quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BAIXADA URGENTE

FIFA PROIBE BEBIDA E
1/2 ENTRADA NA COPA
O ministro do Esporte Orlando Silva disse nesta quinta (29) que o combate à pirataria e ao uso indevido da marca da Fifa serão fiscalizados de perto pelo governo federal. As regras para o uso da marca da Fifa estão previstas no Projeto de Lei Geral da Copa. O texto já foi encaminhado para a Câmara dos Deputados. O ministro destacou, porém, que é a pirataria que está proibida e não o uso do símbolo da Fifa para enfeitar as ruas do país, como é costume no Brasil.
“O que queremos com essa lei é combater a pirataria. Não é razoável que uma pessoa se aproprie de algo que não é seu e ganhe com isso, o que não tem nada a ver com a tradição brasileira de decorar nossas ruas”, esclareceu o ministro, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com o Ministro, o Projeto de Lei Geral da Copa trata também sobre outros assuntos da organização do mundial, como a concessão do visto para profissionais, visitantes e a segurança nos estádios. Segundo o ministro, ficaram de fora a questão da meia-entrada para estudantes e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios.
O ministro disse que não existe lei federal que trate da meia-entrada de estudantes, somente leis estaduais. Por isso, o tema será tratado diretamente com cada estado. Apenas os idosos, de acordo com o Estatuto do Idoso, têm a meia-entrada garantida nos jogos.
Em relação à venda de bebida alcoólica, Orlando Silva disse que existe uma norma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proibindo o consumo nos estádios.
“Alguns estados têm leis estaduais que vedam o consumo de bebidas alcoólicas, mas existe uma demanda da Fifa em relação a esse assunto e ele será tratado com muito cuidado”, explicou o ministro.
O DESCASO NOS CEMITÉRIOS:
A INCOMPETÊNCIA PREMIADA

No dia 14 de março, o blog denunciou que os cemitérios de Duque de Caxias, administrados pela Prefeitura desde o primeiro semestre de 2009 por decisão da Justiça, continuam abandonados, como nos áureos tempos da extinta Funerária Duque de Caxias, com as sepulturas cobertas pelo mato, alguns jazigos com tampas removidas, o que transforma o local em criadouro dos mosquitos que transmitem a Dengue. A única providência da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela fiscalização dos serviços funerários e administração dos cemitérios, foi afastar 3 funcionárias, uma delas por ter, em conversa com colegas, afirmado que a empresa contratada pelo município para fornecer a mão de obra empregada nos Cemitérios, a notória Locanty, não estaria fornecendo o material de limpeza e desinfecção das capelas, enquanto as outras duas teriam recebido propina para reservar vagas nas capelas r sepultamento naquele cemitério que, oficialmente, na tem mais vagas.
Um internauta que esteve no Corte Oito no último dia 5 observou o descontentamento dos familiares de José Soares de Oliveira,que faria 82 anos no próximo dia 24 de maio, diante do descalabro que impera no local, chamado de Campo Santo. Entre as pessoas que acompanharam o sepultamento estava o ex-presidente da Câmara, Armando Maia de Oliveira, a quem o extinto era ligado e a quem acompanhou durante os 9 mandatos do combativo vereador de S. Bento e do Parque Fluminense. Foi por indicação de Armando Maia que José Soares ocupou, por décadas, o cargo de administrador regional do Parque Fluminense. Era visível o descontentamento de familiares e amigos do saudoso José Soares diante do abandono em que se encontra o Cemitério do Corte Oito, administrado pela Secretaria de Serviços Públicos. Todos puderam ver que o mato alto esconde as sepulturas, muitos jazigos estão sem tampas, ossos estão abandonadas pelo caminho, numa demonstração do pouco caso e da falta de respeito das autoridades municipais com relação aos mortos. Será que a Procuradoria Geral do Município não podia encaminhar um expediente para advertir os responsáveis pelos Cemitérios que o vilipêndio de cadáver é crime previsto no Código Penal?
Essa postagem foi feita no dia 17 de abril último e nada mudou depois dessas denúncias. A única falha na matéria foi o de omitir que José Soares de Oliveira, de 82 anos, era um antigo Administrador do Parque Fluminense, equivalente ao cargo de subprefeito. Era muito querido por todos e atravessou vários governos, sempre à frente daquela Subprefeitura, a que se dedicava as 24 horas do dia. Pelo menos por esse fato, o falecido merecia mais respeito dos responsáveis pelos cemitérios de Duque de Caxias. O que pior poderia acontecer ao governo seria a população começar a acreditar que os cemitérios estavam em melhores mãos quando administrado pela extinta Funerária Duque de Caxias, o que seria não só um absurdo, mas a comrpovação de que o Governo falhou na condução de uma solução mais moderna para gerir os cemitérios. Sem falar do prometido cemitério vertical, a ser construído na Taquara!
TJ DO RIO GANHOU TRÊS
NOVOS DESEMBARGADORES
Três novos desembargadores eleitos pelo Órgão Especial tomaram posse segunda-feira (26), no Tribunal de Justiça do Rio. Pelo critério de antiguidade, foram promovidos os juízes Plínio Pinto Coelho Filho, que ocupará a vaga aberta pela exoneração do desembargador Marco Aurélio Belizze Oliveira, hoje ministro do STJ, e Sergio de Saeta Moraes, na vaga criada pela aposentadoria do desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro. Pelo critério de merecimento, foi eleita a juíza Myriam Medeiros da Fonseca Costa, que ocupará a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Marcos Bento de Souza.
“São três amigos de quem gosto desde que conheci. O 1º grau está hoje perdendo três excelentes magistrados, mas o Tribunal de Justiça está ganhando, assim como os jurisdicionados que entrarem com recursos na segunda instância. Tenho certeza de que esses novos desembargadores farão um trabalho ainda mais primoroso do que o que faziam na suas varas” , disse o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, na cerimônia de posse dos novos desembargadores.
Com mais de 25 anos de atividades ininterruptas em Duque de Caxias, o desembargador Sério de Saeta Moraes, além de comandar a 3ª Cível e ocupar, também por muitos anos, o cargo de Diretor do Fórum, o novo desembargador também atuou junto ao Tribunal Regional Eleitoral, sendo designado para comandar a 66ª Zona Eleitoral do município.

RÁPIDAS
• A Secretaria de Integração e Defesa Civil de Duque de Caxias promove segunda-feira, 3 de outubro, o I Simpósio de Defesa Civil. Para abordar o tema “Prognósticos e apresentação de medidas para mitigação dos impactos provocados pelos eventos geoclimáticos no município”, foi convidado o professor universitário Wilson Leal Boiça, autor de vários trabalhos nessa área.
• O encontro começa às 9h no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, no Centro, e será aberto pelo secretário Francisco Alves da Fonseca e pelo Coordenador da Defesa Civil Luis Cláudio Menezes Souza. O público alvo são as autoridades do município, agentes de defesa civil, voluntários, sociedade civil e a população em geral, principalmente as residentes perto de morros, encostas, rios e canais, áreas consideradas de riscos.
• As comissões
de Segurança Pública e Assuntos de Polícia e de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vão estudar uma proposta de criação de um sistema integrado para o atendimento a dependentes químicos unindo diferentes órgãos públicos. Presidente da Comissão de Segurança, o deputado Zaqueu Teixeira (PT) declarou que os grupos pretendem também elaborar um projeto de lei buscando melhorar as informações sobre o atendimento a estes dependentes. A afirmação foi feita durante audiência pública realizada pelas comissões, nesta quarta-feira (28/09), para discutir o problema do uso de crack no Estado.
• “Vimos hoje que as informações são fragmentadas, pois cada órgão produz seus dados e não há uma comunicação entre eles. Vamos discutir uma proposta para organizar a produção de dados sobre o assunto, para que tenhamos estatísticas confiáveis e possamos produzir uma política consistente”, declarou Teixeira. Presidente da Comissão de Assuntos da Criança, a deputada Claise Maria Zito (PSDB) acredita que o trabalho integrado é fundamental para suprir as principais necessidades apontadas durante a reunião para o tratamento de dependentes de álcool e drogas no estado.
• “O que temos para tratamento é precário e ainda há muito a ser feito nesta área. Temos políticas na assistência social do estado e dos municípios, na saúde e na educação, mas falta uma intersetorialidade entre todos os segmentos”, declarou. Superintendente de Proteção Básica Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Leonardo Pecoraro falou sobre o crescimento dos equipamentos de assistência social e a necessidade da ampliação de equipamentos de saúde. “Em 2010, tínhamos 43 Centros de Referência. Aumentamos para 98 neste ano, mas o número de mecanismos de saúde não acompanhou este crescimento. Corremos o risco de ter um hiato, com a assistência atendendo sem ter para onde encaminhar”, declarou.
• No dia em que se completava um ano da
Lei da Ficha Limpa (quarta-feira, 28), parlamentares da Frente Contra a Corrupção e organizações em favor do voto limpo se reuniram na Casa para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) uma decisão final sobre a constitucionalidade da matéria.
• A Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos com condenações na Justiça. No início do ano, o STF decidiu que a lei não poderia valer para as eleições gerais de 2010, o que permitiu que diversos candidatos que haviam sido eleitos, mas foram barrados pela nova lei, pudessem assumir seus mandatos. Agora, o STF deverá decidir se a lei é constitucional e se valerá para as eleições municipais do ano que vem.
• “Temos visto um belo movimento na sociedade, mas a lei ainda corre risco. Nossa reivindicação aqui é para que a constitucionalidade dela seja declarada o mais rápido possível”, disse o presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, Francisco Praciano (PT-AM).
• deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) considerou “um absurdo” pedir ficha limpa para candidatos. “Se ele se dispõe a representar a sociedade, tem de ter alguns requisitos. E os partidos deveriam ter esse zelo e não têm. Os corruptos se sentem à vontade em quase todos os partidos”, disse.
• O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), disse esperar que o STF decida favoravelmente à questão. “Espero que a Lei da Ficha Limpa possa ser uma baliza para a sociedade civil e objeto de respeito para os partidos.”
• Enquanto o Supremo não decide a constitucionalidade da matéria, a Frente Parlamentar se movimenta para cobrar dos deputados a aprovação de matérias contra a corrupção. São 160 projetos que tramitam na casa tratando de temas como o combate à lavagem de dinheiro, o fortalecimento da estrutura de órgãos de fiscalização e a criação de varas para investigar crimes de corrupção.
• A frente pretende, ainda, propor a criação de uma espécie de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Combate à Corrupção. A ideia é unir Executivo, Legislativo e Judiciário no enfrentamento a esse tipo de crime.
• Não é o momento para criar um imposto para financiar a saúde pública, disse hoje (28) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Segundo ele, o lema do governo federal é desonerar, estimular o crescimento da economia e controlar a inflação.
• “A presidenta Dilma [Rousseff] não quer pressa nessa história”, disse Carvalho, após a abertura do 1º Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Palácio do Planalto. “Ela quer que toda medida seja tomada com maturidade. Não é o momento de falarmos em novos impostos, dada situação que o país se encontra, delicada, no contexto internacional. Estamos indo bem, estamos confiantes, mas não brincaremos.”
• Segundo Carvalho, o governo não terá condições de “dar conta”, caso os senadores decidam resgatar o projeto original de regulamentação da Emenda 29, que trata dos recursos para a saúde. Aprovado em 2008, o texto original, do então senador Tião Viana (PT-AC), prevê que a União deve destinar 10% das receitas correntes brutas ao financiamento da saúde pública.
• “O governo, naturalmente, espera que o Senado tenha responsabilidade. Agora, para o país, seria péssimo. Não temos condições de dar conta e não queremos fazer demagogia. Temos que agir com responsabilidade. Estamos fazendo a nossa parte, otimizando ao máximo os recursos da saúde”, assinalou o ministro.
• O projeto aprovado na Câmara dos Deputados, que agora tramita no Senado, mudou o repasse obrigatório da União para um valor equivalente ao previsto no Orçamento do ano anterior para a saúde mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano.
• O ministro criticou a oposição por causa da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).“A saúde do Brasil hoje estaria bem melhor e não teríamos os problemas
• O infarto agudo do miocárdio, uma das principais causas de óbitos no Brasil, j
unto com o acidente vascular cerebral (AVC), mata entre 10% e 15% das suas vítimas no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é reduzir o índice para 5%. Para o cardiologista João Poeys, a dica é incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, sem descuidar do histórico familiar de doenças cardiovasculares.
• Esse tipo de enfermidade, segundo o médico, acontece por causa da obstrução das artérias do coração, provocada pelo acúmulo de gordura. Entre os fatores de risco estão pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.
• “Hoje um fator muito importante que a gente está vendo na prática clínica é o histórico familiar. Pacientes que, mesmo que não tenham fatores clássicos, mas com mãe ou irmão que teve infarto jovem, têm uma propensão grande de desenvolver a doença”, destacou o cardiologista.
• A orientação de Poeys é que os cuidados comecem desde cedo. “É preciso acabar com o mito de que criança saudável é criança gordinha”, ressaltou. Na adolescência, é recomendada a realização de exames de sangue para medir as taxas de colesterol e glicose. Homens, a partir dos 40 anos, e mulheres, a partir dos 50, já devem começar a fazer periodicamente o teste ergométrico.
• “A gente vê, no dia a dia do hospital, que a maioria dos pacientes infartados ou infartando não fazia acompanhamento médico regular, não se tratava, é sedentária e tem alimentação ruim. Infelizmente, só depois do susto que tomam com um infarto ou uma angina, eles procuram mudar o estilo de vida.”
• Ouvida pela comissão de jornalistas e pesquisadores que participam do projeto “Tarde com História”, promovido pelo Instituto Histórico Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, a professora aposentada e agora artista
plástica Martha Rossi prestou um emocionado depoimento que fará parte dos arquivos do instituto, para posterior aproveitamento por pesquisadores da História de Duque de Caxias.
• Martha Rossi nasceu, na verdade, em Niterói, de onde sua família se mudou para Ponte Nova, em Minas Gerais, quando ela estava com seis meses de nascida. Por isso, é conhecida entre os amigos como a mineirinha de Ponte Nova. Lá ela estudou desde as primeiras letras num colégio mantido por freiras, onde se formou professora aos l7 anos. Logo depois se casou e foi com o marido morar, primeiro, em Belo Horizonte, daí vindo para o Rio de Janeiro.
• Um tio dela tinha um sítio em Parada Angélica, onde ela conheceu uma professora, que apesar de não ser formalmente uma professora, mantinha uma escola rústica em sua casa. Marta Rossi se encantou com o empenho e a dedicação da professora e resolveu procurar o prefeito de Duque de Caxias, onde consegui o emprego pretendido.
• Era 1949, o prefeito era Adolfo David. Ela foi trabalhar na Escola Municipal Gastão Reis, na Rua Petrópolis, bairro Corte Oito. Algum tempo depois, ela passou a trabalhar numa escola que funcionava junto à Igreja Adventista, na Av. Duque de Caxias, no bairro Itatiaia.
• Ali ficou sabendo da existência da Escola Regional de Meriti, mais conhecida como “Mate com Angu”, que adotara o Método Montessori de ensino e foi a pioneira no antigo Estado do Rio a implantar o regime de horário integral e o fornecimento da merenda.
• Num dia inspirado, ela foi visitar a escola, onde conversou com a fundadora da instituição, a professora Armanda Álvaro Alberto, que a convidou para se juntar ao grupo que atendia a cerda de 200 alunos.
• A história completa da professora Martha Rossi e da Escola Regional de Meriti pode ser vista na seção “Pedaços da Nossa História”, que faz parte do blog e cujo link está situado logo abaixo do nosso perfil.
• A programação de outubro do Teatro Municipal Raul Cortez começa neste fim de semana com “A farsa do Panelada” A Farsa do Panelada ou O Novo Mistério de Sta. Edwiges, texto de José Mapurunga, utiliza a dialética farsesca para questionar costumes de nossa sociedade. Através da farsa, da exageração, do ridículo, critica-se religião, política e maus hábitos culturais. Uma comédia de costumes que retrata alguns dos problemas vividos pelo país.
• Realização do CPT-DC (Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias) e Direção: Guedes Ferraz, o espetáculo conta com um elenco formado por Edilson Salles, Natalia Ramos, Marcelle Fernandez, Ingrid Moraes, Ednaldo Kellington e André Salvador
• O Teatro Raul Cortez fica na Praça do Pacificador, no Centro. A bilheteria funciona de quarta a sexta-feira das 14h às 19h, no sábado de 9h às 12h e das 14h às 20h e no domingo das 14h às 19h. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 2771-3062 ou pelo site
www.traulcortez.com.br.

Nenhum comentário: