipal estarão no evento colaborando na campanha de combate ao mosquito da dengue, promovendo palestras e distribuindo material informativo.
• A Guarda Municipal de Duque de Caxias mantém equipes de ronda escolar que visitam as unidades municipais promovendo palestras para estudantes e discutindo temas polêmicos como drogas, segurança, trânsito, Estatuto
da Criança e do Adolescente, vigilância, família e escola.

PLANTÃO POLICIAL
Nos últimos 15 dias, 48 pessoas já foram presas durante operações realizadas pela PM nas favelas de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na sexta-feira (16), quatro pessoas foram presas, sendo rês no Complexo da Mangueirinha e um na favela do Lixão, que seria o gerente do tráfico na comunidade.
Na operação de sexta-feira, além dos quatro presos, foram apreendidos uma pistola calibre 40, duas granadas, 2 kg de maconha, dois carros roubados e sete motos roubadas. Um criminosos conhecido como Reizinho foi preso. Ele é apontado pela polícia como gerente do tráfico na favela do Lixão.
Segundo o tenente-coronel Marcelo Malheiros, novo comandante do 15º Batalhão no município, o objetivo é reduzir os índices de criminalidade na maior cidade da Baixada.
- Temos índices altos de roubo a pedestres e de veículos. Sabemos que criminosos dessas favelas são os principais responsáveis por esses crimes e por isso adotamos essa estratégia de sufocamento, com operações constantes.
O tenente-coronel Malheiros revelou ainda uma mudança de estratégia nas operações em Duque de Caxias, por causa da migração de traficantes para outras favelas da região.
- A gente percebeu que durante as operações no Complexo da Mangueirinha, os traficantes fugiam para as favelas do Lixão e da Beira-Mar. Por isso, sempre que fazemos operações na Mangueirinha, ampliamos para estas duas favelas.
- A população vem sentindo confiança no nosso trabalho e temos recebidos muitas denúncias, o que é muito importante para nós.

Nenhum comentário: