segunda-feira, 25 de março de 2013

BAIXADA URGENTE

DILMA E EDUARDO CAMPOS TROCAM
UM DEDO DE PROSA EM PERNAMBUCO

O clima entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a presidente Dilma Rousseff (PT) parece ter voltado à serenidade. Em meio aos discursos sobre os efeitos da seca e as medidas adotadas para combater a estiagem em Serra Talhada, no sertão pernambucano, na manhã desta segunda-feira, não faltaram elogios e reafirmações de apoio de ambas as partes. Os dois inauguram a primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú.  Campos aproveitou a ocasião para falar sobre a importância do diálogo, independente de questões partidárias.
"Conheço e a senhora também conhece o gosto e o fel dos que não compreendem a importância do debate para embalar os sonhos do futuro", disse Campos. "Eu e Renata [Campos, esposa do governador], a recebemos sob o símbolo da fraternidade e respeito à sua biografia", disse.
"Agradeço desde já às parcerias que temos. Tenho certeza de que as parcerias de ontem e de hoje que estamos firmando vão na mesma direção, na possibilidade de construirmos um país mais equilibrado, mais justo", disse. Em recado direto a Dilma, o governador disse que "não tem faltado apoio político ao governo de Vossa Excelência" e garantiu: "Aqui, a senhora tem um governador, mas tem também um companheiro, um amigo de grande jornada". Ele lembrou, ainda, do avô, o ex-governador Miguel Arraes, que contava das dificuldades dos sertanejos e dos migrantes nordestinos para conseguir água ou nos deslocamento rumo a outras regiões do País.
Já o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), disse que Eduardo Campos é o "melhor governador que o Brasil tem". "Tenho certeza que hoje é um dia histórico para Pernambuco. Celebramos importantes conquistas. Vamos caminhar juntos, unidos", acrescentou. O ministro se disse agradecido por "ter recebido tanto apoio e orientação (de Campos) para chegar (no ministério) e dizer que valeu a pena", afirmou.
Este foi o primeiro encontro entre Dilma e Campos depois que o governador deu início a uma mudança em seu discurso, ao fazer mais críticas à gestão da presidente em relação à política econômica, sobretudo alertando sobre a necessidade de se criar um novo Pacto Federativo. Mas desta vez o governador fez afagos à presidente. (Fonte: Brasil/247)

DUQUE DE CAXIAS LIDERA RANKING
EM MATÉRIA DE DIARREIA INFANTIL

Pesquisa do Instituto Trata Brasil, nos 100 municípios mais populosos do país, com dados de 2008 a 2011, mostra Duque de Caxias como o município com a maior proporção de crianças entre as pessoas internadas por diarreia no país, com 77,1%. O estudo Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População mostra que Duque de Caxias teve internação média de 58,6 pessoas por 100 mil habitantes no período, ficando na posição 37 entre os municípios analisados.
Os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade com essas internações foram de R$ 9.807/100 mil habitantes em 2011, deixando a cidade na 21ª posição das cidades com menor gasto. Em 2010, 41,6% do esgoto da cidade eram coletados e apenas 4,36%, tratados.
Segundo Sandra Vitória Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, a maior proporção de crianças apenas indica que a cidade não interna muitos adultos com diarreia. Ela esclareceu que a diarreia é doença que pode dar em adultos e crianças. Em adultos, quando é muito grave, geralmente são surtos alimentares, decorrente de contaminação por bactéria em restaurantes ou abrigos.
“Outra coisa é a água contaminada. Se a gente não interna adulto, de uma certa forma [é porque] há uma fiscalização sanitária boa nos restaurantes, supermercados, onde às vezes se compra comida contaminada, fora do prazo de validade. Em uma cidade onde há pouca internação de adulto, significa que essa parte da alimentação está organizada”.
A médica confirma que a doença nas crianças está relacionada ao saneamento básico e à água. “Aqui temos uma dificuldade com a água: todo mundo sabe que a Baixada Fluminense tem um fornecimento de água muito precário”. Ela disse que o fornecimento irregular leva as pessoas a furar poços artesianos em casa muitas vezes sem água de qualidade. “E aí realmente leva a criança a ter diarreia”.

MPF EXIGE MELHOR ATENDIMENTO
PARA GESTANTES NA BAIXADA

O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ) enviou recomendação (determinação extra judicial) ao secretário municipal de Saúde de Belford Roxo e aos diretores da Casa de Saúde Maternidade Nossa Senhora da Glória e do Hospital de Clínicas de Belford Roxo para que adotem medidas para aumentar o percentual de gestantes do município que realizam a primeira consulta do pré-natal em até 120 dias de gravidez, para diminuir as indicações de partos cesáreos.
A recomendação, expedida pelo procurador da República Renato Machado, pede ainda que providências sejam tomadas para aumentar o número de gestantes cadastradas no Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (Sisprenatal) e que também seja acompanhada a atuação das Comissões de Revisão de Óbito das maternidades do município.
Além disso, a recomendação visa assegurar a presença de acompanhante durante todo o período do parto e pós-parto. O documento também foi encaminhado para o Comitê de Mortalidade Materna do município de Belford Roxo para que realize busca ativa e diária de óbitos maternos, infantis e de mulheres em idade fértil e assegure que todos os casos sejam divulgados.
Também foi enviada recomendação para o secretário municipal de Saúde de Mesquita, na Baixada Fluminense, para que estabeleça maior periodicidade para as reuniões do Comitê de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal, adote medidas para atender as intercorrências na gravidez, garanta o transporte das gestantes entre as unidades de saúde, além de elaborar plano municipal para atender o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, analisando os índices alcançados a cada ano.


JUSTIÇA RESPONSABILIZA PREFEITURA
POR MORTE DE PACIENTE EM HOSPITAL

A 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça determinou que o Município do Rio indenize em R$ 80 mil, por danos morais, a irmão de um paciente psiquiátrico do hospital Pedro II, que morreu após ser agredido fisicamente por outro paciente, dentro do banheiro da unidade hospitalar. O incidente ocorreu porque os pacientes estavam no local sem supervisão, como é de praxe, o que configurou a omissão do órgão municipal.
O município argumentou, em sua defesa, que não há responsabilidade de indenização e requereu a improcedência do pedido. No entanto, a desembargadora Letícia Sardas decidiu ratificar a decisão de primeiro grau favorável à autora.
“De fato, se o paciente psiquiátrico internado em hospital municipal está sob a guarda do Município, o ente público possui o encargo indissociável de preservar a sua intangibilidade física. Descumprida essa obrigação, emerge o dever de indenizar”, afirmou a magistrada. (Proc. Nº 0204107-86.2009.8.19.0001)

RÁPIDAS

•  A propósito da morte de um morador de Raiz da Serra, primeira morte decorrente do temporal da semana passada e motivo do comentário postado no blog por uma internauta, a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias enviou ao jornalista Alberto Marques, moderador do blog, uma nota informando que o paciente deu entrada no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo no dia 22 de março, às 19 horas, com septicemia e insuficiência renal, vindo a falecer no dia 23.
•  Na referida nota, a secretaria de Saúde esclarece que nos postos de saúde somente são realizados exames preliminares e o procedimento de transferência para o hospital foi correto. A secretaria aguarda os resultados dos exames para confirmar se trata de um caso de leptospirose.
•  A  Leptospirose é  uma infecção causada por uma bactéria do tipo Leptospira que, eliminada principalmente na urina de roedores, muito comum em caso de chuvas torrenciais que provoquem o transbordamento da rede de esgotos e de valas e rio. Assim, as pessoas podem contaminar-se não apenas ao entrar em áreas urbanas alagadas pela chuva, como também em coleções de águas rurais de lagoas, represas e riachos. A bactéria invade por organismo humano através pequenas lesões de pele ou pelas mucosas em contato com a água (oral, nasal e ocular). 
•  Assim, as autoridades sanitárias recomendam que as pessoas evitem passar por locais alagados, pois podem contrair a Leptospirose pelo simples fato da sua pele entrar em contato com a água contaminada.
Crianças e adolescentes são as maiores vítimas dessas infecções, pois consideram apenas uma diversão mergulha em valões que transbordam com as chuvas.
•  A falta de saneamento básico é uma das principais causas das doenças diarreicas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema afeta principalmente a população de baixa renda e causa 88% das mortes por diarreia no mundo. Desse total, 84% são crianças.

•  As diarreias são a segunda maior causa de morte de menores de 5 anos. Por ano, 1,5 milhão de crianças morrem por doenças diarreicas, frequentes nas estações chuvosas e em países quentes, já que inundações e secas aumentam o risco de cólera, giardíase, febre tifoide e infecção por Escherechia coli e Shiguella. No Brasil, elas representam 80% das doenças relacionadas ao saneamento inadequado.
•  Dados do Ministério da Saúde divulgados pela Agência Brasil/EBC, mostram que doenças do aparelho digestivo são a sexta causa de morte no país, enquanto as doenças infecciosas e parasitárias ficam em sétimo lugar. O sistema Datasus revela que o número de óbitos por doença diarreica aguda em menores de 5 anos de idade em 2010 foi 36 na região metropolitana do Rio de Janeiro e 46 no estado do Rio, chegando a 1.005 no Brasil, o que representa 2,1% do total de óbitos no país.
•  O estudo Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População foi produzido pelo Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O documento, que reuniu dados dos 100 municípios mais populosos do Brasil de 2008 a 2011, mostra que a cidade com maior número de internações por diarreia por 100 mil habitantes é Ananindeua, no Pará, com índice de 1.210,9, seguido por Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde foram internadas, em média, 367,1 pessoas para cada 100 mil habitantes por ano.
•  Entre os 30 municípios com maior número de internações estão Nova Iguaçu (165,2) e São João de Meriti (138,4), também na baixada, além de São Gonçalo (114,5), na região metropolitana, e Campos dos Goytacazes (115,2), no norte fluminense. Duque de Caxias, na baixada, aparece na posição 37, com média de 58,6. O município do Rio de Janeiro está bem colocado, em quinto lugar, com média de 15 internações por doenças diarreicas por ano a cada 100 mil habitantes.
•  Em 2011, das 396 mil pessoas internadas por diarreia no Brasil, 14% moravam nos 100 maiores municípios analisados. Somente nas dez cidades com as maiores taxas foram 20 mil internações, o que corresponde a 35% do total da amostra analisada. O levantamento revela também que 53% das internações por diarreia foram de crianças, que são mais vulneráveis à falta de saneamento.

•  Em 60 das 100 cidades analisadas, o baixo índice de saneamento básico levou à alta taxa de internação. Nas 20 melhores cidades em taxa de internação, em média 78% da população era atendidos com coleta de
•  A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), promoveu nesta segunda-feira (25) no hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, campanha de doação de sangue. O posto de coleta funcionou das 9h às 14h no auditório atraindo moradores, comerciários, servidores públicos e  da própria unidade . A campanha tem por objetivo reforçar o estoque do instituto que atende as unidades hospitalares do Estado .
•  Entre os doadores três pessoas chamaram à atenção. Renato Pires de Azevedo, de 55 anos, morador do bairro Itatiaia, chegou cedo para colaborar com a campanha levando os dois filhos, Luiz Claudio, 32 anos e Leonan Azevedo, de 22. Renato doa sangue desde 2004.
•  “Na época fiquei sensibilizado com o pedido de uma senhora no Centro do Rio de Janeiro. Ela perguntou se eu poderia doar sangue para uma criança que tinha leucemia. Isso mexeu comigo e desde então colaboro quando posso com o Hemorio”, disse. Luiz Claudio doa sangue há cinco anos enquanto Leonan aderiu à campanha há pouco tempo.
•  Um pouco assustada quando chegou  a funcionária da Câmara de Vereadores, Rosimeri  Satiro, de 37 anos, (Foto Georje Fant/PMDC))de Parada Angélica, fez a sua parte. “Cheguei aqui com um friozinho na barriga e com medo da picada da agulha. Foi tranquilo e demorou pouco tempo”, disse ela que doou sangue pela primeira vez e pretende ajudar outras vezes.

•  Para doar sangue a pessoa  tem que ter idade entre 16 e 68 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores tem que apresentar declaração por escrito dos responsáveis. Quem não pode doar e pretende fazê-lo  pode entrar em contato com o Hemorio pelo site www.hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-2820708.
•  A secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias abriu inscrições para duas oficinas gratuitas: interpretação e de dramaturgia.  A atividade é uma parceria com o projeto Circuito Estadual das Artes. As aulas de interpretação são destinadas ao público m geral, enquanto o de dramaturgia é voltado para grupos de teatro da cidade.  As aulas serão realizadas dias 6, 7, 13 e 14 de abril.
•  Para participar da oficina de interpretação não é necessária qualquer experiência teatral, As aulas serão dadas pelos professores Carla Faour, Henrique Tavares e Anderson Cunha, profissionais com grande experiência na área. Considerado um dos mais atuantes autores e diretores do teatro carioca, Henrique Tavares é roteirista da Rede Globo e do Canal Brasil. Também é professor de dramaturgia da SBAT e já ministrou aulas de interpretação no SESC, na CAL, UniverCidade e no grupo “Nós do Morro”.  Os encontros terão início às 10 horas com duração de quatro horas. Já a oficina de Dramaturgia é direcionada para grupos e companhias de Teatro da cidade. As aulas acontecem no mesmo período, das 15h às 19h.
•  Os interessados podem se inscrever até 4 de abril na Escola de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo, Rua Ailton da Costa, 115, sala 606 - Jardim 25 de Agosto. O atendimento é de segunda e sexta-feira, das 9h às 17h. As oficinas serão realizadas no Teatro Armando Melo, que funciona na Rua Frei Fidélis, s/n, Shopping Center de Caxias. Atividade: Oficinas de Interpretação (aberta a qualquer pessoa) e de Dramaturgia (Somente grupos e companhias teatrais do município de Duque de Caxias.)
•  O deputado José Guimarães, o líder do PT, que acusou o  governador Sérgio Cabral de prepotência na defesa dos royalties do petróleo, é um velho conhecido da mídia, mas que agora omite os fatos mais escabrosos da atuação do deputado cearense.
•  Ele é irmão do deputado José Genuíno, condenado pelo STF na Ação Penal nº 470, que a oposição insiste em chamar de “Mensalão do PT”. No dia 8 de julho de 2005, um assessor de José Guimarães, José Adalberto Vieira, foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com US$ 100 mil dólares escondidos na cueca, e mais R$ 209 mil reais numa maleta de mão.
•  Como quem tem padrinho forte na política não morre pagão, no dia 21 junho de 2012, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça acolheu, por unanimidade, recurso para determinar que José Guimarães não figure mais como réu na ação de improbidade administrativa que tramitava na 10.ª Vara Federal em Fortaleza por conta dos dólares na cueca do seu assessor.
•  "Tenho que tais circunstâncias, de relação de amizade e companheirismo político e partidário, não são o bastante para sustentar a instauração de uma ação de improbidade em relação ao recorrente", diz o relator Benedito Gonçalves em seu voto.
•  A decisão surpreendeu o Ministério Público Federal, que defendia a rejeição do recurso. "É uma decisão forte, eu não esperava que o tribunal chegasse a esse ponto", disse o subprocurador Antônio Carlos Fonseca, adiantando, naquela ocasião, que iria recorrer. A linha de investigação do Ministério Público é a de que o dinheiro apreendido com Vieira seria de propina, fruto de vantagens ilegais
•  O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), aumentou 0,15 ponto percentual na terceira prévia do mês, ao atingir 0,78% ante 0,63%.
•  Seis dos oito grupos pesquisados tiveram elevações no índice, com destaque para habitação (de 0,04% para 0,65%). Entre os fatores que provocaram o acréscimo está a tarifa de eletricidade residencial (de -4,99% para -0,20%). No grupo alimentação, a taxa subiu de 1,39% para 1,42%. Nesse caso, a principal elevação foi verificada nas frutas (de 2,20% para 3,85%).
•  Nos demais grupos com acréscimos foram verificadas as seguintes variações: saúde e cuidados pessoais (de 0,53% para 0,59%), alta puxada pelos medicamentos ( 0,14% para 0,44%); vestuário (de 0,51% para 0,68%), com alta nos preços das roupas (de 0,58% para 0,71%);  comunicação (de 0,40% para 0,48%) com destaque para pacote de telefonia fixa e internet (de 0,63% para 1,40%) e educação, leitura e recreação (de 0,31% para 0,32%), sob a influência do reajuste de preço de ingressos para show musical (3,02% para 3,13%).
•  Os demais grupos registraram decréscimos. Em transportes (de 0,78% para 0,60%), o resultado se deve à redução da taxa da gasolina (de 2,88% para 1,83%). O mesmo movimento foi observado em despesas diversas (de 0,26% para 0,19%), com a influência da estabilidade de preço dos cigarros (de 0,07% para 0,00%).
•  Os cinco itens que mais contribuíram para o acréscimo do IPC-S foram: refeições em bares e restaurantes (de 0,93% para 1,06%); gasolina (de 2,88% para 1,83%); tomate (de 9,31% para 9,79%); cebola (de 17,41% para 22,4%) e empregada doméstica (de 1,35% para 1,46%).

Nenhum comentário: