domingo, 9 de fevereiro de 2014

CABRAL E PEZÃO INAUGURAM
A PRIMEIRA UPP DA BAIXADA 
A 37ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado e a primeira fora da capital foi inaugurada sexta-feira (7), no bairro Centenário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A UPP Mangueirinha vai beneficiar mais de 20 mil pessoas de cinco comunidades: Mangueirinha, Pedra do Sapo, Corte 8, Santuário e Centenário. A região, que já contava com uma Companhia Destacada desde agosto do ano passado, era patrulhada por 180 policiais e agora passa a contar com 220 homens. Além da sede da UPP, que ficará no Morro da Telefónica, onde, no Governo JK, foi instalada uma estação repetidora para a rede de telefonia que ligava o Rio de Janeiro a Brasília, haverá ainda quatro bases avançadas de apoio.
Para o governador Sérgio Cabral, que estava acompanhado do vice govenador Luiz Fernando Pezão, e do prefeito Alexandre Cardoso, já houve uma evolução grande desde a instalação da Companhia Destacada e a tendência é que os moradores tenham ainda mais qualidade de vida. 
– Aqui estamos falando de mais de 20 mil pessoas. Com a UPP, vem a atividade econômica, uma vida nova, a tranquilidade das famílias, uma conquista. Vamos avançar tanto na Baixada quanto em São Gonçalo, Niterói e na cidade do Rio de Janeiro. Temos um processo de pacificação em curso desde 2008 e vamos continuar neste processo – afirmou o governador, que ainda disse que estuda, junto com a Secretaria de Segurança, aumentar o efetivo de policiais em algumas UPPs, além de melhorar a estrutura física das bases. 
De acordo com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a UPP Mangueirinha pode se tornar um modelo para as outras unidades do Estado. 
– A gente vem neste processo há cinco anos e este local tinha altos índices de criminalidade. Pelo que vi aqui, sei que esta UPP pode se tornar um modelo. Pelo que já vi de obras, lazer, asfaltamento, regresso das crianças para as escolas. Acho que a Unidade de Polícia Pacificadora é um passo para que tudo isto aconteça – disse Beltrame.
A instalação da Companhia Destacada, em 2013, para o comandante-geral das UPPs, coronel Frederico Caldas, vai facilitar o trabalho de aproximação dos policiais na comunidade. 
– A gente já chega em uma área retomada, estabilizada. O relato dos policiais que estavam aqui aponta para uma recepção muito grande da população. O nosso desafio é fazer a aproximação com a comunidade. É um trabalho de integração, buscando as associações de moradores, buscando as pessoas para facilitar ainda mais este trabalho de estabilidade – explicou o coronel. 
Com dez anos de experiência na Polícia Militar, o capitão Bruno Leite passou pelas UPPs da Cidade de Deus, Chatuba e Complexo do Alemão antes de ser escolhido para comandar a unidade da Mangueirinha. De acordo com ele, o mais importante é fazer com que a população participe do processo de pacificação. 
– O principal é fazer com que a população participe das reuniões comunitárias mensalmente para que possamos ouvir as demandas. O objetivo principal é garantir a segurança para que as iniciativas pública e privada possam entrar no Complexo da Mangueirinha e melhorar a qualidade de vida das pessoas – afirmou o comandante.

►PT ABANDONA PIZZOLATO
Segundo revelou o diário eletrônico “Brasil/247”, pró Lula, neste fim de semana, a prisão do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, na Itália, na semana passada, com documentos falsos e a descoberta de um plano de fuga que remonta a 2007, cinco anos antes do STF sentenciar  os envolvidos na Ação Penal 470, tem levado membros do partido a tratarem a situação de uma forma diferente dos demais envolvidos, tentando isolar Pizzolato dos demais condenados.
"A fuga do Pizzolato não diz respeito a nada do PT. É um problema que está a cargo da Justiça e da polícia internacional. Esta questão não envolve o PT nem tangencialmente, nem lateralmente", disse o presidente do PT em São Paulo, Emidio de Souza

►PROJETO CRIA O “BANHEIRO FAMÍLIA”
A Assembleia Legislativa do Rio aprovou em segunda discussão quinta-feira (06), o projeto de lei 5-A/11, que obriga shoppings, supermercados, parques, cinemas, teatros e estádios a ter banheiro para utilização de crianças de até 12 anos acompanhadas dos responsáveis. O sanitário especial foi proposto pelo deputado Luiz Martins (PDT), para quem a medida solucionaria o desconforto de alguns pais em levar os filhos a banheiro que não respeitem a intimidade da criança.
 “Um pai com uma filha que necessite utilizar um banheiro público para a criança, quase sempre utilizará o banheiro masculino, ou, então, terá que solicitar a ajuda de alguma senhora, que esteja entrando num banheiro feminino, para acompanhar a criança”, exemplifica. O projeto segue agora para sanção do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

►ACADEMIAS PARA A TERCEIRA IDADE  
 Promover a saúde e resgatar a cidadania da população idosa faz parte do projeto “Viva Bem Terceira Idade”, desenvolvido pela secretaria de Esporte e Lazer de Duque de Caxias (SMEL), em 15 polos espalhados pelos distritos do município. Além das atividades de ginastica os cerca de 1.500 participantes, com idade acima dos 50 anos contam com apoio de uma equipe multidisciplinar itinerante, formada por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e nutricionista.
Os exercícios são comandados por profissionais de educação física da SMEL. Uma vez por mês é realizado um baile reunindo moradores de todos os distritos. Além da ginástica, os idosos têm aulas de Tai Chi Chuan, trabalhando o corpo e a mente e participam de gincanas. As inscrições podem ser feitas nos núcleos ou na secretaria de Esporte e Lazer, na Rua Garibaldi, s/nº (Vila Olímpica), no bairro 25 de Agosto. Outras informações pelo telefone 2653-4874

►REFORÇO NA BIBLIOTECA
Zélia Gattai, George Ermakoff e Custódio Coimbra são as estrelas literárias do acervo fotográfico dos 130 livros que serão doados pelo Shopping Caxias a Biblioteca Municipal Leonel Brizola, na próxima sexta-feira (14), às 15h. Completam as obras, a história do Programa Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social, em “Sentimentos Trilheiros”, de Tacilla Siqueira.
“Esta contribuição enriquecerá muito nosso acervo público e da Rede de Bibliotecas Comunitárias do município. Os caxienses terão acesso a obras de muita qualidade e com fotografias excelentes. Poderão desfrutar de livros que talvez eles não tivessem sem essa ação do shopping”, disse o diretor da Biblioteca Municipal, Antônio Carlos de Oliveira.
Duque de Caxias conta com nove bibliotecas comunitárias: Profec (Jardim Primavera); Chocobim (Parque João Pessoa); Vila Aracy (Parada Angélica); Hilma de Oliveira Damásio (Vila Urussaí); Império (Gramacho); Vila São Luís; Tia Angélica (Parque Paulista); Teológica John Stott (Saracuruna); e Solano Trindade (Cangulo).
A doação faz parte das ações culturais que o Caxias Shopping faz junto à comunidade e tem como objetivo incentivar a leitura.
“Desde que abrimos as portas em 2008, temos o compromisso de participar da vida dos moradores e de toda a região, incentivando a cultura, a arte, o lazer e a educação. Os livros que estamos doando são publicações especiais que talvez não chegassem à biblioteca. Queremos compartilhar esse material e que os leitores possam multiplicar a cultura em suas casas, com suas famílias e amigos”, disse Cristiana Legey, gerente de Marketing do Caxias Shopping.

►SAIA JUSTA NO BBB-2014
Demorou 14 anos, mas o BBB, programa importado da Holanda pela TV-Globo “estourou no Norte” como tema de cordel. Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira, o professor Antônio Barreto, baiano de Santa Bárbara, resolveu protestar contra as baixarias do programa que rende muito dinheiro à TV da família Marinho.
Na última quinta-feira, por exemplo, no processo de escolha do novo líder, dois candidatos foram eliminadas porque não sabiam o nome do autor do famoso livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Antônio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões e já tem mais de 100 trabalhos publicados, mas nenhum teve a repercussão instantânea do mais recente, dedicado ao “BBB-2014” em que, numa das estrofes, faz o seu bem humorado protesto, quando afiram:
" Chega de vulgaridade / E apelo sexual. /Não somos só futebol, /baixaria e carnaval / Queremos Educação/ E também evolução / No mundo espiritual. "

Nenhum comentário: