quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BAIXADA URGENTE


GOVERNO INAUGURA NOVA
UNIVERSIDADE EM CAXIAS

Um centro de ensino reunindo cursos profissionalizantes, ensino técnico a nível de segundo grau e a primeira faculdade pública de Caxias voltada para a graduação de profissionais para atuar no parque industrial da Baixada, foi inaugurado nesta quarta (8), pelo governo do Estado em Imbariê, terceiro distrito de Duque de Caias. Vinculada à FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) a nova universidade abrigará o Instituto Superior de Tecnologia (IST), que vai oferecer o curso de Tecnólogo em Processo de Gerência de Produção e a Escola Técnica Estadual (ETE) que vai disponibilizar cinco mil vagas de ensino técnico e cursos profissionalizantes.
O governador Sérgio Cabral, acompanhado do vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, percorreu as instalações da Faetec e da Escola Técnica, onde todas as salas de aula têm quadro digital.
– Estamos fazendo algo que muda a vida das pessoas. Fiquei emocionado ao entrar aqui. O secretário Alexandre Cardoso reformou o que existia e fez algo totalmente novo. A faculdade de Imbariê não fica nada a dever ao que vi no mundo. Olha que vi muitas escolas, em muitos países. Dá gosto para o aluno estudar desta maneira – disse Cabral.
Com a inauguração do campus, o governo pretende transformar Imbariê em um pólo de atração de formação profissional, que irá envolver jovens e adultos de Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Petrópolis e São João de Meriti, entre outros municípios. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o campus da Faetec em Imbariê vai formar cinco mil alunos por ano aptos a entrar no mercado de trabalho.
– Esse é um modelo pedagógico para o Brasil, que junta cursos profissionalizantes, o ensino médio técnico e o ensino superior. É um sonho dos moradores de Imbariê, Santa Lúcia e Parada Angélica, de ganharem sua primeira faculdade pública, que vai formar em Processo de Gestão, uma das grandes demandas da região. É uma oportunidade para os jovens aprenderem logística e processo de produção - disse Alexandre Cardoso.

SINDICATO EXIGE CONVOCAÇÃO
DOS CONCURSADOS DA FAETEC
           
O Sindicato dos Profissionais de Educação da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica (Sindpefaetec) promoveu uma manifestação durante a inauguração de um complexo da Faetec em Imbariê, na manhã de quarta-feira (8), onde estavam presentes o governador Sérgio Cabral, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Segundo os sindicalistas, do concurso realizado no ano passado, a Faetec convocou apenas cerca de 900 aprovados, quando o número de contratações temporárias chega a quase 6 mil. “Não estamos falando de comissionados”, explicou Mário Luiz Silva, coordenador geral do sindicato. "A Faetec é uma verdadeira caixa preta" - disse Márcio.
Segundo ele, uma sentença da juíza Simone Lopes da Costa, da 10ª Vara de Fazenda Pública, em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público estadual em 2001, proibiu a Faetec de assinar novos contratos temporários para exercício de quaisquer funções docentes ou administrativas, bem como de prorrogar ou renovar os contratos temporários vigentes. A Fundação, porém, não está cumprindo a determinação judicial. Segundo ele, através de um decreto publicado no Diário Oficial de 17 de janeiro último, foi autorizada a contratação temporária de 616 profissionais da Educação na Faetec. “A farra continua”, acrescentou.

POLICIA DESBARATA MILICIA
QUE EXTORQUIA NA BAIXADA

Cinco pessoas foram presas, entre elas, um bombeiro, nesta quinta-feira (9), durante a operação Milítia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O objetivo da ação é cumprir sete mandados de prisão e 16 de busca e apreensão contra uma quadrilha de milicianos. Segundo o titular da Delegacia de Campos Elíseos (60ª DP), Robson Costa, além de exploração clandestina de TV a cabo e de distribuição de gás, a quadrilha pratica agiotagem, vende fiado cestas básicas para cobrar pagamento com juros e adultera placas de carros roubados.
Os suspeitos foram identificados após investigações da Delegacia de Campos Elíseos e interceptações de escutas telefônicas.
Segundo a polícia, o grupo criminoso atua nas localidades do Pilar, Pantanal, Vila São José e adjacências, todas em Duque de Caxias, mais precisamente na área da 60ª DP. 
 Participam da operação, 16 equipes do DGPB (Departamento Geral de Polícia da Baixada), além de agentes da CGU (Corregedoria Geral Unificada) e da Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia).
   A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a operação Milítia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que tem como objetivo cumprir sete mandados de prisão e 16 de busca e apreensão contra uma quadrilha de milicianos. 
Eles foram identificados após investigações da Delegacia de Campos Elíseos (60ª DP) e interceptações de escutas telefônicas. 
Segundo a polícia, o grupo criminoso atua nas localidades do Pilar, Pantanal, Vila São José e adjacências, todas em Duque de Caxias, mais precisamente na área da 60ª DP. 
 Participam da operação, 16 equipes do DGPB (Departamento Geral de Polícia da Baixada), além de agentes da CGU (Corregedoria Geral Unificada) e da Coinpol (Corregedoria da Polícia Civil)

RÁPIDAS

• Mais uma vez, como é recorrente no Governo Sérgio Cabral, a segurança do governador tentou impedir que moradores levantassem faixas de protestos e reivindicações. Os morados de Imbariê reclamavam, por exemplo, contra a falta d'água, embora a Cedae nunca se esqueça de enviar as contas.
• Recentemente, o governador Sérgio Cabral esteve na Taquara, próximo a Imbariê, onde inaugurou uma nova estação de tratamento, mas nada falou sobre a falta d'água em outros bairros do Terceiro Distrito, como Parada Angélica, Barro Branco, Parque Equitativa e Santa Cruz da Serra.
• A repressão ao movimento dos sindicalistas, porém, não teve sucesso, pois eles fizeram o ato alguns metros adiante, com faixas apitos e um megafone, chamando a atenção das autoridades que estavam no palanque, há cerca de 20 metros.
• Segundo o sindicalista Márcio Luiz, a Faetec sempre foi utilizada como “cabidagem de emprego”.
"Precisamos inverter a situação, queremos que ela tenha um quadro efetivo, de concursados, maior que os contratados, utilizados que são de acordo com os interesses dos políticos que os contratam”.
• Márcio acredita que existam cerca de 100 unidades, entre Ceteps, CVTs e escolas técnicas. “A Faetec é um mar de contratos temporários. Essa caixa preta ninguém sabe o que tem dentro”.
• A pauta de reivindicações do Sindpefaetec inclui também reposição salarial. A categoria vai realizar uma reunião do Conselho Deliberativo na segunda-feira (13), a partir das 14h, no auditório da Escola Técnica Estadual República (ETE República), na Rua Clarimundo de Melo nº 847, Quintino.
• No dia 5 de março, haverá assembléia geral da categoria, às 14h, no auditório da ETE Ferreira Vianna, na Rua General Canabarro nº 291.
• A inauguração da Universidade de Tecnologia de Imbariê mostrou como será difícil a atuação do governador na próxima campana eleitoral em alguns municípios. Segundo os passos de Lula, Sérgio Cabral montou a sua base de governo sobre o apoio dos mais diversos partidos, alguns inimigos irreconciliáveis.
• Achando que quanto mais partidos reunisse ao seu redor, menos candidatos disputariam as próximas eleições, abrindo o leque de oportunidades para agasalhar todo tipo de ambição, o vascaíno (nas horas vagas) Sérgio Cabral não contava com alguns obstáculos pela frente, como a Igreja Universal, a ambição desmedida do ex deputado Jorge Picciani e o aparecimento do PSD.
•  A inauguração em Imbariê, preparada para ser a festa do Secretário de Ciência e Tecnologia, o deputado federal Alexandre Cardoso, candidato a prefeito de Duque de Caxias, demonstrou como é difícil fazer política quando não se tem um projeto de governo, apenas uma coalizão de interesses.
•  Duas das muitas ausências na festa de Imbariê foram o prefeito Zito e o ex prefeito Washington Reis, que patrocinou um desastrado plebiscito para transformar o Terceiro Distrito, juntamente com Xerém, um novo município.
•  Candidatos inarredáveis em outubro próximo, os dois políticos de Caxias, que disputam o lugar de favorito na lista de candidatos do Paládio Guanabara com Alexandre Cardoso, não aparecerem na festa. Zito, porque só foi convidado no final do expediente de terça-feira, véspera da inauguração, enquanto o deputado federal de Xerém resolveu, por pue provocação,  enviar seu irmão, um suplente que só é deputado porque Jorge Picciani trocou o filho que ocupava uma das Secretarias de Cabral.
•  Aliás, o constrangimento a que Zito foi submetido por Sérgio Cabral, com o envio do convite em cima da hora, lembrou a alguns amigos do prefeito o que ocorreu na inauguração do Museu da Ciência e da Vida, na Praça Roberto Silveira e obra de Alexandre Cardoso.
•  Na ocasião, Zito foi convidado, mas o seu vice, Jorge Amorelli, foi solenemente barrado na entrada do antigo Fórum. A deselegância da assessoria de Cabral se repetiu com um grupo de vereadoras de Duque de Caxias, inclusive a ice presidente da Câmara, igualmente barradas pelos "aspones" do governador.
• Também não podemos esquecer que o respeitado fotógrafo George Fant, da assessoria de imprensa da Prefeitura, foi barrado por uma assessora de Cabral em outra solenidade no centro de Caxias. E o popular "Tesoura", além de respeitado profissional, é tio da vereadora Juliana do Taxi, que fora barrada na entrada do Museu.
Tropas do Exército e da Força Nacional de Segurança Pública podem ser convocadas para atuar no Rio de Janeiro caso os bombeiros e policiais militares fluminenses deflagrem greve por aumento salarial nesta sexta (10) ou nos próximos dias. Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, a medida faz parte de um protocolo de ações que está sendo apresentado hoje (9), durante reunião entre representantes da secretaria no Comando Militar do Leste
  “As polícias do Rio têm um protocolo de ações para atuar em situações emergenciais, como uma greve, que engloba as ações do Exército, da Força Nacional ou o esforço das próprias polícias estaduais. Isso tudo vai depender se o movimento vai sair e a dimensão que ele vai tomar”, disse Beltrame, por telefone, à Agência Brasil. O secretário viajou a Brasília ontem pela manhã para participar de um encontro com autoridades da segurança pública de outros estados.
Ele acrescentou que o governo espera que essas medidas não sejam necessárias, mas garantiu que o estado está “pronto para atuar e para manter a ordem e a paz”.
Beltrame também informou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com quem esteve reunido na noite de ontem (8), juntamente com o governador do Rio, Sérgio Cabral, ofereceu total apoio das equipes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
• Com 59 votos favoráveis e 1 contrário, os deputados aprovaram, no início da tarde desta quinta (9), o projeto de lei que antecipa o reajuste para as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e os agentes penitenciários, aprovado no ano passado.
• A proposta original enviada pelo governo do estado foi alterada por um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Pelo texto aprovado, o incremento salarial previsto para o próximo mês continua sendo 12% para todas as categorias, mas o reajuste previsto para 2013, em duas parcelas, será concedido de uma só vez, no início do ano que vem.
• Apesar de reconhecer como avanço a aprovação do projeto, alguns parlamentares destacaram que a proposta ainda está aquém da reivindicação histórica dessas categorias. O deputado Marcelo Freixo (PSOL) alertou que a falta de diálogo com os profissionais de segurança pública pode ainda representar uma ameaça às negociações.
• “O movimento foi feito para dentro da Assembleia, mas não discutiu com as categorias. O governo errou porque essa proposta é um avanço, sim, mas tinha que ser discutida com as categorias até para distensionar um clima que não é dos melhores nas ruas. Não tenho condição de saber qual o ânimo que existe hoje em relação à proposta. Espero que tenham o bom senso de abrir negociação. Essa etapa de hoje não é o fim desse processo”, disse o deputado.
• A deputada Janira Rocha (PSOL), cuja voz foi identificada na gravação de um telefonema do cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo, disse que a conversa veiculada na imprensa foi “uma grande montagem, fraudada, que não mostra tudo o que foi dito”. Em uma gravação feita com autorização da Justiça, uma voz de mulher pede a Benevenuto Daciolo que os amotinados baianos não negociem com o governo estadual para não enfraquecer o movimento no Rio de Janeiro,
• Depois de ouvir da deputada Cidinha Campos (PDT) que a Alerj poderá abrir processos internos para investigar o envolvimento dela com o movimento de policiais e bombeiros, Janira disse não temer a investigação. “Eu honro as saias que visto. Fui eu, a voz [na gravação] era minha. Exerci meu direito legítimo de fazer articulação política. Vou esclarecer cada um dos fatos que foi colocado”, disse a parlamentar.
As associações que representam policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários reivindicam a revisão do piso salarial, atualmente em R$ 900, para R$ 3,5 mil, com o fim das gratificações.

Nenhum comentário: