segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

BAIXADA URGENTE

BANDIDOS AGORA APELAM
PARA MÁQUINAS PESADAS
 
Diante das seguidas operações da Policia Militar no combate ao roubo de motos, os bandidos que escaparam das favelas com UPPs estão mais sofisticados e mudaram o eixo de suas operações financeiras. Como os bancos adotaram dispositivos que inutilizam as cédulas que abastecem os caixas eletrônicos, as quadrilhas resolveram roubar os próprios terminais, instalados em farmácias e supermercado.
Depois de utilizarem uma retroescavadeira para arrombar uma farmácia em Belford Roxo, equipamento que facilita a colocação dos caixas eletrônicos nos caminhões dos bandidos, eles voltaram a atacar na semana passada, roubando uma retroescavadeira e obrigando o operador a conduzir o equipamento até um supermercado no bairro Jardim Gramacho. Depois de derrubar uma parede, foi só colocar o caixa na caçamba de um caminhão, possivelmente roubado, libertando o operador seqüestrado a pouca distâncias do supermercado.
Na madrugada desta segunda-feira (3) e utilizando uma retroescavadeira, bandidos invadiram uma antiga fábrica de bolos e pães na Rua Marechal Floriano, a principal saída da cidade em direção ao rio e que fica nos fundos de uma das agências da Caixa Econômica Federal. Com o equipamento, não foi difícil arrombar uma das paredes da agência, por onde retiraram os caixas eletrônicos, fugindo sem qualquer reação dos seguranças da agência ou da Justiça do Trabalho, que fica em frente à agência assaltada,
A ousadia dos bandidos é tamanha que a agência assaltada fica na Av. Brigadeiro Lima e Silva, principal entrada da cidade, a dois quarteirões do Fórum e da 59ª DP/Caxias.
Há poucos dias, policiais civis prenderam uma dupla que assaltava pedestres que passavam pela Praça Roberto Silveira, onde ficam várias agências bancárias, a Secretaria de Fazenda do município e o Museu da Vida e Ciência que, por sua vez, é vizinho da Delegacia de Polícia.

LOCANTY TEM ATÉ SEXTA
PARA DEIXAR CAXIAS LIMPA

O prefeito Zito anunciou nesta segunda-feira (3) que atendeu a um pedido da empresa Locanty e concedeu mais sete dias de prazo para que a empresa limpe a cidade, sob pena de rescisão do contrato firmado em janeiro de 2008, quando ele assumiu o cargo para o seu terceiro mandato. O anúncio foi feito em seu gabinete, em Jardim Primavera, numa entrevista ao vivo para o noticioso RJTV, da Rede Globo, que há mais de 15 dias vem divulgando filmes enviados por moradores, denunciando a situação em que se encontra a cidade.
Em setembro de 2011, Zito se reuniram com o dono da Locanty, João Barreto (foto), quando foi concedido um prazo até 1º de outubro para que a empresa regularizasse a coleta de lixo no município, para o qual fora contratada em janeiro de 2008. Um ano depois, a situação ficou pior e nem a contratação de nova frota de veículos pela própria prefeitura resolveu o problema.
Sem explicar porque a empresa não é punida, inclusive com a rescisão do contrato e a declaração de sua inidoneidade, o que impediria que ela continuasse a prestar serviços a órgãos e entidades publicas, o prefeito insiste em justificar o descumprimento de clausulas contratuais com o argumento de que, o fechamento do lixão do Jardim Gramacho, tornou o serviço deficitário, pois o lixo do município era lançado no aterro da Comlurb e, agora, terá de ser levado para Seropédica, distante 60 km do município. Sobre boato que circulou na cidade na semana passada, de um possível acordo para utilização, até o final do ano, do aterro sanitário de Belford Roxo, mais perto, Zito não comentou.

PREFEITURA VAI CONTRATAR
PMs DE FOLGA NO 15º BATALHÃO

Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança realizada na última quinta-feira, na Câmara Municipal, o principal tema do encontro foi a demora na construção das novas delegacias de Polícia prometidas pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, na reunião do Conselho realizada em janeiro, que tinha ao seu lado a Chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha. Segundo a promessa, as novas sedes das 59º DP/Caxias, 60ª DP/Campos Elíseos e a DEAM – Delegacia Especial da Mulher, que funciona precariamente numa pequena loja na Av. Brigadeiro Lima e Silva, onde falta tudo, até banheiro para as mulheres que vão à DEAM fazer queixas contra companheiros, namorados e maridos.
A maior cobrança partiu da Promotora de Justiça Elisa Fraga, que comanda a 3ª Central de Inquéritos do MP, que cobrou providências efetivas da Secretaria de Segurança, que apenas desativou os xadrezes da 59ª DP/Caxias, mas ainda não tem data para a inauguração das novas instalações, que deverão ocupar um terreno cedido pela União ao lado do Fórum de Duque de Caxias.
Representando o prefeito eleito Alexandre Cardoso, o vice, Laury Villar, que já foi presidente a Câmara, informou que, a partir de janeiro, será implantado o PROEIS, programa em que o município “compra” as folgas de PMs lotados em Duque de Caxias, aumentando a presença de policiais nas ruas do município.
Durante a reunião, foram apresentados gráficos sobre os índices de violência no município, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública com base nos registros de ocorrência das Polícias Civil e Militar, comparando as metas da Secretaria de Segurança e os casos efetivamente registrados.
  
RÁPIDAS

Ligada à corrente Opção Socialista, dirigida no município por Alexandre Rodrigues, ex-subsecretário de Meio Ambiente (Governo Washington Reis), a dirigente do PT-Caxias e professora Lauricy é a única mulher na lista dos 8 candidatos a secretário do governo Alexandre Cardoso,
A seu favor, a ex dirigente do SEPE vem insistindo que tem uma história política com Alexandre Cardoso desde sua primeira campanha para prefeito em 1996, além de ter em seu currículo político o fato de ter sido umas das primeiras lideranças do PT/Caxias a declarar apoio ao candidato socialista e se manter fiel a ele até o fim.
Nessa campanha por um lugar ao sol no futuro governo, Lauricy vem pedindo apoio de amigos antigos do partido, como Antônio Neiva e o presidente do PT estadual Jorge Florêncio. E pessoas próximas garantem que Lauricy,  seria hoje o nome mais palatável e bem aceito por todas as correntes internas do partido. Será?
 Pelo visto, o PT ficará chupando o dedo. A Secretaria de Trabalho e Renda já tem dono. Ela será do PDT, que indicou o ex vereador Quiel do Canarinho, fundador do PDT e com liderança consolidada em Saracuruna, no Segundo Distrito.
Em fevereiro de 1967, logo depois de nomeado pelo então prefeito Moacyr do Carmo para a chefia da Inspetoria de Ensino do município, atual Secretaria de Educação, o professor e arquiteto Wilson Pinto de Almeida enfrentava dificuldades para organizar o setor porque o quadro de professores da Inspetoria, em grande parte, era formado por pessoal leigo, isto é, pessoal sem qualificação específica do magistério, que apenas concluíram o Curso Ginasial, pois só havia duas escolas de formação de professores: o Colégio Santo Antonio e o Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, criado em 1964
Foi, portanto, com alegria que o responsável pela Educação recebe o pedido de um vereador para a contratação de uma professora, assunto que acabara de tratar com o prefeito e recebera o devido sinal verde.
Animado com a idéia, o professor Wilson pediu que a candidata se apresentasse no dia seguinte, com todos os documentos, inclusive o diploma de professora (Curso Normal).
Com toda a sinceridade que hoje é difícil de ver nos nossos políticos, o vereador confessou que a sua candidata não tinha diploma algum, acrescentando que esse detalhe não tinha a menor importância, pois ela não iria dar aulas, pois seria automaticamente lotada em seu gabinete, na Câmara de Vereadores.
A explicação para que a indicada fosse contratada como professora, embora sem a devida qualificação, tinha dois motivos: o salário, pois iria ganhar Cr$ 1,00 (um cruzeiro, moeda da época) a mais que o salário mínimo e não seria identificada como auxiliar de serviços gerais, nome um pouco mais simpático do que o lamentável servente, aplicado ao servidor que não tivesse uma profissão específica.
Dez anos antes, o prefeito Francisco Correa precisou “importar” da então Capital Federal mais de uma dezena de professores para integrarem os quadros do primeiro Ginásio público do município, o Expedicionário Aquino de Araujo, a exemplo do que faziam os Ginásios Santo Antonio, até hoje mantido por uma congregação religiosa, e o Duque de Caxias, do saudoso Elly Combat.
Hoje, o panorama é outro: como lidar com os fantasmas que circulam pelos corredores da administração publica?  E de fantasmas bem remunerados o advogado Antonio Batista, ex presidente do IPMDC, entende.  E muito!
Em janeiro de 2005, em seu primeiro dia no cargo de presidente do IPMDC, o Dr. Antonio Batista foi recepcionado por uma multidão de servidores, que lotaram o pátio da antiga Casa de Saúde Santo Antonio, nos altos da Rua José de Alvarenga.
Como os fantasmas não usam vestimentas formadas por lençóis impecavelmente brancos como nos filmes de terror, o novo presidente do IPMDC resolveu dar as boas vindas aos seus novos colegas de trabalho através de uma entrevista em seu gabinete.
Durante semanas, o Dr. Antonio Batista conversou com cada um e organizou um fichário onde anotava o nome, CPF, endereço, telefone onde o servidor pudesse ser encontrado e, o mais importante, local de trabalho.
Ao final dessas cansativas entrevistas, o novo presidente do IPMDC descobriu que algo em torno de 50 servidores sabia onde estava trabalhando, pois os outros 200 eram “fantasmas” de carteirinha, que só apareciam na repartição no dia seguinte à mudança de comando.
Com carta branca do então prefeito Washington Reis, o Dr. Antonio Batista mandou demitir todos os fantasmas, reduzindo drasticamente a folha de pagamento e melhorando o desempenho funcional do órgão, pois só ficaram aqueles que tinham compromisso com o trabalho.
Pelo visto, os “fantasmas” do IPMDC saíram das catacumbas e voltaram a percorrer os corredores do órgão, espalhando boatos e fazendo intrigas, pois não há coisa mais irritante para quem não trabalha do que ver alguém trabalhando com dedicação e eficiência. Curiosamente, isso dá urticária nos “fantasmas”!
Em sessão do Tribunal Pleno desta segunda-feira (3), a desembargadora Leila Mariano foi eleita, com 161 votos, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para o biênio 2013/2014 e será a primeira mulher a ocupar o cargo. “Agradeço muito a confiança depositada no meu nome e prometo me dedicar diuturnamente, de tudo fazendo para que o nosso Poder Judiciário continue sendo reconhecido como exemplo na magistratura nacional”, declarou a desembargadora.

Formada em 1972 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano ingressou na magistratura fluminense em 1979, tendo sido promovida a desembargadora em 1998. Atualmente, a magistrada preside a 2ª Câmara Cível do TJRJ e é diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Clientes da Caixa que tentaram sacar dinheiro dos caixas eletrônicos do Banco 24 Horas ficaram de mãos vazias. O sistema informava que está sem comunicapão com o centro de operações da CEF. Um internauta que tentou sacar no Shopinng Ela, na Av. Presidente Kennedy, tentou novamente num posto de gasolina na Rua Marechal Floriano, próximo à agêncida que foi assaltada pela madrugada, mas nada conseguiu
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reagiu nesta segunda (3) com veemência às declarações do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, feitas após um evento em Brasília, de que antes do governo do ex-presidente Lula a Polícia Federal não tinha independência. Carvalho disse, ainda, que nos governos anteriores ao de Lula “havia o ‘engavetador-geral’ da República”.
“Eu tenho 81 anos, mas tenho memória. Esse senhor precisava pelo menos respeitar o passado, até o dele, e não continuar dizendo coisas levianas. Estou cansado de ouvir leviandades de quem está no governo e aproveita para lançar pedra no passado”, rebateu Fernando Henrique que participa de um evento de prefeitos do PSDB, em Brasília.
O ex-presidente acrescentou que a “herança maldita” foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, o atual governo leva mais tempo “para corrigir malfeitos” que teria herdado do governo Lula.
Fernando Henrique disse ainda que, quando assumiu o governo em 1994, encontrou a Polícia Federal brigando, dividida e com a escola de treinamento desativada. Ele acrescentou que coube ao seu então ministro da Justiça, Nelson Jobim, a tarefa de reestruturar a Polícia Federal.
Quanto à independência do órgão, Fernando Henrique lembrou que várias autoridades ficaram irritadas pelas ações desenvolvidas pela Polícia Federal, durante seu governo. “Tanto era independente que houve senadores algemados e governadora de estado irritada porque seu gabinete tinha sido invadido, pois havia dinheiro e não se sabia de onde vinha”.
A identificação nominal da remuneração dos servidores da Justiça Federal no Rio de Janeiro deve ser divulgada, segundo determinação liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). A divulgação estava suspensa por decisão da 12ª Vara Federal da Seção Judiciária no Rio de Janeiro, em ação movida pelo Sindicato dos Servidores da Justiça Federal no Estado do Rio de Janeiro.
O entendimento local era contrário à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que regulamentou a divulgação de salários após a vigência da Lei de Acesso à Informação. O relator do processo, ministro Antonio Dias Toffoli, derrubou a decisão de primeira instância alegando que as normas do CNJ só podem ser questionadas no STF.
No dia 3 de julho, o CNJ determinou que tribunais de todo o país – estaduais, trabalhistas e federais – divulgassem informações completas sobre a remuneração de juízes e servidores. As informações devem ser disponibilizadas nas páginas dos tribunais na internet, com nome, cargo que ocupa e valores recebidos no mês.
O tribunal também deve informar sobre vencimentos extras, como abonos de permanência e diárias, além de descontos feitos na folha de pagamento com impostos e previdência.
Os analistas e investidores do mercado financeiro reduzem mais uma vez a expectativa de crescimento da economia. A nova projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todos os bens e serviços produzidos no país - em 2012 passou de 1,5% na semana passada para 1,27%. Também houve redução na projeção para 2013, que passou de 3,94% para 3,7%.
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB ficou em 0,6% no terceiro trimestre deste ano comparação com o imediatamente anterior
Outro índice que sofreu redução na estimativa do mercado é o que mede a produção industrial, que registrou projeção de queda de 2,38%. Para 2013, analistas e investidores também projetam queda, de 4,2% para 3,82%.
Por outro lado, ficou inalterada a expectativa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com o boletim Focus do Banco Central, a estimativa está em 5,43% este ano, mesma previsão divulgada na semana passada.
Se por um lado a estimativa de inflação ficou inalterada, o mesmo não ocorreu com a taxa de câmbio, que poderá fechar o ano em R$ 2,07 ante aos R$ 2,03 projetados anteriormente. A projeção para a taxa básica de juros foi mantida no mesmo patamar estabelecido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), em 7,25% ao ano.
Nas contas externas, o déficit em conta-corrente deve fechar o ano em US$ 54 bilhões, com investimentos estrangeiros diretos de US$ 60 bilhões e saldo da balança comercial em US$ 20 bilhões.
Esse pibinho mixuruca de menos de 1% vai castigar em 2013 quem tem salários, proventos e pensões atrelados ao salário mínimo, que será calculado com base na inflação oficial de 2012 mais o PIB do ano anterior.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, atingiu 0,45%, na terceira prévia de novembro, uma alta de 0,07 ponto percentual sobre o resultado da segunda prévia (0,38%). Cinco dos oito grupos pesquisados apresentaram aumentos em ritmo superior ao da última apuração e o que mais contribuiu foi o de alimentação (de 0,18% para 0,53%).
Entre os principais motivos para essa elevação média dos preços dos alimentos está o processo de recuperação das cotações das hortaliças e legumes (de -11,94% para -9,43%) e carnes bovinas (-1,12% para -0,02%).
Em habitação, o IPC-S passou de 0,51% para 0,59% com destaque para o aumento da tarifa de energia elétrica residencial (de 1,17% para 2,1%). No grupo despesas diversas, a taxa subiu de 0,2% para 0,34% sob o efeito dos cigarros (sem variação para 0,6%). Em vestuário (de 0,83% para 1,02%) com a pressão da alta das roupas (de 0,72% para 0,98%). E, no grupo educação, leitura e recreação (de 0,67% para 0,72%) com influência do reajuste da passagem aérea (de 7,96% para 11,3%).
Nos demais grupos, foram verificados decréscimos: transportes (de 0,22% para 0,03%), provocado pela gasolina (de 0,69% para -0,04%); saúde e cuidados pessoais (de 0,52% para 0,42%) com destaque para salão de beleza (de 1,31% para 0,97%) e em comunicação (de 0,08% para 0,04%), puxado pela mensalidade da internet (de -1,49% para -2,25%).
Os cinco itens que provocaram maior impacto foram: tarifa de energia elétrica (de 1,17% para 2,1%); refeições fora em bares e restaurantes (de 0,59% para 0,95%); móveis para residência (1,21% para 1,89%); sanduíches (de 2,17% para 2,07%) e passagem aérea (de 7,96% para 11,3%).
A ceia de Natal vai custar, em média, 18,6% a mais neste ano do que no ano passado. O levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que a inflação dos produtos usados na ceia é três vezes maior do que a registrada na média acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no período de dezembro de 2011 a novembro de 2012, que foi de 5,77%.
Segundo noticiário da Agencia Brasil, entre os itens que apresentaram maior aumento de preço estão o arroz (33,49%), a cebola (48,37%), a batata inglesa (51,82%) e as frutas como mamão papaya (66,88%), manga (26,17%), abacaxi (23,52%) e maçã (22,13%).
Outros produtos também subiram acima da inflação, como a azeitona em conserva (11,79%), o frango (10,45%), os pães e biscoitos (8,55%) e o bacalhau (5,96%).
Alguns itens, no entanto, tiveram aumento de preços menos intenso do que o registrado pelo IPC: azeite (3,48%), lombo suíno (2,84%) e vinho (1,61%). O pernil suíno foi o único produto pesquisado pela FGV que teve queda de preço – de 1,26% – entre 2011 e 2012.

EU APOIO!

Nenhum comentário: